SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática |
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Tema
intercurricular: As diversas facetas do consumo Tema integrador: Educação Financeira para o consumo Educação Financeira doméstica no consumo de energia elétrica. |
Unidade Temática:
Algébra |
Objetos de Conhecimentos: Expressões algébricas; Equações do 1º grau; Equação do 2º grau |
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Ano: 9º Período: 23/08 a 03/09/2021 Nº de Aulas: 10 |
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HABILIDADES |
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(EF09MA09).
Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em
suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas
que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau... |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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2.Reconhecer
que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações
de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência
viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e
para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do
trabalho. 4.
Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos
presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar,
representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e
avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes. 7.
Desenvolver e/ou discutir projetos que abordem, sobretudo, questões de
urgência social, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e
solidários, valorizando a diversidade de opiniões de indivíduos e de grupos
sociais, sem preconceitos de qualquer natureza. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação
de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas
sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar
informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e
apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as
relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao
exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade. |
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento; Confiança;
Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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Primeira semana: 23 a 27/08/2021 1ª Aula e 2ª Aula –Expressões
algébricas no consumo de energia elétrica 1º momento .
Fazer correção das atividades da página 181 e 182, esclarecendo
possíveis dúvidas 2º momento . Apresentar as informações sobre bandeiras
tarifárias, no livro, nas páginas 78 e 79, solicitar leitura e fazer
questionamentos a respeito: - Qual a principal fonte geração de energia em
nosso país? - O que são fontes alternativa de geração de
energia? E quando são acionadas? - Qual o efeito do acionamento das são fontes
alternativa de geração de energia? - O que entendeu por bandeira tarifária? - É possível reduzir o gasto de energia em casa,
na escola? Como? . Apresentar como calcular o consumo de energia
na bandeira amarela e na bandeira vermelha no patamar 1 e no 2. . Orientar os alunos para averiguar o consumo
quilowatt/hora consumida em casa (ver conta de energia elétrica) e pesquisar
qual a bandeira tarifária vigente no momento. 3ª Aula e 4ª Aula – Expressões algébricas 1º momento . Apresentação do consumo de quilowatt/hora de
alguns alunos e a bandeira tarifária vigente no momento 2º momento . De
acordo as orientações da página 80 apresentar expressões algébricas com
exemplos e definições. Na resolução de
muitos problemas, recorremos às letras para representar números e escrever
simbolicamente expressões matemática. Esta ideia de usar letras para representar
números que variam de acordo a cada situação é muito útil para generalizar
situações do cotidiano. A grande utilidade das expressões
algébricas, nas diversas Ciências, inclusive matemática, é permitir a
substituição de frases extensas por expressões simbólicas:
São as chamadas
expressões algébricas. Dividindo em duas
partes entende-se melhor. Uma é expressão literal, a outra uma expressão
algébrica. Esta distinção serve para melhorar nossas escritas e entender
sobre o uso das diferentes linguagens.
As expressões desse
tipo são usadas com frequência em fórmulas e equações. As letras que
aparecem em uma expressão algébrica são chamadas de variáveis e representam
um valor desconhecido. Os números escritos
na frente das letras são chamados de coeficientes e deverão ser multiplicados
pelos valores atribuídos as letras. As letras são chamadas de parte literal. . Apresentar
exemplos: I - O produto do
dobro de x, pela soma de y mais 1: Resposta: O produto é o resultado da multiplicação. o dobro
é duas vezes, assim temos como resposta , lembre-se de usar os parênteses
para indicar corretamente o produto pedido. II - O valor numérico
de uma expressão algébrica é quando substitui as variáveis (letras) pelo
valor real que ele assume em cada situação. Assim, determine o valor numérico
da expressão, x+3y, quando x= - 2 e y=4 Resposta: como neste caso o valor de x é igual a dois negativos
e o valor de y é igual a quatro positivos, substitui estes valores 3º momento . Orientar
para responder a atividade 1 (anexo) e questão
1 da página 83.
5ª Aula – Expressões algébricas e equação do 1º grau. 1º momento . Correção da atividade 1 (anexo) e questão 1 da página 83,
esclarecendo possíveis dúvidas. . Apresentar o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=bWJrg5DyuMY. E, na medida das explicações da aula no vídeo,
parar o mesmo fazer explicações, apresentar exemplos e assim até o final do
vídeo. 2º momento . Orientar para fazer atividade 2 (anexo). Segunda semana: 30/08 a 03/09/2021 6ª Aula e 7ª Aula – Equação do 2º grau (reconhecer as equações do segundo grau e conceito de equação do segundo grau) 1º momento . Correção da atividade 2 (anexo). 2º momento . Apresentar uma lista de atividades
em que apareçam diferentes tipos de equação para que o aluno liste as que tem
características das equações do segundo grau, completas na forma ax²+bx+c=0
ou incompletas (sugestão: 1ª questão da atividade 3 (anexo). 2º momento .
Relacionar equações com propriedades distributivas e produtos notáveis. Por
exemplo, chamar a atenção que x(x+4) é equivalente a x²+4x e que (x+2)² é
equivalente a x²+4x+4 .
Propor a leitura 92 e 93, relatar a importância dos símbolos nacionais como a
bandeira nacional para o fortalecimento da cidadania e do sentimento de
pertença a um país e uma região geopolítica. .
Reforçar a ideia de que é uma equação completa e uma equação incompleta com a
comparação dos coeficientes (a,b,c) com a equação genérica ax²+bx+c=0. .
Propor a atividade da página 93 .
Orientar para ver o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=OUsvlUqDFbM 8ª Aula e 9ª aula – Equação 2º grau (resolução da equação do segundo grau). 1º momento . Correção da
atividade da página 93 2º momento . Propor leitura da página 94, 95, destacando
as práticas de solução das equações incompletas do segundo grau. .
Criar um debate sobre as dificuldades sobre a leitura das páginas, permitindo
que o aluno destaque os pontos não esclarecidos no texto. . Averiguar
quem viu o vídeo e apresentar exemplos semelhantes. 3º momento .
Propor a atividade 3 (anexo). 10ª Aula - Equação do 2º grau (resolução da equação do segundo grau). 1º momento . Correção da
atividade 3 (anexo). 2º momento . Propor leitura
da página 98,99,100 e 101 comentar e enfatizar o significado das figuras para
decomposição e composição da equação do segundo grau . Orientar
para fazer as atividades da página 102 |
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RECURSOS:
(X ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; (X)
Vídeo; (X
) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( x ) Outros: celular, notebook; |
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AVALIAÇÃO:
( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: 78 a 81e 92 a 102 ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
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Professor:
_______________________________ Escola:
_________________________________________
ANEXO
1º) Escreva uma
expressão algébrica que representa:
a) um número
adicionado a 7: b) o dobro de um número:
c) um número menos 3: d) a terça parte de um número: 1/3.x
e) o triplo de um
número mais 5: f) a soma de dois números diferentes:
(2°) Associe cada
expressão algébrica a uma frase, escrevendo a letra e o símbolo romano correspondentes.
a) 2x+y sobre 3 b) 2.(x+7) c) 3x+y elevado a 4
d) 4x sobre 2 e) x elevado a 2+1
I) O dobro da soma
entre um número e 7
II) A metade do
quádruplo de um número
III) O dobro de um
número mais a terça parte de outro
IV) O triplo de um número
mais outro número elevado a quarta potência
V) O quadrado de um
mais 1
3º) Qual o valor
numérico das expressões:
a) x⁶-m⁴ para x=-1 e m= -2?
b) 2m2 –
5m + 3, para m = 2?
c) a2b
– a3 + b2, para a = –
1 e b = 2?
4º) Informe o valor
numérico da expressão
x3 – 4.x2
+ 5.x – 7, para x = 2 é:
5º) Preencha a
tabela. Veja o modelo.
Termos |
coeficiente |
parte literal |
variáveis |
4ab |
4 |
ab |
a e b |
– 3a4 |
|
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|
b |
|
|
|
3xz |
|
|
|
13ad |
|
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6⁰) Considere a
fórmula: P=a.b²/3 Determine:
a)
O valor de P, se a = 2 e b = -3.
b)
O valor de a, se P = 5 e b = -1.
Atividade 2
1º) Dada a equação
Qual é o
1º membro? Qual é o 2º membro?
Quais são
os termos do 1º membro? Quais são os termos do 2º membro?
Qual o valor de x?
2º) Qual é o número que colocado no lugar
de x, torna verdadeira as sentenças?
3º) Escreva a equação que representa a situação da balança e determine o
valor de x em gramas.
4º) Para cada um dos problemas, escreva a equação do 1º grau, para o
qual esse valor existe e determine o valor de x.
a) O triplo da soma de um numero com quatro e igual a vinte e um. Qual é
esse número?
b) O triplo da diferença de um numero com quatro e igual a vinte e um.
Qual é esse número?
5º) Associe cada sentença à sua linguagem matemática.
Coluna I Coluna
II
( a ) um número
somado com dois é igual a sete ( ) x
– 1 = 4
( b ) um número
menos um resulta em quatro. ( )
x + 2 = 7
6º) Resolva as equações de 1° grau:
a) 𝑥 + 5 = 8
b) 𝑥 − 4 = 3
c) 𝑥 + 6 = 5
d)10 = 𝑥 + 8
e) 15 = 𝑥 + 20
f) 9x – 2 = 4x + 18
g) 2x – 10 + 7x + 10 = 180
h) 7y – 10 = y + 50
i) 4x – 18 + 3x = 10
j) 2x + 5 + x + 7 = 18
k)
5x – 91 = 4x – 77
Atividade 3
1º) Quais das equações abaixo são do 2º grau?
( ) x – 5x + 6 = 0
( ) 2x³ - 8x² - 2 = 0
( ) x² - 7x + 10 = 0
( ) 4x² - 1 = 0
( ) 0x² + 4x – 3 = 0
( ) x² - 7x
2º) Para os coeficientes indicados em cada
item, escreva uma equação do 2º grau na forma
reduzida.
a) a = 2; b = - 3 e c = 8
b) a = - 1; b = 5 e c = 0
c) a = 1; b = - 4 e c = - 5
d) a = 0,3; b = 1,2 e c = - 3
e) a = 6; b = 0 e c = - 54
3º) Indique os coeficientes de cada equação e
classifique-as em completa ou incompleta.
a) a) 2𝑥2
− 6𝑥 − 8
= 0
b) −𝑥2
+ 3𝑥 = 0
c) 1/3𝑥2
+ 0,3𝑥 − 10
= 0
d) 4𝑥2
− 16 = 0
4º) A soma de um numero com o seu quadrado é
90. Calcule esse número.
5º) O quadrado menos o dobro de um número é
igual a -1. Calcule esse número.
6º) O quadrado de um número aumentado de 25 é
igual a dez vezes esse número. Calcule esse
número.
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