9º ano - VI

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema intercurricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”.

Tema integrador: Olhar matemático sobre o nosso ambiente.

Unidade Temática: Geometria 

Objeto de Conhecimento: Plano cartesiano e vistas ortogonais de figuras espaciais

Ano:               Período: Período: 07/06/2021 à 18/06/2021             Nº de Aulas: 08(oito)

HABILIDADES 

(EF09MA06) Compreender as funções como relações de dependência unívoca e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.

(EF09MA17) Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

COMPETÊNCIAS GERAIS

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.
Imaginação criativa: Ser capaz de gerar novas maneiras de pensar e agir por meio da experimentação, brincadeira, aprender com seus erros.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

1ªaula e 2ª aula 

 

1º momento:  Apresentar o plano cartesiano

  

Plano cartesiano

René Descartes foi um filósofo, Físico e Matemático francês que viveu entre os anos de 1596 e 1650, também era conhecido por Renatus Cartesius. Foi considerado o fundador da filosofia moderna e o pai da matemática moderna. Seu reconhecimento matemático surgiu através da fusão da álgebra com a geometria sugerido por ele. O resultado dessa fusão foi o surgimento da geometria analítica juntamente com a criação dos eixos coordenados, hoje chamado de plano cartesiano em referência ao seu nome.

https://lh6.googleusercontent.com/pesPfPmuxpCm4ffLt3MYTMBH4Qr27a8PhCxf16gLxkl8kAADz-NjVL_nh9vT9Nc4vMVFR6wSV7TEnYYWjIgZb13QlKV9wjOomkT1bOLkpk7LKZSp09yF5W-B0SjMCQ

 O  plano cartesiano é composto por dois eixos perpendiculares. O eixo horizontal é chamado de eixo das abscissas ou eixo X e o eixo vertical é chamado de eixo das ordenadas ou eixo Y.  O ponto de interseção dos dois eixos é chamado de origem do plano cartesiano.

2º momento:  Definir par ordenado

 

Par Ordenado

Um par ordenado é um par de elementos que representamos por x e y sendo que a ordem dos mesmos é significativa. Sua representação é da forma (x,y) onde o primeiro elemento é sempre o x e o segundo elemento é sempre o y.

https://lh6.googleusercontent.com/sz3McztGZjnzwZP3XyXscFHSkq6JbKU6GZ8tF2aOPvrMCYqX6r1h3kq-Mezs2IA9Isy5-3ePifmSrYtJp-c39yZ8XwcVgCYAfqRn53QoygIzayVJPjEZ74mwz2otdQ

 

As coordenadas cartesianas do ponto A são -2 e 3, ou seja, x= -2 e y = 3. E as coordenadas cartesianas do ponto B são 2 e 4, ou seja, x= 2 e y = 4.

Os pontos A(-2,3)  e  B(2,4) correspondem a dois pares ordenados

 

3º momento:   Apresentar os quadrantes do plano cartesiano

 

O plano cartesiano é dividido em quatro quadrantes como mostra a figura abaixo.

https://lh5.googleusercontent.com/uCLtn1jZHADKTCrZkP6GneNRr9Q-D8ehZLZ0QP7OHTeNJaM7EaTkaZeAAYAHytVQ5jZdgwqSh9vyBPNFUQkZtgwcjhAHkq7Fj-8IJ-aI4VCe1bqTq1YyqmvekUtevQ

 

• Para o primeiro quadrante (Q1) as coordenadas x e y são positivas( x ˃ 0 e y ˃ 0).

 

 • Para o segundo quadrante (Q2) a coordenada x é negativa  e  a coordenada y é positiva positivas( x  ˂ 0 e y ˃ 0).

 

 • Para o terceiro quadrante (Q3) as coordenadas x e y são negativas ( x  ˂ 0 e y ˂ 0).

 

 • Para o quarto quadrante (Q3) a coordenada x é negativa  e a coordenada  y é positiva ( x  ˂ 0 e y ˃ 0).

 

 4º momento:  Apresentar o jogo batalha naval para os alunos

 

3ª aula e 4ª aula

 

1º momento: Resolver as atividades propostas (essas atividades são do livro didático das páginas 62 e 63)

 

 

Atividades propostas

1-Identifique as coordenadas cartesianas de cada ponto representado a seguir.

https://lh3.googleusercontent.com/9mXMD3_wYOC4nNVysioEYRhj-ESv3E7Eq6lWScufCLPeOZ-_9sgrNvqpYrZiu8DBIrkvvM0Q58Lk2tO7CU9i3TY9p8BnOCulK9EO44ZQpbGMCq_4PkGhTzeRChsOYQ

2- Em quais quadrantes do plano cartesiano estão localizados os pontos indicados a seguir?

a)      A(2,-1)

b)      B(4,2)

c)      C(-5,-3)

d)      D(8,6)

e)      E(-2,1)

 

3-Mateus representou um plano cartesiano em uma malha quadriculada cujas figuras de quadradinhos tinham 1cm de lado. Depois, ele desenhou um retângulo cujos vértices tinham coordenadas cartesianas A(3,1), B(3,4), C(7,4) e D(7,1). Determine o perímetro e a área desse retângulo.

 

4- Observe uma circunferência de centro O representada em um plano cartesiano.   

 

 https://lh6.googleusercontent.com/byDkKTM6FS9ERExv2yJnNuFMhFXn51-wEEI9HJKp2NxXxW5mkjbYHUhXNm2Ue20g5_dwDpWCsEIzEStBsuev6Iy19uT41QfKIwvaLGAst2PeJzcew4UY1kq1chZpYg 

 

a)      Quais são as coordenadas cartesianas do centro?

b)      Quais coordenadas cartesianas indicadas no quadro correspondem a pontos que estão na região

  • Interna ?
  • Externa?

 

    (1,-3)     (-5,1)     (-7,-6)     (-4,-1)     (-6,-1)     (2,3)



c)      Essa circunferência está localizada em quais quadrantes do plano cartesiano?

d)      Sabendo que as figuras de quadradinhos da malha tem 0,5cm de lado, calcule o comprimento do raio dessa circunferência.

e)      Considerando 3,14  uma aproximação de π, calcule o comprimento dessa circunferência.

 

 

5- Em uma malha quadriculada, utilize régua e construa um plano cartesiano. Depois, resolva os itens a seguir.

a)      No plano cartesiano que você construiu, indique os pontos representados a seguir.

 

     B(0,4)      C(4,2)      D(5,0)      E(3,-2)      F( -2,-3)      G(-4,-1)



b)      Ao traçar os segmentos de reta BC,CD,DE,EF,FG e GB obtém-se o contorno de qual polígono?

 

6- Um bairro planejado de certo município está representado pela figura de um quadrilátero no plano cartesiano abaixo, em que a unidade utilizada nos eixos corresponde a 1 km. Nesse quadrilátero, os lados correspondem a ruas que contornam o bairro.

https://lh4.googleusercontent.com/jgFP7ZLq_gXMISxjGHBTRpHgDyh_ZIrmeug14u_Bnqu3fEDfsqoqG-rGd9o4qGEfxpe-b60fMEvyppjtAdzFPV93I8hTZfHa3o9smhcG0hHpbfQ__fpVmwFyITd-Ng

a)      Quais são as coordenadas cartesianas dos pontos A,B,C,D?

b)      Identifique as coordenadas de dois pontos que estão:

  • na região interna desse bairro.
  • na região externa desse bairro

c)      Nesse bairro, qual é a menor distância para se deslocar do ponto A até B, passando por D e C.

d)      Determine a área desse bairro em quilômetros quadrados.

 

2º momento:   Corrigir as atividades propostas

 

5ª aula e 6ª aula 

Vistas ortogonais

 

1º momento: Assistir o vídeo: https://youtu.be/S8-VjpwyxnU

 

2º momento:  Dialogar com os alunos sobre as projeções ortogonais: horizontal, vertical e lateral

 

Projeção ortogonal de uma figura geométrica

 

É necessário usar a imaginação para observar projeções ortogonais. No caso dessas figuras, é bom pensar no formato que teria sua sombra ao meio-dia em um solo plano.

 

 

• A figura abaixo mostra a projeção de um cubo de vértices A,B,C,D,E,F,G,H em um plano horizontal β .

Veja o que é projeção ortogonal e exercícios sobre o tema

 

Podemos obter as projeções através de observações feitas em posições determinadas, veja como:

Desenho Técnico - Como entender as vistas ortogonais

A vista representada no plano horizontal, é denominada de vista superior.

 

Desenho Técnico - Como entender as vistas ortogonais

A vista representada no plano vertical, é denominada de vista frontal.

14 Vista de lado 300x272 - Desenho Técnico - Como entender as vistas ortogonais

A vista representada no plano lateral é denominada de vista lateral esquerda (pois estamos observando o modelo pelo lado esquerdo).

3º momento: Assistir o vídeo:  https://youtu.be/_QLvemB_V1Q

 

 



7ª aula e 8ª aula

1º momento:

 

Atividades propostas

1-(ENEM) O acesso entre os dois andares de uma casa é feito através de uma escada circular (escada caracol), representada na figura. Os cincos A, B, C, D, E sobre o corrimão estão igualmente espaçados, e os pontos P, A e E estão em uma mesma reta. Nessa escada, uma pessoa caminha deslizando ponto A até o ponto D. https://d2q576s0wzfxtl.cloudfront.net/2017/08/08145856/160-1.png

A figura que melhor representa a projeção ortogonal, sobre o piso da casa (plano), do caminho percorrido pela mão dessa pessoa é:

a)

https://d2q576s0wzfxtl.cloudfront.net/2017/08/08145857/a-12.png

b)

https://d2q576s0wzfxtl.cloudfront.net/2017/08/08145858/b-12.png

c)

  https://d2q576s0wzfxtl.cloudfront.net/2017/08/08145858/c-13.png

d)

https://d2q576s0wzfxtl.cloudfront.net/2017/08/08145859/d-12.png

e)

https://d2q576s0wzfxtl.cloudfront.net/2017/08/08145900/e-12.png

2-(ENEM)  Gangorra é um brinquedo que consiste de uma tábua longa e estreita equilibrada e fixada no seu ponto central (pivô). Nesse brinquedo, duas pessoas sentam-se nas extremidades e, alternadamente, impulsionam-se para cima, fazendo descer a extremidade oposta, realizando, assim, o movimento da gangorra.

Considere a gangorra representada na figura, em que os pontos A e B são equidistantes do pivô:

https://d2q576s0wzfxtl.cloudfront.net/2017/08/08150319/Q180-ENEM2013.png

A projeção ortogonal da trajetória dos pontos A e B, sobre o plano do chão da gangorra, quando esta se encontra em movimento, é:

a)

 https://d2q576s0wzfxtl.cloudfront.net/2017/08/08150320/Q180-ENEM2013-OP%C3%87%C3%83OA.png

b)

https://d2q576s0wzfxtl.cloudfront.net/2017/08/08150320/Q180-ENEM2013-OP%C3%87%C3%83OB.png

c)

https://d2q576s0wzfxtl.cloudfront.net/2017/08/08150322/Q180-ENEM2013-OP%C3%87%C3%83OC.png

d)

https://d2q576s0wzfxtl.cloudfront.net/2017/08/08150323/Q180-ENEM2013-OP%C3%87%C3%83OD.png

e)

https://d2q576s0wzfxtl.cloudfront.net/2017/08/08150324/Q180-ENEM2013-OP%C3%87%C3%83OE.png

2º momento:

 

RECURSOS: (X ) Livro didático;  ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (X  ) Computador; 

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (62,63,68 e 69)  

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:

Referências Bibliográficas:

1-https://brasilescola.uol.com.br/matematica/projecoes-ortogonais.htm

2-https://professornovais.com/wp-content/uploads/2019/06/12-Vista-de-frente.jpg

3- Souza, Joamir Roberto de, Matemática realidade & tecnologia: 9 º ano: ensino fundamental : 1.ed. –São Paulo; FTD, 2018.                                   

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário