SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
|
TEMA: As Competências Socioemocionais em tempos de
pandemia Subtema: Geografia e emoções, pessoas e lugar sentidos e emoções. |
Unidade Temática: O
Sujeito e o seu lugar no mundo Objetos do
Conhecimento: A hegemonia europeia na economia, na política e na
cultura. |
Objetivo geral: Promover um momento de reconhecimento de
trajetória dos estudantes e de acolhida com empatia das diferentes
experiências que cada um pode ter vivido durante o isolamento. Conhecer
o espaço geográfico como uma construção histórica e seu uso nos diferentes tempos
e espaços, assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos
fundamentais para a construção do espaço geográfico, mantendo a relação
homem- natureza. |
|
Ano: 9° Período:
26/04/2021 a 14/05/2021 Nº
de Aulas: 6 |
|
HABILIDADES |
|
EF09GE01:
Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em
várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções
militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares.
Corporações e organismos internacionais. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. 3.
Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do
raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço,
envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição,
extensão, localização e ordem. 4.
Interpretar e expressar sentimentos, crenças e dúvidas com relação a si
mesmo, aos outros e às diferentes culturas, com base nos instrumentos de
investigação das Ciências Humanas, promovendo o acolhimento e a valorização
da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades,
culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. 5.
Comparar eventos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços
variados, e eventos ocorridos em tempos diferentes no mesmo espaço e em
espaços variados. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
1.Valorizar
e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo
físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade,
continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa,
democrática e inclusiva. 6:Construir
argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e
pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro ,sem preconceito de qualquer
natureza. 7:Agir pessoal e coletivamente com respeito
,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação ,
propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios
éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários. |
|
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; autoestima; autoconfiança;
compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
|
|
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
OBS: Professores, essa sequencia
terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos
alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais
facil a avaliação de desempenho da
participação nas aulas e nas atividades
realizadas. Informações para os alunos . Boas vindas. -Informações sobre a
forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom,
outros), desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) -
Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem
interferência de outras pessoas -pais,
irmãos, animais etc). 1ªAula
ETAPA1: Nesta aula são trabalhados conceitos e temas
necessários à compreensão de capitalismo, socialismo e suas caracteristicas,
o que torna possível um entendimento mais amplo sobre a Guerra Fria ,
resultado da ordem bipolar, e sobre o cenário mundial atual. Leitura compartilhada
O capitalismo, o socialismo e suas características A segunda metade do século XX, o mundo
estava dividido em dois blocos com sistemas políticos, sociais e econômicos
opostos: o bloco capitalista e o bloco
socialista. O bloco dos países capitalistas
alinhava-se a um sistema econômico caracterizado pela propriedade privada,
sendo os meios de produção pertencentes a uma pessoa ou a um grupo de
pessoas, e pelo trabalho assalariado, que é o pagamento pela atividade
desempenhada pelo trabalhador. Esse bloco era influenciado principalmente
pelos Estados Unidos. Já o bloco dos países socialistas adotava, entre outras
políticas, a estatização, sistema em que as terras e os meios de produção
pertencem ao Estado, e o pleno emprego, isto é, a garantia de emprego a todos
os trabalhadores. Esse bloco era influenciado principalmente pela União
Soviética. O
SISTEMA CAPITALISTA O sistema econômico e social
capitalista, ou capitalismo, desenvolveu-se na Europa durante a Idade Média,
entre os séculos XI e XV. Lentamente, ele se sobrepôs ao feudalismo e
tornou-se predominante a partir do século XVIII. No capitalismo, em seus
primórdios, a sociedade era marcada pelas relações entre duas classes
sociais: a burguesia e o proletariado. A
burguesia detém os meios de produção (máquinas, equipamentos,
matérias-primas, terras) necessários à produção de bens e mercadorias. Já o
proletariado agrega os trabalhadores, que, por não possuir meios de produção,
vendem sua força de trabalho por meio do trabalho assalariado. Fases
do capitalismo Considerando seu processo de
desenvolvimento, o capitalismo é classificado em três fases: capitalismo
comercial, capitalismo industrial e capitalismo financeiro. Capitalismo
comercial
Essa fase foi marcada pela
produção artesanal, pelo desenvolvimento da manufatura (leia o boxe abaixo) e
pela expansão marítima — com as Grandes Navegações iniciadas no final do
século XV —, que permitiu aos europeus o contato com territórios que até
então desconheciam. Capitalismo
industrial Durante a fase do capitalismo
comercial, a acumulação de capital e as crescentes demandas do mercado
consumidor levaram os donos de oficinas manufatureiras a introduzir inovações
na forma de produzir mercadorias. Essas inovações foram responsáveis pelo
surgimento do que hoje conhecemos como indústria. Leia o boxe ao lado. Capitalismo
financeiro
É a fase atual, caracterizada
pela integração entre capital industrial e capital bancário: indústrias
incorporam ou criam bancos; bancos incorporam indústrias. O capitalismo
financeiro se consolidou após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), quando
as empresas associadas às instituições financeiras aumentaram sua influência.
As indústrias faziam grandes operações de crédito a fim de obter capital para
desenvolver inovações tecnológicas e ampliar a capacidade de produção. Com
isso, o capital deixou de pertencer exclusivamente a elas ou aos bancos. Uma
forma de as indústrias garantirem dinheiro para investimentos é vender cotas
de suas empresas — as ações — nas bolsas de valores. A compra de ações
possibilita ao investidor obter lucro sem participar diretamente da produção
das mercadorias. As
características do capitalismo Veja os principais aspectos que definem o
sistema capitalista: Propriedade
privada dos meios de produção. Os meios de produção pertencem
predominantemente a uma pessoa ou a um grupo de pessoas. Em muitos países
capitalistas, no entanto, o Estado detém vários meios de produção por meio
das empresas estatais, que atuam em áreas como a da telefonia e a da
mineração. Economia
de mercado. Caracteriza-se pela atuação das empresas,
que decidem como, quando, quanto e onde produzir, estabelecendo o preço e as
condições de circulação das mercadorias, de acordo com a lei da oferta e da
procura. Lei da oferta e da procura. Os preços das mercadorias variam de
acordo com a procura do consumidor e com a quantidade do produto em oferta,
isto é, à venda. Se há grande produção, o preço das mercadorias tende a cair;
se a produção é pequena, tende a aumentar. Concorrência. Para obter a maior
rentabilidade possível e conquistar mais consumidores, as empresas procuram
oferecer produtos a preços acessíveis. A concorrência amplia as opções de
compra do consumidor e pode reduzir os preços. Trabalho
assalariado. Por sua atividade, o trabalhador recebe um
salário, que, por sua vez, também é influenciado pela lei da oferta e da
procura: se o número de empregos disponíveis é maior que o de trabalhadores,
o valor do salário aumenta; ao contrário, em situação de desemprego alto, o
valor diminui. O
capitalismo e sua expansão no mundo Até o fim da Segunda Guerra
Mundial, que durou de 1939 a 1945, os países com maior desenvolvimento
vendiam produtos industrializados para os países em desenvolvimento e
compravam deles matérias-primas. Essa relação era conhecida como Divisão
Internacional do Trabalho (DIT).
Após o término do conflito, as grandes empresas dos países com maior
desenvolvimento precisavam expandir o mercado consumidor, por isso começaram
a instalar filiais fabris transnacionais em alguns países em desenvolvimento.
Brasil, México, Argentina, África do Sul e Índia, que dispunham de
matérias-primas e mão de obra baratas, além de grande mercado consumidor e de
fontes de energia, foram alguns dos países escolhidos para abrigar essas
empresas. ETAPA2: Assistir com os alunos o vídeo “CAPITALISMO: o que surgiu?” que estão disponível no link: https://youtu.be/jNeUx0LAJXQ Em seguida iniciar uma discursão e
pedir que anotem no caderno as informações que considerem mais relenvates a
respeito do vídeo. Após
assistir o vídeo e anotar as informações, fazer um bate papo com os alunos
sobre as informações a respeito do vídeo, aproveitando o momento para
esclarecer possíveis dúvidas levantadas. Professor, aproveite o momento para
instigar e provocar os alunos a refletirem e argumentar sobre o vídeo. Solicite
que os alunos produzam um resumo sobre o vídeo e envie ao professor.. ETAPA 3: Solicitar aos alunos a atividade complementar.
Atividade
complementar 1. O território
de um país é formado pelo solo continental e insular, pelo subsolo, pelo
espaço aéreo e pelo território marítimo. Diante deste contexto como é
delimitado o território? 2. Como
pode ser definido o termo nação? 3. O que
é Estado? 4. O governo é a forma como as instituições
políticas e administrativas do país produzem as leis .Indique quais são elas 5.
Explique a Divisão Internacional do
Trabalho (DIT).
2ªAula ETAPA1: Depois de um bom dia
e chamada ,solicitar os alunos a fazer a leitura do texto “O SISTEMA SOCIALISTA” em
seguida peça aos alunos que façam comparações com o sistema capitalista. É
possível fazer os questionamentos de forma direta, para que eles tracem uma
linha de raciocínio, como: Quem detém os
meios de produção no sistema socialista?E no capitalista ? Quem é
responsavel por regular o que será produzido em cada um dos sistemas? Como funciona
o acesso ao trabalho no capitalismo? É importe que
os alunos percebam que a organização impacta diretamente na vida da
população. O SISTEMA SOCIALISTA ETAPA2: Podemos definir o socialismo como um sistema
de organização política, social e econômica cujo objetivo é construir uma
sociedade sem classes e sem desigualdade. Para atingir esse fim, o sistema
socialista defende a extinção da propriedade privada: o Estado passa a ter o
controle da produção, com o compromisso de garantir a todas as pessoas a
distribuição justa de bens e serviços, como saúde, educação e habitação. As
características do socialismo O socialismo prevê a adoção das seguintes
políticas: Estatização.As
terras e os meios de produção devem pertencer ao Estado, que também define o
salário dos trabalhadores. Economia planificada. As
atividades econômicas devem seguir uma planificação idealizada e executada
pelo Estado, que decide o que e como produzir, para atender às necessidades
de bens e serviços de cada indivíduo. Pleno
emprego. Para executar suas várias funções e diminuir as desigualdades
sociais, o Estado garante emprego a todos. O socialismo foi idealizado com o
objetivo de eliminar as diferenças entre as classes sociais. O socialismo na União
Soviética e no Leste Europeu O primeiro país a adotar o socialismo como
sistema socioeconômico foi a Rússia, após a Revolução Russa, em 1917. Em
1922, formou-se a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS),
constituída por 15 repúblicas, cujo poder central se concentrava em Moscou,
na Rússia. Após a Segunda Guerra Mundial, países do Leste Europeu, como
Polônia, Tchecoslováquia, Hungria, Romênia, Bulgária e Albânia, se aliaram ao
regime soviético. A Iugoslávia e parte da Alemanha também se tornaram membros
do chamado bloco socialista. O modelo de governo instaurado na União
Soviética e no Leste Europeu não seguiu as propostas originais do socialismo.
Na prática, o regime favoreceu uma classe de burocratas estatais que impedia
o povo de participar das decisões políticas. O socialismo
na China Em 1948 a
China viveu uma Revolução Comunista que instaurou as bases do regime político
vigente até hoje, no qual não há eleições (como nos países democráticos) e as
decisões são centralizadas nas mãos dos dirigentes do Partido Comunista
Chinês. Após a revolução, o país passou a adotar políticas de desenvolvimento
apoiadas na industrialização de base, na coletivização de terras e na planificação
da economia. No entanto, a partir de 1978 o Estado chinês passou a incorporar
iniciativas típicas do capitalismo, visando ao desenvolvimento econômico do
país. Uma dessas medidas foi a criação de Zonas Econômicas Especiais (ZEE) em
pontos estratégicos do país, onde são permitidas relações capitalistas de
produção. As ZEE atraíram muitas empresas transnacionais que passaram a atuar
na China. Atualmente, a China é a segunda maior economia mundial e possui
características híbridas, com a permanência de elementos típicos do
socialismo associada à entrada crescente de medidas econômicas capitalistas. ETAPA2: Assistir com os alunos o vídeo (O QUE É SOCIALISMO?
PENSADORES SOCIALISTAS) que estão disponível no link: https://yutu.be/tBhSwEuxGHA. Em seguida
iniciar uma discursão e pedir que anotem no caderno as informações que
considerem mais relenvates a respeito do vídeo. ETAPA 3: Após fazer a
leitura assistir o vídeo, orientar os alunos a fazer a atividade
complementar. ATIVIDADE Observe a charge a seguir que
retrata uma das consequências do atual arranjo do sistema capitalista e indique
a crítica retratada por ela charge de Angeli sobre o
desemprego. Publicada em UOL Notícias, em 27 de jan. 2009 ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2 .A charge a seguir ilustra a divisão da
China pelas principais potências europeias durante o século XIX, de acordo
com seus interesses. Com base na charge e no que foi estudado neste Capítulo,
responda às questões a seguir. a) Como podemos denominar esse período? Quais
os interesses europpeus em dividir a China naquela época? b) O que é orientalismo? 3. leia a afirmação e, em
seguida, indique a alternativa incorreta. Após a Segunda Guerra Mundial, as
grandes empresas localizadas em países desenvolvidos, como os Estados Unidos,
se expandiram para alguns países em desenvolvimento, como Brasil, México,
Argentina, África do Sul e Índia. As alternativas abaixo indicam os
interesses dessas grandes empresas em expandir seus negócios para os países
em desenvolvimento no período pós-guerra, exceto no item: a) Ampliar o mercado
consumidor. b) Buscar novas fontes de
matérias-primas. c) Buscar locais que dispunham
de tecnologia de ponta. d) Buscar novas fontes de
energia. e) Contratar mão de obra mais
barata. ETAPA 1:façam a leitura do texto: Atividade sugestiva: Solicitar aos alunos que faça uma
produção de texto com relatos do vídeo que mais o chamou atenção.
3ªAula ETAPA1: Nesta aula se necessário, retome com os alunos o cenário
econômico dos países europeus ao finalda Segunda Guerra, evidenciando a crise
que enfrentavam por conta do direcionamento dos investimentos aos setores
militares e da destruição dos territórios. Os Estados Unidos, nesse contexto,
lançam o Plano Marshall, concedendo emprétimos para a reconstrução dos países
europeus.
Essa medida visava impedir o avanço socialista na Europa, aumentando a
influência dos Estados Unidos no continente. Como resposta, a União Soviética
lançou o Plano Molotov, com os mesmos objetivos do Plano Marshall, envolvendo
praticamente todos os países com influência socialista. Em seguida solicite
aos alunos a leitura do texto “A ORDEM BIPOLAR”.
A ORDEM BIPOLAR Após o fim da Segunda Guerra
Mundial, os países dividiram-se em virtude das diferenças entre seus sistemas
políticos, sociais e econômicos. Surgiram, assim, dois polos de influência:
um capitalista e outro socialista. De um lado estavam os Estados Unidos e os
países que compartilhavam o sistema capitalista; do outro, a União Soviética
e os países que adotaram o sistema socialista. Com isso, a ordem política
mundial adquiriu um caráter bipolar. Corridas
armamentista e espacial As superpotências investiam progressivamente
em arsenais militares — incluindo nucleares — como forma de intimidação aos
oponentes. Essa crescente militarização das duas superpotências foi chamada
de corrida armamentista. A consequência foi a ameaça da eclosão de outra
guerra mundial, com utilização de armas nucleares, o que seria catastrófico
para a humanidade. Também havia disputa pela supremacia na exploração do
espaço, que ficou conhecida como corrida espacial. Essa disputa era
considerada muito importante para a defesa territorial e simbolizava a
superioridade tecnológica e ideológica. Com a corrida espacial, o ser humano
chegou à Lua e foram investidos milhões de dólares em pesquisas que geraram
novas tecnologias e grandes avanços científicos. ETAPA2: Após a realização da leitura do texto,solicite aos alunos
que assistam ao vídeo que esta disponibilizado no link: https://youtu.be/0Kcrms9olwo ao assista a videoaula sobre a Nova Ordem Mundial e entenda o
que é essa configuração geopolítica. Conheça seu histórico e suas
características. Compreenda, também, como a Nova Ordem Mundial influencia os
países do mundo. ETAPA3: Atividade complentar Responda as questões: 1. Como
se encontravam as potências europeias como França e Inglaterra, após a 2º
Guerra Mundial? 2. O
que foi o Plano Marshall? 3. Quais
países dividiram o mundo em dois, no período da Guerra Fria? 4. Por
que o período Bipolar foi chamado de Guerra Fria? 5. O
período da Ordem Bipolar representou a divisão do mundo em duas ideologias
econômicas, pesquise quais foram elas e como funcionava cada uma e responda? 6. O
que foram es corridas armamentista e espacial, do período da Guerra Fria? 7. O
que significa e representa a Otan? 8. O
que foi o Pacto de Varsóvia?
4ªAula ETAPA 1: Depois de um bom dia e chamada o professor inícia a aula fazendo
um levantamento prévio sobre a aula anterior.Solicitar aos alunos um texto de
modo compartilhado, “Economia global e organizações econômicas mundiais”. Economia global e Organizações
Econômicas Mundiais
O fim da Guerra Fria, no início da década de 1990, marcou
o começo da chamada Nova Ordem Mundial, em que os fluxos de mercadorias,
serviços e capitais tornaram-se ainda mais intensos com a integração dos
países que eram socialistas ao mercado internacional. A globalização atual,
ao mesmo tempo que fez as diferentes culturas interagirem, impôs uma série de
hábitos de consumo semelhantes, como ingerir bebidas das mesmas marcas,
alimentar-se nas mesmas redes de fast-food, assistir aos mesmos filmes e
programas de televisão, usar os mesmos aplicativos no computador
ou, ainda, vestir-se e comportar-se socialmente da mesma maneira. O mundo
nunca se viu tão próximo — e por vezes tão parecido —, como se pode
constatar, por exemplo, nas diversas redes sociais da internet. No quadro
abaixo, vemos as tendências que eram previstas para o mundo digital no ano de
2018 no contexto do mundo globalizado. NOVA ORDEM
MUNDIAL No início dos anos 1990, o mundo passou a se configurar de acordo com
a chamada Nova Ordem Mundial, que substituiria o extinto mundo bipolar da
Guerra Fria. Nesse novo contexto político, os Estados Unidos surgiram como
grande potência econômica e militar. Outros países mantiveram importância no
cenário mundial (Alemanha e Japão, por exemplo), mas sem condições de
contrapor a influência dos Estados Unidos nas decisões de organizações internacionais.
Esse fator também contribuiu para a difusão do modo de vida estadunidense,
sobretudo por intermédio do cinema, influenciando padrões de conduta em todo
o mundo. A GLOBALIZAÇÃO E A MUNDIALIZAÇÃO A partir da segunda metade do
século XX, as grandes empresas industriais, comerciais e de prestação de
serviços (bancos, hotéis, redes de restaurantes e companhias de
telecomunicações, por exemplo) começaram a instalar filiais em vários países.
Esse processo ficou conhecido como mundialização ou internacionalização do
capital e da produção. Com a globalização, o processo de expansão do
capitalismo constituiu a chamada economia global, que teve a tecnologia como
propulsora. Dentre suas características estão o crescimento do comércio
internacional, a rápida expansão dos fluxos e o aumento da inter-relação dos
países. O termo mundialização tem sido usado para denominar a atual fase de
internacionalização do capital.
5ªAula ETAPA1: Nesta aula o professor solicita aos alunos a assistir o
vídeo “O MUNDO BIPOLAR / Ascensão da URSS / EXTENSIVO” que esta disponível no
link: https://youtu.be/dNRSSN999F4 . Em seguida peça aos alunos que
anotem no caderno as informações que considerem mais relevantes a respeito do
vídeo. ETAPA2: Nesta aula o professor solicita aos alunos a assistir o
vídeo “A ORDEM BIPOLAR / Ascensão da URSS / EXTENSIVO” que esta disponível no
link: https://youtu.be/cauOcMKJw44 . Em seguida peça
aos alunos que anotem no caderno as informações que considerem mais
relevantes a respeito do vídeo. ETAPA 3: Nesta
aula levantamento prévio dos assuntos abordados nos textos e vídeos na aula
anterior. Em seguida solicite que respondam ao seguinte questionário. ATIVIDADE 1. O
que foi o Consenso de Washington e o que ele representou para a Ordem Mundial
Pós-Guerra Fria? 2. Quais
as consequência territoriais e econômicas com o fim da Guerra Fria? 3. O
que foram e qual objeto da Glasnost e Perestroika? 4. Qual
evento também marcou o fim da Guerra Fria, ocorrido na Alemanha? Atividade sugestiva: Solicitar aos alunos que faça uma
produção de texto com relatos do vídeo, o que mais chamou atenção.
6ªAula ETAPA1: Assistir um vídeo sobre “As Multinacionais e a Mundializaçãoda
produção”que esta disponível link: https://youtu.be/WNV5zUZ6MmI ETAPA 2: Solicite que os alunos produzam um resumo sobre o
vídeo e envie ao professor. Em seguida
solicitar atividade complementar. ETAPA 3: Levantamento prévio a parti do texto e dos vídeos
trabalhados comos alunos solicite os que façam a atividade complementar. ATIVIDADE COMPLEMENTAR 1. Por que os países se
organizam em blocos econômicos? 2. Na ilustração abaixo
está representado o “encolhimento do mapa-múndi”. Observe-a. a)
Qual é o tema representado? b)
Cite outros avanços tecnológicos presentes no cotidiano. 3.
Escreva em seu caderno um pequeno texto que explique as características da
economia global relacionadas a seguir: crescimento econômico internacional –
rápida expansão dos fluxos financeiros – mundialização da produção – inter-relação
dos países. 4
.Observe o mapa abaixo e elabore um pequeno texto analisando a atuação dos
blocos regionais no processo de integração econômica do continente africano. Que
Deus continue protegendo e abençoando a todos nós... |
Nenhum comentário:
Postar um comentário