9ª SD EF 9º ANO

 

                             SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA                Nº 09-2022

TEMA: Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco

OBJETO DE CONHECIMENTO: (SISTEMA MUSCULAR)

  • (Classificação, Atrofia/hipertrofia, tipos de contração muscular)

 

UNIDADE TEMÁTICA: Saúde, Esporte

TEMAS INTEGRADORES: Saúde, ciência e tecnologia, Economia

Ano: 9º           Período: 27/09 a 07/10/2022                Nº de Aulas: 04                 III UNIDADE

HABILIDADES

  • (EF09EF10IT) Aprender sobre sistema muscular, como sistema fundamental na estrutura do corpo humano, destacando os tipos de contrações e os principais músculos.
  • (EF09EF11IT) Identificar os principais músculos através de alongamentos reconhecendo os seus efeitos no organismo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·        Vivenciar atividades de alongamento desenvolvendo o equilíbrio e sustentação.

  • Proporcionar uma aula calma e relaxante ao mesmo tempo em que visa trabalhar na manutenção da postura e fortalecimento de todos os grupos musculares do corpo.

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

1º Momento: Aula teórica

O objeto de conhecimento que será trabalhado nesta aula será o Sistema Muscular:

(Classificação, Atrofia/hipertrofia, tipos de contração muscular)

 

Levantamento de Conhecimentos prévios

Para iniciar a aula, organizar os alunos em semicírculo. Em seguida, explicar-lhes que vão conhecer um pouco mais sobre a organização dos músculos do corpo. Projetar ou entregar cópia da anatomia nordestina.

 

 

Fazer a leitura dos nomes associados as partes de acordo a cultura nordestina.

Em seguida levantar o conhecimento prévio dos alunos perguntando-lhes: "Que estruturas do corpo humano da imagem vocês conhecem?". Espera-se que respondam pele, ossos e músculos. Explicar que a pele reveste o corpo todo e faz parte do chamado tecido epitelial de revestimento. Os ossos constituem o sistema esquelético e têm a função de sustentação e proteção. Os músculos compõem o sistema muscular e são responsáveis, dentre outras funções, pela movimentação do corpo.

Após essa breve explicação, sondar os tipos de músculos que eles conhecem e qual a função deles para o corpo.

 

2º momento:

Aprofundando no tema

Para dá continuidade direcionar a exposição do objeto de conhecimento através de vídeos, slides, textos, dentre outros.

 

AULA 02

1º momento: Aula prática

SUGESTÃO: AULA PRÁTICA (ALONGAMENTO MUSCULAR)

 

Objetivos: Proporcionar uma aula calma e relaxante ao mesmo tempo em que visa trabalhar na manutenção da postura e fortalecimento de todos os grupos musculares do corpo.

 

Materiais: Colchonetes, bastão ou cabo de vassoura.

Metodologia: Alongamentos com explicação oral e demonstração prática. 

 

1 - Flexão do pescoço: Manter por 15 segundos, 3 vezes cada lado. Manter os músculos dos ombros relaxados, não forçar, esse é um alongamento suave. Músculos envolvidos; esplênio e trapézio.

2 - Flexão lateral do pescoço: Manter por 15 segundos, 3 vezes cada lado. Tentar alcançar região lombar com a mão livre. Músculos envolvidos; esternocleidomastoídeo, trapézio.

3 - Tríceps: Manter por 15 segundos, 3 vezes cada lado. Músculos envolvidos; tríceps braquial, deltoide, subescapular, redondo menor, infra espinal, redondo maior.

4 - Ombro: Manter por 15 segundos, 3 vezes cada lado. Braço bem estendido, pressionar cotovelo contra o peito. Músculos envolvidos; tríceps braquial, deltoide, infra espinal, redondo menor, redondo maior e obliquo externo. 

5 - Peitoral: Manter por 15 segundos, 3 vezes cada lado. Entrelaçar mãos atrás das costas e forçar apara cima. Cotovelos estendidos, não levar o tronco para frente. Músculos envolvidos; peitoral maior, peitoral menor, deltoide, bíceps, braquial.

6 - Quadríceps: puxe o calcanhar em direção ao glúteo, manter dois joelhos juntos e alinhados. Músculos envolvidos; tensor da fáscia lata, vasto medial, vasto medial e vasto intermédio. Manter por 15 segundos, 3 vezes cada lado.

7 - Trato iliotibial: pernas cruzadas, flexionar coluna tentando alcançar o solo. Manter por 15 segundos, 3 vezes cada lado. Músculos envolvidos; Trato iliotibial, bíceps femoral, glúteo máximo e vasto lateral. 

8 - Adutores: Afastar pés em direção superior à dos quadris, mão sobre joelhos, flexionar quadris, coluna neutra, joelhos não podem passar os pés. Transferir peso para um lado, mantendo uma perna flexionada e outra estendida. Músculos envolvidos; piriforme, adutor magno, bíceps femoral. Manter por 15 segundos, 3 vezes cada lado.

 

 

 

 

 

9 - Quadril e coxa; ajoelhado sobre o joelho esquerdo, apoie o pé direito contra o solo de modo que o joelho direito fique flexionado em um ângulo inferior a 90°. Estender perna direita. Manter por 15 segundos, 3 vezes cada lado. Músculos envolvidos; bíceps femoral, iliopsoas, ilíaco, reto femoral.

10 - Coluna vertebral: decúbito dorsal, perna esquerda estendida perna direita flexionada, pé direito sobre canela esquerda, ombros em contato com o solo, alongar até ombros não se deslocarem do chão. Músculos envolvidos, quadrado do lombo, eretor da espinha, vasto lateral, trato iliotibial, tensor da fáscia lata. Manter por 15 segundos, 3 vezes cada lado.

11 - Lombar: decúbito dorsal, pés e joelhos unidos, joelhos flexionados, alongar até ombros não se deslocarem do chão ou até que joelhos atinjam o solo, dez vezes, 5 cada lado. Músculos envolvidos; quadrado do lombo, eretor da espinha e obliquo externo.

12 - Piriforme: decúbito dorsal, com joelhos flexionados, tornozelo esquerdo sobre joelho direito, mãos na coxa direita, puxar suavemente. Manter por 15 segundos, 3 vezes cada lado. 

 

Alongamentos com bastão: Em pé, segurar nas extremidades e levar apara o alto, estendendo totalmente os braços, ficar na ponta dos pés, flexionar lateralmente a coluna para um lado, manter, flexionar para o outro lado. Levar para cima de novo, estender coluna para trás sem perder o equilíbrio, flexionar quadris, braços e coluna paralelos, girar tronco para os dois lados. 

 

AULA 03

1º momento: Aula teórica

Sugestões de atividades:

 

Atividade 1: Identificação dos músculos-em anexo

 

Atividade 2: Cruzadinha-em anexo

 

Atividade 3: Questões-em anexo

 

Atividade 4: Jogo da forca

 

AULA 04

1º momento: Aula prática

Direcionar essa aula trabalhando alguns tipos de alongamento:

Atividade 1: Alongamento na parede 1

Iniciar com espreguiçar fazendo a inclinação do tronco para os dois lados;
1. Ficar lateralmente para parede estendendo o braço e alongando toda lateral do tronco;
2. Mesma posição anterior só que agora o braço vai descendo atrás sendo que a mão deve ficar na mesma altura do ombro;
3. Encostar toda coluna da parede para estabilizá-la dando um passo a frente ir flexionando o joelho até 90° e elevar os braços acima da cabeça apoiado na parede;
4. De costas para parede levar o braço atrás e tentar apoiar a mão na parede fazendo alongamento de peitorais;
5. De frente para parede com a palma da mão apoiada na parede ponta dos dedos para cima ir descendo a mão até o limite;
6. Em seguida virar a ponta dos dedos para baixo e subir as mão devagar, sempre respeitando o limite;

 


7. De frente para parede pernas em posição ântero-posterior a ponta do pé da perna da frente encostada na parede e com o joelho flexionado, o de trás estendido alongando a musculatura da coxa e panturrilha;
8. De costas para parede dando um passo a frente fazer a rotação do tronco tentando apoiar as duas mãos na parede;
9. Terminar com respiração.

Atividade 2: Alongamento com bolinha –

1. Segurar a bolinha com as duas mãos e girar o punho;
2. Apertar a bolinha com uma mão de cada vez;
3. Jogar a bolinha pra cima, a deixando bater na palma da mão, uma de cada vez;
4. Pressionar a bolinha entre as duas mãos, massageando-a
5. O mesmo movimento anterior, elevando os braços acima da cabeça, depois flexionando o tronco lateralmente para um lado de cada vez;
6. O mesmo movimento com as mãos, fazendo flexão e extensão do tronco. Estático;
7. O mesmo movimento com as mãos, porém com os braços atrás, tentar elevar os braços;
8. Jogar a bolinha por trás das costas, e pegar com a outra mão. Fazer dos dois lados;
9. elevar um joelho de cada vez e jogar a bolinha por baixo, segurando com a outra mão;
10. Uma perna à frente da outra, flexionar o tronco e massagear um pé com a bolinha. Repetir para o outro lado. Não flexionar os joelhos;
11. Dividir a turma em duplas, um aluno faz massagem no outro.

Atividade 3: Alongamento na Parede –2

1- Encostado na parede espreguiçar.
2- Em seguida afaste as pernas lateralmente, e desça o tronco até o limite.
3- De lado para parede descer o tronco lateralmente.
4- Apoiando na parede pegar no pé e puxar.
5-De costas para parede estique o braço para trás até sentir o ombro
6- Estique os braços apoiando na parede, e incline para frente flexionando os cotovelos.
7-Flexão plantar apoiado na parede.
8-De lado estique o braço apoiando na parede, e flexione o pescoço para o lado oposto do braço estendido.
9- Pernas unidas, descer o tronco com os braços apoiados na parede.
10- Finalize com a rotação da cintura.

Atividade 4: Alongamento Ritmado axé –

1. Coloque músicas com ritmo mais acelerado. Ivete, Babado ou Chiclete com Banana.
2. Movimentos com os braços, alternado à cima da cabeça.
3. Movimentos com os braços alternados à frente do tronco, gira o mesmo.
4. Alternando os braços cruzando-os em direção aos joelhos.
5. Elevação dos joelhos, tocando as mãos cruzadas e alternadas nos joelhos.
6. Flexão de joelho tocando os pés com as mãos cruzadas e aliteradas
7. Repete a série de movimentos.

 

 

Atividade 5: Simulação de Step

1- Pode ser utilizado o eva ou uma folha de papel.
2- Com o material posicionado no chão a sua frente, comece subindo e descendendo colocando os dois pés.
3- Com mesmo movimento acima, acrescente um chute para a direita e para esquerda.
4- Acrescente também uma palma ao subir no Eva.
5- Sobe de lado no Eva, com os pés juntos e em seguida desça um de cada vez para direita e esquerda.
6- Sobe e eleva a perna para trás como se fosse bater o calcanhar no glúteo.
7- Com pulos suba e desça do Eva. (pés juntos)

OBS: Todos os movimentos são alternados.

Atividade 6: Alongamento Estático

Alongamento nº 01:
F.: Em pé, membros inferiores unidos, membros superiores ao longo do corpo.
D.: Flexionar o tronco sobre os membros inferiores, segurando a ponta dos pés.

Alongamento nº 02:
F.: Em pé, membros inferiores afastados, membros superiores ao longo do corpo.
D.: Flexionar o tronco à frente, colocando as mãos unidas no solo.

Alongamento nº 03:
F.: Em pé, membros inferiores afastados, membros superiores ao longo do corpo.
D.: Flexionar o tronco sobre o membro inferior direito segurando no calcanhar com as mãos. Repetir o exercício com o membro inferior esquerdo.

Alongamento nº 04:
F.: Em pé, membros inferiores afastados, membros superiores ao longo do corpo.
D.: Agachar e flexionar o tronco lateralmente com o membro superior esquerdo sobre a orelha e o membro superior direito encostado na coxa esquerda. Repete-se para o outro lado.

Alongamento nº 05:
F.: Membros inferiores afastados, um para trás estendido e outro flexionado à frente.
D.: Flexionar o tronco sobre o membro inferior flexionado, colocando as mãos ao solo uma de cada lado do pé. Repetir com o outro lado.

Alongamento nº 06:
F.: Em pé, dedos entrelaçados, membros superiores estendidos acima da cabeça.
D.: Voltar as palmas das mãos para cima, forçando.

Alongamento nº 07:
F.: Em pé, dedos entrelaçados, membros superiores para trás do corpo.
D.: Elevar os braços.

 

 

Alongamento nº 08:
F.: Em pé, dedos entrelaçados, membros superiores para trás do corpo.
D.: Flexionar o tronco sobre os membros inferiores.

Alongamento nº 09:
F.: Em pé, segurando o punho do membro superior direito com a mão esquerda.
D.: Forçar o membro superior direito contra o tronco. A cabeça vira para o lado oposto. Repetir para o outro lado.

Alongamento nº 10:
F.: Em pé, membro superior direito elevado e flexionado sobre a cabeça.
D.: Com a mão esquerda forçar o cotovelo para baixo. Repetir com o outro braço.

Alongamento nº 11:
F.: Em pé, membro superior direito flexionado na horizontal, passando a mão direita por sobre o ombro direito.
D.: Com a mão esquerda forçar o membro superior direito para trás. Repetir com o outro braço.

Alongamento nº 12:
F.: Em pé, membros inferiores unidos e membros superiores ao longo do corpo.
D.: Flexionar lateral da cabeça, levando a orelha na direção do ombro direito. Repetir para o outro lado.

Alongamento nº 13:
F.: Em pé, membros inferiores unidos e membros superiores ao longo do corpo.
D.: Extensão do pescoço.

Alongamento nº 14:
F.: Em pé, membros inferiores unidos e membros superiores ao longo do corpo.
D.: Flexão do pescoço, levando o queixo na direção do peito.

 

RECURSOS: ( x ) quadro, pincel atômico, apagador; ( x ) Data show; ( x ) Vídeo; ( x ) Computador; (   ) Jornal; (  ) Revista; (   ) Informativos; ( ) Jogos diversos; (   ) Jogos de tabuleiro

(   ) bolas, apito, rede;  (   ) celular; ( x  ) Notebook (  ) Outros: fita métrica, balança. (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; ( x ) Trabalho; ( x   ) Pesquisa; ( x )Resolução de Exercícios; (  ) Seminários;

(  ) Cartaz; (  x ) Debate; (  ) Relatórios; (   x  ) Resumo; (  ) Avaliação escrita; (  x ) Avaliação da participação; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; (    ) Outros:                                                           

 

 

 

OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade escolar.

 

 

 

 

 

 

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