PLANEJAMENTO
ANUAL
9º
ANO-2023
PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 2023 ESCOLA: PROFESSOR(A):
ANO:
9º ANO OBJETIVO DA ÁREA: A Educação Física, enquanto componente
curricular contribui para a formação dos alunos por meio da apreensão dos
conhecimentos específicos que favorecem a aquisição de competências motoras,
a ampliação do repertório de movimentos e o hábito da prática regular de
atividades físicas, integrados a conhecimentos gerais contextualizados às
temáticas sobre atualidades sociais, políticas, econômicas, tecnológicas e
ambientais. COMPETÊNCIAS GERAIS DA
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR 1. Valorizar e utilizar os conhecimentos
historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital
para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a
construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade intelectual e
recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a
reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar
causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar
soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes
áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas
manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também
participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal
(oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e
digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e
científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e
sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao
entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e criar tecnologias
digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa,
reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para
se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos,
resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e
coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e
vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe
possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer
escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com
liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos, dados e
informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de
vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a
consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional
e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos
outros e do planeta. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua
saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e
reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para
lidar com elas. 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a
resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o
respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da
diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades,
culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com
autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários. COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DA ÁREA DE
LINGUAGENS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL 1. Compreender as linguagens como construção
humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e
valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de
subjetividades e identidades sociais e culturais. 2. Conhecer e explorar
diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em
diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas
possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção
de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva. 3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral
ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital
–, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos
em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução
de conflitos e à cooperação. 4. Utilizar diferentes
linguagens para defender pontos de vista que respeitem o outro e promovam os
direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em
âmbito local, regional e global, atuando criticamente frente a questões do
mundo contemporâneo. 5. Desenvolver o senso
estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações
artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas
pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de
práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção
artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e
culturas. 6. Compreender e utilizar
tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias,
produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e
coletivos. COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PARA O ENSINO FUNDAMENTAL Considerando
esses pressupostos, e em articulação com as competências gerais da BNCC e as competências
específicas da área de Linguagens, o componente curricular de Educação Física
deve garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas relacionadas a seguir: 1.Compreender a origem da cultura corporal
de movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual. 2.Planejar e empregar estratégias para
resolver desafios e aumentar as possibilidades de aprendizagem das práticas
corporais, além de se envolver no processo de ampliação do acervo cultural
nesse campo. 3.Refletir, criticamente, sobre as relações
entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença,
inclusive no contexto das atividades laborais. 4.Identificar a multiplicidade de padrões de
desempenho, saúde, beleza e estética corporal, analisando, criticamente, os
modelos disseminados na mídia e discutir posturas consumistas e
preconceituosas. 5.Identificar as formas de produção dos
preconceitos, compreender seus efeitos e combater posicionamentos
discriminatórios em relação às práticas corporais e aos seus participantes. 6.Interpretar e recriar os valores, os
sentidos e os significados atribuídos às diferentes práticas corporais, bem
como aos sujeitos que delas participam. 7.Reconhecer as práticas corporais como
elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos. 8.Usufruir das práticas corporais de forma
autônoma para potencializar o envolvimento em contextos de lazer, ampliar as
redes de sociabilidade e a promoção da saúde. 9.Reconhecer o acesso às práticas corporais
como direito do cidadão, propondo e produzindo alternativas para sua
realização no contexto comunitário. 10.Experimentar, desfrutar, apreciar e criar
diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e
práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o
protagonismo. COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS Fica estabelecido que os
educadores ofereçam aos estudantes oportunidades de desenvolver os cinco
grandes domínios que são entendidos como
cinco macro competências, e em cada um deles localizam-se diversas
competências mais específicas, fortemente relacionadas entre si. Autogestão: determinação, organização, foco, persistência e
responsabilidade. Engajamento com os outros: iniciativa social,
assertividade, entusiasmo. Amabilidade: empatia, respeito e confiança. Resiliência Emocional: tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância a
frustração. Abertura ao novo: curiosidade para aprender, imaginação criativa,
interesse artístico. TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES Na educação, os temas
integradores são fundamentais para o trabalho pedagógico interdisciplinar e
contextualizado, são propostas que dizem respeito a questões que atravessam
as experiências de vida e interferem na construção da identidade do indivíduo
envolvendo teoria e prática. São temas que perpassam às experiências dos
sujeitos, envolvendo o ambiente, a ética e a criticidade sobre o mundo em sua
volta. Dessa forma na BNCC, os Temas
Contemporâneos Transversais foram ampliados para quinze e distribuídos em
seis macro áreas deixando de serem recomendações facultativas, tornando-se
essenciais e obrigatórias conforme as Resoluções CNE/CEB Nº 7/2010 E Nº
12/2012. São elas: Meio Ambiente (Educação Ambiental, Educação para o
consumo), Economia (Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal) Saúde
(Saúde, Educação alimentar e Nutricional) Cidadania e Civismo (Vida Familiar e social, Educação para
o Trânsito, Educação em Direitos da Criança e do Adolescente, Processo de
envelhecimento, Respeito e Valorização do Idoso) Multicuturalismo
(Diversidade cultural, Educação para valorização do multicuturalismo nas
matrizes históricas e culturais brasileiras), Ciências e Tecnologia) METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM Os conteúdos selecionados, organizados e
sistematizados devem promover uma concepção científica de mundo, a formação
de interesses e a manifestação de possibilidades e aptidões para conhecer a
natureza e a sociedade. Partimos do pressuposto de que não existem
fórmula mágica ou receitas prontas de como ensinar, porque o ensino, como um
processo de construção coletiva, é mediado pela relação
professor/aluno/conhecimento. Nesse sentido, há de se considerar, no
cotidiano de nossas aulas, a possibilidade de alterar o planejamento previsto
por meio de intervenções criativas e inovadoras que facilitem a aprendizagem
dos alunos de maneira prazerosa e significativa. O compromisso da área da Educação Física com
a formação cidadã demanda que o processo ensino-aprendizagem seja orientado,
sobretudo, pelos seguintes princípios metodológicos: • Reconhecimento
e valorização das experiências e conhecimentos prévios dos alunos – Esse
princípio, fundamentado no reconhecimento do aluno como sujeito do processo
educativo, é essencial não só para conhecer melhor suas necessidades e os
interesses e ampliar as possibilidades de construção de novas aprendizagens,
como também para motivar o seu efetivo envolvimento e participação nas aulas.
• Consideração
da diversidade cultural como ponto de partida da educação inclusiva – O
reconhecimento da diversidade, além de ser a essência dos princípios da
democracia e da estética, é também uma das diretrizes da educação nacional.
No contexto do ensino da Educação Física, esse princípio desafia-nos a
desenvolver uma prática pedagógica não discriminatória entre meninos e
meninas, independentemente da classe social, do grupo étnico e do credo religioso
a que pertencem ou do nível de aptidão física ou mental que possuem. • Integração
teoria-prática – É importante ressaltar que os conhecimentos, no ensino
da Educação Física demanda a criação de estratégias metodológicas que
estimulem o aluno a apreender o conhecimento pelo processo de
ação-reflexão-ação. Para tanto, faz-se necessário problematizar a vivência
corporal dos alunos nas brincadeiras, nos jogos, nas danças, nas ginásticas,
nos esportes, enfim, em todas as suas manifestações corporais, imprimindo-lhes
sentidos e significados educativos. Assim, as práticas corporais deixam de
ser vistas como um “fazer pelo fazer”, ou seja, como uma atividade desprovida
de significado e intencionalidade educativa, e passam a ser percebidas como
conhecimentos importantes e necessários à formação humana do educando,
principalmente para a vivência plena de sua corporeidade. • Interdisciplinaridade
– No contexto do processo educativo, esse princípio instiga-nos a repensar e
re-significar nossa prática pedagógica e desafia-nos a superar a
desarticulação entre os diferentes componentes curriculares e entre esses
saberes e a vida cotidiana dos alunos.
Esse enfoque de ensino nos desafia não só a
articular as disciplinas entre si, mas também a relacioná-las com o cotidiano
da vida dos alunos. Essa é uma forma que temos, como professores, de tornar o
ensino significativo e prazeroso. O
trabalho por projetos é alternativa capaz de viabilizar ações coletivas e a
interdisciplinaridade no interior da escola. • Articulação
coerente entre objetos de conhecimento, métodos e recursos didáticos – É
imprescindível garantir a articulação entre objetos de conhecimento e métodos
de ensino, na opção didática que se fizer para que o ensino alcance as
habilidades e os objetivos propostos. Assim, os professores poderão utilizar,
dentre outros, os seguintes recursos didáticos e estratégias de ensino: -Análise e criação de imagens e sons
(filmes, vídeos, fotografias, desenhos, pinturas, propagandas, músicas,
charges, tirinhas, murais, documentários); de objetos (troféus, medalhas,
certificados, diplomas, maquetes, cenários,); de textos (livros, mapas
conceituais, contos, crônicas, jornais, revistas, poesias, histórias,
paródias), dentre outros; -Pesquisa, trabalho, relatórios, entrevista,
júri simulado, seminário, palestra; oficina, campeonatos, torneios, desafios,
excursões, debate, feiras e eventos artísticos e culturais, dentre outros. AVALIAÇÃO
I TRIMESTRE UNIDADES
TEMÁTICAS: Saúde, lazer
e estilo de vida, Esporte. TEMAS INTER CURRICULARES OBJETOS DE CONHECIMENTO TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES Valores em pauta: Aprendizagem
significativas e inovadoras em sala de aula. (01/03 a 07/04) ·
O que é Educação Física? ·
O que é Fair Play? Esporte
de invasão ou territorial (FUTEBOL) Saúde
Cidadania
e Civismo Ciência
e Tecnologia Projeto
de Vida Meio
Ambiente Economia
Sustentabilidade no seu sentido mais
significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!” (10/04
a 26/05) ALIMENTAÇÃO E SAÚDE: ·
Transtornos
alimentares ·
Doenças causadas pela
má alimentação; ·
Pirâmide da atividade
física Saúde
Cidadania
e Civismo Ciência
e Tecnologia Projeto
de Vida Meio
Ambiente Economia
HABILIDADES (EF09EF05IT) Experimentar,
bem como diferenciar as regras, penalidades e sinais do árbitro do futebol. (EF09EF06IT) Conhecer a
trajetória do futebol em Itamaraju e o envolvimento do time e torcida da
cidade na competição intermunicipal. (EF09EF07IT) Discutir a postura e o respeito dos atletas brasileiros para
com os hinos antes das competições ou na
entrega das premiações dos
vencedores, fazendo relação com a
própria postura enquanto jogador e torcedor nas apresentações e competições
da cidade de Itamaraju, demonstrando a sua prática no ambiente escolar e em
outros contextos. (EF89EF30BA) Refletir sobre a
multiplicidade de padrões de desempenho, saúde, beleza e estética corporal, analisando, criticamente, os modelos disseminados na mídia e discutir
posturas consumistas e preconceituosas. (EF89EF32BA) Experimentar e compreender
a importância das práticas corporais/ atividades físicas de forma autônoma para potencializar o envolvimento em contextos diversos,
ampliando as redes de sociabilidade e a promoção da saúde mental, física e
exercícios físicos. (EF89EF33BA) Experimentar
e compreender a organização
alimentar nos processos de gasto
calórico e suas
relações antes, durante e depois das atividades físicas. (EF09EF20IT) Entender
a importância do IMC através da mensuração das medidas antropométricas. II TRIMESTRE UNIDADES
TEMÁTICAS: Saúde,
lazer e estilo de vida, Esportes, Ginásticas. TEMAS INTER CURRICULARES OBJETOS DE CONHECIMENTO TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES Sustentabilidade no seu sentido mais
significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!” (29/05 a 10/06) ALIMENTAÇÃO E SAÚDE: ·
Doenças crônicas; Sedentarismo Economia Saúde Ciência
e tecnologia Cidadania
e Civismo Consumidor
consciente empreendedor eficiente. (12/06
a 04/08) Esporte de
Invasão ou Territorial (FUTSAL) Ginástica de condicionamento
físico (GINÁSTICA DE ACADEMIA) ·
Qualidades
físicas ·
Modalidades ·
Exercícios ·
Benefícios Saúde Ciência
e tecnologia Cidadania
e Civismo Projeto
de vida SISTEMA MUSCULAR ·
Contração muscular; ·
Atrofia e
hipertrofia; ·
Principais músculos; ·
Alongamento
muscular; Esporte Combates (JIU JITSU) ·
História ·
Origem ·
Regras ·
Movimentos básicos Ciência e tecnologia Cidadania e Civismo Projeto de vida HABILIDADES (EF09EF21IT) Reconhecer a
importância da alimentação e
exercício físico para o funcionamento do organismo fazendo associação as
doenças crônicas e transtornos alimentares. (EF08EF20IT) Vivenciar, com
ênfase no caráter inclusivo e social diferentes jogos tabuleiros e mesa
presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo, respeitando e
valorizando as diferenças individuais. (EF89EF01) Experimentar
diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes
de rede/parede, campo e taco, invasão e combate, valorizando o trabalho
coletivo e o protagonismo. (EF89EF02) Praticar um ou
mais esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate oferecidos pela
escola, usando habilidades técnico-táticas básicas. (EF89EF03) Formular e
utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos
esportes de campo e taco,
rede/parede, invasão e combate como nas modalidades esportivas escolhidas
para praticar de forma específica. (EF89EF04) Identificar os
elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas,
sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como
diferenciar as modalidades
esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de
esporte: rede/parede, campo
e taco, invasão e combate. (EF09EF04IT) Identificar e
diferenciar as regras, penalidades e sinais do árbitro de futsal do esporte
de invasão futsal. (EF09EF07IT) Discutir a postura e o respeito dos atletas brasileiros para
com os hinos antes das competições ou na entrega das premiações dos
vencedores, fazendo relação com a
própria postura enquanto jogador e torcedor nas apresentações e competições
da cidade de Itamaraju, demonstrando a sua prática no ambiente escolar e em
outros contextos. (EF09EF09IT) Identificar as
academias existentes na cidade de Itamaraju e conhecer os aparelhos e
exercícios utilizados nas diversas modalidades da ginástica de academia. (EF09EF10IT) Aprender sobre sistema
muscular, como sistema fundamental na estrutura do corpo humano, destacando
os tipos de contrações e os principais músculos. (EF09EF11IT) Identificar os
principais músculos através de alongamentos reconhecendo os seus efeitos no organismo. (EF09EF08IT)
Compreender as transformações
históricas do jiu-jítsu identificando as regras e desenvolvendo os movimentos
básicos dessa modalidade esporte combate. III TRIMESTRE UNIDADES TEMÁTICAS: Esportes,
Lutas, Danças, Práticas corporais de aventura. TEMAS INTER CURRICULARES OBJETOS DE CONHECIMENTO TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES Leitura, escrita em movimento. (04/09 a
30/09) Noções Básicas de Primeiros socorros Ginástica de
consciência corporal PILATES) ·
História ·
Tipos
de exercícios ·
Locais
que existem as práticas em Itamaraju. Economia
Meio
Ambiente Ciência
e Tecnologia Saúde Cidadania
e Civismo Territorialidade, identidade étnica e
multiculturalismo no Bicentenário da independência da Bahia. (02/10 a 24/11) Esporte de
rede/parede (VÔLEI) ·
Fundamentos táticos ·
Regras e penalidades ·
Personalidade negras
no esporte. Lutas do
Mundo (MUAY
THAI) ·
Regras ·
Benefícios ·
História
de atletas itamarajuenses que representam a cidade em competições. Dança de salão (FORRÓ) ·
História ·
Origem ·
Elementos
constitutivos: forma, espaço e tempo ·
O
forró e a tradição em Itamaraju Práticas
corporais de aventura na natureza (TRILHA) ·
Equipamentos de segurança e instrumentos ·
Superação
e desafios ·
Benefícios Multiculturalismo Saúde Meio
Ambiente Cidadania
e Civismo HABILIDADES (EF89EF34BA) Identificar quais as primeiras providências a serem
tomadas em situações de
emergência e urgência. (EF09EF12IT) Conhecer a
história e os movimentos básicos do pilates e os locais existentes na cidade
de Itamaraju que realizam essa prática. (EF89EF01) Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro
e técnico) e fruir os esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e
combate, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. (EF89EF02) Praticar um ou mais esportes de rede/parede,
campo e taco, invasão e combate oferecidos pela escola, usando habilidades
técnico-táticas básicas. (EF89EF03) Formular e utilizar
estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos,
tanto nos esportes de campo e taco, rede/parede, invasão e combate
como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica. (EF89EF04) Identificar os elementos técnicos ou
técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras
das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades
esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de
esporte: rede/parede, campo e taco, invasão e combate. (EF89EF06) Verificar locais disponíveis na comunidade para a
prática de esportes e das
demais práticas corporais tematizadas
na escola, propondo e produzindo
alternativas para utilizá-los no tempo livre. (EF09EF01IT) Conhecer e valorizar a história dos atletas do
município, que já atuaram dentro dos esportes. (EF09EF02IT) Compreender as regras e penalidades do esporte de
rede/parede voleibol. (EF09EF16IT) Conhecer a história de atletas que representam a cidade de Itamaraju em
competições. (EF09EF15IT) Conhecer e
diferenciar as regras e golpes do Muay Thai, reconhecendo os seus benefícios.
(EF09EF16IT) Conhecer a
história de atletas que representam a cidade de Itamaraju em competições. (EF89EF14) Discutir estereótipos
e preconceitos relativos às
danças de salão e demais práticas corporais e propor alternativas para sua superação. (EF89EF15) Analisar as
características (ritmos, gestos, coreografias e músicas) das danças de salão,bem como suas transformações históricas e os
grupos de origem. (EF09EF13IT) Vivenciar os
movimentos básicos do forró, diferenciando os seus estilos. (EF09EF14IT) Conhecer sobre a
história do forró relacionando ao contexto local da tradição junina na cidade
de Itamaraju-BA. (EF89EF19) Experimentar e
fruir diferentes práticas corporais de aventura na natureza, valorizando a
própria segurança e integridade física, bem como as dos demais, respeitando o patrimônio
natural e minimizando os impactos de degradação ambiental. (EF89EF20) Identificar
riscos, formular estratégias e observar normas de segurança para superar os desafios na
realização de práticas corporais de aventura na natureza. (EF09EF17IT) Analisar os
cuidados com a hidratação e alimentação do corpo antes, durante e após a
prática corporal de aventura na
natureza (trilha). (EF09EF18IT) Identificar os
benefícios em praticar o esporte de aventura na natureza (trilha). (EF09EF19IT) Experimentar a
prática da trilha em locais
pertencentes a identidade de Itamaraju ou cidade vizinha (Serra Grande, Guaíra, Museu
das Baleias, dentre outros locais da área
territorial). FAIR PLAY E ÉTICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS ESPECÍFICOS ·
Refletir
sobre as próprias ações e identificar o fair play no seu dia a dia. ·
Trabalhar
os valores do Fair Play no esporte através do futebol. OBSERVAÇÕES: As habilidades a serem desenvolvidas aparecem por ordem de objetos
de conhecimentos trabalhados.
O processo de avaliação se dará através conceitos de
acordo a Resolução CMEI Nº 001/2022, aprovada pelo Conselho Municipal de
Educação em 19/05/2022, disposto no capítulo VI sobre o Ensino Fundamental
Anos Iniciais e Anos Finais.
Art. 35-Usar-se-à no Ensino Fundamental anos iniciais e
finais, conceitos como instrumento de registro, com o intuito de informar os
resultados obtidos no processo de ensino aprendizagem.
I-Constituição dos seguintes conceitos para fins de atividades
avaliativas:
S-SATISFATÓRIO: O aluno alcançou os objetivos determinados pelo
componente curricular, em relação às atividades avaliativas, assim como
inerentes aos blocos/anos que está inserido.
PS-PARTICALMENTE
SATISFATÓRIO: O aluno alcançou em nível médio em relação
aos objetivos determinados para o componente curricular, inerentes aos
blocos/anos que está inserido, assim como, em relação à atividade avaliativa
desenvolvida, porém precisa aperfeiçoar o seu resultado.
NS-NÃO
SATISFATÓRIO: Aplicar-se-á quando o aluno não alcançou
resultados satisfatórios em relação aos objetivos propostos pelo professor em
determinadas atividades avaliativas dos componentes curriculares, assim como,
inerentes aos blocos/anos que está inserido.
Art. 36- Nos anos finais do Ensino
Fundamental será promovido para o ano seguinte o aluno que até o terceiro trimestre
atingir os conceitos PS e S. Caso não atingir esses dois conceitos será submetido
à recuperação final.
Jogos
de tabuleiro e mesa
Meio ambiente
Leitura, escritaem movimento.
(07/08 a 01/09
Saúde
Multicultarismo
·
Trabalhar valores através do fair play no esporte e na
vida.
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