8º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 9º ANO -2022

 

                                                        SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: Leitura e escrita em movimento: “Itamaraju em foco”.

 SUBTEMA: : Desafio de ensinar a ler o mundo.

UNIDADE TEMÁTICA: Formas de Representação e Pensamento Espacial.

OBJETO DE CONHECIMENTO: Continente asiático: aspectos naturais, regionalização, população, diversidade cultural e economia.

Objetivo geral:

 Compreender a produção do espaço e reconhecer as diferentes formas de regionalizar do continente asiático;

• Comparar as características regionais e compreender as atividades econômicas do território asiático;

• Analisar as diferentes manifestações culturais da Ásia.

Ano: 9°                          Período: 17/10/2022  a  07/11/2022                                Nº de Aulas: 8

                                HABILIDADES

(EF09GE03) Identificar diferentes manifestações culturais de minorias etnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escola mundial, defendendo o principio do respeito às diferenças.

 (EF09GE04) Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais.

(EF09GE07) Analisar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia.

(EF09GE09) Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicos e pressões dosbre seus ambientes físico-naturais.

(EF09GE10) Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturais na Europa, na Ásia e na Oceania.

 

(EF09GE12) Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capitial financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.

 

(EF09GE13) Analisar a importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima.

 

(EF09GE14) Elaborar e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticas e esquemáticos(croquis) e anamorfoses geográficos para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdade sociopolíticas e geopolíticas mundiais.

 

(EF09GE16) Identificar e comparar diferentes domínios mofoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.

 

(EF09GE17) Explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania.

 

(EF09GE18) Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, éolica e nuclear) em diferentes países.

                   COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

4. Desenvolver o pensamento espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e iconográficas, de diferentes gêneros textuais e das geotecnologias para a resolução de problemas que envolvam informações geográficas.

5. Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções (inclusive tecnológicas) para questões que requerem conhecimentos científicos da Geografia.

                      COMPETÊNCIAS GERAIS

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

           COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

 

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de quatro semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil  a avaliação de desempenho da

participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

 

            A leitura do mundo precede a leitura da palavra.

               Paulo Freire.

 

OBS:. É importante o professor falar sobre o tema Leitura e escrita em movimento: “Itamaraju em foco”, estimular sempre o estudante a leitura e escrita. O professor e livre para promover um momento de produção de um cordel, um texto ou uma paródia sobre Itamaraju.

                                                                                         1º AULA:

 

ETAPA 1: Nesta etapa é importante  retome os estudos anteriores sobre os continentes. Pode-se usar como recurso o mapa MUNDI para uma breve identificação dos continentes já estudados. Emseguida apresenta aos estudantes o continente Asiático. Sua localização, limites, aspectos naturais e regionalização. Para essa etapa, pode-se fazer um esquema no quadro apresentando a principal forma de relevo, a hidrografia, o clima e a vegetação...

Sugiro que o professor pode-se iniciar utilizando o livro didático Araribá Mais Geografia nas páginas 150 a 157, fazendo uma leitura compartilhada, dando ênfase aos mapas e explorando o entendimento dos estudantes ou disponibilizar se possível a um vídeo aula por meio desse link: https://www.youtube.com/watch?v=TcfSX4pUf9A outro de sua preferência para os alunos assistirem. O professor pode também solicitar aos estudantes a leitura compartilhada do texto disponível na apostila.

 

LEIA COM MUITA ATENÇÃO O TEXTO ABAIXO:

O CONTINENTE ASIÁTICO

 

A Ásia é o maior continente em área terrestre do mundo, estando boa parte do continente localizado no Hemisfério Norte. Além de ser o mais extenso, é também o mais populoso, habitando nele cerca de três quintos da população mundial. A Ásia é multicultural, abrigando diversas culturas, etnias, religiões e tradições.

Geograficamente, o continente asiático é também muito diverso. No continente, localizam-se algumas montanhas que estão entre as mais altas do mundo, grandes desertos e extensos rios. O povo asiático corresponde a uma das civilizações mais antigas do mundo, iniciada há cerca de 4000 anos. A economia e governos são também variados, visto que o continente é composto por um grande número de países, cada qual com as suas particularidades.

Localização -  A maior parte localiza-se no Hemisfério Norte, fazendo fronteira com os continentes: africano, europeu, americano (pelo Estreito de Bering) e Oceania.

 

 

 

Localização

 

A maior parte localiza-se no Hemisfério Norte, fazendo fronteira com os continentes: africano, europeu, americano (pelo Estreito de Bering) e Oceania.

 

 

Área

 

43.810.582 km2

 

Países

 

49 países

 

População

 

4.462.676.731 habitantes

 

Hemisférios

Oriental

Separação Ásia da Europa

Montes Urais

  ETAPA 2: Nesta etapa o, o professor  entregua a cada estudante o mapa mundi para ser preenchido com os nomes dos países e capitais em cada aula (de preferência por regiões).

2º AULA

 

ETAPA 1: Dando continuidade a aula anterior, o professor nesta etapa continue a leitura sobre a GEOGRAFIA DA ÁSIA .

 

 O continente asiático é geograficamente bastante diversificado devido à sua grande extensão:

- O relevo: caracteriza-se pela presença de terras baixas como o Mar Morto (maior depressão absoluta do mundo) e também de planaltos que apresentam elevadas cordilheiras como a Cordilheira do Himalaia. Algumas regiões encontram-se no chamado Círculo do Fogo (área de grande ocorrência de abalos sísmicos e atividades vulcânicas), portanto, são muito suscetíveis a desastres naturais.

- Climas: ao norte, há predomínio do clima polar; ao centro, predomínio do clima temperado; ao sul, predomínio do clima árido e semiárido (região dos desertos); na Ásia Ocidental, predomínio do clima mediterrânico e, nas proximidades da Linha do Equador, há faixas de clima equatorial e tropical.

- A hidrografia do continente: alguns rios merecem destaque como: Huang-ho (China), Ganges (Índia e Bangladesh), Indo (Paquistão), Tigre (Turquia, Síria e Iraque), entre outros. Os mares também são abundantes no continente como o Mar Vermelho, Mar da Arábia e o Mar Cáspio.

- A vegetação: destaca-se com a presença de formações como a tundra, taiga, estepes, florestas equatoriais e florestas tropicais. Há também presença de florestas temperadas e vegetações características dos desertos e regiões semiáridas: as xerófitas.

ETAPA 2: Após a leitura momento de questionamentos e discussão levando os estudantes a entender e compreender o conteúdo.

                                                                                       3º AULA

 

ETAPA 1: Levamtamento prévio da aula anterior, em seguida explanar sobre as REGIÕES DA ÁSIA, através da leitura comentada do texto a seguir.

Texto:

 

  Oriente Médio

 

 Corresponde à região geográfica localizada na parte leste e sul do Mar Mediterrâneo até o Golfo Pérsico. A região conta com um pouco mais de 7 milhões de km2 e cerca de 270 milhões de habitantes.

 O Oriente Médio é considerado berço de várias religiões como cristianismo, islamismo e judaísmo e também considerado um grande centro econômico, político e cultural. Contudo, é uma região bastante conflituosa no que tange a presença de alguns recursos naturais como água, petróleo e gás natural, motivo de muitas disputas entre países.

 

Ásia Meridional

 Corresponde à região localizada no sul do continente asiático e por isso também chamada de Sul da Ásia. Essa região geográfica corresponde também ao subcontinente asiático conhecido como subcontinente indiano. É uma das regiões mais populosas da Ásia, onde habitam cerca de 1,65 bilhões de habitantes. Essa parte da Ásia é considerada uma das menos desenvolvidas, apresentando baixos indicadores sociais e baixa industrialização.

Sudeste Asiático

 Corresponde à região que abrange 11 países (diversas ilhas e a Indochina). Conta com uma área de aproximadamente 4.500.000 km2.. Vivem nessa área aproximadamente 618 milhões de habitantes. O Sudeste Asiático é caracterizado pela presença de vulcões, alguns em atividade; terremotos e também ocorrência de maremotos. Os desastres naturais já vitimaram milhares de pessoas nessa região.

Ásia Oriental

 Corresponde à região localizada no leste asiático e por isso é também conhecida como Leste da Ásia. Essa área coincide com o que é conhecido na Ásia como Extremo Oriente. Possui uma área de aproximadamente 12.000.000 km2 e contam com cerca de 40% da população asiática, sendo, portanto, uma das regiões mais populosas do mundo. Abrange a área de países como China e Japão.

 

Ásia Central

 Corresponde à região localizada entre o leste do Mar Cáspio e o centro-oeste da China e o norte do Irã e o sul da Sibéria. Essa região não é demarcada oficialmente. Segundo as Nações Unidas, essa região abrange a área dos seguintes países: Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turcomenistão, Uzbequistão e Afeganistão.

                                                                                         

ETAPA 2: Continuação do objeto de conhecimento,  correção da atividade e momento de tira dúvidas e socializar.        

              

                                                                                4º Aula

  ETAPA 1: Levantamento prévio da aula anterior, em seguida orientar os alunos a copiar e responder no caderno a atividade para melhor compreensão dos conteúdos abordados na aula anterior.

 

                                                                       ATIVIDADE

 

1.MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:

A-     COM BASE NO MERIDIANO DE GREENWCH, EM QUAL HEMISFÉRIO ESTÁ LOCALIZADO O CONTINENTE ASIÁTICO:

 

( ) HEMISFÉRIO ORIENTAL ( ) HEMISFÉRIO OCIDENTAL

 

B-     QUE CONTINENTES SE LIMITAM COM A ÁSIA:

      ( ) ÁFRICA,EUROPA,AMÉRICA E OCEANIA  ( ) OCEANIA E ÁFRICA E      ANTÁRTIDA

C-     COMO SE CHAMAM OS MONTES QUE SEPARAM A ÁSIA DA EUROPA:

      ( ) MONTES APALCHES ( ) MONTES URAIS ATIVIDADE

2.RESPONDA:

1- COMO ESTÁ DIVIDIDO/REGIONALIZADO, O CONTINENTE ASIÁTICO?

 

2- O QUE É O CHAMADO ”CÍRCULO DE FOGO’’?

 

3- PORQUE O CONTINENTE ASIÁTICO É CHAMADO DE MULTICULTURAL?

 

4 – IDENTIFIQUE A ÁREA E POPULAÇÃO DA ÁSIA.

 

5 – CITE A ÁREA OCUPADA PELA ÁSIA ORIENTAL E DOIS PAIS IMPORTANTES SITUADOS NESSA REGIÃO:

 

 

 ETAPA 2 : Correção da atividade momento tira dúvidas e socialização.    

                                                           

                                                                                  5º AULA

ÁSIA: População, diversidade, cultura e economia.

ETAPA 1: Nesta etapa iniciar com um bom dia e chamada, em seguida primeiramente, apresente o mapa “Divisões dos continentes” e retome com os alunos a divisão entre os seis continentes (África, América, Antártida, Ásia, Europa e Oceania). Então, questione-os:

 “Vocês se recordam da definição de continente? ”. É possível que eles identifiquem os continentes como uma forma de regionalização mundial fundamentada em características físicas, ou seja, como uma gigantesca extensão de terra cercada por oceanos.

 Na sequência, utilizando o livro didático, nas páginas 166 a 174, peça aos alunos para fazer leituras dos textos, mapas, gráficos e imagens diversas em seguida, divida a turma em pequenos grupos e peça para que elaborem em torno de 10 questões sobre: população, economia, cultura e diversidade da Ásia.

Pode –se ainda utilizar esse vídeo aula para melhor compreensão dessa temática.

https://www.youtube.com/watch?v=1YyL3jC8Zx4

 Oriente aos alunos para copiarem o esquema do vídeo, ou se preferir faça você mesmo o esquema no quadro.

 

 

6º AULA

 

ETAPA 1 e 2: Nesta aula retome a atividade anterior, orientem os alunos que depois da elaboradas das questões, troquem com outro grupo para responder. Depois os grupos devem fazer correção das atividades. É importante orientar como devem ser elaboradas as questões e fazer acompanhamento dos grupos tirando as possíveis dúvidas.

 

                                                                                7º AULA

 

Obs.:  Nesta aula, iremos trabalhar o desenvolvimento dos Tigres Asiáticos, para depois iniciarmos o estudo sobre a China e o Japão.

 

ETAPA 1: Nessa etapa, sugere-se que  faça xerox do texto disponível na apostila ou copie no quadro. Também, pode-se utilizar o livro didático, paginas196 a 198, faça uma leitura compartilhada. Pode-se assistir a esse vídeo aula por meio desse link : https://www.youtube.com/watch?v=HaFtwxpcgsI .

  Texto para leitura:

 

  OS TRIGUES ASIÁTICOS

 

 É um grupo de quatro países que possuem esse nome por causa da agressividade administrativa que assim obtiveram grande e rápido crescimento econômico industrial, que estava inteiramente ligado às questões da economia do Japão. Esses países são a Coreia do Sul, Taiwan, Hong Kong e Cingapura.

 Os Tigres Asiáticos apresentam uma elevada industrialização, com setores de ponta, alta renda per capita, distribuição de renda, bem como um baixo índice de analfabetismo, entre outras características. Origem do crescimento econômico dos Tigres Asiáticos. Esse crescimento aconteceu após a Segunda Guerra Mundial, período esse em que o Japão estava com a economia destruída e passava por uma reestruturação financeira contando com o investimento dos Estados Unidos da América para conseguir se reerguer. Esse empréstimo foi denominado de Plano Colombo e tinha o objetivo de influenciar os países próximos à União Soviética a se aliar ao capitalismo e impedir a expansão do socialismo.

 Os países classificados como Tigres Asiáticos, bem como o Japão, obtiveram um grande crescimento após esse investimento, no qual aproveitaram o dinheiro para investir em educação, fazendo assim com que a mão de obra fosse qualificada. Assim que o Japão se reestruturou economicamente, ele passou a investir fortemente nos países que formam os Tigres Asiáticos, pois como sabemos o território do Japão é pequeno, e com tal investimento passou a fazer parte da produção nestes países, desta forma aumentou a produção e consequentemente o lucro com as exportações.

  A economia dos Tigres Asiáticos se baseava na industrialização de produtos de baixo custo para exportação, assim atingindo maior mercado consumidor. O baixo custo era possível graças a mão de obra barata (péssimas condições trabalhistas e ambientais) e ao barateamento de impostos.

 Com tal crescimento econômico os Estados Unidos passaram a investir em educação e tecnologia nesses países, principalmente na Coréia do Sul, passando a produzir não somente os eletrônicos baratos mas também novas inovações tecnológicas de qualidade.

 Com tal investimento, os Tigres Asiáticos passaram a desenvolver suas próprias indústrias nacionais, temos como exemplo marcas sul coreanas como LG, Samsung e Hyundai. Já que os Tigres Asiáticos estavam se especializando cada vez mais em alta tecnologia, ficou para os Novos Tigres Asiáticos a função de vender eletrônicos baratos.

 

                                                                      

                                                                            8ºAULA

ETAPA 1: Após a leitura, questionamento e discussão, orientar aos estudantes a copiar e responder no caderno a atividade proposta na apostila.

 

 Obs:.Essa atividade pode ser xerocada ou copiar no quadro. Podendo ser usada como atividade avaliativa.

                                                                                ATIVIDADES

 

1. Cingapura, Taiwan, Hong Kong e Coreia do Sul são países que nos últimos anos têm mostrado forte crescimento econômico caracterizado por uma economia aberta e com grande parte da produção destinada à exportação. Esses países são conhecidos como: 

a) os quatro grandes. ( )  b) os leões orientais.  ( ) c) os quatro gigantes.  ( ) d) tigres asiáticos. ( )    e) templos de consumo.( )

2. Por apresentarem quais características Coreia do Sul, Hong Kong, Taiwan e Cingapura receberam a denominação Tigres Asiáticos?

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3. A arrancada industrial dos Tigres Asiáticos, pós-Segunda Guerra Mundial, coincide com a implantação da Guerra Fria no mundo bipolarizado da época. Esse fato só foi possível em virtude:

a) da ajuda financeira recebida na época do tesouro japonês, que sempre defendeu seus interesses econômicos na região. ( )

b) da poupança interna desses países que, mesmo antes da Segunda Guerra Mundial, já controlavam suas importações, estimulando as exportações de bens de consumo duráveis ( )

c) da ajuda financeira norte-americana, por meio do Plano Colombo, uma forma de instalar o cordão sanitário na região. ( )

d) da ajuda financeira soviética, que visava ampliar sua área de influência por toda a região. ( )

 e) da ajuda financeira mútua entre os países do bloco, que trocavam entre si matérias primas, tecnologias e uma intensa abertura do mercado consumidor de toda a região. ( )

4. Os “velhos tigres asiáticos”, entre os quais se destaca a Coreia do Sul, apresentaram uma situação bastante original: de simples montadores para exportação passaram a desenvolver tecnologia e, hoje, destacam-se como áreas de industrialização avançada. Pode-se apontar como um dos fatores responsáveis por essa transformação:

( ) a) as abundantes jazidas de minérios e combustíveis fósseis.

( ) b) a presença de sindicatos fortes e combativos.

( ) c) os investimentos maciços em educação e em pesquisas tecnológicas.

( ) d) o forte crescimento vegetativo que criou um grande mercado consumidor.

( ) e) a presença de Estados democráticos que exaltam a participação popular.

5. Explique o que foi o PLANO COLOMBO e como ele ajudou os Tigres Asiáticos.  _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

6. De acordo com o texto, no que se baseava a economia dos Tigres Asiáticos? _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

7. Após o desenvolvimento econômico dos Tigres Asiáticos, os Estados Unidos investiram bastante em tecnologia e educação, dessa forma os Tigres Asiáticos desenvolveram suas próprias indústrias nacionais que fazem sucesso em todo mundo. Cite algumas marcas conhecidas Sul Coreanas.__________________________________________________________________

8. Assim que os Tigres Asiáticos começaram a investir em inovações tecnológicas, outro grupo forte nasceu para fazer a função de fabricar eletrônicos de baixo custo, como esse grupo ficou denominado? ________________________________________________________________

 

                                                                                

RECURSOS(148 a 163)Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (1164 a 165)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

                                                                               

 Referencias:

Imagem: https://trabalhosparaescola.com.br/continente-americano/

Fonte: https://thomazgeo.wordpress.com/2018/03/21/america-divisao-etnico-social/

Fonte: http://www.tvassembleia.org/noticia.php?idNoticia=15827

Imagem : https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fcprepmauss.com.br%2Fud-xix-continente-asiatico%2F&psig=AOvVaw1-oi_VGt-ch-4umiUy6ZX0&ust=1664164287498000&source=images&cd=vfe&ved=0CAgQjRxqFwoTCPi6-ZuFr_oCFQAAAAAdAAAAABA7 Continente Asiático.

 

 

 

 

                                               Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário