9º ano - X Sequência didática

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema intercurricular: As diversas facetas do consumo

Tema integrador: Educação Financeira para o consumo

Educação Financeira doméstica no consumo de energia elétrica.

Unidade Temática: Algébra

Objetos de Conhecimentos: Expressões algébricas; Equações do 1º grau; Equação do 2º grau

Ano:                          Período: 23/08 a 03/09/2021                   Nº de Aulas: 10

HABILIDADES

(EF09MA09). Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau...

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2.Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

 

4. Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.

 

7. Desenvolver e/ou discutir projetos que abordem, sobretudo, questões de urgência social, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários, valorizando a diversidade de opiniões de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.

COMPETÊNCIAS GERAIS

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas

e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.
Imaginação criativa: Ser capaz de gerar novas maneiras de pensar e agir por meio da experimentação, brincadeira, aprender com seus erros.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

Primeira semana: 23 a 27/08/2021

 

Aula e AulaExpressões algébricas no consumo de energia elétrica

 

1º momento

. Fazer correção das atividades da página 181 e 182, esclarecendo possíveis dúvidas

 

2º momento

. Apresentar as informações sobre bandeiras tarifárias, no livro, nas páginas 78 e 79, solicitar leitura e fazer questionamentos a respeito:

- Qual a principal fonte geração de energia em nosso país?

- O que são fontes alternativa de geração de energia? E quando são acionadas?

- Qual o efeito do acionamento das são fontes alternativa de geração de energia?

- O que entendeu por bandeira tarifária?

- É possível reduzir o gasto de energia em casa, na escola? Como?

. Apresentar como calcular o consumo de energia na bandeira amarela e na bandeira vermelha no patamar 1 e no 2.

. Orientar os alunos para averiguar o consumo quilowatt/hora consumida em casa (ver conta de energia elétrica) e pesquisar qual a bandeira tarifária vigente no momento.

 

 

Aula e AulaExpressões algébricas

 

1º momento

. Apresentação do consumo de quilowatt/hora de alguns alunos e a bandeira tarifária vigente no momento

 

2º momento

. De acordo as orientações da página 80 apresentar expressões algébricas com exemplos e definições.

Expressão Algébrica

 

Na resolução de muitos problemas, recorremos às letras para representar números e escrever simbolicamente expressões matemática. Esta ideia de usar letras para representar números que variam de acordo a cada situação é muito útil para generalizar situações do cotidiano. 

A grande utilidade das expressões algébricas, nas diversas Ciências, inclusive matemática, é permitir a substituição de frases extensas por expressões simbólicas:

O dobro de um número

O quadrado da soma de dois números 

A diferença do quadrado de um número, por dez. 

O triplo de um número, somado com seu quadrado

São as chamadas expressões algébricas.

Dividindo em duas partes entende-se melhor. Uma é expressão literal, a outra uma expressão algébrica. Esta distinção serve para melhorar nossas escritas e entender sobre o uso das diferentes linguagens. 

Expressões literais.

Expressões algébricas.

O triplo de um número;

3a (ou 3b,ou 3c, ou 3x, etc

A soma de um número com seu quadrado;

x + x²; 

Os três quartos de um número adicionado a cinco;

3/4x + 5

A média aritmética de dois números;

(a + b) : 2

A largura do campo mais 42 metros.

x + 42.

 

As expressões desse tipo são usadas com frequência em fórmulas e equações.

As letras que aparecem em uma expressão algébrica são chamadas de variáveis e representam um valor desconhecido.

Os números escritos na frente das letras são chamados de coeficientes e deverão ser multiplicados pelos valores atribuídos as letras. As letras são chamadas de parte literal.

. Apresentar exemplos:

I - O produto do dobro de x, pela soma de y mais 1: 

Resposta: O produto é o resultado da multiplicação. o dobro é duas vezes, assim temos como resposta , lembre-se de usar os parênteses para indicar corretamente o produto pedido. 

II - O valor numérico de uma expressão algébrica é quando substitui as variáveis (letras) pelo valor real que ele assume em cada situação. Assim, determine o valor numérico da expressão,  

x+3y, quando x= - 2 e y=4

Resposta: como neste caso o valor de x é igual a dois negativos e o valor de y é igual a quatro positivos, substitui estes valores

  

 

3º momento

. Orientar para responder a atividade 1 (anexo) e questão 1 da página 83.                          

 

 

AulaExpressões algébricas e equação do 1º grau.

1º momento

. Correção da atividade 1 (anexo) e questão 1 da página 83, esclarecendo possíveis dúvidas.

. Apresentar o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=bWJrg5DyuMY. E, na medida das explicações da aula no vídeo, parar o mesmo fazer explicações, apresentar exemplos e assim até o final do vídeo.

 

2º momento

. Orientar para fazer atividade 2 (anexo).

 

Segunda semana: 30/08 a 03/09/2021

 

 

Aula e 7ª AulaEquação do 2º grau (reconhecer as equações do segundo grau e conceito de equação do segundo grau)

 

1º momento

. Correção da atividade 2 (anexo).

 

2º momento

. Apresentar uma lista de atividades em que apareçam diferentes tipos de equação para que o aluno liste as que tem características das equações do segundo grau, completas na forma ax²+bx+c=0 ou incompletas (sugestão: 1ª questão da atividade 3 (anexo).

 

2º momento

. Relacionar equações com propriedades distributivas e produtos notáveis. Por exemplo, chamar a atenção que x(x+4) é equivalente a x²+4x e que (x+2)² é equivalente a x²+4x+4

. Propor a leitura 92 e 93, relatar a importância dos símbolos nacionais como a bandeira nacional para o fortalecimento da cidadania e do sentimento de pertença a um país e uma região geopolítica.

. Reforçar a ideia de que é uma equação completa e uma equação incompleta com a comparação dos coeficientes (a,b,c) com a equação genérica ax²+bx+c=0.

 

. Propor a atividade da página 93

. Orientar para ver o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=OUsvlUqDFbM

 

 

Aula e 9ª aulaEquação 2º grau (resolução da equação do segundo grau).

 

1º momento

. Correção da atividade da página 93

 

2º momento

.  Propor leitura da página 94, 95, destacando as práticas de solução das equações incompletas do segundo grau.

. Criar um debate sobre as dificuldades sobre a leitura das páginas, permitindo que o aluno destaque os pontos não esclarecidos no texto.

. Averiguar quem viu o vídeo e apresentar exemplos semelhantes.

 

3º momento

. Propor a atividade 3 (anexo).

 

10ª Aula - Equação do 2º grau (resolução da equação do segundo grau).

 

1º momento

. Correção da atividade 3 (anexo).

 

2º momento

. Propor leitura da página 98,99,100 e 101 comentar e enfatizar o significado das figuras para decomposição e composição da equação do segundo grau

. Orientar para fazer as atividades da página 102

 

RECURSOS: (X ) Livro didático;  ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: 78 a 81e 92 a 102

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________________

 

ANEXO

Atividade 1

 

1º) Escreva uma expressão algébrica que representa:

a) um número adicionado a 7:                                   b) o dobro de um número:

c) um número menos 3:                                             d) a terça parte de um número: 1/3.x

e) o triplo de um número mais 5:                              f) a soma de dois números diferentes:

 

(2°) Associe cada expressão algébrica a uma frase, escrevendo a letra e o símbolo romano correspondentes.

a) 2x+y sobre 3                                  b) 2.(x+7)                               c) 3x+y elevado a 4

d) 4x sobre 2                                      e) x elevado a 2+1

 

I) O dobro da soma entre um número e 7

II) A metade do quádruplo de um número

III) O dobro de um número mais a terça parte de outro

IV) O triplo de um número mais outro número elevado a quarta potência

V) O quadrado de um mais 1

 

3º) Qual o valor numérico das expressões:

a) x-m para x=-1 e m= -2?             

b) 2m2 – 5m + 3, para m = 2?  

c) a2b – a3 + b2, para a = – 1 e b = 2

 

4º) Informe o valor numérico da expressão

x3 – 4.x2 + 5.x – 7, para x = 2 é: 

 

5º) Preencha a tabela. Veja o modelo.

Termos

coeficiente

parte literal

variáveis

4ab

4

ab

a e b

– 3a4

 

 

 

b

 

 

 

3xz

 

 

 

13ad

 

 

 

6) Considere a fórmula:   P=a.b²/3 Determine:

a)      O valor de P, se a = 2 e b = -3. 

        b) O valor de a, se P = 5 e b = -1.

Atividade 2

 

1º) Dada a equação , responda:

Qual é o 1º membro?                                                 Qual é o 2º membro?

Quais são os termos do 1º membro?                          Quais são os termos do 2º membro?

Qual o valor de x?

 

2º) Qual é o número que colocado no lugar de x, torna verdadeira as sentenças?

                                             

                                           (      )

 

3º) Escreva a equação que representa a situação da balança e determine o valor de em gramas.

 

4º) Para cada um dos problemas, escreva a equação do 1º grau, para o qual esse valor existe e determine o valor de x.

 

a) O triplo da soma de um numero com quatro e igual a vinte e um. Qual é esse número?

 

b) O triplo da diferença de um numero com quatro e igual a vinte e um. Qual é esse número?

 

5º) Associe cada sentença à sua linguagem matemática.

 Coluna I                                                                                          Coluna II

 ) um número somado com dois é igual a sete                             (   ) x – 1 = 4

 ) um número menos um resulta em quatro.                                (   ) x + 2 = 7

 

6º)  Resolva as equações de 1° grau:

a) 𝑥 + 5 = 8

b) 𝑥 − 4 = 3

c) 𝑥 + 6 = 5

d)10 = 𝑥 + 8

e) 15 = 𝑥 + 20

f) 9x – 2 = 4x + 18

g) 2x – 10 + 7x + 10 = 180

h) 7y – 10 = y + 50

i) 4x – 18 + 3x = 10

j) 2x + 5 + x + 7 = 18

k) 5x – 91 = 4x – 77

 

 

 

Atividade 3

 

1º) Quais das equações abaixo são do 2º grau?

( ) x – 5x + 6 = 0

( ) 2x³ - 8x² - 2 = 0

( ) x² - 7x + 10 = 0

( ) 4x² - 1 = 0

( ) 0x² + 4x – 3 = 0

( ) x² - 7x

 

2º) Para os coeficientes indicados em cada item, escreva uma equação do 2º grau na forma

reduzida.

a) a = 2; b = - 3 e c = 8

b) a = - 1; b = 5 e c = 0

c) a = 1; b = - 4 e c = - 5

d) a = 0,3; b = 1,2 e c = - 3

e) a = 6; b = 0 e c = - 54

 

3º) Indique os coeficientes de cada equação e classifique-as em completa ou incompleta.

a) a) 2𝑥2 − 6𝑥 − 8 = 0

b) −𝑥2 + 3𝑥 = 0

c) 1/3𝑥2 + 0,3𝑥 − 10 = 0

d) 4𝑥2 − 16 = 0

 

4º) A soma de um numero com o seu quadrado é 90. Calcule esse número.

 

5º) O quadrado menos o dobro de um número é igual a -1. Calcule esse número.

 

6º) O quadrado de um número aumentado de 25 é igual a dez vezes esse número. Calcule esse

número.

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