SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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Tema: Territorialidade, identidade étnica e
multiculturalismo no Bicentenário da Independência da Bahia. Subtema: :
Territorialidade, identidade étnica e
multiculturalismo na Geografia e no mundo. |
UNIDADE
TEMÁTICA: Formas de Representação e Pensamento
Espacial. Objetos
do conhecimento:
Leitura e Elaboração de Mapas Temáticos, Croquis e Outras Formas de
Representação Para Analisar Informações Geográficas. |
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Ano: 9º Período: 23/10 a 15/10
de 2023 Nº de Aulas: 8 |
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HABILIDADES |
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COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
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1-Reconher e
compreender que a Russia está a nivel de desenvolvimento 2- Compreender a
diversidade étnico-cultural e os consequentes conflitos existentes Rússia 3- Compreender os principais
aspectos econômicos, sociais, e do espaço físico da Rússia e sua influência
na Europa Oriental e no Leste Eurpeu 4-. Estabelecer conexões
entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância
dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos
fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história. 5. Desenvolver autonomia
e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na
análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de
analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e
ordem. 6. Desenvolver o
pensamento espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e
iconográficas, de diferentes gêneros textuais e das geotecnologias para a resolução
de problemas que envolvam informações geográficas |
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COMPETÊNCIAS GERAIS
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1.Valorizar
e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar
aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática
e inclusiva. 7.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular,
negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e
promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo
responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em
relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só
tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando
o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso
profissional. |
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ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa sequência
terá uma duração de quarto semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos
alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos, ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação
nas aulas e nas atividades realizadas. OBS:. É importante o professor(a) falar sobre o tema “ Territorialidade, identidade étnica e
multiculturalismo no Bicentenário da Independência da Bahia ”, sendo ele livre para promover um momento de produção
de um cordel, um texto ou uma paródia sobre o tema abordado. Sugestão: Multiculturalismo
é a inter-relação de várias culturas em um mesmo ambiente. É um fenômeno
social que pode ser relacionado com a globalização e as sociedades
pós-modernas. Alguns países apresentam uma maior
multiculralidade.Muito devido aos diferentes grupos de imigrantes recebidos,
mas também por observar outros fatores de integração e o desenvolvimento de
novas culturas a partir do choque
cultural. https://www.significados.com.br/multiculturalismo/>.acesso em 17 jan.2019. O multiculturalismo
favorece a mudança nas relações vividas pelos indivíduos, inserindo
dentro do contexto as questões como identidade, diferenças de classe, gênero
e etnia, entre outros. Com o intuito de evidenciar as heranças
genéticas, esse tema da a oportunidade aos professores a de trabalhar a
conscientização sobre o preconceito cultural, racial e social, aos direitos
humanos. Estimulando os estudantes a expor o seu ponto de vista através de
debates e questionamentos, dentro dos limites, destacando o respeito pelos
direitos humanos e pelas liberdades
fundamentais. 1º
aula ETAPA 1:
Nestas etapas levantamento de conhecimentos prévios da aula anterior, em
seguida explanação do objeto de conhecimento sobre a Ásia .
Ásia A Ásia é o continente mais populoso do
mundo. Possui regiões muito povoadas e outras com índices baixos de
povoamento, por serem desérticas ou montanhosas. A variedade religiosa também
caracteriza o continente asiático, considerado o berço das três maiores
religiões do planeta: o cristianismo, o islamismo e o hinduísmo. Muitas
outras religiões são praticadas no continente, como o xintoísmo, no Japão, o
judaísmo, em Israel, e o budismo, na China. Existem no continente países
com maior desenvolvimento, como Japão e Coreia do Sul, que apresentam
economias dinâmicas, mão de obra altamente qualificada e altos níveis
socioeconômicos; outros com índices altos e medianos, mas que apresentaram
crescimento nas últimas décadas, como a China e os Tigres Asiáticos; e,
finalmente, países com baixíssimos índices de desenvolvimento, como o
Afeganistão e o Iêmen. Atividades Econômicas As atividades econômicas são
muito diversificadas: há a prática da agricultura de subsistência, com pouca
produtividade, a presença de indústrias que empregam mão de obra barata,
campos com agricultura altamente mecanizada, indústrias que empregam alta
tecnologia e elevados investimentos em pesquisa e ciência. População da Ásia A Ásia reúne mais da metade
da população mundial. A Índia e a China são os países mais populosos do
continente — e do mundo —, somando mais de 2,5 bilhões de habitantes. A
distribuição da população pelo continente é irregular. Há áreas onde a
densidade demográfica ultrapassa 1 000 habitantes por quilômetro quadrado,
como Bangladesh, e outras que registram menos de 10 habitantes por quilômetro
quadrado, como desertos e altas montanhas. Políticas de controle
demográfico Em termos absolutos, a
população asiática está em crescimento. Os fatores que colaboram para esse
fenômeno são as elevadas taxas de natalidade, associadas à redução da
mortalidade ao longo do século XX, possibilitadas pela melhoria das condições
de higiene e pela ampliação do atendimento médico-hospitalar. No entanto, em
termos relativos, a população tende a crescer menos na maioria dos países
asiáticos, em alguns casos em decorrência de esforços governamentais para
reduzir as taxas de natalidade. Desigualdades
socioeconômicas A Ásia é um continente
marcado por desigualdades sociais. Grande parcela da população asiática é
analfabeta e tem baixo poder aquisitivo. Embora os indicadores sociais tenham
apresentado melhora nos últimos anos, as taxas de mortalidade infantil
continuam elevadas, e a expectativa de vida permanece baixa. Em 2017, o
analfabetismo atingia 61% dos afegãos e 42% dos paquistaneses. Os melhores índices
educacionais da Ásia são encontrados no Japão, na Coreia do Sul e em Israel,
que possui quase 100% da população alfabetizada e mão de obra altamente
qualificada. Urbanização e pressão sobre
o meio ambiente Apesar de a população
asiática ser predominantemente rural, existem no continente grandes
aglomerações urbanas, como em Tóquio, no Japão; em Nova Délhi, na Índia; e em
Xangai, na China. Apesar de a população asiática ser
predominantemente rural, existem no continente grandes aglomerações urbanas,
como em Tóquio, no Japão; em Nova Délhi, na Índia; e em Xangai, na China. Nas regiões com aglomerações
urbanas, especialmente nos países em desenvolvimento, grande parte da
população vive em situações precárias, com infraestrutura deficitária, como
falta de saneamento básico e ausência de transporte público de qualidade. DIVERSIDADE CULTURAL E RELIGIOSA A Ásia abriga diversos povos e culturas. No
continente, coexistem muitas línguas e dialetos. Os idiomas mais difundidos
são o mandarim, o hindi, o árabe, o japonês, bem como os idiomas eslavos e o
inglês. No que diz respeito às
religiões, observa-se a prática do islamismo no Oriente Médio e parte da
Ásia, do hinduísmo e do budismo na Ásia Meridional e no Sudeste Asiático. O
cristianismo é praticado por diversos grupos dispersos pelo continente. AGROPECUÁRIA Grande parte da população da Ásia se
concentra em áreas rurais, e suas atividades estão voltadas para o setor
primário da economia. A agropecuária e a exploração dos recursos naturais são
atividades fundamentais, sobretudo para os países em desenvolvimento no
continente. Agricultura A agricultura praticada na Ásia varia em
termos do tipo de cultura, do nível de tecnologia empregada e do destino da
produção. Em geral, as atividades agrícolas no continente asiático são
realizadas com pouca tecnologia, baixo nível de mecanização e emprego de mão
de obra familiar, e a produção é destinada basicamente ao consumo interno.
Vários povos praticam a agricultura de subsistência, para consumo da própria
família. Porém, há países, como Japão e Israel, que empregam técnicas
modernas com alta produtividade. Pecuária A pecuária na Ásia é praticada,
principalmente, de forma extensiva, e a maior parte da produção é voltada
para a subsistência. Os principais rebanhos são de bovinos, suínos, ovinos e
bufalinos. Nos últimos anos, o continente asiático passou por um
processo de intensa industrialização, que ficou concentrado, porém, em alguns
países. De modo geral, o crescimento econômico e industrial asiático ocorreu
por meio de políticas de curto e médio prazos, que atraíram indústrias de
outros países em combinação com altos investimentos em educação e
desenvolvimento de tecnologia. Entre os países asiáticos, o Japão figura como
o mais industrializado, apresentando modernos sistemas de produção, que são
referências mundiais nos setores de informática, robótica, eletroeletrônico e
automobilístico. A indústria da Coreia do Sul, embora seja
mais recente, atua em diversos setores, desde automobilístico até o naval. O
crescimento da indústria de alta tecnologia nestes países está diretamente
ligado aos volumosos recursos investidos em universidades e institutos de
pesquisa. No Sudeste Asiático, o processo de
industrialização ocorreu de maneira acelerada nas últimas décadas em Taiwan,
Coreia do Sul, Cingapura, Hong Kong e, mais recentemente, na Malásia, no
Vietnã, na Indonésia, nas Filipinas e na Tailândia. Nesse grupo de países, os
parques industriais se desenvolveram principalmente por meio da produção e da
exportação em larga escala de artigos com preços altamente competitivos no
mercado internacional. A Índia também apresentou considerável
crescimento industrial nas últimas décadas, sobretudo nos setores mecânico,
têxtil, siderúrgico e de informática. Já a China tem apresentado um dos mais
elevados índices de crescimento do mundo, em boa parte em razão da mão de
obra abundante e barata, da grande disponibilidade de matéria-prima e da
presença de um mercado consumidor crescente. 2º Aula ETAPA 1: Após
a leitura compartilhada orientar os
estudantes a copiar e responder no caderno a atividade disponível na
apostila.
Atividade complementar 1) A população mundial apresentou um
aumento significativo ao longo da história. Um conjunto de mudanças está
atribuído ao crescimento da população do mundo, entre elas está: A) a atenuação do crescimento vegetativo
entre países economicamente mais pobres do planeta. B) a substituição da mão de obra mecanizada
nas grandes fazendas de produção de alimentos. C) o deslocamento de refugiados de países
subdesenvolvidos para nações mais industrializadas. D) o processo de urbanização ocorrido por meio do êxodo
da população do campo para a cidade. 2) O
crescimento da expectativa de vida é um fator determinante para a ampliação
da população mundial. Os dados positivos desse indicador demográfico estão
diretamente relacionados com A) a melhoria da oferta de saneamento
básico. B) a mecanização das atividades agrícolas. C) a concentração de rendimentos
financeiros. D) o consumo de alimentos industrializados. 3)
Os indicadores demográficos são ferramentas importantes para avaliar a
geografia da população mundial. No contexto global, houve, ao longo dos últimos
séculos, um constante crescimento populacional, verificado por meio da A) retração do crescimento vegetativo. B) elevação da distribuição de renda. C) ampliação da razão entre os sexos. D) diminuição da mortalidade infantil. 4- Quanto a população
asiática qual seria sua posição em relação aos outros continentes? Quais são
os dois países mais populosos da Ásia e do Mundo? Quantos bilhões de
habitantes vivem nesses países? 5- Descreva brevemente às características da
Agricultura praticada no continente asiático. 6- Qual é o tipo de Pecuária que é praticada na Ásia? 7- Qual o país mais industrializado da Ásia? Descreva
brevemente sua atividade indústria. 8- Quais características da China favorecem os elevados
índices de crescimento industrial e econômico mundiais que o país tem
apresentado?
3º aula ETAPA 1 e 2: Essas etapas o professor(a) pode orientar os estudantes a fazer a
leitura e interpretação de texto. Em seguida explicação e questionamento
sobre o conteúdo abordado. A China é o terceiro maior
país do mundo em extensão e abriga a maior população do planeta (cerca de 1,3
bilhão de habitantes). Nela se localizam obras extraordinárias, como a Grande
Muralha, o Grande Canal e a usina hidrelétrica de Três Gargantas. O
socialismo na China foi instituído após uma guerra civil que levou Mao
Tsé-tung ao poder. Com a morte de Mao, em 1976, assumiu o poder Deng
Xiaoping, que promoveu uma série de reformas econômicas a partir da década de
1980. Tais reformas proporcionaram à China altas taxas de crescimento
econômico e aumentos significativos da renda per capita, tirando milhões de
chineses da situação de pobreza. Contudo, não houve mudanças no sistema
político, e o poder permanece centralizado no Partido Comunista. O PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO CHINÊS A partir do século XIII, a China passou a
estabelecer contato com o Ocidente por rotas comerciais até a Europa. Com as
Grandes Navegações, os europeus passaram a se interessar cada vez mais pelo
Oriente. No século XVI, os portugueses estabeleceram a colônia de Macau, no
litoral sul da China. No início do século XIX, o domínio ocidental
instalou-se efetivamente na região. Porém, a partir da segunda
metade do século XIX, o crescimento populacional, o aumento dos impostos e a
corrupção levaram o grande império à decadência e à fragmentação de parte do
seu território — controlado por rebeldes, com o apoio de potências europeias
(como a Inglaterra e a França), e pelo Japão. Movimentos nacionalistas
contrários à ocupação estrangeira intensificaram-se e, em 1912, o imperador
foi deposto. Iniciou-se então um período republicano. Porém, os problemas
econômicos, políticos e sociais persistiram, pois a China continuava muito
dependente das potências estrangeiras. A crise social conduziu o país a uma
longa guerra civil, opondo nacionalistas, liderados por Chiang Kai-shek, e
comunistas, sob o comando de Mao Tsé-tung e do Partido Comunista Chinês. A
guerra civil chegou ao fim em 1949, quando os comunistas implantaram a
República Popular da China, com um modelo político e econômico socialista. Da China socialista à abertura econômica Inicialmente, o modelo chinês baseou-se no
exemplo da União Soviética, sua aliada até o final da década de 1950, quando
se deu o rompimento político com a então superpotência mundial. Durante toda a década de
1960, a China viveu um isolamento internacional. A partir de 1966, o governo
promoveu a chamada Revolução Cultural, uma campanha que levou à radicalização
do regime comunista e ao fortalecimento do poder pessoal de Mao Tsé-tung.
Para isso, estimulou a população, em especial a juventude, a se rebelar
contra seus adversários dentro do Partido Comunista Chinês. Cerca de 20
milhões de estudantes formavam as Guardas Vermelhas, perseguindo a todos os
que não seguiam os ideais do “Livro Vermelho”. A morte de Mao Tsé-tung, em
1976, abriu caminho para a ascensão do político Deng Xiaoping. Com a mudança
no poder, em 1977, a Revolução Cultural foi oficialmente encerrada. Deng
Xiaoping iniciou amplas reformas econômicas na China, visando à abertura para
o modelo capitalista. ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO No final da década de 1950, a China lançou a
política econômica denominada Grande Salto para a Frente. O projeto,
inspirado no modelo econômico e industrial soviético, estabeleceu a criação
de um pátio industrial diversificado, com indústrias de base e bélicas. As
indústrias mecânica e siderúrgica receberam atenção especial e passaram a se
desenvolver de forma acentuada. No entanto, outras políticas
econômicas fracassaram. A implantação de uma reforma agrária estatal, com a
criação das Comunas Populares, desorganizou a produção de alimentos e
contribuiu para a grande fome que, entre 1959 e 1962, matou cerca de 20
milhões de chineses. Com as reformas econômicas
introduzidas por Deng Xiaoping, a atividade industrial voltou a se expandir,
possibilitando o desenvolvimento das indústrias de bens de consumo, que,
atualmente, têm recebido vultosos investimentos de empresas estrangeiras com
filiais instaladas nas ZEEs — principalmente as de Xangai (o mais importante
centro industrial chinês) e Guangzhou. Em 2001, a China entrou na Organização
Mundial do Comércio (OMC), sinalizando o desenvolvimento de uma economia
competitiva e de caráter nitidamente capitalista. Recursos minerais e energia A industrialização exige grande quantidade
de recursos minerais. A China possui muitas reservas de carvão, sua principal
fonte de energia, e de petróleo, embora esteja entre os maiores importadores de
petróleo do mundo. O país também extrai outros minérios, como tungstênio,
estanho, cobre, chumbo, zinco, ferro e urânio, que favorece a implantação de
usinas nucleares. O grande potencial hidrelétrico chinês
passou a ser intensamente explorado com a construção da hidrelétrica de Três
Gargantas, no rio Yang-tse (Azul). No entanto, a maior parte da energia
consumida na China é produzida por termelétricas, que empregam o carvão
mineral e geram intensa poluição nos grandes centros urbanos chineses. Agricultura e pecuária A grande extensão do território chinês,
associada à diversidade de solos e climas, favoreceu o desenvolvimento de
diferentes culturas agrícolas. As principais áreas produtoras estão na parte
oriental do país, onde o relevo pouco acentuado e a abundância de água
favorecem o desenvolvimento da agricultura. A China é o maior produtor
mundial de arroz. Cultivando também trigo, soja e algodão. Na pecuária, a criação de
suínos é a mais importante — a China tem o maior rebanho do mundo. Também têm
destaque os rebanhos de equinos, ovinos, bovinos e a criação de aves. POPULAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL A população da China caracteriza-se pela
diversidade étnica e cultural. Existem no país 56 etnias reconhecidas
oficialmente, embora 91,6% dos chineses pertençam à etnia han. São falados no
país diversos idiomas, e as diferenças religiosas também são consideráveis. A população chinesa está distribuída de
forma desigual no território. A parte oeste apresenta vazios demográficos. As
maiores concentrações demográficas estão nas planícies costeiras e na região
oriental, ao longo dos vales dos grandes rios. Xangai e Beijing (ou Pequim,
capital do país), as duas cidades mais importantes e populosas, somam mais de
43 milhões de habitantes. A distribuição de riqueza na China também é
desigual. Os índices mais altos do Produto Interno Bruto (PIB) per capita,
por exemplo, mostram que a riqueza do país está muito mais concentrada nas
áreas costeiras, onde se encontram as ZEEs e as indústrias de alta tecnologia.
O interior do país apresenta os menores índices. POLÍTICA INTERNA O sistema político da China permanece sob um
regime fechado e centralizado na estrutura de um partido único. Desde a
Revolução Chinesa, o país reprimiu manifestações populares em favor de maior
liberdade de expressão e da democracia e perseguiu aqueles que eram contra as
políticas de governo. Também são reprimidos os movimentos em prol da
democracia e da liberdade nas regiões que defendem a separação em relação à
China, seja por razões econômicas e políticas. Nos últimos anos,
organizações de direitos humanos, ativistas, líderes religiosos têm
denunciado perseguições políticas e o forte controle estatal sobre a
sociedade civil, sobretudo por meio da censura dos veículos de imprensa, em especial
na internet. Tibete livre O Tibete, localizado no sudoeste da China, é
uma região que guarda costumes milenares e abriga população de maioria étnica
tibetana e de religião budista. Foi invadido pelo exército de Mao Tsé-tung e
incorporado ao território chinês em 1950, por interesses econômicos e
geopolíticos. Com a invasão chinesa, muitas rebeliões foram lideradas por
monges budistas tibetanos, que tiveram de se refugiar em outras regiões,
sobretudo no norte da Índia, com o intuito de manter suas práticas
religiosas. 4ª
aula ETAPA 1 e 2:Nestas
etapas continuação do conteúdo abordado na aula anterior. POTÊNCIA REGIONAL Cada vez mais a China se consolida como
potência no continente asiático, posição até recentemente ocupada com
exclusividade pelo Japão. Além de exercer liderança sobre o grupo de países
chamado de Tigres Asiáticos e territórios adjacentes, o país é um grande
aliado da Coreia do Norte. A China fornece armas e dinheiro para o país
comunista. Também tem forte influência na Oceania, principalmente na
Austrália e na Nova Zelândia. China e África O acelerado crescimento econômico chinês
implica demanda crescente de matérias-primas e fontes de energia. Por esse
motivo, a China passou a ter grande interesse nas relações com países
africanos, uma vez que o subsolo da África é rico em minérios e algumas
fontes energéticas, especialmente petróleo. Nos últimos anos, a China se
aproximou de diversos países africanos, como República Democrática do Congo,
Sudão, África do Sul, Angola e Moçambique. Influência global Por ser uma das maiores economias emergentes
do mundo atual, a China exerce papel fundamental nas relações internacionais,
despontando como uma importante liderança, principalmente nos continentes
asiático e africano e na América Latina. Sem se alinhar com os Estados Unidos
ou com a Rússia, a China mantém uma posição de independência, muitas vezes
apoiando países em desenvolvimento em importantes questões mundiais. Como
membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, com direito a veto, sua
participação nos assuntos de interesse global é importante para manter o
equilíbrio de forças entre as nações. Para se firmar no cenário
internacional enquanto potência do século XXI, a China vem destinando
investimentos em diversos setores, tanto internos como em outras regiões do
mundo. No setor aeroespacial, a
China conta com o Programa Beidou, que tem atualmente 14 satélites em
operação, além da implantação do maior radiotelescópio do mundo, da
construção de uma estação espacial própria e planos para levar o ser humano
novamente à Lua e a Marte nos próximos anos. No setor energético, os
investimentos são destinados a buscar soluções ambientais e a ampliar a
capacidade de energia considerada limpa e de ponta, como forma de atender às
exigências estabelecidas pelo Acordo de Paris. Vídeo aula sobre a China https://www.youtube.com/watch?v=2BiWp8KnRPw
(China: potência do século XXI - Brasil Escola)
OBS: Pode-se utilizar o vídeo para
fazer um questionário e os alunos vão assistindo o vídeo e respondendo às
perguntas, podem copiar do quadro ou quem poder imprimi as perguntas e
entrega aos alunos.
5ª aula ETAPA 1 e 2: Iniciar a etapa com um bom dia ou boa tarde, chamada e
levantamento prévio da aula anterior. Em seguida o professor(a) terá 4 opções de atividades para escolher e trabalhar com os estudantes e na segunda
etapa fazer a correção da atividade e promover um momento de tirá dúvidas.
Atividades 1° opção : Atividade do livro página
191. 2º opção : O professor pode usar o
resumo e montar uma atividade de interpretação de texto, tirando as perguntas
do próprio resumo. 3° opção: O professor que tiver acesso
a internet na escola onde trabalha, esse quiz abrange todo conteúdo sobre a
China, pode ser colocado na tv através do cabo HDMI e o notebook ou espelhar do celular para o computador. https://wordwall.net/pt/resource/5069458/geografia/china-9%C2%BA-ano 4° opção : Atividade
de fixação 1)
A China é apontada, hoje, como uma futura
superpotência mundial. Apesar de sua abertura gradual e do aumento das
desigualdades sociais, o país oferece uma série de vantagens para o
capitalismo internacional. Assinale a única alternativa FALSA em relação a
essas vantagens: a) O
grande mercado consumidor real e potencial que o país oferece. b) A
localização privilegiada junto às economias que mais crescem no mundo
contemporâneo. c) A
sólida infraestrutura em termos de transportes, energia e comunicações. d) Mão
de obra muito farta e extremamente barata em relação a outros países da
região. 2)
Existem, na China, inúmeros grupos étnicos
que se dividem em mais de 56 agrupamentos diferentes. No entanto, o maior
deles é o povo _______________, com cerca de 90% da população total da China.
A presença desses grupos em um mesmo território foi marcada por alguns
conflitos e pela rivalidade, fatos que têm sido controlados pelo governo. A
alternativa que preenche corretamente a lacuna e que corresponde à maior
etnia chinesa é? a) Han b)
Zhuang
c) Manchu d) Hui 3)
Pode-se afirmar que no território chinês existem duas Chinas. Sobre as
disparidades regionais entre essas duas realidades, podemos afirmar que: a) A porção Oriental é extremamente rica e
a Ocidental é extremamente pobre, em virtude de fatores exclusivamente
naturais. b) A China Ocidental é mais rica e
industrializada que a Oriental, em virtude da adoção de medidas nessa região
que a tornaram independente do restante do país. c) Os avanços na China Oriental
devem-se à implantação, nessa região, das ZPEs (Zonas de Proteção às
Exportações), ao contrário da China Oriental, que vive, por opção do governo
chinês, em uma economia basicamente agrária e estagnada. d) A China Ocidental é a grande responsável
pelo crescimento chinês, porque nela foram adotados os valores culturais e
econômicos do capitalismo ocidental. 4) A
China é hoje um país com dois sistemas econômicos: o socialista e o
capitalista. Explique o que isso significa. A China é um país que apresenta um sistema
político caracterizado pelo socialismo, em que há intervenção do Estado nos
aspectos sociais e políticos. Porém, em algumas áreas no litoral do país, o
Estado chinês permite a instalação e a comercialização de produtos para
abastecimento do mercado interno e externo, nos moldes capitalistas; além
disso, existem pequenas propriedades rurais – propriedades particulares. 5) A República Popular da China apresenta
características muito particulares. Em termos econômicos, pode-se dizer que
apresenta características: a) agrícolas, por possuir comunas populares e ser
completamente focada no abastecimento interno e na monocultura. b) cooperativas,
pois há interferência direta do governo sobre a economia em todo o
território, orientando a produção específica de gêneros alimentícios. c) de economia de mercado, com algumas zonas
de livre mercado abertas aos capitais internacionais. d) de economia pastoril nas planícies dos grandes rios
e de cultura intensiva nas encostas do Himalaia. RECURSOS: ( 120 a 133 e 134 a 147)Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X ) Computador; ( )
Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (145 a 147) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral;
(X ) Observação do d desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita; (X) Avaliação
da participação; Outros:
Referencias: Livro didático de
Geografia Araribá Mais Geografia. Imagens do mapa da Rússia link: : https://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u106721.shtml Vídeo sobre “A Rússia e a CEI” link: https://youtu.be/e3SElEDcx4E Vídeo sobre “RUSSIA: Economia em expansão”
link: https://youtu.be/PLn91tTXa1I https://muitomaisgeografia.files.wordpress.com/2018/01/geo_ano9_uni4_resp.pdf
Que Deus continue protegendo e
abençoando a todos nós... |
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