8º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 7º ANO - 2023

 

                                                  SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA:  Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco .

 Subtema: Leitura no Espaço Geográfico.

Unidade Temática: Natureza Ambientes e Qualidade de Vida 

Objetos do Conhecimento: Mapas Temáticos do Brasil e da Mesorregião – Sul Baiano e do Município de Itamaraju.

Objetivo geral:      

 Conhecer o espaço geográfico como uma construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza.

Ano:                           Período: 11/09/2023 a 06/10/2023                                Nº de Aulas: 12

                                                                      HABILIDADES

  (EF07GE06): Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares.

 (EF07GE10BA) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras e dos territórios de identidade da Bahia.

(EF07GE10IT) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras e dos territórios de identidade da Bahia e do Município de Itamaraju.

(EF07GE11IT) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, regional e local, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária). Destaque à biodiversidade da Mata Atlântica e litorânea originárias do Extremo Sul da Bahia.

         COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.  Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da  natureza ao longo da história.

             COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

    COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de quatro semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos estudantes, ficando mais fácil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

 

                                                                         1ªAula

 

Etapa 1:Nesta etapa o professor(a) comenta sobre o tema Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco "estimulando o estudantes a prática da leitura e escrita no seu cotidiano. E em seguida levantamento prévio da aula anterior e se possível aproveita para abordar a história de Itamaraju. O professor promove um momento de escuta e tira dúvida.

Etapa 2:  Após uma breve abordagem sobre o município de Itamaraju, solicite aos estudantes se tiver possibilidade assistir o vídeos:

Vídeo 1: “Fotos antigas de Itamaraju – Uma viagem no tempo” disponível no link: https://youtu.be/pj7M05nverY  

 Vídeo 2: “ Feirinha da cidade alta” que está disponível para acessar no link: https://yuotu.be/epneueRoNrg

                                                                          2ªAula

Etapa 1: Nesta etapa explanar o objeto de conhecimento sobre a Região Nordeste. Que esta disponível no capítulo 18 do livro didático Araribá Mais Geografia.

 Destaque que o capítulo apresenta a Região Nordeste por meio de seus aspectos físicos, como vegetação e hidrografia. Também são abordados os principais aspectos da ocupação e da organização do espaço nordestino a partir da chegada dos europeus. Enfatize que o Nordeste, a segunda região mais populosa do país, tem alcançado, nos últimos anos, maior dinamismo econômico e integração com o mercado nacional e internacional. O turismo é uma atividade econômica de destaque, principalmente em áreas próximas à orla. A Região Nordeste é historicamente conhecida pelos intensos fluxos populacionais, de emigração (no passado) e, mais recentemente, de imigração. Também é tema de constantes debates acerca das desigualdades regionais no Brasil.

                                                                          3ªAula

 

ETAPA 1: Sondagem sobre a aula anterior, em seguida solicite o registro no caderno, destacando que a Região Nordeste é a região brasileira que possui o maior número de estados (nove no total): Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Em função de suas diferentes características físicas, a região é dividida em quatro sub-regiões: meio-norte, sertão, agreste e zona da mata.

 O meio-norte também é conhecido como Mata dos Cocais e se estende do Piauí ao Maranhão, fazendo a transição entre o Sertão e a Amazônia. O Sertão apresenta clima semiárido e a caatinga como vegetação, alcançando o litoral no Ceará e no Rio Grande do Norte, apesar de adentrar quase todo o interior. O agreste se estende do Rio Grande do Sul à Bahia, sendo a menor sub-região. Por fim, a Zona da Mata, onde ocorrem muitas chuvas. Além disso, ela é a mais industrializada e urbanizada, tendo a economia muito desenvolvida.  A cultura do Nordeste apresenta características próprias herdadas da interação da cultura dos colonizadores portugueses, dos negros e dos índios.  É importante destacar que a cultura representa uma complexa teia. Nela estão incluídos conhecimentos, costumes, artes, crenças, cultos religiosos, literatura popular, danças e hábitos de determinado grupo.

 

ETAPA 2: Após A sondagem questionamentos vamos exercitar orientando aos alunos a copiar e e responder a atividade complementar.

1: Quantos estados possui a região nordeste?

2: Observe o mapa da Região Nordeste e escreva na tabela os nomes de cada estado e suas capitais.

3: A Zona da Mata está localizada do sul da Bahia ao Rio Grande do Norte. No sul da Bahia está a Zona da Mata Cacaueira caracteriza-se pela produção acentuada de cacau, apesar de seu declínio nos últimos anos. É nesta sub região que se  encontra Itamaraju. Responda corretamente:

·         Itamaraju está localizado:

a)    (   ) Agreste    (    ) Sertão    (    ) Zona da Mata   (    )Meio Norte

(   ) Zona da Mata cacaueira     (   ) Zona da Mata Açucareira

                                                                 4ªAula

 

 Etapa 1 e 2: Nesta etapa, espera-se que o estudante seja capaz de relacionar aspectos naturais, sociais e econômicos da Região Nordeste do Brasil. O professor (a) pode orientar os estudantes a fazer a leitura compartilhada do Capítulo 19- Região Nordeste: Organização do espaço econômico e sub- regionalização ou trabalhar o material disponível na apostila.

                                              Região Nordeste: Organização do espaço econômico e sub- regionalização

 

 Nas últimas décadas, a economia nordestina apresentou crescimento em todos os setores, acompanhando o desenvolvimento econômico brasileiro. Os investimentos em infraestrutura incrementaram o desenvolvimento da região. A industrialização se concentra nas áreas próximas às capitais, que se tornam cada vez mais atrativas, o que se reflete no aumento da população e na intensificação da urbanização. Pág 218.

O desenvolvimento econômico depende, entre outros fatores, da implantação de estradas, portos e aeroportos. Nas últimas décadas, o Nordeste recebeu muitos investimentos em obras de infraestrutura, enquanto seu parque industrial se modernizou e se diversificou com a instalação de fábricas de automóveis e motocicletas, refinarias, estaleiros e siderúrgicas. A agricultura também se modernizou; hoje, a região conta com importantes áreas de produção agrícola irrigada, principalmente na porção interior, voltadas, em sua maioria, para o mercado de exportação de frutas tropicais. Pág 220.

1. Que atividade econômica está retratada na foto?

2. Como essa atividade econômica esteve relacionada à ocupação do interior da Região Nordeste?

CURIOSIDADE:      Aprendendo com Vídeo aulas: História: MST. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=suIMAcEnNDg

 

                                                                                         5ª Aula

 Etapa 1 e 2: Dando continuidade ao conteúdo sobre a região Nordeste. Atividade e correção.

 

 Levando-se em conta, principalmente, as características do clima e da vegetação original, a Região Nordeste pode ser dividida em quatro sub-regiões: 4. Zona da Mata, 3. Agreste, 2. Sertão e 1.  Meio-Norte. Essas sub-regiões também apresentam diferenças quanto às atividades econômicas desenvolvidas.

3. Na sub-região da Zona da Mata, a vegetação de Mata Atlântica foi amplamente devastada por atividades humanas. Assinale a alternativa que explica essa devastação.

a) Cultivo de cana-de-açúcar, crescimento de cidades, recente exploração de petróleo.

b) Exploração mineral, construção de portos e exploração de petróleo.

c) Cultivo de cana-de-açúcar, exploração mineral e caça.

d) Cultivo de uva, exploração mineral e crescimento de cidades.

4. Observe as sub regiões da região  Nordeste e faça uma legenda:

Legenda:  

1.

2.

3.

4.

 

Assista ao vídeo: Caminho das Águas - A Transposição do Rio São Francisco. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=R7YPqKrQlMo

 

                                                                                   6ª Aula

 Etapa 1 e 2:Levantamento prévio da aula anterior e continuidade com atividade e correção.

 

                                                                                  Atividade

Leia o texto “ A zona da Mata” págs. 225 e 226. Agora responda as questões que preparamos para você.

1Complete de acordo com o texto Zona Da mata, pág. 225.

a)      A faixa litorânea dos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte é denominada ________________.

b) O relevo da Zona da Mata é constituído especialmente de ___________e tabuleiros litorâneos.

2. Responda a questão 2 da pág. 232.

Embora a Zona da Mata seja a mais industrializada do Nordeste, nessa sub-região há uma série de problemas sociais.

3. Leia pág 226 e anote três problemas sociais.

 

 

4.  Itamaraju está localizado na  Zona da Mata  Cacaueira juntamente com importantes cidades como Ilhéus e Itabuna. O sul da Bahia ainda é importante exportador de cacau. Qual é a sua produção a nível nacional.

 

                                                                        7ªAula

 

Etapa 1: Iniciar essa etapa com um bom dia ou boa tarde e chamada, em seguida explanação do objeto de conhecimento relacionado a Região Norte dando início com a leitura do texto resumido disponibilizado na apostila ou do livro didático Araribá Mais Geografia nas páginas 114 a 119. Capítulo 10 ( Região Norte), ou orientar os estudantes a fazer a leitura compartilhada do texto disponível na apostila.

Leitura do texto:

                                                                   REGIÃO NORTE

  Região Norte se diferencia bastante, em alguns aspectos, das demais regiões do país. A região possui a maior rede de vias fluviais navegáveis do Brasil. O transporte fluvial assume grande importância econômica e social, em detrimento do transporte rodoviário. A Floresta Amazônica, cujo ritmo de desmatamento é crescente, impacta diretamente no modo de vida das populações. Ela continua sendo desmatada para o uso do solo com atividades agropecuárias e os conflitos com as populações locais aumentam. Como se dá esse processo? Quais são os povos da floresta e como é sua relação com a natureza?

 A Região Norte é formada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, ocupando uma superfície de 3 853 327 km2 . A Amazônia, área de abrangência da Floresta Amazônica, ultrapassa os limites da Região Norte e avança por vários países da América do Sul. É conhecida como Amazônia Internacional ou Pan-Amazônia Já a área conhecida como Amazônia Legal foi criada pelo governo brasileiro para promover o desenvolvimento social e econômico da região correspondente à Amazônia brasileira, que inclui todos os estados da Região Norte, o Mato Grosso e parte do estado do Maranhão.

   PRIMEIRAS ATIVIDADES ECONÔMICAS

  Diversos grupos indígenas habitavam as terras que hoje correspondem à Região Norte quando os colonizadores iniciaram a exploração econômica dessa área. Os rios constituíram vias de circulação que possibilitaram a expansão exploratória. Até o ano de 1800, essa expansão teve como motivações a busca das chamadas drogas do sertão (cravo, canela, baunilha, pimenta, cacau, entre outras) e a captura de indígenas para evangelização e escravização. A abertura dessas vias impactou fortemente o meio ambiente ao longo das rodovias.

  OBRAS E PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO

  Em 1953, para promover a ocupação da região, o governo federal criou a Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia (SPVEA), mais tarde substituída pela Superintendência para o Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Além da abertura de estradas e do asfaltamento das já existentes, outras obras de infraestrutura, como hidrelétricas e portos, foram realizadas com o intuito de incentivar e viabilizar a instalação de empresas agropecuárias e industrias.

  VEGETAÇÃO E EXTRATIVISMO VEGETAL

  A Floresta Amazônica é uma floresta pluvial, típica de ambientes úmidos e com temperaturas elevadas, que abriga grande variedade de espécies. É uma área de alta biodiversidade e que influencia o clima. Nessa floresta existem matas de inundação e matas de terra firme. Além da floresta, a Região Norte apresenta outras formações vegetais e áreas de transição entre um tipo de vegetação e outro. Destacam-se os Campos, que ocorrem em Roraima, e o Cerrado, que cobre determinadas áreas de Roraima, Rondônia, Pará, Amapá e grande parte do Tocantins. Nos estados do Amapá e do Pará, sobretudo na costa, as matas de igapó e as matas de várzea dão lugar aos mangues da Amazônia, áreas de grande biodiversidade.

                                                                8° aula

ETAPA 1e 2: Iniciar com um bom dia ou boa tarde, e chamada, seguindo com levantamento prévio da aula anterior e se tiver possibilidade o professor(a) pode disponibilizar  um vídeo sobre o conteúdo, assim o estudante terá a oportunidade de aprender mais sobreRegião Norte” que esta no link: https://youtu.be/gv76WlyG19A . Após assistirem solicite que os estudantes manifestem sobre aos informações nela contidas, promovendo um momento de escuta.

                                                                9° aula

ETAPA 1e 2: Após a leitura, assistirem o vídeo, momento de escuta, questionamentos e socialização, propor aos estudantes  a atividade complementar para exercitar os conhecimentos sobre a Região Norte. O professor(a) pode solicitar que os mesmos façam a ilustração do mapa da Região Norte destacado os Estados e Capitais. Em seguida correção.

                                                                 10°aula

ETAPA 1: Após a leitura e interpretação de texto e assistirem o vídeo, o professor(a) sugere aos estudantes a copiar e responder a atividade  que se encontra disponível na apostila, ou outra atividade elaborada pelos mesmos se assim preferir.

                                                    Atividade  Complementar

 Baseado no texto “Região Norte” responda as questões:

1.   1. A Região Norte é formada por quantos e quais Estados?  

Marque a alternativa correta: É o mais jovem estado da Região Norte?

a)      (  ) Amapá

b)      (  ) Acre

c)      (  ) Tocantins

d)      (  ) Amazonas

e)      (  ) Pará     

2.       Baseado no infográfico das páginas (124 a 125) responda.

a)      Na sua opinião qual a importância dos rios para a comunidade  local e para a economia da Região Norte?

b)       Qual o rio é rico em minerais e microrganismo?

c)      Como acontece a pesca na Região Norte?                                                    

3.      Assinale a alternativa correta. Qual o clima predominante na Região Norte?

a)      (  ) Tropical

b)      (  ) equatorial úmido

c)      (  ) Tropical semiárido

d)      (  ) Subtropical

e)      (  ) Tropical litorâneo

4.      Quais são as capitais mais importantes e populosas da Região Norte?

5.      Qual é a diferença entre as áreas de abrangência da Floresta Amazônica e da Amazônia Legal?

  ETAPA 2: Continuação da atividade e correção.

                                                                 11° aula

ETAPA 1: Levantamento prévio da aula anterior, em seguida dando continuidade com a leitura compartilhada do resumo ao dispor na apostila, ou das páginas 121 e 135 que se encontra no livro didático Araribá Mais Geografia.

Leitura do texto Complementar:

 

    Desmatamento na Amazônia está próximo de não ter volta, dizem especialistas

   A  Amazônia está se aproximando perigosamente de um ponto “sem volta”, ao qual se chegaria se o desmatamento superar 20% de sua área original, afirmam dois renomados biólogos da Fundação das Nações Unidas.

 [...] o pesquisador americano Thomas Lovejoy e o brasileiro Carlos Nobre garantiram que o desmatamento da Amazônia está perto de 17% de sua vegetação nos últimos 50 anos, e que o limite de 20% seria o abismo climático.

 A Amazônia produz aproximadamente metade de suas chuvas ao reciclar a umidade na medida em que o ar se move a partir do Atlântico, através da América do Sul e rumo a oeste.

 Esta umidade é importante para alimentar o ciclo da água da Terra de maneira mais ampla e afeta o bem-estar humano, a agricultura, as estações de seca e o comportamento da chuva em muitos países da América do Sul, segundo os especialistas. [...]

De fato, segundo os especialistas, a gravidade das secas de 2005, 2010 e 2015 poderia representar os primeiros reflexos deste ponto de inflexão ecológica. Esses eventos, junto com as fortes inundações de 2009, 2012 e 2014, sugerem que todo o sistema está oscilando. [...]

 DESMATAMENTO da Amazônia está próximo de não ter volta, dizem especialistas. UOL, 22 fev. 2018. Disponível em: . Acesso em: 22 jul. 2018.

ETAPA 2: Continuação da leitura, questionamentos e discussão sobre o texto.

O que os estudantes pensam a respeito da relação sociedade-natureza?

O que os estudantes entendem por “problemática ambiental”?

O problema apontado afeta de alguma forma o lugar em que eles vivem? Por quê?

                                                                      12° aula

ETAPA 1e 2: Após a leitura do texto sugerir a atividade do livro didática Araribá Mais Geografia nas páginas 136 a 137. Sugestão o professor(a) pode fazer modificações na atividade.

                                                      ATIVIDADE

1-    Na região norte as terras de altitudes mais elevadas localizam-se, principalmente, no norte do estado de Roraima e no norte e noroeste do estado do Amazonas, onde se encontra o ponto culminante do Brasil: a) a Floresta da Altitude        b) o Relevo dos Alpes        c) o Pico da Neblina        d) o Monte Everest                           e) o Morro das Nuvens.

 

2-     É a maior bacia hidrográfica do mundo:

 

a)    Rio Amazonas      b) Rio Solimões       c) Rio São Francisco        d) Rio Tocantins           e) Rio Parnaíba

 

3-     O clima da Região Norte é:

 a) Equatorial Úmido          b) Tropical          c) Tropical de Altitude           d) Desértico         e) Subtropical.

4 - Chamada região Norte ou Amazônica apresenta as seguintes características, quanto ao clima e a vegetação:

a) Clima equatorial, semiárido, índice pluviométrico de 300 a 600 mm e uma vegetação densa e exuberante.

b) Clima equatorial superúmido, índice pluviométrico de 2.000 a 3.000mm e uma vegetação densa e exuberante. c) Clima tropical superúmido, índice pluviométrico entre 300 a 600 mm e uma vegetação pouco densa e formada de campo e cerrados.

d) Clima temperado superúmido, índice pluviométrico entre 2.000 a 3.000mm e vegetação densa e exuberante. e) Clima subtropical e vegetação florestal exuberante.

 

5 - Na região Norte o clima é muito quente e úmido e a vegetação predominante é:

 a) A Floresta Equatorial    b) A Mata Atlântica    c) A Mata dos Cocais      d) A Caatinga        e) O Cerrado.

 6 - Identifique as regiões conforme áreas que as abrangem.

(___) Área coberta pela Floresta Amazônica que abrange.                 1 - Amazônia Internacional territórios da

(___) Formada por sete estados brasileiros.                                           América do Sul

(___) Abrange todos os estados brasileiros que possuem                  2 - Região Norte                       

 floresta  Equatorial em seus territórios.                                    3 - Amazônia Legal

7 - Na região Norte o clima é muito quente e úmido e a vegetação predominante é:

 a) A Floresta Equatorial.   b) A Mata Atlântica.   c) A Mata dos Cocais.    d) A Caatinga.    e) O Cerrado.

                                                             

 Sugestão de atividade complementar que esta disponível na apostila e no livro didático de Geografia.

                                                                 Atividade

1. Quais as principais atividades econômicas desenvolvidas na Região Norte?

 

2. Como se deu o processo de integração da região com o restante do país?

 3. Quais foram os grandes projetos públicos realizados na região e quais as suas consequências econômicas, sociais e ambientais?

 

 4. Como o modo de vida das populações da Região Norte é influenciado pelos aspectos climáticos e hidrográficos?

5. Como são os atuais indicadores socioeconômicos da região?

6. Quais os problemas sociais e ambientais relacionados à exploração dos recursos naturais?

 

7. Como é possível realizar desenvolvimento sustentável nessa região?

 

 8. Qual a relação dos grupos indígenas e de seringueiros com os demais grupos sociais e com o meio ambiente nessa região?

 

ETAPA 2: Correção da atividade e com questionamento e socialização.

 

 

RECURSOS: Livro didático; ( 114 a 136 e 208 a 230) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (x) Computador; (x ) Jogos;(  ) Textos Informativos;  (x) Outros (  ).

AVALIAÇÃO: Prova; ( ) Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas. 136 e 232.           .

( ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(x)  Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros:

Referencias:

 Livro Didático –Araribá Mais Geografia

Região Nordeste.

Região Norte” que esta no link: https://youtu.be/gv76WlyG19A .

 

 

 

                                                         Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

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