SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
|
TEMA: As Competências Socioemocionais
em tempos de pandemia Subtema: A Geografia
e as Habilidades Socioemocionais |
Unidade Temática: O
Sujeito e o seu lugar no mundo Objetos do Conhecimento: A hegemonia europeia na
economia, na política e na cultura. |
Objetivo
geral: Promover um momento de reconhecimento de
trajetória dos estudantes e de acolhida com empatia das diferentes
experiências que cada um pode ter vivido durante o isolamento. Conhecer
o espaço geográfico como uma construção histórica e seu uso nos diferentes
tempos e espaços, assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos
fundamentais para a construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem-
natureza. |
|
Ano: 9° Período: 17/05/2021 a 22/05/2021 Nº
de Aulas: 2 |
|
HABILIDADES |
|
EF09GE01:
Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em
várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções
militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares.
Corporações e organismos internacionais. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. 3.
Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do
raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço,
envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição,
extensão, localização e ordem. 4.
Interpretar e expressar sentimentos, crenças e dúvidas com relação a si
mesmo, aos outros e às diferentes culturas, com base nos instrumentos de
investigação das Ciências Humanas, promovendo o acolhimento e a valorização
da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades,
culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. 5.
Comparar eventos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços
variados, e eventos ocorridos em tempos diferentes no mesmo espaço e em
espaços variados. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
1.Valorizar
e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo
físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade,
continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa,
democrática e inclusiva. 6:Construir
argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e
pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro ,sem preconceito de qualquer
natureza. 7:Agir
pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade
,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões
socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e
solidários. |
|
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
|
|
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de três semanas
para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão
do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil
a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas. Informações para os alunos . Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas
online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o
microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos
necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de
outras pessoas -pais, irmãos, animais
etc). 1ªAula
ETAPA1:
Nesta aula depois de registrar a frequência dos alunos fazer um levantamento prévio e
sondagem dos assuntos. Fazer a leitura do texto:1 e
texto:2 TEXTO:1
GEOPOLÍTICA ATUAL A Nova Ordem Mundial –
ou Nova Ordem Geopolítica Mundial – significa o plano geopolítico internacional
das correlações de poder e força entre os Estados Nacionais após o final da
Guerra Fria. A Nova Ordem Mundial é caracterizada pela unimultipolaridade,
uma vez que temos a supremacia dos Estados Unidos no campo bélico e político,
e a emergência de várias potências no campo econômico: China, União Europeia,
Japão e o próprio EUA. Com a queda do Muro de Berlim, em 1989, e o declínio
da União Soviética, em 1991, o mundo se viu diante de uma nova configuração
política. A soberania dos Estados Unidos e do capitalismo se estendeu por
praticamente todo o mundo e a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico
Norte) se consolidou como o maior e mais poderoso tratado militar
internacional. O planeta, que antes se encontrava na denominada “Ordem
Bipolar” da Guerra Fria, passou a buscar um novo termo para designar o novo
plano político. A primeira expressão que pode ser designada para definir a
Nova Ordem Mundial é a, uma vez que, sob o ponto de vista militar, os EUA se
tornaram soberanos diante da impossibilidade de qualquer outro país rivalizar
com os norte-americanos nesse quesito. A segunda expressão utilizada é a
multipolaridade, pois, após o término da Guerra Fria, o poderio militar não
era mais o critério principal a ser estabelecido para determinar a potencialidade
global de um Estado Nacional, mas sim o poderio econômico. Nesse plano, novas
frentes emergiram para rivalizar com os EUA, a saber: o Japão e a União
Europeia, em um primeiro momento, e a China em um segundo momento, sobretudo
a partir do final da década de 2000. Por fim, temos uma terceira proposta,
mais consensual: a unimultipolaridade. Tal expressão é utilizada para
designar o duplo caráter da ordem de poder global: “uni” para designar a
supremacia militar e política dos EUA e “multi” para designar os múltiplos
centros de poder econômico. TEXTO:2
A “Guerra ao terror” Como vimos, após o final da Guerra Fria, os
Estados Unidos se viram isolados na supremacia bélica do mundo. Apesar de a
Rússia ter herdado a maior parte do arsenal nuclear da União Soviética, o
país mergulhou em uma profunda crise ao longo dos anos 1990 e início dos anos
2000, o que não permitiu que o país mantivesse a conservação de seu arsenal,
pois isso custa muito dinheiro. Em face disso, os Estados Unidos precisavam
de um novo inimigo para justificar os seus estrondosos investimentos em
armamentos e tecnologia bélica. Em 2001, entretanto, um novo inimigo surgiu
com os atentados de 11 de Setembro, atribuídos à organização terrorista
Al-Qaeda. A tragédia de 11 de Setembro vitimou centenas de pessoas, mas
motivou os EUA a gastarem ainda mais com armas. Com isso, sob o comando do
então presidente George W. Bush, os Estados Unidos iniciaram uma frenética
Guerra ao Terror, em que foram gastos centenas de bilhões de dólares.
Primeiramente os gastos se direcionaram à invasão do Afeganistão, em 2001,
sob a alegação de que o regime Talibã que governava o país daria suporte para
a Al-Qaeda. Em segundo, com a perseguição dos líderes dessa organização
terrorista, com destaque para Osama Bin Laden, que foi encontrado e morto em
maio de 2011, no Paquistão. O que se pode observar é que não existe, ao menos
por enquanto, nenhuma nação que se atreva a estabelecer uma guerra contra o
poderio norte-americano. O “inimigo” agora é muito mais difícil de combater,
uma vez que armas de destruição em massa não podem ser utilizadas, pois são
grupos que atacam e se escondem em meio à população civil de inúmeros países.
ETAPA 2:
Com base na leitura dos texto :1 e 2,
responda a atividade proposta.
ATIVIDADE
1. A Nova Ordem Mundial é caracterizada por
vários polos de poder, ou seja, vários países ou grupos de países que detêm determinado
protagonismo em nível mundial, seja no plano político, seja no econômico.
Desse modo, a Nova Ordem Mundial é definida pela A) bipolaridade. B) neutralidade. C) homogeneidade. D) multipolaridade. E) unipolaridade. 2. Explique o que significa a expressão “Nova
Ordem Mundial”. 3. Quais
acontecimentos impulsionaram o surgimento “Nova Ordem Mundial”. 4. Aponte
as suas principais características da “Nova Ordem Mundial”. . Explique
os termos abaixo: a) Mundo
Bipolar- b) Unipolaridade - c)
Multipolaridade - d)
Unimultipolaridade- 5. Faça um
pequeno texto sobre a Guerra ao Terror destacando o que é, causa e
consequências. ETAPA
3: Socialização do aprendizado e correção
da atividade fazendo comentário e ponderações.
Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós... |
Nenhum comentário:
Postar um comentário