9º A NO - II SEQUÊNCIA - 2021

 

                                              SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: As Competências Socioemocionais em tempos de pandemia

Subtema:   Geografia e emoções, pessoas e lugar sentidos e emoções.

Unidade Temática: O Sujeito e o seu lugar no mundo

Objetos do Conhecimento: A hegemonia europeia na economia, na política e na cultura.

Objetivo geral:  Promover um momento de reconhecimento de trajetória dos estudantes e de acolhida com empatia das diferentes experiências que cada um pode ter vivido durante o isolamento.

Conhecer o espaço geográfico como uma construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza.

Ano: 9°                          Período: 26/04/2021  a  14/05/2021                                Nº de Aulas: 6

                             HABILIDADES

 

EF09GE01: Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares. Corporações e organismos internacionais.

                  COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

4. Interpretar e expressar sentimentos, crenças e dúvidas com relação a si mesmo, aos outros e às diferentes culturas, com base nos instrumentos de investigação das Ciências Humanas, promovendo o acolhimento e a valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. 5. Comparar eventos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços variados, e eventos ocorridos em tempos diferentes no mesmo espaço e em espaços variados.

                      COMPETÊNCIAS GERAIS

1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

6:Construir argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental  e o respeito à biodiversidade  e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza.

7:Agir  pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

               COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                            ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os alunos .

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (36 minutos cada aula)

 - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas

 -pais, irmãos, animais etc).

                                                                   

                                                                                   1ªAula

                                                 

ETAPA1: Nesta aula são trabalhados conceitos e temas necessários à compreensão de capitalismo, socialismo e suas caracteristicas, o que torna possível um entendimento mais amplo sobre a Guerra Fria , resultado da ordem bipolar, e sobre o cenário mundial atual.

Leitura compartilhada

                                                       O capitalismo, o socialismo e suas características

  A segunda metade do século XX, o mundo estava dividido em dois blocos com sistemas políticos, sociais e econômicos opostos: o bloco capitalista e o bloco socialista.

O bloco dos países capitalistas alinhava-se a um sistema econômico caracterizado pela propriedade privada, sendo os meios de produção pertencentes a uma pessoa ou a um grupo de pessoas, e pelo trabalho assalariado, que é o pagamento pela atividade desempenhada pelo trabalhador. Esse bloco era influenciado principalmente pelos Estados Unidos. Já o bloco dos países socialistas adotava, entre outras políticas, a estatização, sistema em que as terras e os meios de produção pertencem ao Estado, e o pleno emprego, isto é, a garantia de emprego a todos os trabalhadores. Esse bloco era influenciado principalmente pela União Soviética.

 

O SISTEMA CAPITALISTA

O sistema econômico e social capitalista, ou capitalismo, desenvolveu-se na Europa durante a Idade Média, entre os séculos XI e XV. Lentamente, ele se sobrepôs ao feudalismo e tornou-se predominante a partir do século XVIII. No capitalismo, em seus primórdios, a sociedade era marcada pelas relações entre duas classes sociais: a burguesia e o proletariado. A burguesia detém os meios de produção (máquinas, equipamentos, matérias-primas, terras) necessários à produção de bens e mercadorias. Já o proletariado agrega os trabalhadores, que, por não possuir meios de produção, vendem sua força de trabalho por meio do trabalho assalariado.

 Fases do capitalismo

 Considerando seu processo de desenvolvimento, o capitalismo é classificado em três fases: capitalismo comercial, capitalismo industrial e capitalismo financeiro.

Capitalismo comercial

Essa fase foi marcada pela produção artesanal, pelo desenvolvimento da manufatura (leia o boxe abaixo) e pela expansão marítima — com as Grandes Navegações iniciadas no final do século XV —, que permitiu aos europeus o contato com territórios que até então desconheciam.

 Capitalismo industrial

Durante a fase do capitalismo comercial, a acumulação de capital e as crescentes demandas do mercado consumidor levaram os donos de oficinas manufatureiras a introduzir inovações na forma de produzir mercadorias. Essas inovações foram responsáveis pelo surgimento do que hoje conhecemos como indústria. Leia o boxe ao lado.

Capitalismo financeiro

É a fase atual, caracterizada pela integração entre capital industrial e capital bancário: indústrias incorporam ou criam bancos; bancos incorporam indústrias. O capitalismo financeiro se consolidou após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), quando as empresas associadas às instituições financeiras aumentaram sua influência. As indústrias faziam grandes operações de crédito a fim de obter capital para desenvolver inovações tecnológicas e ampliar a capacidade de produção. Com isso, o capital deixou de pertencer exclusivamente a elas ou aos bancos. Uma forma de as indústrias garantirem dinheiro para investimentos é vender cotas de suas empresas — as ações — nas bolsas de valores. A compra de ações possibilita ao investidor obter lucro sem participar diretamente da produção das mercadorias.

As características do capitalismo

 Veja os principais aspectos que definem o sistema capitalista:

Propriedade privada dos meios de produção. Os meios de produção pertencem predominantemente a uma pessoa ou a um grupo de pessoas. Em muitos países capitalistas, no entanto, o Estado detém vários meios de produção por meio das empresas estatais, que atuam em áreas como a da telefonia e a da mineração.

Economia de mercado.

 Caracteriza-se pela atuação das empresas, que decidem como, quando, quanto e onde produzir, estabelecendo o preço e as condições de circulação das mercadorias, de acordo com a lei da oferta e da procura. Lei da oferta e da procura. Os preços das mercadorias variam de acordo com a procura do consumidor e com a quantidade do produto em oferta, isto é, à venda. Se há grande produção, o preço das mercadorias tende a cair; se a produção é pequena, tende a aumentar.

Concorrência.

Para obter a maior rentabilidade possível e conquistar mais consumidores, as empresas procuram oferecer produtos a preços acessíveis. A concorrência amplia as opções de compra do consumidor e pode reduzir os preços.

 Trabalho assalariado.

 Por sua atividade, o trabalhador recebe um salário, que, por sua vez, também é influenciado pela lei da oferta e da procura: se o número de empregos disponíveis é maior que o de trabalhadores, o valor do salário aumenta; ao contrário, em situação de desemprego alto, o valor diminui.

O capitalismo e sua expansão no mundo

Até o fim da Segunda Guerra Mundial, que durou de 1939 a 1945, os países com maior desenvolvimento vendiam produtos industrializados para os países em desenvolvimento e compravam deles matérias-primas. Essa relação era conhecida como Divisão Internacional do Trabalho (DIT). Após o término do conflito, as grandes empresas dos países com maior desenvolvimento precisavam expandir o mercado consumidor, por isso começaram a instalar filiais fabris transnacionais em alguns países em desenvolvimento. Brasil, México, Argentina, África do Sul e Índia, que dispunham de matérias-primas e mão de obra baratas, além de grande mercado consumidor e de fontes de energia, foram alguns dos países escolhidos para abrigar essas empresas.

 

ETAPA2: Assistir com os alunos o vídeo “CAPITALISMO: o que surgiu?”  que estão disponível no link: https://youtu.be/jNeUx0LAJXQ

 Em seguida iniciar uma discursão e pedir que anotem no caderno as informações que considerem mais relenvates a respeito do vídeo. Após assistir o vídeo e anotar as informações, fazer um bate papo com os alunos sobre as informações a respeito do vídeo, aproveitando o momento para esclarecer possíveis dúvidas levantadas. Professor, aproveite o momento para instigar e provocar os alunos a refletirem e argumentar sobre o vídeo.

 Solicite que os alunos produzam um resumo sobre o vídeo  e envie ao professor..

      ETAPA 3:  Solicitar aos alunos a atividade complementar.                                                                   

Atividade complementar

1.      O território de um país é formado pelo solo continental e insular, pelo subsolo, pelo espaço aéreo e pelo território marítimo. Diante deste contexto como é delimitado o território?

2.      Como pode ser definido o termo nação?

3.      O que é Estado?

4.       O governo é a forma como as instituições políticas e administrativas do país produzem as leis .Indique quais são elas

5.      Explique a Divisão Internacional do Trabalho (DIT).                                                                      

                                                                                     2ªAula

ETAPA1: Depois de um bom dia e chamada ,solicitar os alunos a fazer a leitura do texto “O SISTEMA SOCIALISTA” em seguida peça aos alunos que façam comparações com o sistema capitalista. É possível fazer os questionamentos de forma direta, para que eles tracem uma linha de raciocínio, como:

Quem detém os meios de produção no sistema socialista?E no capitalista ?

Quem é responsavel por regular o que será produzido em cada um dos sistemas?

Como funciona o acesso ao trabalho no capitalismo?

É importe que os alunos percebam que a organização impacta diretamente na vida da população.

                                                                       O SISTEMA SOCIALISTA

ETAPA2:                                                                    

 Podemos definir o socialismo como um sistema de organização política, social e econômica cujo objetivo é construir uma sociedade sem classes e sem desigualdade. Para atingir esse fim, o sistema socialista defende a extinção da propriedade privada: o Estado passa a ter o controle da produção, com o compromisso de garantir a todas as pessoas a distribuição justa de bens e serviços, como saúde, educação e habitação.

 As características do socialismo

 O socialismo prevê a adoção das seguintes políticas:

 Estatização.As terras e os meios de produção devem pertencer ao Estado, que também define o salário dos trabalhadores.

 Economia planificada. As atividades econômicas devem seguir uma planificação idealizada e executada pelo Estado, que decide o que e como produzir, para atender às necessidades de bens e serviços de cada indivíduo.

 Pleno emprego. Para executar suas várias funções e diminuir as desigualdades sociais, o Estado garante emprego a todos. O socialismo foi idealizado com o objetivo de eliminar as diferenças entre as classes sociais.

 

                 O socialismo na União Soviética e no Leste Europeu

 O primeiro país a adotar o socialismo como sistema socioeconômico foi a Rússia, após a Revolução Russa, em 1917. Em 1922, formou-se a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), constituída por 15 repúblicas, cujo poder central se concentrava em Moscou, na Rússia. Após a Segunda Guerra Mundial, países do Leste Europeu, como Polônia, Tchecoslováquia, Hungria, Romênia, Bulgária e Albânia, se aliaram ao regime soviético. A Iugoslávia e parte da Alemanha também se tornaram membros do chamado bloco socialista. O modelo de governo instaurado na União Soviética e no Leste Europeu não seguiu as propostas originais do socialismo. Na prática, o regime favoreceu uma classe de burocratas estatais que impedia o povo de participar das decisões políticas.

O socialismo na China

Em 1948 a China viveu uma Revolução Comunista que instaurou as bases do regime político vigente até hoje, no qual não há eleições (como nos países democráticos) e as decisões são centralizadas nas mãos dos dirigentes do Partido Comunista Chinês. Após a revolução, o país passou a adotar políticas de desenvolvimento apoiadas na industrialização de base, na coletivização de terras e na planificação da economia. No entanto, a partir de 1978 o Estado chinês passou a incorporar iniciativas típicas do capitalismo, visando ao desenvolvimento econômico do país. Uma dessas medidas foi a criação de Zonas Econômicas Especiais (ZEE) em pontos estratégicos do país, onde são permitidas relações capitalistas de produção. As ZEE atraíram muitas empresas transnacionais que passaram a atuar na China. Atualmente, a China é a segunda maior economia mundial e possui características híbridas, com a permanência de elementos típicos do socialismo associada à entrada crescente de medidas econômicas capitalistas.

 

ETAPA2: Assistir com os alunos o vídeo (O QUE É SOCIALISMO? PENSADORES SOCIALISTAS)   que estão disponível no link: https://yutu.be/tBhSwEuxGHA. Em seguida iniciar uma discursão e pedir que anotem no caderno as informações que considerem mais relenvates a respeito do vídeo.

ETAPA 3: Após fazer a  leitura assistir o vídeo, orientar os alunos a fazer a atividade complementar.

 

ATIVIDADE

Observe a charge a seguir que retrata uma das consequências do atual arranjo do sistema capitalista e indique a crítica retratada por ela

 

charge de Angeli sobre o desemprego. Publicada em UOL Notícias, em 27 de jan. 2009

 

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

            2 .A charge a seguir ilustra a divisão da China pelas principais potências europeias durante o século XIX, de acordo com seus interesses. Com base na charge e no que foi estudado neste Capítulo, responda às questões a seguir. a) Como podemos denominar esse período? Quais os interesses europpeus em dividir a China naquela época?

b) O que é orientalismo?

 

3. leia a afirmação e, em seguida, indique a alternativa incorreta. Após a Segunda Guerra Mundial, as grandes empresas localizadas em países desenvolvidos, como os Estados Unidos, se expandiram para alguns países em desenvolvimento, como Brasil, México, Argentina, África do Sul e Índia. As alternativas abaixo indicam os interesses dessas grandes empresas em expandir seus negócios para os países em desenvolvimento no período pós-guerra, exceto no item:

a) Ampliar o mercado consumidor.

b) Buscar novas fontes de matérias-primas.

c) Buscar locais que dispunham de tecnologia de ponta.

d) Buscar novas fontes de energia.

e) Contratar mão de obra mais barata.

 

ETAPA 1:façam a leitura do texto:

Atividade sugestiva: Solicitar aos alunos que faça uma produção de texto com relatos do vídeo que mais o chamou atenção.

                                                                              

                                                                                3ªAula

ETAPA1: Nesta aula se necessário, retome com os alunos o cenário econômico dos países europeus ao finalda Segunda Guerra, evidenciando a crise que enfrentavam por conta do direcionamento dos investimentos aos setores militares e da destruição dos territórios. Os Estados Unidos, nesse contexto, lançam o Plano Marshall, concedendo emprétimos para a reconstrução dos países europeus. Essa medida visava impedir o avanço socialista na Europa, aumentando a influência dos Estados Unidos no continente. Como resposta, a União Soviética lançou o Plano Molotov, com os mesmos objetivos do Plano Marshall, envolvendo praticamente todos os países com influência socialista. Em seguida solicite aos alunos a leitura do texto “A ORDEM BIPOLAR”.

                                                                         A ORDEM BIPOLAR

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, os países dividiram-se em virtude das diferenças entre seus sistemas políticos, sociais e econômicos. Surgiram, assim, dois polos de influência: um capitalista e outro socialista. De um lado estavam os Estados Unidos e os países que compartilhavam o sistema capitalista; do outro, a União Soviética e os países que adotaram o sistema socialista. Com isso, a ordem política mundial adquiriu um caráter bipolar.

Corridas armamentista e espacial

  As superpotências investiam progressivamente em arsenais militares — incluindo nucleares — como forma de intimidação aos oponentes. Essa crescente militarização das duas superpotências foi chamada de corrida armamentista. A consequência foi a ameaça da eclosão de outra guerra mundial, com utilização de armas nucleares, o que seria catastrófico para a humanidade. Também havia disputa pela supremacia na exploração do espaço, que ficou conhecida como corrida espacial. Essa disputa era considerada muito importante para a defesa territorial e simbolizava a superioridade tecnológica e ideológica. Com a corrida espacial, o ser humano chegou à Lua e foram investidos milhões de dólares em pesquisas que geraram novas tecnologias e grandes avanços científicos.

ETAPA2: Após a realização da leitura do texto,solicite aos alunos que assistam ao vídeo que esta disponibilizado no link:

https://youtu.be/0Kcrms9olwo ao assista a videoaula sobre a Nova Ordem Mundial e entenda o que é essa configuração geopolítica. Conheça seu histórico e suas características. Compreenda, também, como a Nova Ordem Mundial influencia os países do mundo.

 

ETAPA3: Atividade complentar

 

Responda as questões:

1.      Como se encontravam as potências europeias como França e Inglaterra, após a 2º Guerra Mundial?

2.      O que foi o Plano Marshall?

3.      Quais países dividiram o mundo em dois, no período da Guerra Fria?

4.      Por que o período Bipolar foi chamado de Guerra Fria?

5.      O período da Ordem Bipolar representou a divisão do mundo em duas ideologias econômicas, pesquise quais foram elas e como funcionava cada uma e responda?

6.      O que foram es corridas armamentista e espacial, do período da Guerra Fria?

7.      O que significa e representa a Otan?

8.      O que foi o Pacto de Varsóvia?

                                                                                4ªAula

ETAPA 1:  Depois de um bom dia  e chamada o professor inícia a aula fazendo um levantamento prévio sobre a aula anterior.Solicitar aos alunos um texto de modo compartilhado, “Economia global e organizações  econômicas mundiais”.

                                          Economia global e Organizações Econômicas Mundiais

    O fim da Guerra Fria, no início da década de 1990, marcou o começo da chamada Nova Ordem Mundial, em que os fluxos de mercadorias, serviços e capitais tornaram-se ainda mais intensos com a integração dos países que eram socialistas ao mercado internacional. A globalização atual, ao mesmo tempo que fez as diferentes culturas interagirem, impôs uma série de hábitos de consumo semelhantes, como ingerir bebidas das mesmas marcas, alimentar-se nas mesmas redes de fast-food, assistir aos mesmos filmes e programas de televisão, usar os mesmos aplicativos no computador ou, ainda, vestir-se e comportar-se socialmente da mesma maneira. O mundo nunca se viu tão próximo — e por vezes tão parecido —, como se pode constatar, por exemplo, nas diversas redes sociais da internet. No quadro abaixo, vemos as tendências que eram previstas para o mundo digital no ano de 2018 no contexto do mundo globalizado. NOVA ORDEM MUNDIAL No início dos anos 1990, o mundo passou a se configurar de acordo com a chamada Nova Ordem Mundial, que substituiria o extinto mundo bipolar da Guerra Fria. Nesse novo contexto político, os Estados Unidos surgiram como grande potência econômica e militar. Outros países mantiveram importância no cenário mundial (Alemanha e Japão, por exemplo), mas sem condições de contrapor a influência dos Estados Unidos nas decisões de organizações internacionais. Esse fator também contribuiu para a difusão do modo de vida estadunidense, sobretudo por intermédio do cinema, influenciando padrões de conduta em todo o mundo. A GLOBALIZAÇÃO E A MUNDIALIZAÇÃO A partir da segunda metade do século XX, as grandes empresas industriais, comerciais e de prestação de serviços (bancos, hotéis, redes de restaurantes e companhias de telecomunicações, por exemplo) começaram a instalar filiais em vários países. Esse processo ficou conhecido como mundialização ou internacionalização do capital e da produção. Com a globalização, o processo de expansão do capitalismo constituiu a chamada economia global, que teve a tecnologia como propulsora. Dentre suas características estão o crescimento do comércio internacional, a rápida expansão dos fluxos e o aumento da inter-relação dos países. O termo mundialização tem sido usado para denominar a atual fase de internacionalização do capital.

                                                                               5ªAula

ETAPA1: Nesta aula o professor solicita aos alunos a assistir o vídeo “O MUNDO BIPOLAR / Ascensão da URSS / EXTENSIVO” que esta disponível no link: https://youtu.be/dNRSSN999F4 . Em seguida peça aos alunos que anotem no caderno as informações que considerem mais relevantes a respeito do vídeo.

ETAPA2: Nesta aula o professor solicita aos alunos a assistir o vídeo “A ORDEM BIPOLAR / Ascensão da URSS / EXTENSIVO” que esta disponível no link: https://youtu.be/cauOcMKJw44

 . Em seguida peça aos alunos que anotem no caderno as informações que considerem mais relevantes a respeito do vídeo.

ETAPA 3:  Nesta aula levantamento prévio dos assuntos abordados nos textos e vídeos na aula anterior. Em seguida solicite que respondam ao seguinte questionário.

   ATIVIDADE 

1.      O que foi o Consenso de Washington e o que ele representou para a Ordem Mundial Pós-Guerra Fria?

2.      Quais as consequência territoriais e econômicas com o fim da Guerra Fria?

3.      O que foram e qual objeto da Glasnost e Perestroika?

4.      Qual evento também marcou o fim da Guerra Fria, ocorrido na Alemanha?

 

Atividade sugestiva: Solicitar aos alunos que faça uma produção de texto com relatos do vídeo, o que mais chamou atenção.

 

                                                                              6ªAula                                                                                                                                  

 

ETAPA1: Assistir um vídeo sobre “As Multinacionais e a Mundializaçãoda produção”que esta disponível link: https://youtu.be/WNV5zUZ6MmI  

ETAPA 2: Solicite que os alunos produzam um resumo sobre o vídeo  e envie ao professor. Em seguida solicitar atividade complementar.

ETAPA 3: Levantamento prévio a parti do texto e dos vídeos trabalhados comos alunos solicite os que façam a atividade complementar.

ATIVIDADE COMPLEMENTAR                               

1.       Por que os países se organizam em blocos econômicos?

2.       Na ilustração abaixo está representado o “encolhimento do mapa-múndi”. Observe-a.

 

                                                                       

 

a) Qual é o tema representado?

b) Cite outros avanços tecnológicos presentes no cotidiano.

3. Escreva em seu caderno um pequeno texto que explique as características da economia global relacionadas a seguir: crescimento econômico internacional – rápida expansão dos fluxos financeiros –

 mundialização da produção – inter-relação dos países.

4 .Observe o mapa abaixo e elabore um pequeno texto analisando a atuação dos blocos regionais no processo de integração econômica do continente africano.

 

                                                                                   Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário