Prefeitura Municipal de Itamaraju - Bahia
Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais
Escola: ______________________________________.
Data: _______________. 9° ano/Turma: ____ Professor: ________________________________________.
Componente Curricular: MATEMÁTICA Aluno:______________________________________________________________________________ |
Objetos de Conhecimento: EQUAÇÃO DO 1° E 2º GRAU |
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA -Preparação para a Prova Brasil
Equação do Primeiro Grau
As equações de primeiro grau são
sentenças matemáticas que estabelecem relações de igualdade entre termos
conhecidos e desconhecidos, representadas sob a forma:
ax+b = 0
Donde a e b são números reais, sendo a um valor diferente de zero (a ≠
0) e x representa o valor desconhecido.
O valor desconhecido é chamado de incógnita que
significa "termo a determinar". As equações do 1º grau podem
apresentar uma ou mais incógnitas.
As incógnitas são expressas por uma letra qualquer, sendo que as mais
utilizadas são x, y, z. Nas equações do primeiro grau, o expoente das
incógnitas é sempre igual a 1.
As igualdades 2.x = 4, 9x + 3 y = 2 e 5 = 20a + b são exemplos de
equações do 1º grau. Já as equações 3x2+5x-3 =0, x3+5y= 9
não são deste tipo.
O lado esquerdo de uma igualdade é chamado de 1º membro da equação e o
lado direito é chamado de 2º membro.
Como resolver uma equação de primeiro
grau?
O objetivo de resolver uma equação de primeiro grau é descobrir o valor
desconhecido, ou seja, encontrar o valor da incógnita que torna a igualdade
verdadeira.
Para isso, deve-se isolar os elementos desconhecidos em um dos lados do
sinal de igual e os valores constantes do outro lado.
Contudo, é importante observar que a mudança de posição desses elementos
deve ser feita de forma que a igualdade continue sendo verdadeira.
Quando um termo da equação mudar de lado do sinal de igual, devemos
inverter a operação. Assim, se tiver multiplicando, passará dividindo, se tiver
somando, passará subtraindo e vice-versa.
Exemplo
Qual o valor da incógnita x que torna a igualdade 8x - 3 = 5 verdadeira?
Solução
Para resolver a equação, devemos isolar o x. Para isso, vamos primeiro
passar o 3 para o outro lado do sinal de igual. Como ele está subtraindo,
passará somando. Assim:
8x = 5 + 3
8x = 8
Agora podemos passar o 8, que está multiplicando o x, para o outro lado
dividindo:
x = 8/8
x = 1
Outra regra básica para o desenvolvimento das equações de primeiro grau
determina o seguinte:
Se a parte da variável ou a incógnita da equação for negativa, devemos
multiplicar todos os membros da equação por –1. Por exemplo:
– 9x = – 90 . (-1)
9x = 90
x = 10
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02 - Equação do 2º grau incompleta
1° CASO – equações da forma ax² + c = 0, (b = 0)
a) x² -
25 = 0 x² = 25 x = √25 x = 5 Logo x=
(+5 e -5) |
b) 2x² -
18 = 0 2x² = 18 x² = 18/2 x² = 9 x = √9 x = 3 Logo x =
(-3 e +3) |
c) 7x² - 14
= 0 7x² = 14 x² = 14/7 x² = 2 x = √2 Logo x =
(-√2 e +√2) |
d) x² +
25 = 0 x² = -25 x = √-25 obs: não
existe nenhum número real que elevado ao quadrado seja igual a -25 |
2° CASO: Equações da forma ax² + bx = 0 (c = 0)
a)
resolver x² - 5x = 0 fatorando
x(x – 5) = 0 deixando
um dos fatores nulo, temos x = 0 e o outro
x – 5 = 0, passando o 5 para o outro lado do igual temos x = 5 Logo, x =
(0 e 5) |
b)
resolver: 3x² - 10x = 0 fatorando:
x(3x – 10) = 0 deixando
um dos fatores nulo, temos x = 0 Tendo
também 3x – 10 = 0 3x = 10 x = 10/3 logo V=
(0 e 10/3) Observe
que, nesse caso, uma das raízes é sempre zero. |
ATIVIDADE
DE%20EQUA%C3%87%C3%95ES%20DO%202%C2%BA%20GRAU.pdf
Resolva as seguintes equações do 2° grau.
a) x² - 49 = 0 b) x² = 1 c) 2x² - 50 = 0 d) 7x² - 7 = 0 e) 5x² - 15 = 0 |
f) 5x² + x = 0 g) x² + x = 0 h) 7x² - x = 0 i) 2x² = 7x j) 2x² = 8x |
k)
x² + x (x – 6) = 0 l) x(x + 3) = 5x m) x(x – 3) -2 (x - 3)
= 6 n) (x + 5)² = 25 o) (x – 2)² = 4 – 9x |
ATIVIDADE 3 -
Resolução de equação completa
http://www.matematiques.com.br/conteudo.php?id=584
As equações do 2º grau completas
são aquelas que apresentam todos os coeficientes, ou seja a, b e c são
diferentes de zero (a, b, c ≠ 0). Por exemplo, a equação 5x2 +
2x + 2 = 0 é completa, pois todos os coeficientes são
diferentes de zero (a = 5, b = 2 e c = 2).
RESOLVA AS EQUAÇÕES DE 2º GRAU
1) x² - 5x + 6 = 0
2) x² - 8x + 12 = 0
3) x² + 2x - 8 = 0
4) x² - 5x + 8 = 0
5) 2x² - 8x + 8 = 0
6) x² - 4x - 5 =
0
7) -x² + x + 12 = 0
8) -x² + 6x - 5 = 0
9) 6x² + x - 1 = 0
10) 3x² - 7x + 2 = 0
11) 2x² - 7x = 15
12) 4x² + 9 = 12x
13) x² = x +
12
14) 2x² = -12x - 18
15) x² + 9 =
4x
ATIVIDADE 04
1º) RESOLVA AS EQUAÇÕES DE 2º GRAU E
FAÇA A CORRESPONDÊNCIA ENTRE AS COLUNAS
Faça os cálculos e deixe escrito.
Coluna
1
Coluna 2
(A) x² - 5x + 6 = 0 ( ) -7 e +7
( B ) x² - 8x + 12 = 0 ( ) 0 e 9/4
( C ) x² + 2x - 8 =
0 ( ) 5 e -5
(D)x² - 49 = 0 ( ) 2, 6
( E ) x² = 1
( ) 2, 3
( F ) 2x² - 50 = 0 ( ) 0 e 7
( G ) x² - 7x = 0 (
) 0 e -5
( H ) x² + 5x = 0 (
) 1 e -1)
( I ) 4x² - 9x = 0 ( ) 2
e – 4
2º)
Assinale a alternativa correta
Questão 1.
As duas
soluções de uma equação do 2° grau são – 1 e 1/3.
Então a equação é:
a) 3x² – x – 1 = 0 b) 3x² + x – 1 = 0
c) 3x² + 2x – 1 = 0 d) 3x² – 2x – 2 = 0
Questão 2.
A maior raiz
da equação – 2x² + 3x + 5 = 0 vale:
a) – 1 b) 1
c) 2 d) 2,5
ATIVIDADE 05
1°) Para descobrir o que se pede, resolva as equações e
complete com as letras da tabela, de acordo aos resultados obtidos e descubra
curiosidades de Itamaraju. Faça os cálculos e deixe
escrito.
Resposta |
-1 e 5 |
-3 e 4 |
1 e 5 |
0 e 7/2 |
0 e 4 |
0 e 5 |
5 e - 8 |
1/3 e -1/2 |
-1 e 5 |
-1 e -4 |
Letra |
A |
B |
C |
D |
E |
F |
I |
J |
M |
N |
- 2 e -
3 |
3 e - 3 |
3
e 4 |
-6 e 5 |
- 3 e 4 |
O |
R |
S |
T |
* |
2x² = 7x |
x² + 5x + 6=0 |
x(x+3) –40 = 0 |
x² -7x + 12 = 0 |
-x² + x + 12 =0 |
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x(x+3) –40=0 |
5(x² -1) = 4(x² +1) |
x² - 4x - 5 =0 |
x²- 4x-5 =0 |
x² + 5x
+ 6 =0 |
x² - 7x + 12 =0 |
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a)
A frase é .............................................................................................................................
b)
O que essa frase representa para Itamaraju?
2x² =8x |
x²-7x+12=0 |
-x² + 6x - 5=0 |
x² + 5x
+ 6 =0 |
x²+5x4=0 |
2x ²= 7 |
x(x +
3) - 40=0 |
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2x² =7x |
x²+5x+6=0 |
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c)
A palavra é ...............................................................................................................................
d)
Essa palavra tem algo a ver com nossa cidade?
-x² + x + 12 = 0 |
x²+5x+6=0 |
x² + 5x
+ 4 = 0 |
x(x+3)
–40 =0 |
-2x² +10x = 0 |
x²- 4x-5 =0 |
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-x² + 6x - 5 =0 |
x(x+3)
–40 =0 |
x²+5x+6=0 |
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6x² + x - 1 =0 |
x² + 5x
+ 6=0 |
x²- 7x +
12=0 |
2x² = 8x |
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2x² = 7x |
x² - 4x - 5 =0 |
x² + 5x + 4 = 0 |
-x² -x+ 30=0 |
x² - 4x - 5 =0 |
x² - 7x + 12 =0 |
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e)
Que frase apareceu?
f)
Quem foi esse homem?
ATIVIDADE 06
D1 - Identificar a localização e movimentação
de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas 1) (PAEBES). João
e Pedro utilizaram uma malha quadriculada para construir um tabuleiro de
“jogo da velha”, no qual as linhas são identificadas por letras, e, as
colunas, por números. Durante uma partida, Pedro decidiu começar o jogo pela
casa destacada em cinza. Quais são as coordenadas da casa na qual Pedro começou
o jogo? A) F2. B) F3. C) G1. D) G3.
2) (SAEPI). No jogo de xadrez utiliza-se um tabuleiro composto por
oito colunas e oito linhas. A figura abaixo, representa um tabuleiro desse
jogo, onde as colunas estão classificadas de F a M e as linhas numeradas de 1
a 8. Qual é a posição da peça nesse
tabuleiro? A) F4. B) H5. C) H6. D) K6. ------------------------------------------------------------------ 3) (SAEGO). No quarto de Fernando tem uma estante de nichos
para carrinhos, onde cada nicho pode ser |
localizado por uma linha e uma coluna conforme
o desenho abaixo. Arrumando essa estante,
Fernando colocou seu carrinho favorito no nicho cuja posição é 2Q. Qual é o carrinho favorito de
Fernando? ------------------------------------------------------------------ 4) (SPAECE).
No mapa abaixo, encontram-se representadas as ruas do bairro onde Mariana
mora. Mariana informou que mora numa rua entre as avenidas A
e B e entre as ruas do hospital e da locadora. Mariana mora na: (A) Rua 4. (B) Rua 5. (C) Rua 7. (D) Rua 9. ------------------------------------------------------------------------ 5) (Prova
Brasil). Num tabuleiro de xadrez, jogamos com várias peças que se movimentam
de maneiras diferentes. O cavalo se move para qualquer casa que possa
alcançar com movimento na forma de “L”, de três casas. Na figura abaixo, os
pontos marcados representam as casas que o cavalo pode alcançar, estando na
casa d4. |
Dentre as casas que o cavalo poderá alcançar, partindo da casa f5 e fazendo uma única
jogada, estão: (A) g3 ou d6 (B) h5 ou f3 (C) h7 ou d7 (D) d3 ou d7 ------------------------------------------------------------------------ 6) Observe
abaixo a representação de parte do mapa de uma cidade planejada. Mário saiu da praça central e, orientando-se por esse
mapa, caminhou 4 quadras na direção oeste e, depois, 2 quadras na direção
norte. Diante do exposto acima, aonde Mário parou: a) Posto de saúde. b) Farmácia. c) Posto de gasolina. d) Escola. D2 - Identificar propriedades comuns e diferenças
entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com suas
planificações. Uma
possível planificação desse sólido é ------------------------------------------------------------------ 4) (Prova
Brasil). Observe as figuras abaixo: Entre elas, a planificação de uma caixa em forma de
cubo é a figura; (A) A (B) B (C) C (D) D ---------------------------------------------------------------------- 5) Uma
embalagem tem o formato de um cubo, como mostra a figura abaixo: Uma
possível planificação desta embalagem é A)
I B) II C) III D) IV ------------------------------------------------------------------- 2) (SAEP).
Observe o triângulo EFG abaixo, retângulo em F. Quanto mede o ângulo x desse triângulo? A) 30º
B) 60º
C) 90º D)
120º ------------------------------------------------------------------- 3) (SAEP 2013). Observe a figura abaixo. A afirmativa correta é (A) (B) AD e BE são concorrentes. (C) (D) BC e EC são paralelos. ------------------------------------------------------------------- 4) (SAEP
2013). Na figura abaixo, o valor de X é (A) 45° (B) 55° (C) 35° (D) 65° 3) (Saerjinho).
João passa horas brincando de aviões de papel que constrói. Sua avó, sabendo
disso, deu-lhe uma folha de papel medindo 60cm por 40cm conforme a figura
abaixo. João ficou muito feliz com a surpresa e, para
aproveitar melhor o papel resolveu dividir a folha em 4 partes iguais
mantendo a semelhança com a folha que ganhou. Dessa forma, João ficou com 4 folhas de tamanho ------------------------------------------------------------------- 4) (Saerjinho).
Um quadrilátero possui as seguintes características: * Todos os ângulos tem a mesma medida. * Todos os lados tem a mesma medida. * suas diagonais tem a mesma medida e são
perpendiculares. Esse quadrilátero é o A) losango B) quadrado C) retângulo D) trapézio ------------------------------------------------------------------- 5) (Saerjinho).
Na malha quadriculada abaixo estão representados quatro quadriláteros. Nessa malha, os trapézios estão representados pelas
figuras A) 1 e 2. B) 1 e 3. ------------------------------------------------------------------ 3) (Prova
Brasil). Observe a figura abaixo. Considere o lado de cada quadradinho como unidade de
medida de comprimento. Para que o perímetro do retângulo seja reduzido à
metade, a medida de cada lado deverá ser (A) dividida por 2. (B) multiplicada por 2. (C) aumentada em 2 unidades. (D) dividida por 3. ------------------------------------------------------------------ 4) Uma torre
de comunicação está representada na figura abaixo. Para construir uma miniatura dessa torre que tenha
dimensões 8 vezes menores que a original, deve-se: |
) (SAEPE).
Observe o sólido apresentado abaixo. Uma planificação da superfície desse sólido está
representada em ------------------------------------------------------------------ 2) (Prova
Brasil). É comum encontrar em acampamentos barracas com fundo e que têm a
forma apresentada na figura abaixo. Qual desenho representa a planificação dessa barraca? ------------------------------------------------------------------ 3) (Prova
Brasil). O desenho abaixo representa um sólido. ------------------------------------------------------------------ 6) A
fazer um molde de um copo, em cartolina, na forma de cilindro de base
circular qual deve ser a planificação do mesmo. ------------------------------------------------------------------------ D3 - Identificar propriedades de triângulos pela
comparação de medidas de lados e ângulos 1) (SAEPE).
Observe os triângulos abaixo. Qual desses triângulos é equilátero? 5) (SAEP
2013). Na figura abaixo há dois triângulos semelhantes. As figuras não estão
desenhadas em escala. A medida do lado AB é: (A) 12,5 cm (B) 9 cm (C) 4,5 cm (D) 13,5 cm ------------------------------------------------------------------- 6) (SAEP 2013). Observe as figuras. Quanto aos lados das figuras acima podemos afirmar que
os triângulos são respectivamente (A) escaleno, equilátero, isósceles. (B) retângulo, equilátero, isósceles. (C) acutângulo, equilátero, obtusângulo. (D) isósceles, escaleno, equilátero. ------------------------------------------------------------------------ D4 - Identificar relação entre quadriláteros por
meio de suas propriedades 1) (Saerjinho).
Isabel ampliou uma fotografia de 3cm de largura por 4cm de comprimento. O
único par de medidas que podem corresponder as da foto ampliada é: A) 6 cm de largura e 7 cm de comprimento. B) 7 cm de largura e 8 cm de comprimento. C) 9 cm de largura e 10 cm de comprimento. D) 12 cm de largura e 16 cm de comprimento. ------------------------------------------------------------------- 2) (Saerjinho).
Observe os retângulo e as medidas de seus lados. Qual é o par de retângulo semelhantes? A) I e IV B) II e III C) II e IV D) III e IV C) 2 e 3. D) 2 e 4. ------------------------------------------------------------------- 6) (Saerjinho).
Observe os quadriláteros abaixo. Dentre eles, são paralelogramos as figuras de números A) 2, 3 e 6. B) 1, 4 e 5. C) 2, 3 e 5 D) 1, 4 e 6. ------------------------------------------------------------------- D5 - Reconhecer a conservação ou modificação de
medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras
poligonais usando malhas quadriculadas 1) (SEAPE).
Carla utilizou um molde com formato de um trapézio para fazer um ladrilho de
argila conforme representado no desenho abaixo. A área do ladrilho de argila em relação à área do molde
é A) a metade. B) a quarta parte. C) o dobro. D) o quádruplo. ------------------------------------------------------------------ 2) Veja o
quadrilátero MNPQ desenhado na malha quadriculada abaixo: O quadrilátero semelhante ao quadrilátero MNPQ é: (A) multiplicar as dimensões da original por 8. (B) dividir as dimensões da original por 8. (C) multiplicar as dimensões da original por 4. (D) dividir as dimensões da original por 4. ------------------------------------------------------------------ 5) A figura
abaixo mostra o projeto original da árvore de natal da cidade em que Roberto
mora. Como consideraram a árvore muito grande, fizeram um novo projeto, de
modo que suas dimensões se tornaram 2 vezes menores que as do projeto
original. Para o novo projeto, as dimensões foram: (A)
multiplicadas por 2. (B) divididas por 2. (C)
subtraídas em duas unidades. (D) divididas
por 4. -------------------------------------------------------------------- 6) Na figura abaixo,
a área colorida representa o total da lavoura do Sr. Domingos em hectares.
Esse agricultor devido às perdas na lavoura com as instabilidades climáticas
e as pragas decidiu reduzir a área cultivada de sua lavoura para a próxima
safra pela metade. Diante do enunciado, deve-se: (A) multiplicar a área inicial por 4; (B) dividir a área inicial por 4; (C) multiplicar a área inicial por 2; (D) dividir a área inicial por 2; |
ATIVIDADE 07
D6- Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando
ângulos retos e não retos 1)
(PAEBES). Observe, na malha quadriculada abaixo, o caminho que Luana faz para
ir de sua casa até a escola. Nesse caminho, ela muda de direção 4
vezes e essas mudanças de direção foram representadas pelos ângulos α, β, γ e
δ. Qual desses ângulos é um ângulo reto? A) α B) β C) γ D) δ ----------------------------------------------------------------------- 2)
(PAEBES). Para entrar em uma agência bancária, as pessoas devem passar por
uma porta giratória, que funciona no sentido anti-horário. Maurício adentrou
nessa porta giratória, conforme representado no desenho abaixo. Qual é a posição de Maurício após a
porta dar um giro de meia-volta? ----------------------------------------------------------------------- 3) (SAEMS).
Com o objetivo de treinar um cão durante os passeios, um adestrador montou um
circuito. Esse circuito está representado no desenho abaixo. 5) (Prova Brasil). Os 2 ângulos formados pelos ponteiros de um
relógio às 8 horas medem (A) 60° e 120° (B) 120° e 160° (C) 120° e 240° (D) 140° e 220° --------------------------------------------------------------------- 6) (Prova
Brasil). Para chegar à escola, Carlos realiza algumas mudanças de direção
como mostra a figura a seguir: As mudanças de direção que formam
ângulos retos estão representadas nos vértices: (A) B e G. (B) D e F. (C) B e E. (D) E e G. -------------------------------------------------------- D7 - Reconhecer
que as imagens de uma figura construída por uma transformação homotética são
semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou não
se alteram 1)
(Saerjinho). Os retângulos I e II da imagem abaixo são semelhantes e o fator
de ampliação é 3. Veja Qual é o valor do comprimento x no
retângulo II? A) 10 B) 15 C) 21 D) 24 A) 5
B) 2 C) D) ----------------------------------------------------------------------- 5) (SAEP
2014). Ao incidir um facho de luz sobre um anteparo na forma do retângulo
ABCD, foi projetada em uma parede uma silhueta na mesma forma, porém
ampliada. Observando a malha quadriculada, o que ocorreu
após a ampliação foi que (A) as medidas dos lados foram
aumentadas em duas vezes. (B) o perímetro foi quadruplicado. (C) a razão de semelhança é igual a 3. (D) a área foi triplicada. ----------------------------------------------------------------------- 6) (Prova
Brasil). A professora desenhou um triângulo, como no quadro abaixo. Em seguida, fez a seguinte pergunta: ––
"Se eu ampliar esse triângulo 3 vezes, como ficarão as medidas de seus
lados e de seus ângulos?" Alguns alunos responderam: Fernando: –– “Os lados terão 3 cm a mais cada um. Já os
ângulos serão os mesmos.” Gisele: –– “Os lados e ângulos terão suas medidas
multiplicadas por 3.” Marina: –– “A medida dos lados eu multiplico por 3 e
a medida dos ângulos eu mantenho as mesmas.” Roberto: –– “A medida da base será a mesma (5cm), os
outros lados eu multiplico por 3 e mantenho a medida dos ângulos.” Qual dos alunos acertou a pergunta da
professora? (A) Fernando (B) Gisele (C) Marina (D) Roberto 5) Qual é a medida de cada ângulo
interno do hexágono regular? (A) 60° (B) 108° (C) 120° (D) 135° ------------------------------------------------------------------- 6) Carla
desenhou um polígono regular de oito lados. Qual é a soma dos ângulos internos do
octógono regular? (A)
1080°. (B)
900°. (C)
720°. (D)
540°. ------------------------------------------------------------------- D9 - Interpretar informações apresentadas por meio de
coordenadas cartesianas 1) (SAEPE).
Um mostruário de acessórios de uma loja é composto por pequenos nichos que
são identificados por um referencial de linhas e colunas conforme
representado no desenho abaixo. Quais as coordenadas de A, B e C,
respectivamente, no gráfico? (A) (1, 4), (5, 6)
e (4, 2) (B) (4, 1), (6, 5)
e (2, 4) (C) (5, 6), (1, 4)
e (4, 2) (D) (6, 5), (4, 1)
e (2, 4) ----------------------------------------------------------------------- 5) A figura
abaixo ilustra as localizações de alguns pontos no plano. João sai do ponto X, anda 20 m para a
direita, 30 m para cima, 40 m para a direita e 10 m para baixo. Ao final do trajeto, João estará no
ponto: (A) A (B) B (C) C (D) D ----------------------------------------------------------------------- 6) (Prova
Brasil). Os vértices do triângulo representado no plano cartesiano abaixo
são: (A)
A(5, -2); B(1, -3) e
C(4, 3) (B)
A(2, -5); B(-3, -1) e
C(3, -4) (C)
A (-2, 5); B(-3, 1) e
C(3, 4) (D)
A(-3, 0); B(-2, 0) e
C(3, 0) Considerando essa rua plana, a distância, em metros, entre o
carro e observador, nesse momento, é A) 20. B) 28. C) 96. D) 400. ----------------------------------------------------------------------- 4)
(SAEGO). Observe abaixo o esquema de uma rampa inflável para um parque
infantil. Essa rampa possui o formato de um prisma reto de base triangular. De acordo com esse desenho, qual é a medida do comprimento dessa
rampa inflável? A) 5 m B) 7 m C) 14 m D) 25 m ----------------------------------------------------------------------- 5) (evaluacioneducativa).
Observe a figura abaixo que representa uma escada apoiada em uma parede que
forma um ângulo reto com o solo. O topo da escada está a 7 m de altura, e seu
pé está afastado da parede 2 m. |
Durante o treinamento, o cão dá várias
voltas completas nesse circuito partindo do início e seguindo em direção ao
ponto S. Em quais pontos destacados nesse
desenho a mudança de direção do cão, durante uma volta, corresponde a um
ângulo reto? A) P e R. B) Q e S. C) S e T. D) T e V. ----------------------------------------------------------------------- 4) (SAEGO).
Observe a figura abaixo: Se realizarmos um giro de 90º nessa
figura, no sentido horário, a figura que encontraremos será: ----------------------------------------------------------------------- ----------------------------------------------------------------------- 2)
(Saerjinho). O quadrilátero P'Q'R'S' é uma projeção do quadrilátero PQRS. O segmento PS = 6, e o segmento P'S' =
15. A razão entre o lado P'S' e o lado PS é ----------------------------------------------------------------------- 3)
(Saerjinho). Observe o desenho abaixo, em que o triângulo EFG é semelhante ao
triângulo HIJ. A razão de semelhança entre os
triângulos HIJ e EFG é A) 1,5 B) 2,5 C) 7,5 D) 12,5 ----------------------------------------------------------------------- 4) (SAEPE).
A figura abaixo mostra a ampliação da bandeira do
Brasil. Qual é a razão de
semelhança dessa ampliação? D8 - Resolver
problema utilizando a propriedade dos polígonos (soma de seus ângulos
internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos
polígonos regulares) 1)
(SPAECE). Um arquiteto deseja construir um mosaico de ladrilhos. Ele escolheu
um modelo de ladrilho com o formato de um pentágono regular, porém devido à
medida dos ângulos internos desse polígono, ele precisou de ladrilhos de
outros formatos para compor esse mosaico.
A medida do ângulo interno do ladrilho
de formato pentagonal regular é A) 108°. B) 180°. C) 360°. D) 540°. ------------------------------------------------------------------- 2)
(SIMAVE). A logomarca de uma empresa é formada por um hexágono regular, um
trapézio retângulo e um quadrado, como mostra a figura abaixo. Quanto mede o ângulo α, indicado nessa
figura? (A) 30° (B) 45° (C) 60° (D) 90° ------------------------------------------------------------------- 3) Um
polígono regular possui a medida do ângulo central igual a 40º. Esse polígono é formado por: (A) 5 lados. (B) 9 lados. (C) 10 lados. (D) 20 lados. ------------------------------------------------------------------- 4) Mário
desenhou quatro polígonos regulares e anotou dentro deles o valor da soma de
seus ângulos internos. Paula comprou nessa loja o acessório
que está no nicho de coordenadas Z2. Qual foi o acessório comprado por Paula
nessa loja? A) Anel. B) Brincos. C) Cordão. D) Pulseira. ----------------------------------------------------------------------- 2) (SAEMS).
Observe os pontos representados no plano cartesiano abaixo. O par ordenado (2, – 1) está
representado nesse plano cartesiano pelo ponto A) Q. B) R. C) S. D) T. ----------------------------------------------------------------------- 3) (Prova
Brasil). No plano cartesiano, abaixo, estão assinalados os pontos P e Q. Quais são as coordenadas dos pontos P e
Q nesse plano cartesiano? (A) P(1, 1) e Q(1, 1) (B) P(1, 0) e Q(0, 1) (C) P(0, 1) e Q(0, 1) (D) P(0, 1) e Q(1, 0) ----------------------------------------------------------------------- 4) Observe
a figura abaixo: D10 - Utilizar relações métricas do
triângulo retângulo para resolver problemas significativos 1)
(PAEBES). Um serralheiro confeccionou um portão no formato retangular com
medidas de comprimento e altura indicadas no desenho abaixo. Para uma melhor
sustentação desse portão, uma viga de aço foi colocada na diagonal desse portão. Qual é a medida do comprimento x da viga desse portão? A) m B) 5 m C) 7 m D) m ----------------------------------------------------------------------- 2)
(SAEPI). Durante a reforma de uma cobertura, a empreiteira responsável
instalou uma rampa de madeira para depositar o entulho da obra diretamente na
caçamba, conforme ilustra o desenho abaixo.
Qual é a medida x do comprimento da madeira utilizada para
construção dessa rampa? A) 10 m B) 14 m C) 50 m D) 100 m ----------------------------------------------------------------------- 3)
(SAEPB). Um observador, da janela de um edifício, avista um carro parado a 12
metros de distância da entrada da portaria do seu prédio, conforme ilustrado
no desenho abaixo. A escada mede, aproximadamente, (A) 5 m. (B) 6,7 m. (C) 7,3 m. (D) 9 m. ----------------------------------------------------------------------- 6) A
figura, abaixo, mostra um portão feito com barras de ferro. Para garantir sua
rigidez, foi colocada uma barra de apoio. Qual a medida dessa barra de apoio? (A) 2,5 m (B) 3,9 m (C) 4,1 m (D) 4,5 m |
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