SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
|
TEMA: Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em
foco Subtema: Leitura
no Espaço Geográfico |
Unidade Temática: Natureza Ambientes e
Qualidade de Vida. Objetos do Conhecimento: Identidade e Interculturalidades Regionais: Estados Unidos da América, América Espanhola e Portuguesa e África. |
Objetivo
geral: Conhecer o espaço geográfico como uma
construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim compreendendo
a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a construção do
espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza. |
|
Ano: 8º Período:
17/10 a 07/11/2022 Nº
de Aulas: 8 |
|
HABILIDADES |
|
EF08GE09: Analisar os padrões
econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos
agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da
América e os países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e
África do Sul). (EF08GE10IT)
Distinguir e analisar conflitos e ações dos movimentos sociais brasileiros,
no campo (MST dentre outros) e na cidade em especial no espaço de vivência,
comparando com outros movimentos sociais existentes nos países
latino-americanos. (EF08GE12) Compreender os objetivos e analisar a importância dos
organismos de integração do território americano (Mercosul, OEA, OEI, Nafta,
Unasul, Alba, Comunidade Andina, Aladi, entre outros). EF08GE24IT2) Analisar as principais
características produtivas dos países latino americanos (como exploração
mineral na Venezuela; agricultura de alta especialização e exploração mineira
no Chile; circuito da carne nos pampas argentinos e no Brasil; circuito da
cana-de-açúcar em Cuba; polígono industrial do Sudeste brasileiro e
plantações de soja no Centro-Oeste e no oeste da Bahia; maquiladoras
mexicanas, entre outros), apontando as vantagens e as desvantagens das características
produtivas. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
1.
Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação
sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de
resolução de problemas. 2.
Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento
geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a
compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história. |
|
COMPETÊNCIAS
GERAIS |
|
1. Valorizar e
utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo
físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade,
continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa,
democrática e inclusiva. |
|
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; autoestima; autoconfiança;
compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
|
|
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
OBS: Professores, essa sequencia
terá uma duração de quatro semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos
estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos, ficando mais
fácil a avaliação de desempenho da
participação nas aulas e nas atividades
realizadas. Ler o mundo da vida é ler o espaço e
compreender que as paisagens que podem ver são resultado da vida em
sociedade, dos homens na busca da sua sobrevivência e da satisfação das suas
necessidades. Em
linhas gerais, esse é o papel a geografia na escola. Castelar,
2000, 30.
1ªAula Etapa
1:Inicie a aula com um bom dia e a chamada, em seguida abordar
sobre o tema “
Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco”que será abordado durante a unidade
estimulando o estudante a prática da leitura e escrita no seu cotidiano. Sugestão
o professor pode promover uma dinâmica sobre a importância da leitura e
escrita que está disponível nesse link: https://youtu.be/G1x0qdxjw-U ou outra dinâmica que o
professor preferir. E em seguida apresentar o objeto de
conhecimento que será trabalhados. Comece abordando sobre “América do Sul”, fazendo um
levantamento prévio, estimulando os estudantes a discutirem sobre o conteúdo
e levando-os a reflexão. Pontue que nesta aula
irá destacar os principais aspectos físicos, social, politico e econômico da
America do Sul. Etapa
2: Nesta etapa solicite
aos estudantes a leitura do texto da apostila ou do livro didático Araribá
Mais Geografia, capitulo 11, nas páginas 175 a 179. A América do Sul A América do Sul compreende doze
países — Argentina, Chile, Uruguai, Brasil, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador,
Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname — e um departamento francês
ultramarino, a Guiana Francesa. Um dos traços importantes do território da
América do Sul é o desequilíbrio na distribuição de sua população, não somente
entre os países, como representado no mapa à direita, mas também por haver
regiões pouco povoadas, como a Patagônia, na Argentina, a região Amazônica,
no norte da América do Sul, e as áreas desérticas do Chile. URBANIZAÇÃO A urbanização, fenômeno relativamente
recente na América do Sul, tem se intensificado nos últimos anos. A maior
parte dos países sul-americanos apresenta taxas de urbanização superiores a
60%, com exceção do Paraguai e da Guiana. Em muitos países sul-americanos,
observa-se um fenômeno de grande concentração populacional nas áreas
metropolitanas de suas principais cidades. Algumas delas abrigam grande parte
da população nacional, como é o caso de Montevidéu, cuja região metropolitana
concentra quase 50% da população total do Uruguai. Observe no mapa ao lado a
população nas principais cidades do continent Crescimento
urbano Industrialização e meio ambiente Em muitos
países, a urbanização acelerada (resultado, em parte, das transformações da
produção agropecuária e dos processos de industrialização) fez com que as
cidades crescessem de maneira desordenada e sem a infraestrutura necessária
para abrigar os grandes contingentes de população que para elas se dirigiram.
O resultado desse processo foi a expansão das periferias, a favelização, a
falta de empregos e a precariedade das condições de vida de parte dos
habitantes dos grandes centros urbanos. Apesar disso, a pobreza nas cidades
vem apresentando queda DESENVOLVIMENTO
SOCIOECONÔMICO A América do Sul apresenta dados
socioeconômicos muito contrastantes. Em relação ao Índice de Desenvolvimento
Humano (IDH) de 2015, os países se encontram em três níveis: muito elevado
(Argentina e Chile), elevado (Brasil, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai,
Suriname e Venezuela) e médio (Bolívia, Guiana e Paraguai). ECONOMIA O passado colonial foi, em grande
parte, responsável pela desigualdade econômica e social dos países
sul-americanos, em virtude da dependência das colônias em relação às
metrópoles e do papel essencial que exerciam no fornecimento de minérios e
produtos agrícolas. Após a independência, muitos continuaram como
exportadores de produtos primários. Além disso, a herança colonial da
concentração de terras permanece em diversos países. A economia sul-americana
está centrada na exportação de commodities. Brasil, Argentina, Colômbia,
Venezuela e Chile concentram cerca de 80% do Produto Interno Bruto (PIB) do
subcontinente. O Brasil, maior economia da América do Sul, apresenta
desenvolvido parque industrial e agricultura moderna, com destaque para o
agronegócio. Em 2017, o PIB do Brasil foi de 2 trilhões de dólares, o da
Argentina 638 bilhões de dólares e o da Colômbia 309 bilhões de dólares.
Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Venezuela e Uruguai são os países mais
industrializados da América do Sul. A agricultura exerce papel fundamental na
economia de diversos países, como Colômbia (café), Argentina (trigo) e
Equador (alimentos tropicais e flores). No Chile, a abertura de mercado e a
implementação do modelo exportador levaram à transformação da agricultura,
apoiada em elevada tecnologia. Sugestão o professor se for possível disponibilizar o vídeo presente
neste link:https://www.youtube.com/watch?v=dgcwNWU1Otw, esta aula o estudante terá a oportunidade de aprender mais sobre: America
do Sul.
2° aula ETAPA 1: Nesta etapa levantamento prévio sobre a aula anterior, em seguida
continuação do conteúdo sobre a América do Sul. Orientar a leitura
comenta que se encontra no livro Arariba Mais nas paginas 180 a 183, levando
o estudante a oportunidade de aprender mais. RECURSOS MINERAIS E ENERGÉTICOS Rica em recursos naturais, a América
do Sul é grande produtora de petróleo e gás natural. No Brasil e na Venezuela,
parte das reservas de petróleo está localizada em áreas marítimas. O
território sul-americano também abriga importantes reservas minerais,
destacando-se o cobre, no Chile (maior produtor mundial — observe as áreas de
exploração no mapa desta página); a prata e o cobre, no Peru; e a bauxita e o
minério de ferro, no Brasil. Na América do Sul há uso intenso das águas,
principalmente na atividade pesqueira e para geração de energia em
hidrelétricas. As reservas de recursos minerais e energéticos e as regiões
industriais estão distribuídas por todo o subcontinente. Petróleo e gás
Na última década, foram descobertas
na América do Sul reservas estimadas em 100 bilhões de barris de petróleo —
80% delas encontradas no pré-sal brasileiro. A Venezuela é o 11o país no
ranking global de produtores de petróleo, com uma produção que corresponde a
cerca de 17% do total mundial. Em 2016, esse país detinha a maior reserva
comprovada de petróleo do mundo, no lago Maracaibo. Fontes renováveis de energia Muitos países têm buscado fontes
renováveis de energia, por gerarem baixos índices de poluição: solar, eólica
(vento), biomassa (matéria orgânica), geotérmica (calor do interior da Terra)
e hidrelétrica (água). Alguns países sul-americanos têm se destacado na
produção de energia de fontes renováveis, principalmente Brasil e Argentina.
O Brasil é o segundo país no ranking mundial em capacidade de produção de
energia por meio de hidrelétricas, dado seu potencial em recursos hídricos.
Além disso, é o segundo maior produtor mundial de energia de biomassa (depois
dos Estados Unidos), em virtude dos investimentos nos setores de biodiesel e
etanol. Recentemente, a Argentina também tem investido maciçamente na
produção de biodiesel. OS PROJETOS DO
BRASIL PARA OS PAÍSES VIZINHOS A partir do final da década de 1960,
o Brasil passou a promover contatos bilaterais com países vizinhos, com o
objetivo de expandir o comércio e a cooperação. Nesse contexto, destaca-se a
elaboração de uma série de projetos e obras de infraestrutura em parceria com
a Bolívia, o Paraguai e o Uruguai, com o intuito de atrair esses países para
a órbita de influência do Brasil. Após a leitura questionamentos e socialização, propor aos estudantes a
atividade
complementar para exercitar os conhecimentos sobre America do Sul, no livro
Arariba Mais pagina 184. 3° aula ETAPA 1: Levantamento prévio da
aula anterior, em seguida fazer a correção da atividade anterior do livro
didático Arariá Mais Geografia página 184. Momento e oportunidade de tirá
possíveis dúvidas. ETAPA
2: Nesta etapa com o professor inicia com a introdução do conteúdo sobre “A Integração
Regional e o papel do Brasil” disponível no capitulo 12 do livro Araribá Mais
Geografia. Abordando os principais organismos que atuam no territótio
americano eas estratégias dos países latinos para conquistar força no cenário
mundial.
4° aula ETAPA 1: Nesta etapa solicite
aos estudantes a leitura do texto do livro didático Araribá Mais Geografia,
capitulo 12, nas páginas 185 a 189 ou do resumo disponível na apostila. Leitura
do texto: A
integração regional e o papel do Brasil Desde a década de 1960, diversos
acordos de integração foram realizados na América Latina. Merecem destaque o
Mercado Comum Centro-Americano, de 1960; o Pacto Andino, de 1969; a
Comunidade do Caribe, de 1973; e a Associação Latino-Americana de Integração
(Aladi), de 1980, formada por 13 países-membros representando, em conjunto,
20 milhões de quilômetros quadrados e mais de 510 milhões de habitantes. Medidas
para promover ações conjuntas entre os países com o intuito de fortalecer a
economia e, indiretamente, gerar benefícios sociais e políticos, além de
promover um intercâmbio cultural, não são recentes. Entretanto, nunca se
conseguiu estabelecer uma política de integração completa entre os países
latino-americanos. Em março de 1991, com o Tratado de Assunção, assinado por
Paraguai, Uruguai, Brasil e Argentina, criou-se o principal bloco econômico
em atuação na região, o Mercado Comum do Sul (Mercosul). ORGANISMOS DE
INTEGRAÇÃO Os principais organismos de
integração do território americano podem ser observados no mapa e nos textos
a seguir Mercosul –
objetivos e controvérsias O objetivo principal do Mercosul é
estimular o aumento das trocas econômicas entre os países-membros, além de
atuar em bloco no comércio com outros países e regiões. Pelo tamanho de suas
economias e pelo volume de trocas comerciais que realizam entre si, Brasil e
Argentina lideram o bloco. O comércio entre os países- -membros tem aumentado
constantemente desde a criação do bloco, estimulado pela redução de tarifas
alfandegárias. Hoje o Mercosul abrange as principais economias da América do
Sul, constituindo o principal bloco econômico dessa porção do continente. Além
da integração econômica (que envolve não apenas produtos, mas também
matéria-prima e energia), busca-se maior integração política e cultural. ETAPA 2: Após estimular as habilidades EF08GE09, EF08GE10 e EF08GE12,
promover a participação dos estudantes em sala de aula. Momento de
questionamento, discussão e socialização.
5° aula ETAPA 1: Levantamento prévio da aula anterior, em seguida atividade complementar. Atividade
Complementar ETAPA 2: Nesta etapa correção da atividade complementar questionamento e
socialização.
6° aula Etapa
1: Nesta etapa solicite aos estudantes a leitura do texto da
apostila ou do livro didático Araribá Mais Geografia, capitulo 12, nas
páginas 189 a 193. Leitura
do texto:
Aliança do Pacífico e Unasul Em 2012, foi criada a Aliança do
Pacífico, bloco econômico nos moldes do Mercosul, formado por México,
Colômbia, Peru e Chile. Tem como objetivos tornar-se um grande polo de
atração de investimentos na América Latina e servir de elo para uma eventual
integração com países asiáticos PROTAGONISMO
BRASILEIRO E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS Nas últimas décadas, o Brasil tem
ampliado sua importância no cenário internacional e tem sido considerado uma
potência econômica regional. Esse destaque se deve, em parte, à sua
participação no cenário econômico mundial e na Organização Mundial do
Comércio (OMC) e ao seu envolvimento na busca de soluções pacíficas para
conflitos internacionais, em parceria com a Organização das Nações Unidas
(ONU). Relações com a
Argentina Ao longo da história, a relação
entre Brasil e Argentina nem sempre foi pacífica. Durante os processos de
independência desses países, houve o primeiro confronto na Guerra da
Cisplatina. Esse conflito armado entre o império brasileiro e as Províncias
Unidas do Rio da Prata (antigas províncias do vice-reinado espanhol do Rio da
Prata), ocorrido entre 1825 e 1828, resultou na independência do Uruguai. Corredor Bioceânico e outros
projetos de integração Outro importante projeto para a integração física do
continente é o Corredor Bioceânico, com cerca de 4 mil quilômetros de
rodovias que cortam a América do Sul no sentido leste-oeste. Esse complexo
rodoviário tem como ponto de partida a cidade portuária de Santos, cruza os
estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul e atravessa os Andes bolivianos e
chilenos até chegar aos portos de Arica e Iquique, no norte do Chile. Etapa
2: Após a leitura questionamentos e
socialização, propor aos estudantes a
atividade
do livro didático Arariba Mais para exercitar os conhecimentos página 194 a
195.
7° aula Etapa
1: Nesta etapa conclusão
da atividade do livro didático Araribá
Mais Geografia nas páginas 194 a 195 com momento tirá possíveis dúvidas. Etapa
2: Dando continuidade a aula, correção da atividade das páginas
194 a 195.
8° aula Etapa
1: Nesta etapa vamos professor orientar os estudantes a copiar e
responder no caderno a atividade complementar do livro didático Arariba Mais
Geografia paginas 196 a 197 Obs. Essa atividade
pode ser atividade avaliativa, fica a critério da metodologia de cada
professor. RECURSOS: (175 a 183 e 185 a )Livro
didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X ) Computador; ( )
Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( 184 ,194,195 e 197) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral;
(X ) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita;
(X ) Avaliação da participação; Outros: Referencias: link:https://www.youtube.com/watch?v=dgcwNWU1Otw, América do Sul- Basil
escola Que Deus continue protegendo e
abençoando a todos nós... |
Nenhum comentário:
Postar um comentário