9º ano - Continuação da X Sequência

 

CONTINUAÇÃO DA X SEQUÊNCIA DIDÁTICA – MATEMÁTICA

 

De 06 a 10/09/2021:

Tema intercurricular: As diversas facetas do consumo

Tema integrador: Educação Financeira para o consumo; Educação Financeira doméstica.

 

De 13 a 17/09/2021:

Tema intercurricular: “Leitura e escrita em movimento: Itamaraju em foco”

Tema integrador: Escrita e contextualização em Matemática

 

Unidade Temática: Álgebra

Objetos de Conhecimentos: Equações do 1º grau com uma incógnita

Ano:                       Período: 06 a 17/09/2021                   Nº de Aulas: 10

HABILIDADES

(EF08MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações

(EF08MA07) Associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.

(EF08MA08) Resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, que possam ser representados por sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas e interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano cartesiano como recurso.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2.Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

 

4.Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.

 

6.Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados).

COMPETÊNCIAS GERAIS

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.
Imaginação criativa: Ser capaz de gerar novas maneiras de pensar e agir por meio da experimentação, brincadeira, aprender com seus erros.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana: 06 a 10/09/2021

 

1ª e 2ª aulas: Equações do 1º grau

 

1º momento

●Corrigir a atividades da página 102

 

2º momento

● Revisar Equações do 1º grau com uma incógnita

● Apresentar o jogo para jogar em tempo real https://wordwall.net/pt/resource/11606996/equa%C3%A7%C3%A3o-do-1-grau, averiguando quem completa o jogo em menos tempo

● Orientar para fazer a atividade 1 (anexo).

 

3ª e 4ª aulas: Equação do 2º grau incompleta

 

1º momento

● Corrigir a atividade 1 (anexo).

 

2º momento

● Apresentar os exemplos de equações do 2º grau incompleta.

1° CASO – equações da forma ax² + c = 0, (b = 0)

a) x² - 25 = 0

x² = 25

x = √25

x = 5

Logo x= (+5 e -5)

 

b) 2x² - 18 = 0

2x² = 18

x² = 18/2

x² = 9

x = √9

x = 3

Logo x = (-3 e +3)

c) 7x² - 14 = 0

7x² = 14

x² = 14/7

x² = 2

x = √2

Logo x = (-√2 e +√2)

 

d) x² + 25 = 0

x² = -25

x = √-25

obs: não existe nenhum número real que elevado ao quadrado seja igual a -25

2° CASO: Equações da forma ax² + bx = 0 (c = 0)

a) resolver x² - 5x = 0

fatorando x(x – 5) = 0

deixando um dos fatores nulo, temos x = 0

e o outro x – 5 = 0, passando o 5 para o outro lado do igual temos x = 5

Logo, x = (0 e 5)

b) resolver: 3x² - 10x = 0

fatorando: x(3x – 10) = 0

deixando um dos fatores nulo, temos x = 0

Tendo também 3x – 10 = 0

3x = 10

x = 10/3

logo V= (0 e 10/3)

Observe que, nesse caso, uma das raízes é sempre zero.

● Orientar para fazer a atividade 2 (anexo).

 

5ª aula: Equações do 2º grau incompleta

 

1º momento

● Corrigir a atividade 2 (anexo)

● Apresentar o jogo para jogar em tempo real https://wordwall.net/pt/resource/6645001/equa%C3%A7%C3%A3o-de-segundo-grau

● Solicitar aos alunos para trazer anotado, na próxima aula, o peso e altura de cada um.

 

 

Segunda semana: 13 a 17/09/2021

 

6ª e 7ª aulas: Obesidade – Cálculo do IMC

 

1º momento

● Apresentar o tema obesidade da página 104, orientando os alunos a ler por parágrafo e socializar o tema (com cuidado, para não causar desconforto em alunos considerados gordos), esclarecendo o que IMC.

 

2º momento

● Orientar como fazer o cálculo do IMC

● Solicitar que cada um descubra o seu IMC e veja a referência de valores, na página 104.

 

8ª e 9ª aulas: Equações do 2º grau – Resolução de equação completa

 

1º momento

● Apresentar a definição:

As equações do 2º grau completas são aquelas que apresentam todos os coeficientes, ou seja a, b e c são diferentes de zero (a, b, c ≠ 0). Por exemplo, a equação 5x2 + 2x + 2 = 0 é completa, pois todos os coeficientes são diferentes de zero (a = 5, b = 2 e c = 2).

● Apresentar novos exemplos

 

2º momento

● Fazendo leitura pausada, apresentar como se resolve uma equação completa

● Orientar para fazer a atividade 3 (anexo).

 

10ª aula: Equações do 2º grau - Resolução de equação completa

 

● Corrigir a atividade 3 (anexo).

 

RECURSOS:(X ) Livro didático;  ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: : (92 a 101) 

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:

 

Professor: _______________________________ Escola: ________________________________

Anexos

ATIVIDADE 1 (ESTUDO REMOTO)

 

 

ATIVIDADE 2 (ESTUDO REMOTO)

Fonte: http://files.professordaniel.webnode.com.br/2000001044ab804bb10/EXERC%C3%8DCIOS%20DE%20FIXA%C3%87%C3%83O%20

DE%20EQUA%C3%87%C3%95ES%20DO%202%C2%BA%20GRAU.pdf

 

Resolva as seguintes equações do 2° grau.

a) x² - 49 = 0

b) x² = 1

c) 2x² - 50 = 0

d) 7x² - 7 = 0

e) 5x² - 15 = 0

f) 5x² + x = 0

g) x² + x = 0

h) 7x² - x = 0

i) 2x² = 7x

j) 2x² = 8x

k) x² + x (x – 6) = 0

l) x(x + 3) = 5x

m) x(x – 3) -2 (x - 3) = 6

n) (x + 5)² = 25

o) (x – 2)² = 4 – 9x

 

 

ATIVIDADE 3 (ESTUDO REMOTO)

http://www.matematiques.com.br/conteudo.php?id=584

 

 

RESOLVA AS EQUAÇÕES DE 2º GRAU

 


1) x² - 5x + 6 = 0          
2) x² - 8x + 12 = 0        
3) x² + 2x - 8 = 0          
4) x² - 5x + 8 = 0          
5) 2x² - 8x + 8 = 0        
6) x² - 4x - 5 = 0           
7) -x² + x + 12 = 0        
8) -x² + 6x - 5 = 0         
9) 6x² + x - 1 = 0          
10) 3x² - 7x + 2 = 0      
11) 2x² - 7x = 15          
12) 4x² + 9 = 12x         
13) x² = x + 12            
14) 2x² = -12x - 18       
15) x² + 9 = 4x             

Nenhum comentário:

Postar um comentário