9º ano - XV Sequência didática

 

XV SEQUÊNCIA DIDÁTICA – MATEMÁTICA

 

Tema intercurricular: Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais.

Tema integrador: Educação para a Diversidade em Direitos Humanos

 

Unidade Temática: Álgebra

Objetos de Conhecimentos: Funções

Ano:                   Período: 22/11 a 03/12/2021                                  Nº de Aulas: 10

HABILIDADES

 

(EF09MA06) Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

 

1.Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho

 

6. Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados).

COMPETÊNCIAS GERAIS

 

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

 

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.
Imaginação criativa: Ser capaz de gerar novas maneiras de pensar e agir por meio da experimentação, brincadeira, aprender com seus erros.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana: 22 a 26/11/2021

 

1ª e 2ª aulas: Noção de função

 

1º momento

● Apresentar a situação abaixo:

 

                                                                                           Suponha que exista uma máquina que aceita na entrada números

                                                                                           naturais e como saída é produzido o triplo desses números.

                                                                           O número que sai depende do número que entra. Assim, a

                                                                           máquina representa uma função ƒ que, a partir de x, produz y.

                                                                           Também pode ser dito que representa uma função ƒ que

                                                                           transforma cada número x em um número y tal que y = 3x .

 

 

Assim:

Entra                  Sai

1                                        3

2                                        6

3                                        9

4                                        12

 

2º momento

● Pedir que um aluno ou aluna leia o 1º e 2º parágrafo da página 122 e fazer comentários sobre os alimentos ricos em proteínas e a função da proteína em nosso organismo.

● Reproduzir a tabela do livro:

Quantidade de ovos

1

2

3

4

5

6

7

8

9

Massa de proteína (g)

6,5

13

19,5

26

32,5

39

?

?

?

● Fazer os cálculos e solicitar que os alunos encontrem a massa equivalente a 7, 8, 9... ovos

● Esclarecer que x é a variável independente e y é a variável dependente

● Orientar para ver o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=aKaMQwvwnR4 e fazer a atividade 1 (anexo).

 

3ª e 4ª aulas: Noção de função

 

1º momento

● Comentar sobre o vídeo, apresentar exemplos semelhantes e corrigir a atividade 1 (anexo).

 

2º momento

● Apresentar a definição de função de acordo as orientações didáticas da página 123:

Uma função f é uma lei associa casa elemento x em um conjunto D exatamente a um elemento f(x), em conjunto E.

 ● Pedir que os alunos acompanhem as orientações da página 123, considerando o problema da página 122

F(x) = 6,5 x

● Propor a leitura do problema da página 124 e solicitar que os alunos construam uma tabela para apresentar a quantidade de água no tanque g(x) em função do tempo x, em minutos.

● Orientar para ver o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=72q6cBnmLvQ e fazer as atividades das páginas 124 e 15

 

5ª aula:

 

Único momento

● Comentar sobre o vídeo e corrigir as atividades das páginas 124 e 15

● Solicitar que vejam o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=6IxgutOWwlU

 

Segunda semana: 29 e 30/11 a 03/12/2021

 

6ª e 7ª aulas: Gráfico de uma função

 

1º momento

● Com exemplos relembrar Plano Cartesiano.

● Comentar sobre escalas de temperatura, de acordo a página 127.

 

2º momento

● Apresentar o exemplo da página 127, fazendo os cálculos de acordo a solicitação do exemplo apresentado:

f(x) = 1,8x + 32

f(x) = 20

f(x) = 10

f(x) = 0

f(x) = -10

f(x) = - 20

f(x) = - 30

 

● Construir o gráfico com os resultados obtidos

● Apresentar o exemplo g(x) = 2x – 3 seguindo as orientações da página 128.

● Orientar para fazer as atividades das páginas 129 e 130.

 

 

8ª aula: Funções – Revisão

 

● Corrigir as atividades das páginas 129 e 130

 

9ª e 10ª aula: Funções – Revisão

 

1º momento

 

● Apresentar o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=-EnodYhcQw4 e https://www.youtube.com/watch?v=6CtKXNmIScI

 

2º momento

● Fazer comentários sobre o vídeo.

● Apresentar exemplos de acordo aos exemplos dado no vídeo e do livro.

● Orientar para fazer a atividade 2 (anexo).

 

RECURSOS:(X ) Livro didático;  ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: 122 a 130

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:

 

Professor: _______________________________ Escola: ________________________________

Referências

https://fernandobatista89.files.wordpress.com/2012/11/reproducao-sp-matematica-1-unidade-2-capitulo-4.pdf

 

Cuidado colegas, não passe os gabaritos para os alunos

ANEXOS

Atividade 01

1º) Na tabela a seguir, o preço do combustível está em função do volume do abastecimento.

 

Volume (em litros)

Preço (em R$)

5

12,50

10

25,00

15

37,50

20

50,00

25

62,50

30

75,00

 

a) Escrever a fórmula que associa o preço do combustível (P) e o volume (V).

 

b) Determinar o valor pago por 7 litros de combustível.

 

c) Determinar o volume de combustível que corresponde ao preço de RS 60,00.

 

2º) O perímetro y de um quadrado é dado em função da medida x do lado segundo a lei y = 4x. Nessas condições:

a)       Organize um quadro com os valores dessa função para as seguintes medidas x do lado: 5 cm; 7,2 cm; 11 cm e 20,5 cm

 

 

 

Atividade 02

1º) Dada a função do 1º grau f(x) = 1 – 5x, determine:

a) f(0)
b) f(-1)
c) f(8)
d) f(10)
g) f(12)

h) f(0)

i) f(-1)

 

2º) Faça o gráfico das funções definidas por:

 

Gabarito

Atividade 1

1º)

a) O preço referente a 1 litro de combustível é  = 2,5. Portanto, a fórmula que relaciona o preço do combustível com o volume é P =2,5 . V

b) Basta substituir V por 7 na fórmula P = 2,5 . V. Portanto P = 2,5 . 7  P = 17,5. O valor pago por 7 litros de combustível é R$17,50.

c) Para determinar o volume de combustível correspondente ao preço de R$ 60,00 é preciso substituir P= 60 na fórmula P = 2,5 . V. Portanto, 60 = 2,5 . V  V = 24 . O preço de R$ 60,00 corresponde a 24 litros de combustível.

 

2º)

x

Y =4x

5 cm

20 cm

7,2 cm

28,8 cm

11 cm

44cm

20, 5 cm

42 cm

 

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