SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA
Nº 08-2022 |
TEMA: As diversas facetas
do consumo |
OBJETO DE
CONHECIMENTO: Esporte de
rede/parede (VÔLEI)
·
Marketing (Como influenciador para o consumo) |
UNIDADE TEMÁTICA: Esporte |
TEMAS INTEGRADORES: Saúde, ciência e
tecnologia, Economia |
Ano:
8ºe 9º Período: 05/09 a 23/09/2022 Nº de Aulas: 06 III UNIDADE |
HABILIDADES |
(EF89EF01) Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e
técnico) e fruir os esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate,
valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. (EF89EF02) Praticar um ou mais esportes de rede/parede, campo e
taco, invasão e combate oferecidos pela escola, usando habilidades
técnico-táticas básicas. (EF89EF03) Formular e
utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos,
tanto nos esportes de campo e taco, rede/parede, invasão e combate
como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica. (EF89EF04) Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos
individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades
esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com
base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: rede/parede,
campo e taco, invasão e combate. (EF89EF07BA) Reconhecer, refletir e argumentar sobre as
questões conceituais, culturais e históricas do esporte. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
·
Compreender as novas tecnologias no esporte
(voleibol). ·
Identificar as novas tecnologias como
alternativas de melhorar o desempenho dos atletas de alto rendimento. ·
Vivenciar cooperatividade através do voleibol. ·
Refletir sobre a relação entre a Tecnologia e o
voleibol. ·
Entender a tecnologia como auxilio na melhora o desempenho
do atleta; ·
Reconhecer os tipos de tecnologias e as
diferenças para auxiliar o atleta; ·
Vivenciar o uso do marketing como instrumento do
consumo; ·
Identificar os benefícios e os malefícios
atrelados ao marketing; |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
||||
AULA 01 1º
Momento: Aula teórica O objeto de conhecimento que será trabalhado nesta aula será esporte
de rede/parede (VÔLEI)
Abrir uma roda de conversa para levantar informações sobre o objeto a
ser estudado. Levantamento de Conhecimento Prévio Ø O
que você entende por tecnologia? Ø Como
podemos relacionar a tecnologia ao esporte? Ø Como
a tecnologia usada no voleibol pode beneficiar esse esporte? Ø Como
funciona a tecnologia do desafio no vôlei? Ø Qual
é a importância da tecnologia no esporte? Ø O
Voleibol continua o mesmo desde sua criação? Ø Cite
ao menos uma evolução tecnológica relacionada ao voleibol. Ø Você
sabe o que é Marketing? Ø Qual
o seu esporte favorito? E seu atleta? Ø Possui
algum objeto do seu esporte/atleta preferido? Como adquiriu? 2º
Momento: A explanação do objeto de conhecimento poderá ser feito através de
slides, vídeos, pesquisa, debate, etc. Sugestões
de Vídeos: Aqui, descrevo algumas
tecnologias incorporadas ao esporte. https://www.youtube.com/watch?v=uOe9DsLzEKE A tecnologia mudou o vôlei? https://www.youtube.com/watch?v=wVKIFm7IxwM Voleibol evolução do jogo e suas consequências https://www.youtube.com/watch?v=Vwgx1YyngWg A Tecnologia no Voleibol https://www.youtube.com/watch?v=GMnRSICEwog Tecnologias do Vôlei https://www.youtube.com/watch?v=uOe9DsLzEKE Tecnologia no Vôlei - Analise de Desempenho https://www.youtube.com/watch?v=ZqPhFhhkroo 3º
Momento: Pedir para
os alunos levarem imagens de produtos relacionados à tecnologia do voleibol,
onde eles deverão recortar e fazer o marketing do produto na próxima aula. AULA 02 1º momento: Aula prática VOLEIBOL AS CEGAS É cobrir a rede com papel
Kraft, por exemplo, ou mesmo com pedaços de pano para realizar o vôlei cego,
não permitindo que os alunos enxerguem o outro lado da rede. Desse modo, cada
jogada configura-se uma surpresa, à medida que se trabalha em grande nível a
atenção para além da compreensão do jogo. Sacará a equipe que vencer o rally
que estava sendo disputado. file:///C:/Users/eloiz/Downloads/Manual%20de%20educa%C3%A7%C3%A3o%20f%C3%ADsica%20(1).pdf AULA 03 1º momento: Aula teórica Desenvolvimento da atividade marketing
acordada na aula 1. Solicitar aos alunos as imagens
de produtos relacionados à tecnologia do voleibol, onde eles deverão recortar
e fazer o marketing do produto em sala de aula. Essa atividade poderá ser
realizada individualmente ou em duplas. 2º momento: Em
seguida fazer a apresentação dos trabalhos. AULA 04 1º momento: Aula prática
Preparação: Encher as
bexigas e esticar um barbante (este será a rede). Jogo: Duas pessoas ou
mais/ ou time, um em cada lado do varal, jogar a bola por cima do varal
tentando tocar o chão do adversário. Ganha o jogo quem marcar mais pontos. AULA 05 1º momento: Aula teórica Atividade com questões sobre o objeto
de conhecimento em estudo. Atividade 1 (anexo) Atividade 2 (anexo) AULA 06 1º momento: Aula prática
Brincadeira retirada do instagram
@recriando_jogos_e_brincadeiras perfil: Educação física escolar
Brincadeira retirada do
instagram @recriando_jogos_e_brincadeiras perfil: Educação física escolar Trocar os fundamentos do boliche pelo de voleibol. Iniciar dividindo a turma em duas equipes. Os alunos
deverão tentar acertar os arcos colocados no chão. Caso queira, o professor poderá colocar pontuação por
arco. Aumentar ou diminuir a dificuldade com a distância. Também pode
atrelar perguntas relacionadas ao objeto de conhecimento ou a outro
componente (o professor faz a pergunta e a equipe que acertar tem o
direito de jogar a bola). |
RECURSOS: (x) quadro, pincel atômico, apagador; ( x ) Data show;
( x ) Vídeo; ( x ) Computador; ( ) Jornal; ( x ) Revista; ( ) Informativos; ( ) Jogos diversos; ( ) Jogos de tabuleiro ( ) bolas, apito, rede; ( )
celular; ( x ) Notebook ( ) Outros:
fita métrica, balança. ( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( x ) Trabalho; ( x ) Pesquisa; ( x
)Resolução de Exercícios; ( )
Seminários; ( x ) Cartaz; ( ) Debate;
( ) Relatórios; ( x ) Resumo; ( )
Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da participação; ( x ) Apresentação oral;
( x ) Observação do desempenho do grupo; ( x ) Outros:
|
|
OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível,
seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras
metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade
escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário