SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – MATEMÁTICA |
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Tema intercurricular: As diversas facetas do consumo Tema integrador: Educação financeira: Educação fiscal |
Unidade Temática: Números |
Objetos de Conhecimento: Conjuntos numéricos; Potências: Raízes; Plano cartesiano |
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Ano: 9º Período: 28/06 a 09/07/ 2021
Nº. de
Aulas: 10 |
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HABILIDADES |
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(EF09MA01) Reconhecer que,
uma vez fixada uma unidade de comprimento, existem segmentos de reta cujo
comprimento não é expresso por número racional (como as medidas de diagonais
de um polígono e alturas de um triângulo, quando se toma a medida de cada
lado como unidade). (EF09MA02) Reconhecer um
número irracional como um número real cuja representação decimal é infinita e
não periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta numérica. (EF09MA03) Efetuar
cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes fracionários. (EF09MA04) Resolver e
elaborar problemas com números reais, inclusive em notação científica,
envolvendo diferentes operações. (EF09MA18) Reconhecer e
empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito
pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de
vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre
outros. (EF09MA16) Determinar o
ponto médio de um segmento de reta e a distância entre dois pontos quaisquer,
dadas as coordenadas desses pontos no plano cartesiano, sem o uso de
fórmulas, e utilizar esse conhecimento para calcular, por exemplo, medidas de
perímetros e áreas de figuras planas construídas no plano |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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2.
Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de
produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos
para compreender e atuar no mundo. 3.
Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos
da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e
de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria
capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a
autoestima e a perseverança na busca de soluções. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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1.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 5.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6.
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de
conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações
próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da
cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência
crítica e responsabilidade. 10.
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos,
democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. |
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento; Confiança;
Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana: 28/06 a 01/07/2021 1ª e 2ª aula: Conjuntos numéricos 1º momento ● Apresentar alguns números e indagar ao qual
conjunto numérico, os números pertencem (perguntar um de cada vez). 2º momento ● Sobre conjuntos revisar: símbolos, sinais,
diagramas e elementos de conjuntos de acordo as informações das páginas 14 e
15 ● De acordo as características dos números
apresentados, separá-los cada um no seu devido conjunto (naturais, inteiros,
racionais, irracionais). Dar uma atenção maior para os números irracionais. E
concluir com o números reais. ●Orientar para jogar em casa https://wordwall.net/pt/resource/11761508/conjuntos-num%C3%A9ricos fazer um print e postar no grupo. Observar e
parabenizar quem fez mais pontos. ● Orientar para fazer a atividade 1 (anexo). 3ª e 4ª aula: Conjuntos numéricos e Potências 1º momento ● Orientar para fazer a atividade 1 (anexo). 2º momento ● Revisar potência de acordo as páginas 26, 27 e
28 enfatizando potência com expoente 0, 1 e negativo. ● Com exemplos, revisar as propriedades de
potências, apresentando as características de cada uma. ● Relembrar dizimas ● Orientar para fazer a atividade 2 (anexo). 5ª aula: Potências ● Corrigir a atividade 2 (anexo). ● Orientar para jogar em tempo real e verificar quem
fará mais pontos https://wordwall.net/pt/resource/3794438/potencia%C3%A7%C3%A3o Segunda semana: 05 a 09/07/2021 6ª e 7ª aula: Raízes 1º momento ● Embasado nas orientações das páginas 35, 36, 37,
39 e 40 revisar: raiz quadrada e aproximada , raiz de um número negativo,
potência com expoente fracionário, propriedades de raízes. 2º momento ● Orientar para responder a ATIVIDADE 3 (ver anexo). 8ª aula: Raízes 1º momento ● Corrigir a atividade 3 2º momento ● Jogar em tempo real no link: https://wordwall.net/pt/resource/16769733/radicia%C3%A7%C3%A3o e verificar
quem fez mais pontos. 9ª e 10ª aula: Plano cartesiano 1º momento ● Apresentar o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=EAeTBeEHSD4 Obs.
Poderá indicar o vídeo para ser visto em casa 2º momento ● Fazer indagações sobre o vídeo. ● Apresentar outros exemplos de acordo as
orientações das página 61 e 62. ● Orientar para fazer a atividade 4 (anexo). ● Orientar para jogar: https://wordwall.net/pt/resource/15687326/plano-cartesiano |
RECURSOS:( ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( )
Computador; ( )
Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; (
)
Outros: celular, notebook. |
AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; ( ) Resolução de Exercícios/Livro
páginas: ( )
Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do aluno; ( )
Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Atividade escrita; ( )
Avaliação da participação; Outros: |
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Professor:
____________________________________________________________________________
Escola:
_______________________________________________________________________________
Referências
https://www.policiamilitar.mg.gov.br/conteudoportal/uploadFCK/ctpmbarbacena/24102014132107916.pdf
https://docente.ifrn.edu.br/julianaschivani/disciplinas/
matematica-i/potenciacao-e-radiciacao/lista-de-exercicios-potenciacao-e-radiciacao/view
ANEXOS
Atividade 1
1°)
Complete o diagrama escrevendo os números a seguir no local ao qual faz parte.
2/3
|
π |
|
-
51 |
34 |
0,3 |
|
|
17 |
-7 |
2º) Observe os números abaixo e responda às
perguntas:
Quais dos números listados são:
a) naturais? b)
inteiros?
c) racionais? d)
irracionais?
e) reais?
3º) Calculando-se √, obtém-se 5,4772255..., número que tem representação
decimal infinita, mas não é
dizima periódica. Conclui-se então que √ é um número:
a) ( ) natural b) ( ) inteiro
c) ( ) racional d)
( ) irracional
4º)
Qual das afirmações é verdadeira?
a) π
é um número racional. b)
√4 é um número irracional.
c)
Todo número racional é um número real. d)
Todo número real é um número irracional.
5º)
Qual dos conjuntos é constituído somente de números irracionais?
a) {
√3, √6, √9, √12 } b)
{ √6, √8, √10, √12}
c) {
√4, √8, √10, √12} d)
{ √12, √16, √18, √20}
6º)
Qual das afirmações é verdadeira?
a)
√10 é racional e √100 é irracional. b)
√10 é irracional e √100 é racional.
c)
√10 é irracional e √100 é irracional.
7º)
Preencha a tabela com os números que estão faltando:
8º) Descubra o segredo
e complete a pirâmide. Observe o que já foi feito para chegar para chegar ao
topo.
Atividade
2
1º)
Em 8² = 64, responda às seguintes perguntas:
a)
Qual é a base?
b)
Qual é o expoente?
c)
Qual é a potência?
2º)
Escreva na forma de potência, depois dê os resultados:
a) 6
· 6 · 6 · 6 = b)
9 · 9 =
c) 7
· 7 · 7 · 7 · 7 · 7 · 7 · 7 = d)
a · a · a · a · a =
3°)
Calcule o que se pede:
a) O
quadrado de 15; b)
O dobro de 15;
c) O
cubo de 8; d)
O triplo de 8;
4º)
Calcule o valor das expressões (primeiro as potências):
a)
35 + 5²=
b)
50 - 4² =
c)
-18 + 10² =
d)
-6² + 20 =
Atividade
3 1º)
Em 8² = 64, responda às seguintes perguntas: a)
Qual é a base? b)
Qual é o expoente? c)
Qual é a potência? 2º)
Escreva na forma de potência, depois dê os resultados: a)
6 · 6 · 6 · 6 = b)
9 · 9 = c)
7 · 7 · 7 · 7 · 7 · 7 · 7 · 7 = d)
a · a · a · a · a = 3°)
Calcule o que se pede: a)
O quadrado de 15; b)
O dobro de 15; c)
O cubo de 8; d)
O triplo de 8; 4º)
Calcule o valor das expressões (primeiro as potências): a)
35 + 5²= b)
50 - 4² = c)
-18 + 10² = d)
-6² + 20 = 5º)
Reduza a uma só potência: (conserva a base e soma os expoentes) a)
5⁶. 5² = b) x⁶.
x⁷= b)
x⁵ .x³. x = d) m⁶.
m . m⁵ = c)
a. a². a = f) 2⁴. 2 . 2⁹ = 6º)
Encontre as potências de: (conserva a base e subtrai os expoentes) a)
(-3)⁶ : (-3)² = b)
(+4)¹⁰ : (+4)³ = c)
(-5)⁶ : (-5)² = d)
(+3)⁹ : (+3) = e)
(-2)⁷ : (-2)⁵ = ATIVIDADE 4 1-O
valor da expressão 8² + 6² é um número: A
( ) Irracional B ( ) Múltiplo de 3. C (
) Quadrado perfeito
D ( ) Divisor de 50 2-Utilizando
as propriedades de potência, (-5)⁸.(-5)³.(-5)⁻³ , pode ser escrito como: A (-5 )⁴
B(-5)² C(-5)³ D(-5) ⁵ 3-Em cada item, calcule a soma dos radicais: a) b) c) 4-Calcule o valor da seguinte expressão:
2³ – (-2)³ – 2³ 5 - Completa com os
símbolos >, < ou = de modo a obteres afirmações verdadeiras. a)-8 …….-9 . b) -8 ….. 9 c)p.............
√2 d) 1,33……1,4 e) 9 …..-8 6-A fração geratriz que representa 5,3333...
é (A) 33/90 (B) 3/ 9 (C) 53/ 9 7-A fração da dízima periódica
24,444... é : a) 22 /9 b) 9 /22 c) 220/9 d) 110/ 9 8 - O valor da expressão , para A
= 2 e B = −1, é um número compreendido entre:
B ( )1 e 4. C ( )4 e 7. D ( )7 e
9. E ( )9 e 10. |
7º)
Indique se a sentença é verdadeira ou falsa. 8º) Simplifique,
utilizando as propriedades dos radicais. 10º)
Simplifique a expressão a seguir: 11º) Associe os valores da coluna (I),
com suas respectivas raízes na coluna (II). 9 - (Prova Brasil). Observe a figura: No esquema acima, estão localizados
alguns pontos de uma cidade. A coordenada (5, G) localiza: (A) a catedral. (C) o teatro. (B) a quadra poliesportiva. (D) o cinema 10 (Saresp – SP). Imagine um jogo em que um
participante deva adivinhar a localização de algumas peças desenhadas num
tabuleiro que está nas mãos do outro jogador. Veja um desses tabuleiros com uma peça
desenhada. A sequência de comandos que acerta as quatro partes da peça
desenhada é: (A) D4, E3, F4, E4 (B) D4, E4, F4, E5 (C) D4, E3, F3, E4 (D) D4, E3, F4, E5 |
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