SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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TEMA: Territorialidade, identidade étnica e
multiculturalismo no Bicentenário da Independência da Bahia. Subtema: A importância da Territorialidade na América. |
Unidade Temática: Natureza Ambientes e
Qualidade de Vida. Objetos do Conhecimento: Identidade e Interculturalidades Regionais: Estados Unidos da América, América Espanhola e Portuguesa e África. |
Objetivo
geral: Conhecer o espaço geográfico como uma construção
histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim compreendendo a
natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a construção do
espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza. |
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Ano: 8º Período:
23/10 a 10/11/2023 Nº
de Aulas: 6 |
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HABILIDADES |
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EF08GE09: Analisar os padrões
econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos
agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da
América e os países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e
África do Sul). (EF08GE10IT)
Distinguir e analisar conflitos e ações dos movimentos sociais brasileiros,
no campo (MST dentre outros) e na cidade em especial no espaço de vivência,
comparando com outros movimentos sociais existentes nos países
latino-americanos. (EF08GE12) Compreender os objetivos e analisar a importância dos
organismos de integração do território americano (Mercosul, OEA, OEI, Nafta,
Unasul, Alba, Comunidade Andina, Aladi, entre outros). EF08GE24IT2) Analisar as principais
características produtivas dos países latino americanos (como exploração
mineral na Venezuela; agricultura de alta especialização e exploração mineira
no Chile; circuito da carne nos pampas argentinos e no Brasil; circuito da
cana-de-açúcar em Cuba; polígono industrial do Sudeste brasileiro e
plantações de soja no Centro-Oeste e no oeste da Bahia; maquiladoras
mexicanas, entre outros), apontando as vantagens e as desvantagens das
características produtivas. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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1.
Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação
sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de
resolução de problemas. 2.
Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento
geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a
compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história. |
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COMPETÊNCIAS
GERAIS |
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1. Valorizar e
utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo
físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade,
continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa,
democrática e inclusiva. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima; autoconfiança;
compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa sequencia
terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos
estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos estudantes, ficando
mais fácil a avaliação de desempenho
da participação nas aulas e nas atividades
realizadas. É importante aborda sobre o tema “ Territorialidade, identidade étnica e
multiculturalismo no Bicentenário da Independência da Bahia”, o professor(a) é livre para
promover uma aula dinâmica, um debate ou uma paródia. A territorialidade corresponde às relações sociais e às
atividades diárias que os homens têm com sua natureza exterior. É o resultado do processo de produção de cada território, sendo
fundamental para a construção da identidade e para a reorganização da vida
quotidiana (SAQUET, 2009, p. Multiculturalismo é o
reconhecimento das diferenças, da individualidade de cada um, as diferenças
às quais o multiculturalismo se refere são diferenças de valores, de
costumes, culturas e etc. Posto que se trate de indivíduos de raças
diferentes entre si”. Na
visão de Araújo (2013,infoescola).
1ºAula ETAPA 1:
Nesta aula: “ Territorialidade, identidade étnica e multiculturalismo no
Bicentenário da Independência da Bahia”, solicite o
texto ou as páginas ( 164 a 172 ) do livro diddático Araribá Mais Geografia.
Se preferir inicie a aula com o vídeo: Características Geográficas da América
Central”, proposto no link: https://youtu.be/4OQ1PKqoD0E . Em seguida comece a explicação com a ajuda do texto ou do
livro. Texto para leitura :
América Central A América
Central continental é uma faixa de terra que liga as Américas do Norte e
do Sul, banhada pelos oceanos Pacífico, a oeste, e Atlântico, a leste. Essa
parte do continente americano é formada por sete países: Guatemala, Belize,
Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica e Panamá, com uma população
total de pouco mais de 45 milhões de habitantes. A América Central insular
localiza-se no Mar do Caribe ou Mar das Antilhas. É formada por um conjunto de ilhas dividido
em três grupos: Grandes Antilhas (Cuba, Jamaica, Porto Rico e a Ilha
Hispaniola, onde se localizam o Haiti e a República Dominicana); Pequenas
Antilhas (Antígua e Barbuda, Dominica, Granada, Santa Lúcia São Cristóvão e
Névis, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago, Barbados, Guadalupe e
outras ilhas menores); Bahamas (arquipélago ao norte de Cuba, com mais de 700
ilhas); ilhas e arquipélagos que são territórios ultramarinos de Reino Unido,
França, Países Baixos e Estados Unidos. POPULAÇÃO
E ASPECTOS FÍSICOS A Guatemala é o país mais populoso dessa
região, com mais de 15 milhões de habitantes, cerca de um terço de toda a
população da América Central. A maior densidade demográfica ocorre na costa do
Pacífico, onde a presença de planaltos com solos férteis e clima tropical
úmido favoreceu a concentração populacional. Nessa área são encontradas as
principais cidades da América Central continental: as capitais de Costa Rica
(San José), El Salvador (San Salvador), Nicarágua (Manágua) e Guatemala
(Cidade da Guatemala). ECONOMIA CONTINENTAL As
principais atividades econômicas na América Central Continental estão
relacionadas ao cultivo de produtos tropicais para o abastecimento do mercado
externo. Há uma enorme dependência da economia das repúblicas
centro-americanas em relação aos Estados Unidos, devido à grande influência
que esse país exerce na região. Hoje, o café e a banana, cultivados em
grandes fazendas, estão entre os principais produtos exportados.
Agricultura
de exportação e de subsistência Nessa área, pratica-se a agricultura
comercial de produtos tropicais e de subsistência, como pode ser observado no
mapa ao lado. Grande parte da produção agrícola de exportação é realizada em
extensas propriedades monocultoras, localizadas em áreas de clima quente e
úmido no litoral do Pacífico. Indústria e extrativismo mineral A indústria e a extração mineral não são
atividades muito expressivas na América Central. Na maioria dos países, a
indústria é voltada para o beneficiamento de produtos agrícolas destinados à
exportação e à produção de bens de consumo e materiais de construção para o
mercado interno. ECONOMIA INSULAR A principal atividade econômica da região
do Caribe é a agricultura, com destaque para o cultivo da cana-de-açúcar,
cujo maior produtor é Cuba. Também são cultivados banana, fumo, café e
algodão. A produção agrícola, geralmente oriunda de grandes propriedades, é
voltada predominantemente para o mercado externo, o que a torna muito
dependente das oscilações dos preços internacionais. OS
CANAIS DO PANAMÁ E DA NICARÁGUA Um dos empecilhos ao comércio marítimo
mundial foi superado em 1914, com a abertura de um canal ao longo de 80
quilômetros, no istmo do Panamá, que facilitou a travessia entre os oceanos
Atlântico e Pacífico. Anteriormente, essa travessia era feita apenas pelo
estreito de Magalhães, localizado ao sul da América do Sul. A construção do
Canal do Panamá demorou décadas para ser concluída. As obras foram iniciadas
em 1880 pela França e finalizadas pelos Estados Unidos. Estima-se que tenham
custado aproximadamente 375 milhões de dólares e causado a morte de 25 mil
pessoas, em decorrência de epidemias de malária e febre amarela, além de
acidentes.
Capítulo-
10 /livro Araribá Mais Geografia 2ºAula ETAPA 1: Inicie a etapa com um bom dia e a chamada,
em seguida abordar sobre o tema “
”que será
abordado durante a unidade estimulando o estudante a prática da leitura e
escrita no seu cotidianoNesta aula depois de um bom dia e
a chamada e levantamento prévio do texto e vídeo apresentado na aula
anterior, sugerir aos alunos a fazer a atividade das páginas (173,174) do
livro didático Araribá Mais Geografia. ETAPA 2: Correção da atividade proposta, questionamento, discusso e
socialização.
3ªAula . Etapa
1: Sugestão o professor pode promover
uma dinâmica sobre a importância da leitura e escrita que está disponível
nesse link: https://youtu.be/G1x0qdxjw-U ou outra dinâmica que o
professor preferir. E em seguida apresentar o objeto de
conhecimento que será trabalhados. Comece abordando sobre “América do Sul”, fazendo um levantamento
prévio, estimulando os estudantes a discutirem sobre o conteúdo e levando-os
a reflexão. Pontue que nesta aula
irá destacar os principais aspectos físicos, social, politico e econômico da
America do Sul. Etapa
2: Nesta etapa solicite
aos estudantes a leitura do texto da apostila ou do livro didático Araribá
Mais Geografia, capitulo 11, nas páginas 175 a 179. Texto para leitura: A América do Sul A América do Sul compreende doze
países — Argentina, Chile, Uruguai, Brasil, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador,
Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname — e um departamento francês
ultramarino, a Guiana Francesa. Um dos traços importantes do território da
América do Sul é o desequilíbrio na distribuição de sua população, não
somente entre os países, como representado no mapa à direita, mas também por
haver regiões pouco povoadas, como a Patagônia, na Argentina, a região
Amazônica, no norte da América do Sul, e as áreas desérticas do Chile. URBANIZAÇÃO A urbanização, fenômeno relativamente
recente na América do Sul, tem se intensificado nos últimos anos. A maior
parte dos países sul-americanos apresenta taxas de urbanização superiores a
60%, com exceção do Paraguai e da Guiana. Em muitos países sul-americanos,
observa-se um fenômeno de grande concentração populacional nas áreas
metropolitanas de suas principais cidades. Algumas delas abrigam grande parte
da população nacional, como é o caso de Montevidéu, cuja região metropolitana
concentra quase 50% da população total do Uruguai. Observe no mapa ao lado a
população nas principais cidades do continente Crescimento
urbano Industrialização e meio ambiente Em muitos
países, a urbanização acelerada (resultado, em parte, das transformações da
produção agropecuária e dos processos de industrialização) fez com que as
cidades crescessem de maneira desordenada e sem a infraestrutura necessária
para abrigar os grandes contingentes de população que para elas se dirigiram.
O resultado desse processo foi a expansão das periferias, a favelização, a
falta de empregos e a precariedade das condições de vida de parte dos
habitantes dos grandes centros urbanos. Apesar disso, a pobreza nas cidades
vem apresentando queda DESENVOLVIMENTO
SOCIOECONÔMICO A América do Sul apresenta dados
socioeconômicos muito contrastantes. Em relação ao Índice de Desenvolvimento
Humano (IDH) de 2015, os países se encontram em três níveis: muito elevado
(Argentina e Chile), elevado (Brasil, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai,
Suriname e Venezuela) e médio (Bolívia, Guiana e Paraguai). ECONOMIA O passado colonial foi, em grande
parte, responsável pela desigualdade econômica e social dos países
sul-americanos, em virtude da dependência das colônias em relação às
metrópoles e do papel essencial que exerciam no fornecimento de minérios e
produtos agrícolas. Após a independência, muitos continuaram como
exportadores de produtos primários. Além disso, a herança colonial da
concentração de terras permanece em diversos países. A economia sul-americana
está centrada na exportação de commodities. Brasil, Argentina, Colômbia,
Venezuela e Chile concentram cerca de 80% do Produto Interno Bruto (PIB) do
subcontinente. O Brasil, maior economia da América do Sul, apresenta
desenvolvido parque industrial e agricultura moderna, com destaque para o
agronegócio. Em 2017, o PIB do Brasil foi de 2 trilhões de dólares, o da
Argentina 638 bilhões de dólares e o da Colômbia 309 bilhões de dólares.
Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Venezuela e Uruguai são os países mais
industrializados da América do Sul. A agricultura exerce papel fundamental na
economia de diversos países, como Colômbia (café), Argentina (trigo) e
Equador (alimentos tropicais e flores). No Chile, a abertura de mercado e a
implementação do modelo exportador levaram à transformação da agricultura,
apoiada em elevada tecnologia. Sugestão o professor se for possível disponibilizar o vídeo presente
neste link:https://www.youtube.com/watch?v=dgcwNWU1Otw, esta aula o estudante terá a oportunidade de aprender mais sobre: America
do Sul.
4° aula ETAPA 1: Nesta etapa levantamento prévio sobre a aula anterior, em seguida
continuação do conteúdo sobre a América do Sul. Orientar a leitura
comenta que se encontra no livro Arariba Mais nas paginas 180 a 183, levando
o estudante a oportunidade de aprender mais. RECURSOS MINERAIS E ENERGÉTICOS Rica em recursos naturais, a América
do Sul é grande produtora de petróleo e gás natural. No Brasil e na
Venezuela, parte das reservas de petróleo está localizada em áreas marítimas.
O território sul-americano também abriga importantes reservas minerais,
destacando-se o cobre, no Chile (maior produtor mundial — observe as áreas de
exploração no mapa desta página); a prata e o cobre, no Peru; e a bauxita e o
minério de ferro, no Brasil. Na América do Sul há uso intenso das águas,
principalmente na atividade pesqueira e para geração de energia em
hidrelétricas. As reservas de recursos minerais e energéticos e as regiões
industriais estão distribuídas por todo o subcontinente. Petróleo e gás
Na última década, foram descobertas
na América do Sul reservas estimadas em 100 bilhões de barris de petróleo —
80% delas encontradas no pré-sal brasileiro. A Venezuela é o 11o país no
ranking global de produtores de petróleo, com uma produção que corresponde a
cerca de 17% do total mundial. Em 2016, esse país detinha a maior reserva
comprovada de petróleo do mundo, no lago Maracaibo. Fontes renováveis de energia Muitos países têm buscado fontes
renováveis de energia, por gerarem baixos índices de poluição: solar, eólica
(vento), biomassa (matéria orgânica), geotérmica (calor do interior da Terra)
e hidrelétrica (água). Alguns países sul-americanos têm se destacado na
produção de energia de fontes renováveis, principalmente Brasil e Argentina.
O Brasil é o segundo país no ranking mundial em capacidade de produção de
energia por meio de hidrelétricas, dado seu potencial em recursos hídricos.
Além disso, é o segundo maior produtor mundial de energia de biomassa (depois
dos Estados Unidos), em virtude dos investimentos nos setores de biodiesel e
etanol. Recentemente, a Argentina também tem investido maciçamente na
produção de biodiesel. OS PROJETOS DO
BRASIL PARA OS PAÍSES VIZINHOS A partir do final da década de 1960,
o Brasil passou a promover contatos bilaterais com países vizinhos, com o
objetivo de expandir o comércio e a cooperação. Nesse contexto, destaca-se a
elaboração de uma série de projetos e obras de infraestrutura em parceria com
a Bolívia, o Paraguai e o Uruguai, com o intuito de atrair esses países para
a órbita de influência do Brasil. Após a leitura questionamentos e socialização, propor aos estudantes a
atividade
complementar para exercitar os conhecimentos sobre America do Sul, no livro
Arariba Mais pagina 184. 5° aula ETAPA 1: Levantamento prévio da
aula anterior, em seguida fazer a correção da atividade anterior do livro
didático Arariá Mais Geografia página 184. Momento e oportunidade de tirá
possíveis dúvidas. ETAPA
2: Nesta etapa com o professor inicia com a introdução do conteúdo sobre “A Integração
Regional e o papel do Brasil” disponível no capitulo 12 do livro Araribá Mais
Geografia. Abordando os principais organismos que atuam no territótio
americano eas estratégias dos países latinos para conquistar força no cenário
mundial.
6° aula ETAPA 1: Nesta etapa solicite
aos estudantes a leitura do texto do livro didático Araribá Mais Geografia,
capitulo 12, nas páginas 185 a 189 ou do resumo disponível na apostila. Leitura
do texto: A
integração regional e o papel do Brasil Desde a década de 1960, diversos
acordos de integração foram realizados na América Latina. Merecem destaque o
Mercado Comum Centro-Americano, de 1960; o Pacto Andino, de 1969; a
Comunidade do Caribe, de 1973; e a Associação Latino-Americana de Integração
(Aladi), de 1980, formada por 13 países-membros representando, em conjunto,
20 milhões de quilômetros quadrados e mais de 510 milhões de habitantes.
Medidas para promover ações conjuntas entre os países com o intuito de
fortalecer a economia e, indiretamente, gerar benefícios sociais e políticos,
além de promover um intercâmbio cultural, não são recentes. Entretanto, nunca
se conseguiu estabelecer uma política de integração completa entre os países
latino-americanos. Em março de 1991, com o Tratado de Assunção, assinado por
Paraguai, Uruguai, Brasil e Argentina, criou-se o principal bloco econômico
em atuação na região, o Mercado Comum do Sul (Mercosul). ORGANISMOS DE
INTEGRAÇÃO Os principais organismos de
integração do território americano podem ser observados no mapa e nos textos
a seguir Mercosul –
objetivos e controvérsias O objetivo principal do Mercosul é
estimular o aumento das trocas econômicas entre os países-membros, além de
atuar em bloco no comércio com outros países e regiões. Pelo tamanho de suas
economias e pelo volume de trocas comerciais que realizam entre si, Brasil e
Argentina lideram o bloco. O comércio entre os países- -membros tem aumentado
constantemente desde a criação do bloco, estimulado pela redução de tarifas
alfandegárias. Hoje o Mercosul abrange as principais economias da América do
Sul, constituindo o principal bloco econômico dessa porção do continente.
Além da integração econômica (que envolve não apenas produtos, mas também
matéria-prima e energia), busca-se maior integração política e cultural. ETAPA 2: Após estimular as habilidades EF08GE09, EF08GE10 e EF08GE12,
promover a participação dos estudantes em sala de aula. Momento de
questionamento, discussão e socialização. Sugestão de atividade: Atividade
Complementar RECURSOS: (175 a 183 e 185 )Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X ) Computador; ( )
Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( 184 ) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral;
(X ) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita;
(X ) Avaliação da participação; Outros: Referencias: link:https://www.youtube.com/watch?v=dgcwNWU1Otw, América do Sul- Brasil
escola Que Deus continue protegendo e abençoando a
todos nós... |
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