8º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 8º ANO - 2024

 

                                               SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

Tema: Arte e Cultura em movimento: Itamaraju em foco.

Subtema: Arte e Cultura no mundo global.

Unidade Temática:  Natureza Ambientes e Qualidade de Vida.

Objetos do conhecimento:   Diversidade cultural e territorial dos povos originários da América".

Ano:                         Período:16 /09 a 28/09/24                                         Nº de Aulas: 4

              COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.  Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

                  COMPETÊNCIAS GERAIS

1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

6:Construir argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental  e o respeito à biodiversidade  e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza.

7:Agir  pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

       COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

                                               ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas. 

 

Sugestão : O professor(a)  usando o mesmo objeto de conhecimento, pode trabalhar uma outra opção  de atividade.                                                                        

 Sugetão: Abordar sobre o tema” Arte e cultura em movimento: Itamaraju em foco que será trabalhado durante a aplicação da sequência didática.

 

 Estimular aos estudantes a fazer uma pesquisa e explorar também a cultura indígena local, trazendo trazendo a história e exemplos de povos originários que vivem na região dos alunos, fortalecendo a conexão com o conteúdo.

Obs. Se possível convidar alguns indígenas para um momento de bate papo e apresentações, abrindo um espaço para mais conhecimento e interação com a cultura local.

Fonte de pesquisa: A revista A Geografia de Itamaraju.

 

 

1º Aula: : POVOS ORIGINÁRIOS

Objeto de conhecimento:  Diversidade e dinâmica da população mundial e local.

 

Objetivo:

·         Compreender as características culturais, sociais e territoriais dos povos originários da América.

·         Identificar a diversidade dos povos originários e seu legado na formação cultural e social do continente.

·         Analisar a influência dos povos originários na geografia atual da América, incluindo a organização territorial e os conflitos.

Metodologia:

·         Aula expositiva utilizando o livro didático Geografia espaço e interação.

·         Iniciar a aula fazendo a exposição do conteúdo Povos Originários”.

·         Solicitar que os estudantes analisem o mapa pré-colombiana: principais povos. Perguntar o que puderam observar e pedir que respondam oralmente.

Habilidade:

 (EF08GE14BA) Analisar os processos de desconcentração, descentralização e recentralização das atividades econômicas a partir do capital estadunidense e chinês em diferentes regiões no mundo, com destaque para o Brasil e a Bahia.

(EF08GE14IT) Analisar os processos de desconcentração, descentralização e recentralização das atividades econômicas a partir do capital estadunidense e chinês em diferentes regiões no mundo, com destaque para o Brasil e a Bahia a partir de Itamaraju.

(EF08GE20) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos.

:Desenvolvimento:

Etapa, fazer a exposição do objeto de conhecimento sobre “Povos Originários  iniciando com as perguntas de sondagem.

Etapa, realizar a leitura compartilhada das páginas 82 e 83 com a turma, com momento de questionamento,  discussão e socialização.

Avaliação:

Participação nas discussões /. Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

 

 

Aula 2:  POVOS ORIGINÁRIO  (Continuação).

Objeto de conhecimento: Diversidade e dinâmica da população mundial e local.

Metodologia:.

·         Sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas;

·         Resolução de atividades individuais e/ou em grupos.

Habilidade:

(EF08GE14BA) Analisar os processos de desconcentração, descentralização e recentralização das atividades econômicas a partir do capital estadunidense e chinês em diferentes regiões no mundo, com destaque para o Brasil e a Bahia.

(EF08GE14IT) Analisar os processos de desconcentração, descentralização e recentralização das atividades econômicas a partir do capital estadunidense e chinês em diferentes regiões no mundo, com destaque para o Brasil e a Bahia a partir de Itamaraju.

(EF08GE20) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos.

Desenvolvimento:

Etapa, dando continuidade ao objeto de conhecimento sobre “Povos Originários com as perguntas de sondagem.

Etapa, realizar a leitura compartilhada das páginas 84 e 85 com a turma, com momento de questionamento,  discussão e socialização.

3º Etapa: Após a leitura e interpretação coletiva com questionamentos e discussão. Solicitar aos estudantes a copiar e responder no caderno a atividade da página 85.Os estudantes irão realizar a atividade de forma individual e se possível realizar uma correção coletiva.    

Avaliação:

Participação nas discussões / Qualidade na resolução de atividades individuais / Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

 

 

Aula 3: DIREITOS DOS POVOS ORIGINÁRIOS NA AMÉRICA

Objeto de conhecimento: Diversidade e dinâmica da população mundial e local.                  

Objetivo:      

·         Reconhecer as principais civilizações pré-colombianas, como os Maias, Astecas e Incas.

·          Relacionar os povos originários com suas respectivas localizações geográficas.

Metodologia:

 Introdução do objeto de conhecimento o professor(a) orienta os estudantes a ler as informações trazidas pelo livro didático nas páginas 86, 87,88 e 89 sobre e colocar dentro deste debate seus pontos de vista criando autonomia para realizar atividades e posteriormente socializar.

Habilidade:

. (EF08GE05) Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra.

Desenvolvimento:

1º Etapa: Inicie com uma breve explicação do objeto de conhecimento sobre “Direitos dos povos originários na Améria” geográficas. Solicitar a leitura e interpretação coletiva das informações trazidas pelo livro didático nas páginas 86,87,88 e 89.

Use exemplos simples e cotidianos para ilustrar como as pessoas dividem e entendem o espaço ao seu redor.

2º Etapa: Orientar os estudantes a realizar a atividade 87 e 89 de forma individual.

3º Etapa: Realizar uma correção coletiva.                            

Participação nas discussões / Qualidade na resolução de atividades individuais / Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

 

 

                                   

Aula 4: ORGANISMOS DE INTEGRAÇÃO

Objeto de conhecimento:

Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial

Metodologia:

Sondagem dos conhecimentos prévio através do que foi trabalhado na aula anterior.

Leitura e interpretação de texto com questionamentos, discussão e socialização.

Resolução de atividades individuais e/ ou em grupo.

Habilidade:

 (EF08GE05) Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra.

(EF08GE06) Analisar a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica nos contextos americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas desses processos.

(EF08GE06IT) Analisar a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural (capoeira, festividades, comida, arte, etc.) e econômica nos contextos americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas desses processos.

Desenvolvimento:

1º Etapa: Promover a leitura coletiva do texto da página 90 e 91, com questionamentos e discussão.

2º Etapa: Os estudantes irão realizar a atividade de forma individual das páginas 91.

3º Etapa: Realizar uma correção coletiva.                            

Participação nas discussões / Qualidade na resolução de atividades individuais / Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

 

 

 

Obs. O professor(a) é livre fazer modificações ou utilizar outro material complementar desde que trabalhe o objeto de conhecimento.

 

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 82 a 91)

( ) Seminários; (x ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios;

( X) Atividade escrita; ( X ) Avaliação da participação; Outros:

REFERENCIAS:

 

Livro didático Geografia Espaço e Interação.

Fonte: A revista “A Geografia de Itamaraju”.     

 

 

                                                                                               

 

Atividade Complementar

 

 

1)      Leia a página 82 e  responda as questões abaixo:

 

 

A)   Explique o que você sabe sobre os povos pré-colombians.

 

B)   De acordo com o mapa, identifique cinco povos que habitam o atual território do Brasil antes da chegada dos europeus.?

 

2)    Responda as questões abaixo utilizando a página 84 :

 

A)   Quais povos podemos destacar entre centenas que habitavam na América Latina?

 

B)   O que aconteceu com o império Asteca em 1519, quando a partir das invasões espanholas liderara das por Hernán Cortés (1485-1547)?

 

 

 

Sugestão para estudantes que geralmente necessitam de adaptações pedagógicas ou um suporte mais estruturado.

Tema: Povos Originários da América

Objetivo:

  • Compreender quem são os Povos Originários da América, sua diversidade cultural e formas de organização antes da chegada dos europeus.

Atividade: Descobrindo os Povos Originários

Passo a Passo:

  1. Iniciar com uma conversa simples:
    • Pergunte aos estudantes: "Vocês sabem quem são os povos originários? O que vocês já ouviram falar sobre eles?"
    • Explique que os povos originários da América são aqueles que já viviam no continente antes da chegada dos europeus, como os astecas, maias e incas, entre outros.
  2. Exibir imagens:
    • Mostre imagens coloridas de diferentes povos originários (como maias, incas e astecas) e suas principais construções (exemplo: pirâmides maias, Machu Picchu).
    • Use um projetor ou imprima as imagens para que todos possam ver com clareza.
  3. Pequeno vídeo explicativo:
    • Exiba um vídeo curto (até 5 minutos) sobre a diversidade dos povos originários da América. O vídeo deve ser simples e de fácil compreensão.
  4. Explorar um mapa simples:
    • Entregue um mapa da América do Sul e Central, já com os locais destacados onde viviam os principais povos originários.
    • Explique de forma simplificada onde cada povo se localizava e peça para os estudantes colorirem o mapa. Por exemplo:
      • Pintar a área dos astecas de azul.
      • Pintar a área dos maias de vermelho.
      • Pintar a área dos incas de verde.
  5. Desafio de palavras:
    • Crie uma atividade com um caça-palavras que inclua nomes de povos originários e palavras relacionadas à sua cultura, como "Incas", "Maias", "Pirâmides", etc.
    • Os alunos podem trabalhar em dupla para encontrar as palavras.
  1. Discussão guiada:
    • Após as atividades, conduza uma discussão simples: "O que vocês aprenderam sobre esses povos?" "O que acharam mais interessante?"
    • Reforce que esses povos tinham uma cultura muito rica e diferente da europeia e que muitos de seus descendentes ainda vivem em diversas regiões do continente.

Recursos:

  • Imagens de povos originários e suas construções.
  • Mapa da América do Sul e Central.
  • Lápis de cor.
  • Vídeo curto sobre povos originários (disponível em plataformas de vídeo educacional).
  • Folhas para caça-palavras e para desenho.

Avaliação:

  • Observação da participação nas discussões.
  • Verificação do mapa colorido.
  • Identificação das palavras no caça-palavras.
  • Criatividade e esforço no desenho.

Obs. Essa atividade é pensada para facilitar a compreensão dos estudantes de nível 1 sobre os Povos Originários da América, utilizando recursos visuais e práticos, respeitando o ritmo de aprendizagem com uma abordagem lúdica e inclusiva.

 

Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

 

 

 

 

 

 

                                                                

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                 

 

                                                               

 

Atividade complementar

 

                                                                                                        _______________________________________________

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                    Que Deus continue protegendo e abençoando a todos  nós...     

Nenhum comentário:

Postar um comentário