9º ANO - SEQUÊNCIA 2021

 

                                                        SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: As Competências Socioemocionais em tempos de pandemia

Subtema: (Geografia e emoções, pessoas e lugar sentidos e emoções)

Unidade Temática: O sujeito e o seu lugar no mundo

Objetos de conhecimentos: Distribuição da População Mundial e Deslocamentos Populacionais.

Objetivo geral:  Promover um momento de reconhecimento de trajetória dos estudantes e de acolhida com empatia das diferentes experiências que cada um pode ter vivido durante o isolamento.

Conhecer o espaço geográfico como uma construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza.

Ano: 9°                          Período: 29/03/2021  a  10/04/2021                                Nº 4 de Aulas:

                                    HABILIDADES

EF08GE01: Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.

EF08GE04:Compreender os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e forçados, assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias da região .

                    COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.  Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história

                         COMPETÊNCIAS GERAIS

  

1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorição da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades sem preconceitos de qualquer natureza.

             COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

 

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os alunos .

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (36 minutos cada aula)

 - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas

 -pais, irmãos, animais etc)

 - Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).

 

                                                                                  

                                                                                             1ªAula

ETAPA 1:

 

Objetivo da aula:

  Promover um momento de reconhecimento de trajetória dos estudantes e de acolhida com empatia das diferentes experiências que cada um pode ter vivido durante o isolamento.

  Reconhecer, avaliar e lidar com os próprios sentimentos, conduzindo ao desenvolvimento efetivo de habilidades emocionais entre eles. 

Aguçar a criatividade e questionamentos que despertam a capacidade de distinguir e expressar emoções e sentimentos.

Demonstrar empatia pelos colegas de classe, professores e funcionários da escola.

Identificar nos colegas diferentes sentimentos.

Para iniciar a Semana diagnóstico:

        Acolhida

        Socialização

        Apresentação do Componente Curricular

        Momento Reflexivo:

         Indagar aos alunos “O que trago na bagagem sobre Geografia (esse momento os alunos responderão o que lembram do ano anterior a respeito do Componente Curricular, o que marcou durante as aulas e por que marcou...)?”. Após ouvir os alunos, é hora de partir para o “Emocionômetro”, deverá perguntar aos alunos quais emoções o Componente Curricular desperta neles, sugerir emoções como tristeza, alegria, entusiasmo, encantamento, nojo, repulsa..., pedir para que justifiquem.

        Primeiro contato com os alunos vamos trabalhar o subtema em etapas.

        Boas vindas: bate papo sobre o que aprenderam durante o período de distanciamento social.

 

  Esse momento é excelente para sanar as dúvidas, perceber o que realmente o aluno entendeu sobre o momento que estamos vivendo. Nessa aula você pode explicar como o período de crise foi também, um período de geração de ideias inovadoras.

                                                                                 2ªAula

ETAPA 1:

 Nesse momento o professor disponibiliza aos alunos uma dinâmica referente aos temas  associada ao que trago na bagagem sobre Geografia e o que aprendi na quarentena sobre o distanciamento social

 

CONDUÇÃO:

Pedir para escrever 6 palavras de algo referente a pessoas ou coisa essenciais em sua vida, que não poderia viver sem as mesmas.

Prosseguir dizendo que todos devem imaginar que irão fazer uma viagem num pequeno barco e que você e as preciosidades, que escreveu irão fazer uma viagem até um paraíso. A viagem segue tranquila, você está no comando do barco e tudo que mais ama está contigo. Porém, de repente alguém informa pelo rádio que uma tempestade se aproxima e seu barco está muito cheio e para o barco não afundar é necessário desfazer de 3 itens que carrega no barco. Caso contrário o barco afundará. Então você desfaz de 3 itens que julga menos importante e pode continuar vivendo sem eles

A viagem segue com você no comando e os 3 itens mais importantes da sua vida.

Porém o tempo piora, a tempestade se aproxima ainda mais e outra informação chega pelo rádio: terá que desfazer de mais um item da bagagem. E agora? É preciso tirar algo precioso para você. Qual?  Só ficará com 2 itens importantes. Não tem jeito e um item é tirado. Com o coração apertado, segue a viagem.

Logo a diante inicia a tempestade, mar agitado, o medo o desespera, as lágrimas atrapalham a visão e outra informação chega: desfaça de outro item ou não chegará ao final da viagem. Que desespero! Mas não tem jeito e em prantos você desfaz de algo ou alguém que tanto ama.

A viagem segue, aos poucos a tempestade passa, o mar fica calmo e você só tem a companhia da bagagem favorita. Começa a sentir falta dos 5 descartados, bate arrependimento e decide voltar para ver se consegue resgatar algo do que lançou fora ao longo da viagem. É a última chance de recuperar algo ou alguém muito importante. De repente consegue alcançar e pegar um dos itens descartados ... suspense. Quem ou o que você pegou?

Reflexão sobre a dinâmica:

A viagem – nossa vida

As bagagens – tudo o que a gente escolhe na vida, pessoas, sentimentos

A bagagem escolhida – é o que é mais importante na vida, algo ou alguém que se valoriza acima de tudo.

O rádio – nossa consciência

Bagagem descartada – nossos arrependimentos, mostra que as vezes descartamos pessoas ou sentimentos e quando tentamos recuperá-los eles não são os mesmos, estão feridos, machucados.

Exercitando as habilidades socioemocionais

Nesse momento o professor disponibiliza aos alunos duas dinâmica associada ao que trago na bagagem sobre Geografia e o que aprendi na quarentena sobre o distanciamento social.

ETAPA 2:

Atividade

O que trago na bagagem sobre Geografia e o que aprendi na quarentena sobre o distanciamento social

  1.Como você tem se sentido durante a pandemia? Em uma escala de 1 a 5, sendo 1= pouco e 5= muito, assinale a intensidade dos sentimentos /emoções que você tem vivenciado:

Animado (a)=

Confiante =

Ansioso(a)=

Preocupado(a)=

Triste =

 

 

  2.   Defina, em uma palavra, seu sentimento em relação ao retorno das atividades online  3. Q ual o ponto negativo que você vivenciou em 2020 e não gostaria de trazer para 2021?

  4.  Durante o distanciamento aconteceu algo importante, que gostaria de mencionar? E quais emoções foi possível identificar?

  5.  Qual foi o seu maior desafio durante o isolamento social ?

  6.  Qual foi o seu maior aprendizado com essa experiência?

  7. Descreva com poucas palavras um ponto positivo nesse aprendizado que você traz para 2021? Justifique a sua resposta.                                                                       

                                                                                 3ªAula

ETAPA 1:

 Assistir com os alunos o vídeo que estão disponível no link:  https://youtu.be/spFE9y0w1Tw  . Em seguida iniciar ima discursão e pedir que anotem no caderno as informações que considerem mais relenates a respeito do vídeo.

 

ETAPA 2:

 Após assistir o vídeo e anotar as informações, fazer um bate papo com os alunos sobre as informações a respeito do filme, aproveitando o momento para esclarecer possíveis dúvidas levantadas.Professor, aproveite o momento para instigar e provocar os alunos a refletirem e argumentar sobre o vídeo.

 Atividade sugestiva: Solicitar aos alunos que faça uma produção de texto com relatos do filme.

1.      O que mais te chamou atenção no vídeo ? Por quê?

2.      Produzir um texto baseado nos relatos do vídeo .

      

                                                                       4ªAula

ETAPA1:

Depois de um bom dia e chamada o professor inícia a aula fazendo um levantamento prévio sobre a aula anterior. Oque mais chamou a atenção? Por quê? E sobre nas aulas remotas/ online  quais assuntos o chamou mais atenção?

Depois desse levantamento prévio o professor pede para o aluno decrever no caderno o assunto que mais o chamou atenção.? E por quê?

 

 

 

Atividade

Agora vamos exercitar as habilidades socioemocionais. Observando e analisando a imagem e fazendo a leitura do texto a seguir:

 

 

 

 

 

 

Em 2014, mais de 3 mil morreram tentando chegar à Europa

Sequência de fotos mostra o naufrágio

Mais de 3 mil imigrantes morreram, apenas neste ano, ao tentarem cruzar o Mar Mediterrâneo e entrar ilegalmente na Europa. Os números são do relatório da Organização Internacional para as Migrações (OIM), divulgado em setembro de 2014. A OIM registrou 4.077 mortes em todo o mundo, porém 3.072 delas, cerca de 75%, ocorreram no mar que separa o continente europeu do africano. A Europa é, portanto, de longe o destino mais perigoso para os imigrantes. "Chegou a hora de fazermos mais do que apenas contabilizar as vítimas", criticou Willian Lacy Swing, diretor-geral da OIM, que trabalha em cooperação com as Nações Unidas. "É hora de o mundo se comprometer a acabar com essa violência contra imigrantes desesperados."

Disponível em: http://www.dw.de/em-2014-mais-de-3-mil-morreram-tentando-chegar- %C3%A0-europa/a-17963702. Acesso em: 12 fev. 2015. Adaptado.


A partir de sua análise:

 1. Caso você estivesse no lugar de um desses imigrantes, como se sentiria?

2. Se um desses imigrantes fosse um familiar próximo ou um amigo seu, qual mensagem você diria a essa pessoa?

3. Você considera justas as leis europeias de imigração que restringem a entrada dessas pessoas? Por quê?

4. Quem você responsabiliza pela situação desses imigrantes? Por quê?

 5. Você concorda que se trata de uma situação de violência? Por quê?

6. A partir de sua análise quais emoções   este texto provoca?                                                          

 ETAPA 2:

Nessa etapa solicitar aos alunos que  façam a leitura do texto: América do Norte.

Após a leitura, fazer um bate papo com os alunos sobre o que fora lido, aproveitando o momento para esclarecer possíveis dúvidas levantadas.                                                                                                 

                                                                              América do Norte

A América do Norte é composta por 3 países: Canadá, Estados Unidos e México. Estados Unidos e o Canadá são grandes potências mundiais.

 América do Norte está localizada no extremo norte das Américas e é composta por apenas três países: Estados Unidos, Canadá e México, além de territórios de domínios europeus, como a Groelândia (pertencente ao Reino da Dinamarca, com representação no parlamento) e Bermudas (dependência britânica). Os dois primeiros países são os únicos do continente americano que estão inseridos no grupo dos países mais importantes político e economicamente, especialmente os Estados Unidos, que possuem a condição de maior potência mundial; já o México configura-se como um país em desenvolvimento, ou seja, emergente.
A América do Norte é também conhecida por América Anglo-Saxônica (de língua inglesa) ou América desenvolvida.
Aspectos naturais da América do Norte:
A América do Norte é banhada ao norte pelo Oceano glacial Ártico; a oeste, pelo Oceano Pacífico; e a leste, pelo Oceano Atlântico.

ETAPA 3: Atividade
1
-Baseado no texto acima responda as questões. A América do Norte é composta por quantos países? Quais são eles?

2-Qual a localização da América do Norte?

3- A América do Norte é também conhecida por América Anglo-Saxônica (de língua inglesa) ou América desenvolvida. Diante deste contexto quais países compõe a América Aglo-saxônica?


                                                                                    Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

Nenhum comentário:

Postar um comentário