9º SD EF 6º ANO

 

                             SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA                Nº 09-2022

TEMA: Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco

OBJETO DE CONHECIMENTO: (SISTEMA ESQUELÉTICO)

  • Função/divisão/principais ossos
  • Fraturas ósseas no atletismo

UNIDADE TEMÁTICA: Saúde, Esporte

TEMAS INTEGRADORES: Saúde, ciência e tecnologia, Economia

Ano: 6º           Período: 27/09 a 07/10/2022                Nº de Aulas: 04                 III UNIDADE

HABILIDADES

  • (EF06EF06IT) Perceber a função, divisão e os principais ossos do sistema esquelético compreendendo as fraturas ósseas decorrentes no esporte de marca atletismo.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Reconhecer o esqueleto como parte do corpo humano e conhecer suas características e funções.

·        Diferenciar as funções e as divisões do esqueleto.

·        Vivenciar atividades de d alongamento desenvolvendo o equilíbrio e sustentação.

·        Desenvolver o raciocínio, a integração e socialização através dos jogos de tabuleiro.

  • Vivenciar práticas de jogos pré-desportivos e circuitos.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIAM 

AULA 01

1º Momento: Aula teórica

O objeto de conhecimento que será trabalhado nesta aula será o Sistema Esquelético:

Ø  Introdução

Ø  Função

Ø  Divisões

Ø  Principais ossos

 

Para início de conversa- O levantamento de conhecimento prévio poderá será feito através do jogo da forca, através das seguintes dicas:

 

QUESTÕES-OSSOS-JOGO DA FORCA

1.Maior osso do corpo humano:_______________

2.Menor osso (um dos três ossos do ouvido, mede 2,6 a 3,4 mm): _________________

3.São 33 e forma a coluna cervical: __________________

4.Único osso do braço:_______________________

5.Osso da testa: ________________________

6.São 12 pares e formam a região do tronco: ________________

7.Está localizado no antebraço e seu nome faz associação a um dos meios de comunicação mais antigo. _________________________

8.Osso da região do nariz:_________________

9.O Sistema esquelético é dividido em Axial e ________________

10.Osso articulado com o fêmur e protege a articulação dos joelhos: _______________

11.Osso mais fino e mais fraco da perna ligado à tíbia: _______________

12.Os ossos dos pés são divididos em tarsos, metatarsos e _________________

13.Osso do queixo: ______________________

14.Quando o osso sofre uma pressão maior, podendo se romper chamamos de _________

15.Faz ligação entre um osso e outro, existente no ombro, cotovelo, joelho e tornozelo, dentre outros ____________________

16.Responsável pela sustentação do corpo: _____________________

17.Osso plano que se liga as costelas por meio de cartilagem _________________

18.Nome de uma das classificações dos ossos de acordo com a sua forma. _________

19.É um osso longo e estreito, se articula com o esterno e na outra extremidade com a escápula. ____________________

20.Vários ossos da cabeça forma o ________________

21.São 04 pequenas vértebras, se tornam unidas em um osso único, localizado no final da coluna. _____________

22.Tipo específico de exame feito para diagnosticar quando há um rompimento de um osso ou mais.____________________

 

Respostas:

  1. FÊMUR
  2. ESTRIBO
  3. VÉRTEBRAS
  4. ÚMERO
  5. FRONTAL
  6. COSTELAS
  7. RÁDIO
  8. NASAL
  9. APENDICULAR
  10. PATELA
  11. FÍBULA
  12. FALANGES
  13. MANDÍBULA
  14. FRATURA.
  15. ARTICULAÇÃO
  16. OSSOS
  17.  ESTERNO
  18. LAMINARES
  19. CLAVÍCULA
  20.  CRÂNIO
  21.  CÓCCIX
  22. RADIOGRAFIA

           

Depois desta primeira exploração, mostre radiografias de alguma parte do corpo. Apresente a/as radiografias e explique aos alunos que elas são imagens do que temos dentro do nosso corpo, especificamente imagens dos nossos ossos.

 

2º momento:

Aprofundando no tema

Para dá continuidade direcionar a exposição do objeto de conhecimento através de vídeos, slides, textos, dentre outros.

 

AULA 02

1º momento: Aula prática

Ø  Jogos pré-desportivos

Ø  Jogos de tabuleiro

Ø  Circuitos

 

AULA 03

1º momento: Aula teórica

Sugestões de atividades:

Atividade 1: Compartilhar a leitura e interpretação do texto “Se eu fosse um esqueleto” escrito pelo autor Ricardo Azevedo. (em anexo)

Após a leitura levantar questões de interpretação associando ao objeto de conhecimento que será estudado.

 

Atividade 2: Questões sobre o objeto de conhecimento em estudo. (em anexo)

 

Atividade 3: Montar um esqueleto com recortes de papel. (material para orientação em anexo)

 

Atividade 4: Questões sobre o objeto de conhecimento em estudo. (em anexo)

 

AULA 04

1º momento: Aula prática

Direcionar essa aula trabalhando alguns tipos de alongamento:

 

Atividade 1: ALONGAMENTO COM MÃOS ATADAS –

• Levar para as aulas tiras de cordão com tamanho aproximado de 40 cm.

• Dar um nó unindo as duas pontas.

• Pedir para que cada pessoa gire uma vez o círculo formando um oito (8) e coloque as mãos, simbolizando uma amarração e não deverão se soltar até o final do alongamento.

• Estender os braços à frente do corpo olhando para o chão.

• Posicionar as duas mãos atrás da cabeça com os dedos entrelaçados e puxa-la para baixo.

• Com os braços estendidos acima da cabeça, inclinar o tronco lateralmente (os dois lados).

• Flexionar uma das pernas à frente do peito e segurar com as duas mãos, repetindo do outro lado.

• Com os pés afastados na largura do ombro. Com os joelhos estendidos, inclinar o tronco à frente na intenção de tocar o chão com as mãos.

• Finalizar com exercício para estabilizar a respiração: Elevar os braços estendidos acima da cabeça, inspirando e ficando nas pontas dos pés. Expirar pela boca descendo os braços à frente (repetir o movimento).

 

Atividade 2: Alongamento na cadeira

 

1. Sentado, pés totalmente apoiados no chão, coluna reta e sem encostar no encosto da cadeira, entrelace os dedos e leve os braços a frente e acima da cabeça, espreguiçando.

2. Com os dedos entrelaçados, levar os braços para trás, alongando peitoral e jogando o pescoço para trás.

3. Estenda o braço a frente e puxe a palma da mão para baixo com a outra mão. (D e E)

4. Braços estendidos a frente do tronco, abra e feche os dedos.

5. Alongando as costas. Sentado, deite o tronco em cima das pernas e deixe as mãos livres.

6. Sentado, flexione o pescoço para a lateral, auxiliando com a mão, tentando aproximar o ombro da orelha. (D e E)

7. Com as pernas cruzadas, gire o tronco apoiando um dos braços na coxa e o outro no encosto da cadeira.

8. Para alongar a parte anterior da coxa. Sentado com o braço esquerdo, segure a perna esquerda. Repita o movimento com a outra perna.

9. Sentado, posicione o tornozelo de uma perna em cima do joelho da outra. Pressione com as mãos. Depois flexione o tronco sobre a perna que está por cima e solte os braços a frente.

10. Em pé, atrás da cadeira flexione a perna da frente e estenda a de trás, com o calcanhar todo apoiado no chão, alongando panturrilha.

11. Apoie as mãos na cadeira e flexione tronco para frente, mantendo a coluna reta.

12. Finalize a aula trabalhando a respiração.

 

Atividade 3: ALONGAMENTO MIX.

 

1. Iniciar elevando os braços acima da cabeça e fazer a inclinação D/E;

2. Solte os dedos e jogue um braço de cada vez acima, como se estivesse tentando encostar a ponta dos dedos no teto;

3. Rotação do tronco dinâmico;

4. Alongamento de tríceps com cotovelo flexionado atrás da cabeça;

5. Alongamento de punhos e antebraço;

6. Em dupla, alongamento de peitoral: Em pé, de costas à frente do outro. O de trás irá “puxar” para trás pela região do punho, alongando o músculo peitoral do individuo que está na frente. A seguir trocam-se as posições.

7. Agora com os dedos entrelaçados atrás da nuca, o colega ira puxar pelos cotovelos.

8. Alongamento de flexores de punho: Os dois indivíduos em pé, um do lado do outro, ombro que está do lado do companheiro em abdução de 90º, MS estendido, punho e dedos em extensão. O outro individuo também na mesma posição, encostando a palma da mão com a do colega. A seguir realiza-se com o MS oposto.

9. De frente para a parede. Esticar os braços em direção a mesma e posicionar mãos abertas na parede. Desenhar 2 pequenos círculos e depois grande círculos.

10. De frente para a parede. Mãos na cintura. Elevar joelhos à 90º na direção da parede. Desenhar pequenos e grandes círculos com a ponta do joelho (direito e esquerdo)

11. Estender os braços acima e controlar a respiração, finalizando a aula.

 

Atividade 4: Alongamento ritmado –

 

1. Espreguiçar em cima. Em seguida girar para os lados.

2. Pernas afastadas além da largura do quadril, elevar os braços, entrelaçar os dedos e fazer um movimento lateralmente (inclinando).

3. Pernas afastadas além da largura do quadril, tocar com as mãos no chão ( entre as pernas) e voltar na cintura. Repita 10 vezes.

4.Pernas afastadas, descer com as duas mãos e tocar o pé direito. Voltar com as mãos na cintura e descer no outro. (15s).

5. Trotar em circuito por 10s.

6.Trotar elevando os joelhos. Contar até 10.

7. Mãos para trás, trotar elevando os joelhos. Contar até 10.

8. Descer o tronco inclinando para a lateral (D/E).

 

RECURSOS: ( x ) quadro, pincel atômico, apagador; ( x ) Data show; ( x ) Vídeo; ( x ) Computador; (   ) Jornal; (  ) Revista; (   ) Informativos; ( ) Jogos diversos; (   ) Jogos de tabuleiro

(   ) bolas, apito, rede;  (   ) celular; ( x  ) Notebook (  ) Outros: fita métrica, balança. (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; ( x ) Trabalho; ( x   ) Pesquisa; ( x )Resolução de Exercícios; (  ) Seminários;

(  ) Cartaz; (  x ) Debate; (  ) Relatórios; (   x  ) Resumo; (  ) Avaliação escrita; (  x ) Avaliação da participação; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; (    ) Outros:                                                          

 

 

 

OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade escolar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário