SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
||||||||||||||||||||||||||
TEMA: Territorialidade,
identidade étnica e multiculturalismo no Bicentenário da Independência da Bahia. Subtema: Territorialidade
no espaço Geográfico. |
Unidade Temática: Natureza,
ambiente e qualidade de vida Objetos do Conhecimento: Biodiversidade,Agro biodiversidade
destacando a História da Agroecolocia e o ciclo hidrológico estudando as
Bacias Hidrográficas da Bahia e os principais rios de Itamaraju. |
|||||||||||||||||||||||||
·
Objetivo geral:
diferenciar
tempo atmosférico e clima atmosférico; ·
conhecer
algumas características dos estudos da climatologia e da meteorologia; ·
conhecer
os climas do planeta e do Brasil; relacionar características do clima e da
vegetação, no planeta Terra e no Brasil; |
||||||||||||||||||||||||||
Ano: 6° Período: 20/11/2023 a
01/12/2023 Nº de Aulas: 6 |
||||||||||||||||||||||||||
HABILIDADES |
||||||||||||||||||||||||||
EF06GE05IT) Relacionar padrões
climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais identificando estes
aspectos físicos no município de Itamaraju e a sua importância. EF06GE11: Analisar distintas
interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos
componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade
local e do mundo. EF06GE06) Identificar as
características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do
desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização. (EF06GE06BA)
Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho
humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de
industrialização e ofertas de diversos serviços, partindo de sua realidade. (EF06GE06IT) Identificar as
características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do
desenvolvimento da agropecuária, com destaque para a cultura do café,
pimentado-reino e eucalipto e para criação do gado e ofertas de diversos
serviços, como aqueles ligados à expansão urbana partindo da realidade do
município de Itamaraju |
||||||||||||||||||||||||||
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
||||||||||||||||||||||||||
2. Estabelecer conexões entre diferentes
temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas
como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da
história. Construir argumentos com
base em infomações geograficas, debater e defender ideias e pontos de vista
que respeitem e promovam a consciênciassocioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro,
sem preconceitos de qualquer natureza. |
||||||||||||||||||||||||||
COMPETÊNCIAS GERAIS |
||||||||||||||||||||||||||
6:Construir
argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e
pontos de vista que respeitem e promovam
a consciência socioambiental e o
respeito à biodiversidade e ao
outro ,sem preconceito de qualquer natureza.
7:Agir pessoal e
coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade
,resiliência ,e determinação , propondo ações
sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos
,democráticos , sustentáveis e solidários. |
||||||||||||||||||||||||||
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
||||||||||||||||||||||||||
Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso:
estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais
confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam
único. Contudo estimulando o compromisso tanto
no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
||||||||||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||||||||||
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
||||||||||||||||||||||||||
OBS: Professores,
essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida
de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos
,ficando mais fácil a avaliação de
desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas.
Sugestão: O professor usando o mesmo objeto de conhecimento, pode
trabalhar uma outra opção atividade . ETAPA 2: Como sugestão de
atividade, trazemos algumas possibilidades visando estimular o avanço na
leitura e na escrita, mais claro que cada professor(a) é livre para direcionar mediante a realidade de
suas turmas: Opção 1- Elaborem um texto
resumo de no minimo 25 linhas das páginas 188 a 192 do livro didático Araribá
Mais Geografia, incluindo as partes que julgarem mais importantes. Opção
2- Direcione os estudantes a produzirem 10
Você sabia? Também das páginas 188 a 192 . Ambas possibilidades estimulará os
estudantes.
3º AULA ETAPA
1: Antes
de iniciar a etapa, faça uma reflexão sobre o que foi abordado nas aulas anteriores
sobre O tempo atmosférico, clima, massas de ar, previsão do tempo. Em seguida
o professor deverá questionar os estudantes
em relação a seus conhecimentos sobre o
comércio e a prestação de serviços“ que poderá ser impresso, copiado no quadro ou
poderá ser utilizado o livro didático Araribá Mais Geografia, páginas 226
á 234 Sugestão:O
professor pode fazer o ditado do texto, desenvolvendo no estudante a atenção e a concentração por meio da capacidade
auditiva e ainda auxilia na fixação da ortografia e da escrita. O comércio e prestação de serviços O que é
setor terciário? Setor
terciário é um dos três setores da economia. Ele compreende todas as
atividades econômicas de comércio e prestação de serviços, tanto formais
quanto informais. É atualmente o setor que mais cresce em todo o mundo, tanto
no que diz respeito à mão de obra quanto à participação na economia, e é
bastante significativo nos países desenvolvidos. "Resumo
sobre setor terciário O setor
terciário é um dos três setores da economia e compreende todas as atividades
formais e informais de comércio e prestação de serviços; Abrange
profissionais como professores, advogados, técnicos de informática,
profissionais da saúde, designers, faxineiros, motoristas, comerciantes e
muitos outros; Possui
importância produtiva e econômica, uma vez que alia produtos e serviços
essenciais a outros setores da economia e à sociedade, e é responsável por
boa parte do PIB dos países, sobretudo os desenvolvidos, e pela concentração
da mão de obra; Cresce de
forma proporcional à industrialização, à urbanização e ao desenvolvimento
tecnológico, que, por um lado, gera novas profissões e, por outro, extingue postos
de trabalho e obriga a realocação de trabalhadores. No Brasil, o
setor terciário responde por 70% da mão de obra." ETAPA
2: Discussão e questionamentos para os estudantes:
Sugestão de atividade 1-
Com em seus conhecimentos, marque V
(verdadeiro) ou F (falso) nas sentenças a seguir. (
) A pequena participação da população economicamente ativa no setor primário
indica que as atividades reunidas nesse setor são pouco importantes para o
país. (
) O extrativismo mineral, o vegetal e
o animal fazem parte do setor primário da economia. (
) A maior parte da população economicamente ativa do país trabalha em
atividades ligadas ao comércio e à prestação de serviços. (
) As atividades dos diferentes setores econômicos são independentes, ou seja,
uma não depende da outra. (
) Há mais pessoas trabalhando no setor primário do que no setor secundário.
2- Complete as lacunas com as
palavras: interno consumidores atacado produção comércio externo consumo O ______________ é uma atividade econômica
que consiste na compra e na venda de mercadorias entre pessoas, empresas e
países, denominados _________________ e produtores. O comércio ______________
é a compra e a venda de mercadorias dentro de um país, podendo ser feito a
varejo ou por ______________. O comércio _____________ define-se como a
compra e a venda de mercadorias entre países. Ele é fundamental, pois a troca
de matériasprimas e bens entre os países é necessária para manter o
equilíbrio entre a ________________ e o _______________. 3- A respeito do comércio e da
prestação de serviços, marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas sentenças. ( ) Compõem o setor terciário e caracterizam-se
por não produzir mercadorias ou produtos. ( ) São mais desenvolvidos e diversificados
nas pequenas cidades. ( ) Ocorrem com a mesma densidade e
diversidade nos países desenvolvidos e nos subdesenvolvidos. ( ) Absorvem uma parcela significativa da
população economicamente ativa dos países desenvolvidos e emergentes, como o
Brasil. ( ) Fazem parte de um setor da economia que
tem crescido significativamente nas últimas décadas. Observação atividade do livro
didático Araribá Mais : página 235
4º AULA ETAPA1e2: Aplicar atividades de revisão dos objetos de
conhecimento trabalhados para sistematização do conhecimento e aprimoramento
dos diversos tipos de conteúdo:
Sugestão de atividade de revisão 1. A previsão
do tempo é um fator determinante que torna a vida da humanidade mais fácil.
Todas as atividades a serem desenvolvidas dependem diretamente de informações
sobre o clima, como, por exemplo, a agricultura. Neste contexto, o que
significa clima? a) É o
conjunto da variação do tempo de chuva com maior ocorrência em um determinado
local. b) É o
conjunto das variações de sol com maior incidência em um determinado local. c) É o
conjunto das variações temporais com maior ocorrência em um determinado
local. d) É o
conjunto das condições atmosféricas com maior ocorrência em um determinado
local.
2. Quando se
fala em previsão de tempo, existe uma confusão entre a definição de CLIMA e
de TEMPO. O clima é um conjunto de condição atmosférica de um
local em um período considerável, já o tempo a) é a
condição atmosférica de um referente momento (pela manhã pode ter o sol e a
tarde está chovendo), ou seja, a variação no curto espaço de tempo. b) é a
condição chuvosa de um bimestre do ano e a verificação da incidência de sol
no determinado local. c) é a
condição chuvosa da metade do ano, ou seja, a variação no longo espaço de
tempo. d) é a
quantidade de sol durante uma estação do ano, ou seja, a variação no longo
espaço de tempo. 3-Sobre o
conteúdo de previsão do tempo, assinale as alternativas corretamente com (V)
para verdadeiro e
(F) para falso.
( )
Para definir o clima de um local é preciso analisar as condições atmosféricas
num considerável espaço de tempo. ( )
A atividade agrícola não depende de condições climáticas. ( ) Os
instrumentos utilizados nas estações meteorológicas são termômetros,
higrômetros, anemômetros e pluviômetros. 4) Observe a imagem abaixo. a)O que a imagem está representando?
_________________________________________________ b) Qual a importância do acompanhamento do
fator representado na imagem acima para o desenvolvimento das atividades
humanas?_______________________________________________ 5-Coloque V para frases verdadeiras e F nas
falsas ( ) O clima pode mudar várias vezes ao dia.
( ) Para que possamos definir o clima de
uma região, faz-se necessário a observação das condições atmosféricas desse
lugar, num longo espaço de tempo. ( ) Massas de ar são grandes quantidades de
ar que se estendem por milhares de quilômetros. 5º
AULA ETAPA 1 E 2 : Continuação
das atividades de revisão dos objetos de conhecimento trabalhados para
sistematização do conhecimento e aprimoramento dos diversos tipos de
conteúdo:
Sugestão de atividade 1- Nesse tipo de clima a temperatura
média anual é superior a 25°C. As chuvas são abundantes e bem distribuídas
durante o ano todo. Portanto, é um tipo de clima quente e chuvoso. a)
clima equatorial b) clima temperado c) clima polar d) clima semiárido e) clima
subtropical 2- Nesse tipo de clima as temperaturas são
elevadas, com temperaturas superiores a 26°C. As chuvas são escassas e
irregulares, havendo longos períodos de seca. Portanto, é um clima quente e
seco. a)
clima equatorial b) clima temperado c) clima polar d) clima semiárido e)
clima subtropical 3- Tipo de Clima muito quente
durante o dia, com média de 30°C, e noites com temperaturas frias,. As chuvas
são raras, quase não existem e podem demorar anos para acontecer: a- Desértico: b- Temperado: c- Polar: d-
Equatorial 4- Tipo de Clima com frio extremo,
com temperaturas sempre abaixo de 0°C, com umidade do ar muito alta em face
da constante presença de neve o ano todo: a-
Desértico: b- Temperado: c- Polar: d- Equatorial 5- É o único tipo de clima no
planeta que apresenta as quatro estações do ano bem definidas. As chuvas,
embora não abundantes, são bem distribuídas durante o ano todo. As
temperaturas estão sempre abaixo dos 18°C. a)
clima equatorial b) clima temperado c) clima polar d) clima semiárido e) clima tropica 6- - Numere as colunas relacionando
a vegetação à sua característica. (1)
Floresta de Coníferas (2) Vegetação Mediterrânea (3) Tundra (4) Pradaria (5)
Savana (6) Estepe ( ) Vegetação rasteira de ciclo
vegetativo curto, desenvolve em climas polares. Exemplo: musgos e liquens. ( ) Vegetação herbácea, se desenvolve em
clima temperado continental, são parecidas com as pradarias, mas estão em
regiões com menos humidade. ( ) Formação florestal típica da
zona temperada. É conhecida como Taiga e predominam os pinheiros. ( ) esse tipo de vegetação
adaptou-se a longos períodos sem chuva e possui plantas(basicamente arbustos)
com raízes profundas para buscar água subterrânea. Predomina em regiões de
clima mediterrâneo. ( ) Formação herbácea, composta por
capim, que aparece em regiões de clima temperado continental. ( ) Vegetação complexa que surge por
influência do clima tropical, alternadamente úmido e seco. Ocorre na África e
abriga animais de grande porte como leões, elefantes e girafas.
6º AULA ETAPA 1 E 2 : Continuação
das atividades de revisão dos objetos de conhecimento trabalhados para
sistematização do conhecimento e aprimoramento dos diversos tipos de
conteúdo: 1-Cite duas características do espaço rural
e duas do espaço urbano: 2-Relacione
cada atividade econômica do espaço rural ao seu significado.
3- Complete o texto abaixo de acordo com as
palavras-chave a seguir.
A pequena propriedade rural tem como
principal característica a utilização da mão de obra _______________. A maior
parte da produção é vendida no _____________________ local. Já na grande
propriedade rural, há utilização de __________________ e tecnologia,
diminuindo a necessidade de mão de obra. A venda da produção é direcionada
principalmente para as _______________ 4- Marque com um X a alternativa que corresponde à
importância da atividade rural. ( A ) A atividade rural é importante, pois
é nela que são desenvolvidas atividades que fornecem vários alimentos para
nosso consumo e para a indústria. ( B ) A atividade rural é muito importante
para a produção de vários tipos de mercadorias, transformando as
matérias-primas em produtos para nosso consumo. ( C ) A atividade rural tem importância
apenas para a geração de empregos. ( D ) A atividade rural é muito importante,
pois, além da comercialização de diferentes produtos, há atividades ligadas à
prestação de diversos serviços à população. .5- Observe a imagem abaixo e marque com um X a atividade do espaço
rural nela representada. ( A ) Agricultura. ( B ) Pecuária. ( C ) Extrativismo. ( D ) Indústria.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário