9º ano - VIII Sequência didática

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema intercurricular: As diversas facetas do consumo

Tema integrador: Educação Financeira para o consumo

Educação Financeira doméstica.

Unidade Temática: Números

Objetos de Conhecimentos: Educação Financeira: Porcentagem; Acréscimo e descontos sucessivos

Ano:                          Período: 12 a 23/07/2021                   Nº de Aulas: 10

HABILIDADES

(EF09MA05) Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais, preferencialmente com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação financeira.

(EF09MA01IT) relacionar com as situações cotidianas o uso de recursos financeiros DO COMERCIO ELETRONICO com números reais e operações com taxas e juros.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

4. Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.

 

5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

 

6. Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário; expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas e dados).

COMPETÊNCIAS GERAIS

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas

e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.
Imaginação criativa: Ser capaz de gerar novas maneiras de pensar e agir por meio da experimentação, brincadeira, aprender com seus erros.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

Primeira semana: 12 a 16/07/2021

 

Aula e AulaConsumo consciente

 

1º momento

. Leitura do texto: Consumo consciente da página 168

 

2º momento

. Questionar:

- O que entende por consumo?

- O que é ser um consumidor consciente?

- Em que o consumo afeta o ambiente?

- E a sociedade?

- Se considera um consumidor consciente? Por quê?

- Como deve ser um consumidor consciente?

- Que consequência pode ocorrer com um consumo exagerado?

- O que entende por desperdício?

. Fazer comentários sobre o texto

. Enfatizar o poder da propaganda na tv, nas redes sociais e indagar:

- Quando a propaganda é benéfica?

- E quando é maléfica?

- O que entende por modismo?

. Comentar as respostas

. O que a Matemática tem a ver com o consumo?

. Comentar sobre a Matemática presente nas contas do dia a dia.

 

3º momento

. Pedir que leiam com atenção os 12 princípios do consumo consciente e orientar para que cada um dos alunos, escolham 2 princípios, um que põe em prática, outro que pretende pôr em prática e justificar as escolhas.

. Orientar para em trio, criar uma frase ou pequeno texto em forma de cartaz alertando para o consumo consciente.

 

 

Aula e AulaEducação financeira - Porcentagem

1º momento

. Orientar os alunos a presentar o cartaz sobre consumo consciente.

 

2º momento

. Fazer comentários sobre as frases apresentadas e do texto da página 170, fazendo comparações.

. Pedir que observem a gravura da página 170 e indagar:

- Qual a melhor opção, comprar à vista ou a prazo?

- O que entende por economia?

 

3º momento

. Pedir que leiam o texto sobre porcentagem da página 170

. Representar o cálculo de 16% de 100.

 . Apresentar os exemplos 1, 2 e 3 das páginas 171 e 172, salientando a interpretação do problema e os cálculos efetuados.

. Orientar para fazer as atividades da página 173 e 174.

 

 

Aula - Porcentagem

1º momento

. Corrigir as atividades da página 173 e 174

 

2º momento

. Propor o jogo em tempo real https://wordwall.net/pt/resource/12872713/porcentagem-9%C2%BA-ano

e averiguar que fará mais pontos

 

. Orientar para fazer a atividade 1 (anexo)

 

 

Segunda semana: 19 a 23/07/2021

 

 

Aula e 7ª AulaAcréscimos e descontos sucessivos

 

1º momento

. Corrigir a atividade 1 (anexo).

2º momento

. Fazer indagações sobre poupança, juros, descontos, aumento/acréscimos

. Seguir as orientações didáticas da página das páginas 175 e 176

. Orientar para fazer as atividades da página 176  e ver o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=s0j-YMlMwJU

 

 

Aula e 9ª aulaAcréscimos e descontos sucessivos

 

1º momento

. Correção das atividades da página 176

 

2º momento

. Indagar quem viu o vídeo

. Apresentar algumas questões do vídeo ou passar o vídeo, dá pause e explicar minuciosamente.

. Apresentar novos exemplos e solicitar que façam a atividade 2 (anexo).

 

10ª Aula Acréscimos e descontos sucessivos

1º momento

. Correção da atividade 2 (anexo).

 

 

RECURSOS: (X ) Livro didático;  ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas:  

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________________

REFERÊNCIAS:

https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/9ano/ciencias/consumo-consciente/2062

jogo do consumo consciente

 

ANEXO

 

 

Atividade 1

 

 1 – Calcule:

 

a) 15% de R$3.000 =                                               b) 32% de 1500 =

c) 40% de 180 kg =                                                  d) 15 % de 300

e) 80 % de 1 200                                                      f) 9 % de 50 000

g) 31 % de 2 500                                                      h) 43 % de 7 200

i) 91 % de 9 400                                                       j) 8 % de 32 500

 

2 - Um uma promoção, certa loja ofereceu desconto de 35% na compra de um par de tênis. Qual o valor pago pelo par de tênis nessa promoção, sabendo que sem desconto ele custa R$ 220,00?

(A) R$ 138,00
(B) R$ 139,00
(C) R$ 140,00
(D) R$ 142,70
(E) R$ 143,00

 

3 - Uma loja resolve liquidar o estoque remarcando todas as mercadorias com um desconto de 40%. Se uma mercadoria custa R$ 280,00 qual será o seu preço nessa liquidação?
(A) R$ 149,80
(B) R$ 160,50
(C) R$ 168,00
(D) R$ 172,00
(E) R$ 185,00

 

4 -  Maria comprou um vestido à vista para ganhar um desconto de 5% no valor original dele. Se o vestido custa R$ 60,00, quanto Maria pagou?

 

5 -  Uma loja comercial oferece, nas compras acima de $5.000, um desconto de 5%. Quanto um cliente pagará por uma compra de $35.000?

Nenhum comentário:

Postar um comentário