9º ano VII

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – MATEMÁTICA

Tema intercurricular: As diversas facetas do consumo

Tema integrador: Educação financeira: Educação fiscal

Unidade Temática: Números

Objetos de Conhecimento: Conjuntos numéricos; Potências: Raízes; Plano cartesiano

Ano: 9º                     Período: 28/06 a 09/07/ 2021                   Nº. de Aulas: 10

HABILIDADES

(EF09MA01) Reconhecer que, uma vez fixada uma unidade de comprimento, existem segmentos de reta cujo comprimento não é expresso por número racional (como as medidas de diagonais de um polígono e alturas de um triângulo, quando se toma a medida de cada lado como unidade).

 

(EF09MA02) Reconhecer um número irracional como um número real cuja representação decimal é infinita e não periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta numérica.

 

(EF09MA03) Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes fracionários.

 

(EF09MA04) Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes operações.

 

(EF09MA18) Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros.

 

(EF09MA16) Determinar o ponto médio de um segmento de reta e a distância entre dois pontos quaisquer, dadas as coordenadas desses pontos no plano cartesiano, sem o uso de fórmulas, e utilizar esse conhecimento para calcular, por exemplo, medidas de perímetros e áreas de figuras planas construídas no plano

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

 

3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

Primeira semana: 28/06 a 01/07/2021

 

1ª e 2ª aula: Conjuntos numéricos

 

1º momento

● Apresentar alguns números e indagar ao qual conjunto numérico, os números pertencem (perguntar um de cada vez).

 

2º momento

 

● Sobre conjuntos revisar: símbolos, sinais, diagramas e elementos de conjuntos de acordo as informações das páginas 14 e 15

● De acordo as características dos números apresentados, separá-los cada um no seu devido conjunto (naturais, inteiros, racionais, irracionais). Dar uma atenção maior para os números irracionais. E concluir com o números reais.

●Orientar para jogar em casa https://wordwall.net/pt/resource/11761508/conjuntos-num%C3%A9ricos

fazer um print e postar no grupo. Observar e parabenizar quem fez mais pontos.

● Orientar para fazer a atividade 1 (anexo).

 

3ª e 4ª aula:  Conjuntos numéricos e Potências

 

1º momento

 

Orientar para fazer a atividade 1 (anexo).

 

2º momento

 

● Revisar potência de acordo as páginas 26, 27 e 28 enfatizando potência com expoente 0, 1 e negativo.

● Com exemplos, revisar as propriedades de potências, apresentando as características de cada uma.

● Relembrar dizimas

Orientar para fazer a atividade 2 (anexo).

 

 

5ª aula: Potências

 

Corrigir a atividade 2 (anexo).

Orientar para jogar em tempo real e verificar quem fará mais pontos https://wordwall.net/pt/resource/3794438/potencia%C3%A7%C3%A3o

 

 

Segunda semana: 05 a 09/07/2021

 

6ª e 7ª aula: Raízes

 

1º momento

 

● Embasado nas orientações das páginas 35, 36, 37, 39 e 40 revisar: raiz quadrada e aproximada , raiz de um número negativo, potência com expoente fracionário, propriedades de raízes.

 

2º momento

 

● Orientar para responder a ATIVIDADE 3 (ver anexo).

 

 

8ª aula: Raízes

 

1º momento

● Corrigir a atividade 3

 

2º momento

 

● Jogar em tempo real no link: https://wordwall.net/pt/resource/16769733/radicia%C3%A7%C3%A3o

e  verificar quem fez mais pontos.

 

9ª e 10ª aula: Plano  cartesiano

 

1º momento

 

● Apresentar o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=EAeTBeEHSD4

Obs. Poderá indicar o vídeo para ser visto em casa

 

2º momento

 

● Fazer indagações sobre o vídeo.

● Apresentar outros exemplos de acordo as orientações das página  61 e 62.

● Orientar para fazer  a atividade 4 (anexo).

● Orientar para jogar: https://wordwall.net/pt/resource/15687326/plano-cartesiano

 

RECURSOS:(   ) Livro didático;  (   ) Data show; (   ) Jornal; (   ) Revista; ( ) Vídeo; (   ) Computador;

(   ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  (   ) Outros: celular, notebook.

AVALIAÇÃO:(   ) Prova; (  ) Trabalho; (   ) Resolução de Exercícios/Livro páginas:

(   ) Seminários; (   ) Apresentação oral; (   ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(   ) Relatórios; (   ) Atividade escrita; (    ) Avaliação da participação; Outros:

 

Professor: ____________________________________________________________________________

Escola: _______________________________________________________________________________

 

                

Referências

https://www.policiamilitar.mg.gov.br/conteudoportal/uploadFCK/ctpmbarbacena/24102014132107916.pdf

 

https://colegiosantoantoniorj.com.br/wp-content/uploads/2020/03/Lista-de-Exerc%C3%ADcio-1-8%C2%B0ano-Mat-I.pdf

 

https://docente.ifrn.edu.br/julianaschivani/disciplinas/

matematica-i/potenciacao-e-radiciacao/lista-de-exercicios-potenciacao-e-radiciacao/view

 

ANEXOS

Atividade 1

1°) Complete o diagrama escrevendo os números a seguir no local ao qual faz parte.

2/3

π

- 51

34

0,3

17

-7

 

2º) Observe os números abaixo e responda às perguntas:

https://blogger.googleusercontent.com/img/proxy/AVvXsEjsAESfG7-47Xe36msWIHL2n5ojOLxbh-etFVWoegnsrTvNePhnfxNXhuRONtVCO73ye77Po07y0HBVAQ6HD_vZdRHuUZSp1UoGposVzeaTqIHCUsAzzUPMPmsfnu9zPNjWIJHq7w4IFdggSOlPmaF4vkbzH5VEejM=s0-d

Quais dos números listados são:
a) naturais?                                                                b) inteiros?
c) racionais?                                                               d) irracionais?
e) reais?

 

3º) Calculando-se √, obtém-se 5,4772255..., número que tem representação decimal infinita, mas não é

dizima periódica. Conclui-se então que √ é um número:

a) ( ) natural                            b) ( ) inteiro                           

c) ( ) racional                          d) ( ) irracional

 

4º) Qual das afirmações é verdadeira?

a) π é um número racional.                                                    b) √4 é um número irracional.

c) Todo número racional é um número real.                         d) Todo número real é um número irracional.

 

5º) Qual dos conjuntos é constituído somente de números irracionais?

a) { √3, √6, √9, √12 }                                                            b) { √6, √8, √10, √12}

c) { √4, √8, √10, √12}                                                           d) { √12, √16, √18, √20}

 

6º) Qual das afirmações é verdadeira?

a) √10 é racional e √100 é irracional.                                    b) √10 é irracional e √100 é racional.

c) √10 é irracional e √100 é irracional.

 

7º) Preencha a tabela com os números que estão faltando:

8º) Descubra o segredo e complete a pirâmide. Observe o que já foi feito para chegar para chegar ao topo.

 

 

 

 

 

 

Atividade 2

 

1º) Em 8² = 64, responda às seguintes perguntas:

a) Qual é a base?

b) Qual é o expoente?

c) Qual é a potência?

 

2º) Escreva na forma de potência, depois dê os resultados:

a) 6 · 6 · 6 · 6 =                                                         b) 9 · 9 =

 

c) 7 · 7 · 7 · 7 · 7 · 7 · 7 · 7 =                                    d) a · a · a · a · a =

 

3°) Calcule o que se pede:

a) O quadrado de 15;                                                 b) O dobro de 15;

 

c) O cubo de 8;                                                          d) O triplo de 8;

 

4º) Calcule o valor das expressões (primeiro as potências):

a) 35 + 5²=

 

b) 50 - 4² =

 

c) -18 + 10² =

 

d) -6² + 20 =

 

 

Atividade 3

 

1º) Em 8² = 64, responda às seguintes perguntas:

a) Qual é a base?

b) Qual é o expoente?

c) Qual é a potência?

2º) Escreva na forma de potência, depois dê os resultados:

a) 6 · 6 · 6 · 6 =                                             

b) 9 · 9 =

c) 7 · 7 · 7 · 7 · 7 · 7 · 7 · 7 =                       

d) a · a · a · a · a =

 

3°) Calcule o que se pede:

a) O quadrado de 15;                                    

b) O dobro de 15;

c) O cubo de 8;                                             

d) O triplo de 8;

 

4º) Calcule o valor das expressões (primeiro as potências):

a) 35 + 5²=

 

b) 50 - 4² =

 

c) -18 + 10² =

 

d) -6² + 20 =

 

 

5º) Reduza a uma só potência: (conserva a base e soma os expoentes)

a) 5. 5² = b) x. x=

 

b) x .x³. x = d) m. m . m =

 

c) a. a². a = f) 2. 2 . 2 =

 

6º) Encontre as potências de: (conserva a base e subtrai os expoentes)

a) (-3) : (-3)² =

 

b) (+4)¹ : (+4)³ =

 

c) (-5) : (-5)² =

 

d) (+3) : (+3) =

 

e) (-2) : (-2) =

 

 

 

 

ATIVIDADE 4

 

1-O valor da expressão 8² + 6² é um número:

A (  ) Irracional                       B (  ) Múltiplo de 3.         C (  ) Quadrado perfeito             D (  ) Divisor de 50

 

2-Utilizando as propriedades de potência, (-5).(-5)³.(-5)³ , pode ser escrito como:

 

A (-5 )               B(-5)²           C(-5)³           D(-5)

 

3-Em cada item, calcule a soma dos radicais:

a) \dpi{120} 2\sqrt{2} - 4\sqrt{2} +\sqrt{2}

b) \dpi{120} 3\sqrt[4]5{} - 2\sqrt[4]{5} - \sqrt[4]{5}

c) \dpi{120} \sqrt{12} - 3 \sqrt{3} + 2\sqrt{75}

 

4-Calcule o valor da seguinte expressão: 2³ – (-2)³ – 2³

 

 

5 - Completa com os símbolos >, < ou = de modo a obteres afirmações verdadeiras.

 

a)-8 …….-9 .                         b) -8 ….. 9           

 

c)p............. √2                     d) 1,33……1,4         

 

 e) 9 …..-8

 

 6-A fração geratriz que representa 5,3333... é

(A) 33/90                      (B) 3/ 9                 (C) 53/ 9                           

 

7-A fração da dízima periódica 24,444... é :

 

a) 22 /9                 

b) 9 /22       

c) 220/9                 

d) 110/ 9

8 - O valor da expressão https://s3.amazonaws.com/mapastatic/4e6224ccdee2c11c4d00006a/imgs_Prova-ESC-Tipo-001/39.PNG, para A = 2 e B = −1, é um número compreendido entre:


A (   )−2 e 1.                          

B (   )1 e 4.                                 

C (   )4 e 7.

D (   )7 e 9.                                          

E (   )9 e 10.

 

7º) Indique se a sentença é verdadeira ou falsa.

 

8º) Simplifique, utilizando as propriedades dos radicais.

10º) Simplifique a expressão a seguir:

 

11º) Associe os valores da coluna (I), com suas respectivas raízes na coluna (II).

 

 

 

 

 

9 - (Prova Brasil). Observe a figura:

No esquema acima, estão localizados alguns pontos de uma cidade. A coordenada (5, G) localiza:

(A) a catedral.                              (C) o teatro.

(B) a quadra poliesportiva.           (D) o cinema

 

10 (Saresp – SP). Imagine um jogo em que um participante deva adivinhar a localização de algumas peças desenhadas num tabuleiro que está nas mãos do outro jogador.

 

Veja um desses tabuleiros com uma peça desenhada. A sequência de comandos que acerta as quatro partes da peça desenhada é:

(A) D4, E3, F4, E4           (B) D4, E4, F4, E5             (C) D4, E3, F3, E4           (D) D4, E3, F4, E5

 

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