SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática |
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Tema intercurricular: Sustentabilidade no
seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e
para a vida!”. Tema integrador: Olhar matemático sobre o nosso
ambiente. |
Unidade Temática: Geometria |
Objeto de
Conhecimento: Plano cartesiano e vistas ortogonais de figuras espaciais |
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Ano: 9º Período: Período:
07/06/2021 à 18/06/2021 Nº de Aulas: 08(oito) |
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HABILIDADES |
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(EF09MA06) Compreender as funções como relações de dependência unívoca
e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito
para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas
variáveis. (EF09MA17) Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar
esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a
capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos
matemáticos para compreender e atuar no mundo. 5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias
digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e
de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria
das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a
imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar
hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora,
como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem
como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se
expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em
diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. |
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento;
Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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1ªaula e 2ª aula 1º momento: Apresentar o plano cartesiano Plano cartesiano René
Descartes foi um filósofo, Físico e Matemático francês que viveu entre os
anos de 1596 e 1650, também era conhecido por Renatus Cartesius. Foi
considerado o fundador da filosofia moderna e o pai da matemática moderna.
Seu reconhecimento matemático surgiu através da fusão da álgebra com a
geometria sugerido por ele. O resultado dessa fusão foi o surgimento da
geometria analítica juntamente com a criação dos eixos coordenados, hoje
chamado de plano cartesiano em referência ao seu nome. O
plano cartesiano é composto por dois eixos perpendiculares. O eixo horizontal
é chamado de eixo das abscissas ou eixo X e o eixo vertical é chamado de eixo
das ordenadas ou eixo Y. O ponto de interseção dos dois eixos é chamado
de origem do plano cartesiano. 2º momento: Definir par ordenado Par Ordenado Um par ordenado é um par de elementos que representamos por x e y sendo
que a ordem dos mesmos é significativa. Sua representação é da forma (x,y)
onde o primeiro elemento é sempre o x e o segundo elemento é sempre o y. As
coordenadas cartesianas do ponto A são -2 e 3, ou seja,
x= -2 e y = 3. E as coordenadas cartesianas do ponto B
são 2 e 4, ou seja, x= 2 e y = 4. Os pontos
A(-2,3) e B(2,4) correspondem a dois pares ordenados 3º momento: Apresentar os quadrantes do
plano cartesiano O plano cartesiano é dividido em quatro quadrantes como mostra a figura
abaixo. • Para o
primeiro quadrante (Q1) as coordenadas x e y são positivas( x ˃ 0 e y ˃ 0). • Para o segundo quadrante (Q2) a coordenada x é negativa e
a coordenada y é positiva positivas( x ˂ 0 e
y ˃ 0). • Para o terceiro quadrante (Q3) as coordenadas x e y são negativas ( x
˂ 0 e y ˂ 0). • Para o quarto quadrante (Q3) a coordenada x é negativa e a
coordenada y é positiva ( x ˂ 0 e
y ˃ 0). 4º momento: Apresentar o jogo batalha naval
para os alunos 3ª aula e
4ª aula 1º momento: Resolver as atividades
propostas (essas atividades são do livro didático das páginas 62 e 63) Atividades propostas 1-Identifique as coordenadas cartesianas de
cada ponto representado a seguir. 2- Em quais quadrantes do plano cartesiano
estão localizados os pontos indicados a seguir? a)
A(2,-1) b)
B(4,2) c)
C(-5,-3) d)
D(8,6) e)
E(-2,1) 3-Mateus representou um plano cartesiano em
uma malha quadriculada cujas figuras de quadradinhos tinham 1cm de lado.
Depois, ele desenhou um retângulo cujos vértices tinham coordenadas
cartesianas A(3,1), B(3,4), C(7,4) e D(7,1). Determine o perímetro e a área
desse retângulo. 4- Observe uma circunferência de centro O
representada em um plano cartesiano. a)
Quais são as
coordenadas cartesianas do centro? b)
Quais coordenadas
cartesianas indicadas no quadro correspondem a pontos que estão na região
c)
Essa circunferência está localizada em quais
quadrantes do plano cartesiano? d)
Sabendo que as figuras de quadradinhos da malha
tem 0,5cm de lado, calcule o comprimento do raio dessa circunferência. e)
Considerando 3,14 uma aproximação de π,
calcule o comprimento dessa circunferência. 5- Em uma malha quadriculada, utilize régua e construa um plano
cartesiano. Depois, resolva os itens a seguir. a) No plano cartesiano
que você construiu, indique os pontos representados a seguir.
b) Ao traçar os
segmentos de reta BC,CD,DE,EF,FG e GB obtém-se o contorno de qual polígono? 6- Um bairro planejado de certo município está representado pela
figura de um quadrilátero no plano cartesiano abaixo, em que a unidade
utilizada nos eixos corresponde a 1 km. Nesse quadrilátero, os lados
correspondem a ruas que contornam o bairro. a)
Quais são as coordenadas cartesianas dos pontos
A,B,C,D? b)
Identifique as coordenadas de dois pontos que
estão:
c)
Nesse bairro, qual é a menor distância para se deslocar
do ponto A até B, passando por D e C. d)
Determine a área desse bairro em quilômetros
quadrados. 2º momento: Corrigir as
atividades propostas 5ª aula e 6ª aula Vistas ortogonais 1º momento: Assistir o
vídeo: https://youtu.be/S8-VjpwyxnU 2º momento: Dialogar com os alunos sobre as projeções
ortogonais: horizontal, vertical e lateral Projeção ortogonal de uma figura geométrica É necessário usar a imaginação para
observar projeções ortogonais. No caso dessas figuras,
é bom pensar no formato que teria sua sombra ao meio-dia em um solo plano. • A figura abaixo mostra a projeção de um cubo
de vértices A,B,C,D,E,F,G,H em um plano horizontal β . • Podemos obter as projeções
através de observações feitas em posições determinadas, veja como: A vista representada no plano horizontal, é
denominada de vista superior. A vista representada no plano vertical, é denominada
de vista frontal. A vista representada no plano lateral é denominada
de vista lateral esquerda (pois estamos observando o modelo pelo lado
esquerdo). 3º momento: Assistir o vídeo: https://youtu.be/_QLvemB_V1Q
1º momento: Atividades propostas 1-(ENEM) O
acesso entre os dois andares de uma casa é feito através de uma escada
circular (escada caracol), representada na figura. Os
cincos A, B, C, D, E sobre o corrimão estão
igualmente espaçados, e os pontos P, A e E estão em
uma mesma reta. Nessa escada, uma pessoa caminha deslizando ponto A até
o ponto D. A
figura que melhor representa a projeção ortogonal, sobre o piso da casa
(plano), do caminho percorrido pela mão dessa pessoa é: a) b) c) d) e) 2-(ENEM) Gangorra
é um brinquedo que consiste de uma tábua longa e estreita equilibrada e
fixada no seu ponto central (pivô). Nesse brinquedo, duas pessoas sentam-se
nas extremidades e, alternadamente, impulsionam-se para cima, fazendo descer
a extremidade oposta, realizando, assim, o movimento da gangorra. Considere a gangorra representada na figura, em que
os pontos A e B são equidistantes do pivô: A
projeção ortogonal da trajetória dos pontos A e B, sobre o plano do chão da
gangorra, quando esta se encontra em movimento, é: a)
b) c) d) e) 2º momento: |
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RECURSOS: (X ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( )
Revista; ( ) Vídeo; (X )
Computador; ( ) Jogos; (
) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( x ) Outros: celular, notebook; |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova;
( ) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (62,63,68 e 69) ( )
Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate; ( )
Relatórios; (X ) Atividade
escrita; (X) Avaliação da participação; Outros: Referências Bibliográficas: 1-https://brasilescola.uol.com.br/matematica/projecoes-ortogonais.htm 2-https://professornovais.com/wp-content/uploads/2019/06/12-Vista-de-frente.jpg 3- Souza, Joamir
Roberto de, Matemática realidade & tecnologia: 9 º ano: ensino
fundamental : 1.ed. –São Paulo; FTD, 2018. |
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