SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA
Nº 08-2022 |
TEMA:
As diversas facetas do consumo |
OBJETO DE CONHECIMENTO: Esporte de
marca: Atletismo ·
Uso da tecnologia no desempenho do atleta ·
Implementos para a prática do atletismo ·
Mundial de atletismo 2022: Curiosidades e
resultados das provas |
UNIDADE TEMÁTICA: Esporte |
TEMAS INTEGRADORES: Saúde, ciência e tecnologia, Economia |
Ano:
6º e 7º Período: 05/09 a 23/09/2022 Nº de Aulas: 06 III
UNIDADE |
HABILIDADES |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIAM |
||||||||||||
AULA 01 1º
Momento: Aula teórica O objeto de conhecimento que será
trabalhado nesta aula será esporte de marca: Atletismo
Para levantar informações sobre o objeto
a ser estudado, iniciar a partir da leitura do seguinte texto: O Atletismo é um conjunto de praticas esportivas
que são relacionadas a competições que englobam uma
serie de praticas como, por exemplo, marcha olímpica, arremessos, corrida,
saltos, e lançamentos e por ai vai…. Geralmente são praticados em estádios e
ocasionalmente em espaços urbanos, abertos ou em campos dependendo da
modalidade abordada como a maratona por exemplo. Neste contexto de práticas
olímpicas é importante citar os implementos que são equipamentos utilizados
para a prática destes esportes como vara, dardo, martelo, peso, disco etc… e
estes artefatos são utilizados nas práticas como auxiliares nas modalidades. No
contexto das competições olímpicas e importante citar o auxilio da
tecnologia, mas que na confecção de calçados, roupas e objetos utilizados na
prática do esporte, a tecnologia também caminha junto com os atletas para
maximizar seu desempenho. Desenvolvimento de base de dados para comparar o
desempenho do atleta com o decorrer do tempo e auxiliar seus treinadores em
função do desempenho. A arbitragem é, provavelmente, o segmento que mais
se beneficia da tecnologia, com auxílio de filmagens com câmeras
profissionais de altíssima definição, entre muitos outros detalhes. As roupas, atualmente, são feitas com materiais sintéticos e de melhor
transpiração e o bloco de partida contém uma tecnologia que apita, caso um
atleta queime a largada. https://www.significados.com.br/atletismo/
Levantamento Prévio
3º Momento: A explanação do objeto de conhecimento poderá ser
feito através de slides, vídeos, pesquisa, debate, etc. DICAS DE VÍDEOS: Equipamentos
e Implementos do Atletismo. Prof. Ms. Franklin de Freitas Lopes https://www.youtube.com/watch?v=Jx8YHaVHiSU Tecnologia auxilia no desempenho de
atletas https://www.youtube.com/watch?v=MTwT8kbe688 Atletismo: conceito e historia https://www.youtube.com/watch?v=hLjmfqF0le8 Esportes + Tecnologia = Evolução https://www.youtube.com/watch?v=olyZFRRTYSo Site
interessante para mais conteúdo sobre o atletismo. BRASILEIROS VOARAM NA MARATONA DO MUNDIAL https://www.youtube.com/watch?v=aWFRwhqFS4E TODOS OS CAMPEÕES DO MUNDIAL DE ATLETISMO OREGON 2022 https://www.youtube.com/watch?v=Eb5xzmRrprc ALISON PIU DOS SANTOS BATE RECORDE E É CAMPEÃO MUNDIAL https://www.youtube.com/watch?v=IGAT6PxHGZ0 AULA 02 1º momento: Aula prática Sugestão: Vivência: CORRIDA Será desenvolvida por meio de uma série de atividades como
“pique-bandeira”, “pega-pega”, corridas em dupla (na qual os dois integrantes
amarram braços e pernas juntos). Com o uso de estafetas, será possível
trabalhar a técnica de revezamento. Nessa atividade, as crianças se
organizaram em duas filas. Cada participante correu até um ponto final,
contornou um obstáculo (uma garrafa com água ou areia, um cone etc.) e
retornou, liberando o próximo colega de time para iniciar o exercício por
meio de um toque de mãos. AULA 03 1º momento: Aula teórica Direcionamento da atividade 1 1) Cite
alguns implementos que são úteis em praticas esportivas relacionadas ao atletismo
e como eles são utilizados. 2) Por
que usar uma roupa e calçados apropriados durante as provas do atletismo? 3) Como
a tecnologia tem ajudado e contribuído para a evolução do atletismo? 4)
Cite
exemplos da tecnologia sendo utilizadas a favor dos esportes? AULA 04 1º momento: Aula prática Sugestão: Vivência: TREINANDO ARREMESSO
(fonte:
https://unigra.com.br/arquivos/120-planos-de-aula-educacao-fisica-.pdf) AULA 05 1º momento: Aula teórica Sugestões
de atividades: Atividade 1: O
Brasil mostrou evolução na disputa do Campeonato Mundial de Atletismo do
Oregon, encerrado neste domingo, no Estádio Hayward Field, na cidade de
Eugene, nos Estados Unidos. Pesquisa: Destaque de alguns atletas brasileiros no mundial
de atletismo 2022 Atividade 2: Proponha
aos alunos a atividade seguinte. O atletismo brasileiro tem atletas que se
destacaram na história dos Jogos Olímpicos. No quadro abaixo, você vê o nome
de alguns desses atletas. • Pesquise em qual prova cada atleta compete e
preencha a segunda coluna.
AULA 06 1º momento: Aula prática Sugestões de vivências: 1)
Salto
em distância às cegas Objetivo: Sensibilizar para a
questão da deficiência visual e do direito à inclusão. Materiais: corda e vendas Procedimentos Organize os alunos em duplas,
nas quais um deles tem os olhos vendados, cabendo ao outro atuar como guia.
De mãos dadas, as duplas devem andar pelo espaço destinado à atividade e, em
seguida, correr em ritmo lento. Depois, oriente-os a usar a corda como referência
para determinar o local do salto, posicionando-se próximo a ela para, com a
orientação do guia, realizar um salto para frente, mantendo as mãos unidas. Instrua
o aluno vendado a repetir o procedimento anterior, entretanto, afastando-se
da corda para execução de uma corrida curta antecedendo o salto. O guia
precisa ficar posicionado próximo à corda e orientar oralmente o saltador
(por exemplo: corre, corre, corre, corre, corre, corre, salta!).Dicas:
Promova essas atividades em espaço amplo e conscientize os alunos de sua
responsabilidade no papel de guia. 2)
Corrida
e corrida com barreiras https://www.youtube.com/watch?v=jaxKtFsLohU 3) Atletismo
- Corrida com Barreiras https://www.youtube.com/watch?v=KZqtxFCHmQM |
RECURSOS: ( x ) quadro, pincel atômico, apagador; ( x ) Data
show; ( x ) Vídeo; ( x ) Computador; (
) Jornal; ( ) Revista; ( ) Informativos; ( ) Jogos diversos; ( ) Jogos de tabuleiro ( ) bolas, apito, rede; ( )
celular; ( x ) Notebook ( ) Outros: fita métrica, balança. ( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( x ) Trabalho; ( x )
Pesquisa; ( x )Resolução de Exercícios; (
) Seminários; ( ) Cartaz; ( x ) Debate; ( ) Relatórios; ( x ) Resumo; (
) Avaliação escrita; ( x )
Avaliação da participação; ( )
Apresentação oral; ( ) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Outros: |
|
OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência
quinzenal é flexível, seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser
ajustados a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo
com a realidade escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário