8ª SEQUÊNCIA EF 6º E 7º ANO

 

                             SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA                Nº 08-2022

TEMA: As diversas facetas do consumo

OBJETO DE CONHECIMENTO: Esporte de marca: Atletismo

·         Uso da tecnologia no desempenho do atleta

·         Implementos para a prática do atletismo

·         Mundial de atletismo 2022: Curiosidades e resultados das provas

UNIDADE TEMÁTICA: Esporte

TEMAS INTEGRADORES: Saúde, ciência e tecnologia, Economia

Ano: 6º e 7º           Período: 05/09 a 23/09/2022                Nº de Aulas: 06                 III UNIDADE

HABILIDADES

  • (EF67EF03) Experimentar e fruir esportes de marca, precisão, invasão e técnico- combinatórios, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
  • (EF67EF04) Praticar um ou mais esportes de marca, precisão, invasão e técnico- combinatórios oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas e respeitando regras.
  • (EF67EF05) Planejar e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica.
  • (EF07EF04IT) Conhecer as modalidades arremesso e lançamentos do esporte de marca atletismo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Vivenciar as habilidades motoras de correr, saltar, lançar e arremessar e as capacidades físicas exigidas na experimentação de diferentes modalidades dos esportes de marca e de precisão.
  • Conhecer o mundial de atletismo e ter contato com suas práticas e modalidades.
  • Desenvolver habilidades cognitivas e sociais.
  • Abordar as tecnologias usadas por atletas

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIAM  

AULA 01

1º Momento: Aula teórica

O objeto de conhecimento que será trabalhado nesta aula será esporte de marca: Atletismo

  • Uso da tecnologia no desempenho do atleta
  • Implementos para a prática do atletismo
  • Mundial de atletismo 2022: Curiosidades e resultados das provas

Para levantar informações sobre o objeto a ser estudado, iniciar a partir da leitura do seguinte texto:

 

O Atletismo é um conjunto de praticas esportivas que são relacionadas a competições que englobam uma serie de praticas como, por exemplo, marcha olímpica, arremessos, corrida, saltos, e lançamentos e por ai vai…. Geralmente são praticados em estádios e ocasionalmente em espaços urbanos, abertos ou em campos dependendo da modalidade abordada como a maratona por exemplo.

Neste contexto de práticas olímpicas é importante citar os implementos que são equipamentos utilizados para a prática destes esportes como vara, dardo, martelo, peso, disco etc… e estes artefatos são utilizados nas práticas como auxiliares nas modalidades.

No contexto das competições olímpicas e importante citar o auxilio da tecnologia, mas que na confecção de calçados, roupas e objetos utilizados na prática do esporte, a tecnologia também caminha junto com os atletas para maximizar seu desempenho. Desenvolvimento de base de dados para comparar o desempenho do atleta com o decorrer do tempo e auxiliar seus treinadores em função do desempenho. A arbitragem é, provavelmente, o segmento que mais se beneficia da tecnologia, com auxílio de filmagens com câmeras profissionais de altíssima definição, entre muitos outros detalhes. As roupas, atualmente, são feitas com materiais sintéticos e de melhor transpiração e o bloco de partida contém uma tecnologia que apita, caso um atleta queime a largada.

https://www.significados.com.br/atletismo/


2º Momento: Apos a leitura do texto, professor fara alguns questionamentos aos alunos, tais como:

Levantamento Prévio

 

  1. E possível praticar o atletismo na escola igual ao atletismo presente nas competições? Sim, não, por quê?
  2. Você já teve alguma vivência prática de um esporte relacionado ao Atletismo?
  3. A tecnologia influencia ou não os atletas? Sim, não, por quê?
  4. Quando e onde aconteceu o campeonato mundial de atletismo?
  5. Quais foram os imprevistos para o campeonato ser adiado em 2021?
  6. Quais foram às medalhas do Brasil em edições do Mundial de Atletismo?

3º Momento: A explanação do objeto de conhecimento poderá ser feito através de slides, vídeos, pesquisa, debate, etc.

 

DICAS DE VÍDEOS:

Equipamentos e Implementos do Atletismo. Prof. Ms. Franklin de Freitas Lopes

https://www.youtube.com/watch?v=Jx8YHaVHiSU

Tecnologia auxilia no desempenho de atletas

https://www.youtube.com/watch?v=MTwT8kbe688

Atletismo: conceito e historia

https://www.youtube.com/watch?v=hLjmfqF0le8

Esportes + Tecnologia = Evolução

https://www.youtube.com/watch?v=olyZFRRTYSo

Site interessante para mais conteúdo sobre o atletismo.

https://www.canalkids.com.br/esporte/modalidades/campo2.htm#:~:text=Para%20os%20homens%2C%20o%20martelo,direitinho%20na%20m%C3%A3o%20do%20atleta.

BRASILEIROS VOARAM NA MARATONA DO MUNDIAL

https://www.youtube.com/watch?v=aWFRwhqFS4E

TODOS OS CAMPEÕES DO MUNDIAL DE ATLETISMO OREGON 2022

https://www.youtube.com/watch?v=Eb5xzmRrprc

ALISON PIU DOS SANTOS BATE RECORDE E É CAMPEÃO MUNDIAL

https://www.youtube.com/watch?v=IGAT6PxHGZ0

 

AULA 02

1º momento: Aula prática

Sugestão:

Vivência: CORRIDA

 

Será desenvolvida por meio de uma série de atividades como “pique-bandeira”, “pega-pega”, corridas em dupla (na qual os dois integrantes amarram braços e pernas juntos). Com o uso de estafetas, será possível trabalhar a técnica de revezamento. Nessa atividade, as crianças se organizaram em duas filas. Cada participante correu até um ponto final, contornou um obstáculo (uma garrafa com água ou areia, um cone etc.) e retornou, liberando o próximo colega de time para iniciar o exercício por meio de um toque de mãos.

 

(fonte:https://diversa.org.br/relatos-de-experiencia/brincadeiras-estimulam-pratica-atletismo-esportes-coletivos/#:~:text=Corrida%3A%20o%20tema%20foi%20desenvolvido,se%20organizaram%20em%20duas%20filas.)

 

 

AULA 03

1º momento: Aula teórica

Direcionamento da atividade 1

 

1)      Cite alguns implementos que são úteis em praticas esportivas relacionadas ao atletismo e como eles são utilizados.

2)      Por que usar uma roupa e calçados apropriados durante as provas do atletismo?

3)      Como a tecnologia tem ajudado e contribuído para a evolução do atletismo?

4)      Cite exemplos da tecnologia sendo utilizadas a favor dos esportes?

 

 

AULA 04

1º momento: Aula prática

Sugestão:

Vivência: TREINANDO ARREMESSO

 

  • Cada aluno faz uma bolinha com uma folha de jornal. Em seguida desenvolver as
    seguintes propostas:
  • Brincar à vontade.
  • Dois a dois - um joga a bolinha para outro pegar uma vez com a mão direita e outra vez
    com a mão esquerda.
  • Dois a dois - um faz cesta com seus braços e o outro arremessa a bolinha tentando
    acertar na cesta. Primeiro com a mão direita e depois com a mão esquerda.
  • Um bambolê preso à trave - os alunos acerca de cinco metros tentam acertar dentro do
    bambolê com a mão direita e com a mão esquerda.

 

(fonte: https://unigra.com.br/arquivos/120-planos-de-aula-educacao-fisica-.pdf)

 

AULA 05

1º momento: Aula teórica

Sugestões de atividades:

 

Atividade 1:

O Brasil mostrou evolução na disputa do Campeonato Mundial de Atletismo do Oregon, encerrado neste domingo, no Estádio Hayward Field, na cidade de Eugene, nos Estados Unidos.

Pesquisa: Destaque de alguns atletas brasileiros no mundial de atletismo 2022

 

Atividade 2:

Proponha aos alunos a atividade seguinte. O atletismo brasileiro tem atletas que se destacaram na história dos Jogos Olímpicos. No quadro abaixo, você vê o nome de alguns desses atletas. • Pesquise em qual prova cada atleta compete e preencha a segunda coluna.

 

ATLETAS

PROVAS

Joaquim Carvalho Cruz

 

Vanderlei Cordeiro de Lima

 

Maurren Higa Maggi

 

Adhemar Ferreira da Silva

 

Thiago Braz da Silva

 

 

AULA 06

1º momento: Aula prática

Sugestões de vivências:

1)      Salto em distância às cegas

Objetivo: Sensibilizar para a questão da deficiência visual e do direito à inclusão.

Materiais: corda e vendas

 

Procedimentos

Organize os alunos em duplas, nas quais um deles tem os olhos vendados, cabendo ao outro atuar como guia. De mãos dadas, as duplas devem andar pelo espaço destinado à atividade e, em seguida, correr em ritmo lento. Depois, oriente-os a usar a corda como referência para determinar o local do salto, posicionando-se próximo a ela para, com a orientação do guia, realizar um salto para frente, mantendo as mãos unidas. Instrua o aluno vendado a repetir o procedimento anterior, entretanto, afastando-se da corda para execução de uma corrida curta antecedendo o salto. O guia precisa ficar posicionado próximo à corda e orientar oralmente o saltador (por exemplo: corre, corre, corre, corre, corre, corre, salta!).Dicas: Promova essas atividades em espaço amplo e conscientize os alunos de sua responsabilidade no papel de guia.

https://docplayer.com.br/183756755-Praticas-corporais-educacao-fisica-material-de-divulgacao-manual-do-professor-versao-submetida-a-avaliacao-a-anos.html

 

2)      Corrida e corrida com barreiras

https://www.youtube.com/watch?v=jaxKtFsLohU

 

3)      Atletismo - Corrida com Barreiras

https://www.youtube.com/watch?v=KZqtxFCHmQM

 

 

 

 

RECURSOS: ( x ) quadro, pincel atômico, apagador; ( x ) Data show; ( x ) Vídeo; ( x ) Computador; (   ) Jornal; (  ) Revista; (   ) Informativos; ( ) Jogos diversos; (   ) Jogos de tabuleiro

(   ) bolas, apito, rede;  (   ) celular; ( x  ) Notebook (  ) Outros: fita métrica, balança. (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; ( x ) Trabalho; ( x   ) Pesquisa; ( x )Resolução de Exercícios; (  ) Seminários;

(  ) Cartaz; (  x ) Debate; (  ) Relatórios; (   x  ) Resumo; (  ) Avaliação escrita; (  x ) Avaliação da participação; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; (    ) Outros:                                                           

 

 

 

OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade escolar.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário