9º ANO V - SEQUÊNCIA - 2021

 

                                                            SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

 Tema: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

Subtema: Globalização e a indispensável sustentabilidade ambiental.

UNIDADE TEMÁTICA: Conexão e Escala

Objetos do conhecimento:   Corporações e Organismos Internacionais. Diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania.

Objetivo geral:  Objetivo: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano:                           Período: 07/06  a  19/06 de 2021                                     Nº de Aulas: 4

HABILIDADES

 

 (EF09GE02BN) Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.

(EF09GE18IT) Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países, comparando com o Brasil e a Bahia.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

  1.  Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.    Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

 Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

                 COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

  Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo

estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os alunos .

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (App, WhatsApp, Zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (36 minutos cada aula)

 - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas

 -pais, irmãos, animais etc.).                                                                  

                                                                                  1º aula

 

Etapa 1: Nesta aula depois de um bom dia e a chamada, fazer um levantamento prévio do tema abordado na aula anterior. Em seguida continuar a aula pedindo para os alunos assistirem o vídeo “Os impactos do lixo na natureza: A reciclagem como uma solução”, que esta disponível no link : https://youtu.be/ltD7A_Mhwt8  .

  Esse vídeo tem o objetivo de :

  • Conscientizar os alunos de que qualquer ser humano é um produtor de lixo;
  • Identificar os tipos de lixo que podem ser reciclados;
  • Diferenciar os tipos de lixo produzidos;
  • Despertar o interesse dos alunos para a reciclagem;
  • Reconhecer a importância da reciclagem seletiva do lixo para o meio ambiente.

Etapa 2: Após os alunos assistirem o vídeo propor que os mesmos façam uma produção de texto com relatos do vídeo, abordando a importância da reciclagem do lixo o meio ambiente. Em seguida socializar.

                                                                                  2º aula

Etapa 1:

·         Introdução do capítulo 5 ( O continente  europeu)das páginas 76 ao 88 .

·         Leitura compartilhada do texto, em  seguida explicação e questionamentos.

 

                                               Europa: quadro natural e regionalização

O continente europeu está situado no hemisfério norte, quase totalmente na Zona Temperada, com exceção do extremo norte, localizado na Zona Polar. É possível regionalizá-lo em quatro grandes regiões: Europa Ocidental, Europa Setentrional, Europa Centro-Oriental e Europa Mediterrânea. O relevo do continente europeu é marcado por montanhas e planícies. A hidrografia é densa, com variados cursos de água, usados para diversos fins econômicos. O clima predominante é o temperado. A vegetação é variada, com predomínio de Florestas Temperadas. Entretanto, grande parte dessas florestas já foi derrubada, e o continente sofre com o desmatamento. A Europa vem buscando, nos últimos anos, novas políticas sustentáveis, principalmente no campo energético, para diminuir suas emissões de CO2 . O continente ainda é muito dependente de fontes de energias não renováveis e altamente poluentes, como o petróleo e o carvão, e da importação de petróleo e gás natural.

                                                           O RELEVO E A HIDROGRAFIA

Três unidades de relevo destacam-se no continente europeu.

Maciços antigos. Montanhas muito antigas, que se situam no centro-norte e no leste do continente, entre as quais se destacam os montes Urais — que separam a Europa da Ásia, a leste — e os Alpes Escandinavos. Planícies centrais. Localizadas na região central, apresentam grande extensão e solos muito férteis, onde predominam o cultivo de cereais e a criação de gado. Cordilheiras recentes. Montanhas jovens e de elevada altitude: os Pireneus, os Cárpatos, os Alpes, os Apeninos, os Alpes Dináricos, os Bálcãs e a cadeia do Cáucaso. Também são encontradas no continente algumas áreas de depressão, ou seja, que estão abaixo do nível do mar. A mais conhecida é a dos Países Baixos, país famoso pelos seus diques e pôlderes.

                                                                O CLIMA E AS PAISAGENS

  Com base nos aspectos naturais, podemos distinguir três grandes regiões europeias com características climáticas e formações vegetais bem definidas. Europa do norte. Nas latitudes superiores a 60° N, predominam os climas frio e polar, onde encontramos a Floresta Boreal e a Tundra, e menor densidade demográfica. Europa das planícies. Destaca-se pelo clima temperado oceânico (com temperaturas amenas e chuvas bem distribuídas ao longo do ano) e continental (mais seco que o oceânico e com grandes variações de temperatura). A vegetação típica é a Floresta Temperada. Na porção leste da região, ocorrem o clima semiárido e as Pradarias. Europa do sul. As terras voltadas para o mar Mediterrâneo apresentam as médias térmicas mais altas da Europa, com verões secos e invernos chuvosos, principais características do clima mediterrâneo. Lá encontramos formações vegetais arbóreas e arbustivas que constituem a Vegetação Mediterrânea. Nessa região há também as cadeias montanhosas, marcadas pelo clima frio de montanha e pela Vegetação de Altitude.

 

                                                               As paisagens e os aspectos culturais

 Apesar de ter uma área menor que a de outros continentes, a Europa é reconhecida pela grande diversidade dos aspectos culturais de sua população. Abriga idiomas, modos de vida, hábitos e costumes variados. As diferentes paisagens que se formam com base na interação dos aspectos físicos, como os fatores climáticos, as formas de relevo, os tipos de vegetação e a rede hidrográfica, desempenham um papel fundamental para que cada região europeia apresente características culturais próprias.                                                       

  Etapa 2: Após a leitura do texto orientar os alunos a responder no caderno a atividade proposta.

                                                                                  ATIVIDADE

 

1.      Situado no hemisfério norte, quase totalmente na Zona Temperada, com exceção do extremo norte, localizado na Zona Polar. É possível regionalizá-lo em quatro grandes regiões o continente europeu. Considerando o atual contexto, quais são essas quatro grandes regiões?

2.      Quais as três unidades de relevo que se destacam no continente europeu? Cite dois exemplo de cada uma delas?

3.      Descreva a localização da Europa e seus limites físicos.

4.      Qual é a importância econômica dos rios e dos mares europeus? Dê exemplos que justifiquem sua resposta.

5.      Quais os principais tipos de clima predominantes da Europa ?                                                                                        

                                                                              3ºaula

Etapa 1: Levantamento prévio do assunto da aula anterior em seguida dando continuidade ao capítulo 5, fazer a leitura compartilhada do texto disponível na apostila.

 

Leitura do texto:

                                                                 OS PROBLEMAS AMBIENTAIS

  Apesar de os governos e as organizações internacionais terem criado planos de controle para diminuição de danos ao ambiente — como a reciclagem de resíduos sólidos, a proibição da gasolina com chumbo e da fabricação de CFC —, os problemas ambientais são uma questão com a qual os países europeus têm se preocupado cada vez mais. Veremos, a seguir, os principais problemas ambientais da Europa.

Chuva ácida. O uso de combustíveis fósseis, sobretudo carvão, contribui para a formação e emissão de compostos que reagem na atmosfera formando soluções ácidas que precipitam com as chuvas. As chuvas ácidas podem causar corrosões, por exemplo, em peças metálicas ao ar livre.

 Desertificação. Processo de degradação do solo causado por recorrentes incêndios, pelas mudanças climáticas e pela ação humana. Tem atingido principalmente o sul da Europa. 

Exploração dos recursos pesqueiros

 Bastante concentrada no Mediterrâneo e no Atlântico, tem posto em risco de extinção algumas espécies de peixes.                               Resíduos nucleares. Além de gerar resíduos, a energia nuclear traz riscos de vazamentos e explosões.

 Destruição da vegetação nativa. Os incêndios florestais têm dizimado espécies animais típicas do continente, como o lince e o bisão europeu.       

 Em busca da sustentabilidade

  A queima de combustíveis fósseis é o principal responsável pela emissão de gases de efeito estufa. O petróleo é usado como combustível para os veículos e também nas indústrias, enquanto o carvão é empregado basicamente em termelétricas. Em resposta aos problemas ambientais que vem enfrentando, a Europa adotou uma nova postura em relação à produção e ao consumo de combustíveis, entre outros aspectos. Com isso, em 2008 foi estabelecida a meta de reduzir, até 2020, cerca de 20% da emissão de gases de efeito estufa, aumentar a participação de fontes renováveis na matriz energética e elevar em 20% a eficiência do setor de energia, diminuindo as perdas ocorridas na transmissão, por exemplo.

 As cidades inteligentes

  Atualmente, muitas cidades se voltam para o crescimento econômico sustentável e para a prosperidade de seus habitantes, tornando-se cada vez mais conectadas e automatizadas. São as chamadas cidades inteligentes. Santander, na Espanha, é um modelo de cidade inteligente. A instalação de sensores em diversos pontos desse centro urbano possibilita o recolhimento de informações sobre qualidade do ar, coleta de lixo, situação do trânsito e iluminação pública.  

  MATRIZ ENERGÉTICA EUROPEIA

  As principais fontes de energia que constituem a matriz energética da Europa são:

·         gás e petróleo: a exploração e a produção desses recursos energéticos em território europeu ocorrem no Mar do Norte, na costa da Dinamarca, da Escócia, da Inglaterra e da Noruega, a principal produtora. No entanto, essa produção é incapaz de suprir a demanda europeia, e alguns países são obrigados a importar grandes quantidades desses recursos; 

·         carvão: embora ainda seja bastante utilizado nas termelétricas, sua produção vem desacelerando, em virtude do esgotamento e das limitações na exploração das jazidas carboníferas, além da pouca viabilidade econômica dessa fonte de energia altamente poluente. Os maiores produtores atuais são Alemanha e Polônia;

·         energia nuclear: é a principal fonte de energia usada na Europa. Em alguns países, como França, Bélgica e Eslovênia, mais de 50% da energia é gerada por usinas atômicas. O uso de energia nuclear foi antes uma opção política do que tecnológica, em decorrência do preço do petróleo, que disparou na década de 1970. Além disso, essa fonte de energia é considerada limpa, pois não libera gases poluentes.  

  A importação de fontes de energia

  Um dos principais problemas da Europa é a dependência em relação a seus poucos fornecedores de petróleo e gás natural. A maior parte do gás utilizado na Europa vem da Rússia e, em seguida, da Líbia e da Argélia. O petróleo é importado da Líbia e da Rússia. O gás natural russo atravessa diversos países europeus.                                                       

                 A revisão das políticas energéticas

    A Europa produz metade da energia que consome, e 50% de sua matriz energética é composta de combustíveis fósseis. Preocupados com a dependência externa em relação a essas fontes de energia e com os altos níveis de poluição provocados pela queima de petróleo e carvão, os europeus têm se voltado para a revisão de suas políticas energéticas e o desenvolvimento de energias renováveis. Entre as opções de fontes renováveis estão:

·         a biomassa, que pode ser convertida em combustível de alta qualidade, como o biodiesel, produzido a partir de óleos vegetais extraídos do girassol, do trigo e da soja; o bio etanol, obtido da fermentação controlada e da destilação de resíduos orgânicos, como o bagaço da cana-de-açúcar e da beterraba; e o biogás, produzido a partir de dejetos animais e restos vegetais;

·         a geração de energia por meio de hidrelétricas, insuficiente para abastecer a demanda europeia; a energia geotérmica, produzida por meio do aproveitamento do calor existente no interior do planeta, que eventualmente se encontra próximo à superfície terrestre. Esse tipo de ocorrência se restringe a locais onde há fontes de água quente e gases, como a Islândia;    

·         a energia eólica, cuja produção desacelerou nos últimos anos em virtude de dificuldades técnicas tanto na sua geração quanto na sua distribuição. Também se buscam alternativas para reduzir o nível das emissões dos gases de efeito estufa, como o incentivo à utilização da bicicleta como meio de locomoção e a viabilização comercial do carro elétrico.                                                                         

Etapa 2 : Logo após a explicação, sugerir aos alunos que façam a atividade completar. O professor também pode trabalhar a atividade do livro didático de Geografia na página 89.                                                                

                                                                                           ATIVIDADE

 

1.      Quais são os principais problemas ambientais da Europa, que preocupa os países europeus cada vez mais?

2.      . Em resposta aos problemas ambientais que vem enfrentando, a Europa adotou uma nova postura em relação à produção e ao consumo de combustíveis, entre outros aspectos. Com isso, o que foi estabelecido na Europa em 2008?

3.      Com base na leitura das alternativas seguintes, assinale aquela que apresenta apenas fontes de energia renovável:

a)      Petróleo, gás natural, eólica

b)      Gás natural, eólica ,solar

c)      Nuclear, solar, carvão mineral

d)      Solar, biomassa, eólica

e)      Petróleo, nuclear, solar

4.      Quais são as principais fontes de energias que constituem a matriz energética da Europa?

5.      Como é produzida a energia geotérmica na Europa?

 

                                                                              4º aula

Etapa 1:

·         Nesta aula solicite os alunos acessar e assistir o vídeo sobre “Europa: economia e população” que esta disponível no link: https://youtu.be/BLPkq4uT8TI conteúdo do capitulo 6 , páginas  90 a 101do livro didático de Geografia, em seguida deixar espaço durante a aulas para comentários e socialização do vídeo.

 

·          Etapa 2: Para aperfeiçoar o conhecimento , oriente os alunos que façam a atividade da pagina 102 do livro didático de Geografia.

                             

 

 

 

 

 

RECURSOS: ( 44 e 45, 46 e 61,62 a 75)Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; () Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (157,158,159,160,161 e 164)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário