SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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Tema: Sustentabilidade no seu
sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para
a vida!” Subtema: Globalização e a
indispensável sustentabilidade ambiental. |
UNIDADE
TEMÁTICA: Conexão
e Escala Objetos
do conhecimento: Corporações e Organismos Internacionais.
Diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e
na Oceania. |
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Objetivo
geral: Objetivo: Estudo do espaço, da
superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos,
frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de
ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se
vive para compreender e planejar onde se viver. |
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Ano: 9º Período:
07/06 a 19/06 de 2021 Nº
de Aulas: 4 |
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HABILIDADES |
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COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
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1. Utilizar
os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e
exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas. 2. Estabelecer
conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a
importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres
humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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Valorizar
e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar
aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática
e inclusiva. 7.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular,
negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e
promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo
responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em
relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só
tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando
o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso
profissional. |
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ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa
sequencia terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de
vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos
,ficando mais fácil a avaliação de
desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas. Informações para os
alunos . Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas
(App, WhatsApp, Zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos
cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar
as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc.).
1º aula Etapa 1: Nesta aula depois de um bom dia e a chamada, fazer um levantamento
prévio do tema abordado na aula anterior. Em seguida continuar a aula pedindo
para os alunos assistirem o vídeo “Os impactos do lixo na natureza: A reciclagem
como uma solução”, que esta disponível no link : https://youtu.be/ltD7A_Mhwt8 . Esse vídeo tem o objetivo de :
Etapa 2: Após os alunos assistirem o vídeo propor que os mesmos façam uma
produção de texto com relatos do vídeo, abordando a importância da reciclagem
do lixo o meio ambiente. Em seguida socializar. 2º aula Etapa 1: ·
Introdução
do capítulo 5 ( O continente europeu)das
páginas 76 ao 88 . ·
Leitura
compartilhada do texto, em seguida
explicação e questionamentos.
Europa: quadro natural e
regionalização O continente europeu
está situado no hemisfério norte, quase totalmente na Zona Temperada, com
exceção do extremo norte, localizado na Zona Polar. É possível regionalizá-lo
em quatro grandes regiões: Europa
Ocidental, Europa Setentrional,
Europa Centro-Oriental e Europa Mediterrânea. O relevo do continente europeu é
marcado por montanhas e planícies. A hidrografia
é densa, com variados cursos de água, usados para diversos fins econômicos. O
clima predominante é o temperado.
A vegetação é variada, com
predomínio de Florestas Temperadas. Entretanto, grande parte dessas florestas
já foi derrubada, e o continente sofre com o desmatamento. A Europa vem
buscando, nos últimos anos, novas políticas sustentáveis, principalmente no
campo energético, para diminuir suas emissões de CO2 . O continente ainda é
muito dependente de fontes de energias não renováveis e altamente poluentes,
como o petróleo e o carvão, e da importação de petróleo e gás natural.
O RELEVO E A HIDROGRAFIA Três unidades de relevo
destacam-se no continente europeu. Maciços antigos.
Montanhas muito antigas, que se situam no centro-norte e no leste do
continente, entre as quais se destacam os montes Urais — que separam a Europa
da Ásia, a leste — e os Alpes Escandinavos. Planícies centrais. Localizadas
na região central, apresentam grande extensão e solos muito férteis, onde
predominam o cultivo de cereais e a criação de gado. Cordilheiras recentes.
Montanhas jovens e de elevada altitude: os Pireneus, os Cárpatos, os Alpes,
os Apeninos, os Alpes Dináricos, os Bálcãs e a cadeia do Cáucaso. Também são
encontradas no continente algumas áreas de depressão, ou seja, que estão
abaixo do nível do mar. A mais conhecida é a dos Países Baixos, país famoso
pelos seus diques e pôlderes.
O CLIMA E AS PAISAGENS Com base nos aspectos naturais, podemos
distinguir três grandes regiões europeias com características climáticas e
formações vegetais bem definidas. Europa do norte. Nas latitudes superiores a
60° N, predominam os climas frio e polar, onde encontramos a Floresta Boreal
e a Tundra, e menor densidade demográfica. Europa das planícies. Destaca-se
pelo clima temperado oceânico (com temperaturas amenas e chuvas bem
distribuídas ao longo do ano) e continental (mais seco que o oceânico e com
grandes variações de temperatura). A vegetação
típica é a Floresta Temperada. Na porção leste da região, ocorrem o clima
semiárido e as Pradarias. Europa do sul. As terras voltadas para o mar
Mediterrâneo apresentam as médias térmicas mais altas da Europa, com verões
secos e invernos chuvosos, principais características do clima mediterrâneo.
Lá encontramos formações vegetais arbóreas e arbustivas que constituem a
Vegetação Mediterrânea. Nessa região há também as cadeias montanhosas,
marcadas pelo clima frio de montanha e pela Vegetação de Altitude.
As paisagens e os aspectos
culturais Apesar de ter uma área menor que a de outros
continentes, a Europa é reconhecida pela grande diversidade dos aspectos
culturais de sua população. Abriga idiomas, modos de vida, hábitos e costumes
variados. As diferentes paisagens que se formam com base na interação dos
aspectos físicos, como os fatores climáticos, as formas de relevo, os tipos
de vegetação e a rede hidrográfica, desempenham um papel fundamental para que
cada região europeia apresente características culturais próprias. Etapa 2: Após a leitura do texto orientar os alunos a responder no caderno a
atividade proposta.
ATIVIDADE 1.
Situado
no hemisfério norte, quase totalmente na Zona Temperada, com exceção do
extremo norte, localizado na Zona Polar. É possível regionalizá-lo em quatro
grandes regiões o continente europeu. Considerando o atual contexto, quais
são essas quatro grandes regiões? 2.
Quais as três unidades de relevo que se destacam
no continente europeu? Cite dois exemplo de cada uma delas? 3.
Descreva
a localização da Europa e seus limites físicos. 4.
Qual
é a importância econômica dos rios e dos mares europeus? Dê exemplos que
justifiquem sua resposta. 5.
Quais
os principais tipos de clima predominantes da Europa ?
3ºaula Etapa 1: Levantamento prévio do assunto da aula anterior em seguida dando continuidade
ao capítulo 5, fazer a leitura compartilhada do texto disponível na
apostila. Leitura do texto: OS PROBLEMAS AMBIENTAIS Apesar de os governos e as organizações
internacionais terem criado planos de controle para diminuição de danos ao
ambiente — como a reciclagem de resíduos sólidos, a proibição da gasolina com
chumbo e da fabricação de CFC —, os problemas ambientais são uma questão com
a qual os países europeus têm se preocupado cada vez mais. Veremos, a seguir,
os principais problemas ambientais da Europa. Chuva
ácida.
O uso de combustíveis fósseis, sobretudo carvão, contribui para a formação e
emissão de compostos que reagem na atmosfera formando soluções ácidas que
precipitam com as chuvas. As chuvas ácidas podem causar corrosões, por
exemplo, em peças metálicas ao ar livre. Desertificação.
Processo de degradação do solo causado por recorrentes incêndios, pelas
mudanças climáticas e pela ação humana. Tem atingido principalmente o sul da
Europa. Exploração
dos recursos pesqueiros Bastante concentrada no Mediterrâneo e no
Atlântico, tem posto em risco de extinção algumas espécies de peixes. Resíduos
nucleares. Além de gerar resíduos, a energia nuclear traz riscos de
vazamentos e explosões. Destruição
da vegetação nativa. Os incêndios florestais têm dizimado espécies
animais típicas do continente, como o lince e o bisão europeu. Em
busca da sustentabilidade A queima de combustíveis fósseis é o
principal responsável pela emissão de gases de efeito estufa. O petróleo é
usado como combustível para os veículos e também nas indústrias, enquanto o
carvão é empregado basicamente em termelétricas. Em resposta aos problemas
ambientais que vem enfrentando, a Europa adotou uma nova postura em relação à
produção e ao consumo de combustíveis, entre outros aspectos. Com isso, em
2008 foi estabelecida a meta de reduzir, até 2020, cerca de 20% da emissão de
gases de efeito estufa, aumentar a participação de fontes renováveis na
matriz energética e elevar em 20% a eficiência do setor de energia,
diminuindo as perdas ocorridas na transmissão, por exemplo. As
cidades inteligentes Atualmente, muitas cidades se voltam para o
crescimento econômico sustentável e para a prosperidade de seus habitantes,
tornando-se cada vez mais conectadas e automatizadas. São as chamadas cidades
inteligentes. Santander, na Espanha, é um modelo de cidade inteligente. A instalação
de sensores em diversos pontos desse centro urbano possibilita o recolhimento
de informações sobre qualidade do ar, coleta de lixo, situação do trânsito e
iluminação pública. MATRIZ
ENERGÉTICA EUROPEIA As principais fontes de energia que constituem
a matriz energética da Europa são: ·
gás e petróleo: a exploração e a
produção desses recursos energéticos em território europeu ocorrem no Mar do
Norte, na costa da Dinamarca, da Escócia, da Inglaterra e da Noruega, a
principal produtora. No entanto, essa produção é incapaz de suprir a demanda
europeia, e alguns países são obrigados a importar grandes quantidades desses
recursos; ·
carvão: embora ainda seja
bastante utilizado nas termelétricas, sua produção vem desacelerando, em
virtude do esgotamento e das limitações na exploração das jazidas
carboníferas, além da pouca viabilidade econômica dessa fonte de energia
altamente poluente. Os maiores produtores atuais são Alemanha e Polônia; ·
energia nuclear: é a principal fonte de
energia usada na Europa. Em alguns países, como França, Bélgica e Eslovênia,
mais de 50% da energia é gerada por usinas atômicas. O uso de energia nuclear
foi antes uma opção política do que tecnológica, em decorrência do preço do
petróleo, que disparou na década de 1970. Além disso, essa fonte de energia é
considerada limpa, pois não libera gases poluentes. A
importação de fontes de energia Um dos principais problemas da Europa é a
dependência em relação a seus poucos fornecedores de petróleo e gás natural.
A maior parte do gás utilizado na Europa vem da Rússia e, em seguida, da
Líbia e da Argélia. O petróleo é importado da Líbia e da Rússia. O gás
natural russo atravessa diversos países europeus.
A revisão das políticas energéticas A
Europa produz metade da energia que consome, e 50% de sua matriz energética é
composta de combustíveis fósseis. Preocupados com a dependência externa em
relação a essas fontes de energia e com os altos níveis de poluição
provocados pela queima de petróleo e carvão, os europeus têm se voltado para
a revisão de suas políticas energéticas e o desenvolvimento de energias
renováveis. Entre as opções de fontes renováveis estão: ·
a biomassa, que pode ser
convertida em combustível de alta qualidade, como o biodiesel, produzido a
partir de óleos vegetais extraídos do girassol, do trigo e da soja; o
bio etanol, obtido da fermentação controlada e da destilação de resíduos
orgânicos, como o bagaço da cana-de-açúcar e da beterraba; e o biogás,
produzido a partir de dejetos animais e restos vegetais; ·
a
geração de energia por meio de hidrelétricas,
insuficiente para abastecer a demanda europeia; a energia geotérmica,
produzida por meio do aproveitamento do calor existente no interior do
planeta, que eventualmente se encontra próximo à superfície terrestre. Esse
tipo de ocorrência se restringe a locais onde há fontes de água quente e
gases, como a Islândia; ·
a energia eólica, cuja produção
desacelerou nos últimos anos em virtude de dificuldades técnicas tanto na sua
geração quanto na sua distribuição. Também se buscam alternativas para
reduzir o nível das emissões dos gases de efeito estufa, como o incentivo à
utilização da bicicleta como meio de locomoção e a viabilização comercial do
carro elétrico. Etapa 2 : Logo após a explicação,
sugerir aos alunos que façam a atividade completar. O professor também pode
trabalhar a atividade do livro didático de Geografia na página 89.
ATIVIDADE 1.
Quais
são os principais problemas ambientais da Europa, que preocupa os países
europeus cada vez mais? 2.
.
Em resposta aos problemas ambientais que vem enfrentando, a Europa adotou uma
nova postura em relação à produção e ao consumo de combustíveis, entre outros
aspectos. Com isso, o que foi estabelecido na Europa em 2008? 3.
Com
base na leitura das alternativas seguintes, assinale aquela que apresenta
apenas fontes de energia renovável: a)
Petróleo,
gás natural, eólica b)
Gás
natural, eólica ,solar c)
Nuclear, solar,
carvão mineral d)
Solar, biomassa,
eólica e)
Petróleo,
nuclear, solar 4.
Quais
são as principais fontes de energias que constituem a matriz energética da
Europa? 5.
Como
é produzida a energia geotérmica na Europa? 4º aula Etapa 1: ·
Nesta
aula solicite os alunos acessar e assistir o vídeo sobre “Europa: economia e população” que
esta disponível no link: https://youtu.be/BLPkq4uT8TI conteúdo do capitulo 6
, páginas 90 a 101do livro didático de
Geografia, em seguida deixar espaço durante a aulas para comentários e
socialização do vídeo. ·
Etapa 2: Para
aperfeiçoar o conhecimento , oriente os alunos que façam a atividade da
pagina 102 do livro didático de Geografia. |
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RECURSOS: ( 44 e 45, 46 e 61,62 a 75)Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X ) Computador; ( ) Jogos; (X) Textos
Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( )
Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (157,158,159,160,161 e 164) ( ) Seminários; (X) Apresentação
oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( )
Relatórios; (X) Atividade
escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros: |
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