8ª SEQUÊNCIA EF 8º E 9º ANO

 

 

                             SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA                  Nº 08-2022

TEMA: As diversas facetas do consumo

OBJETO DE CONHECIMENTO: Esporte de rede/parede (VÔLEI)

  • O uso da tecnologia no desempenho global de alto rendimento

·         Marketing (Como influenciador para o consumo)

UNIDADE TEMÁTICA: Esporte

TEMAS INTEGRADORES: Saúde, ciência e tecnologia, Economia

Ano: 8ºe 9º            Período: 05/09 a 23/09/2022             Nº de Aulas: 06                      III UNIDADE

HABILIDADES

(EF89EF01) Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

(EF89EF02) Praticar um ou mais esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas.

(EF89EF03)   Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos  e táticos,  tanto nos esportes de campo e taco, rede/parede, invasão e combate como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica.

(EF89EF04) Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: rede/parede, campo e taco, invasão e combate.

(EF89EF07BA) Reconhecer, refletir e argumentar sobre as questões conceituais, culturais e históricas do esporte.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Compreender as novas tecnologias no esporte (voleibol).

·         Identificar as novas tecnologias como alternativas de melhorar o desempenho dos atletas de alto rendimento.  

·         Vivenciar cooperatividade através do voleibol.

·         Refletir sobre a relação entre a Tecnologia e o voleibol.

·         Entender a tecnologia como auxilio na melhora o desempenho do atleta;

·         Reconhecer os tipos de tecnologias e as diferenças para auxiliar o atleta;

·         Vivenciar o uso do marketing como instrumento do consumo;

·         Identificar os benefícios e os malefícios atrelados ao marketing;

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

1º Momento: Aula teórica

O objeto de conhecimento que será trabalhado nesta aula será esporte de rede/parede (VÔLEI)

 

  • O uso da tecnologia no desempenho global de alto rendimento
  • Marketing (Como influenciador para o consumo)

 

 

Abrir uma roda de conversa para levantar informações sobre o objeto a ser estudado.

 

Levantamento de Conhecimento Prévio

Ø  O que você entende por tecnologia?

Ø  Como podemos relacionar a tecnologia ao esporte?

Ø  Como a tecnologia usada no voleibol pode beneficiar esse esporte?

Ø  Como funciona a tecnologia do desafio no vôlei?

Ø  Qual é a importância da tecnologia no esporte?

Ø  O Voleibol continua o mesmo desde sua criação?

Ø  Cite ao menos uma evolução tecnológica relacionada ao voleibol.

Ø  Você sabe o que é Marketing?

Ø  Qual o seu esporte favorito? E seu atleta?

Ø  Possui algum objeto do seu esporte/atleta preferido? Como adquiriu?

 

2º Momento:

A explanação do objeto de conhecimento poderá ser feito através de slides, vídeos, pesquisa, debate, etc.

 

Sugestões de Vídeos:

Aqui, descrevo algumas tecnologias incorporadas ao esporte.

https://www.youtube.com/watch?v=uOe9DsLzEKE

 

A tecnologia mudou o vôlei?

https://www.youtube.com/watch?v=wVKIFm7IxwM

 

Voleibol evolução do jogo e suas consequências

https://www.youtube.com/watch?v=Vwgx1YyngWg

 

A Tecnologia no Voleibol

https://www.youtube.com/watch?v=GMnRSICEwog

 

Tecnologias do Vôlei

https://www.youtube.com/watch?v=uOe9DsLzEKE

 

Tecnologia no Vôlei - Analise de Desempenho

https://www.youtube.com/watch?v=ZqPhFhhkroo

 

3º Momento:

Pedir para os alunos levarem imagens de produtos relacionados à tecnologia do voleibol, onde eles deverão recortar e fazer o marketing do produto na próxima aula.

 

AULA 02

1º momento: Aula prática

VOLEIBOL AS CEGAS

É cobrir a rede com papel Kraft, por exemplo, ou mesmo com pedaços de pano para realizar o vôlei cego, não permitindo que os alunos enxerguem o outro lado da rede. Desse modo, cada jogada configura-se uma surpresa, à medida que se trabalha em grande nível a atenção para além da compreensão do jogo. Sacará a equipe que vencer o rally que estava sendo disputado.

file:///C:/Users/eloiz/Downloads/Manual%20de%20educa%C3%A7%C3%A3o%20f%C3%ADsica%20(1).pdf

 

AULA 03

1º momento: Aula teórica

Desenvolvimento da atividade marketing acordada na aula 1.

Solicitar aos alunos as imagens de produtos relacionados à tecnologia do voleibol, onde eles deverão recortar e fazer o marketing do produto em sala de aula. Essa atividade poderá ser realizada individualmente ou em duplas.

2º momento: Em seguida fazer a apresentação dos trabalhos.

 

AULA 04

1º momento: Aula prática

  • Vôlei com bexigas:

Preparação: Encher as bexigas e esticar um barbante (este será a rede).

Jogo: Duas pessoas ou mais/ ou time, um em cada lado do varal, jogar a bola por cima do varal tentando tocar o chão do adversário. Ganha o jogo quem marcar mais pontos.

 

AULA 05

1º momento: Aula teórica

Atividade com questões sobre o objeto de conhecimento em estudo.

Atividade 1 (anexo)

Atividade 2 (anexo)

AULA 06

1º momento: Aula prática

Brincadeira retirada do instagram @recriando_jogos_e_brincadeiras perfil: Educação física escolar

 
Descrição: WhatsApp Image 2022-08-14 at 21.15.47.jpeg

 

 

 

Brincadeira retirada do instagram @recriando_jogos_e_brincadeiras perfil: Educação física escolar

 

Trocar os fundamentos do boliche pelo de voleibol.

Iniciar dividindo a turma em duas equipes. Os alunos deverão tentar acertar os arcos colocados no chão.

Caso queira, o professor poderá colocar pontuação por arco. Aumentar ou diminuir a dificuldade com a distância. Também pode atrelar perguntas relacionadas ao objeto de conhecimento ou a outro componente (o professor faz a pergunta e a equipe que acertar tem o direito de jogar a bola).

 
Descrição: Slide1.JPG

 

RECURSOS: (x) quadro, pincel atômico, apagador; ( x ) Data show; ( x ) Vídeo; ( x ) Computador;

(  ) Jornal; ( x ) Revista; (   ) Informativos; ( ) Jogos diversos; (   ) Jogos de tabuleiro (   ) bolas, apito, rede;  (   ) celular; ( x ) Notebook (  ) Outros: fita métrica, balança. (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( x ) Trabalho; ( x ) Pesquisa; ( x )Resolução de Exercícios; (  ) Seminários; ( x ) Cartaz; (   ) Debate; (  ) Relatórios; ( x ) Resumo; ( ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da participação; ( x ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; ( x ) Outros:                                                          

 

 

OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade escolar.

 

 

 

 

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