CONTINUAÇÃO
DA X SEQUÊNCIA DIDÁTICA – MATEMÁTICA |
|
De 06 a 10/09/2021: Tema
intercurricular: As diversas facetas do consumo Tema integrador: Educação Financeira
para o consumo; Educação Financeira doméstica. De 13 a 17/09/2021: Tema intercurricular:
“Leitura e escrita em movimento: Itamaraju em
foco” Tema
integrador: Escrita e contextualização em Matemática |
Unidade Temática: Álgebra |
Objetos de Conhecimentos:
Equações do 1º grau com uma incógnita |
|
Ano: 9º Período: 06 a 17/09/2021
Nº de Aulas: 10 |
|
HABILIDADES |
|
(EF08MA06) Resolver e elaborar problemas
que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando
as propriedades das operações (EF08MA07) Associar uma equação linear de
1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano. (EF08MA08) Resolver e elaborar problemas
relacionados ao seu contexto próximo, que possam ser representados por
sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas e interpretá-los,
utilizando, inclusive, o plano cartesiano como recurso. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
2.Desenvolver
o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir
argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para
compreender e atuar no mundo. 4.Fazer
observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes
nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar,
representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e
avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes. 6.Enfrentar
situações-problema em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas,
não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas
respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e
linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua
materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e
dados). |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
2. Exercitar
a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências,
incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a
criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e
resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos
conhecimentos das diferentes áreas. |
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
||||||
Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento; Confiança;
Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
||||||
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
||||||
Primeira semana: 06 a 10/09/2021 1ª e 2ª aulas: Equações do 1º grau 1º momento ●Corrigir a atividades da página
102 2º momento ● Revisar Equações do 1º grau com uma incógnita ● Apresentar o jogo para jogar em tempo real https://wordwall.net/pt/resource/11606996/equa%C3%A7%C3%A3o-do-1-grau, averiguando quem completa o jogo em menos tempo ● Orientar para fazer a atividade 1 (anexo). 3ª e 4ª aulas: Equação do 2º grau incompleta 1º momento ● Corrigir a atividade 1 (anexo). 2º momento ● Apresentar os exemplos de equações do 2º grau
incompleta. 1° CASO – equações da forma ax² + c = 0, (b = 0)
2° CASO: Equações da forma ax² + bx = 0 (c = 0)
● Orientar para fazer a atividade 2 (anexo). 5ª aula: Equações do 2º grau incompleta 1º momento ● Corrigir a atividade 2 (anexo) ● Apresentar o jogo para jogar em tempo real https://wordwall.net/pt/resource/6645001/equa%C3%A7%C3%A3o-de-segundo-grau ● Solicitar aos alunos para trazer anotado, na
próxima aula, o peso e altura de cada um. Segunda semana: 13 a 17/09/2021 6ª e 7ª aulas: Obesidade – Cálculo do IMC 1º momento ● Apresentar o tema obesidade da página 104,
orientando os alunos a ler por parágrafo e socializar o tema (com cuidado,
para não causar desconforto em alunos considerados gordos), esclarecendo o
que IMC. 2º momento ● Orientar como fazer o cálculo do IMC ● Solicitar que cada um descubra o seu IMC e veja
a referência de valores, na página 104. 8ª e 9ª aulas: Equações do 2º grau –
Resolução de equação completa 1º momento ● Apresentar a definição: As equações do 2º grau completas
são aquelas que apresentam todos os coeficientes, ou seja a, b e c são
diferentes de zero (a, b, c ≠ 0). Por exemplo, a equação 5x2 +
2x + 2 = 0 é completa, pois todos os coeficientes são
diferentes de zero (a = 5, b = 2 e c = 2). ● Apresentar novos exemplos 2º momento ● Fazendo leitura pausada, apresentar como se
resolve uma equação completa ● Orientar para fazer a atividade 3 (anexo). 10ª aula: Equações do 2º grau -
Resolução de equação completa ● Corrigir a atividade 3 (anexo). |
||||||
RECURSOS:(X ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X)
Vídeo; (X
) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( x) Outros: celular, notebook; |
||||||
AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)
Resolução de Exercícios/Livro páginas: : (92 a 101)
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
||||||
|
Professor: _______________________________ Escola:
________________________________
Anexos
ATIVIDADE 1 (ESTUDO REMOTO)
ATIVIDADE 2 (ESTUDO REMOTO)
DE%20EQUA%C3%87%C3%95ES%20DO%202%C2%BA%20GRAU.pdf
Resolva as seguintes equações do 2° grau.
a) x² - 49 = 0 b) x² = 1 c) 2x² - 50 = 0 d) 7x² - 7 = 0 e) 5x² - 15 = 0 |
f) 5x² + x = 0 g) x² + x = 0 h) 7x² - x = 0 i) 2x² = 7x j) 2x² = 8x |
k)
x² + x (x – 6) = 0 l)
x(x + 3) = 5x m)
x(x – 3) -2 (x - 3) = 6 n) (x + 5)² = 25 o) (x – 2)² = 4 – 9x |
ATIVIDADE 3 (ESTUDO REMOTO)
http://www.matematiques.com.br/conteudo.php?id=584
RESOLVA AS EQUAÇÕES DE 2º GRAU
1) x² - 5x + 6 = 0
2) x² - 8x + 12 = 0
3) x² + 2x - 8 = 0
4) x² - 5x + 8 = 0
5) 2x² - 8x + 8 = 0
6) x² - 4x - 5 = 0
7) -x² + x + 12 = 0
8) -x² + 6x - 5 = 0
9) 6x² + x - 1 = 0
10) 3x² - 7x + 2 = 0
11) 2x² - 7x = 15
12) 4x² + 9 = 12x
13) x² = x +
12
14) 2x² = -12x - 18
15) x² + 9 = 4x
Nenhum comentário:
Postar um comentário