9º SD EF 7º ANO

 

                             SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA                Nº 09-2022

TEMA: Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco

OBJETO DE CONHECIMENTO: (SISTEMA ESQUELÉTICO)

  • (Classificação dos ossos, principais ossos, fraturas ósseas associadas ao Atletismo)

UNIDADE TEMÁTICA: Saúde, Esporte

TEMAS INTEGRADORES: Saúde, ciência e tecnologia, Economia

Ano: 7º           Período: 27/09 a 07/10/2022                Nº de Aulas: 04                 III UNIDADE

HABILIDADES

  • (EF07EF05IT) Compreender a classificação e os principais ossos do sistema esquelético conhecendo as fraturas ósseas decorrentes no esporte atletismo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·        Reconhecer o esqueleto como parte do corpo humano e conhecer sua classificação e principais ossos.

·        Vivenciar atividades de d alongamento desenvolvendo o equilíbrio e sustentação.

·        Desenvolver o raciocínio, a integração e socialização através dos jogos de tabuleiro.

  • Vivenciar práticas de jogos pré-desportivos e circuitos.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIAM 

AULA 01

1º Momento: Aula teórica

O objeto de conhecimento que será trabalhado nesta aula será o Sistema Esquelético:

Ø  Classificação

Ø  Principais Ossos

Ø  Fraturas ósseas (fazer associação com as provas do atletismo)

 

Levantamento de Conhecimentos prévios

  • O professor poderá dar início à aula numa roda de conversa em que aborda/tematiza o que os alunos sabem a respeito do sistema esquelético. Em seguida, o professor poderá apresentar imagens soltas de vários ossos do corpo, dentro de uma caixa que pode circular pelos alunos e cada aluno que abrir a caixa deverá dizer o nome o osso e qual a sua classificação.
  • Diante das respostas o professor vai pontuando o que é, do que é constituído, os principais ossos e como são classificados.
  • Por fim, direcione questionamentos sobre as fraturas ósseas relacionadas às provas do atletismo.

 

2º momento:

Aprofundando no tema

Para dá continuidade direcionar a exposição do objeto de conhecimento através de vídeos, slides, textos, dentre outros.

 

AULA 02

1º momento: Aula prática

Ø  Jogos pré-desportivos

Ø  Jogos de tabuleiro

Ø  Circuitos

 

 

 

AULA 03

1º momento: Aula teórica

Sugestões de atividades:

 

Atividade 1: Compartilhar a leitura e interpretação do texto “Se eu fosse um esqueleto” escrito pelo autor Ricardo Azevedo. (em anexo)

Após a leitura levantar questões de interpretação associando ao objeto de conhecimento que será estudado.

 

Atividade 2: Questões sobre o objeto de conhecimento em estudo. (em anexo)

 

Atividade 3: Questões sobre o objeto de conhecimento em estudo. (em anexo)

 

Atividade 4: Montar um esqueleto com recortes de papel. (material para orientação em anexo)

 

Atividade 5: Jogo Marcando certo-Ossos. (em anexo)

 

Atividade 6: Questões sobre o objeto de conhecimento em estudo. (em anexo)

 

 

 

AULA 04

1º momento: Aula prática

Direcionar essa aula trabalhando alguns tipos de alongamento:

 

Atividade 1: ALONGAMENTO COM MÃOS ATADAS –

• Levar para as aulas tiras de cordão com tamanho aproximado de 40 cm.

• Dar um nó unindo as duas pontas.

• Pedir para que cada pessoa gire uma vez o círculo formando um oito (8) e coloque as mãos, simbolizando uma amarração e não deverão se soltar até o final do alongamento.

• Estender os braços à frente do corpo olhando para o chão.

• Posicionar as duas mãos atrás da cabeça com os dedos entrelaçados e puxa-la para baixo.

• Com os braços estendidos acima da cabeça, inclinar o tronco lateralmente (os dois lados).

• Flexionar uma das pernas à frente do peito e segurar com as duas mãos, repetindo do outro lado.

• Com os pés afastados na largura do ombro. Com os joelhos estendidos, inclinar o tronco à frente na intenção de tocar o chão com as mãos.

• Finalizar com exercício para estabilizar a respiração: Elevar os braços estendidos acima da cabeça, inspirando e ficando nas pontas dos pés. Expirar pela boca descendo os braços à frente (repetir o movimento).

 

Atividade 2: Alongamento na cadeira

 

1. Sentado, pés totalmente apoiados no chão, coluna reta e sem encostar no encosto da cadeira, entrelace os dedos e leve os braços a frente e acima da cabeça, espreguiçando.

2. Com os dedos entrelaçados, levar os braços para trás, alongando peitoral e jogando o pescoço para trás.

3. Estenda o braço a frente e puxe a palma da mão para baixo com a outra mão. (D e E)

4. Braços estendidos a frente do tronco, abra e feche os dedos.

5. Alongando as costas. Sentado, deite o tronco em cima das pernas e deixe as mãos livres.

6. Sentado, flexione o pescoço para a lateral, auxiliando com a mão, tentando aproximar o ombro da orelha. (D e E)

7. Com as pernas cruzadas, gire o tronco apoiando um dos braços na coxa e o outro no encosto da cadeira.

8. Para alongar a parte anterior da coxa. Sentado com o braço esquerdo, segure a perna esquerda. Repita o movimento com a outra perna.

9. Sentado, posicione o tornozelo de uma perna em cima do joelho da outra. Pressione com as mãos. Depois flexione o tronco sobre a perna que está por cima e solte os braços a frente.

10. Em pé, atrás da cadeira flexione a perna da frente e estenda a de trás, com o calcanhar todo apoiado no chão, alongando panturrilha.

11. Apoie as mãos na cadeira e flexione tronco para frente, mantendo a coluna reta.

12. Finalize a aula trabalhando a respiração.

 

Atividade 3: ALONGAMENTO MIX.

 

1. Iniciar elevando os braços acima da cabeça e fazer a inclinação D/E;

2. Solte os dedos e jogue um braço de cada vez acima, como se estivesse tentando encostar a ponta dos dedos no teto;

3. Rotação do tronco dinâmico;

4. Alongamento de tríceps com cotovelo flexionado atrás da cabeça;

5. Alongamento de punhos e antebraço;

6. Em dupla, alongamento de peitoral: Em pé, de costas à frente do outro. O de trás irá “puxar” para trás pela região do punho, alongando o músculo peitoral do individuo que está na frente. A seguir trocam-se as posições.

7. Agora com os dedos entrelaçados atrás da nuca, o colega ira puxar pelos cotovelos.

8. Alongamento de flexores de punho: Os dois indivíduos em pé, um do lado do outro, ombro que está do lado do companheiro em abdução de 90º, MS estendido, punho e dedos em extensão. O outro individuo também na mesma posição, encostando a palma da mão com a do colega. A seguir realiza-se com o MS oposto.

9. De frente para a parede. Esticar os braços em direção a mesma e posicionar mãos abertas na parede. Desenhar 2 pequenos círculos e depois grande círculos.

10. De frente para a parede. Mãos na cintura. Elevar joelhos à 90º na direção da parede. Desenhar pequenos e grandes círculos com a ponta do joelho (direito e esquerdo)

11. Estender os braços acima e controlar a respiração, finalizando a aula.

 

Atividade 4: Alongamento ritmado –

 

1. Espreguiçar em cima. Em seguida girar para os lados.

2. Pernas afastadas além da largura do quadril, elevar os braços, entrelaçar os dedos e fazer um movimento lateralmente (inclinando).

3. Pernas afastadas além da largura do quadril, tocar com as mãos no chão ( entre as pernas) e voltar na cintura. Repita 10 vezes.

4.Pernas afastadas, descer com as duas mãos e tocar o pé direito. Voltar com as mãos na cintura e descer no outro. (15s).

5. Trotar em circuito por 10s.

6.Trotar elevando os joelhos. Contar até 10.

7. Mãos para trás, trotar elevando os joelhos. Contar até 10.

8. Descer o tronco inclinando para a lateral (D/E).

 

 

 

 

RECURSOS: ( x ) quadro, pincel atômico, apagador; ( x ) Data show; ( x ) Vídeo; ( x ) Computador; (   ) Jornal; (  ) Revista; (   ) Informativos; ( ) Jogos diversos; (   ) Jogos de tabuleiro

(   ) bolas, apito, rede;  (   ) celular; ( x  ) Notebook (  ) Outros: fita métrica, balança. (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; ( x ) Trabalho; ( x   ) Pesquisa; ( x )Resolução de Exercícios; (  ) Seminários;

(  ) Cartaz; (  x ) Debate; (  ) Relatórios; (   x  ) Resumo; (  ) Avaliação escrita; (  x ) Avaliação da participação; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; (    ) Outros:                                                           

 

 

 

OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade escolar.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário