SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
||
Tema: Sustentabilidade no seu
sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para
a vida!” Subtema: Globalização e a
indispensável sustentabilidade ambiental. |
UNIDADE
TEMÁTICA: Conexão
e Escala Objetos
do conhecimento: Corporações e Organismos Internacionais.
Diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e
na Oceania. |
|
Objetivo
geral: Objetivo: Estudo do espaço, da
superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos,
frutos darelação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de
ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se
vive para compreender e planejar onde se viver. |
||
Ano: 9º Período:
24/05 a 05/06 de 2021 Nº
de Aulas: 4 |
||
HABILIDADES |
||
|
||
COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
||
1. Utilizar
os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e
exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas. 2. Estabelecer
conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a
importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres
humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história. |
||
COMPETÊNCIAS GERAIS |
||
Valorizar
e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar
aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática
e inclusiva. 7.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular,
negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e
promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo
responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em
relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. |
||
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
||
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só
tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando
o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso
profissional. |
||
|
||
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
||
OBS: Professores, essa
sequencia terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de
vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos
,ficando mais facil a avaliação de
desempenho da participação nas aulas e nasatiovidades realizadas. Informações para os
alunos . Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas
(app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos
cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar
as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc). 1º aula Etapa 1: ·
Introdução
do capitulo 3 ( A globalização e seus efeitos), ·
leitura
compartilhada ,seguida da explicação, das páginas 46 ao 52 . Etapa 2 : Logo após a explicação,
sugerir aos alunos que façam a atividade da página 52. 2º aula Etapa 1: ·
Continuação
da explicação do conteúdo do capitulo 3 , páginas 53 ao 60. ·
Logo
após finalizar a explicação exibir a vídeo aula, “ A GLOBALIZÇÃO E SEUS EFEITOS” disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=Nw02a2J7UrY Etapa 2: ·
Para
conclusão do conteúdo do capitulo 3 ,fazer a atividade da pagina 61,se houver
tempo faça a correção. ·
Para
próxima aula,pedi aos alunos que façam em casa, a leitura do capitulo 4
(páginas 62 ao 71),para a próxima aula. 3º aula Etapa 1: ·
Como
na aula anterior,foi sugerido aos alunos que fizessem a leitura do capitulo
4,inicie a aula com o vídeo, “GLOBALIZAÇÃO
E O MEIO AMBIENTE” ·
https://www.youtube.com/watch?v=2TIPNzsLyI4 ·
Logo
após assistir o vídeo , abra espaço para que os alunos coloquem seu ponto de
vista sobre o tema a ser estudado. ·
Sugestão,pode
se fazer a explicação do conteúdo ,Globalização e meio ambiente,pelo livro
capitulo 4 ou utilizando o texto e os slides. Etapa 2: Leitura do texto: Globalização
e meio ambiente A relação entre globalização
e meio ambiente expressa-se na perspectiva dos impactos gerados pelas
transformações técnicas, sobretudo aquelas referentes à Revolução
Técnico-Científica-Informacional, que propiciou avanços suficientes para integrar as
diferentes partes do planeta e alterar os sistemas de produção no campo e na
cidade.
Por definição, a globalização é entendida como o processo
de integração global das sociedades, correspondendo ao período de maior
avanço e expansão do sistema capitalista. Mesmo que de maneira desigual e,
por vezes, contraditória, todas as partes do mundo encontram-se conectadas,
com um grande fluxo de informações, capitais, bens e valores culturais. Tal
panorama influencia, sem dúvidas, a forma como o ser humano interage e gera
impactos sobre o meio natural. No âmbito da questão
ambiental na Globalização, podemos considerar como o principal marco histórico para
a intensificação da alteração do meio natural pelas sociedades a emergência
da Revolução Industrial e suas posteriores transformações. Com a
industrialização, ampliou-se o consumo e a pressão sobre os recursos naturais
renováveis e não renováveis, como o solo, as florestas, os minérios e os
recursos hídricos. Além disso, a transformação desses elementos primários
passou a ser acompanhada da produção de um grande volume de poluição, tanto
atmosférica quanto dos solos, hídrica e de outros tipos.
No campo, os efeitos dessas mudanças também foram sentidos com a
evolução das técnicas agropecuárias, incluindo a mecanização, a Revolução Verde e as transformações recentes
introduzidas por conhecimentos científicos, como a biotecnologia. Tudo isso
foi desenvolvido com vistas a aumentar a produtividade no meio rural,
gerando, em contrapartida, uma maior demanda sobre o consumo e extração dos
recursos naturais.
As consequências geradas pelo desenvolvimento industrial dos últimos
250 anos são bastante discutidas, e os seus limites exatos ainda não são
muito precisos, sendo alvo de grandiosos debates no meio científico. De todo
modo, as alterações na composição da atmosfera e o esgotamento dos recursos
naturais são, sem dúvidas, os impactos mais duramente sentidos no contexto
socioespacial. Além disso, somam-se os eventos climáticos, que, na opinião da
maioria dos cientistas, podem ganhar contornos dramáticos em um futuro
próximo, com a intensificação do efeito estufa e o avanço do Aquecimento Global. No mesmo contexto, insere-se o
fenômeno socioespacial da urbanização, que vem se intensificando nos países
em desenvolvimento após ter se consolidado nos países centrais e alguns
emergentes. Com isso, emergem os problemas socioambientais urbanos, como a
extrema poluição, a formação das ilhas de calor, a questão da inversão
térmica e os impactos gerados pela má destinação dos resíduos sólidos e da
ausência de saneamento ambiental. Contudo, no cerne do processo de
transformação e evolução das técnicas e dos objetos técnicos que atuam no
processo de produção do espaço geográfico, existe uma incessante busca por
alternativas que defendam o desenvolvimento econômico das sociedades com a
preservação do meio natural. Nesse sentido, emerge o conceito de sustentabilidade, defendido por muitos como a saída necessária e possível
para conciliar o crescimento social com a conservação ambiental. De todo modo, a atenuação dos
efeitos da globalização sobre o meio ambiente perpassa por uma série de
desafios, tais como vencer a lógica de desenvolvimento via consumismo, os
impactos negativos da urbanização concentrada e da produção industrial plena,
bem como a diminuição das desigualdades sociais. Para isso, além da
conscientização individual, é preciso um sistema mútuo de cooperação entre as
nações a fim de desenvolver metas ambientais que atendam às necessidades básicas
para a conservação da natureza. Etapa 2- Nesta aula pedi aos alunos que
façam as atividades das páginas 72 e 73. Se houver tempo, faça a correção da atividade. 4º
aula Etapa 1 - Nesta aula trabalhar o tema: Sustentabilidade no
seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e
para a vida!”, tema a ser
trabalhado com as turmas do 9º ano. “Globalização e a indispensável
sustentabilidade ambiental”. Início da aula, apresentar o
tema a ser trabalhado “Globalização e sustentabilidade ambiental”. Logo após
indagar os alunos. - O que é sustentabilidade? - Qual sua você conhece algum projeto de sustentabilidade ambiental? - Na sua cidade a projetos voltados para a sustentabilidade ambiental? Logo após o bate – papo,
apresenta o vídeo, “Globalização e a Sustentabilidade”, para melhor compreensão do tema abordado. Acessar o
link: https://www.youtube.com/watch?v=CYAkCFJzP8I
Logo após, leitura do
texto: A
IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM DO LIXO. Como e por que separar o lixo? A reciclagem reduz, de
forma importante, impacto sobre o meio ambiente: diminui as retiradas de matéria-prima
da natureza, gera economia de água e energia e reduz a disposição inadequada
do lixo. Além disso, é fonte de renda para os catadores. A preservação do meio
ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença.
Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo. As vantagens da separação do
lixo doméstico ficam cada vez mais evidentes. Além de aliviar os lixões e
aterros sanitários, chegando até eles apenas os rejeitos (restos de resíduos
que não podem ser reaproveitáveis), grande parte dos resíduos sólidos gerados
em casa pode ser reaproveitada. A reciclagem economiza recursos naturais e
gera renda para os catadores de lixo, parte da população que depende dos
resíduos sólidos descartados para sobreviver. Segundo a última pesquisa
Nacional de Saneamento Básico do Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE), são recolhidas no Brasil cerca de 180 mil toneladas
diárias de resíduos sólidos. O rejeito é resultante de atividades de origem
urbana, industrial, de serviços de saúde, rural, especial ou diferenciada.
Esses materiais gerados nessas atividades são potencialmente matéria prima
e/ou insumos para produção de novos produtos ou fonte de energia. Mais da metade desses
resíduos é jogado, sem qualquer tratamento, em lixões a céu aberto. Com isso,
o prejuízo econômico passa dos R$ 8 bilhões anuais. No momento, apenas 18%
das cidades brasileiras contam com o serviço de coleta seletiva. Ao separar
os resíduos, estão sendo dados os primeiros passos para sua destinação
adequada. Com a separação é possível: a reutilização; a reciclagem; o melhor
valor agregado ao material a ser reciclado; as melhores condições de trabalho
dos catadores ou classificadores dos materiais recicláveis; a compostagem;
menor demanda da natureza; o aumento do tempo de vida dos aterros sanitários
e menor impacto ambiental quando da disposição final dos rejeitos. (Adaptado de
http://www.mma.gov.br/informma/item/8521-como-e-porqu%C3%AA-separar-o-lixo) Atividade complementar
1.
Todas as alternativas trazem, a partir da leitura do primeiro parágrafo do
texto, vantagens de se fazer a reciclagem do lixo. Qual alternativa não traz
esses benefícios citados? a) A reciclagem reduz
impacto sobre o meio ambiente. b) A reciclagem reduz
gasto de energia. c) A reciclagem gera
economia de água. d) A reciclagem reduz a
disposição inadequada do lixo. e) A reciclagem reduz a
renda dos catadores de lixo. 2.
Em relação à preservação do meio ambiente, o segundo parágrafo nos dá a
seguinte mensagem: a) Pequenas atitudes
podem contribuir de forma significativa para sua preservação. b) Somente grandes
atitudes diárias ajudam a preservar a natureza. c) A reciclagem do lixo
é o único caminho para preservação da natureza. d) Todo resíduo sólido
pode ser reaproveitado. e) As escolas devem
fazer a reciclagem do lixo. 3.
Leia as três afirmações abaixo: I
–
economiza recursos naturais. II
– gera
renda para catadores de lixo. III
– Mais
da metade desses resíduos é jogado em lixões a céu aberto. Qual afirmativa traz
somente afirmações do texto que colaboram para a preservação do meio
ambiente? a) I, II, III. b) I e II. c) I e III. d) II e III. e) III. 4.
O texto traz as palavras “resíduos” e “rejeitos”. É possível afirmar que: a) essas palavras
possuem o mesmo sentido no texto. b) essas palavras
possuem sentidos opostos no texto. c) resíduos são restos
de lixo não aproveitáveis. d) rejeitos são restos
de resíduos não aproveitáveis. e) rejeitos são restos
de resíduos aproveitáveis. |
||
|
RECURSOS: (Pág.46 a
73) Livro didático;
(x ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (
) Vídeo; (x ) Computador; ( ) Jogos; ( x) Textos Informativos; ( ) Outros
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas:
( Elaborados ).
(
) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;
(
) Atividade escrita;
( ) Avaliação da participação;
Outros:
Nenhum comentário:
Postar um comentário