8º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 9º ANO - 2023

 

                                                   SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

 Tema:   Territorialidade, identidade étnica e multiculturalismo no Bicentenário da Independência da Bahia. 

Subtema: : Territorialidade, identidade  étnica e multiculturalismo na Geografia e no mundo.

UNIDADE TEMÁTICA:  Formas de Representação e Pensamento Espacial.

Objetos do conhecimento: Leitura e Elaboração de Mapas Temáticos, Croquis e Outras Formas de Representação Para Analisar Informações Geográficas.    

Objetivo geral: 

• identificar, reconhecer e representar, no mapa, a formação da Comunidade de Estados Independentes como estratégia militar e econômica;

• reconhecer e compreender que a Europa Oriental está em nível de desenvolvimento diferente do Leste Europeu;

• compreender a diversidade étnico-cultural e os consequentes conflitos existentes na região do Leste Europeu;

 • compreender os principais aspectos econômicos, sociais e do espaço físico da Rússia e sua influência na Europa Oriental e no Leste Europeu.

Ano:                           Período: 23/10  a  15/10 de 2023                                    Nº de Aulas: 8

HABILIDADES

 (EF09GE03) Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o principio do respeito às diferenças.

(EF09GE05) Analisar fatose situações para compreender a integração mundial(economia, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização

(EF09GE07) Analisar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia.

(EF09GE09) Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicos e pressões dosbre seus ambientes físico-naturais.

(EF09GE10) Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania.

(EF09GE12) Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.

(EF09GE12BA) Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil e a Bahia.

(EF09GE12IT) Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil, a Bahia, a mesorregião do Sul Baiano e o município de Itamaraju.

(EF09GE13) Analisar a importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima.

(EF09GE14) Elaborar e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticas e esquemáticos(croquis) e anamorfoses geográficos para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdade sociopolíticas e geopolíticas mundiais.

(EF09GE16) Identificar e comparar diferentes domínios mofoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania

                          COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1-Reconher e compreender que a Russia está a nivel de desenvolvimento

2- Compreender a diversidade étnico-cultural e os consequentes conflitos existentes Rússia

3- Compreender os principais aspectos econômicos, sociais, e do espaço físico da Rússia e sua influência na Europa Oriental e no Leste Eurpeu

4-.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

5. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

6. Desenvolver o pensamento espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e iconográficas, de diferentes gêneros textuais e das geotecnologias para a resolução de problemas que envolvam informações geográficas

                             COMPETÊNCIAS GERAIS

 1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

                 COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

  Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de quarto semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos, ficando mais fácil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

OBS:. É importante o professor(a) falar sobre o tema Territorialidade, identidade étnica e multiculturalismo no Bicentenário da Independência da Bahia ”, sendo ele  livre para promover um momento de produção de um cordel, um texto ou uma paródia sobre o tema abordado.

Sugestão:

 Multiculturalismo é a inter-relação de várias culturas em um mesmo ambiente. É um fenômeno social que pode ser relacionado com a globalização e as sociedades pós-modernas.

 Alguns países apresentam uma maior multiculralidade.Muito devido aos diferentes grupos de imigrantes recebidos, mas também por observar outros fatores de integração e o desenvolvimento de novas culturas  a partir do choque cultural.

https://www.significados.com.br/multiculturalismo/>.acesso em 17 jan.2019.

 O multiculturalismo favorece a mudança nas relações vividas pelos indivíduos, inserindo dentro do contexto as questões como identidade, diferenças de classe, gênero e etnia, entre outros.

 Com o intuito de evidenciar as heranças genéticas, esse tema da a oportunidade aos professores a de trabalhar a conscientização sobre o preconceito cultural, racial e social, aos direitos humanos. Estimulando os estudantes a expor o seu ponto de vista através de debates e questionamentos, dentro dos limites, destacando o respeito pelos direitos  humanos e pelas liberdades fundamentais.

 

                                                                                       1º aula

ETAPA 1: Nestas etapas levantamento de conhecimentos prévios da aula anterior, em seguida explanação do objeto de conhecimento sobre a Ásia .

  

                                                                             Ásia

 A Ásia é o continente mais populoso do mundo. Possui regiões muito povoadas e outras com índices baixos de povoamento, por serem desérticas ou montanhosas. A variedade religiosa também caracteriza o continente asiático, considerado o berço das três maiores religiões do planeta: o cristianismo, o islamismo e o hinduísmo. Muitas outras religiões são praticadas no continente, como o xintoísmo, no Japão, o judaísmo, em Israel, e o budismo, na China.

Existem no continente países com maior desenvolvimento, como Japão e Coreia do Sul, que apresentam economias dinâmicas, mão de obra altamente qualificada e altos níveis socioeconômicos; outros com índices altos e medianos, mas que apresentaram crescimento nas últimas décadas, como a China e os Tigres Asiáticos; e, finalmente, países com baixíssimos índices de desenvolvimento, como o Afeganistão e o Iêmen.

Atividades Econômicas

As atividades econômicas são muito diversificadas: há a prática da agricultura de subsistência, com pouca produtividade, a presença de indústrias que empregam mão de obra barata, campos com agricultura altamente mecanizada, indústrias que empregam alta tecnologia e elevados investimentos em pesquisa e ciência.

População da Ásia

A Ásia reúne mais da metade da população mundial. A Índia e a China são os países mais populosos do continente — e do mundo —, somando mais de 2,5 bilhões de habitantes. A distribuição da população pelo continente é irregular. Há áreas onde a densidade demográfica ultrapassa 1 000 habitantes por quilômetro quadrado, como Bangladesh, e outras que registram menos de 10 habitantes por quilômetro quadrado, como desertos e altas montanhas.

Políticas de controle demográfico

Em termos absolutos, a população asiática está em crescimento. Os fatores que colaboram para esse fenômeno são as elevadas taxas de natalidade, associadas à redução da mortalidade ao longo do século XX, possibilitadas pela melhoria das condições de higiene e pela ampliação do atendimento médico-hospitalar. No entanto, em termos relativos, a população tende a crescer menos na maioria dos países asiáticos, em alguns casos em decorrência de esforços governamentais para reduzir as taxas de natalidade.

Desigualdades socioeconômicas

A Ásia é um continente marcado por desigualdades sociais. Grande parcela da população asiática é analfabeta e tem baixo poder aquisitivo. Embora os indicadores sociais tenham apresentado melhora nos últimos anos, as taxas de mortalidade infantil continuam elevadas, e a expectativa de vida permanece baixa. Em 2017, o analfabetismo atingia 61% dos afegãos e 42% dos paquistaneses.

Os melhores índices educacionais da Ásia são encontrados no Japão, na Coreia do Sul e em Israel, que possui quase 100% da população alfabetizada e mão de obra altamente qualificada.

 

Urbanização e pressão sobre o meio ambiente

Apesar de a população asiática ser predominantemente rural, existem no continente grandes aglomerações urbanas, como em Tóquio, no Japão; em Nova Délhi, na Índia; e em Xangai, na China.

 Apesar de a população asiática ser predominantemente rural, existem no continente grandes aglomerações urbanas, como em Tóquio, no Japão; em Nova Délhi, na Índia; e em Xangai, na China.

Nas regiões com aglomerações urbanas, especialmente nos países em desenvolvimento, grande parte da população vive em situações precárias, com infraestrutura deficitária, como falta de saneamento básico e ausência de transporte público de qualidade.

 

 DIVERSIDADE CULTURAL E RELIGIOSA

 

 A Ásia abriga diversos povos e culturas. No continente, coexistem muitas línguas e dialetos. Os idiomas mais difundidos são o mandarim, o hindi, o árabe, o japonês, bem como os idiomas eslavos e o inglês.

No que diz respeito às religiões, observa-se a prática do islamismo no Oriente Médio e parte da Ásia, do hinduísmo e do budismo na Ásia Meridional e no Sudeste Asiático. O cristianismo é praticado por diversos grupos dispersos pelo continente.

 AGROPECUÁRIA

 

 Grande parte da população da Ásia se concentra em áreas rurais, e suas atividades estão voltadas para o setor primário da economia. A agropecuária e a exploração dos recursos naturais são atividades fundamentais, sobretudo para os países em desenvolvimento no continente.

 

 Agricultura

 

 A agricultura praticada na Ásia varia em termos do tipo de cultura, do nível de tecnologia empregada e do destino da produção. Em geral, as atividades agrícolas no continente asiático são realizadas com pouca tecnologia, baixo nível de mecanização e emprego de mão de obra familiar, e a produção é destinada basicamente ao consumo interno. Vários povos praticam a agricultura de subsistência, para consumo da própria família. Porém, há países, como Japão e Israel, que empregam técnicas modernas com alta produtividade.

 

 Pecuária

 

 A pecuária na Ásia é praticada, principalmente, de forma extensiva, e a maior parte da produção é voltada para a subsistência. Os principais rebanhos são de bovinos, suínos, ovinos e bufalinos.

 

 Nos últimos anos, o continente asiático passou por um processo de intensa industrialização, que ficou concentrado, porém, em alguns países. De modo geral, o crescimento econômico e industrial asiático ocorreu por meio de políticas de curto e médio prazos, que atraíram indústrias de outros países em combinação com altos investimentos em educação e desenvolvimento de tecnologia. Entre os países asiáticos, o Japão figura como o mais industrializado, apresentando modernos sistemas de produção, que são referências mundiais nos setores de informática, robótica, eletroeletrônico e automobilístico.

 A indústria da Coreia do Sul, embora seja mais recente, atua em diversos setores, desde automobilístico até o naval. O crescimento da indústria de alta tecnologia nestes países está diretamente ligado aos volumosos recursos investidos em universidades e institutos de pesquisa.

 No Sudeste Asiático, o processo de industrialização ocorreu de maneira acelerada nas últimas décadas em Taiwan, Coreia do Sul, Cingapura, Hong Kong e, mais recentemente, na Malásia, no Vietnã, na Indonésia, nas Filipinas e na Tailândia. Nesse grupo de países, os parques industriais se desenvolveram principalmente por meio da produção e da exportação em larga escala de artigos com preços altamente competitivos no mercado internacional.

 A Índia também apresentou considerável crescimento industrial nas últimas décadas, sobretudo nos setores mecânico, têxtil, siderúrgico e de informática.

 Já a China tem apresentado um dos mais elevados índices de crescimento do mundo, em boa parte em razão da mão de obra abundante e barata, da grande disponibilidade de matéria-prima e da presença de um mercado consumidor crescente.

 

2º Aula

ETAPA 1: Após a leitura compartilhada  orientar os estudantes a copiar e responder no caderno a atividade disponível na apostila.

                                                                                  Atividade complementar

 

 

1) A população mundial apresentou um aumento significativo ao longo da história. Um conjunto de mudanças está atribuído ao crescimento da população do mundo, entre elas está:

A) a atenuação do crescimento vegetativo entre países economicamente mais pobres do planeta.

B) a substituição da mão de obra mecanizada nas grandes fazendas de produção de alimentos.

C) o deslocamento de refugiados de países subdesenvolvidos para nações mais industrializadas.

D)  o processo de urbanização ocorrido por meio do êxodo da população do campo para a cidade.

2) O crescimento da expectativa de vida é um fator determinante para a ampliação da população mundial. Os dados positivos desse indicador demográfico estão diretamente relacionados com

A) a melhoria da oferta de saneamento básico.

B) a mecanização das atividades agrícolas.

C) a concentração de rendimentos financeiros.

D) o consumo de alimentos industrializados.

3)  Os indicadores demográficos são ferramentas importantes para avaliar a geografia da população mundial. No contexto global, houve, ao longo dos últimos séculos, um constante crescimento populacional, verificado por meio da

A) retração do crescimento vegetativo.

B) elevação da distribuição de renda.

C) ampliação da razão entre os sexos.

D) diminuição da mortalidade infantil.

4-  Quanto a população asiática qual seria sua posição em relação aos outros continentes? Quais são os dois países mais populosos da Ásia e do Mundo? Quantos bilhões de habitantes vivem nesses países?

5- Descreva brevemente às características da Agricultura praticada no continente asiático.

6- Qual é o tipo de Pecuária que é praticada na Ásia?

7- Qual o país mais industrializado da Ásia? Descreva brevemente sua atividade indústria.

8- Quais características da China favorecem os elevados índices de crescimento industrial e econômico mundiais que o país tem apresentado?

                                                                        3º aula

ETAPA 1 e 2: Essas etapas o professor(a) pode orientar os estudantes a fazer a leitura e interpretação de texto. Em seguida explicação e questionamento sobre o conteúdo abordado.

 A China é o terceiro maior país do mundo em extensão e abriga a maior população do planeta (cerca de 1,3 bilhão de habitantes). Nela se localizam obras extraordinárias, como a Grande Muralha, o Grande Canal e a usina hidrelétrica de Três Gargantas. O socialismo na China foi instituído após uma guerra civil que levou Mao Tsé-tung ao poder. Com a morte de Mao, em 1976, assumiu o poder Deng Xiaoping, que promoveu uma série de reformas econômicas a partir da década de 1980. Tais reformas proporcionaram à China altas taxas de crescimento econômico e aumentos significativos da renda per capita, tirando milhões de chineses da situação de pobreza. Contudo, não houve mudanças no sistema político, e o poder permanece centralizado no Partido Comunista.

 

 O PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO CHINÊS

 

 A partir do século XIII, a China passou a estabelecer contato com o Ocidente por rotas comerciais até a Europa. Com as Grandes Navegações, os europeus passaram a se interessar cada vez mais pelo Oriente. No século XVI, os portugueses estabeleceram a colônia de Macau, no litoral sul da China. No início do século XIX, o domínio ocidental instalou-se efetivamente na região.

Porém, a partir da segunda metade do século XIX, o crescimento populacional, o aumento dos impostos e a corrupção levaram o grande império à decadência e à fragmentação de parte do seu território — controlado por rebeldes, com o apoio de potências europeias (como a Inglaterra e a França), e pelo Japão.

Movimentos nacionalistas contrários à ocupação estrangeira intensificaram-se e, em 1912, o imperador foi deposto. Iniciou-se então um período republicano. Porém, os problemas econômicos, políticos e sociais persistiram, pois a China continuava muito dependente das potências estrangeiras. A crise social conduziu o país a uma longa guerra civil, opondo nacionalistas, liderados por Chiang Kai-shek, e comunistas, sob o comando de Mao Tsé-tung e do Partido Comunista Chinês. A guerra civil chegou ao fim em 1949, quando os comunistas implantaram a República Popular da China, com um modelo político e econômico socialista.

 

 Da China socialista à abertura econômica

 

 Inicialmente, o modelo chinês baseou-se no exemplo da União Soviética, sua aliada até o final da década de 1950, quando se deu o rompimento político com a então superpotência mundial.

Durante toda a década de 1960, a China viveu um isolamento internacional. A partir de 1966, o governo promoveu a chamada Revolução Cultural, uma campanha que levou à radicalização do regime comunista e ao fortalecimento do poder pessoal de Mao Tsé-tung. Para isso, estimulou a população, em especial a juventude, a se rebelar contra seus adversários dentro do Partido Comunista Chinês. Cerca de 20 milhões de estudantes formavam as Guardas Vermelhas, perseguindo a todos os que não seguiam os ideais do “Livro Vermelho”.

A morte de Mao Tsé-tung, em 1976, abriu caminho para a ascensão do político Deng Xiaoping. Com a mudança no poder, em 1977, a Revolução Cultural foi oficialmente encerrada. Deng Xiaoping iniciou amplas reformas econômicas na China, visando à abertura para o modelo capitalista.

 

 ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO

 

 No final da década de 1950, a China lançou a política econômica denominada Grande Salto para a Frente. O projeto, inspirado no modelo econômico e industrial soviético, estabeleceu a criação de um pátio industrial diversificado, com indústrias de base e bélicas. As indústrias mecânica e siderúrgica receberam atenção especial e passaram a se desenvolver de forma acentuada.

No entanto, outras políticas econômicas fracassaram. A implantação de uma reforma agrária estatal, com a criação das Comunas Populares, desorganizou a produção de alimentos e contribuiu para a grande fome que, entre 1959 e 1962, matou cerca de 20 milhões de chineses.

Com as reformas econômicas introduzidas por Deng Xiaoping, a atividade industrial voltou a se expandir, possibilitando o desenvolvimento das indústrias de bens de consumo, que, atualmente, têm recebido vultosos investimentos de empresas estrangeiras com filiais instaladas nas ZEEs — principalmente as de Xangai (o mais importante centro industrial chinês) e Guangzhou. Em 2001, a China entrou na Organização Mundial do Comércio (OMC), sinalizando o desenvolvimento de uma economia competitiva e de caráter nitidamente capitalista.

 

 Recursos minerais e energia

 

 A industrialização exige grande quantidade de recursos minerais. A China possui muitas reservas de carvão, sua principal fonte de energia, e de petróleo, embora esteja entre os maiores importadores de petróleo do mundo. O país também extrai outros minérios, como tungstênio, estanho, cobre, chumbo, zinco, ferro e urânio, que favorece a implantação de usinas nucleares.

 O grande potencial hidrelétrico chinês passou a ser intensamente explorado com a construção da hidrelétrica de Três Gargantas, no rio Yang-tse (Azul). No entanto, a maior parte da energia consumida na China é produzida por termelétricas, que empregam o carvão mineral e geram intensa poluição nos grandes centros urbanos chineses.

 

 Agricultura e pecuária

 

 A grande extensão do território chinês, associada à diversidade de solos e climas, favoreceu o desenvolvimento de diferentes culturas agrícolas. As principais áreas produtoras estão na parte oriental do país, onde o relevo pouco acentuado e a abundância de água favorecem o desenvolvimento da agricultura.

A China é o maior produtor mundial de arroz. Cultivando também trigo, soja e algodão.

Na pecuária, a criação de suínos é a mais importante — a China tem o maior rebanho do mundo. Também têm destaque os rebanhos de equinos, ovinos, bovinos e a criação de aves.

 

 POPULAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

 

 A população da China caracteriza-se pela diversidade étnica e cultural. Existem no país 56 etnias reconhecidas oficialmente, embora 91,6% dos chineses pertençam à etnia han. São falados no país diversos idiomas, e as diferenças religiosas também são consideráveis.

 A população chinesa está distribuída de forma desigual no território. A parte oeste apresenta vazios demográficos. As maiores concentrações demográficas estão nas planícies costeiras e na região oriental, ao longo dos vales dos grandes rios. Xangai e Beijing (ou Pequim, capital do país), as duas cidades mais importantes e populosas, somam mais de 43 milhões de habitantes.

 A distribuição de riqueza na China também é desigual. Os índices mais altos do Produto Interno Bruto (PIB) per capita, por exemplo, mostram que a riqueza do país está muito mais concentrada nas áreas costeiras, onde se encontram as ZEEs e as indústrias de alta tecnologia. O interior do país apresenta os menores índices.

 

 POLÍTICA INTERNA

 

 O sistema político da China permanece sob um regime fechado e centralizado na estrutura de um partido único. Desde a Revolução Chinesa, o país reprimiu manifestações populares em favor de maior liberdade de expressão e da democracia e perseguiu aqueles que eram contra as políticas de governo. Também são reprimidos os movimentos em prol da democracia e da liberdade nas regiões que defendem a separação em relação à China, seja por razões econômicas e políticas.

Nos últimos anos, organizações de direitos humanos, ativistas, líderes religiosos têm denunciado perseguições políticas e o forte controle estatal sobre a sociedade civil, sobretudo por meio da censura dos veículos de imprensa, em especial na internet.

 

 Tibete livre

 

 O Tibete, localizado no sudoeste da China, é uma região que guarda costumes milenares e abriga população de maioria étnica tibetana e de religião budista. Foi invadido pelo exército de Mao Tsé-tung e incorporado ao território chinês em 1950, por interesses econômicos e geopolíticos. Com a invasão chinesa, muitas rebeliões foram lideradas por monges budistas tibetanos, que tiveram de se refugiar em outras regiões, sobretudo no norte da Índia, com o intuito de manter suas práticas religiosas.

 

 

4ª aula

ETAPA 1 e 2:Nestas etapas continuação do conteúdo abordado na aula anterior.

 

 POTÊNCIA REGIONAL

 

 Cada vez mais a China se consolida como potência no continente asiático, posição até recentemente ocupada com exclusividade pelo Japão. Além de exercer liderança sobre o grupo de países chamado de Tigres Asiáticos e territórios adjacentes, o país é um grande aliado da Coreia do Norte. A China fornece armas e dinheiro para o país comunista. Também tem forte influência na Oceania, principalmente na Austrália e na Nova Zelândia.

 

 China e África

 

 O acelerado crescimento econômico chinês implica demanda crescente de matérias-primas e fontes de energia. Por esse motivo, a China passou a ter grande interesse nas relações com países africanos, uma vez que o subsolo da África é rico em minérios e algumas fontes energéticas, especialmente petróleo. Nos últimos anos, a China se aproximou de diversos países africanos, como República Democrática do Congo, Sudão, África do Sul, Angola e Moçambique.

 

 Influência global

 

 Por ser uma das maiores economias emergentes do mundo atual, a China exerce papel fundamental nas relações internacionais, despontando como uma importante liderança, principalmente nos continentes asiático e africano e na América Latina. Sem se alinhar com os Estados Unidos ou com a Rússia, a China mantém uma posição de independência, muitas vezes apoiando países em desenvolvimento em importantes questões mundiais. Como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, com direito a veto, sua participação nos assuntos de interesse global é importante para manter o equilíbrio de forças entre as nações.

Para se firmar no cenário internacional enquanto potência do século XXI, a China vem destinando investimentos em diversos setores, tanto internos como em outras regiões do mundo.

No setor aeroespacial, a China conta com o Programa Beidou, que tem atualmente 14 satélites em operação, além da implantação do maior radiotelescópio do mundo, da construção de uma estação espacial própria e planos para levar o ser humano novamente à Lua e a Marte nos próximos anos.

No setor energético, os investimentos são destinados a buscar soluções ambientais e a ampliar a capacidade de energia considerada limpa e de ponta, como forma de atender às exigências estabelecidas pelo Acordo de Paris.

 

Vídeo aula sobre a China

https://www.youtube.com/watch?v=2BiWp8KnRPw (China: potência do século XXI - Brasil Escola)

 

OBS: Pode-se utilizar o vídeo para fazer um questionário e os alunos vão assistindo o vídeo e respondendo às perguntas, podem copiar do quadro ou quem poder imprimi as perguntas e entrega aos alunos.

 

                                                 

                                                                                   5ª aula

ETAPA 1 e 2: Iniciar a etapa com um bom dia ou boa tarde, chamada e levantamento prévio da aula anterior. Em seguida o professor(a) terá  4 opções de atividades para escolher e  trabalhar com os estudantes e na segunda etapa fazer a correção da atividade e promover um momento de tirá dúvidas.

 

 

                                                                              Atividades

1° opção :

Atividade do livro página 191.

2º opção :

O professor pode usar o resumo e montar uma atividade de interpretação de texto, tirando as perguntas do próprio resumo.

3° opção:

O professor que tiver acesso a internet na escola onde trabalha, esse quiz abrange todo conteúdo sobre a China, pode ser colocado na tv através do cabo HDMI e o notebook  ou espelhar do celular para o computador.

https://wordwall.net/pt/resource/5069458/geografia/china-9%C2%BA-ano

 

4° opção :

Atividade de fixação

 

1)    A China é apontada, hoje, como uma futura superpotência mundial. Apesar de sua abertura gradual e do aumento das desigualdades sociais, o país oferece uma série de vantagens para o capitalismo internacional. Assinale a única alternativa FALSA em relação a essas vantagens:

a) O grande mercado consumidor real e potencial que o país oferece.

b) A localização privilegiada junto às economias que mais crescem no mundo contemporâneo.

c) A sólida infraestrutura em termos de transportes, energia e comunicações.

d) Mão de obra muito farta e extremamente barata em relação a outros países da região.

 

2)    Existem, na China, inúmeros grupos étnicos que se dividem em mais de 56 agrupamentos diferentes. No entanto, o maior deles é o povo _______________, com cerca de 90% da população total da China. A presença desses grupos em um mesmo território foi marcada por alguns conflitos e pela rivalidade, fatos que têm sido controlados pelo governo.

A alternativa que preenche corretamente a lacuna e que corresponde à maior etnia chinesa é?

a) Han          b) Zhuang

      c) Manchu     d) Hui

3)  Pode-se afirmar que no território chinês existem duas Chinas. Sobre as disparidades regionais entre essas duas realidades, podemos afirmar que:

a) A porção Oriental é extremamente rica e a Ocidental é extremamente pobre, em virtude de fatores exclusivamente naturais.

b) A China Ocidental é mais rica e industrializada que a Oriental, em virtude da adoção de medidas nessa região que a tornaram independente do restante do país.

c) Os avanços na China Oriental devem-se à implantação, nessa região, das ZPEs (Zonas de Proteção às Exportações), ao contrário da China Oriental, que vive, por opção do governo chinês, em uma economia basicamente agrária e estagnada.

d) A China Ocidental é a grande responsável pelo crescimento chinês, porque nela foram adotados os valores culturais e econômicos do capitalismo ocidental.

4)  A China é hoje um país com dois sistemas econômicos: o socialista e o capitalista. Explique o que isso significa.

A China é um país que apresenta um sistema político caracterizado pelo socialismo, em que há intervenção do Estado nos aspectos sociais e políticos. Porém, em algumas áreas no litoral do país, o Estado chinês permite a instalação e a comercialização de produtos para abastecimento do mercado interno e externo, nos moldes capitalistas; além disso, existem pequenas propriedades rurais – propriedades particulares.

5) A República Popular da China apresenta características muito particulares. Em termos econômicos, pode-se dizer que apresenta características:

a) agrícolas, por possuir comunas populares e ser completamente focada no abastecimento interno e na monocultura.

 b) cooperativas, pois há interferência direta do governo sobre a economia em todo o território, orientando a produção específica de gêneros alimentícios.

c) de economia de mercado, com algumas zonas de livre mercado abertas aos capitais internacionais.

d) de economia pastoril nas planícies dos grandes rios e de cultura intensiva nas encostas do Himalaia.

 

 

RECURSOS( 120 a 133 e 134 a 147)Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (145 a 147)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do d desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                                                                     

Referencias:

Livro didático de Geografia Araribá Mais  Geografia.

Imagens do mapa da  Rússia link: : https://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u106721.shtml

Vídeo sobre  “A Rússia e a CEI”     link: https://youtu.be/e3SElEDcx4E

Vídeo sobre  RUSSIA: Economia em expansão” link:  https://youtu.be/PLn91tTXa1I

https://muitomaisgeografia.files.wordpress.com/2018/01/geo_ano9_uni4_resp.pdf

    

                                                                        Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

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