SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
||||||
TEMA: Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em
foco . Subtema:
Leitura no Espaço Geográfico. |
Unidade Temática: Natureza Ambientes e Qualidade
de Vida
Objetos do Conhecimento:
Mapas
Temáticos do Brasil e da Mesorregião – Sul Baiano e do Município de
Itamaraju. |
|||||
Objetivo geral: Conhecer o espaço geográfico como uma
construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim
compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a
construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza. |
||||||
Ano: 7º Período: 11/09/2023 a 06/10/2023 Nº de Aulas: 12 |
||||||
HABILIDADES |
||||||
(EF07GE06): Discutir em que medida a
produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos
ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes
lugares. (EF07GE10BA) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e
histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras e dos
territórios de identidade da Bahia. (EF07GE10IT)
Elaborar e interpretar gráficos de barras,
gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das
regiões brasileiras e dos territórios de identidade da Bahia e do Município
de Itamaraju. (EF07GE11IT) Caracterizar dinâmicas dos
componentes físico-naturais no território nacional, regional e local, bem
como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados,
Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária). Destaque à biodiversidade da
Mata Atlântica e litorânea originárias do Extremo Sul da Bahia. |
||||||
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
||||||
1. Utilizar os conhecimentos geográficos para
entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito
de investigação e de resolução de problemas. 2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. |
||||||
COMPETÊNCIAS GERAIS |
||||||
1. Valorizar e utilizar os
conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social,
cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo
e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. |
||||||
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
||||||
Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
||||||
OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de quatro semanas
para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim teremos uma
visão do aprendizado dos estudantes, ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação
nas aulas e nas atividades realizadas. 1ªAula Etapa 1:Nesta etapa o professor(a) comenta sobre o tema “ Leitura,
escrita em movimento: Itamaraju em foco "estimulando o estudantes a prática
da leitura e escrita no seu cotidiano. E em seguida levantamento prévio da
aula anterior e se possível aproveita para abordar a história de Itamaraju. O
professor promove um momento de escuta e tira dúvida. Etapa 2: Após uma breve
abordagem sobre o município de Itamaraju, solicite aos estudantes se tiver
possibilidade assistir o vídeos: Vídeo 1: “Fotos antigas
de Itamaraju – Uma viagem no tempo” disponível no link: https://youtu.be/pj7M05nverY Vídeo 2: “ Feirinha da cidade alta” que está
disponível para acessar no link: https://yuotu.be/epneueRoNrg
2ªAula Etapa 1: Nesta etapa explanar o objeto de conhecimento sobre a Região Nordeste. Que esta disponível no
capítulo 18 do livro didático Araribá Mais Geografia. Destaque que o capítulo apresenta a Região
Nordeste por meio de seus aspectos físicos, como vegetação e hidrografia.
Também são abordados os principais aspectos da ocupação e da organização do
espaço nordestino a partir da chegada dos europeus. Enfatize que o Nordeste,
a segunda região mais populosa do país, tem alcançado, nos últimos anos,
maior dinamismo econômico e integração com o mercado nacional e
internacional. O turismo é uma atividade econômica de destaque,
principalmente em áreas próximas à orla. A Região Nordeste é historicamente conhecida pelos intensos fluxos
populacionais, de emigração (no passado) e, mais recentemente, de imigração.
Também é tema de constantes debates acerca das desigualdades regionais no
Brasil.
3ªAula ETAPA 1: Sondagem sobre a aula
anterior, em seguida solicite o registro no caderno, destacando que a Região
Nordeste é a região brasileira que possui o maior número de estados (nove no
total): Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio
Grande do Norte e Sergipe. Em função de suas diferentes características
físicas, a região é dividida em quatro sub-regiões: meio-norte, sertão,
agreste e zona da mata. O meio-norte também é conhecido como
Mata dos Cocais e se estende do Piauí ao Maranhão, fazendo a transição entre
o Sertão e a Amazônia. O Sertão apresenta clima semiárido e a caatinga
como vegetação, alcançando o litoral no Ceará e no Rio Grande do Norte,
apesar de adentrar quase todo o interior. O agreste se estende do Rio
Grande do Sul à Bahia, sendo a menor sub-região. Por fim, a Zona da Mata,
onde ocorrem muitas chuvas. Além disso, ela é a mais industrializada e
urbanizada, tendo a economia muito desenvolvida. A cultura do Nordeste apresenta
características próprias herdadas da interação da cultura dos colonizadores
portugueses, dos negros e dos índios. É
importante destacar que a cultura representa uma complexa teia. Nela estão
incluídos conhecimentos, costumes, artes, crenças, cultos religiosos,
literatura popular, danças e hábitos de determinado grupo. ETAPA 2: Após A sondagem questionamentos vamos exercitar orientando aos alunos a
copiar e e responder a atividade complementar. 1: Quantos estados
possui a região nordeste? 2: Observe o
mapa da Região Nordeste e escreva na tabela os nomes de cada estado e suas
capitais. 3: A Zona da Mata está
localizada do sul da Bahia ao Rio Grande do Norte. No sul da Bahia está a
Zona da Mata Cacaueira caracteriza-se pela produção acentuada de cacau,
apesar de seu declínio nos últimos anos. É nesta sub região que se encontra Itamaraju. Responda corretamente: ·
Itamaraju está localizado: a) ( ) Agreste (
) Sertão ( ) Zona da Mata (
)Meio Norte ( ) Zona da Mata cacaueira (
) Zona da Mata Açucareira
4ªAula Etapa 1 e 2: Nesta etapa, espera-se que o estudante seja capaz de relacionar aspectos naturais, sociais e econômicos da Região Nordeste do Brasil. O professor (a) pode orientar os estudantes a fazer a leitura compartilhada do Capítulo 19- Região Nordeste: Organização do espaço econômico e sub- regionalização ou trabalhar o material disponível na apostila. Região Nordeste: Organização do espaço econômico e sub- regionalização Nas últimas décadas, a economia nordestina apresentou crescimento em todos os setores, acompanhando o desenvolvimento econômico brasileiro. Os investimentos em infraestrutura incrementaram o desenvolvimento da região. A industrialização se concentra nas áreas próximas às capitais, que se tornam cada vez mais atrativas, o que se reflete no aumento da população e na intensificação da urbanização. Pág 218. O desenvolvimento econômico depende, entre outros fatores, da implantação de estradas, portos e aeroportos. Nas últimas décadas, o Nordeste recebeu muitos investimentos em obras de infraestrutura, enquanto seu parque industrial se modernizou e se diversificou com a instalação de fábricas de automóveis e motocicletas, refinarias, estaleiros e siderúrgicas. A agricultura também se modernizou; hoje, a região conta com importantes áreas de produção agrícola irrigada, principalmente na porção interior, voltadas, em sua maioria, para o mercado de exportação de frutas tropicais. Pág 220. 1. Que atividade econômica está retratada na foto?
2. Como essa atividade econômica esteve relacionada à ocupação do interior da Região Nordeste? CURIOSIDADE: Aprendendo com Vídeo aulas: História: MST. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=suIMAcEnNDg
5ª Aula Etapa 1 e 2: Dando continuidade ao conteúdo sobre a região Nordeste.
Atividade e correção. Levando-se em conta, principalmente, as características do clima e da vegetação original, a Região Nordeste pode ser dividida em quatro sub-regiões: 4. Zona da Mata, 3. Agreste, 2. Sertão e 1. Meio-Norte. Essas sub-regiões também apresentam diferenças quanto às atividades econômicas desenvolvidas. 3. Na sub-região da Zona da Mata, a vegetação de Mata Atlântica foi amplamente devastada por atividades humanas. Assinale a alternativa que explica essa devastação. a) Cultivo de cana-de-açúcar, crescimento de cidades, recente exploração de petróleo. b) Exploração mineral, construção de portos e exploração de petróleo. c) Cultivo de cana-de-açúcar, exploração mineral e caça. d) Cultivo de uva, exploração mineral e crescimento de cidades. 4. Observe as sub regiões da região Nordeste e faça uma legenda:
Legenda:
Assista ao vídeo: Caminho das Águas - A Transposição do Rio São Francisco. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=R7YPqKrQlMo
6ª Aula Etapa 1 e 2:Levantamento prévio da aula anterior e continuidade com atividade e correção.
Atividade Leia o texto “ A zona da Mata” págs. 225 e 226. Agora responda as questões que preparamos para você. 1Complete de acordo com o texto Zona Da mata, pág. 225. a) A faixa litorânea dos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte é denominada ________________. b) O relevo da Zona da Mata é constituído especialmente de ___________e tabuleiros litorâneos. 2. Responda a questão 2 da pág. 232.
4. Itamaraju está localizado na Zona da Mata Cacaueira juntamente com importantes cidades como Ilhéus e Itabuna. O sul da Bahia ainda é importante exportador de cacau. Qual é a sua produção a nível nacional.
7ªAula Etapa 1: Iniciar essa etapa com um bom dia ou boa tarde e chamada, em
seguida explanação do objeto de conhecimento relacionado a Região Norte dando início com a
leitura do texto resumido disponibilizado na apostila ou do livro didático
Araribá Mais Geografia nas páginas 114 a 119. Capítulo 10 ( Região Norte), ou orientar os
estudantes a fazer a leitura compartilhada do texto disponível na apostila. Leitura do texto:
REGIÃO
NORTE Região
Norte se diferencia bastante, em alguns aspectos, das demais regiões do país.
A região possui a maior rede de vias fluviais navegáveis do Brasil. O
transporte fluvial assume grande importância econômica e social, em
detrimento do transporte rodoviário. A Floresta Amazônica, cujo ritmo de
desmatamento é crescente, impacta diretamente no modo de vida das populações.
Ela continua sendo desmatada para o uso do solo com atividades agropecuárias
e os conflitos com as populações locais aumentam. Como se dá esse processo?
Quais são os povos da floresta e como é sua relação com a natureza? A Região Norte é formada pelos estados do
Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, ocupando uma
superfície de 3 853 327 km2 . A Amazônia, área de abrangência
da Floresta Amazônica, ultrapassa os limites da Região Norte e avança por
vários países da América do Sul. É conhecida como Amazônia Internacional ou
Pan-Amazônia Já a área conhecida como Amazônia Legal foi criada pelo governo
brasileiro para promover o desenvolvimento social e econômico da região
correspondente à Amazônia brasileira, que inclui todos os estados da Região
Norte, o Mato Grosso e parte do estado do Maranhão. PRIMEIRAS ATIVIDADES
ECONÔMICAS Diversos grupos indígenas
habitavam as terras que hoje correspondem à Região Norte quando os
colonizadores iniciaram a exploração econômica dessa área. Os rios
constituíram vias de circulação que possibilitaram a expansão exploratória.
Até o ano de 1800, essa expansão teve como motivações a busca das chamadas
drogas do sertão (cravo, canela, baunilha, pimenta, cacau, entre outras) e a
captura de indígenas para evangelização e escravização. A abertura dessas vias impactou
fortemente o meio ambiente ao longo das rodovias. OBRAS E PROJETOS DE
DESENVOLVIMENTO Em 1953, para promover a
ocupação da região, o governo federal criou a Superintendência do Plano de
Valorização Econômica da Amazônia (SPVEA), mais tarde substituída pela
Superintendência para o Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Além da abertura
de estradas e do asfaltamento das já existentes, outras obras de
infraestrutura, como hidrelétricas e portos, foram realizadas com o intuito
de incentivar e viabilizar a instalação de empresas agropecuárias e
industrias. VEGETAÇÃO E
EXTRATIVISMO VEGETAL A Floresta Amazônica é uma
floresta pluvial, típica de ambientes úmidos e com temperaturas elevadas, que
abriga grande variedade de espécies. É uma área de alta biodiversidade e que
influencia o clima. Nessa floresta existem matas de inundação e matas de
terra firme. Além da floresta, a Região Norte apresenta outras formações
vegetais e áreas de transição entre um tipo de vegetação e outro. Destacam-se
os Campos, que ocorrem em Roraima, e o Cerrado, que cobre determinadas áreas
de Roraima, Rondônia, Pará, Amapá e grande parte do Tocantins. Nos estados do
Amapá e do Pará, sobretudo na costa, as matas de igapó e as matas de várzea
dão lugar aos mangues da Amazônia, áreas de grande biodiversidade.
8° aula ETAPA 1e 2: Iniciar com um bom dia ou boa tarde, e chamada, seguindo com
levantamento prévio da aula anterior e se tiver possibilidade o professor(a)
pode disponibilizar um vídeo sobre o
conteúdo, assim o estudante terá a oportunidade de aprender mais sobre “Região
Norte” que esta no link: https://youtu.be/gv76WlyG19A . Após assistirem solicite que os
estudantes manifestem sobre aos informações nela contidas, promovendo um
momento de escuta. 9°
aula ETAPA 1e 2: Após a leitura, assistirem o vídeo, momento de
escuta, questionamentos e socialização, propor aos estudantes a atividade
complementar para exercitar os conhecimentos sobre a Região Norte. O
professor(a) pode solicitar que os mesmos façam a ilustração do mapa da
Região Norte destacado os Estados e Capitais. Em seguida correção.
10°aula ETAPA 1: Após a leitura e
interpretação de texto e assistirem o vídeo, o professor(a) sugere aos
estudantes a copiar e responder a atividade
que se encontra disponível na apostila, ou outra atividade elaborada
pelos mesmos se assim preferir. Atividade
Complementar Baseado no texto “Região
Norte” responda as questões: 1. 1. A
Região Norte é formada por quantos e quais Estados? Marque a alternativa correta: É o
mais jovem estado da Região Norte? a) (
) Amapá b) (
) Acre c) (
) Tocantins d) (
) Amazonas e) (
) Pará 2. Baseado
no infográfico das páginas (124 a 125) responda. a) Na
sua opinião qual a importância dos rios para a comunidade local e para
a economia da Região Norte? b) Qual
o rio é rico em minerais e microrganismo? c) Como
acontece a pesca na Região
Norte?
3. Assinale
a alternativa correta. Qual o clima predominante na Região Norte? a) (
) Tropical b) (
) equatorial úmido c) (
) Tropical semiárido d) (
) Subtropical e) (
) Tropical litorâneo 4. Quais
são as capitais mais importantes e populosas da Região Norte? 5. Qual
é a diferença entre as áreas de abrangência da Floresta Amazônica e da
Amazônia Legal?
ETAPA 2: Continuação
da atividade e correção. 11° aula ETAPA 1: Levantamento prévio da
aula anterior, em seguida dando continuidade com a leitura compartilhada do
resumo ao dispor na apostila, ou das páginas 121 e 135 que se encontra no
livro didático Araribá Mais Geografia. Leitura do texto Complementar: Desmatamento
na Amazônia está próximo de não ter volta, dizem especialistas A Amazônia
está se aproximando perigosamente de um ponto “sem volta”, ao qual se
chegaria se o desmatamento superar 20% de sua área original, afirmam dois
renomados biólogos da Fundação das Nações Unidas. [...] o pesquisador americano Thomas Lovejoy
e o brasileiro Carlos Nobre garantiram que o desmatamento da Amazônia está
perto de 17% de sua vegetação nos últimos 50 anos, e que o limite de 20%
seria o abismo climático. A Amazônia produz aproximadamente metade de
suas chuvas ao reciclar a umidade na medida em que o ar se move a partir do
Atlântico, através da América do Sul e rumo a oeste. Esta umidade é importante para alimentar o
ciclo da água da Terra de maneira mais ampla e afeta o bem-estar humano, a
agricultura, as estações de seca e o comportamento da chuva em muitos países
da América do Sul, segundo os especialistas. [...] De fato, segundo os especialistas, a
gravidade das secas de 2005, 2010 e 2015 poderia representar os primeiros
reflexos deste ponto de inflexão ecológica. Esses eventos, junto com as
fortes inundações de 2009, 2012 e 2014, sugerem que todo o sistema está
oscilando. [...] DESMATAMENTO da Amazônia está próximo de não
ter volta, dizem especialistas. UOL, 22 fev. 2018. Disponível em: . Acesso
em: 22 jul. 2018. ETAPA 2: Continuação da leitura, questionamentos e discussão sobre o texto. O que os estudantes pensam a respeito
da relação sociedade-natureza? O que os estudantes entendem por
“problemática ambiental”? O problema apontado afeta de alguma
forma o lugar em que eles vivem? Por quê?
12° aula ETAPA 1e 2: Após a leitura do texto sugerir a atividade do livro didática Araribá
Mais Geografia nas páginas 136 a 137. Sugestão o professor(a) pode fazer
modificações na atividade.
ATIVIDADE 1- Na região norte as terras de
altitudes mais elevadas localizam-se, principalmente, no norte do estado de
Roraima e no norte e noroeste do estado do Amazonas, onde se encontra o ponto
culminante do Brasil: a) a Floresta da Altitude b) o Relevo dos Alpes c) o Pico da Neblina d) o Monte Everest e) o Morro das
Nuvens. 2- É a maior bacia hidrográfica do mundo: a)
Rio
Amazonas b) Rio Solimões c) Rio São Francisco d) Rio Tocantins e) Rio Parnaíba 3- O clima da Região Norte é: a) Equatorial Úmido b) Tropical c) Tropical de Altitude d) Desértico e) Subtropical. 4 - Chamada região Norte ou
Amazônica apresenta as seguintes características, quanto ao clima e a
vegetação: a) Clima equatorial,
semiárido, índice pluviométrico de 300 a 600 mm e uma vegetação densa e
exuberante. b) Clima equatorial
superúmido, índice pluviométrico de 2.000 a 3.000mm e uma vegetação densa e
exuberante. c) Clima tropical superúmido, índice pluviométrico entre 300 a
600 mm e uma vegetação pouco densa e formada de campo e cerrados. d) Clima temperado
superúmido, índice pluviométrico entre 2.000 a 3.000mm e vegetação densa e
exuberante. e) Clima subtropical e vegetação florestal exuberante. 5
- Na região
Norte o clima é muito quente e úmido e a vegetação predominante é: a) A Floresta Equatorial b) A Mata Atlântica c) A Mata dos Cocais d) A Caatinga e) O Cerrado. 6 - Identifique as regiões conforme áreas que as
abrangem. (___) Área coberta pela
Floresta Amazônica que abrange. 1 - Amazônia Internacional
territórios da (___) Formada por sete
estados brasileiros. América
do Sul (___) Abrange todos os
estados brasileiros que possuem 2 - Região Norte floresta Equatorial em seus territórios. 3 - Amazônia Legal 7 - Na região Norte o clima
é muito quente e úmido e a vegetação predominante é: a) A Floresta Equatorial. b) A Mata Atlântica. c) A Mata dos Cocais. d) A Caatinga. e) O Cerrado.
Sugestão de atividade
complementar que esta disponível na apostila e no livro didático de
Geografia.
Atividade 1. Quais as principais
atividades econômicas desenvolvidas na Região Norte? 2. Como se deu o processo de
integração da região com o restante do país? 3. Quais foram os grandes projetos públicos
realizados na região e quais as suas consequências econômicas, sociais e
ambientais? 4.
Como o modo de vida das populações da Região Norte é influenciado pelos
aspectos climáticos e hidrográficos? 5. Como são os atuais
indicadores socioeconômicos da região? 6. Quais os problemas sociais
e ambientais relacionados à exploração dos recursos naturais? 7. Como é possível realizar
desenvolvimento sustentável nessa região? 8. Qual a relação dos grupos indígenas e de seringueiros
com os demais grupos sociais e com o meio ambiente nessa região? ETAPA 2: Correção da atividade e com questionamento e socialização. RECURSOS: Livro
didático; ( 114
a 136 e 208 a 230) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (x) Computador; (x ) Jogos;( ) Textos Informativos; (x) Outros
( ). AVALIAÇÃO: Prova; ( )
Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro
páginas. 136 e 232. . ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação
do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (x) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros: Referencias: Livro Didático –Araribá Mais Geografia Região
Nordeste. Região Norte” que esta no link: https://youtu.be/gv76WlyG19A .
Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós... |
Nenhum comentário:
Postar um comentário