SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática |
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Tema
intercurricular: As diversas facetas do consumo Tema integrador: Educação Financeira para o consumo Educação Financeira doméstica. |
Unidade Temática:
Números |
Objetos de Conhecimentos: Porcentagem (revisão); Teorema de
Pitágoras: Relações métricas de triângulo retângulo. |
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Ano: 9º Período: 09 a 20/08/2021 Nº de Aulas: 10 |
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HABILIDADES |
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(EF09MA05) Desenvolver e elaborar problemas que envolvam
porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a
determinação das taxas percentuais, preferencialmente com o uso de
tecnologias digitais, no contexto da educação financeira. (EF09MA13)
Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo, entre elas o teorema
de Pitágoras, utilizando, inclusive, a semelhança de triângulos. (EF09MA14) Resolver e elaborar
problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de
proporcionalidade. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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4. Fazer
observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes
nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar,
representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e
avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes. 5. Utilizar
processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais
disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de
outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados. 6. Enfrentar
situações-problema em múltiplos contextos, incluindo situações imaginadas,
não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário; expressar suas
respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e
linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua
materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas e
dados). |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação
de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas
sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar
informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e
apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as
relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao
exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade. |
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento; Confiança;
Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana: 13 a 16/08/2021 1ª Aula e 2ª Aula – A
Matemática e as drogas 1º momento . Apresentar
o vídeo https://globoplay.globo.com/v/5629840/ . Fazer indagações sobre o vídeo: - Quem é a personagem principal da reportagem? - Com que Ravena se envolveu que preocupava a mãe
dela? - Por que ela foi presa? - Quanto tempo ficou presa? - O que fez ela mudar de opinião sobre Matemática e
a escola? - Quem é o herói da vida dela? - Qual o desejo de Ravena? - Por que ela quer se tornar professora? 2º momento . Apresentar os slides “o uso de drogas no Brasil
e no mundo”. . Fazer comentários sobre os slides. 3º momento . Selecionar algumas das questões (anexo), fazer
duplas e pedir que pesquisem a reposta no link http://www.pf.gov.br/anp/institucional/prevencao-as-drogas-gpred/perguntas-e-respostas-sobre-drogas#1 E
socializem na próxima aula. Ou
solicitar que vejam o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=6hK9PM1uM8U ou outro e elaborem
um cartaz de advertência, ou uma paródia ou uma montagem com fotos, vídeos e
mensagens de prevenção e conscientização abordando os perigos e danos
causados por drogas . 3ª Aula e 4ª Aula – Porcentagem x ocorrências
de apreensão de drogas em Itamaraju 1º momento . Iniciar a aula com a
animação https://www.youtube.com/watch?v=MPNh_MIUhTk . Socialização da
animação apresentada no vídeo acima . Apresentações dos
trabalhos propostos. 2º momento .
Apresentar o slide sobre “Apreensão de drogas em Itamaraju”. .
Fazer questionamentos referentes ao slide: -
Em que ano houve mais apreensão de drogas? -
Em qual local houve mais apreensão? -
Em relação ao total de apreensões, qual foi a porcentagem do ano 2020 em
relação a 2019? -
Qual o percentual de drogas apreendidas no centro da cidade, em relação ao
total? -
E no bairro que você mora? .
Fazer comentários sobre o mesmo, esclarecendo que as drogas estão presentes
em todo lugar, que não há bairro ou local para haver discriminação sobre o
uso e consumo das drogas. .
Pedir selecionem 5 bairros e façam um levantamento percentual das apreensões
de drogas dos anos 2019 a 2021 5ª Aula – Teorema de Pitágoras 1º momento .
Apresentar os slides “ Teorema de Pitágoras no dia a dia”, um por um por,
parando e explicando passo a passo. .
Resolver a proposta do 6º slide .
Solicitar que resolvam a proposta do 7º slide. 2º momento . Orientar
para que vejam os vídeos https://www.youtube.com/watch?v=RxfPjqXx-g0 e https://www.youtube.com/watch?v=YBkhviGTcnM Segunda semana: 16 a 20/08/2021 6ª Aula e 7ª Aula – Teorema de Pitágoras 1º momento . Averiguar quem fez a atividade do 7º slide. 2º momento . Fazer
indagações sobre os vídeos e se necessário apresentá-los. . Fazer
comentários sobre Pitágoras, orientar para abrir o livro na página nas
páginas 183 e 184 e responder as atividades das páginas 185, 186 e 187. 8ª Aula e 9ª aula – Teorema de Pitágoras e Relações métricas no triângulo retângulo 1º momento . Correção das
atividades das páginas 185 a 187. 2º momento . Explicando
minuciosamente apresentar: Relações
Métricas no Triângulo Retângulo As relações métricas relacionam as medidas dos elementos de um
triângulo retângulo (triângulo com um ângulo de 90º). Os elementos de um triângulo retângulo estão apresentados abaixo: Sendo: a:
medida da hipotenusa (lado oposto ao ângulo de 90º) Semelhança e relações métricas Para encontrar as relações métricas, utilizaremos semelhança de triângulos. Considere os triângulos
semelhantes ABC, HBA e HAC, representados nas imagens:
Como os triângulos ABC e HBA são semelhantes (), temos as seguintes
proporções: Usando que encontramos a proporção: Da semelhança entre os triângulos HBA e HAC encontramos a proporção: Temos ainda que a soma das projeções m e n é igual a hipotenusa, ou
seja: Exemplo 1 Encontre
o valor de x e de y na figura abaixo:
9 Primeiro
calcularemos o valor da hipotenusa, que na figura está representado por y. Para
encontrar o valor de x, usaremos a relação b2 = a.n, assim: Exemplo 2 A medida
da altura relativa à hipotenusa de um triângulo retângulo é 12 cm e uma das
projeções mede 9 cm. Calcular a medida dos catetos desse triângulo. Primeiro
vamos encontrar o valor da outra projeção usando a relação: h2 =
m . n Vamos
encontrar o valor da hipotenusa, usando a relação a = m + n Fórmulas
Na tabela
abaixo, reunimos as relações métricas no triângulo retângulo. 3º momento . Orientar
para ver o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=mFszQZAke7o
e fazer a atividade 1 (anexo). 10ª Aula - Relações métricas no
triângulo retângulo 1º momento . Correção da
atividade 1 (anexo) fazendo comentários sobre
o vídeo. 2º momento .
Reapresentar o assunto, seguindo as orientações didáticas das páginas 178 a
181 .
Orientar para fazer as atividades da página 181 e 182. |
RECURSOS:
(X ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; (X)
Vídeo; (X
) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( x ) Outros: celular, notebook; |
AVALIAÇÃO:
( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: 178 a 187 ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
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Professor:
_______________________________ Escola:
_________________________________________
REFERÊNCIAS:
https://www.todamateria.com.br/relacoes-metricas-no-triangulo-retangulo/
https://matematicabasica.net/relacoes-metricas-no-triangulo-retangulo-exercicios/
ANEXO
Atividade 1
1º) Calcule
a altura do triângulo:
2º) Calcule
a medida de x:
3º)
Determine no triângulo retângulo a medida da hipotenusa, a altura em relação a
hipotenusa e a projeção dos catetos sobre a hipotenusa.
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