9º ano - V Sequência 2021

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia – Olhar Matemático sobre as diferentes formas geométricas nos ambientes comuns na região urbana ou rural.  Preservação dos espaços públicos.

Unidade Temática: Geometria

Objeto de Conhecimento: (Relações entre arcos e ângulos na circunferência de um círculo)

Ano: 9º                          Período: 24 /05 a 05/06/20201       Nº de Aulas: 10

HABILIDADES

(EF09MA11). Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive, de softwares de geometria dinâmica.

(EF09MA15). Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um polígono regular cuja medida do lado é conhecida, utilizando régua e compasso, como também softwares.

(EF09MA17). Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados



COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

 5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

Respeito ao espaço público. Conservação do meio ambiente e ambientes públicos.

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

I Semana:  24 a 28/05/2021

 

1ª aula e 2ª aula:  Circunferência.  

1º momento

 Abrir a aula com a pergunta se eles conhecem os espaços públicos da cidade de Itamaraju como praças públicas, quadras poliesportivas e outros ambientes do tipo. Caso queira o professor poderá apresentar a praça dois de julho situado na região central da cidade e por meio da imagem analisar as possíveis formas geométricas encontradas nestes espaços. Debater sobre a importância de cada cidadão para manter o espaço limpo e conservado.

 

2º momento

Propor a leituras das páginas 48 e 49 do livro Matemática Realidade & Tecnologias. Roda de capoeira. Descrever a importância do esporte e dos espaços públicos para as práticas de esportes individuais e coletivos. 

3º momento

Conceituar os elementos de uma circunferência e suas características que distinguem dos polígonos.  Leitura explicativa das páginas 50 e 51 do livro Matemática Realidade & Tecnologias.

Apresentar o desenho do compasso como instrumento de desenho das circunferências. Caso o aluno não tenha compasso em casa solicitar que ele busque objetos que tenha o formato de circunferência como por exemplo as tampas de garrafas.

 

3ª aula e 4ª aula Comprimento da circunferência e polígonos regulares inscritos na circunferência.

1º momento

Apresentar a história do número PI.(  Apresentando o vídeo que pode ser encontrado no link https://www.youtube.com/watch?v=tWW7b-s56ys ou texto sobre a história encontrado no link https://www.todamateria.com.br/numero-pi/ ou textos semelhantes de acordo a necessidade da turma.

2º momento

Apresentar questões e explicar algumas questões sobre comprimento da circunferência dado os valores dos raios. Como exemplo:

Determine o comprimento da circunferência considerando o valor aproximado do   nos seguintes casos.

(a)   Raio medindo 2 cm

(b)   Raio medindo 5 cm

(c)   Raio medindo 10 cm

(d)   Raio medindo 3,14 cm.

3º momento

Propor aos alunos a construção de círculos e polígonos inscritos nesta circunferência, explicar sobre o é um polígono inscrito em uma circunferência.

Construir um triângulo equilátero inscrito na circunferência apresentando as propriedades.

Construir um quadrilátero equilátero inscrito na circunferência apresentando as propriedades.

Propor atividades do anexo 1

 

5ª aula: Elementos em uma circunferência e polígonos inscritos.  

1º momento

Apresentar o fluxograma para construção do Hexágono e propor ao aluno para construir este elemento geométrico.

Corrigir atividades do anexo 1.

2º Momento

Propor Atividades das páginas 54 e 55 do livro Matemática Realidade & Tecnologias.  

 

II Semana: 31/05 a 04/06 /2021

 

6ª aula e 7ª aula:   Arco de Circunferência

1º momento

Apresentar a Fotos da Igreja católica São Cosme e São Damião localizado na praça da Independência de Itamaraju (Cidade Baixa) e falar dos arcos que foram usados na arquitetura, como recorte de uma forma plana.

Como exemplo a figura ao lado encontrada no site https://www.itamarajunoticias.com.br/noticia/acompanhe-a-programacao-da-semana-santa/  e após apresentação iniciar os diferentes tipos de arcos. Propor a leitura das páginas 56 e 57 do livro Matemática Tecnologias & Realidade. 
Abordar sobre os aspectos positivos da arquitetura no meio ambiente de uma cidade. A importância dos monumentos, dos coretos e outros espaços públicos ou privados como cartão postal nas cidades.

 

2º momento

Por meio da razão e proporção apresentar os comprimentos de arcos, ângulos e outras unidades métricas do círculo na porção da mesma.

 

8ª aula: Ângulo Inscrito na Circunferência.

Apresentar os conceitos de ângulos inscritos e suas propriedades incluindo a relação entre ângulo central e um ângulo inscrito correspondente. Propor leitura da página 58 do livro Matemática Tecnologias & Realidades e propor atividades do anexo 2.  

 

9ª aula e 10ª aula: Plano cartesiano e Circunferências.  

1º momento

Apresentar os conceitos de plano cartesiano em forma de revisão de conceitos de anos escolares anteriores. Em especial localização dos quadrantes e coordenadas dos pontos no plano. 

Propor leitura da página 61 do livro Matemática Tecnologias & Realidades.

 2º momento.

Propor atividades das páginas 62 e 63 do livro Matemática Tecnologias & Realidade.

3º momento

Corrigir as atividades das páginas 62 e 63 do Livro Matemática Tecnologias & Realidades.

3º momento

Avaliar e solicitar uma espécie de auto avaliação a respeito da conservação do meio ambiente nas cidades e nas suas casas, como por exemplo descarte correto de lixo em lixeiras. Debater a importância da conservação e distribuição de lixeiras pelas cidades e praças públicas. Atentar-se a não descartar papel de balas no chão de casa, escola, prédios públicos etc. Lê o texto em anexo 3

RECURSOS: (x ) Livro didático; (   ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( x ) Vídeo; (  x ) Computador;

(   ) Jogos; (   ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;   (   ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; (  ) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (48 a 63) 

(   ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; (   ) Cartaz; (   ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: ______________________________________ Escola: _________________________________

ANEXOS 01

(1º). Calcule o comprimento de uma circunferência:

 a) cujo raio mede 10 cm.

b) cujo diâmetro mede 12 cm.

c) cujo raio mede 2 cm.

d) cujo diâmetro mede 5 cm.

(2º). Com um foi de arame deseja-se construir uma circunferência de diâmetro 10 cm. Qual deve ser o comprimento do fio?

(3º). Uma praça circular tem raio de 20 m. Quantas metros anda uma pessoa quando dá 30 voltas na praça?

(4º). Ao percorrer uma distância de 6280 m, uma roda dá 2000 voltas completas. Qual é o raio dessa circunferência?

(5º). As rodas de um automóvel têm 32 cm de raio. Que distância percorreu o automóvel depois de cada roda deu 8000 voltas?

(6º). As rodas de um automóvel têm 14 polegadas de raio. Qual o comprimento em polegadas da circunferência desta roda?

(7º) A distância do ponto A até o ponto B é de 3 cm na figura abaixo. Sendo o ponto A o centro do círculo então o comprimento da circunferência é de

(a)

(b)

(c)

(d)

(8º). Qual a diferença entre as medidas das circunferências do maior círculo e do menor círculo na figura ao lado. Onde A é o ponto central de todas.  Os comprimentos dos raios são respectivamente 1, 2, 3 e 4 cm.

 

 

 

 

ANEXOS 02

(1º). Qual a medida em graus do arco  na figura ao lado?

(a)    80º

(b)    90º

(c)    100º

(d)    180º

 

 

 

(2º) Qual é a medida do ângulo  inscrito na circunferência apresentado na figura seguinte:

(a)   180º

(b)   100º

(c)   90º

(d)   45º

 

 

 

 

 

(3º) Qual é a medida do ângulo  inscrito na circunferência apresentado na figura seguinte:

(e)   180º

(f)    100º

(g)   90º

(h)   45º

 

 

 

 

 

(4º) Se uma circunferência mede  , qual é a medida de um arco de 90º desta circunferência?

 

 

ANEXOS 03

 

Pequenos gestos individuais podem melhorar os espaços públicos

 Viver em sociedade exige algumas responsabilidades, entre elas o cuidado com os espaços de uso comum. Mais que obras e serviços do poder público, atitudes individuais também fazem a grande diferença para a construção de lugares bons (e limpos!) De se viver. Afinal, uma cidade com ruas e calçadas sujas, lixo fora da lixeira, bueiros entupidos é apenas um retrato da conduta de seus moradores. O espaço público é de todos e deve ser preservado. Ninguém poderá exigir respeito se não respeitar o direito dos outros também.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:http://www.promissao.sp.gov.br/portal/noticias

 

Muito conhecidos como ações fundamentais de preservação do meio ambiente, os 3 R’s da Sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) são um conjunto de práticas cujo objetivo é minimizar o impacto ambiental causado pelo desperdício de materiais e produtos provenientes de recursos naturais, além de poupar a natureza da extração inesgotável de recursos. (Pratique os bons hábitos para manter sua cidade limpa, tanto para você quanto para seus vizinhos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário