XV
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – MATEMÁTICA |
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Tema intercurricular: Pluralismo
Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões
étnicas e culturais. Tema
integrador: Educação para a Diversidade em Direitos Humanos |
Unidade Temática: Álgebra |
Objetos de Conhecimentos: Funções |
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Ano: 9º Período: 22/11 a 03/12/2021 Nº
de Aulas: 10 |
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HABILIDADES |
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(EF09MA06)
Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas
variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse
conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas
variáveis. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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1.Reconhecer
que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações
de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência
viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e
para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do
trabalho 6. Enfrentar situações-problema em
múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente
relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e
sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens
(gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e
outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados). |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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7. Argumentar com
base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e
defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam
os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em
âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao
cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta |
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento;
Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
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ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
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Primeira semana: 22 a 26/11/2021 1ª e 2ª aulas: Noção de função 1º momento ● Apresentar
a situação abaixo:
Suponha que exista uma máquina que aceita na entrada números
naturais e como saída é produzido o triplo desses números.
O número que sai depende do número que entra. Assim, a
máquina representa uma função ƒ que, a partir de x, produz y.
Também pode ser dito que representa uma função ƒ que
transforma cada número
x em um número y tal que y = 3x . Assim: Entra Sai 1
3 2
6 3
9 4
12 2º momento ● Pedir que um aluno ou aluna leia o 1º e 2º
parágrafo da página 122 e fazer comentários sobre os alimentos ricos em proteínas
e a função da proteína em nosso organismo. ● Reproduzir a tabela do livro:
● Fazer os cálculos e solicitar que os alunos
encontrem a massa equivalente a 7, 8, 9... ovos ● Esclarecer que x é a variável independente e y é
a variável dependente ● Orientar para ver o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=aKaMQwvwnR4 e fazer a atividade 1 (anexo). 3ª e 4ª aulas: Noção de função 1º momento ● Comentar sobre o vídeo, apresentar exemplos
semelhantes e corrigir a atividade 1 (anexo). 2º momento ● Apresentar a definição de função de acordo as
orientações didáticas da página 123: Uma função f é
uma lei associa casa elemento x em um conjunto D exatamente a um elemento
f(x), em conjunto E. ● Pedir que
os alunos acompanhem as orientações da página 123, considerando o problema da
página 122 F(x) = 6,5 x ● Propor a leitura do problema da página 124 e
solicitar que os alunos construam uma tabela para apresentar a quantidade de
água no tanque g(x) em função do tempo x, em minutos. ● Orientar para ver o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=72q6cBnmLvQ e fazer as atividades das páginas 124 e 15 5ª aula: Único momento ● Comentar sobre o vídeo e corrigir as atividades
das páginas 124 e 15 ● Solicitar que vejam o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=6IxgutOWwlU Segunda semana: 29 e 30/11 a 03/12/2021 6ª e 7ª aulas: Gráfico de uma função 1º momento ● Com exemplos relembrar Plano Cartesiano. ● Comentar sobre escalas de temperatura, de acordo
a página 127. 2º momento ● Apresentar o exemplo da página 127, fazendo os
cálculos de acordo a solicitação do exemplo apresentado: f(x)
= 1,8x + 32 f(x)
= 20 f(x)
= 10 f(x)
= 0 f(x)
= -10 f(x) = - 20 f(x) = - 30 ● Construir o gráfico com os resultados obtidos ● Apresentar o exemplo g(x) = 2x – 3 seguindo as
orientações da página 128. ● Orientar para fazer as atividades das páginas
129 e 130. 8ª aula: Funções – Revisão ● Corrigir as atividades das páginas 129 e 130 9ª e 10ª aula: Funções – Revisão 1º momento ● Apresentar o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=-EnodYhcQw4 e https://www.youtube.com/watch?v=6CtKXNmIScI 2º momento ● Fazer comentários sobre o vídeo. ● Apresentar exemplos de acordo aos exemplos dado no
vídeo e do livro. ● Orientar para fazer a atividade 2 (anexo). |
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RECURSOS:(X ) Livro
didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X)
Vídeo; (X
) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( x)
Outros: celular, notebook; |
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AVALIAÇÃO:( ) Prova;
( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: 122 a 130 ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
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Professor: _______________________________ Escola: ________________________________
Referências
Cuidado
colegas, não passe os gabaritos para os alunos
ANEXOS
Atividade
01
1º) Na tabela a
seguir, o preço do combustível está em função do volume do abastecimento.
Volume (em litros) |
Preço (em R$) |
5 |
12,50 |
10 |
25,00 |
15 |
37,50 |
20 |
50,00 |
25 |
62,50 |
30 |
75,00 |
a) Escrever a fórmula
que associa o preço do combustível (P) e o volume (V).
b) Determinar o valor
pago por 7 litros de combustível.
c) Determinar o
volume de combustível que corresponde ao preço de RS 60,00.
2º) O perímetro y de
um quadrado é dado em função da medida x do lado segundo a lei y = 4x. Nessas
condições:
a)
Organize
um quadro com os valores dessa função para as seguintes medidas x do lado: 5
cm; 7,2 cm; 11 cm e 20,5 cm
Atividade
02
1º) Dada a função do 1º grau f(x) = 1 –
5x, determine:
a) f(0)
b) f(-1)
c) f(8)
d) f(10)
g) f(12)
h) f(0)
i) f(-1)
2º) Faça
o gráfico das funções definidas por:
Gabarito
Atividade
1
1º)
a) O preço referente a 1 litro de
combustível é = 2,5. Portanto, a fórmula que relaciona o
preço do combustível com o volume é P =2,5 . V
b) Basta substituir V por 7 na fórmula P =
2,5 . V. Portanto P = 2,5 . 7 P = 17,5. O valor pago por 7 litros de
combustível é R$17,50.
c) Para determinar o volume de combustível
correspondente ao preço de R$ 60,00 é preciso substituir P= 60 na fórmula P =
2,5 . V. Portanto, 60 = 2,5 . V V = 24
.
O preço de R$ 60,00 corresponde a 24 litros de combustível.
2º)
x |
Y =4x |
5 cm |
20 cm |
7,2 cm |
28,8 cm |
11 cm |
44cm |
20, 5 cm |
42 cm |
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