9º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA DO 6º ANO - 2023

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA GEOGRAFIA

TEMA: Territorialidade, identidade étnica e multiculturalismo no Bicentenário da Independência da Bahia.

Subtema: Territorialidade no espaço Geográfico.

Unidade Temática: Natureza, ambiente e qualidade de vida

Objetos do Conhecimento: Biodiversidade,Agro biodiversidade destacando a História da Agroecolocia e o ciclo hidrológico estudando as Bacias Hidrográficas da Bahia e os principais rios de Itamaraju.

·         Objetivo geral: diferenciar tempo atmosférico e clima atmosférico;

·         conhecer algumas características dos estudos da climatologia e da meteorologia;

·         conhecer os climas do planeta e do Brasil;

 relacionar características do clima e da vegetação, no planeta Terra e no Brasil;

 

Ano: 6°                         Período: 20/11/2023 a  01/12/2023                       de Aulas: 6

                                                         HABILIDADES

EF06GE05IT) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais identificando estes aspectos físicos no município de Itamaraju e a sua importância.

EF06GE11: Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.

EF06GE06) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.

(EF06GE06BA) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização e ofertas de diversos serviços, partindo de sua realidade.

(EF06GE06IT) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária, com destaque para a cultura do café, pimentado-reino e eucalipto e para criação do gado e ofertas de diversos serviços, como aqueles ligados à expansão urbana partindo da realidade do município de Itamaraju

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história. Construir argumentos com base em infomações geograficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciênciassocioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza.

COMPETÊNCIAS GERAIS

6:Construir argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza. 7:Agir pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso

tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

 OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

 

                                                                 1º AULA

 

ETAPA 1:Nesta aula apresentar o tema: Indústrias,comércio e prestação de serviços. Subtema:

O arte sanato, a manufatura e a indústria Esta sequência didática tem o propósito de apresentar aos alunos as atividades de indústria, comércio e de serviços. O aluno é incentivado a identificar os tipos de comércio e os diferentes tipos de serviço (público e privado). Assim, busca-se auxiliar no desenvolvimento da compreensão sobre o processo de circulação e consumo de produtos.

.

 

ETAPA 2: Professor(a), questione a seus estudantes sobre tudo o que está ao nosso redor e aquilo que consumimos e utilizamos todos os dias. Questione como tudo é produzido, o que é necessário para a produção , quais os profissionais envolvidos , como se dá as relações de trabalho neste processo e se este processo sempre ocorreu da mesma forma que ocorre hoje.

Dar início ao capitulo 17 do livro didático Araribá Mais  Geografia nas páginas 214 a 220. O professor orienta os estudantes a abrir uma roda de conversa e estimula-los com questionamentos que segue abaixo:

                                               

 

                               O ARTESANATO  A  MANUFATURA E A INDÚSTRIA

 

O ser humano sempre transformou os recursos naturais em bens ou objetos para suprir suas necessidades diárias de sobrevivência.

         Podemos reconhecer três estágios nessa transformação: o artesanato, a manufatura e a indústria. O artesanato é conhecido há milhões de nãos e foi predominante até o surgimento da manufatura, que reorganizou a forma como o trabalho era feito até então.

            O crescimento das manufaturas e o avanço das tecnologias permitiram o surgimento da indústria. A partir da Revolução Industrial (lque teve início no século XVIII, na Inglaterra), ocorreram mudanças no espaço geográfico mundial que influenciaram significativamente as formas de produção da sociedade nos dias de hoje.

                                                       https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEihlntVe3RCNUzIYDMdfiKsrgqhyphenhyphenxE16HhfHiCGH0kOVuoNnhv3nW_Gdu_05YARiLfAbfBwRMokuUGA1YMBNL9YWLFepTyCpXfFTNNcXvBLz24w4fn0XYdEyjbpZImmB_Nm0ySCqCklpCo/


O ARTESANATO

O artesanato é uma técnica manual utilizada para produzir objetos feitos a partir de matéria-prima natural. Normalmente, os artesanatos são fabricados por famílias, dentro de sua própria casa ou em uma pequena oficina. Tal técnica é praticada desde o período antigo, denominado Neolítico, quando poliam pedras para fabricar armas e objetos de caça e pesca, cerâmica para guardar alimentos e tecelagem para fabricar redes, roupas e colchas.

A partir da Revolução Industrial, que iniciou na Inglaterra, o artesanato foi fortemente desvalorizado, deixou de ser tão importante, já que neste período capitalista o trabalho foi dividido colocando determinadas pessoas para realizarem funções específicas, essas deixaram de participar de todo o processo de fabricação. Além disso, os artesãos eram submetidos à péssimas condições de trabalho e baixa remuneração. Este processo de divisão de trabalho recebeu o nome de linha de montagem.

O artesanato é reconhecido em áreas como a de bijuterias, bordados, cerâmica, vidro, gesso, mosaicos, pinturas, velas, sabonetes, saches, caixas variadas, reciclagem, patchwork, metais, brinquedos, arranjos, apliques, além de várias técnicas distintas utilizadas para a fabricação de peças.

 

A MANUFATURA

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhnnWUsrVTDPgF9h3DjR6IL3Oza4tSbWRT5fvzPhdqsidFZ-ETHDa5FJAbFdA-xKIrpRgu-vLdtjXA38xC2mle8yzw2BC_Zkkg23fKJrK4cgsombsrYE6gY4bBRV30PhDSFt9nims8a6AU/


   A manufatura (do latim, manu, mão e factura, feitio) descreve a transformação de matérias primas em produtos terminados para sua comercialização. Também envolve processos de elaboração de produtos semi-faturados.

A fabricação se produz sob todos os tipos de sistemas econômicos. Em uma economia capitalista, a fabricação é dirigida normalmente à elaboração de uma série de produtos que serão comercializados com a obtenção de lucro. Em uma economia coletivista, a fabricação está frequentemente dirigida por uma agência estatal. Nas economias modernas, a fabricação ocorre sob algum grau de regulação governamental.

A fabricação moderna inclui todos os processos intermediários requeridos para a produção e a integração dos componentes de um produto. O setor industrial está estreitamente relacionado com a engenharia e o desenho industrial.

O processo pode ser manual (origem do termo) ou com a utilização de máquinas. Para obter um maio volume de produção é aplicada a técnica da divisão do trabalho, onde cada trabalhador executa só uma pequena porção do fabrico. Desta maneira, são economizados e especializados movimentos, fato que repercute numa maior velocidade de produção.

A produção artesanal faz parte da vida humana desde a Idade Média, acredita-se que a manufatura moderna surge próxima à Revolução Industrial britânica, expandindo-se, a partir de então, por toda a Europa continental, logo à América do Norte e, em seguida, pelo resto do mundo.

A manufatura tornou-se uma porção imensa da economia do mundo moderno. Segundo alguns economistas, a fabricação é um setor que produz riqueza, enquanto o setor de serviços tende a ser o consumo desta mesma riqueza.

A INDÚSTRIA E AS REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS

            Com o aumento da demanda, as oficinas manufatureiras começaram a investir em novas técnicas de produção e tecnologias, como a máquina a vapor e o ter mecânico.

            A introdução cada vez maior de máquinas nas oficinas manufatureiras provocou uma revolução na produção de mercadorias. Foi assim que surgiu a indústria, atividade econômica que se caracteriza pela grande divisão do trabalho, pela especialização do trabalhador em determinada tarefa, pelo emprego de máquinas movidas à energia (primeiramente, energia calorífica do carvão mineral), pelo trabalho assalariado e pela produção em massa e padronizada, ou seja, de muitos bens exatamente iguais.

            O século XVIII marcou o início do processo de industrialização da produção; a partir daí, sucederam-se as chamadas revoluções industriais.

Observação: o professor tem como opção os vídeos https://www.youtube.com/watch?v=77ZiDmhh1tI

                                                                                          https://www.youtube.com/watch?v=gdp_F1hXVLE

                                

                                 A indústria e o espaço geográfico - Planos de aula - 7º ano - Geografia

                                                               2º AULA:

 ETAPA 1: Continuação do objeto de conhecimento : Indústrias,comércio e prestação de serviços

professor inicie a explicação dos subtema tipos de industria quem desejar pode tomar como referência as páginas  do livro didático Araráribá Mais, Atividade da página 225.

 

 

                                               Sugestão de atividade

01. Foi a primeira etapa de trans­formação da matéria-prima, sem o uso de máquinas, e sim de ferramentas, no qual o artesão rea­liza sozinho todas as etapas de transformação:

(A). Agricultura

(B). Artesanato

(C). Manufatura

(D). Indústria

02. Sobre o Artesanato, assinale a opção incorreta:

(A). Primeira etapa de transformação de matérias-primas.

(B). Nenhuma divisão do trabalho.

(C). O artesão não utiliza ferramentas e também não tem um ajudante.

(D). Não há o uso de máquinas muito menos de produção em série

03. Além do trabalho manu­al, existe, também, o emprego de máquinas simples, com divisão de trabalho e assalaria­mento.

(A). Agricultura

(B). Artesanato

(C). Manufatura

(D). Indústria

04. Sobre a Manufatura, assinale a opção incorreta:

(A). Estágio intermediário entre o artesanato e a maquinofatura.

(B). Trabalho manual e emprego de máquinas simples.

(C). O ritmo do trabalho depende das mãos do artesão.

(D). Há apenas o uso de ferramentas

05. A Primeira Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra, nos séculos XVIII e XIX. Sobre a Primeira Revolução industrial, assinale a alternativa incorreta:

(A). Acúmulo de capital, adquirido com o mercan­tilismo.

(B). Controle do Estado pela burguesia.

(C). Importantes reservas de petróleo.

(D). Matérias-primas fornecidas pelas colônias.

06. A Segunda Revolução Industrial, ocorreu na segunda metade do século XIX (1860). Sobre a Segunda Revolução Industrial assinale a alternativa incorreta:

(A). País pioneiro: Estados Unidos.

(B). Setores industriais: Indústria Automobilística, Metalurgica, Máquina a Combustão.

(C). Fontes de Energia: Petróleo, Hidrelétrica

(D). Meio de transporte: Automóvel.

07. A Terceira Revolução Industrial refere-se às últimas décadas do século XX, com a invenção do computador, em 1946, que acelerou o processo de informatização das indústrias ligadas ao setor. Sobre a Terceira Revolução Industrial assinale a alternativa incorreta:

(A). País pioneiro: Japão

(B). Biotecnologia, Química

(C). Fontes de Energia: Energia Nuclear

(D). Transporte Aeroespacial

Sugestão: O professor  usando o mesmo objeto de conhecimento, pode trabalhar uma outra opção atividade .

 

ETAPA 2: Como sugestão de atividade, trazemos algumas possibilidades visando estimular o avanço na leitura e na escrita, mais claro que cada professor(a) é livre  para direcionar mediante a realidade de suas turmas:

 

Opção 1- Elaborem um texto resumo de no minimo 25 linhas das páginas 188 a 192 do livro didático Araribá Mais Geografia, incluindo as partes que julgarem mais importantes.

Opção 2- Direcione os estudantes a produzirem 10 Você sabia? Também das páginas 188 a 192 . Ambas possibilidades estimulará os estudantes.

                                                       

                                                                    3º AULA

ETAPA 1: Antes de iniciar a etapa, faça uma reflexão sobre o que foi abordado nas aulas anteriores sobre O tempo atmosférico, clima, massas de ar, previsão do tempo. Em seguida o professor deverá questionar os estudantes  em relação a seus conhecimentos sobre o comércio e a prestação de serviços“ que  poderá ser impresso, copiado no quadro ou poderá ser utilizado o livro didático Araribá Mais Geografia, páginas 226 á  234

Sugestão:O professor pode fazer o ditado do texto, desenvolvendo no estudante  a atenção e a concentração por meio da capacidade auditiva e ainda auxilia na fixação da ortografia e da escrita.

                                              O comércio e  prestação de serviços

O que é setor terciário?

Setor terciário é um dos três setores da economia. Ele compreende todas as atividades econômicas de comércio e prestação de serviços, tanto formais quanto informais. É atualmente o setor que mais cresce em todo o mundo, tanto no que diz respeito à mão de obra quanto à participação na economia, e é bastante significativo nos países desenvolvidos.

"Resumo sobre setor terciário

 O setor terciário é um dos três setores da economia e compreende todas as atividades formais e informais de comércio e prestação de serviços;

 Abrange profissionais como professores, advogados, técnicos de informática, profissionais da saúde, designers, faxineiros, motoristas, comerciantes e muitos outros;

 Possui importância produtiva e econômica, uma vez que alia produtos e serviços essenciais a outros setores da economia e à sociedade, e é responsável por boa parte do PIB dos países, sobretudo os desenvolvidos, e pela concentração da mão de obra;

 Cresce de forma proporcional à industrialização, à urbanização e ao desenvolvimento tecnológico, que, por um lado, gera novas profissões e, por outro, extingue postos de trabalho e obriga a realocação de trabalhadores.

 No Brasil, o setor terciário responde por 70% da mão de obra."

ETAPA 2: Discussão e questionamentos para os estudantes:

                                         Sugestão de atividade

1- Com  em seus conhecimentos, marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas sentenças a seguir.

( ) A pequena participação da população economicamente ativa no setor primário indica que as atividades reunidas nesse setor são pouco importantes para o país.

(  ) O extrativismo mineral, o vegetal e o animal fazem parte do setor primário da economia.

( ) A maior parte da população economicamente ativa do país trabalha em atividades ligadas ao comércio e à prestação de serviços.

( ) As atividades dos diferentes setores econômicos são independentes, ou seja, uma não depende da outra.

( ) Há mais pessoas trabalhando no setor primário do que no setor secundário.                                                        

 

2- Complete as lacunas com as palavras:

                    interno  consumidores  atacado  produção  comércio externo  consumo

 

 O ______________ é uma atividade econômica que consiste na compra e na venda de mercadorias entre pessoas, empresas e países, denominados _________________ e produtores. O comércio ______________ é a compra e a venda de mercadorias dentro de um país, podendo ser feito a varejo ou por ______________. O comércio _____________ define-se como a compra e a venda de mercadorias entre países. Ele é fundamental, pois a troca de matériasprimas e bens entre os países é necessária para manter o equilíbrio entre a ________________ e o _______________.

 

3- A respeito do comércio e da prestação de serviços, marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas sentenças.

 

 ( ) Compõem o setor terciário e caracterizam-se por não produzir mercadorias ou produtos.

 ( ) São mais desenvolvidos e diversificados nas pequenas cidades.

 ( ) Ocorrem com a mesma densidade e diversidade nos países desenvolvidos e nos subdesenvolvidos.

 ( ) Absorvem uma parcela significativa da população economicamente ativa dos países desenvolvidos e emergentes, como o Brasil.

 ( ) Fazem parte de um setor da economia que tem crescido significativamente nas últimas décadas.

 

Observação atividade do livro didático Araribá Mais : página 235

                                                    

                                                                4º AULA           

ETAPA1e2: Aplicar  atividades de revisão dos objetos de conhecimento trabalhados para sistematização do conhecimento e aprimoramento dos diversos tipos de conteúdo:

 

                                                 Sugestão de atividade de revisão

 

1. A previsão do tempo é um fator determinante que torna a vida da humanidade mais fácil. Todas as atividades a serem desenvolvidas dependem diretamente de informações sobre o clima, como, por exemplo, a agricultura. Neste contexto, o que significa clima?

 

a) É o conjunto da variação do tempo de chuva com maior ocorrência em um determinado local.

b) É o conjunto das variações de sol com maior incidência em um determinado local.

c) É o conjunto das variações temporais com maior ocorrência em um determinado local.

d) É o conjunto das condições atmosféricas com maior ocorrência em um determinado local.



2. Quando se fala em previsão de tempo, existe uma confusão entre a definição de CLIMA e de TEMPO. O clima é um conjunto de condição atmosférica de um local em um período considerável, já o tempo

 

a) é a condição atmosférica de um referente momento (pela manhã pode ter o sol e a tarde está chovendo), ou seja, a variação no curto espaço de tempo.

b) é a condição chuvosa de um bimestre do ano e a verificação da incidência de sol no determinado local.

c) é a condição chuvosa da metade do ano, ou seja, a variação no longo espaço de tempo.

d) é a quantidade de sol durante uma estação do ano, ou seja, a variação no longo espaço de tempo.

 

 

3-Sobre o conteúdo de previsão do tempo, assinale as alternativas corretamente com (V) para verdadeiro e (F) para falso. 


(  ) O clima pode sofrer variação durante o dia.

(  ) Para definir o clima de um local é preciso analisar as condições atmosféricas num considerável espaço de tempo.

(  ) A atividade agrícola não depende de condições climáticas. 

( ) Os instrumentos utilizados nas estações meteorológicas são termômetros, higrômetros, anemômetros e pluviômetros.

 

4) Observe a imagem abaixo.

                             

a)O que a imagem está representando? _________________________________________________

b) Qual a importância do acompanhamento do fator representado na imagem acima para o desenvolvimento das atividades humanas?_______________________________________________

 

5-Coloque V para frases verdadeiras e F nas falsas

( ) O clima pode mudar várias vezes ao dia.

( ) Para que possamos definir o clima de uma região, faz-se necessário a observação das condições atmosféricas desse lugar, num longo espaço de tempo.

( ) Massas de ar são grandes quantidades de ar que se estendem por milhares de quilômetros.

 

                                                                  5º AULA

ETAPA 1 E 2 : Continuação das atividades de revisão dos objetos de conhecimento trabalhados para sistematização do conhecimento e aprimoramento dos diversos tipos de conteúdo:

 

                                                             Sugestão de atividade

 

1- Nesse tipo de clima a temperatura média anual é superior a 25°C. As chuvas são abundantes e bem distribuídas durante o ano todo. Portanto, é um tipo de clima quente e chuvoso.

 

a) clima equatorial b) clima temperado c) clima polar d) clima semiárido e) clima subtropical

 

2-  Nesse tipo de clima as temperaturas são elevadas, com temperaturas superiores a 26°C. As chuvas são escassas e irregulares, havendo longos períodos de seca. Portanto, é um clima quente e seco.

 

a) clima equatorial b) clima temperado c) clima polar d) clima semiárido e) clima subtropical

 

3- Tipo de Clima muito quente durante o dia, com média de 30°C, e noites com temperaturas frias,. As chuvas são raras, quase não existem e podem demorar anos para acontecer:

 

 a- Desértico: b- Temperado: c- Polar: d- Equatorial

 

 

4- Tipo de Clima com frio extremo, com temperaturas sempre abaixo de 0°C, com umidade do ar muito alta em face da constante presença de neve o ano todo:

 

a- Desértico: b- Temperado: c- Polar: d- Equatorial

 

5- É o único tipo de clima no planeta que apresenta as quatro estações do ano bem definidas. As chuvas, embora não abundantes, são bem distribuídas durante o ano todo. As temperaturas estão sempre abaixo dos 18°C.

 

a) clima equatorial   b) clima temperado    c) clima polar     d) clima semiárido e) clima tropica

 

6- - Numere as colunas relacionando a vegetação à sua característica.

 

(1) Floresta de Coníferas (2) Vegetação Mediterrânea (3) Tundra (4) Pradaria (5) Savana (6) Estepe

 

( ) Vegetação rasteira de ciclo vegetativo curto, desenvolve em climas polares. Exemplo: musgos e liquens.

 ( ) Vegetação herbácea, se desenvolve em clima temperado continental, são parecidas com as pradarias, mas estão em regiões com menos humidade.

( ) Formação florestal típica da zona temperada. É conhecida como Taiga e predominam os pinheiros.

( ) esse tipo de vegetação adaptou-se a longos períodos sem chuva e possui plantas(basicamente arbustos) com raízes profundas para buscar água subterrânea. Predomina em regiões de clima mediterrâneo.

( ) Formação herbácea, composta por capim, que aparece em regiões de clima temperado continental.

 ( ) Vegetação complexa que surge por influência do clima tropical, alternadamente úmido e seco. Ocorre na África e abriga animais de grande porte como leões, elefantes e girafas.

 

 

                                                                6º AULA

ETAPA 1 E 2 : Continuação das atividades de revisão dos objetos de conhecimento trabalhados para sistematização do conhecimento e aprimoramento dos diversos tipos de conteúdo:

 

1-Cite duas características do espaço rural e duas do espaço urbano:

 

 2-Relacione cada atividade econômica do espaço rural ao seu significado.

 

( 1 ) Agricultura.

 

 

(   ) Está relacionada à plantação e cultivo do solo, onde são cultivados os alimentos utilizados para consumo e para atender às necessidades da indústria como matéria-prima.

 

( 2 ) Pecuária.

 

 

(   ) Caracteriza-se pela criação de animais tanto para o trabalho no campo, quanto para a produção de alimentos.

 

 

 

( 3 ) Extrativismo.

 

 

(   ) Corresponde à retirada de produtos da natureza, que podem ser de origem vegetal, animal e mineral.

 

3- Complete o texto abaixo de acordo com as palavras-chave a seguir.

 

máquinas

 

indústrias

familiar

 

comércio

 

A pequena propriedade rural tem como principal característica a utilização da mão de obra _______________. A maior parte da produção é vendida no _____________________ local.

Já na grande propriedade rural, há utilização de __________________ e tecnologia, diminuindo a necessidade de mão de obra. A venda da produção é direcionada principalmente para as _______________

 

4- Marque com um X a alternativa que corresponde à importância da atividade rural.

 

( A ) A atividade rural é importante, pois é nela que são desenvolvidas atividades que fornecem vários alimentos para nosso consumo e para a indústria.

( B ) A atividade rural é muito importante para a produção de vários tipos de mercadorias, transformando as matérias-primas em produtos para nosso consumo.

( C ) A atividade rural tem importância apenas para a geração de empregos.

( D ) A atividade rural é muito importante, pois, além da comercialização de diferentes produtos, há atividades ligadas à prestação de diversos serviços à população.

 

 

.5- Observe a imagem abaixo e marque com um X a atividade do espaço rural nela representada.

 

 

( A ) Agricultura.                ( B ) Pecuária.                 ( C ) Extrativismo.           ( D ) Indústria.

 

 

 

 

                                              Atividades complementares

Observe as imagens abaixo e relacione-as com as respectivas atividades econômicas do espaço urbano que elas representam.

 

( 1 )

 

( 2 )

 

 

( 3 )

 

 

(   ) Caracteriza-se pela oferta de um determinado serviço à população.

(   ) Produz os mais variados tipos de mercadorias utilizadas no dia a dia, desde produtos alimentícios até veículos e máquinas industriais e agrícolas.

(   ) Local onde são realizadas as comercializações dos produtos industrializados e do campo.


 

 Preencha o quadro abaixo com exemplos de recursos renováveis e não-renováveis:
              https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjU_jhH7wx8S3jY2jeYTgkn-dYDn1eLblhWxd-EyDRDTA8bIMgQlrrkrInV65zIud96WVfhs0ZohVNbQiwRcl6Gd58NugkxfpnqsuNMIdbytDGlCd4jiRh8o8f4Z1MBV9DomLcPeyAYydw2/s280/Slide3.JPG

    CAÇA PALAVRAS SETORES DA ECONOMIA II - Geografia

RECURSOS: (59 a 71e 74 a 79 ) Livro didático; ( x) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( x ) Vídeo; (  ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Textos Informativos; (x ) Outros.

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (x ) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 73  )

( ) Seminários; (x ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

( x ) Atividade escrita; (  x) Avaliação da participação; Outro.

Referências:

Livro didático Arariá Mais Geografia :

https://www.institutoclaro.org.br/educacao/para-ensinar/planos-de-aula/agricultura-e-o-trabalho-das-maos-as-maquinas/

https://heliochagasgeo.blogspot.com/2016/11/exercicios-6-ano-as-atividades.html

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/as-caracteristicas-agropecuaria.htm

https://content.educacaoconquista.com.br/wp-content/uploads/2020/05/GEO_7_ANO_UND_2_PL2.pdf

Veja mais sobre "Setor terciário" em: https://brasilescola.uol.com.br/economia/setor-terciario.htm

https://geoprofessora.blogspot.com/2010/11/atividade-setores-da-economia.html?m=1

https://www.google.com/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjoMQADlbA11sdf_9CeUXaWGlkk7Uk-LLsQZRFWzzG-34th2aRn17Fz-68RjcLXEdQySkVxqF2Yyr0yUBBKMBGTagd0vRKtZeCzGp7QXonAA13FbVQgGfSBACe62cF_XVNg9muKN4nL8e7X/s640/CRUZADINHA

 

 

 

                                         Que Deus continue protegendo e abençoando a todos...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                              

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário