SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática |
|
Tema
intercurricular: As diversas facetas do consumo Tema integrador: Educação Financeira para o consumo Educação Financeira doméstica. |
Unidade Temática:
Números |
Objetos de Conhecimentos: Educação Financeira: Porcentagem;
Acréscimo e descontos sucessivos |
|
Ano: 9º Período: 12 a 23/07/2021 Nº de Aulas: 10 |
|
HABILIDADES |
|
(EF09MA05) Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens,
com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas
percentuais, preferencialmente com o uso de tecnologias digitais, no contexto
da educação financeira. (EF09MA01IT) relacionar com as situações cotidianas o
uso de recursos financeiros DO COMERCIO ELETRONICO com números reais e
operações com taxas e juros. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
4. Fazer
observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes
nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar,
representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e
avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes. 5. Utilizar
processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais
disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de
outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados. 6. Enfrentar
situações-problema em múltiplos contextos, incluindo situações imaginadas,
não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário; expressar suas
respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e
linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua
materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas e
dados). |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação
de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas
sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar
informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e
apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as
relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao
exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade. |
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento; Confiança;
Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana: 12 a 16/07/2021 1ª Aula e 2ª Aula – Consumo
consciente 1º momento . Leitura do texto:
Consumo consciente da página 168 2º momento . Questionar: - O que entende por consumo? - O que é ser um consumidor consciente? - Em que o consumo afeta o ambiente? - E a sociedade? - Se considera um consumidor consciente? Por quê? - Como deve ser um consumidor consciente? - Que consequência pode ocorrer com um consumo
exagerado? - O que entende por desperdício? . Fazer comentários
sobre o texto . Enfatizar o poder
da propaganda na tv, nas redes sociais e indagar: - Quando a
propaganda é benéfica? - E quando é
maléfica? - O que entende por
modismo? . Comentar as
respostas . O que a Matemática
tem a ver com o consumo? . Comentar sobre a
Matemática presente nas contas do dia a dia. 3º momento . Pedir
que leiam com atenção os 12 princípios do consumo consciente e orientar para
que cada um dos alunos, escolham 2 princípios, um que põe em prática, outro
que pretende pôr em prática e justificar as escolhas. . Orientar para em
trio, criar uma frase ou pequeno texto em forma de cartaz alertando para o
consumo consciente. 3ª Aula e 4ª Aula – Educação financeira - Porcentagem 1º momento . Orientar os alunos a
presentar o cartaz sobre consumo consciente. 2º momento . Fazer comentários sobre as frases apresentadas e
do texto da página 170, fazendo comparações. . Pedir que observem a gravura da página 170 e
indagar: - Qual a melhor opção, comprar à vista ou a prazo? - O que entende por economia? 3º momento . Pedir que leiam o
texto sobre porcentagem da página 170 . Representar o cálculo
de 16% de 100. . Apresentar os exemplos 1, 2 e 3 das
páginas 171 e 172, salientando a interpretação do problema e os cálculos
efetuados. . Orientar para fazer
as atividades da página 173 e 174. 5ª Aula - Porcentagem 1º momento . Corrigir as atividades da página 173 e 174 2º momento . Propor o jogo em tempo real https://wordwall.net/pt/resource/12872713/porcentagem-9%C2%BA-ano e averiguar que fará mais pontos . Orientar para fazer a
atividade 1 (anexo) Segunda semana: 19 a 23/07/2021 6ª Aula e 7ª Aula – Acréscimos e descontos
sucessivos 1º momento . Corrigir a atividade 1 (anexo). 2º momento . Fazer
indagações sobre poupança, juros, descontos, aumento/acréscimos . Seguir as
orientações didáticas da página das páginas 175 e 176 . Orientar para fazer
as atividades da página 176 e ver o
vídeo https://www.youtube.com/watch?v=s0j-YMlMwJU 8ª Aula e 9ª aula – Acréscimos e descontos sucessivos 1º momento . Correção das
atividades da página 176 2º momento . Indagar
quem viu o vídeo . Apresentar
algumas questões do vídeo ou passar o vídeo, dá pause e explicar
minuciosamente. . Apresentar novos exemplos e solicitar que façam
a atividade 2 (anexo). 10ª Aula Acréscimos e
descontos sucessivos 1º momento . Correção da
atividade 2 (anexo). |
RECURSOS:
(X ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; (X)
Vídeo; (X
) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( x ) Outros: celular, notebook; |
AVALIAÇÃO:
( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
|
Professor:
_______________________________ Escola:
_________________________________________
REFERÊNCIAS:
https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/9ano/ciencias/consumo-consciente/2062
jogo do
consumo consciente
ANEXO
Atividade 1
1 – Calcule:
a) 15% de R$3.000 = b)
32% de 1500 =
c) 40% de 180 kg = d)
15 % de 300
e) 80 % de
1 200 f)
9 % de 50 000
g) 31 % de
2 500 h)
43 % de 7 200
i) 91 % de
9 400 j)
8 % de 32 500
2 - Um uma
promoção, certa loja ofereceu desconto de 35% na compra de um par de tênis.
Qual o valor pago pelo par de tênis nessa promoção, sabendo que sem desconto
ele custa R$ 220,00?
(A) R$ 138,00
(B) R$ 139,00
(C) R$ 140,00
(D) R$ 142,70
(E) R$ 143,00
3 - Uma
loja resolve liquidar o estoque remarcando todas as mercadorias com um desconto
de 40%. Se uma mercadoria custa R$ 280,00 qual será o seu preço nessa
liquidação?
(A) R$ 149,80
(B) R$ 160,50
(C) R$ 168,00
(D) R$ 172,00
(E) R$ 185,00
4 - Maria comprou um vestido à vista para ganhar
um desconto de 5% no valor original dele. Se o vestido custa R$ 60,00, quanto
Maria pagou?
5 - Uma loja comercial oferece, nas compras acima
de $5.000, um desconto de 5%. Quanto um cliente pagará por uma compra de $35.000?
Nenhum comentário:
Postar um comentário