SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA
Nº 09-2022 |
TEMA: Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco |
OBJETO DE CONHECIMENTO: (SISTEMA ESQUELÉTICO)
|
UNIDADE TEMÁTICA: Saúde, Esporte |
TEMAS INTEGRADORES: Saúde, ciência e tecnologia, Economia |
Ano: 6º Período: 27/09 a 07/10/2022 Nº de Aulas: 04 III UNIDADE |
HABILIDADES |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
· Diferenciar as funções e as divisões do esqueleto. · Vivenciar atividades de d alongamento desenvolvendo o equilíbrio e sustentação. · Desenvolver o raciocínio, a integração e socialização através dos jogos de tabuleiro.
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIAM |
AULA 01 1º
Momento: Aula teórica O objeto de conhecimento que será
trabalhado nesta aula será o Sistema Esquelético: Ø
Introdução Ø
Função Ø
Divisões Ø
Principais ossos Para início de conversa- O levantamento de conhecimento prévio
poderá será feito através do jogo da forca, através das seguintes dicas: QUESTÕES-OSSOS-JOGO DA FORCA 1.Maior osso do corpo
humano:_______________ 2.Menor osso (um dos três ossos do
ouvido, mede 2,6 a 3,4 mm): _________________ 3.São 33 e forma a coluna cervical:
__________________ 4.Único osso do
braço:_______________________ 5.Osso da testa: ________________________ 6.São 12 pares e formam a região do
tronco: ________________ 7.Está localizado no antebraço e seu nome
faz associação a um dos meios de comunicação mais antigo.
_________________________ 8.Osso da região do
nariz:_________________ 9.O Sistema esquelético é dividido em
Axial e ________________ 10.Osso articulado com o fêmur e protege
a articulação dos joelhos: _______________ 11.Osso mais fino e mais fraco da perna
ligado à tíbia: _______________ 12.Os ossos dos pés são divididos em
tarsos, metatarsos e _________________ 13.Osso do queixo: ______________________ 14.Quando o osso sofre uma pressão maior,
podendo se romper chamamos de _________ 15.Faz ligação entre um osso e outro,
existente no ombro, cotovelo, joelho e tornozelo, dentre outros
____________________ 16.Responsável pela sustentação do corpo:
_____________________ 17.Osso plano que se liga as costelas por
meio de cartilagem _________________ 18.Nome de uma das classificações dos
ossos de acordo com a sua forma. _________ 19.É um osso longo e estreito, se
articula com o esterno e na outra extremidade com a escápula. ____________________ 20.Vários ossos da cabeça forma o
________________ 21.São 04 pequenas vértebras, se tornam
unidas em um osso único, localizado no final da coluna. _____________ 22.Tipo específico de exame feito para
diagnosticar quando há um rompimento de um osso ou mais.____________________ Respostas:
Depois desta primeira exploração,
mostre radiografias de alguma parte do corpo. Apresente a/as radiografias e
explique aos alunos que elas são imagens do que temos dentro do nosso corpo,
especificamente imagens dos nossos ossos. 2º momento: Aprofundando no tema Para dá
continuidade direcionar a exposição do objeto de conhecimento através de
vídeos, slides, textos, dentre outros. AULA 02 1º momento: Aula prática Ø Jogos pré-desportivos Ø Jogos de tabuleiro Ø Circuitos AULA 03 1º momento: Aula teórica Sugestões de atividades: Atividade 1: Compartilhar a leitura e interpretação do texto “Se eu fosse um esqueleto” escrito pelo autor Ricardo Azevedo. (em anexo) Após a
leitura levantar questões de interpretação associando ao objeto de
conhecimento que será estudado. Atividade
2: Questões
sobre o objeto de conhecimento em estudo. (em anexo) Atividade
3: Montar um
esqueleto com recortes de papel. (material para orientação em anexo) Atividade
4: Questões
sobre o objeto de conhecimento em estudo. (em anexo) AULA 04 1º momento: Aula prática Direcionar essa aula
trabalhando alguns tipos de alongamento: Atividade 1: ALONGAMENTO COM MÃOS ATADAS – • Levar para as aulas tiras
de cordão com tamanho aproximado de 40 cm. • Dar um nó unindo as duas
pontas. • Pedir para que cada pessoa
gire uma vez o círculo formando um oito (8) e coloque as mãos, simbolizando
uma amarração e não deverão se soltar até o final do alongamento. • Estender os braços à frente
do corpo olhando para o chão. • Posicionar as duas mãos
atrás da cabeça com os dedos entrelaçados e puxa-la para baixo. • Com os braços estendidos
acima da cabeça, inclinar o tronco lateralmente (os dois lados). • Flexionar uma das pernas à
frente do peito e segurar com as duas mãos, repetindo do outro lado. • Com os pés afastados na
largura do ombro. Com os joelhos estendidos, inclinar o tronco à frente na
intenção de tocar o chão com as mãos. • Finalizar com exercício
para estabilizar a respiração: Elevar os braços estendidos acima da cabeça,
inspirando e ficando nas pontas dos pés. Expirar pela boca descendo os braços
à frente (repetir o movimento). Atividade 2: Alongamento na cadeira 1. Sentado, pés totalmente
apoiados no chão, coluna reta e sem encostar no encosto da cadeira, entrelace
os dedos e leve os braços a frente e acima da cabeça, espreguiçando. 2. Com os dedos entrelaçados,
levar os braços para trás, alongando peitoral e jogando o pescoço para trás. 3. Estenda o braço a frente e
puxe a palma da mão para baixo com a outra mão. (D e E) 4. Braços estendidos a frente
do tronco, abra e feche os dedos. 5. Alongando as costas.
Sentado, deite o tronco em cima das pernas e deixe as mãos livres. 6. Sentado, flexione o
pescoço para a lateral, auxiliando com a mão, tentando aproximar o ombro da
orelha. (D e E) 7. Com as pernas cruzadas,
gire o tronco apoiando um dos braços na coxa e o outro no encosto da cadeira. 8. Para alongar a parte
anterior da coxa. Sentado com o braço esquerdo, segure a perna esquerda.
Repita o movimento com a outra perna. 9. Sentado, posicione o
tornozelo de uma perna em cima do joelho da outra. Pressione com as mãos.
Depois flexione o tronco sobre a perna que está por cima e solte os braços a
frente. 10. Em pé, atrás da cadeira
flexione a perna da frente e estenda a de trás, com o calcanhar todo apoiado
no chão, alongando panturrilha. 11. Apoie as mãos na cadeira
e flexione tronco para frente, mantendo a coluna reta. 12. Finalize a aula
trabalhando a respiração. Atividade 3: ALONGAMENTO MIX. 1. Iniciar elevando os braços
acima da cabeça e fazer a inclinação D/E; 2. Solte os dedos e jogue um
braço de cada vez acima, como se estivesse tentando encostar a ponta dos
dedos no teto; 3. Rotação do tronco
dinâmico; 4. Alongamento de tríceps com
cotovelo flexionado atrás da cabeça; 5. Alongamento de punhos e
antebraço; 6. Em dupla, alongamento de
peitoral: Em pé, de costas à frente do outro. O de trás irá “puxar” para trás
pela região do punho, alongando o músculo peitoral do individuo que está na
frente. A seguir trocam-se as posições. 7. Agora com os dedos
entrelaçados atrás da nuca, o colega ira puxar pelos cotovelos. 8. Alongamento de flexores de
punho: Os dois indivíduos em pé, um do lado do outro, ombro que está do lado
do companheiro em abdução de 90º, MS estendido, punho e dedos em extensão. O
outro individuo também na mesma posição, encostando a palma da mão com a do
colega. A seguir realiza-se com o MS oposto. 9. De frente para a parede.
Esticar os braços em direção a mesma e posicionar mãos abertas na parede.
Desenhar 2 pequenos círculos e depois grande círculos. 10. De frente para a parede.
Mãos na cintura. Elevar joelhos à 90º na direção da parede. Desenhar pequenos
e grandes círculos com a ponta do joelho (direito e esquerdo) 11. Estender os braços acima
e controlar a respiração, finalizando a aula. Atividade 4: Alongamento ritmado – 1. Espreguiçar em cima. Em
seguida girar para os lados. 2. Pernas afastadas além da
largura do quadril, elevar os braços, entrelaçar os dedos e fazer um
movimento lateralmente (inclinando). 3. Pernas afastadas além da
largura do quadril, tocar com as mãos no chão ( entre as pernas) e voltar na
cintura. Repita 10 vezes. 4.Pernas afastadas, descer
com as duas mãos e tocar o pé direito. Voltar com as mãos na cintura e descer
no outro. (15s). 5. Trotar em circuito por
10s. 6.Trotar elevando os joelhos.
Contar até 10. 7. Mãos para trás, trotar
elevando os joelhos. Contar até 10. 8. Descer o tronco inclinando
para a lateral (D/E). |
RECURSOS: ( x ) quadro, pincel atômico, apagador; ( x ) Data show; ( x ) Vídeo; ( x ) Computador; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Informativos; ( ) Jogos diversos; ( ) Jogos de tabuleiro ( ) bolas, apito, rede; ( ) celular; ( x ) Notebook ( ) Outros: fita métrica, balança. ( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( x ) Trabalho; ( x )
Pesquisa; ( x )Resolução de Exercícios; (
) Seminários; ( ) Cartaz; ( x ) Debate; ( ) Relatórios; ( x ) Resumo; (
) Avaliação escrita; ( x )
Avaliação da participação; ( )
Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho
do grupo; ( ) Outros:
|
|
OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário