9º ano - Atividades Complementares da XI sequência

 

9º ano - Atividades complementares da XI sequência

Orientações

·        Finalizar equação do 2º grau

·        Orientar uma disputa para quem fizer mais pontos com  o jogo https://wordwall.net/pt/resource/15143790/equa%C3%A7%C3%A3o-de-2-grau-responda e premiar quem vencer

·        Apresentar o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=aoOX3bUh3s4, que orienta sobre os principais erros que diminuem o desempenho no Saeb

·        Trabalhar calmamente atividades abordando os descritores e a escala de proficiência de Matemática em cada questão. Já foram preparadas questões do D1 ao D20

·        Se desejar acessar blog https://profwarles.blogspot.com/2012/, escolher novas atividades aplicar e compartilhar com os colegas

 

Quiz - Equação do 2º Grau

1.      Quais são as raízes da equação x²-x-20=0?

a) S={-4 e 5}                          b) S={7 e 9}                                     c) S={-25 e 75)                       

d) S={-7 e 4}                          e) S={6 e 8}

 

2.      Quais são as raízes da equação x²-3x-4=0?

a) S={1 e 7}

                                                           b) S={9 e 14}                         c) S={2 e 8}

d) S={-1 e 4}                                     e) S={3 e 4}

 

3.      Quais são as raízes da equação x²-14x+48=0?

a) S={9 e 10}                                     b) S={4 e 8}                                       c) S={6 e 8}

d) S={1 e 5}                                       e) S={-6 e -4}

 

4.      Escolha qual das alternativas correspondem as letras a, b e c, da equação x²+9x+8=0?

a) a=1, b=2 e c=7                               b) a=1, b=5 e c=-8                             c) a=-1, b=-9 e c=4

d) a=2, b=18 e c=16                           e) a=1, b=9 e c=8

 

5.      Escolha qual das alternativas correspondem as letras a, b e c, da equação x²-7x+5=0?

a) a=-1, b=7 e c=-8                            b) a=1, b= -7 e c=5                            c) a=1, b=-2 e c=12

d) a=1, b=-3 e c=1                             e) a=4, b=-8 e c=9

 

6.      Delta = b²-4ac. Essa afirmação é verdadeira ou falsa?

a) Verdadeira                         b) Falsa

 

7.      Quais são as raízes da equação x²-5x+6=0?

a) S={-2 e 4}                          b) S={1 e 9}                                       c) S={2 e 3}

d) S={8 e 13}                         e) S={-2 e 4}

 

8.      Quais são as raízes da equação x²+2x-8=0?

a) S={1 e -5}                          b) S={7 e -1}                          c) S={1 e -1}

d) S={2 e -4}                          e) S={-2 e -7}

 

9.      Quais são as raízes da equação x²+3x-28=0?

a) S={-7 e 4}                          b) S={-1 e 4}                          c) S={8 e -7}

d) S={-7 e 7}                          e) S={5 e -4}

 

10.  Escolha qual das alternativas correspondem as letras a, b e c, da equação x²+5x+6=0?

a) a=2, b=-5 e c=7                              b) a=-1, b=-5 e c=-6                           c) a=1, b=5 e c=6

d) a=9, b=3 e c=7                               e) a=1, b=3 e c=5

 

Gabarito para os professores

 

Parte superior do formulário

11.  Quais são as raízes da equação x²-x-20=0?

a) S={-4 e 5}                         b) S={7 e 9}                                     c) S={-25 e 75)                       

d) S={-7 e 4}                          e) S={6 e 8}

 

12.  Quais são as raízes da equação x²-3x-4=0?

a) S={1 e 7}

                                                           b) S={9 e 14}                         c) S={2 e 8}

d) S={-1 e 4}                                      e) S={3 e 4}

 

13.  Quais são as raízes da equação x²-14x+48=0?

a) S={9 e 10}                                     b) S={4 e 8}                                       c) S={6 e 8}

d) S={1 e 5}                                       e) S={-6 e -4}

 

14.  Escolha qual das alternativas correspondem as letras a, b e c, da equação x²+9x+8=0?

a) a=1, b=2 e c=7                               b) a=1, b=5 e c=-8                             c) a=-1, b=-9 e c=4

d) a=2, b=18 e c=16                           e) a=1, b=9 e c=8

 

15.  Escolha qual das alternativas correspondem as letras a, b e c, da equação x²-7x+5=0?

a) a=-1, b=7 e c=-8                             b) a=1, b= -7 e c=5                            c) a=1, b=-2 e c=12

d) a=1, b=-3 e c=1                             e) a=4, b=-8 e c=9

 

16.  Delta = b²-4ac. Essa afirmação é verdadeira ou falsa?

a) Verdadeira                          b) Falsa

 

17.  Quais são as raízes da equação x²-5x+6=0?

a) S={-2 e 4}                          b) S={1 e 9}                                       c) S={2 e 3}

d) S={8 e 13}                         e) S={-2 e 4}

 

18.  Quais são as raízes da equação x²+2x-8=0?

a) S={1 e -5}                          b) S={7 e -1}                          c) S={1 e -1}

d) S={2 e -4}                          e) S={-2 e -7}

 

19.  Quais são as raízes da equação x²+3x-28=0?

a) S={-7 e 4}                          b) S={-1 e 4}                          c) S={8 e -7}

d) S={-7 e 7}                          e) S={5 e -4}

 

20.  Escolha qual das alternativas correspondem as letras a, b e c, da equação x²+5x+6=0?

a) a=2, b=-5 e c=7                              b) a=-1, b=-5 e c=-6                           c) a=1, b=5 e c=6

d) a=9, b=3 e c=7                               e) a=1, b=3 e c=5

 

Trabalhando os descritores

 

D11 - Reconhecer círculo e circunferência, seus elementos e algumas de suas relações

 

1) (SAERS). Observe abaixo a circunferência de centro P.

A medida do diâmetro dessa circunferência é

A) 2 · PQ.

B) 2 · PU.

C) QR.

D) 2 · QU.

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2) Na circunferência abaixo, de centro O, os segmentos ,  e  são, nessa ordem:

(A) corda, raio e diâmetro.     

5) O senhor Geraldo tem um compromisso às 3 horas. 

 

Portanto, às 3 horas, a relação entre o ângulo central (menor ângulo) e o arco correspondente é:

(A) ângulo central é 90º e o arco 180º.

(B) ângulo central é 90º e o arco 90º.

(C) ângulo central é 90º e o arco 180º.

(D) ângulo central é 270º e o arco 270º.

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D12 - Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas

 

1) (Prova da cidade 2011). Jorge queria fazer uma cerca em volta do jardim de sua chácara e levou o desenho do jardim com as medidas numa loja:

Quantos metros de cerca ele vai usar no mínimo para cercar seu jardim? Use π = 3,14.

(A) 7,14

(B) 12,56

(C) 25,12

D) 50,24

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2) (Prova da cidade 2011). Qual é o comprimento de uma circunferência que possui 6 cm de raio?

(A) 3 π

(B) 6 π

(C) 12 π

(D) 36 π

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3) (PAEBES). Todos os dias de manhã, Rafael dá três voltas completas em torno de uma praça que tem o formato de um hexágono regular, como mostra o desenho abaixo.

(A) 64π cm2

(B) 60π cm2

(C) 52π cm2

(D) 16π cm2

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2) (PAEBES). Uma empresa que fabrica peças em aço foi contratada para produzir um logotipo cujo formato é o de uma justaposição de um triângulo a um semicírculo. Nesse logotipo, a medida do diâmetro do semicírculo é igual a medida da base do triângulo. A figura abaixo apresenta o desenho desse logotipo com algumas de suas medidas.

Qual foi a quantidade de aço utilizada por essa empresa para produzir esse logotipo?

A) 65,70 cm2.

B) 89,25 cm2.

C) 100,00 cm2.

D) 207,00 cm2.

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3) (PAEBES). Carlos comprou um terreno retangular cujas medidas estão representadas no desenho abaixo e, no centro dele, construiu uma casa de base também retangular medindo 6 metros de largura por 16 metros de comprimento. Ao redor da casa, ele plantou grama de forma a cobrir todo espaço que sobrou do terreno.

Quantos metros quadrados de grama Carlos plantou nesse terreno?

A) 16

B) 96

C) 104

D) 200

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O volume de água existente nessa caixa é igual a

(A) 6 m³.

(B) 9 m³.

(C) 12 m³.

(D) 24 m³.

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2) (SPAECE). Devido ao aumento na venda de bancadas de mármore e granito, o dono de uma marmoraria instalou em seu estabelecimento outra caixa d’água, com formato de paralelepípedo retângulo, cujas medidas internas são: 1,7 m de comprimento, 1,5 m de largura e 5,6 m de altura.

Qual é o volume interno dessa caixa d’água?

A) 14,28 m3

B) 8,80 m3

C) 8,15 m3

D) 2,55 m3

3) (P.B 2015). Maria produz, em sua fábrica, um produto na forma cúbica. Para vender seus produtos ela acondiciona-os em caixa maiores.

A quantidade produtos que Maria consegue colocar na caixa grande é

A) 4

B) 32

C) 72

D) 192

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4) (SAEP 2014). A figura representa um hexaedro (cubo), cuja medida de cada aresta é igual a 3 cm.

A medida do volume é:

(A) 16 cm3   

(B) 25 cm3   

(C) 64 cm3   

(D) 27 cm3

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5) (Saresp). Um vaso na forma de prisma de base quadrada tem 5 dm3 de capacidade.

 

B) 100

C) 1 000

D) 2 000

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5) (SAEB 2013). Uma garrafa de refrigerante tem 1,5 litros de capacidade. Para comprarmos 9 litros deste refrigerante devemos pedir

(A) 6 garrafas.

(B) 7 garrafas.

(C) 7,5 garrafas.

(D) 8 garrafas.

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D16 - Identificar a localização de números inteiros na reta numérica

 

1) (PAEBES). Observe abaixo a reta numérica em que os segmentos marcados estão igualmente espaçados.

Nessa reta, os pontos que representam os números      – 2 e 3 são, respectivamente,

A) P e Q.

B) Q e S.

C) R e S.

D) R e P.

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2) Veja a temperatura de algumas cidades em determinado dia do ano.         

 

Essa tabela pode ser representada pela reta:

 

 

 

 

 

B) 7,6 e 9,1.

C) 7,6 e 9,2.

D) 7,5 e 9,2.

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2) (PAEBES). Observe a reta numérica abaixo. Ela está dividida em segmentos de mesma medida.

Qual é o ponto que melhor representa a localização do número    nessa reta?

A) M.

B) L.

C) K.

D) J.

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3) (SAERS). Observe a reta numérica abaixo.

Nessa reta, que número corresponde ao ponto P?

(A) 5,4

(B) 5,5

(C) 5,6

(D) 5,9   

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4) Observe os números que aparecem na reta abaixo.

O número indicado pela seta é

(A) 0,9

(B) 0,54

(C) 0,8

(D) 0,55

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5) O número irracional  está compreendido entre os números:      

(A) 2 e 3.

(B) 12 e 15.

(C) 3 e 4.

(D) 6 e 8.

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D18 - Efetuar cálculos com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação)

 

1) (PAEBES). Observe a expressão no quadro abaixo.

Qual é o resultado dessa expressão?

precisaria ter 33 684 pontos. Ele verificou que já possui 18 945 pontos acumulados em sua conta.

Quantos pontos Joaquim ainda precisa acumular em sua conta para adquirir essa passagem aérea?

A) 14 739

B) 18 945

C) 25 341

D) 52 629

2) (PAEBES). Uma loja de sapatos anunciou a seguinte promoção:

“Na compra de três pares de tênis, o de menor valor sai pela metade do preço.”

André aproveitou essa promoção e comprou 3 pares de tênis para seus filhos que custaram 112 reais, 98 reais e 138 reais.

A quantia que André pagou por essa compra foi

A) 174 reais.

B) 279 reais.

C) 299 reais.

D) 348 reais.

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3) (PAEBES). No mês de janeiro foi feita uma liquidação em uma loja. Um rapaz comprou duas calças de 94 reais cada, três camisas de 65 reais cada, um tênis de 125 reais, um boné e uma sandália de 49 reais cada um. Desse total, o rapaz pagou 156 reais à vista e o restante dividiu em 3 vezes sem juros no cartão.

Qual foi o valor pago em cada uma dessas parcelas?

A) 59 reais.

B) 150 reais.

C) 202 reais.

D) 254 reais.

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4) (SEAPE). Para uma festa de aniversário, Nélia comprou 200 salgados, sendo que, desse total, 110 são coxinhas, 50 são quibes e o restante são empadas. Quantas empadas, ao todo, Nélia comprou para essa festa de aniversário?   

A) 360

B) 160

C) 90

D) 40

5) (Prova Brasil). O administrador de um campo de futebol precisa comprar grama verde e amarela para cobrir o campo com faixas verdes e amarelas iguais em áreas e quantidades. O campo é um retângulo com 100 m de comprimento e 50 m de largura e, para cada 10 m² de grama plantada, gasta-se 1 m² a mais por causa da perda. Quantos m2 de grama verde o administrador deverá comprar para cobrir todo o campo?

(A) 2 250

(B) 2 500

(C) 2750

(D) 5 000

 

 

 

metros para juntar-se novamente ao grupo. Considere como zero a altitude no nível do mar.

Em relação ao nível do mar, qual foi a altitude que Fernanda atingiu quando se juntou novamente ao grupo?

A) – 16 metros.

B) – 29 metros.

C) – 38 metros.

D) – 48 metros.

 

6) (Prova Brasil). Na correção de uma prova de um

concurso, cada questão certa vale +5 pontos, cada

questão errada vale – 2 pontos, e cada questão não

respondidas vale – 1 ponto. Das 20 questões da prova, Antônio acertou 7, errou 8 e deixou de responder as restantes.

O número de pontos que Antônio obteve nessa prova foi:

(A) 14                                      (B) 22

(C) 24                                      (D) 30

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7) (Prova Brasil). Cíntia conduzia um carrinho de

brinquedo por controle remoto em linha reta. Ela

anotou em uma tabela os metros que o carrinho

andava cada vez que ela acionava o controle. Escreveu

valores positivos para as idas e negativos para as

vindas.

Após Cíntia acionar o controle pela sexta vez, a

distância entre ela e o carrinho era de

(A) – 11 m

(B) 11 m

(C) – 27

(D) 27 m

 

8)(Prova Brasil). Numa cidade da Argentina, a

temperatura era de 12°C. Cinco horas depois, o

termômetro registrou – 7°C.

A variação da temperatura nessa cidade foi de:

(B) diâmetro, raio e corda.

(C) raio, corda e diâmetro.

(D) corda, diâmetro e raio.

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3) Exatamente no centro de uma mesa redonda com 1m de raio, foi colocado um prato de 30 cm de diâmetro, com doces e salgados para uma festa de final de ano. Qual a distância entre a borda desse prato e a borda da mesa?

(A) 115 cm

(B) 85 cm

(C) 70 cm

(D) 20 cm

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4) O diâmetro das rodas de um caminhão é de 80cm

O valor do raio da roda do caminhão é:

(A) 20 cm.

(B) 120 cm.

(C) 80 cm.

(D) 40 cm.

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Quantos metros, no mínimo, Rafael percorre por dia em volta dessa praça?

A) 27

B) 54

C) 152

D) 162

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4) (SPAECE). Observe abaixo o formato da cruz que Fábio desenhou em uma malha quadriculada. O lado de cada quadradinho dessa malha equivale a 3 cm.

Qual é a medida do perímetro da cruz que Fábio desenhou?

A) 36 cm

B) 45 cm

C) 120 cm

D) 132 cm

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5) (Prova Brasil). Pedro cercou um terreno quadrado de lado igual a 90 metros.

Quantos metros de muro Pedro construiu para cercar esse terreno?

 

(A) 90.

(B) 180.

(C) 360.

(D) 810.

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D13 - Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas

 

1) (SAEP). Calcular a área da região limitada por duas circunferências concêntricas, uma com raio 10 cm e a outra com raio 6 cm.

4) (SAEMS). Sérgio resolveu gramar uma área plana que se encontra representada na malha quadriculada abaixo. O preço da grama é R$ 5,00 o metro quadrado.

Quantos reais Sérgio gastará para gramar essa área?

A) R$ 32,00

B) R$ 81,00

C) R$ 160,00

D) R$ 385,00

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5) (SAEMS). Uma capa circular de lona será confeccionada para cobrir uma piscina de fibra de um clube. A dimensão externa dessa piscina, também circular, está apresentada na figura abaixo.

A medida mínima dessa capa, em metros quadrados, deverá ser de

A) 6π.

B) 9 π.

C) 12 π.

D) 36 π.

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D14 - Resolver problema envolvendo noções de volume

 

1) (SAEP 2012). Uma caixa de água no formato de um prisma reto esta apenas com parte de sua capacidade ocupada com água.

Se colocarmos água até a metade da sua altura, teremos um volume de água de:

(A) 2 dm3.

(B) 2,5 dm3.

(C) 3 dm3.

(D) 3,5 dm3.

 

D15 - Resolver problema envolvendo relações entre diferentes unidades de medida

1) (IPOJUCA - PE). Foram descarregados em um porto 7,8 toneladas de equipamentos eletrônicos e 4 500 quilogramas de materiais elétricos, importados por uma empresa.

A quantidade total desses produtos, em quilogramas, é igual a

A) 4 507,8

B) 5 280

C) 12 300

D) 82 500

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2) (IPOJUCA - PE).  O médico de Laura receitou um antibiótico para tratar uma infecção de garganta. O tratamento de Laura consiste em tomar 1 comprimido de 500 mg duas vezes ao dia, durante 10 dias.

Quantos gramas desse antibiótico Laura deverá tomar durante esse tratamento?

A) 5 g

B) 10 g

C) 1 000 g

D) 10 000 g

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3) (SPAECE). Pedro vai comprar 2 litros de refrigerante. Ao chegar ao supermercado, a garrafa de refrigerante de 500 ml estava na promoção.

Pedro precisa comprar quantas garrafas de 500 ml para levar os dois litros de refrigerantes que ele precisa?    

A) 3 garrafas.

B) 2 garrafas.

C) 4 garrafas.

D) 5 garrafas.

 

4) (IDEPB). Fernanda usou dois quilogramas de biscoito em uma receita de doce.

Quantos gramas desse biscoito ela usou nessa receita?

A) 2

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3) (Prova Brasil). Na reta numérica da figura abaixo, o ponto E corresponde ao número inteiro -9 e o ponto F, ao inteiro -7.     

Nessa reta, o ponto correspondente ao inteiro zero  estará:

(A) sobre o ponto M.

(B) entre os pontos L e M.

(C) entre os pontos I e J.

(D) sobre o ponto J.

 

4) Na reta numérica da figura abaixo, o ponto G corresponde ao número inteiro 1 e o ponto H, ao número inteiro 2. 

Nessa reta, o ponto correspondente ao inteiro 5 é:

(A) a letra K.

(B) a letra B.

(C) a letra L

(D) a letra I.

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5) Na reta numérica da figura abaixo, o ponto E corresponde ao número inteiro –2 e o ponto F, ao 0.

Nessa reta, o ponto correspondente ao inteiro –5 estará:

(A) sobre o ponto D.

(B) entre os pontos H e I.

(C) entre os pontos C e D.

(D) sobre o ponto C.

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D17 - Identificar a localização de números racionais na reta numérica

 

1) (SAEPI). Observe a reta numerada.

Nessa reta numerada, os números representados pelos pontos P e Q são

A) 7,5 e 9,1.

A) – 6,3

B) – 0,3

C) 0,3

D) 6,3

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2) (Prova Brasil). Sendo N = (–3)² – 3², então, o valor de N é:    

(A) 18.             

(B) 0.

(C) – 18.

(D) 12.

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3) Ao resolver corretamente a expressão: 

–1 – (–5)·(–3) + (–4)3 : (–4)

O resultado é

A) – 13

B) – 2

C) 0

D) 30

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4) A professora solicitou a um aluno que resolvesse a seguinte expressão: N = (­– 4)² – 4².    

(A) 32

(B) 0

(C) – 32

(D) 16

 

5) O professor de matemática escreveu a seguinte expressão numérica no quadro negro.

Então, o valor de K é:

    (A) .         (B) 2              (C) 9              (D) – 2.

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D19 - Resolver problema com números naturais envolvendo diferentes significados das operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação)

 

1) (PAEBES). Uma companhia aérea possui um programa de fidelidade segundo o qual os clientes acumulam pontos ao dar preferência para ela em suas viagens, podendo trocá-los, no futuro, por passagens aéreas ou descontos, de acordo com a promoção vigente. Joaquim, que participa desse programa, deseja adquirir uma passagem aérea dessa companhia utilizando seus pontos acumulados e foi informado de que, para isso,

D20 - Resolver problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação)

 

1) (AVALIA-BH). Pedro viajou para Buenos Aires e no dia em que chegou a temperatura máxima registrada foi de 11 °C e a mínima foi de – 3 °C.

Qual foi a variação da temperatura em Buenos Aires nesse dia?

A) – 14 °C

B) – 8 °C

C) 8 °C

D) 14 °C

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2) (SAETHE). Em um campeonato de futebol, um time obtém 3 pontos a cada gol marcado e perde 2 pontos a cada gol sofrido. Esse time jogou três partidas nesse campeonato. Na primeira, ele marcou 3 gols e sofreu1, na segunda, empatou por 2 a 2 e, na terceira, sofreu um gol e não marcou nenhum. 

Quantos pontos no total esse time obteve nessas três partidas?

A) 1

B) 2

C) 7

D) 15

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3) (SAEPB). Paulo abriu uma conta corrente com crédito de cheque especial e nela fez um depósito de 300 reais. Ele emitiu 2 cheques, um no valor de 200 reais e outro de 300 reais.

Considerando que não houve nenhuma outra transação na conta de Paulo nesse período, seu saldo após a compensação desses cheques é de

A) 800 reais positivos.

B) 200 reais positivos.

C) 200 reais negativos.

D) 800 reais negativos.

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4) (SAEMS). Num determinado dia, numa cidade do Rio Grande do Sul, o termômetro marcava, às 7 horas da manhã, – 2 °C. Às dez horas da manhã do mesmo dia, o termômetro marcava 10°C. Quanto variou a temperatura, em °C, dessa cidade nesse intervalo de tempo?

A) – 12

B) – 8

C) 12

D) 8

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5) (SEAPE). Fernanda pratica mergulho. Em um dia, ela mergulhou com um grupo em mar aberto a uma profundidade inicial de 13 metros. Em seguida, ela desceu por mais 25 metros, e posteriormente subiu 9

 

(A) 5 °C                                 (B) 7 °C

(C) 12 °C                               (D) 19 °C

 

9) Em uma cidade do Alasca, o termômetro marcou –15°pela manhã. Se a temperatura descer mais 13°, o termômetro vai marcar:

(A) – 28°.                       (B) – 2°.

(C) 2°.                            (D) 28°.

 

10) Um comerciante fez três vendas e teve prejuízo de R$16,00 na primeira venda, prejuízo de R$ 23,00 na segunda e lucro de R$ 45,00 na terceira.

Podemos calcular o saldo resultante dos três negócios efetuados desta maneira:

(A) –16 + (–23) + 45 = 6.

(B) –16 – 23 – 45 = – 84.

(C) 16 – 23 + 45 = 84.

(D) –16 + 23 – 45 = – 38.

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11) Veja o extrato que mostra a movimentação da conta bancaria de Gilda.

 

Depois de todas essas informações, o extrato final da conta de Gilda é:

(A) R$ 180,00

(B) R$ 780,00

(C) R$ 1420,00

(D) R$ 350,00

 

 

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