9º ano - IX Sequência didática

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema intercurricular: As diversas facetas do consumo

Tema integrador: Educação Financeira para o consumo

Educação Financeira doméstica.

Unidade Temática: Números  

Objetos de Conhecimentos: Porcentagem (revisão); Teorema de Pitágoras: Relações métricas de triângulo retângulo.

Ano:                          Período: 09 a 20/08/2021                   Nº de Aulas: 10

HABILIDADES

(EF09MA05) Desenvolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais, preferencialmente com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação financeira.

(EF09MA13) Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo, entre elas o teorema de Pitágoras, utilizando, inclusive, a semelhança de triângulos.

(EF09MA14) Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

4. Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.

 

5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

 

6. Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário; expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas e dados).

COMPETÊNCIAS GERAIS

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas

e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.
Imaginação criativa: Ser capaz de gerar novas maneiras de pensar e agir por meio da experimentação, brincadeira, aprender com seus erros.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana: 13 a 16/08/2021

 

Aula e AulaA Matemática e as drogas

 

1º momento

. Apresentar o vídeo https://globoplay.globo.com/v/5629840/

. Fazer indagações sobre o vídeo:

- Quem é a personagem principal da reportagem?

- Com que Ravena se envolveu que preocupava a mãe dela?

- Por que ela foi presa?

- Quanto tempo ficou presa?

- O que fez ela mudar de opinião sobre Matemática e a escola?

- Quem é o herói da vida dela?

- Qual o desejo de Ravena?

- Por que ela quer se tornar professora?

2º momento

. Apresentar os slides “o uso de drogas no Brasil e no mundo”.

. Fazer comentários sobre os slides.

 

3º momento

. Selecionar algumas das questões (anexo), fazer duplas e pedir que pesquisem a reposta no link http://www.pf.gov.br/anp/institucional/prevencao-as-drogas-gpred/perguntas-e-respostas-sobre-drogas#1

E socializem na próxima aula.

Ou solicitar que vejam o  vídeo https://www.youtube.com/watch?v=6hK9PM1uM8U ou outro e elaborem um cartaz de advertência, ou uma paródia ou uma montagem com fotos, vídeos e mensagens de prevenção e conscientização abordando os perigos e danos causados por drogas  .

 

 

Aula e Aula Porcentagem x ocorrências de apreensão de drogas em Itamaraju 

 

1º momento

. Iniciar a aula com a animação https://www.youtube.com/watch?v=MPNh_MIUhTk

. Socialização da animação apresentada no vídeo acima

. Apresentações dos trabalhos propostos.

 

 

2º momento

. Apresentar o slide sobre “Apreensão de drogas em Itamaraju”.

. Fazer questionamentos referentes ao slide:

- Em que ano houve mais apreensão de drogas?

- Em qual local houve mais apreensão?

- Em relação ao total de apreensões, qual foi a porcentagem do ano 2020 em relação a 2019?

- Qual o percentual de drogas apreendidas no centro da cidade, em relação ao total?

- E no bairro que você mora?

. Fazer comentários sobre o mesmo, esclarecendo que as drogas estão presentes em todo lugar, que não há bairro ou local para haver discriminação sobre o uso e consumo das drogas.

. Pedir selecionem 5 bairros e façam um levantamento percentual das apreensões de drogas dos anos 2019 a 2021

 

AulaTeorema de Pitágoras

1º momento

. Apresentar os slides “ Teorema de Pitágoras no dia a dia”, um por um por, parando e explicando passo a passo.

. Resolver a proposta do 6º slide

. Solicitar que resolvam a proposta do 7º slide.

 

2º momento

.  Orientar para que vejam os vídeos https://www.youtube.com/watch?v=RxfPjqXx-g0  e https://www.youtube.com/watch?v=YBkhviGTcnM

 

 

Segunda semana: 16 a 20/08/2021

 

 

Aula e 7ª AulaTeorema de Pitágoras

 

1º momento

. Averiguar quem fez a atividade do 7º slide.

2º momento

. Fazer indagações sobre os vídeos e se necessário apresentá-los.

. Fazer comentários sobre Pitágoras, orientar para abrir o livro na página nas páginas 183 e 184 e responder as atividades das páginas 185, 186 e 187.

 

 

Aula e 9ª aulaTeorema de Pitágoras e Relações métricas no triângulo retângulo

 

1º momento

. Correção das atividades das páginas 185 a 187.

 

2º momento

. Explicando minuciosamente apresentar:

Relações Métricas no Triângulo Retângulo

 

As relações métricas relacionam as medidas dos elementos de um triângulo retângulo (triângulo com um ângulo de 90º).

Os elementos de um triângulo retângulo estão apresentados abaixo:

Elementos de um triângulo retângulo

Sendo:

a: medida da hipotenusa (lado oposto ao ângulo de 90º)
b: cateto
c: cateto
h: altura relativa à hipotenusa
m: projeção do cateto c sobre a hipotenusa
n: projeção do cateto b sobre a hipotenusa

 

Semelhança e relações métricas

 

Para encontrar as relações métricas, utilizaremos semelhança de triângulos. Considere os triângulos semelhantes ABC, HBA e HAC, representados nas imagens:


Semelhança de triângulos        Semelhança de triângulos

Como os triângulos ABC e HBA são semelhantes (), temos as seguintes proporções:

Usando que encontramos a proporção:

Da semelhança entre os triângulos HBA e HAC encontramos a proporção:

Temos ainda que a soma das projeções m e n é igual a hipotenusa, ou seja:

Exemplo 1

Encontre o valor de x e de y na figura abaixo:

 

 

                                                  9

 

 

 

 

 

                                                               

Primeiro calcularemos o valor da hipotenusa, que na figura está representado por y.
Usando a relação: a = m + n
y = 9 + 3
y = 12

Para encontrar o valor de x, usaremos a relação b= a.n, assim:
x2 = 12 . 3 = 36

 

Exemplo 2

A medida da altura relativa à hipotenusa de um triângulo retângulo é 12 cm e uma das projeções mede 9 cm. Calcular a medida dos catetos desse triângulo.

Primeiro vamos encontrar o valor da outra projeção usando a relação: h2 = m . n

Vamos encontrar o valor da hipotenusa, usando a relação a = m + n
a = 16 + 9 = 25
Agora é possível calcular o valor dos catetos usando as relações b= a . n e c2 = a . m

 

Fórmulas

Na tabela abaixo, reunimos as relações métricas no triângulo retângulo.

Tabela Relações Métricas

3º momento

. Orientar para ver o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=mFszQZAke7o e fazer  a atividade 1 (anexo).

 

10ª Aula - Relações métricas no triângulo retângulo

 

1º momento

. Correção da atividade 1 (anexo) fazendo comentários sobre o vídeo.

 

2º momento

. Reapresentar o assunto, seguindo as orientações didáticas das páginas 178 a 181

. Orientar para fazer as atividades da página 181 e 182.

 

RECURSOS: (X ) Livro didático;  ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: 178 a 187

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________________

 

REFERÊNCIAS:

https://www.todamateria.com.br/relacoes-metricas-no-triangulo-retangulo/

https://matematicabasica.net/relacoes-metricas-no-triangulo-retangulo-exercicios/

 

ANEXO

 

Atividade 1

 

1º) Calcule a altura do triângulo:

 

 

2º) Calcule a medida de x:

 

 

3º) Determine no triângulo retângulo a medida da hipotenusa, a altura em relação a hipotenusa e a projeção dos catetos sobre a hipotenusa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário