9º ano EF

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA

Tema: “As competências socioemocionais em tempo de pandemia”

Objeto de Conhecimento: A prática de exercício e o bem estar emocional

Ano: 9º                          Período: 29/03 a 16/04/2021                                                      Nº de Aulas: 6

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Participar do momento de apresentação entre professor e alunos, socializando combinados, dinâmicas e apresentação do componente.
  • Trabalhar com as emoções e sobre como alcançar resultados positivos no modo como lidamos com o afeto.
  • Analisar como a prática do exercício físico regular pode influenciar de forma direta e positiva no bem-estar emocional, promovendo equilíbrio das emoções e auxiliando no controle de estresse.
  • Perceber como o exercício físico atua no seu bem estar emocional.
  • Elaborar um resumo da importância da atividade física.
  • Verificar que o exercício físico atua na melhora das funções cognitivas, promovendo bom humor, melhora da memória e da aprendizagem.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

Para iniciar o ano letivo realizar esse primeiro contato do professor com os alunos com apresentação de ambos, conhecer as turmas mesmo no sistema de ensino online através de algumas atividades, dinâmicas de acolhida, combinados, apresentação do componente. A seguir sugestões de vídeos para esse momento:

 

Ø  SUGESTÕES DE VÍDEOS PARA A ACOLHIDA:

Vídeo 1: MENSAGEM DE VOLTA ÀS AULAS 2021

https://www.youtube.com/watch?v=biQKCddHly4

Duração: 01:16

 

Vídeo 2: Boas vindas às aulas remotas.

https://www.youtube.com/watch?v=rXul5K6UIas

Duração: 01:28

 

Vídeo 3: Linda mensagem de incentivo de volta às aulas

https://www.youtube.com/watch?v=uMvbv6Q_agw

Duração:02:11

 

Assim como no ensino presencial, o ensino online requer alguns combinados para que a aula possa atingir os objetivos propostos. Segue link como sugestão para esses combinados.

Ø  COMBINADOS

Combinados da turma para aula on-line 2021 / Dicas infalíveis

https://www.youtube.com/watch?v=999DHG_zFig

Duração: 03:52

 

Ø  APRESENTAÇÃO DO COMPONENTE EDUCAÇÃO FÍSICA

Apresentação do componente Educação Física no vídeo a seguir traz reflexão e sensibilização sobre as aulas de Educação Física nas escolas. Muito mais do que apenas "jogar"! Maneira lúdica de mostrar aos alunos o que é, sua importância e o prazer em participar desse momento!

 

Vídeo 1: O que é Educação Física?

https://www.youtube.com/watch?v=foVvpAvJ0LE

Duração: 04:06

 

Vídeo 2: Educação Física Escolar: qual a sua importância?

https://www.youtube.com/watch?v=9tyvjssXcDw

Duração: 04:38

AULA 02

 

Direcionar esse momento da aula com algumas dinâmicas/atividades que direcione o trabalho com as emoções/sentimentos.

 

DINÂMICAS/ATIVIDADES:

1. Como eu me sinto? Como eu quero me sentir?

 

CONDUÇÃO:

Esta atividade ocorrerá em etapas, com respostas individuais as perguntas, uma por vez.

1ª etapa: Como eu me sinto?

Na primeira, o professor deve solicitar aos estudantes que respondam no formulário à pergunta “Como você está sentindo, considerando todo o cenário de volta às aulas? Que sinais você usou para saber que se sente assim?”; A segunda pergunta a ser respondida é “O que fez com que você se sentisse assim? Ocorreu algo de concreto, ou qual pensamento passou pela sua cabeça que ocasionasse esse sentimento?”; A terceira pergunta será “Além dessa emoção que descreveu na primeira pergunta, o que mais você está sentindo também?”; A quarta pergunta é “Como você tem expressado essas emoções? As pessoas ao seu redor têm compreendido do que se trata?

Você acha que tem expressado essas emoções de forma adequada? Acha que há outras formas de expressá-las? Quais?”. Por fim, a última pergunta a ser respondida é “O que você fez para lidar com esse sentimento? Em que sentido isso funcionou e em que sentido não funcionou?

O que você podia ter feito diferente para lidar com esse sentimento? O que os outros ao seu redor podem fazer para ajudá-lo a lidar com suas emoções?”.

Depois disso, o professor pede aos alunos que compartilhem suas respostas, ao final, pode sugerir que esse exercício ocorra sempre que tiverem dificuldades para lidar com as emoções que estão enfrentando.

 

2ª etapa: Como eu quero me sentir?

Nesta atividade, os estudantes são estimulados a pensar sobre como gostariam de se sentir daqui em diante e, desse modo, abordar elementos necessários para que esses sentimentos sejam fomentados. Assim, ao tratar de como queremos nos sentir, também será possível identificar sentimentos que requerem atenção para que não causem prejuízos a esses sentimentos objetivados e para abordar o modo como se deve lidar com eles.

 

“Como quero me sentir daqui em diante como um estudante nesta escola?”. Podem surgir respostas como feliz, inspirado, valorizado, apoiado, respeitado, produtivo, tranquilo etc. Em seguida, deve ser solicitado ao grupo que afunile essas opções em apenas cinco, aquelas que eles julgarem mais importantes. Em seguida, o professor provoca os estudantes novamente com uma nova pergunta, desta vez “O que precisamos fazer para que todos se sintam assim?”. Neste momento os estudantes compartilham ideias específicas que os ajudariam a experimentar cada um dos sentimentos, inclusive estratégias para evitar sentimentos contrários aos desejados (calma, raiva, por exemplo). O objetivo é criar dois ou três comportamentos observáveis que sejam realistas e atingíveis para cada sentimento. Por exemplo, para que os estudantes se sintam apoiados na aprendizagem, o que exatamente todos concordam em fazer de maneira diferente para que todos se sintam apoiados? Se eles querem se sentir mais valorizados, quais são as coisas específicas que as escolas podem fazer?

 

Uma vez compilados comportamentos relacionados aos cinco sentimentos, os alunos podem organizar maneiras criativas de representar os resultados. Por fim, socializar com a turma.

 

 

2. Emocionômetro: O termômetro das emoções

 

Através do Emocionômetro podemos identificar o que sentimos e dar-nos conta se a emoção é muito intensa ou não. Isso nos permitirá entender também o motivo pelo qual nos sentimos mal. Represente através de uma ilustração quais são as emoções que o componente Educação Física desperta em você. Ao lado da ilustração justifique a sua escolha. Após a realização da atividade registrar com fotos e socializar com a turma.

 

AULA 03

Promover um momento de reconhecimento de trajetória dos alunos e de acolhida com empatia das diferentes experiências que cada um pode ter vivido. Responder 10 questões associadas ao estudo da Educação Física.  Relacionar a bagagem ao Componente Curricular Educação Física. Após a realização da atividade abrir uma discussão com a turma para socialização das respostas.

3. O que trago na bagagem? (Material em anexo)

 

 

AULA 04

 

·        Objeto de Conhecimento: A prática de exercício e o bem estar emocional

 

Para início de conversa- Solicitar que os alunos preencham um questionário sobre as suas práticas em relação ao exercício físico e o bem estar emocional. A partir dessas questões abrir um debate para socialização das respostas acerca do tema. 

 

Aprofundando no tema

Para dá continuidade ao tema “A prática de exercício e o bem estar emocional” apresentar um texto para a leitura, interpretação e discussão dessa temática. Segue o texto (em anexo) ao material a ser trabalhado.

Se necessário direcionar os links a seguir para assistirem e complementar o estudo da temática.

 

Vídeo: A prática de EXCERCÍCIOS FÍSICOS e o bem-estar emocional

https://www.youtube.com/watch?v=6J1euXAHfic

Duração: 05:55

AULA 05

 

·        Atividade 1: Direcionar o link a seguir para que os alunos assistam um filme em desenho sobre a importância da atividade física

 

Filme: A importância da atividade física

https://www.youtube.com/watch?v=UN-EHhrwyuQ

Duração: 04:39

 

  • Produção de texto

Elaborar um resumo do filme a importância da atividade física

 

·        Atividade 2: Checklist para 2021

Direcionar para que os alunos respondam a "lista de verificações “seguintes:

Hábitos (saúde e cuidados com o corpo) que eu quero ADQUIRIR, CULTIVAR e DESAPEGAR

Aspecto emocional que eu quero ADQUIRIR, CULTIVAR e DESAPEGAR.

 

Qual prática de exercício físico eu quero ADQUIRIR, CULTIVAR e DESAPEGAR?

 

Dá o tempo para execução da atividade, em seguida fazer a correção.

 

AULA 06

 

Dá continuidade ao subtema da aula anterior, solicitando aos alunos que respondam as atividades (em anexo)

 

·        Atividade 3: A vida moderna é exigente. Entre as condições para manter a saúde está a necessidade da prática de exercícios físicos. Os benefícios psicológicos do exercício físico vai muito além da produção de hormônios que garantem a felicidade e bem-estar. Elas também promovem a longevidade, afastam doenças físicas e psicológicas.

Pesquise e descreva 5 principais benefícios psicológicos do exercício físico para a saúde mental.

Dá o tempo para execução da atividade, em seguida fazer a correção.

·        Atividade 4: Leitura e interpretação textual:

Covid-19: atividade física em tempos de isolamento social, disponível no link: FacebookTwitterLinkedInWhatsAppCopy Link

Dá o tempo para execução da atividade, em seguida fazer a correção.

·        Atividade 5: Vivência em casa (Prática de exercício)

As pessoas estão cuidando mais da saúde, porém, fazer uma academia pode estar fora dos seus planos, seja por tempo ou por dinheiro, mas não significa que você deve deixar sua saúde de lado. Por conta disso, ha vários apps para se exercitar, como é o caso do Seven.

A Experiência dessa aula será a partir do aplicativo SEVEN. Primeiro deverá assista o vídeo no link abaixo sobre esse aplicativo com as orientações:

https://www.youtube.com/watch?v=BfN8c2xI_1w

 

Antes de instalar o aplicativo SEVEN verificar o tipo de aparelho e baixar através dos links abaixo:

Android:

https://play.google.com/store/apps/details?id=se.perigee.android.seven

 

iOS:

https://apps.apple.com/us/app/7-minute-workout-seven-high/id650276551

 

Windows Phone:

https://www.microsoft.com/pt-br/p/seven-7-minute-workout-challenge/9nblggh189fc

 

Após o término do exercício o aluno deverá tirar uma foto de perfil e um print do aplicativo com o tempo do exercício e encaminhar para o professor. Registrar no caderno um texto sobre a sua experiência em praticar um exercício através do aplicativo. Quais foram as sensações? O que sentiu antes, durante e após o exercício? Quais os benefícios em praticar exercício físico?

 

Observação: Durante esse período da sequência os professores deverão fazer a avaliação diagnóstica dos alunos através dos instrumentos dispostos na planilha (em anexo).

(Traçar o perfil de cada turma, identificar alunos que não sabem ler e escrever, a aprendizagem cognitiva, dentre outros pontos

 

RECURSOS: (  ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) notebook (  ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; ( x )celular;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios (  ) Seminários;  (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                       

 

OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, podendo ser ajustado a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade escolar.

COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA (9º ANO)

SUBTEMA (A prática de exercício físico e o bem estar emocional)

Não só de corpo vivem as atividades físicas!

Além de serem muito benéficas para o corpo como um todo, a prática do exercício físico regular pode influenciar de forma direta e positiva no seu bem-estar emocional, promovendo equilíbrio das emoções e auxiliando no controle de estresse.

Porém, é muito comum que as pessoas pensem que os exercícios físicos atuem somente na parte “corporal” da história, já que ele previne e/ou melhora problemas cardíacos, obesidade, diabetes e até câncer! 

Mas a saúde emocional também é extremamente beneficiada por essa prática, pois além de melhorar o humor e a autoestima, o exercício físico prazeroso diminui a chance de que você venha a desenvolver transtornos psiquiátricos, como depressão e ansiedade.

Corpo são e Mente sã andam juntos

A vida está cada vez mais corrida e sobrecarregada de tarefas, o que pode acarretar uma fragilização emocional, bem como favorecer o aparecimento de doenças!

Se o seu emocional estiver fragilizado, ele pode vir a afetar vários sistemas do seu corpo: 

  • cardiológico
  • respiratório
  • gastrointestinal
  • dermatológico
  • endócrino
  • nervoso

E ocasionar doenças  relacionadas a isso, tais como :

  • síndrome do pânico
  • depressão
  • crises de ansiedade
  • estresse crônico
  • fibromialgia

Veja agora como a atividade física pode prevenir e melhorar tudo isso.

Como o exercício físico atua no seu bem estar emocional

Durante a prática de atividade físicas nosso corpo libera uma substância chamada Endorfina, um hormônio que funciona como um remédio de alegria e atua diminuindo o estresse, o mau humor, relaxando as tensões e mandando a ansiedade pra escanteio. 

O melhor é que os efeitos da endorfina são sentidos até uma ou duas horas depois do exercício e seus efeitos benéficos podem durar até 72 horas no seu corpo, proporcionando uma sensação de bem-estar e relaxamento.

Isso dependerá da intensidade e da duração do exercício, já que ele vai regular a concentração de endorfina no sangue.

Por isso, para manter uma boa saúde mental, é preciso cuidar bem do seu corpo, praticando exercícios físicos, ingerindo muita água, dormindo bem e alimentando-se de forma adequada.

Atividade física é um pacote completo

Ela melhora a circulação sanguínea, e não beneficia somente o corpo, tendo atuação na melhora das funções cognitivas, promovendo bom humor, melhora da memória e da aprendizagem. 

Para os idosos, ela é quase que indispensável, pois auxilia a retardar a diminuição da mobilidade física e do comprometimento cognitivo que vem junto com a velhice.

Mas todos esses benefícios somente podem ser alcançados com uma rotina de atividade física moderada e regular, respeitando os limites de cada pessoa.

O acompanhamento de um profissional da área mostra-se imprescindível para uma avaliação física e acompanhamento regular. 

Também é necessário que você encontre o tipo de atividade que mais lhe agrada.

Não adianta fazer algo que você não encontre prazer, busque o exercício que te deixa mais realizado e animado. As modalidades são muitas, basta achar a que melhor se enquadre no seu perfil.

Mexa seu corpo e nutra sua mente

Além de todas essas dicas, temos mais algumas pra deixar sua mente cada dia melhor e mais plena:

  • Mantenha-se em contato com a natureza.
  • Evite ficar muito tempo no celular
  • Tenha um tempo para seu lazer
  • Conviva com amigos e familiares
  • Tenha um hobby
  • Pratique meditação 
  • Dedique tempo para as pessoas que são especiais pra você

E é claro, não esqueça de hidratar seu corpo com as águas Kaiary, pura, limpa e cristalina, ideal pra te refrescar antes, durante e após a atividade física!

https://dydyo.com.br/a-importancia-da-atividade-fisica-para-o-bem-estar-emocional/

 COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA (9º ANO)

SUBTEMA (A prática de exercício físico e o bem estar emocional)

QUESTIONÁRIO

Nome:__________________________________________________________________________________

Idade:___________________________________________________________________________

Tipo (s) de exercícios (s)  físico (s) praticado (s):

Tempo de prática neste (s) exercício (s):

Questões:

1. Você acha que o exercício físico pode prolongar sua vida? Explique.

2. Você percebe alguma alteração positiva ou negativa em seu estado de humor, durante ou após as práticas de exercícios físicos? Explique.

3. Você considera que os exercícios físicos podem fazer você extravasar emoções como:

( ) medo ( ) raiva ( )alegria ( ) satisfação ( ) tristeza( ) rancor ( ) outras?

Explique.

4. Você percebe (u) alguma mudança em suas relações sociais depois que começou a praticar algum exercício? Explique.

5. Você percebe (u) alguma alteração nos aspectos de saúde e qualidade de vida, depois que começou a praticar exercício físico? Explique.

6. O ambiente de realização dos exercícios físicos lhe inspira segurança e proteção?

Explique.

7. A prática de exercícios físicos alterou de alguma forma a sua produtividade com as atividades escolares? Explique.

8. Você considera os ambientes onde pratica os exercícios físicos como espaços de socialização? Explique.

09. Quais os benefícios dos exercícios físicos? Explique.

10. O que os exercícios físicos representam para você em seu tempo livre? Explique.

11. Você notou alguma alteração em relação à:

( ) dor ( ) fadiga ( ) sono ( ) estresse ( ) aparência física? Explique.

  

 

Escola: ____________________________________ Data: _____________ Ano/ Turma: 9º ____

Professor (a): ___________________________________Componente Curricular: Educação Física

Aluno (a): __________________________________________________________________________

Objetos de Conhecimento: A prática de exercício físico e o bem estar emocional

 

ATIVIDADE 03- ONLINE

A PRATICA DE EXERCÍCIO FISICO E O BEM ESTAR EMOCIONAL

A vida moderna é exigente. Entre as condições para manter a saúde está a necessidade da prática de exercícios físicos. Os benefícios psicológicos do exercício físico vai muito além da produção de hormônios que garantem a felicidade e bem-estar. Elas também promovem a longevidade, afastam doenças físicas e psicológicas.

Pesquise e descreva 5 principais benefícios psicológicos do exercício físico para a saúde mental.

1)

 

 

2)

 

 

 

3)

 

 

 

4)

 

 

 

5) 

 

  

 

Escola: ____________________________________ Data: _____________ Ano/ Turma: 9º ____

Professor (a): ___________________________________Componente Curricular: Educação Física

Aluno (a): __________________________________________________________________________

Objetos de Conhecimento: A prática de exercício físico e o bem estar emocional

 

ATIVIDADE 04- ONLINE

Covid-19: atividade física em tempos de isolamento social

FacebookTwitterLinkedInWhatsAppCopy Link

 

Mesmo em casa, é possível manter o bom condicionamento e espantar a preguiça

Com a pandemia da Covid-19, mudamos nossa rotina para ficarmos confinados dentro de casa, como forma de reduzir a proliferação do vírus. Com as academias fechadas e a recomendação de se ficar em casa, como praticar exercícios e manter uma rotina de vida saudável?

Conversamos com Eliana Louzada Petito, fisioterapeuta do A.C.Camargo Cancer Center e professora de educação física, para tirar algumas dúvidas sobre o tema e expulsar a preguiça na hora de fazer atividades físicas em casa.

A prática de atividade física ajuda não apenas o condicionamento físico: também tem papel importante sobre o sistema imunológico.

"A realização de atividades físicas também contribui para a produção de hormônios e neurotransmissores ligados às sensações de bem-estar. Ou seja, manter-se ativo, mesmo nessa quarentena, pode ser mais um aliado tanto para o corpo quanto para a mente", diz Eliana.


Atividades na quarentena

No mundo conectado em que vivemos atualmente, existem inúmeras opções para que o sedentarismo não seja regra dentro de casa.

Existem alguns aplicativos com dicas e planos de aula adaptados ao usuário, assim como vídeos e "lives" (vídeos ao vivo) nas redes sociais com profissionais de educação física dando aulas para dezenas ou centenas de pessoas. Antes de começar as atividades, é importante consultar um profissional de educação física.

Mesmo com a distância, esse profissional pode ver a execução das atividades, realizar correções em tempo real, além de perceber as características pessoais e aprimorar o treino.

“A orientação de um profissional capacitado, quer seja fisioterapeuta ou educador físico, é importante para que haja coerência e equilíbrio nas atividades prescritas. Além disso, cada um conhece suas capacidades e limitações, e é muito importante que sejam respeitadas as condições físicas individuais”, afirma Eliana.

Para as pessoas que preferem uma atividade física “off-line”, a especialista recomenda que se mantenham as atividades físicas embutidas nas tarefas do dia a dia, intercalando períodos de inatividade ou pouca atividade, como televisão, com outras que requeiram movimentos corporais, como varrer a casa, estender roupa, dançar...


Atividades ao ar livre: pode?

A prática de atividade física em ambientes públicos, mesmo que ao ar livre, também pode trazer alguns riscos, visto que existem estudos que mostram que o vírus sobrevive em superfícies por diferentes períodos, contaminando-as.

“Caso faça essa opção, mantenha-se a pelo menos 2 metros de distância de outras pessoas, leve sua garrafa de água, faça uso de álcool em gel ao contato com superfícies e mantenha-se atento para não colocar as mãos na boca, nariz e olhos”, aconselha a especialista.

  

 

Atividade

1 – Leia com atenção o texto acima.

2 – Pesquise cinco atividades físicas feitas ao ar livre ou em casa que faz bem para o bem estar emocional humano.   

 

 

 

 

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