XI
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – MATEMÁTICA |
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Tema intercurricular: “Leitura
e escrita em movimento: Itamaraju em foco” Tema
integrador: Escrita e contextualização em Matemática |
Unidade Temática: Álgebra |
Objetos de Conhecimentos: Equações do 2º grau; Descritores da
Prova Brasil |
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Ano: 9º Período: 20/09 a 01/10/2021 Nº de Aulas: 10 |
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HABILIDADES |
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(EF09MA09).
Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em
suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas
que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau... |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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2.Reconhecer que a Matemática é uma ciência
humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em
diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para
solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas
e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho. 4.
Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos
presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar,
representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e
avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes. 7.
Desenvolver e/ou discutir projetos que abordem, sobretudo, questões de
urgência social, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e
solidários, valorizando a diversidade de opiniões de indivíduos e de grupos
sociais, sem preconceitos de qualquer natureza. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação
de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas
sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar
informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências
culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem
entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas
ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade. |
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento;
Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana: 20 a 24/09/2021 1ª e 2ª aulas: Equações do 2º grau – Revisão de equações completas e
incompletas 1º momento ● Apresentar o vídeo https://geekiegames.geekie.com.br/aulas/matematica/equacao-do-2o-grau-54d8fe58ec4a4e001618721b
em tempo real (na aula presencial ou online) 2º momento ● Apresentar novos exemplos e resolvê-los
enfatizando os passos a serem seguidos na resolução das equações ● Orientar para fazer a atividade 01 (anexo). 3ª e 4ª aulas: Equações do 2º grau – Itamaraju em pauta 1º momento ● Corrigir a atividade 01 (anexo). 2º momento ● Fazer questionamentos sobre Itamaraju - Significado do nome - Outros nomes que teve - Bairros - Municípios vizinhos - Prefeito atual e anteriores - Comércio - Etc ● Orientar a responder a atividade 2 (anexo). 5ª aula: Único momento ● Corrigir a atividade 2 Segunda semana: 27 a 01/10/2021 6ª e 7ª aulas: Descritores da Prova Brasil – D1; D2; D3; D4 e D5 1º momento ● Falar do INEP, da Prova Brasil, da importância
do aluno em fazer essa avaliação, da evidência da escola e do município,
outros. ●Esclarecer que é através dos descritores que se consegue
averiguar quais conhecimentos os estudantes se apropriaram. ● Se possível apresentar o gráfico com os dados do
INEP da sua escola ● Incentivar os alunos para dedicar aos estudos e
fazer bonito pela escola 2º momento ● Apresentar os 5 primeiros descritores,
descrevendo-os, apresentando exemplos Descritor 1 - D1 –
Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras
representações gráficas. Descritor 2 - D2 -
Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e
tridimensionais, relacionando-as com suas planificações. Descritor 3 - D3 –
Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e
ângulos. Descritor 4 - D4 –
Identificar relação entre quadriláteros, por meio de suas propriedades. Descritor 5 - D5 –
Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro,
da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas
quadriculadas. ● Orientar para fazer a atividade 3 (anexo). 8ª e 9ª aulas: Descritores da Prova Brasil – Continuação 1º momento ● Corrigir a atividade 3. (anexo). 2º momento ●Apresentar os vídeos https://www.youtube.com/watch?v=wnj5lpuud7E e https://www.youtube.com/watch?v=5xEHcjNM2Cg, se parar o vídeo quando achar necessário e fazer
as devidas colocações 10ª aula: Descritores da Prova Brasil – Continuação ● Orientar para fazer a atividade 4 (anexo). Obs.
Colegas vocês encontram os 10 descritores nos vídeos Prova Brasil - 9º ano –
Matemática JEAN DA COSTA PAIVA |
RECURSOS:(X ) Livro
didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X)
Vídeo; (X
) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( x)
Outros: celular, notebook; |
AVALIAÇÃO:( ) Prova;
( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
|
Professor: _______________________________ Escola:
________________________________
Referências
https://beduka.com/blog/exercicios/equacao-do-segundo-grau/
http://www.matematiques.com.br/conteudo.php?id=584
Orientações
sobre o SAEB 2021 https://tutormundi.com/blog/sistema-de-avaliacao-da-educacao-basica-saeb/
Cuidado colegas, não passe as atividades com gabarito para os alunos
ANEXOS
ATIVIDADE 01
1º) RESOLVA AS EQUAÇÕES DE 2º GRAU E
FAÇA A CORRESPONDÊNCIA ENTRE AS COLUNAS
Faça os cálculos e deixe escrito.
Coluna
1
Coluna 2
(A) x² - 5x + 6 = 0 ( ) -7 e +7
( B ) x² - 8x + 12 = 0 ( ) 0 e 9/4
( C ) x² + 2x - 8 =
0 ( ) 5 e -5
(D)x² - 49 = 0 ( ) 2, 6
( E ) x² = 1 ( ) 2, 3
( F ) 2x² - 50 = 0 ( ) 0 e 7
( G ) x² - 7x = 0 ( ) 0 e
-5
( H ) x² + 5x = 0 (
) 1 e -1)
( I ) 4x² - 9x = 0 ( ) 2 e -
4
Gabarito para professores D,
I, F, B, A, G, H, E, C
2º)
Assinale a alternativa correta
Questão 1
As duas
soluções de uma equação do 2° grau são – 1 e 1/3.
Então a equação é:
a) 3x² – x – 1 = 0 b) 3x² + x – 1 = 0
c) 3x² + 2x – 1 = 0 d) 3x² – 2x – 2 = 0
Questão -
A
maior raiz da equação – 2x² + 3x + 5 = 0 vale:
a) – 1 b) 1
c) 2 d) 2,5
Gabarito para professores Questão
1 –Alternativa c) 3x² + 2x – 1
= 0 Questão 2 –Alternativa correta: d) 2,5
ATIVIDADE 02
1°) Para descobrir o que se pede, resolva as equações e
complete com as letras da tabela, de acordo aos resultados obtidos e descubra
curiosidades de Itamaraju. Faça os cálculos e deixe
escrito.
Resposta |
-1 e 5 |
-3 e 4 |
1 e 5 |
0 e 7/2 |
0 e 4 |
0 e 5 |
5 e - 8 |
1/3 e -1/2 |
-1 e 5 |
-1 e -4 |
Letra |
A |
B |
C |
D |
E |
F |
I |
J |
M |
N |
- 2 e -
3 |
3 e - 3 |
3
e 4 |
-6 e 5 |
- 3 e 4 |
O |
R |
S |
T |
* |
2x² = 7x |
x² + 5x + 6=0 |
x(x+3) –40 = 0 |
x² -7x + 12 = 0 |
-x² + x + 12 =0 |
|
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|
|
|
x(x+3) –40=0 |
5(x² -1) = 4(x² +1) |
x² - 4x - 5 =0 |
x²- 4x-5 =0 |
x² + 5x
+ 6 =0 |
x² - 7x + 12 =0 |
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a)
A frase é .............................................................................................................................
b)
O que essa frase representa para Itamaraju?
2x² =8x |
x²-7x+12=0 |
-x² + 6x - 5=0 |
x² + 5x
+ 6 =0 |
x²+5x4=0 |
2x ²= 7 |
x(x +
3) - 40=0 |
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2x² =7x |
x²+5x+6=0 |
|
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c)
A palavra é ...............................................................................................................................
d)
Essa palavra tem algo a ver com nossa cidade?
-x² + x + 12 = 0 |
x²+5x+6=0 |
x² + 5x
+ 4 = 0 |
x(x+3)
–40 =0 |
-2x² +10x = 0 |
x²- 4x-5 =0 |
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-x² + 6x - 5 =0 |
x(x+3)
–40 =0 |
x²+5x+6=0 |
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|
6x² + x - 1 =0 |
x² + 5x
+ 6=0 |
x²- 7x +
12=0 |
2x² = 8x |
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|
2x² = 7x |
x² - 4x - 5 =0 |
x² + 5x + 4 = 0 |
-x² -x+ 30=0 |
x² - 4x - 5 =0 |
x² - 7x + 12 =0 |
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|
e)
Que frase apareceu?
f)
Quem foi esse homem?
GABARITO PARA PROFESSORES
2x² = 7x |
x²+5x+6=0 |
x(x+3)
–40 = 0 |
x²-7x+12
= 0 |
-x²+x+12=0 |
D |
O |
I |
S |
* |
x(x+3)–40=0 |
5(x² -1)=4(x²+1) |
x² - 4x-5 =0 |
x²- 4x-5 =0 |
x²+5x+6
=0 |
x²-7x+12=0 |
I |
R |
M |
à |
O |
S |
2x²=8x |
x²-7x+12=0 |
-x²+6x5=0 |
x²+5x+6=0 |
x²+5x4=0 |
2x²=7 |
x(x+3)-40=0 |
2x²=7x |
x²+5x+6=0 |
E |
S |
C |
O |
N |
D |
I |
D |
O |
-x² + x + 12 = 0 |
x²+5x+6=0 |
x² + 5x
+ 4 = 0 |
x(x+3)
–40 =0 |
-2x² +10x = 0 |
x²- 4x-5 =0 |
B |
O |
N |
I |
F |
A |
-x² + 6x - 5 =0 |
x(x+3)
–40 =0 |
x²+5x+6=0 |
C |
I |
O |
6x² + x - 1 =0 |
x²+5x+6=0 |
x²-7x+12=0 |
2x² = 8x |
J |
O |
S |
E |
2x²=7x |
x²- 4x-5 =0 |
x² + 5x + 4 = 0 |
-x² -x+ 30=0 |
x²- 4x-5 =0 |
x²-7x+12=0 |
D |
A |
N |
T |
A |
S |
ATIVIDADE 03
D1 - Identificar a localização e movimentação
de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas 1) (PAEBES). João
e Pedro utilizaram uma malha quadriculada para construir um tabuleiro de
“jogo da velha”, no qual as linhas são identificadas por letras, e, as
colunas, por números. Durante uma partida, Pedro decidiu começar o jogo pela
casa destacada em cinza. Quais são as coordenadas da casa na qual Pedro começou
o jogo? A) F2. B) F3. C) G1. D) G3.
2) (SAEPI). No jogo de xadrez utiliza-se um tabuleiro composto por
oito colunas e oito linhas. A figura abaixo, representa um tabuleiro desse
jogo, onde as colunas estão classificadas de F a M e as linhas numeradas de 1
a 8. Qual é a posição da peça nesse
tabuleiro? A) F4. B) H5. C) H6. D) K6. ------------------------------------------------------------------ 3) (SAEGO). No quarto de Fernando tem uma estante de nichos
para carrinhos, onde cada nicho pode ser |
localizado por uma linha e uma coluna
conforme o desenho abaixo. Arrumando essa estante,
Fernando colocou seu carrinho favorito no nicho cuja posição é 2Q. Qual é o carrinho favorito de
Fernando? ------------------------------------------------------------------ 4) (SPAECE).
No mapa abaixo, encontram-se representadas as ruas do bairro onde Mariana
mora. Mariana informou que mora numa rua entre as avenidas A
e B e entre as ruas do hospital e da locadora. Mariana mora na: (A) Rua 4. (B) Rua 5. (C) Rua 7. (D) Rua 9. ------------------------------------------------------------------------ 5) (Prova
Brasil). Num tabuleiro de xadrez, jogamos com várias peças que se movimentam
de maneiras diferentes. O cavalo se move para qualquer casa que possa
alcançar com movimento na forma de “L”, de três casas. Na figura abaixo, os
pontos marcados representam as casas que o cavalo pode alcançar, estando na
casa d4. |
Dentre as casas que o cavalo poderá alcançar, partindo da casa f5 e fazendo uma única
jogada, estão: (A) g3 ou d6 (B) h5 ou f3 (C) h7 ou d7 (D) d3 ou d7 ------------------------------------------------------------------------ 6) Observe
abaixo a representação de parte do mapa de uma cidade planejada. Mário saiu da praça central e, orientando-se por esse
mapa, caminhou 4 quadras na direção oeste e, depois, 2 quadras na direção
norte. Diante do exposto acima, aonde Mário parou: a) Posto de saúde. b) Farmácia. c) Posto de gasolina. d) Escola. D2 - Identificar propriedades comuns e diferenças
entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com suas
planificações. Uma
possível planificação desse sólido é ------------------------------------------------------------------ 4) (Prova
Brasil). Observe as figuras abaixo: Entre elas, a planificação de uma caixa em forma de
cubo é a figura; (A) A (B) B (C) C (D) D ---------------------------------------------------------------------- 5) Uma
embalagem tem o formato de um cubo, como mostra a figura abaixo: Uma
possível planificação desta embalagem é A)
I B) II C) III D) IV ------------------------------------------------------------------- 2) (SAEP).
Observe o triângulo EFG abaixo, retângulo em F. Quanto mede o ângulo x desse triângulo? A) 30º
B) 60º
C) 90º D)
120º ------------------------------------------------------------------- 3) (SAEP 2013). Observe a figura abaixo. A afirmativa correta é (A) (B) AD e BE são concorrentes. (C) (D) BC e EC são paralelos. ------------------------------------------------------------------- 4) (SAEP
2013). Na figura abaixo, o valor de X é (A) 45° (B) 55° (C) 35° (D) 65° 3) (Saerjinho).
João passa horas brincando de aviões de papel que constrói. Sua avó, sabendo
disso, deu-lhe uma folha de papel medindo 60cm por 40cm conforme a figura
abaixo. João ficou muito feliz com a surpresa e, para
aproveitar melhor o papel resolveu dividir a folha em 4 partes iguais
mantendo a semelhança com a folha que ganhou. Dessa forma, João ficou com 4 folhas de tamanho ------------------------------------------------------------------- 4) (Saerjinho).
Um quadrilátero possui as seguintes características: * Todos os ângulos tem a mesma medida. * Todos os lados tem a mesma medida. * suas diagonais tem a mesma medida e são
perpendiculares. Esse quadrilátero é o A) losango B) quadrado C) retângulo D) trapézio ------------------------------------------------------------------- 5) (Saerjinho).
Na malha quadriculada abaixo estão representados quatro quadriláteros. Nessa malha, os trapézios estão representados pelas
figuras A) 1 e 2. B) 1 e 3. ------------------------------------------------------------------ 3) (Prova
Brasil). Observe a figura abaixo. Considere o lado de cada quadradinho como unidade de
medida de comprimento. Para que o perímetro do retângulo seja reduzido à
metade, a medida de cada lado deverá ser (A) dividida por 2. (B) multiplicada por 2. (C) aumentada em 2 unidades. (D) dividida por 3. ------------------------------------------------------------------ 4) Uma torre
de comunicação está representada na figura abaixo. Para construir uma miniatura dessa torre que tenha
dimensões 8 vezes menores que a original, deve-se: |
) (SAEPE).
Observe o sólido apresentado abaixo. Uma planificação da superfície desse sólido está
representada em ------------------------------------------------------------------ 2) (Prova
Brasil). É comum encontrar em acampamentos barracas com fundo e que têm a
forma apresentada na figura abaixo. Qual desenho representa a planificação dessa barraca? ------------------------------------------------------------------ 3) (Prova
Brasil). O desenho abaixo representa um sólido.
------------------------------------------------------------------ 6) A fazer um molde de um copo, em cartolina,
na forma de cilindro de base circular qual deve ser a planificação do
mesmo. ------------------------------------------------------------------------ D3 - Identificar propriedades de triângulos pela
comparação de medidas de lados e ângulos 1) (SAEPE).
Observe os triângulos abaixo. Qual desses triângulos é equilátero? 5) (SAEP
2013). Na figura abaixo há dois triângulos semelhantes. As figuras não estão
desenhadas em escala. A medida do lado AB é: (A) 12,5 cm (B) 9 cm (C) 4,5 cm (D) 13,5 cm ------------------------------------------------------------------- 6) (SAEP 2013). Observe as figuras. Quanto aos lados das figuras acima podemos afirmar que
os triângulos são respectivamente (A) escaleno, equilátero, isósceles. (B) retângulo, equilátero, isósceles. (C) acutângulo, equilátero, obtusângulo. (D) isósceles, escaleno, equilátero. ------------------------------------------------------------------------ D4 - Identificar relação entre quadriláteros por
meio de suas propriedades 1) (Saerjinho).
Isabel ampliou uma fotografia de 3cm de largura por 4cm de comprimento. O
único par de medidas que podem corresponder as da foto ampliada é: A) 6 cm de largura e 7 cm de comprimento. B) 7 cm de largura e 8 cm de comprimento. C) 9 cm de largura e 10 cm de comprimento. D) 12 cm de largura e 16 cm de comprimento. ------------------------------------------------------------------- 2) (Saerjinho).
Observe os retângulo e as medidas de seus lados. Qual é o par de retângulo semelhantes? A) I e IV B) II e III C) II e IV D) III e IV C) 2 e 3. D) 2 e 4. ------------------------------------------------------------------- 6) (Saerjinho).
Observe os quadriláteros abaixo. Dentre eles, são paralelogramos as figuras de números A) 2, 3 e 6. B) 1, 4 e 5. C) 2, 3 e 5 D) 1, 4 e 6. ------------------------------------------------------------------- D5 - Reconhecer a conservação ou modificação de
medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras
poligonais usando malhas quadriculadas 1) (SEAPE).
Carla utilizou um molde com formato de um trapézio para fazer um ladrilho de
argila conforme representado no desenho abaixo. A área do ladrilho de argila em relação à área do molde
é A) a metade. B) a quarta parte. C) o dobro. D) o quádruplo. ------------------------------------------------------------------ 2) Veja o
quadrilátero MNPQ desenhado na malha quadriculada abaixo: O quadrilátero semelhante ao quadrilátero MNPQ é: (A) multiplicar as dimensões da original por 8. (B) dividir as dimensões da original por 8. (C) multiplicar as dimensões da original por 4. (D) dividir as dimensões da original por 4. ------------------------------------------------------------------ 5) A figura
abaixo mostra o projeto original da árvore de natal da cidade em que Roberto
mora. Como consideraram a árvore muito grande, fizeram um novo projeto, de
modo que suas dimensões se tornaram 2 vezes menores que as do projeto
original. Para o novo projeto, as dimensões foram: (A)
multiplicadas por 2. (B) divididas por 2. (C)
subtraídas em duas unidades. (D) divididas
por 4. -------------------------------------------------------------------- 6) Na figura abaixo,
a área colorida representa o total da lavoura do Sr. Domingos em hectares.
Esse agricultor devido às perdas na lavoura com as instabilidades climáticas
e as pragas decidiu reduzir a área cultivada de sua lavoura para a próxima
safra pela metade. Diante do enunciado, deve-se: (A) multiplicar a área inicial por 4; (B) dividir a área inicial por 4; (C) multiplicar a área inicial por 2; (D) dividir a área inicial por 2; |
ATIVIDADE 04
D6- Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando
ângulos retos e não retos 1)
(PAEBES). Observe, na malha quadriculada abaixo, o caminho que Luana faz para
ir de sua casa até a escola. Nesse caminho, ela muda de direção 4
vezes e essas mudanças de direção foram representadas pelos ângulos α, β, γ e
δ. Qual desses ângulos é um ângulo reto? A) α B) β C) γ D) δ ----------------------------------------------------------------------- 2)
(PAEBES). Para entrar em uma agência bancária, as pessoas devem passar por
uma porta giratória, que funciona no sentido anti-horário. Maurício adentrou
nessa porta giratória, conforme representado no desenho abaixo. Qual é a posição de Maurício após a
porta dar um giro de meia-volta? ----------------------------------------------------------------------- 3) (SAEMS).
Com o objetivo de treinar um cão durante os passeios, um adestrador montou um
circuito. Esse circuito está representado no desenho abaixo. 5) (Prova Brasil). Os 2 ângulos formados pelos ponteiros de um
relógio às 8 horas medem (A) 60° e 120° (B) 120° e 160° (C) 120° e 240° (D) 140° e 220° --------------------------------------------------------------------- 6) (Prova
Brasil). Para chegar à escola, Carlos realiza algumas mudanças de direção
como mostra a figura a seguir: As mudanças de direção que formam
ângulos retos estão representadas nos vértices: (A) B e G. (B) D e F. (C) B e E. (D) E e G. -------------------------------------------------------- D7 - Reconhecer
que as imagens de uma figura construída por uma transformação homotética são
semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou não
se alteram 1)
(Saerjinho). Os retângulos I e II da imagem abaixo são semelhantes e o fator
de ampliação é 3. Veja Qual é o valor do comprimento x no
retângulo II? A) 10 B) 15 C) 21 D) 24 A) 5
B) 2 C) D) ----------------------------------------------------------------------- 5) (SAEP
2014). Ao incidir um facho de luz sobre um anteparo na forma do retângulo
ABCD, foi projetada em uma parede uma silhueta na mesma forma, porém
ampliada. Observando a malha quadriculada, o que ocorreu
após a ampliação foi que (A) as medidas dos lados foram
aumentadas em duas vezes. (B) o perímetro foi quadruplicado. (C) a razão de semelhança é igual a 3. (D) a área foi triplicada. ----------------------------------------------------------------------- 6) (Prova
Brasil). A professora desenhou um triângulo, como no quadro abaixo. Em seguida, fez a seguinte pergunta: ––
"Se eu ampliar esse triângulo 3 vezes, como ficarão as medidas de seus
lados e de seus ângulos?" Alguns alunos responderam: Fernando: –– “Os lados terão 3 cm a mais cada um. Já os
ângulos serão os mesmos.” Gisele: –– “Os lados e ângulos terão suas medidas
multiplicadas por 3.” Marina: –– “A medida dos lados eu multiplico por 3 e
a medida dos ângulos eu mantenho as mesmas.” Roberto: –– “A medida da base será a mesma (5cm), os
outros lados eu multiplico por 3 e mantenho a medida dos ângulos.” Qual dos alunos acertou a pergunta da
professora? (A) Fernando (B) Gisele (C) Marina (D) Roberto 5) Qual é a medida de cada ângulo
interno do hexágono regular? (A) 60° (B) 108° (C) 120° (D) 135° ------------------------------------------------------------------- 6) Carla
desenhou um polígono regular de oito lados. Qual é a soma dos ângulos internos do
octógono regular? (A)
1080°. (B)
900°. (C)
720°. (D)
540°. ------------------------------------------------------------------- D9 - Interpretar informações apresentadas por meio de
coordenadas cartesianas 1) (SAEPE).
Um mostruário de acessórios de uma loja é composto por pequenos nichos que
são identificados por um referencial de linhas e colunas conforme
representado no desenho abaixo. Quais as coordenadas de A, B e C,
respectivamente, no gráfico? (A) (1, 4), (5, 6)
e (4, 2) (B) (4, 1), (6, 5)
e (2, 4) (C) (5, 6), (1, 4)
e (4, 2) (D) (6, 5), (4, 1)
e (2, 4) ----------------------------------------------------------------------- 5) A figura
abaixo ilustra as localizações de alguns pontos no plano. João sai do ponto X, anda 20 m para a
direita, 30 m para cima, 40 m para a direita e 10 m para baixo. Ao final do trajeto, João estará no
ponto: (A) A (B) B (C) C (D) D ----------------------------------------------------------------------- 6) (Prova
Brasil). Os vértices do triângulo representado no plano cartesiano abaixo
são: (A)
A(5, -2); B(1, -3) e
C(4, 3) (B)
A(2, -5); B(-3, -1) e
C(3, -4) (C)
A (-2, 5); B(-3, 1) e
C(3, 4) (D)
A(-3, 0); B(-2, 0) e C(3, 0) Considerando essa rua plana, a distância, em metros, entre o
carro e observador, nesse momento, é A) 20. B) 28. C) 96. D) 400. ----------------------------------------------------------------------- 4)
(SAEGO). Observe abaixo o esquema de uma rampa inflável para um parque
infantil. Essa rampa possui o formato de um prisma reto de base triangular. De acordo com esse desenho, qual é a medida do comprimento dessa
rampa inflável? A) 5 m B) 7 m C) 14 m D) 25 m ----------------------------------------------------------------------- 5) (evaluacioneducativa).
Observe a figura abaixo que representa uma escada apoiada em uma parede que
forma um ângulo reto com o solo. O topo da escada está a 7 m de altura, e seu
pé está afastado da parede 2 m. |
Durante o treinamento, o cão dá várias
voltas completas nesse circuito partindo do início e seguindo em direção ao
ponto S. Em quais pontos destacados nesse
desenho a mudança de direção do cão, durante uma volta, corresponde a um
ângulo reto? A) P e R. B) Q e S. C) S e T. D) T e V. ----------------------------------------------------------------------- 4) (SAEGO).
Observe a figura abaixo: Se realizarmos um giro de 90º nessa
figura, no sentido horário, a figura que encontraremos será: ----------------------------------------------------------------------- ----------------------------------------------------------------------- 2)
(Saerjinho). O quadrilátero P'Q'R'S' é uma projeção do quadrilátero PQRS. O segmento PS = 6, e o segmento P'S' =
15. A razão entre o lado P'S' e o lado PS é ----------------------------------------------------------------------- 3)
(Saerjinho). Observe o desenho abaixo, em que o triângulo EFG é semelhante ao
triângulo HIJ. A razão de semelhança entre os
triângulos HIJ e EFG é A) 1,5 B) 2,5 C) 7,5 D) 12,5 ----------------------------------------------------------------------- 4) (SAEPE).
A figura abaixo mostra a ampliação da bandeira do
Brasil. Qual é a razão de
semelhança dessa ampliação? D8 - Resolver
problema utilizando a propriedade dos polígonos (soma de seus ângulos
internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos
polígonos regulares) 1)
(SPAECE). Um arquiteto deseja construir um mosaico de ladrilhos. Ele escolheu
um modelo de ladrilho com o formato de um pentágono regular, porém devido à
medida dos ângulos internos desse polígono, ele precisou de ladrilhos de
outros formatos para compor esse mosaico.
A medida do ângulo interno do ladrilho
de formato pentagonal regular é A) 108°. B) 180°. C) 360°. D) 540°. ------------------------------------------------------------------- 2)
(SIMAVE). A logomarca de uma empresa é formada por um hexágono regular, um
trapézio retângulo e um quadrado, como mostra a figura abaixo. Quanto mede o ângulo α, indicado nessa
figura? (A) 30° (B) 45° (C) 60° (D) 90° ------------------------------------------------------------------- 3) Um
polígono regular possui a medida do ângulo central igual a 40º. Esse polígono é formado por: (A) 5 lados. (B) 9 lados. (C) 10 lados. (D) 20 lados. ------------------------------------------------------------------- 4) Mário
desenhou quatro polígonos regulares e anotou dentro deles o valor da soma de
seus ângulos internos. Paula comprou nessa loja o acessório
que está no nicho de coordenadas Z2. Qual foi o acessório comprado por Paula
nessa loja? A) Anel. B) Brincos. C) Cordão. D) Pulseira. ----------------------------------------------------------------------- 2) (SAEMS).
Observe os pontos representados no plano cartesiano abaixo. O par ordenado (2, – 1) está
representado nesse plano cartesiano pelo ponto A) Q. B) R. C) S. D) T. ----------------------------------------------------------------------- 3) (Prova
Brasil). No plano cartesiano, abaixo, estão assinalados os pontos P e Q. Quais são as coordenadas dos pontos P e
Q nesse plano cartesiano? (A) P(1, 1) e Q(1, 1) (B) P(1, 0) e Q(0, 1) (C) P(0, 1) e Q(0, 1) (D) P(0, 1) e Q(1, 0) ----------------------------------------------------------------------- 4) Observe
a figura abaixo: D10 - Utilizar relações métricas do
triângulo retângulo para resolver problemas significativos 1)
(PAEBES). Um serralheiro confeccionou um portão no formato retangular com
medidas de comprimento e altura indicadas no desenho abaixo. Para uma melhor
sustentação desse portão, uma viga de aço foi colocada na diagonal desse portão. Qual é a medida do comprimento x da viga desse portão? A) m B) 5 m C) 7 m D) m ----------------------------------------------------------------------- 2)
(SAEPI). Durante a reforma de uma cobertura, a empreiteira responsável
instalou uma rampa de madeira para depositar o entulho da obra diretamente na
caçamba, conforme ilustra o desenho abaixo.
Qual é a medida x do comprimento da madeira utilizada para
construção dessa rampa? A) 10 m B) 14 m C) 50 m D) 100 m ----------------------------------------------------------------------- 3)
(SAEPB). Um observador, da janela de um edifício, avista um carro parado a 12
metros de distância da entrada da portaria do seu prédio, conforme ilustrado
no desenho abaixo. A escada mede, aproximadamente, (A) 5 m. (B) 6,7 m. (C) 7,3 m. (D) 9 m. ----------------------------------------------------------------------- 6) A
figura, abaixo, mostra um portão feito com barras de ferro. Para garantir sua
rigidez, foi colocada uma barra de apoio. Qual a medida dessa barra de apoio? (A) 2,5 m (B) 3,9 m (C) 4,1 m (D) 4,5 m |
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