SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA |
Tema: “As
competências socioemocionais em tempo de pandemia” |
Objeto de Conhecimento: A prática de
exercício e o bem estar emocional |
Ano: 9º Período: 29/03 a
16/04/2021
Nº de
Aulas: 6 |
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
|
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
AULA
01 Para
iniciar o ano letivo realizar esse primeiro contato do professor com os
alunos com apresentação de ambos, conhecer as turmas mesmo no sistema de
ensino online através de algumas atividades, dinâmicas de acolhida,
combinados, apresentação do componente.
A seguir sugestões de vídeos para esse momento: Ø SUGESTÕES DE VÍDEOS PARA A ACOLHIDA: Vídeo
1: MENSAGEM DE VOLTA ÀS AULAS 2021 https://www.youtube.com/watch?v=biQKCddHly4 Duração:
01:16 Vídeo
2: Boas vindas às aulas remotas. https://www.youtube.com/watch?v=rXul5K6UIas Duração:
01:28 Vídeo
3: Linda mensagem de incentivo de volta às aulas https://www.youtube.com/watch?v=uMvbv6Q_agw Duração:02:11 Assim
como no ensino presencial, o ensino online requer alguns combinados para que
a aula possa atingir os objetivos propostos. Segue link como sugestão para
esses combinados. Ø COMBINADOS Combinados
da turma para aula on-line 2021 / Dicas infalíveis https://www.youtube.com/watch?v=999DHG_zFig Duração:
03:52 Ø APRESENTAÇÃO DO COMPONENTE EDUCAÇÃO FÍSICA Apresentação
do componente Educação Física no vídeo a seguir traz reflexão e
sensibilização sobre as aulas de Educação Física nas escolas. Muito mais do
que apenas "jogar"! Maneira lúdica de mostrar aos alunos o que é, sua
importância e o prazer em participar desse momento! Vídeo
1: O que é Educação Física? https://www.youtube.com/watch?v=foVvpAvJ0LE Duração:
04:06 Vídeo
2: Educação Física Escolar: qual a sua importância? https://www.youtube.com/watch?v=9tyvjssXcDw Duração:
04:38 AULA
02 Direcionar esse momento da aula com
algumas dinâmicas/atividades que direcione o trabalho com as
emoções/sentimentos. DINÂMICAS/ATIVIDADES: 1.
Como eu me sinto? Como eu quero me sentir? CONDUÇÃO: Esta
atividade ocorrerá em etapas, com respostas individuais as perguntas, uma por
vez. 1ª
etapa: Como eu me sinto? Na
primeira, o professor deve solicitar aos estudantes que respondam no
formulário à pergunta “Como você está sentindo, considerando todo o cenário
de volta às aulas? Que sinais você usou para saber que se sente assim?”; A
segunda pergunta a ser respondida é “O que fez com que você se sentisse
assim? Ocorreu algo de concreto, ou qual pensamento passou pela sua cabeça
que ocasionasse esse sentimento?”; A terceira pergunta será “Além dessa
emoção que descreveu na primeira pergunta, o que mais você está sentindo
também?”; A quarta pergunta é “Como você tem expressado essas emoções? As pessoas
ao seu redor têm compreendido do que se trata? Você
acha que tem expressado essas emoções de forma adequada? Acha que há outras
formas de expressá-las? Quais?”. Por fim, a última pergunta a ser respondida
é “O que você fez para lidar com esse sentimento? Em que sentido isso
funcionou e em que sentido não funcionou? O
que você podia ter feito diferente para lidar com esse sentimento? O que os
outros ao seu redor podem fazer para ajudá-lo a lidar com suas emoções?”. Depois
disso, o professor pede aos alunos que compartilhem suas respostas, ao final,
pode sugerir que esse exercício ocorra sempre que tiverem dificuldades para
lidar com as emoções que estão enfrentando. 2ª
etapa: Como eu quero me sentir? Nesta
atividade, os estudantes são estimulados a pensar sobre como gostariam de se
sentir daqui em diante e, desse modo, abordar elementos necessários para que
esses sentimentos sejam fomentados. Assim, ao tratar de como queremos nos
sentir, também será possível identificar sentimentos que requerem atenção para
que não causem prejuízos a esses sentimentos objetivados e para abordar o
modo como se deve lidar com eles. “Como
quero me sentir daqui em diante como um estudante nesta escola?”. Podem
surgir respostas como feliz, inspirado, valorizado, apoiado, respeitado,
produtivo, tranquilo etc. Em seguida, deve ser solicitado ao grupo que
afunile essas opções em apenas cinco, aquelas que eles julgarem mais
importantes. Em seguida, o professor provoca os estudantes novamente com uma
nova pergunta, desta vez “O que precisamos fazer para que todos se sintam
assim?”. Neste momento os estudantes compartilham ideias específicas que os
ajudariam a experimentar cada um dos sentimentos, inclusive estratégias para
evitar sentimentos contrários aos desejados (calma, raiva, por exemplo). O
objetivo é criar dois ou três comportamentos observáveis que sejam realistas
e atingíveis para cada sentimento. Por exemplo, para que os estudantes se
sintam apoiados na aprendizagem, o que exatamente todos concordam em fazer de
maneira diferente para que todos se sintam apoiados? Se eles querem se sentir
mais valorizados, quais são as coisas específicas que as escolas podem fazer? Uma
vez compilados comportamentos relacionados aos cinco sentimentos, os alunos
podem organizar maneiras criativas de representar os resultados. Por fim,
socializar com a turma. 2.
Emocionômetro:
O termômetro das emoções Através do Emocionômetro podemos
identificar o que sentimos e dar-nos conta se a emoção é muito intensa ou
não. Isso nos permitirá entender também o motivo pelo qual nos sentimos mal.
Represente através de uma ilustração quais são as emoções que o componente Educação Física desperta em você. Ao lado da
ilustração justifique a sua escolha. Após a realização da atividade registrar
com fotos e socializar com a turma. AULA
03 Promover um
momento de reconhecimento de trajetória dos alunos e de acolhida com empatia
das diferentes experiências que cada um pode ter vivido. Responder 10
questões associadas ao estudo da Educação Física. Relacionar a bagagem ao Componente
Curricular Educação Física. Após a realização da atividade abrir uma discussão
com a turma para socialização das respostas. 3.
O que trago na bagagem? (Material em anexo) AULA 04 ·
Objeto de Conhecimento: A prática de exercício e o bem
estar emocional Para
início de conversa-
Solicitar que os alunos preencham um questionário sobre as suas práticas em
relação ao exercício físico e o bem estar emocional. A partir dessas questões
abrir um debate para socialização das respostas acerca do tema. Aprofundando
no tema Para
dá continuidade ao tema “A prática de exercício e o bem estar emocional” apresentar
um texto para a leitura, interpretação e discussão dessa temática. Segue o
texto (em anexo) ao material a ser trabalhado. Se
necessário direcionar os links a seguir para assistirem e complementar o
estudo da temática. Vídeo: A prática de
EXCERCÍCIOS FÍSICOS e o bem-estar emocional https://www.youtube.com/watch?v=6J1euXAHfic Duração: 05:55 AULA 05 ·
Atividade 1: Direcionar o
link a seguir para que os alunos assistam um filme em desenho sobre a
importância da atividade física Filme: A importância
da atividade física https://www.youtube.com/watch?v=UN-EHhrwyuQ Duração: 04:39
Elaborar um resumo do filme a
importância da atividade física ·
Atividade 2: Checklist para
2021 Direcionar
para que os alunos respondam a "lista de verificações “seguintes: Hábitos (saúde e cuidados com o corpo) que eu quero ADQUIRIR, CULTIVAR e
DESAPEGAR Aspecto emocional que eu quero ADQUIRIR,
CULTIVAR e DESAPEGAR. Qual
prática de exercício físico eu quero ADQUIRIR, CULTIVAR e DESAPEGAR? Dá o tempo para execução da atividade, em seguida
fazer a correção. AULA 06 Dá continuidade ao subtema da aula
anterior, solicitando aos alunos que respondam as atividades (em anexo) ·
Atividade
3: A vida moderna é exigente. Entre as condições para
manter a saúde está a necessidade da prática de exercícios físicos. Os
benefícios psicológicos do exercício físico vai muito além da produção de
hormônios que garantem a felicidade e bem-estar. Elas também promovem a
longevidade, afastam doenças físicas e psicológicas. Pesquise e descreva 5 principais
benefícios psicológicos do exercício físico para a saúde mental. Dá o tempo para execução da atividade, em seguida
fazer a correção. ·
Atividade
4: Leitura e interpretação textual: Covid-19: atividade física em
tempos de isolamento social, disponível no link:
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppCopy Link Dá o tempo para execução da atividade, em seguida
fazer a correção. ·
Atividade
5: Vivência
em casa (Prática de exercício) As pessoas estão cuidando mais da saúde,
porém, fazer uma academia pode estar fora dos seus planos, seja por tempo ou
por dinheiro, mas não significa que você deve deixar sua saúde de lado. Por
conta disso, ha vários apps para se exercitar, como é o caso do Seven. A Experiência dessa aula será a partir do
aplicativo SEVEN. Primeiro deverá assista o vídeo no link abaixo sobre esse
aplicativo com as orientações: https://www.youtube.com/watch?v=BfN8c2xI_1w Antes de instalar o aplicativo SEVEN
verificar o tipo de aparelho e baixar através dos links abaixo: Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=se.perigee.android.seven iOS: https://apps.apple.com/us/app/7-minute-workout-seven-high/id650276551 Windows
Phone: https://www.microsoft.com/pt-br/p/seven-7-minute-workout-challenge/9nblggh189fc Após o término do exercício o aluno deverá
tirar uma foto de perfil e um print do aplicativo com o tempo do exercício e
encaminhar para o professor. Registrar no caderno um texto sobre a sua
experiência em praticar um exercício através do aplicativo. Quais foram as
sensações? O que sentiu antes, durante e após o exercício? Quais os benefícios em praticar exercício físico? Observação: Durante esse período da sequência os professores
deverão fazer a avaliação diagnóstica dos alunos através dos instrumentos
dispostos na planilha (em anexo). (Traçar o perfil de cada turma, identificar
alunos que não sabem ler e escrever, a aprendizagem cognitiva, dentre outros
pontos |
RECURSOS: ( ) Livro
didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) notebook ( ) Computador; ( ) Jogos; (
) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; ( x )celular; ( )
Outros: |
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios ( ) Seminários; ( )
Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; (
) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
|
|
OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência
quinzenal é flexível, podendo ser ajustado a outras metodologias/recursos/instrumentos
de avaliação de acordo com a realidade escolar.
COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA (9º ANO)
SUBTEMA (A prática de exercício físico e o bem estar
emocional)
Não só de corpo vivem as atividades físicas!
Além de serem muito benéficas para o corpo como um
todo, a prática do exercício físico regular pode influenciar de forma direta e
positiva no seu bem-estar emocional, promovendo equilíbrio das emoções e
auxiliando no controle de estresse.
Porém, é muito comum que as pessoas pensem que os
exercícios físicos atuem somente na parte “corporal” da história, já que ele
previne e/ou melhora problemas cardíacos, obesidade, diabetes e até
câncer!
Mas a saúde emocional também é extremamente
beneficiada por essa prática, pois além de melhorar o humor e a autoestima, o
exercício físico prazeroso diminui a chance de que você venha a desenvolver
transtornos psiquiátricos, como depressão e ansiedade.
Corpo são e Mente sã andam juntos
A vida está cada vez mais corrida e sobrecarregada
de tarefas, o que pode acarretar uma fragilização emocional, bem como favorecer
o aparecimento de doenças!
Se o seu emocional estiver fragilizado, ele pode
vir a afetar vários sistemas do seu corpo:
- cardiológico
- respiratório
- gastrointestinal
- dermatológico
- endócrino
- nervoso
E ocasionar doenças relacionadas a isso, tais
como :
- síndrome do pânico
- depressão
- crises de ansiedade
- estresse crônico
- fibromialgia
Veja agora como a atividade física pode prevenir e
melhorar tudo isso.
Como o exercício físico atua no seu bem estar
emocional
Durante a prática de atividade físicas nosso corpo
libera uma substância chamada Endorfina, um hormônio que funciona como um
remédio de alegria e atua diminuindo o estresse, o mau humor, relaxando as
tensões e mandando a ansiedade pra escanteio.
O melhor é que os efeitos da endorfina são sentidos
até uma ou duas horas depois do exercício e seus efeitos benéficos podem durar
até 72 horas no seu corpo, proporcionando uma sensação de bem-estar e
relaxamento.
Isso dependerá da intensidade e da duração do
exercício, já que ele vai regular a concentração de endorfina no sangue.
Por isso, para manter uma boa saúde mental, é
preciso cuidar bem do seu corpo, praticando exercícios físicos, ingerindo muita água,
dormindo bem e alimentando-se de forma adequada.
Atividade física é um pacote completo
Ela melhora a circulação sanguínea, e não beneficia
somente o corpo, tendo atuação na melhora das funções cognitivas, promovendo
bom humor, melhora da memória e da aprendizagem.
Para os idosos, ela é quase que indispensável, pois
auxilia a retardar a diminuição da mobilidade física e do comprometimento
cognitivo que vem junto com a velhice.
Mas todos esses benefícios somente podem ser alcançados
com uma rotina de atividade física moderada e regular, respeitando os limites
de cada pessoa.
O acompanhamento de um profissional da área
mostra-se imprescindível para uma avaliação física e acompanhamento
regular.
Também é necessário que você encontre o tipo de
atividade que mais lhe agrada.
Não adianta fazer algo que você não encontre
prazer, busque o exercício que te deixa mais realizado e animado. As
modalidades são muitas, basta achar a que melhor se enquadre no seu perfil.
Mexa seu corpo e nutra sua mente
Além de todas essas dicas, temos mais algumas pra
deixar sua mente cada dia melhor e mais plena:
- Mantenha-se em contato com
a natureza.
- Evite ficar muito tempo no
celular
- Tenha um tempo para seu
lazer
- Conviva com amigos e
familiares
- Tenha um hobby
- Pratique meditação
- Dedique tempo para as
pessoas que são especiais pra você
E é claro, não esqueça de hidratar seu corpo com as águas
Kaiary, pura, limpa e cristalina, ideal pra te refrescar antes,
durante e após a atividade física!
https://dydyo.com.br/a-importancia-da-atividade-fisica-para-o-bem-estar-emocional/
COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA (9º ANO)
SUBTEMA (A prática de exercício físico e o bem estar
emocional)
QUESTIONÁRIO
Nome:__________________________________________________________________________________
Idade:___________________________________________________________________________
Tipo (s) de exercícios
(s) físico (s) praticado (s):
Tempo de prática neste
(s) exercício (s):
Questões:
1. Você acha que o
exercício físico pode prolongar sua vida? Explique.
2. Você percebe alguma
alteração positiva ou negativa em seu estado de humor, durante ou após as
práticas de exercícios físicos? Explique.
3. Você considera que os
exercícios físicos podem fazer você extravasar emoções como:
( ) medo ( ) raiva (
)alegria ( ) satisfação ( ) tristeza( ) rancor ( ) outras?
Explique.
4. Você percebe (u)
alguma mudança em suas relações sociais depois que começou a praticar algum
exercício? Explique.
5. Você percebe (u)
alguma alteração nos aspectos de saúde e qualidade de vida, depois que começou
a praticar exercício físico? Explique.
6. O ambiente de
realização dos exercícios físicos lhe inspira segurança e proteção?
Explique.
7. A prática de exercícios
físicos alterou de alguma forma a sua produtividade com as atividades escolares?
Explique.
8. Você considera os ambientes
onde pratica os exercícios físicos como espaços de socialização? Explique.
09. Quais os benefícios dos
exercícios físicos? Explique.
10. O que os exercícios
físicos representam para você em seu tempo livre? Explique.
11. Você notou alguma
alteração em relação à:
( ) dor ( ) fadiga ( )
sono ( ) estresse ( ) aparência física? Explique.
Escola: ____________________________________ Data: _____________ Ano/ Turma: 9º ____ Professor (a): ___________________________________Componente Curricular: Educação
Física Aluno (a): __________________________________________________________________________ |
Objetos de Conhecimento: A prática de exercício físico e o bem estar emocional |
ATIVIDADE 03- ONLINE
A PRATICA DE EXERCÍCIO FISICO E O BEM ESTAR
EMOCIONAL
A vida moderna é
exigente. Entre as condições para manter a saúde está a necessidade da prática
de exercícios físicos. Os benefícios psicológicos do exercício físico vai muito
além da produção de hormônios que garantem a felicidade e bem-estar. Elas
também promovem a longevidade, afastam doenças físicas e psicológicas.
Pesquise e descreva 5 principais benefícios
psicológicos do exercício físico para a saúde mental.
1)
2)
3)
4)
5)
Escola: ____________________________________ Data: _____________ Ano/ Turma: 9º ____ Professor (a): ___________________________________Componente Curricular: Educação
Física Aluno (a): __________________________________________________________________________ |
Objetos de Conhecimento: A prática de exercício físico e o bem estar emocional |
ATIVIDADE 04- ONLINE
Covid-19: atividade física
em tempos de isolamento social
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppCopy Link
Mesmo
em casa, é possível manter o bom condicionamento e espantar a preguiça
Com a pandemia da Covid-19,
mudamos nossa rotina para ficarmos confinados dentro de casa, como forma de
reduzir a proliferação do vírus. Com as academias fechadas e a recomendação de
se ficar em casa, como praticar exercícios e manter uma rotina de vida
saudável?
Conversamos com Eliana Louzada
Petito, fisioterapeuta do A.C.Camargo Cancer Center e professora de educação física,
para tirar algumas dúvidas sobre o tema e expulsar a preguiça na hora de fazer
atividades físicas em casa.
A prática de atividade física
ajuda não apenas o condicionamento físico: também tem papel importante sobre o
sistema imunológico.
"A realização de atividades
físicas também contribui para a produção de hormônios e neurotransmissores
ligados às sensações de bem-estar. Ou seja, manter-se ativo, mesmo nessa
quarentena, pode ser mais um aliado tanto para o corpo quanto para a
mente", diz Eliana.
Atividades na quarentena
No mundo conectado em que vivemos
atualmente, existem inúmeras opções para que o sedentarismo não seja regra
dentro de casa.
Existem alguns aplicativos com
dicas e planos de aula adaptados ao usuário, assim como vídeos e
"lives" (vídeos ao vivo) nas redes sociais com profissionais de
educação física dando aulas para dezenas ou centenas de pessoas. Antes de
começar as atividades, é importante consultar um profissional de educação
física.
Mesmo com a distância, esse
profissional pode ver a execução das atividades, realizar correções em tempo
real, além de perceber as características pessoais e aprimorar o treino.
“A orientação de um profissional
capacitado, quer seja fisioterapeuta ou educador físico, é importante para que
haja coerência e equilíbrio nas atividades prescritas. Além disso, cada um
conhece suas capacidades e limitações, e é muito importante que sejam
respeitadas as condições físicas individuais”, afirma Eliana.
Para as pessoas que preferem uma
atividade física “off-line”, a especialista recomenda que se mantenham as
atividades físicas embutidas nas tarefas do dia a dia, intercalando períodos de
inatividade ou pouca atividade, como televisão, com outras que requeiram
movimentos corporais, como varrer a casa, estender roupa, dançar...
Atividades ao ar livre: pode?
A prática de atividade física em
ambientes públicos, mesmo que ao ar livre, também pode trazer alguns riscos,
visto que existem estudos que mostram que o vírus sobrevive em superfícies por
diferentes períodos, contaminando-as.
“Caso faça essa opção,
mantenha-se a pelo menos 2 metros de distância de outras pessoas, leve sua
garrafa de água, faça uso de álcool em gel ao contato com superfícies e
mantenha-se atento para não colocar as mãos na boca, nariz e olhos”, aconselha
a especialista.
Atividade
1 – Leia com atenção o texto
acima.
2 – Pesquise cinco atividades
físicas feitas ao ar livre ou em casa que faz bem para o bem estar emocional
humano.
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