SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
|
Tema: Arte e Cultura em
movimento: Itamaraju em foco. Subtema: Arte e Cultura no mundo
global. |
Unidade
Temática: Natureza Ambientes e Qualidade de Vida. Objetos
do conhecimento: Diversidade
cultural e territorial dos povos originários da América". |
Ano: 8º Período:16 /09 a 28/09/24 Nº
de Aulas: 4 |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
1. Utilizar
os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar
o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas. 2. Estabelecer
conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a
importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres
humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história. 3.
Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do
raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço,
envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição,
extensão, localização e ordem. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
1.Valorizar
e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo
físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar
aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática
e inclusiva. 6:Construir
argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e
pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e
o respeito à biodiversidade e ao outro ,sem preconceito de
qualquer natureza. 7:Agir pessoal e
coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade
,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões socioambientais
,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; autoestima;
autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de
buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
OBS: Professores,
essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida
de vocês e dos estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos
,ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas
atividades realizadas. |
Sugestão
:
O
professor(a) usando o mesmo objeto de
conhecimento, pode trabalhar uma outra opção de atividade.
Sugetão: Abordar sobre
o tema” “Arte e cultura em movimento: Itamaraju em foco”
que
será trabalhado durante a aplicação da sequência didática.
Estimular aos estudantes a fazer
uma pesquisa e explorar
também a cultura indígena local, trazendo trazendo a história e exemplos de
povos originários que vivem na região dos alunos, fortalecendo a conexão com o
conteúdo.
Obs. Se possível convidar alguns indígenas para um
momento de bate papo e apresentações, abrindo um espaço para mais conhecimento
e interação com a cultura local.
Fonte de pesquisa: A revista A Geografia de
Itamaraju.
1º Aula: : POVOS ORIGINÁRIOS
Objeto de conhecimento: Diversidade e dinâmica da população
mundial e local. Objetivo: ·
Compreender as características culturais,
sociais e territoriais dos povos originários da América. ·
Identificar a diversidade dos povos
originários e seu legado na formação cultural e social do continente. ·
Analisar a influência dos
povos originários na geografia atual da América, incluindo a organização
territorial e os conflitos. |
Metodologia: ·
Aula expositiva utilizando o livro didático Geografia espaço e
interação. ·
Iniciar a aula fazendo a exposição do conteúdo “ Povos Originários”. ·
Solicitar
que os estudantes analisem o mapa pré-colombiana: principais povos. Perguntar
o que puderam observar e pedir que respondam oralmente. |
Habilidade: (EF08GE14BA) Analisar os
processos de desconcentração, descentralização e recentralização das atividades
econômicas a partir do capital estadunidense e chinês em diferentes regiões
no mundo, com destaque para o Brasil e a Bahia. (EF08GE14IT) Analisar
os processos de desconcentração, descentralização e recentralização das
atividades econômicas a partir do capital estadunidense e chinês em
diferentes regiões no mundo, com destaque para o Brasil e a Bahia a partir de
Itamaraju. (EF08GE20) Analisar
características de países e grupos de países da América e da África no que se
refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e
discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza
e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que
resulta na espoliação desses povos. |
:Desenvolvimento: 1º Etapa,
fazer a exposição do objeto de conhecimento sobre “Povos Originários ” iniciando com as perguntas de sondagem. 2º Etapa,
realizar a leitura compartilhada das páginas 82 e 83 com a turma, com momento
de questionamento, discussão e socialização. Avaliação: Participação nas discussões /. Reflexão final sobre o aprendizado da
aula. |
Objeto de conhecimento: Diversidade e dinâmica da população mundial e local. |
||
Metodologia:. ·
Sondagem dos conhecimentos
prévios através de imagens, ou, atividades práticas; ·
Resolução de atividades
individuais e/ou em grupos. |
||
Habilidade: (EF08GE14BA) Analisar
os processos de desconcentração, descentralização e recentralização das
atividades econômicas a partir do capital estadunidense e chinês em
diferentes regiões no mundo, com destaque para o Brasil e a Bahia. (EF08GE14IT) Analisar
os processos de desconcentração, descentralização e recentralização das
atividades econômicas a partir do capital estadunidense e chinês em
diferentes regiões no mundo, com destaque para o Brasil e a Bahia a partir de
Itamaraju. (EF08GE20) Analisar
características de países e grupos de países da América e da África no que se
refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e
discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza
e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que
resulta na espoliação desses povos. |
||
Desenvolvimento: 1º Etapa,
dando continuidade ao objeto de conhecimento sobre “Povos Originários ” com as perguntas de sondagem. 2º Etapa,
realizar a leitura compartilhada das páginas 84 e 85 com a turma, com momento
de questionamento, discussão e
socialização. 3º Etapa: Após a
leitura e interpretação coletiva com questionamentos e discussão. Solicitar
aos estudantes a copiar e responder no caderno a atividade da página 85.Os
estudantes irão realizar a atividade de forma individual e se possível realizar
uma correção coletiva.
|
||
Aula 3: DIREITOS
DOS POVOS ORIGINÁRIOS NA AMÉRICA |
||
Objeto de conhecimento: Diversidade e dinâmica da
população mundial e local. Objetivo: ·
Reconhecer as principais civilizações
pré-colombianas, como os Maias, Astecas e Incas. ·
Relacionar os povos originários com suas
respectivas localizações geográficas. |
||
Metodologia: Introdução do objeto de conhecimento o
professor(a) orienta os estudantes a ler as informações trazidas pelo livro
didático nas páginas 86, 87,88 e 89 sobre e colocar dentro deste debate
seus pontos de vista criando autonomia para realizar atividades e posteriormente
socializar. |
||
Habilidade: .
(EF08GE05) Aplicar os conceitos de
Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e
tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na
América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra. |
||
Desenvolvimento: 1º Etapa: Inicie
com uma breve explicação do objeto de conhecimento sobre “Direitos
dos povos originários na Améria” geográficas.
Solicitar a leitura e interpretação coletiva das informações trazidas
pelo livro didático nas páginas 86,87,88 e 89. Use
exemplos simples e cotidianos para ilustrar como as pessoas dividem e
entendem o espaço ao seu redor. 2º Etapa: Orientar
os estudantes a realizar a atividade 87 e 89 de forma individual. 3º Etapa:
Realizar uma correção coletiva.
|
Aula 4: ORGANISMOS
DE INTEGRAÇÃO |
||
Objeto de conhecimento: Corporações
e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial |
||
Metodologia: Sondagem dos conhecimentos prévio através do
que foi trabalhado na aula anterior. Leitura e interpretação de texto com
questionamentos, discussão e socialização. Resolução de atividades individuais e/ ou em
grupo. |
||
Habilidade: (EF08GE05)
Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o
entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para
as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas
regionalizações a partir do pós-guerra. (EF08GE06) Analisar a atuação das
organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica nos
contextos americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência,
marcas desses processos. (EF08GE06IT) Analisar
a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural
(capoeira, festividades, comida, arte, etc.) e econômica nos contextos
americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas
desses processos. |
||
Desenvolvimento: 1º Etapa: Promover
a leitura coletiva do texto da página 90 e 91, com
questionamentos e discussão. 2º Etapa: Os
estudantes irão realizar a atividade de forma individual das páginas 91. 3º Etapa:
Realizar uma correção coletiva.
|
Obs.
O professor(a) é livre fazer modificações ou utilizar outro material
complementar desde que trabalhe o objeto de conhecimento.
AVALIAÇÃO: (
) Prova; ( ) Trabalho; ( x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 82 a 91)
( ) Seminários; (x )
Apresentação oral; ( ) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios;
( X) Atividade escrita; ( X ) Avaliação da
participação; Outros:
REFERENCIAS:
Livro didático
Geografia Espaço e Interação.
Fonte: A revista “A Geografia de Itamaraju”.
Atividade Complementar
1)
Leia a página 82 e responda as questões abaixo:
A) Explique o que você sabe sobre os povos pré-colombians.
B) De acordo com o mapa, identifique cinco povos que habitam o atual
território do Brasil antes da chegada dos europeus.?
2) Responda as questões abaixo utilizando a página 84 :
A) Quais povos podemos destacar entre centenas que habitavam na América
Latina?
B) O que aconteceu com o império Asteca em 1519, quando a partir das
invasões espanholas liderara das por Hernán Cortés (1485-1547)?
Sugestão para estudantes que
geralmente necessitam de adaptações pedagógicas ou um suporte mais estruturado.
Tema:
Povos Originários da América
Objetivo:
- Compreender quem são
os Povos Originários da América, sua diversidade cultural e formas de
organização antes da chegada dos europeus.
Atividade:
Descobrindo os Povos Originários
Passo a
Passo:
- Iniciar
com uma conversa simples:
- Pergunte aos
estudantes: "Vocês sabem quem são os povos originários? O que vocês
já ouviram falar sobre eles?"
- Explique que os povos
originários da América são aqueles que já viviam no continente antes da
chegada dos europeus, como os astecas, maias e incas, entre outros.
- Exibir
imagens:
- Mostre imagens
coloridas de diferentes povos originários (como maias, incas e astecas) e
suas principais construções (exemplo: pirâmides maias, Machu Picchu).
- Use um projetor ou
imprima as imagens para que todos possam ver com clareza.
- Pequeno
vídeo explicativo:
- Exiba um vídeo curto
(até 5 minutos) sobre a diversidade dos povos originários da América. O
vídeo deve ser simples e de fácil compreensão.
- Explorar
um mapa simples:
- Entregue um mapa da
América do Sul e Central, já com os locais destacados onde viviam os
principais povos originários.
- Explique de forma
simplificada onde cada povo se localizava e peça para os estudantes
colorirem o mapa. Por exemplo:
- Pintar
a área dos astecas de azul.
- Pintar
a área dos maias de vermelho.
- Pintar
a área dos incas de verde.
- Desafio
de palavras:
- Crie uma atividade
com um caça-palavras que inclua nomes de povos originários e palavras
relacionadas à sua cultura, como "Incas", "Maias",
"Pirâmides", etc.
- Os alunos podem
trabalhar em dupla para encontrar as palavras.
- Discussão
guiada:
- Após
as atividades, conduza uma discussão simples: "O que vocês aprenderam
sobre esses povos?" "O que acharam mais interessante?"
- Reforce
que esses povos tinham uma cultura muito rica e diferente da europeia e
que muitos de seus descendentes ainda vivem em diversas regiões do
continente.
Recursos:
- Imagens de povos originários
e suas construções.
- Mapa da América do Sul
e Central.
- Lápis de cor.
- Vídeo curto sobre
povos originários (disponível em plataformas de vídeo educacional).
- Folhas para
caça-palavras e para desenho.
Avaliação:
- Observação da
participação nas discussões.
- Verificação do mapa
colorido.
- Identificação das
palavras no caça-palavras.
- Criatividade e esforço
no desenho.
Obs. Essa atividade é pensada
para facilitar a compreensão dos estudantes de nível 1 sobre os Povos
Originários da América, utilizando recursos visuais e práticos, respeitando o
ritmo de aprendizagem com uma abordagem lúdica e inclusiva.
Atividade
complementar
_______________________________________________
Que Deus continue protegendo e
abençoando a todos nós...
Nenhum comentário:
Postar um comentário