SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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TEMA: As Competências Socioemocionais
em tempos de pandemia Subtema: (Geografia
e emoções, pessoas e lugar sentidos e emoções) |
Unidade Temática: O
sujeito e o seu lugar no mundo Objetos
de conhecimentos: Distribuição da População
Mundial e Deslocamentos Populacionais. |
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Objetivo
geral: Promover um momento de reconhecimento de
trajetória dos estudantes e de acolhida com empatia das diferentes
experiências que cada um pode ter vivido durante o isolamento. Conhecer
o espaço geográfico como uma construção histórica e seu uso nos diferentes
tempos e espaços, assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos
fundamentais para a construção do espaço geográfico, mantendo a relação
homem- natureza. |
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Ano: 9° Período: 29/03/2021 a 10/04/2021 Nº
4 de Aulas: |
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HABILIDADES |
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EF08GE01: Descrever as rotas de dispersão da
população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em
diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e
condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana
pelos continentes. EF08GE04:Compreender os fluxos de migração
na América Latina (movimentos voluntários e forçados, assim como fatores e
áreas de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias da região
. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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1. Utilizar os conhecimentos geográficos para
entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito
de investigação e de resolução de problemas. 2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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1.Valorizar
e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo
físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade,
continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa,
democrática e inclusiva 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de
conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao
outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorição da diversidade de
indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e
potencialidades sem preconceitos de qualquer natureza. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de três semanas
para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão
do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil
a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas. Informações para os alunos . Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas
online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o
microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos
necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de
outras pessoas -pais, irmãos, animais
etc) - Socialização entre
professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).
1ªAula ETAPA 1: Objetivo
da aula:
Promover um momento de reconhecimento de trajetória dos estudantes e
de acolhida com empatia das diferentes experiências que cada um pode ter
vivido durante o isolamento. Reconhecer, avaliar e lidar com os próprios
sentimentos, conduzindo ao desenvolvimento efetivo de habilidades emocionais
entre eles. Aguçar a criatividade e
questionamentos que despertam a capacidade de distinguir e expressar emoções
e sentimentos. Demonstrar empatia pelos colegas
de classe, professores e funcionários da escola. Identificar nos colegas diferentes
sentimentos. Para iniciar a Semana diagnóstico: ●
Acolhida ●
Socialização ●
Apresentação do
Componente Curricular ●
Momento Reflexivo: ●
Indagar aos alunos “O que trago na bagagem
sobre Geografia (esse momento os alunos responderão o que lembram do ano
anterior a respeito do Componente Curricular, o que marcou durante as aulas e
por que marcou...)?”. Após ouvir os alunos, é hora de partir para o
“Emocionômetro”, deverá perguntar aos alunos quais emoções o Componente
Curricular desperta neles, sugerir emoções como tristeza, alegria,
entusiasmo, encantamento, nojo, repulsa..., pedir para que justifiquem. ●
Primeiro contato com os alunos
vamos trabalhar o subtema em etapas. ●
Boas vindas: bate
papo sobre o que aprenderam durante o período de distanciamento social.
Esse momento é excelente para sanar as dúvidas, perceber o que
realmente o aluno entendeu sobre o momento que estamos vivendo. Nessa aula
você pode explicar como o período de crise foi também, um período de geração
de ideias inovadoras.
2ªAula ETAPA 1: Nesse momento o professor disponibiliza aos alunos
uma dinâmica referente aos temas
associada ao que trago na bagagem sobre Geografia e o que aprendi na quarentena sobre o distanciamento social CONDUÇÃO: Pedir
para escrever 6 palavras de algo referente a pessoas ou coisa essenciais em
sua vida, que não poderia viver sem as mesmas. Prosseguir
dizendo que todos devem imaginar que irão fazer uma viagem num pequeno barco
e que você e as preciosidades, que escreveu irão fazer uma viagem até um
paraíso. A viagem segue tranquila, você está no comando do barco e tudo que
mais ama está contigo. Porém, de repente alguém informa pelo rádio que uma
tempestade se aproxima e seu barco está muito cheio e para o barco não
afundar é necessário desfazer de 3 itens que carrega no barco. Caso contrário
o barco afundará. Então você desfaz de 3 itens que julga menos importante e
pode continuar vivendo sem eles A viagem
segue com você no comando e os 3 itens mais importantes da sua vida. Porém o
tempo piora, a tempestade se aproxima ainda mais e outra informação chega
pelo rádio: terá que desfazer de mais um item da bagagem. E agora? É preciso
tirar algo precioso para você. Qual?
Só ficará com 2 itens importantes. Não tem jeito e um item é tirado.
Com o coração apertado, segue a viagem. Logo a
diante inicia a tempestade, mar agitado, o medo o desespera, as lágrimas
atrapalham a visão e outra informação chega: desfaça de outro item ou não
chegará ao final da viagem. Que desespero! Mas não tem jeito e em prantos
você desfaz de algo ou alguém que tanto ama. A viagem
segue, aos poucos a tempestade passa, o mar fica calmo e você só tem a
companhia da bagagem favorita. Começa a sentir falta dos 5 descartados, bate
arrependimento e decide voltar para ver se consegue resgatar algo do que
lançou fora ao longo da viagem. É a última chance de recuperar algo ou alguém
muito importante. De repente consegue alcançar e pegar um dos itens
descartados ... suspense. Quem ou o que você pegou? Reflexão
sobre a dinâmica: A viagem
– nossa vida As
bagagens – tudo o que a gente escolhe na vida, pessoas, sentimentos A
bagagem escolhida – é o que é mais importante na vida, algo ou alguém que se
valoriza acima de tudo. O rádio
– nossa consciência Bagagem
descartada – nossos arrependimentos, mostra que as vezes descartamos pessoas
ou sentimentos e quando tentamos recuperá-los eles não são os mesmos, estão
feridos, machucados. Exercitando as
habilidades socioemocionais Nesse momento o professor disponibiliza aos alunos duas dinâmica
associada ao que trago na bagagem sobre Geografia e o que
aprendi na quarentena sobre o
distanciamento social. ETAPA 2: Atividade
O que trago na bagagem sobre Geografia e o que aprendi na
quarentena sobre o distanciamento social 1.Como
você tem se sentido durante a pandemia? Em uma escala de 1 a 5, sendo 1=
pouco e 5= muito, assinale a intensidade dos sentimentos /emoções que você
tem vivenciado:
2. Defina, em uma palavra,
seu sentimento em relação ao retorno das atividades online
3. Q ual o ponto negativo que você vivenciou em 2020 e não
gostaria de trazer para 2021? 4. Durante o distanciamento aconteceu algo
importante, que gostaria de mencionar? E quais emoções foi possível
identificar? 5. Qual foi o seu maior desafio durante o
isolamento social ? 6. Qual foi o seu maior aprendizado com essa
experiência? 7. Descreva com poucas palavras
um ponto positivo nesse aprendizado que você traz para 2021? Justifique a sua
resposta.
3ªAula ETAPA 1: Assistir com os alunos o vídeo que estão
disponível no link:
https://youtu.be/spFE9y0w1Tw .
Em
seguida iniciar ima discursão e pedir que anotem no caderno as informações
que considerem mais relenates a respeito do vídeo. ETAPA 2: Após assistir o vídeo e anotar as
informações, fazer um bate papo com os alunos sobre as informações a respeito
do filme, aproveitando o momento para esclarecer possíveis dúvidas
levantadas.Professor, aproveite o momento para instigar e provocar os alunos
a refletirem e argumentar sobre o vídeo. Atividade sugestiva: Solicitar aos alunos que faça uma produção de texto com
relatos do filme. 1. O que mais te chamou atenção no vídeo ? Por quê? 2. Produzir um texto baseado nos relatos do vídeo . 4ªAula ETAPA1: Depois
de um bom dia e chamada o professor inícia a aula fazendo um levantamento
prévio sobre a aula anterior. Oque mais chamou a atenção? Por quê? E sobre
nas aulas remotas/ online quais
assuntos o chamou mais atenção? Depois
desse levantamento prévio o professor pede para o aluno decrever no caderno o
assunto que mais o chamou atenção.? E por quê? Atividade Agora
vamos exercitar as habilidades socioemocionais. Observando e analisando a imagem e fazendo a leitura do texto a
seguir: Em 2014, mais de 3 mil morreram
tentando chegar à Europa Mais de 3 mil imigrantes morreram, apenas neste
ano, ao tentarem cruzar o Mar Mediterrâneo e entrar ilegalmente na Europa. Os
números são do relatório da Organização Internacional para as Migrações
(OIM), divulgado em setembro de 2014. A OIM registrou 4.077 mortes em todo o
mundo, porém 3.072 delas, cerca de 75%, ocorreram no mar que separa o
continente europeu do africano. A Europa é, portanto, de longe o destino mais
perigoso para os imigrantes. "Chegou a hora de fazermos mais do que
apenas contabilizar as vítimas", criticou Willian Lacy Swing,
diretor-geral da OIM, que trabalha em cooperação com as Nações Unidas.
"É hora de o mundo se comprometer a acabar com essa violência contra
imigrantes desesperados." Disponível
em:
http://www.dw.de/em-2014-mais-de-3-mil-morreram-tentando-chegar-
%C3%A0-europa/a-17963702. Acesso em: 12 fev. 2015. Adaptado.
1. Caso
você estivesse no lugar de um desses imigrantes, como se sentiria? 2. Se um desses imigrantes fosse um familiar
próximo ou um amigo seu, qual mensagem você diria a essa pessoa? 3. Você considera justas as leis europeias de
imigração que restringem a entrada dessas pessoas? Por quê? 4. Quem você responsabiliza pela situação desses
imigrantes? Por quê? 5. Você
concorda que se trata de uma situação de violência? Por quê? 6.
A partir de sua análise quais emoções
este texto provoca? ETAPA
2: Nessa etapa solicitar aos alunos
que façam a leitura do texto:
América do Norte. Após
a leitura, fazer um bate papo com os alunos sobre o que fora lido, aproveitando
o momento para esclarecer possíveis dúvidas levantadas.
América do Norte A
América do Norte é composta por 3 países: Canadá, Estados Unidos e México.
Estados Unidos e o Canadá são grandes potências mundiais. América do
Norte está localizada no extremo norte das Américas e é composta por apenas
três países: Estados Unidos, Canadá e
México, além de territórios de domínios europeus, como a Groelândia (pertencente ao Reino da Dinamarca, com
representação no parlamento) e Bermudas (dependência britânica). Os dois
primeiros países são os únicos do continente americano que estão inseridos no
grupo dos países mais importantes político e economicamente, especialmente os
Estados Unidos, que possuem a condição de maior potência mundial; já o México
configura-se como um país em desenvolvimento, ou seja, emergente. ETAPA
3: Atividade 2-Qual a localização da América
do Norte? 3-
A América do Norte é também conhecida por América Anglo-Saxônica (de língua inglesa) ou América desenvolvida. Diante
deste contexto quais países compõe a América Aglo-saxônica?
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