SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
|||||||||||||
TEMA:
Leitura e escrita em movimento: “Itamaraju em foco”. SUBTEMA: : Desafio de ensinar a ler o mundo. |
UNIDADE TEMÁTICA:
Formas de Representação e Pensamento Espacial. OBJETO
DE CONHECIMENTO:
Continente asiático: aspectos naturais, regionalização, população,
diversidade cultural e economia. |
||||||||||||
Objetivo geral: • Compreender a produção do espaço e
reconhecer as diferentes formas de regionalizar do continente asiático; • Comparar as
características regionais e compreender as atividades econômicas do
território asiático; • Analisar as
diferentes manifestações culturais da Ásia. |
|||||||||||||
Ano: 9° Período: 17/10/2022 a
07/11/2022 Nº de Aulas: 8 |
|||||||||||||
HABILIDADES |
|||||||||||||
(EF09GE03) Identificar diferentes manifestações culturais de
minorias etnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escola
mundial, defendendo o principio do respeito às diferenças. (EF09GE04)
Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na
Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades
regionais. (EF09GE07) Analisar os componentes físico-naturais da Eurásia e os
determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia. (EF09GE09) Analisar
características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania
em seus aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir
suas desigualdades sociais e econômicos e pressões dosbre seus ambientes
físico-naturais. (EF09GE10) Analisar os impactos do processo de industrialização na
produção e circulação de produtos e culturais na Europa, na Ásia e na Oceania. (EF09GE12) Relacionar o processo de urbanização às transformações
da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel
crescente do capitial financeiro em diferentes países, com destaque para o
Brasil. (EF09GE13) Analisar a
importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o
problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à
matéria-prima. (EF09GE14)
Elaborar
e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticas e esquemáticos(croquis)
e anamorfoses geográficos para analisar, sintetizar e apresentar dados e
informações sobre diversidade, diferenças e desigualdade sociopolíticas e
geopolíticas mundiais. (EF09GE16) Identificar e comparar
diferentes domínios mofoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania. (EF09GE17)
Explicar
as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em
diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania. (EF09GE18)
Identificar
e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos
de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como
termoelétrica, hidrelétrica, éolica e nuclear) em diferentes países. |
|||||||||||||
COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
|||||||||||||
2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. 3. Desenvolver autonomia
e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na
análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de
analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e
ordem. 4. Desenvolver o
pensamento espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e
iconográficas, de diferentes gêneros textuais e das geotecnologias para a
resolução de problemas que envolvam informações geográficas. 5. Desenvolver e utilizar
processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo
natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e
informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções (inclusive
tecnológicas) para questões que requerem conhecimentos científicos da
Geografia. |
|||||||||||||
COMPETÊNCIAS
GERAIS |
|||||||||||||
6. Valorizar a
diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos
e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do
trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu
projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e
responsabilidade. 7.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular,
negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e
promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo
responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em
relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. |
|||||||||||||
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|||||||||||||
Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
|||||||||||||
|
|||||||||||||
|
|||||||||||||
OBS: Professores, essa
sequência terá uma duração de quatro semanas para melhor agilizar a vida de
vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos
,ficando mais fácil a avaliação de
desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas. A leitura do mundo
precede a leitura da palavra. Paulo Freire. OBS:. É importante o professor falar sobre
o tema “ Leitura e escrita em movimento: “Itamaraju
em foco”, estimular sempre o estudante a leitura e
escrita. O professor e livre para promover um
momento de produção de um cordel, um texto ou uma paródia sobre Itamaraju.
1º AULA: ETAPA 1: Nesta etapa é importante retome os estudos anteriores sobre os continentes.
Pode-se usar como recurso o mapa MUNDI
para uma breve identificação dos continentes já estudados. Emseguida
apresenta aos estudantes o continente Asiático. Sua localização, limites, aspectos naturais
e regionalização. Para essa etapa, pode-se fazer um esquema no quadro
apresentando a principal forma de relevo, a hidrografia, o clima e a
vegetação... Sugiro
que o professor pode-se iniciar utilizando o livro didático Araribá Mais
Geografia nas páginas 150 a 157, fazendo uma leitura compartilhada, dando
ênfase aos mapas e explorando o entendimento dos estudantes ou disponibilizar
se possível a um vídeo aula por meio desse link: https://www.youtube.com/watch?v=TcfSX4pUf9A outro de sua preferência para os alunos
assistirem. O professor pode também solicitar aos estudantes a leitura
compartilhada do texto disponível na apostila. LEIA COM MUITA ATENÇÃO O TEXTO ABAIXO: O CONTINENTE ASIÁTICO A
Ásia é o maior continente em área terrestre do mundo, estando boa parte do
continente localizado no Hemisfério Norte. Além de ser o mais extenso, é
também o mais populoso, habitando nele cerca de três quintos da população
mundial. A Ásia é multicultural, abrigando diversas culturas, etnias,
religiões e tradições. Geograficamente,
o continente asiático é também muito diverso. No continente, localizam-se
algumas montanhas que estão entre as mais altas do mundo, grandes desertos e
extensos rios. O povo asiático corresponde a uma das civilizações mais
antigas do mundo, iniciada há cerca de 4000 anos. A economia e governos são
também variados, visto que o continente é composto por um grande número de
países, cada qual com as suas particularidades. Localização
- A maior parte localiza-se no
Hemisfério Norte, fazendo fronteira com os continentes: africano, europeu,
americano (pelo Estreito de Bering) e Oceania.
ETAPA 2: Nesta etapa o, o professor entregua a cada estudante o mapa mundi para ser preenchido com os nomes dos países e capitais em cada aula (de preferência por regiões). 2º AULA ETAPA 1: Dando
continuidade a aula anterior, o professor nesta etapa continue a leitura sobre
a GEOGRAFIA DA ÁSIA . O
continente asiático é geograficamente bastante diversificado devido à sua
grande extensão: - O relevo: caracteriza-se
pela presença de terras baixas como o Mar Morto (maior depressão absoluta do
mundo) e também de planaltos que apresentam elevadas cordilheiras como a
Cordilheira do Himalaia. Algumas regiões encontram-se no chamado Círculo do
Fogo (área de grande ocorrência de abalos sísmicos e atividades vulcânicas),
portanto, são muito suscetíveis a desastres naturais. - Climas: ao norte, há
predomínio do clima polar; ao centro, predomínio do clima temperado; ao sul,
predomínio do clima árido e semiárido (região dos desertos); na Ásia
Ocidental, predomínio do clima mediterrânico e, nas proximidades da Linha do
Equador, há faixas de clima equatorial e tropical. - A hidrografia do continente: alguns rios
merecem destaque como: Huang-ho (China), Ganges (Índia e Bangladesh), Indo
(Paquistão), Tigre (Turquia, Síria e Iraque), entre outros. Os mares também
são abundantes no continente como o Mar Vermelho, Mar da Arábia e o Mar
Cáspio. - A vegetação: destaca-se com
a presença de formações como a tundra, taiga, estepes, florestas equatoriais
e florestas tropicais. Há também presença de florestas temperadas e
vegetações características dos desertos e regiões semiáridas: as xerófitas. ETAPA 2: Após a leitura
momento de questionamentos e discussão levando os estudantes a entender e
compreender o conteúdo.
3º AULA ETAPA 1: Levamtamento
prévio da aula anterior, em seguida explanar sobre as REGIÕES DA ÁSIA, através da leitura comentada do texto a seguir. Texto: Oriente
Médio Corresponde
à região geográfica localizada na parte leste e sul do Mar Mediterrâneo até o
Golfo Pérsico. A região conta com um pouco mais de 7 milhões de km2 e cerca
de 270 milhões de habitantes. O
Oriente Médio é considerado berço de várias religiões como cristianismo,
islamismo e judaísmo e também considerado um grande centro econômico,
político e cultural. Contudo, é uma região bastante conflituosa no que tange
a presença de alguns recursos naturais como água, petróleo e gás natural,
motivo de muitas disputas entre países. Ásia Meridional Corresponde à região localizada no sul do
continente asiático e por isso também chamada de Sul da Ásia. Essa região
geográfica corresponde também ao subcontinente asiático conhecido como
subcontinente indiano. É uma das regiões mais populosas da Ásia, onde habitam
cerca de 1,65 bilhões de habitantes. Essa parte da Ásia é considerada uma das
menos desenvolvidas, apresentando baixos indicadores sociais e baixa
industrialização. Sudeste Asiático Corresponde à região que abrange 11 países
(diversas ilhas e a Indochina). Conta com uma área de aproximadamente
4.500.000 km2.. Vivem nessa área aproximadamente 618 milhões de habitantes. O
Sudeste Asiático é caracterizado pela presença de vulcões, alguns em
atividade; terremotos e também ocorrência de maremotos. Os desastres naturais
já vitimaram milhares de pessoas nessa região. Ásia Oriental Corresponde à região localizada no leste
asiático e por isso é também conhecida como Leste da Ásia. Essa área coincide
com o que é conhecido na Ásia como Extremo Oriente. Possui uma área de
aproximadamente 12.000.000 km2 e contam com cerca de 40% da população
asiática, sendo, portanto, uma das regiões mais populosas do mundo. Abrange a
área de países como China e Japão. Ásia Central Corresponde à região localizada entre o
leste do Mar Cáspio e o centro-oeste da China e o norte do Irã e o sul da
Sibéria. Essa região não é demarcada oficialmente. Segundo as Nações Unidas,
essa região abrange a área dos seguintes países: Cazaquistão, Quirguistão,
Tajiquistão, Turcomenistão, Uzbequistão e Afeganistão.
ETAPA 2:
Continuação
do objeto de conhecimento, correção da
atividade e momento de tira dúvidas e socializar.
4º Aula ETAPA 1: Levantamento
prévio da aula anterior, em seguida orientar os alunos a copiar e responder
no caderno a atividade para melhor compreensão dos conteúdos abordados na
aula anterior.
ATIVIDADE 1.MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA: A- COM BASE NO MERIDIANO DE
GREENWCH, EM QUAL HEMISFÉRIO ESTÁ LOCALIZADO O CONTINENTE ASIÁTICO: ( ) HEMISFÉRIO ORIENTAL ( ) HEMISFÉRIO
OCIDENTAL B- QUE CONTINENTES SE LIMITAM
COM A ÁSIA: ( ) ÁFRICA,EUROPA,AMÉRICA E
OCEANIA ( ) OCEANIA E ÁFRICA E ANTÁRTIDA C- COMO SE CHAMAM OS MONTES
QUE SEPARAM A ÁSIA DA EUROPA: ( ) MONTES APALCHES ( ) MONTES URAIS
ATIVIDADE 2.RESPONDA: 1- COMO ESTÁ DIVIDIDO/REGIONALIZADO, O
CONTINENTE ASIÁTICO? 2- O QUE É O CHAMADO ”CÍRCULO DE FOGO’’? 3- PORQUE O CONTINENTE ASIÁTICO É CHAMADO DE
MULTICULTURAL? 4 – IDENTIFIQUE A ÁREA E POPULAÇÃO DA ÁSIA. 5 – CITE A ÁREA OCUPADA PELA ÁSIA ORIENTAL E
DOIS PAIS IMPORTANTES SITUADOS NESSA REGIÃO: ETAPA 2 : Correção da atividade
momento tira dúvidas e socialização.
5º AULA ÁSIA:
População, diversidade, cultura e economia. ETAPA 1: Nesta etapa
iniciar com um bom dia e chamada, em seguida primeiramente, apresente o mapa
“Divisões dos continentes” e
retome com os alunos a divisão entre os seis continentes (África, América, Antártida, Ásia, Europa e Oceania). Então,
questione-os: “Vocês se recordam da definição de
continente? ”. É possível que eles identifiquem os continentes como uma forma
de regionalização mundial fundamentada em características físicas, ou seja,
como uma gigantesca extensão de terra cercada por oceanos. Na sequência, utilizando o livro didático,
nas páginas 166 a 174, peça aos alunos para fazer leituras dos textos, mapas,
gráficos e imagens diversas em seguida, divida a turma em pequenos grupos e
peça para que elaborem em torno de 10 questões sobre: população, economia,
cultura e diversidade da Ásia. Pode –se ainda
utilizar esse vídeo aula para melhor compreensão dessa temática. https://www.youtube.com/watch?v=1YyL3jC8Zx4 Oriente aos alunos para copiarem o esquema
do vídeo, ou se preferir faça você mesmo o esquema no quadro. 6º AULA ETAPA 1 e 2: Nesta aula retome a atividade anterior, orientem os alunos que
depois da elaboradas das questões, troquem com outro grupo para responder.
Depois os grupos devem fazer correção das atividades. É importante orientar
como devem ser elaboradas as questões e fazer acompanhamento dos grupos
tirando as possíveis dúvidas.
7º AULA Obs.: Nesta aula, iremos trabalhar o desenvolvimento dos Tigres Asiáticos, para depois iniciarmos o estudo sobre a China e
o Japão. ETAPA 1: Nessa etapa, sugere-se que
faça xerox do texto disponível na apostila ou copie no quadro. Também,
pode-se utilizar o livro didático, paginas196 a 198, faça uma leitura
compartilhada. Pode-se assistir a esse vídeo aula por meio desse link : https://www.youtube.com/watch?v=HaFtwxpcgsI . Texto
para leitura: OS TRIGUES ASIÁTICOS É um grupo de quatro países que possuem esse
nome por causa da agressividade administrativa que assim obtiveram grande e
rápido crescimento econômico industrial, que estava inteiramente ligado às
questões da economia do Japão. Esses países são a Coreia do Sul, Taiwan, Hong
Kong e Cingapura. Os Tigres Asiáticos apresentam uma elevada
industrialização, com setores de ponta, alta renda per capita, distribuição
de renda, bem como um baixo índice de analfabetismo, entre outras
características. Origem do crescimento econômico dos Tigres Asiáticos. Esse
crescimento aconteceu após a Segunda Guerra Mundial, período esse em que o
Japão estava com a economia destruída e passava por uma reestruturação
financeira contando com o investimento dos Estados Unidos da América para
conseguir se reerguer. Esse empréstimo foi denominado de Plano Colombo e
tinha o objetivo de influenciar os países próximos à União Soviética a se
aliar ao capitalismo e impedir a expansão do socialismo. Os países classificados como Tigres
Asiáticos, bem como o Japão, obtiveram um grande crescimento após esse
investimento, no qual aproveitaram o dinheiro para investir em educação,
fazendo assim com que a mão de obra fosse qualificada. Assim que o Japão se
reestruturou economicamente, ele passou a investir fortemente nos países que
formam os Tigres Asiáticos, pois como sabemos o território do Japão é
pequeno, e com tal investimento passou a fazer parte da produção nestes
países, desta forma aumentou a produção e consequentemente o lucro com as
exportações. A economia dos Tigres Asiáticos se baseava
na industrialização de produtos de baixo custo para exportação, assim
atingindo maior mercado consumidor. O baixo custo era possível graças a mão
de obra barata (péssimas condições trabalhistas e ambientais) e ao
barateamento de impostos. Com tal crescimento econômico os Estados Unidos
passaram a investir em educação e tecnologia nesses países, principalmente na
Coréia do Sul, passando a produzir não somente os eletrônicos baratos mas
também novas inovações tecnológicas de qualidade. Com tal investimento, os Tigres Asiáticos
passaram a desenvolver suas próprias indústrias nacionais, temos como exemplo
marcas sul coreanas como LG, Samsung e Hyundai. Já que os Tigres Asiáticos
estavam se especializando cada vez mais em alta tecnologia, ficou para os
Novos Tigres Asiáticos a função de vender eletrônicos baratos.
8ºAULA ETAPA 1: Após a leitura,
questionamento e discussão, orientar aos estudantes a copiar e responder no
caderno a atividade proposta na apostila. Obs:.Essa atividade pode ser xerocada ou copiar no quadro. Podendo ser usada como atividade avaliativa.
ATIVIDADES 1. Cingapura, Taiwan, Hong Kong e Coreia do Sul são países que nos últimos anos têm mostrado forte crescimento econômico caracterizado por uma economia aberta e com grande parte da produção destinada à exportação. Esses países são conhecidos como: a) os quatro grandes. ( ) b) os leões orientais. ( ) c) os quatro gigantes. ( ) d) tigres asiáticos. ( ) e) templos de consumo.( ) 2. Por apresentarem quais características Coreia do Sul, Hong Kong, Taiwan e Cingapura receberam a denominação Tigres Asiáticos? ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 3. A arrancada industrial dos Tigres Asiáticos, pós-Segunda Guerra Mundial, coincide com a implantação da Guerra Fria no mundo bipolarizado da época. Esse fato só foi possível em virtude: a) da ajuda financeira recebida na época do tesouro japonês, que sempre defendeu seus interesses econômicos na região. ( ) b) da poupança interna desses países que, mesmo antes da Segunda Guerra Mundial, já controlavam suas importações, estimulando as exportações de bens de consumo duráveis ( ) c) da ajuda financeira norte-americana, por meio do Plano Colombo, uma forma de instalar o cordão sanitário na região. ( ) d) da ajuda financeira soviética, que visava ampliar sua área de influência por toda a região. ( ) e) da ajuda financeira mútua entre os países do bloco, que trocavam entre si matérias primas, tecnologias e uma intensa abertura do mercado consumidor de toda a região. ( ) 4. Os “velhos tigres asiáticos”, entre os quais se destaca a Coreia do Sul, apresentaram uma situação bastante original: de simples montadores para exportação passaram a desenvolver tecnologia e, hoje, destacam-se como áreas de industrialização avançada. Pode-se apontar como um dos fatores responsáveis por essa transformação: ( ) a) as abundantes jazidas de minérios e combustíveis fósseis. ( ) b) a presença de sindicatos fortes e combativos. ( ) c) os investimentos maciços em educação e em pesquisas tecnológicas. ( ) d) o forte crescimento vegetativo que criou um grande mercado consumidor. ( ) e) a presença de Estados democráticos que exaltam a participação popular. 5. Explique o que foi o PLANO COLOMBO e como ele ajudou os Tigres Asiáticos. _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 6. De acordo com o texto, no que se baseava a economia dos Tigres Asiáticos? _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 7. Após o desenvolvimento econômico dos Tigres Asiáticos, os Estados Unidos investiram bastante em tecnologia e educação, dessa forma os Tigres Asiáticos desenvolveram suas próprias indústrias nacionais que fazem sucesso em todo mundo. Cite algumas marcas conhecidas Sul Coreanas.__________________________________________________________________ 8. Assim que os Tigres Asiáticos começaram a investir em inovações tecnológicas, outro grupo forte nasceu para fazer a função de fabricar eletrônicos de baixo custo, como esse grupo ficou denominado? ________________________________________________________________
RECURSOS: (148 a 163)Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X ) Computador; ( )
Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (1164 a 165) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral;
(X ) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita;
(X ) Avaliação da participação; Outros:
Referencias: Imagem: https://trabalhosparaescola.com.br/continente-americano/ Fonte: https://thomazgeo.wordpress.com/2018/03/21/america-divisao-etnico-social/ Fonte: http://www.tvassembleia.org/noticia.php?idNoticia=15827 Imagem : https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fcprepmauss.com.br%2Fud-xix-continente-asiatico%2F&psig=AOvVaw1-oi_VGt-ch-4umiUy6ZX0&ust=1664164287498000&source=images&cd=vfe&ved=0CAgQjRxqFwoTCPi6-ZuFr_oCFQAAAAAdAAAAABA7 Continente Asiático.
Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós... |
Nenhum comentário:
Postar um comentário