9º ANO IV - SEQUÊNCIA - 2021

 

                                                      SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

 Tema: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

Subtema: Globalização e a indispensável sustentabilidade ambiental.

UNIDADE TEMÁTICA: Conexão e Escala

Objetos do conhecimento:   Corporações e Organismos Internacionais. Diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania.

Objetivo geral:  Objetivo: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos darelação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano:                           Período: 24/05  a  05/06 de 2021                                     Nº de Aulas: 4

HABILIDADES

 

 (EF09GE02BN) Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.

(EF09GE18IT) Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países, comparando com o Brasil e a Bahia.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

  1.  Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.    Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

 Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

                 COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

  Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo

estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nasatiovidades  realizadas.

Informações para os alunos .

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (36 minutos cada aula)

 - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas

 -pais, irmãos, animais etc).

 

                                             1º aula

Etapa 1:

·         Introdução do capitulo 3 ( A globalização e seus efeitos),

·         leitura compartilhada ,seguida da explicação, das páginas 46 ao 52 .

 

Etapa 2 : Logo após a explicação, sugerir aos alunos que façam a atividade da página 52.

 

                                             2º aula

Etapa 1:

·         Continuação da explicação do conteúdo do capitulo 3 , páginas  53 ao 60.

·         Logo após finalizar a explicação exibir a vídeo aula, “ A GLOBALIZÇÃO E SEUS EFEITOS” disponível no link:  https://www.youtube.com/watch?v=Nw02a2J7UrY

    Etapa 2:

                             

·         Para conclusão do conteúdo do capitulo 3 ,fazer a atividade da pagina 61,se houver tempo faça a correção.

·         Para próxima aula,pedi aos alunos que façam em casa, a leitura do capitulo 4 (páginas 62 ao 71),para a próxima aula.

                                         3º aula

Etapa 1:

·         Como na aula anterior,foi sugerido aos alunos que fizessem a leitura do capitulo 4,inicie a aula com o vídeo, “GLOBALIZAÇÃO E O MEIO AMBIENTE”

·                        https://www.youtube.com/watch?v=2TIPNzsLyI4

·         Logo após assistir o vídeo , abra espaço para que os alunos coloquem seu ponto de vista sobre o tema a ser estudado.

·         Sugestão,pode se fazer a explicação do conteúdo ,Globalização e meio ambiente,pelo livro capitulo 4 ou utilizando o texto e os slides.

Etapa 2:

 Leitura do texto:

Globalização e meio ambiente

A relação entre globalização e meio ambiente expressa-se na perspectiva dos impactos gerados pelas transformações técnicas, sobretudo aquelas referentes à Revolução Técnico-Científica-Informacional, que propiciou avanços suficientes para integrar as diferentes partes do planeta e alterar os sistemas de produção no campo e na cidade.

  Por definição, a globalização é entendida como o processo de integração global das sociedades, correspondendo ao período de maior avanço e expansão do sistema capitalista. Mesmo que de maneira desigual e, por vezes, contraditória, todas as partes do mundo encontram-se conectadas, com um grande fluxo de informações, capitais, bens e valores culturais. Tal panorama influencia, sem dúvidas, a forma como o ser humano interage e gera impactos sobre o meio natural.

No âmbito da questão ambiental na Globalização, podemos considerar como o principal marco histórico para a intensificação da alteração do meio natural pelas sociedades a emergência da Revolução Industrial e suas posteriores transformações. Com a industrialização, ampliou-se o consumo e a pressão sobre os recursos naturais renováveis e não renováveis, como o solo, as florestas, os minérios e os recursos hídricos. Além disso, a transformação desses elementos primários passou a ser acompanhada da produção de um grande volume de poluição, tanto atmosférica quanto dos solos, hídrica e de outros tipos.

  No campo, os efeitos dessas mudanças também foram sentidos com a evolução das técnicas agropecuárias, incluindo a mecanização, a Revolução Verde e as transformações recentes introduzidas por conhecimentos científicos, como a biotecnologia. Tudo isso foi desenvolvido com vistas a aumentar a produtividade no meio rural, gerando, em contrapartida, uma maior demanda sobre o consumo e extração dos recursos naturais.

  As consequências geradas pelo desenvolvimento industrial dos últimos 250 anos são bastante discutidas, e os seus limites exatos ainda não são muito precisos, sendo alvo de grandiosos debates no meio científico. De todo modo, as alterações na composição da atmosfera e o esgotamento dos recursos naturais são, sem dúvidas, os impactos mais duramente sentidos no contexto socioespacial. Além disso, somam-se os eventos climáticos, que, na opinião da maioria dos cientistas, podem ganhar contornos dramáticos em um futuro próximo, com a intensificação do efeito estufa e o avanço do Aquecimento Global.

  No mesmo contexto, insere-se o fenômeno socioespacial da urbanização, que vem se intensificando nos países em desenvolvimento após ter se consolidado nos países centrais e alguns emergentes. Com isso, emergem os problemas socioambientais urbanos, como a extrema poluição, a formação das ilhas de calor, a questão da inversão térmica e os impactos gerados pela má destinação dos resíduos sólidos e da ausência de saneamento ambiental.

Contudo, no cerne do processo de transformação e evolução das técnicas e dos objetos técnicos que atuam no processo de produção do espaço geográfico, existe uma incessante busca por alternativas que defendam o desenvolvimento econômico das sociedades com a preservação do meio natural. Nesse sentido, emerge o conceito de sustentabilidade, defendido por muitos como a saída necessária e possível para conciliar o crescimento social com a conservação ambiental.

  De todo modo, a atenuação dos efeitos da globalização sobre o meio ambiente perpassa por uma série de desafios, tais como vencer a lógica de desenvolvimento via consumismo, os impactos negativos da urbanização concentrada e da produção industrial plena, bem como a diminuição das desigualdades sociais. Para isso, além da conscientização individual, é preciso um sistema mútuo de cooperação entre as nações a fim de desenvolver metas ambientais que atendam às necessidades básicas para a conservação da natureza.

 

    Etapa 2- Nesta aula pedi aos alunos que façam as atividades das páginas 72 e 73.

Se houver tempo, faça a correção da atividade.

                                                     4º aula

  Etapa 1 - Nesta aula trabalhar o tema: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”, tema a ser trabalhado com as turmas do 9º ano.

 “Globalização e a indispensável sustentabilidade ambiental”.

  Início da aula, apresentar o tema a ser trabalhado “Globalização e sustentabilidade ambiental”. Logo após indagar os alunos.

- O que é sustentabilidade?

- Qual sua você conhece algum projeto de sustentabilidade ambiental?

- Na sua cidade a projetos voltados para a sustentabilidade ambiental?

Logo após o bate – papo, apresenta o vídeo, “Globalização e a Sustentabilidade”, para melhor compreensão do tema abordado. Acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=CYAkCFJzP8I

 

Logo após, leitura do texto:

A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM DO LIXO.

      Como e por que separar o lixo?

A reciclagem reduz, de forma importante, impacto sobre o meio ambiente: diminui as retiradas de matéria-prima da natureza, gera economia de água e energia e reduz a disposição inadequada do lixo. Além disso, é fonte de renda para os catadores.

A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo. As vantagens da separação do lixo doméstico ficam cada vez mais evidentes. Além de aliviar os lixões e aterros sanitários, chegando até eles apenas os rejeitos (restos de resíduos que não podem ser reaproveitáveis), grande parte dos resíduos sólidos gerados em casa pode ser reaproveitada. A reciclagem economiza recursos naturais e gera renda para os catadores de lixo, parte da população que depende dos resíduos sólidos descartados para sobreviver.

Segundo a última pesquisa Nacional de Saneamento Básico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são recolhidas no Brasil cerca de 180 mil toneladas diárias de resíduos sólidos. O rejeito é resultante de atividades de origem urbana, industrial, de serviços de saúde, rural, especial ou diferenciada. Esses materiais gerados nessas atividades são potencialmente matéria prima e/ou insumos para produção de novos produtos ou fonte de energia.

Mais da metade desses resíduos é jogado, sem qualquer tratamento, em lixões a céu aberto. Com isso, o prejuízo econômico passa dos R$ 8 bilhões anuais. No momento, apenas 18% das cidades brasileiras contam com o serviço de coleta seletiva. Ao separar os resíduos, estão sendo dados os primeiros passos para sua destinação adequada. Com a separação é possível: a reutilização; a reciclagem; o melhor valor agregado ao material a ser reciclado; as melhores condições de trabalho dos catadores ou classificadores dos materiais recicláveis; a compostagem; menor demanda da natureza; o aumento do tempo de vida dos aterros sanitários e menor impacto ambiental quando da disposição final dos rejeitos.

(Adaptado de http://www.mma.gov.br/informma/item/8521-como-e-porqu%C3%AA-separar-o-lixo)

 Atividade complementar

 

1. Todas as alternativas trazem, a partir da leitura do primeiro parágrafo do texto, vantagens de se fazer a reciclagem do lixo. Qual alternativa não traz esses benefícios citados?

a) A reciclagem reduz impacto sobre o meio ambiente.

b) A reciclagem reduz gasto de energia.

c) A reciclagem gera economia de água.

d) A reciclagem reduz a disposição inadequada do lixo.

e) A reciclagem reduz a renda dos catadores de lixo.

2. Em relação à preservação do meio ambiente, o segundo parágrafo nos dá a seguinte mensagem:

a) Pequenas atitudes podem contribuir de forma significativa para sua preservação.

b) Somente grandes atitudes diárias ajudam a preservar a natureza.

c) A reciclagem do lixo é o único caminho para preservação da natureza.

d) Todo resíduo sólido pode ser reaproveitado.

e) As escolas devem fazer a reciclagem do lixo.

3. Leia as três afirmações abaixo:

I – economiza recursos naturais.

II – gera renda para catadores de lixo.

III – Mais da metade desses resíduos é jogado em lixões a céu aberto.

Qual afirmativa traz somente afirmações do texto que colaboram para a preservação do meio ambiente?

a) I, II, III.

b) I e II.

c) I e III.

d) II e III.

e) III.

4. O texto traz as palavras “resíduos” e “rejeitos”. É possível afirmar que:

a) essas palavras possuem o mesmo sentido no texto.

b) essas palavras possuem sentidos opostos no texto.

c) resíduos são restos de lixo não aproveitáveis.

d) rejeitos são restos de resíduos não aproveitáveis.

e) rejeitos são restos de resíduos aproveitáveis.

 

 

 

 

 

 

 

 

RECURSOS: (Pág.46 a 73) Livro didático; (x ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (x  ) Computador; ( ) Jogos; ( x) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( Elaborados ).

( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(  ) Atividade escrita; (  ) Avaliação da participação; Outros:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário