Tema: As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia – Olhar Matemático sobre as diferentes formas geométricas nos ambientes
comuns na região urbana ou rural.
Preservação dos espaços públicos. |
Unidade Temática: Geometria
|
Objeto de Conhecimento: (Relações entre arcos e ângulos na circunferência de um círculo) |
|
Ano: 9º Período: 24 /05 a 05/06/20201 Nº de Aulas: 10 |
|
HABILIDADES |
|
(EF09MA11). Resolver problemas
por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e
ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive, de softwares de
geometria dinâmica. (EF09MA15). Descrever, por
escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um
polígono regular cuja medida do lado é conhecida, utilizando régua e
compasso, como também softwares. (EF09MA17). Reconhecer vistas
ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar
objetos em perspectiva. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
1. Reconhecer
que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações
de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência
viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e
para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do
trabalho. 3. Compreender as relações entre conceitos e
procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra,
Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento,
sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar
conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na
busca de soluções. 5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas,
inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas
cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias
e resultados
|
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos
historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital
para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a
construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 3. Valorizar e fruir as diversas manifestações
artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de
práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou
visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –,
bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica,
para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos
em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 5.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências
culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem
entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas
ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento;
Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
I Semana:
24 a 28/05/2021 1ª aula e 2ª aula: Circunferência. 1º momento Abrir a aula com a pergunta se eles conhecem
os espaços públicos da cidade de Itamaraju como praças públicas, quadras
poliesportivas e outros ambientes do tipo. Caso queira o professor poderá
apresentar a praça dois de julho situado na região central da cidade e por
meio da imagem analisar as possíveis formas geométricas encontradas nestes
espaços. Debater sobre a importância de cada cidadão para manter o espaço
limpo e conservado. 2º momento Propor
a leituras das páginas 48 e 49 do livro Matemática Realidade &
Tecnologias. Roda de capoeira. Descrever a importância do esporte e dos
espaços públicos para as práticas de esportes individuais e coletivos. 3º momento Apresentar
o desenho do compasso como instrumento de desenho das circunferências. Caso o
aluno não tenha compasso em casa solicitar que ele busque objetos que tenha o
formato de circunferência como por exemplo as tampas de garrafas. 3ª aula e 4ª aula Comprimento da
circunferência e polígonos regulares inscritos na circunferência. 1º momento Apresentar
a história do número PI.( 2º momento Apresentar
questões e explicar algumas questões sobre comprimento da circunferência dado
os valores dos raios. Como exemplo: Determine
o comprimento da circunferência considerando o valor aproximado do (a) Raio
medindo 2 cm (b) Raio
medindo 5 cm (c) Raio
medindo 10 cm (d) Raio
medindo 3,14 cm. 3º momento Propor aos
alunos a construção de círculos e polígonos inscritos nesta circunferência,
explicar sobre o é um polígono inscrito em uma circunferência. Construir
um triângulo equilátero inscrito na circunferência apresentando as
propriedades. Construir
um quadrilátero equilátero inscrito na circunferência apresentando as
propriedades. Propor
atividades do anexo 1 5ª aula: Elementos em uma circunferência e polígonos inscritos. 1º momento Apresentar o fluxograma para construção do
Hexágono e propor ao aluno para construir este elemento geométrico. Corrigir atividades do anexo 1. 2º
Momento Propor Atividades das páginas 54 e 55 do livro
Matemática Realidade & Tecnologias. II Semana: 31/05 a 04/06 /2021 6ª aula e 7ª aula: Arco de Circunferência Apresentar a Fotos da Igreja católica São Cosme e São Damião localizado
na praça da Independência de Itamaraju (Cidade Baixa) e falar dos arcos que
foram usados na arquitetura, como recorte de uma forma plana. Como exemplo a figura ao lado encontrada no site https://www.itamarajunoticias.com.br/noticia/acompanhe-a-programacao-da-semana-santa/ e
após apresentação iniciar os diferentes tipos de arcos. Propor a leitura das
páginas 56 e 57 do livro Matemática Tecnologias & Realidade. 2º momento Por meio da razão e proporção apresentar os
comprimentos de arcos, ângulos e outras unidades métricas do círculo na
porção da mesma. 8ª aula: Ângulo Inscrito na Circunferência. Apresentar
os conceitos de ângulos inscritos e suas propriedades incluindo a relação
entre ângulo central e um ângulo inscrito correspondente. Propor leitura da
página 58 do livro Matemática Tecnologias & Realidades e propor
atividades do anexo 2. 9ª aula e 10ª aula: Plano cartesiano e Circunferências. 1º momento Apresentar os conceitos de plano cartesiano em
forma de revisão de conceitos de anos escolares anteriores. Em especial
localização dos quadrantes e coordenadas dos pontos no plano. Propor leitura da página 61 do livro Matemática
Tecnologias & Realidades. 2º momento. Propor
atividades das páginas 62 e 63 do livro Matemática Tecnologias &
Realidade. 3º momento Corrigir as atividades das páginas 62 e 63 do
Livro Matemática Tecnologias & Realidades. 3º momento Avaliar e solicitar uma espécie de auto avaliação
a respeito da conservação do meio ambiente nas cidades e nas suas casas, como
por exemplo descarte correto de lixo em lixeiras. Debater a importância da
conservação e distribuição de lixeiras pelas cidades e praças públicas.
Atentar-se a não descartar papel de balas no chão de casa, escola, prédios
públicos etc. Lê o texto em anexo 3 |
RECURSOS: (x ) Livro
didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( x ) Vídeo; (
x )
Computador; ( ) Jogos; (
) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (
) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (48 a 63) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros: |
|
Professor: ______________________________________
Escola: _________________________________
ANEXOS 01
(1º).
Calcule o comprimento de uma circunferência:
a) cujo raio mede 10 cm.
b)
cujo diâmetro mede 12 cm.
c)
cujo raio mede 2 cm.
d)
cujo diâmetro mede 5 cm.
(2º). Com
um foi de arame deseja-se construir uma circunferência de diâmetro 10 cm. Qual
deve ser o comprimento do fio?
(3º).
Uma praça circular tem raio de 20 m. Quantas metros anda uma pessoa quando dá
30 voltas na praça?
(4º). Ao
percorrer uma distância de 6280 m, uma roda dá 2000 voltas completas. Qual é o
raio dessa circunferência?
(5º).
As rodas de um automóvel têm 32 cm de raio. Que distância percorreu o automóvel
depois de cada roda deu 8000 voltas?
(a)
(b)
(c)
(d)
(8º).
Qual a diferença entre as medidas das circunferências do maior círculo e do
menor círculo na figura ao lado. Onde A é o ponto central de todas. Os comprimentos dos raios são respectivamente
1, 2, 3 e 4 cm.
ANEXOS 02
(a) 80º
(b) 90º
(c) 100º
(d) 180º
(a) 180º
(b) 100º
(c) 90º
(d) 45º
(e) 180º
(f) 100º
(g) 90º
(h) 45º
(4º)
Se uma circunferência mede
ANEXOS 03
Pequenos gestos individuais podem
melhorar os espaços públicos
Fonte:http://www.promissao.sp.gov.br/portal/noticias
Muito conhecidos como ações fundamentais de
preservação do meio ambiente, os 3 R’s da Sustentabilidade (Reduzir,
Reutilizar e Reciclar) são um conjunto de práticas cujo objetivo
é minimizar o impacto ambiental causado pelo desperdício de materiais e
produtos provenientes de recursos naturais, além de poupar a natureza da extração
inesgotável de recursos. (Pratique os bons hábitos para manter sua cidade
limpa, tanto para você quanto para seus vizinhos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário