9º ANO - III SEQUÊNCIA - 2021

 

 

                                              SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: As Competências Socioemocionais em tempos de pandemia

Subtema:   A Geografia e as Habilidades Socioemocionais

Unidade Temática: O Sujeito e o seu lugar no mundo

Objetos do Conhecimento: A hegemonia europeia na economia, na política e na cultura.

Objetivo geral:  Promover um momento de reconhecimento de trajetória dos estudantes e de acolhida com empatia das diferentes experiências que cada um pode ter vivido durante o isolamento.

Conhecer o espaço geográfico como uma construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza.

Ano: 9°                          Período: 17/05/2021  a  22/05/2021                                Nº de Aulas: 2

                             HABILIDADES

 

EF09GE01: Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares. Corporações e organismos internacionais.

                  COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

4. Interpretar e expressar sentimentos, crenças e dúvidas com relação a si mesmo, aos outros e às diferentes culturas, com base nos instrumentos de investigação das Ciências Humanas, promovendo o acolhimento e a valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. 5. Comparar eventos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços variados, e eventos ocorridos em tempos diferentes no mesmo espaço e em espaços variados.

                      COMPETÊNCIAS GERAIS

1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

6:Construir argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental  e o respeito à biodiversidade  e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza.

7:Agir  pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

               COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                            ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os alunos .

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (36 minutos cada aula)

 - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas

 -pais, irmãos, animais etc).

                                                                   

                                                                                   1ªAula

                                                 

ETAPA1: Nesta aula depois de registrar a frequência  dos alunos fazer um levantamento prévio e sondagem dos assuntos.

Fazer a leitura do texto:1 e texto:2

 TEXTO:1                                                                   

                                                                           GEOPOLÍTICA ATUAL

  A Nova Ordem Mundial – ou Nova Ordem Geopolítica Mundial – significa o plano geopolítico internacional das correlações de poder e força entre os Estados Nacionais após o final da Guerra Fria. A Nova Ordem Mundial é caracterizada pela unimultipolaridade, uma vez que temos a supremacia dos Estados Unidos no campo bélico e político, e a emergência de várias potências no campo econômico: China, União Europeia, Japão e o próprio EUA. Com a queda do Muro de Berlim, em 1989, e o declínio da União Soviética, em 1991, o mundo se viu diante de uma nova configuração política. A soberania dos Estados Unidos e do capitalismo se estendeu por praticamente todo o mundo e a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) se consolidou como o maior e mais poderoso tratado militar internacional. O planeta, que antes se encontrava na denominada “Ordem Bipolar” da Guerra Fria, passou a buscar um novo termo para designar o novo plano político. A primeira expressão que pode ser designada para definir a Nova Ordem Mundial é a, uma vez que, sob o ponto de vista militar, os EUA se tornaram soberanos diante da impossibilidade de qualquer outro país rivalizar com os norte-americanos nesse quesito. A segunda expressão utilizada é a multipolaridade, pois, após o término da Guerra Fria, o poderio militar não era mais o critério principal a ser estabelecido para determinar a potencialidade global de um Estado Nacional, mas sim o poderio econômico. Nesse plano, novas frentes emergiram para rivalizar com os EUA, a saber: o Japão e a União Europeia, em um primeiro momento, e a China em um segundo momento, sobretudo a partir do final da década de 2000. Por fim, temos uma terceira proposta, mais consensual: a unimultipolaridade. Tal expressão é utilizada para designar o duplo caráter da ordem de poder global: “uni” para designar a supremacia militar e política dos EUA e “multi” para designar os múltiplos centros de poder econômico.

 TEXTO:2                                                                                                                                   

https://www.hypeness.com.br/1/2021/04/26608a4f-11-de-setembro-5-.jpeg                                                                               A “Guerra ao terror”

 

 Como vimos, após o final da Guerra Fria, os Estados Unidos se viram isolados na supremacia bélica do mundo. Apesar de a Rússia ter herdado a maior parte do arsenal nuclear da União Soviética, o país mergulhou em uma profunda crise ao longo dos anos 1990 e início dos anos 2000, o que não permitiu que o país mantivesse a conservação de seu arsenal, pois isso custa muito dinheiro. Em face disso, os Estados Unidos precisavam de um novo inimigo para justificar os seus estrondosos investimentos em armamentos e tecnologia bélica. Em 2001, entretanto, um novo inimigo surgiu com os atentados de 11 de Setembro, atribuídos à organização terrorista Al-Qaeda. A tragédia de 11 de Setembro vitimou centenas de pessoas, mas motivou os EUA a gastarem ainda mais com armas. Com isso, sob o comando do então presidente George W. Bush, os Estados Unidos iniciaram uma frenética Guerra ao Terror, em que foram gastos centenas de bilhões de dólares. Primeiramente os gastos se direcionaram à invasão do Afeganistão, em 2001, sob a alegação de que o regime Talibã que governava o país daria suporte para a Al-Qaeda. Em segundo, com a perseguição dos líderes dessa organização terrorista, com destaque para Osama Bin Laden, que foi encontrado e morto em maio de 2011, no Paquistão. O que se pode observar é que não existe, ao menos por enquanto, nenhuma nação que se atreva a estabelecer uma guerra contra o poderio norte-americano. O “inimigo” agora é muito mais difícil de combater, uma vez que armas de destruição em massa não podem ser utilizadas, pois são grupos que atacam e se escondem em meio à população civil de inúmeros países.

ETAPA 2:  Com base na leitura dos texto :1 e 2, responda a atividade proposta.

 

                                                 ATIVIDADE                                                                           

 1. A Nova Ordem Mundial é caracterizada por vários polos de poder, ou seja, vários países ou grupos de países que detêm determinado protagonismo em nível mundial, seja no plano político, seja no econômico. Desse modo, a Nova Ordem Mundial é definida pela

A) bipolaridade.

B) neutralidade.

C) homogeneidade.

D) multipolaridade.

E) unipolaridade.

 

2. Explique o que significa a expressão “Nova Ordem Mundial”.

 

3.  Quais acontecimentos impulsionaram o surgimento “Nova Ordem Mundial”.

 

4.  Aponte as suas principais características da “Nova Ordem Mundial”.

 

.  Explique os termos abaixo:

a) Mundo Bipolar-

 

 b) Unipolaridade -

 

c) Multipolaridade -

 

d) Unimultipolaridade-

 

 5. Faça um pequeno texto sobre a Guerra ao Terror destacando o que é, causa e consequências.

 

 

ETAPA 3: Socialização do aprendizado e correção da atividade fazendo comentário e ponderações.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                         Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário