8º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 8º ANO -2023

 

                                            SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA:   Territorialidade, identidade étnica e multiculturalismo no Bicentenário da Independência da Bahia. 

Subtema:  A importância da Territorialidade na América.

Unidade Temática: Natureza Ambientes e Qualidade de Vida.

Objetos do Conhecimento:  Identidade e Interculturalidades Regionais: Estados Unidos da América, América Espanhola e Portuguesa e África.

Objetivo geral:      

 Conhecer o espaço geográfico como uma construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza.

Ano:                           Período: 23/10 a 10/11/2023                                          Nº de Aulas: 6

                                                                      HABILIDADES

 EF08GE09: Analisar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

(EF08GE10IT) Distinguir e analisar conflitos e ações dos movimentos sociais brasileiros, no campo (MST dentre outros) e na cidade em especial no espaço de vivência, comparando com outros movimentos sociais existentes nos países latino-americanos.

(EF08GE12) Compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano (Mercosul, OEA, OEI, Nafta, Unasul, Alba, Comunidade Andina, Aladi, entre outros).

EF08GE24IT2) Analisar as principais características produtivas dos países latino americanos (como exploração mineral na Venezuela; agricultura de alta especialização e exploração mineira no Chile; circuito da carne nos pampas argentinos e no Brasil; circuito da cana-de-açúcar em Cuba; polígono industrial do Sudeste brasileiro e plantações de soja no Centro-Oeste e no oeste da Bahia; maquiladoras mexicanas, entre outros), apontando as vantagens e as desvantagens das características produtivas.

         COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.  Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da  natureza ao longo da história.

             COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

    COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                   ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos estudantes, ficando mais fácil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

 

 É importante aborda sobre o tema Territorialidade, identidade étnica e multiculturalismo no Bicentenário da Independência da Bahia”, o professor(a) é livre  para  promover uma aula dinâmica, um debate ou uma paródia.

 

     A territorialidade corresponde às relações sociais e às atividades diárias que os homens têm com sua natureza exterior. É o resultado do processo de produção de cada território, sendo fundamental para a construção da identidade e para a reorganização da vida quotidiana (SAQUET, 2009, p.   

       Multiculturalismo é o reconhecimento das diferenças, da individualidade de cada um, as diferenças às quais o multiculturalismo se refere são diferenças de valores, de costumes, culturas e etc. Posto que se trate de indivíduos de raças diferentes entre si”.

 

Na visão de Araújo (2013,infoescola).

                                                                            1ºAula

 ETAPA 1: Nesta aula:   Territorialidade, identidade étnica e multiculturalismo no Bicentenário da Independência da Bahia”, solicite o texto ou as páginas ( 164 a 172 ) do livro diddático Araribá Mais Geografia. Se preferir inicie a aula com o vídeo: Características Geográficas da América Central”, proposto no link: https://youtu.be/4OQ1PKqoD0E  . Em seguida comece  a explicação com a ajuda do texto ou do livro.

 

Texto para leitura :

                                                                  América Central

 

 A América Central continental é uma faixa de terra que liga as Américas do Norte e do Sul, banhada pelos oceanos Pacífico, a oeste, e Atlântico, a leste. Essa parte do continente americano é formada por sete países: Guatemala, Belize, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica e Panamá, com uma população total de pouco mais de 45 milhões de habitantes. A América Central insular localiza-se no Mar do Caribe ou Mar das Antilhas.

  É formada por um conjunto de ilhas dividido em três grupos: Grandes Antilhas (Cuba, Jamaica, Porto Rico e a Ilha Hispaniola, onde se localizam o Haiti e a República Dominicana); Pequenas Antilhas (Antígua e Barbuda, Dominica, Granada, Santa Lúcia São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago, Barbados, Guadalupe e outras ilhas menores); Bahamas (arquipélago ao norte de Cuba, com mais de 700 ilhas); ilhas e arquipélagos que são territórios ultramarinos de Reino Unido, França, Países Baixos e Estados Unidos.

   POPULAÇÃO E ASPECTOS FÍSICOS

  A Guatemala é o país mais populoso dessa região, com mais de 15 milhões de habitantes, cerca de um terço de toda a população da América Central. A maior densidade demográfica ocorre na costa do Pacífico, onde a presença de planaltos com solos férteis e clima tropical úmido favoreceu a concentração populacional. Nessa área são encontradas as principais cidades da América Central continental: as capitais de Costa Rica (San José), El Salvador (San Salvador), Nicarágua (Manágua) e Guatemala (Cidade da Guatemala).

 

    ECONOMIA CONTINENTAL

   As principais atividades econômicas na América Central Continental estão relacionadas ao cultivo de produtos tropicais para o abastecimento do mercado externo. Há uma enorme dependência da economia das repúblicas centro-americanas em relação aos Estados Unidos, devido à grande influência que esse país exerce na região. Hoje, o café e a banana, cultivados em grandes fazendas, estão entre os principais produtos exportados.   

     Agricultura de exportação e de subsistência

  Nessa área, pratica-se a agricultura comercial de produtos tropicais e de subsistência, como pode ser observado no mapa ao lado. Grande parte da produção agrícola de exportação é realizada em extensas propriedades monocultoras, localizadas em áreas de clima quente e úmido no litoral do Pacífico.

   Indústria e extrativismo mineral

  A indústria e a extração mineral não são atividades muito expressivas na América Central. Na maioria dos países, a indústria é voltada para o beneficiamento de produtos agrícolas destinados à exportação e à produção de bens de consumo e materiais de construção para o mercado interno.

   ECONOMIA INSULAR

   A principal atividade econômica da região do Caribe é a agricultura, com destaque para o cultivo da cana-de-açúcar, cujo maior produtor é Cuba. Também são cultivados banana, fumo, café e algodão. A produção agrícola, geralmente oriunda de grandes propriedades, é voltada predominantemente para o mercado externo, o que a torna muito dependente das oscilações dos preços internacionais.

   OS CANAIS DO PANAMÁ E DA NICARÁGUA

  Um dos empecilhos ao comércio marítimo mundial foi superado em 1914, com a abertura de um canal ao longo de 80 quilômetros, no istmo do Panamá, que facilitou a travessia entre os oceanos Atlântico e Pacífico. Anteriormente, essa travessia era feita apenas pelo estreito de Magalhães, localizado ao sul da América do Sul. A construção do Canal do Panamá demorou décadas para ser concluída. As obras foram iniciadas em 1880 pela França e finalizadas pelos Estados Unidos. Estima-se que tenham custado aproximadamente 375 milhões de dólares e causado a morte de 25 mil pessoas, em decorrência de epidemias de malária e febre amarela, além de acidentes.

                                                                                                                       Capítulo- 10 /livro Araribá Mais Geografia

                                                                                   2ºAula

 

   ETAPA 1: Inicie a etapa com um bom dia e a chamada, em seguida abordar sobre o tema que será abordado durante a unidade estimulando o estudante a prática da leitura e escrita no seu cotidianoNesta aula depois de um bom dia e a chamada e levantamento prévio do texto e vídeo apresentado na aula anterior, sugerir aos alunos a fazer a atividade das páginas (173,174) do livro didático Araribá Mais Geografia.

   ETAPA 2: Correção da atividade proposta, questionamento, discusso e socialização.

 

                                                  

                                                                    3ªAula

 

. Etapa 1: Sugestão o professor pode promover uma dinâmica sobre a importância da leitura e escrita que está disponível nesse link: https://youtu.be/G1x0qdxjw-U ou outra dinâmica que o professor preferir. E em seguida apresentar o objeto de conhecimento que será trabalhados. Comece abordando sobre “América do Sul”, fazendo um levantamento prévio, estimulando os estudantes a discutirem sobre o conteúdo e levando-os a reflexão.

Pontue que nesta aula irá destacar os principais aspectos físicos, social, politico e econômico da America do Sul.

Etapa 2: Nesta etapa solicite aos estudantes a leitura do texto da apostila ou do livro didático Araribá Mais Geografia, capitulo 11, nas páginas 175 a 179.

Ficheiro:Mapa america do sul.svg – Wikipédia, a enciclopédia ...Texto para leitura:

          A  América do Sul    

A América do Sul compreende doze países — Argentina, Chile, Uruguai, Brasil, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname — e um departamento francês ultramarino, a Guiana Francesa. Um dos traços importantes do território da América do Sul é o desequilíbrio na distribuição de sua população, não somente entre os países, como representado no mapa à direita, mas também por haver regiões pouco povoadas, como a Patagônia, na Argentina, a região Amazônica, no norte da América do Sul, e as áreas desérticas do Chile.

URBANIZAÇÃO

 A urbanização, fenômeno relativamente recente na América do Sul, tem se intensificado nos últimos anos. A maior parte dos países sul-americanos apresenta taxas de urbanização superiores a 60%, com exceção do Paraguai e da Guiana. Em muitos países sul-americanos, observa-se um fenômeno de grande concentração populacional nas áreas metropolitanas de suas principais cidades. Algumas delas abrigam grande parte da população nacional, como é o caso de Montevidéu, cuja região metropolitana concentra quase 50% da população total do Uruguai. Observe no mapa ao lado a população nas principais cidades do continente

Crescimento urbano

 Industrialização e meio ambiente Em muitos países, a urbanização acelerada (resultado, em parte, das transformações da produção agropecuária e dos processos de industrialização) fez com que as cidades crescessem de maneira desordenada e sem a infraestrutura necessária para abrigar os grandes contingentes de população que para elas se dirigiram. O resultado desse processo foi a expansão das periferias, a favelização, a falta de empregos e a precariedade das condições de vida de parte dos habitantes dos grandes centros urbanos. Apesar disso, a pobreza nas cidades vem apresentando queda

DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO

A América do Sul apresenta dados socioeconômicos muito contrastantes. Em relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 2015, os países se encontram em três níveis: muito elevado (Argentina e Chile), elevado (Brasil, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai, Suriname e Venezuela) e médio (Bolívia, Guiana e Paraguai).

ECONOMIA

O passado colonial foi, em grande parte, responsável pela desigualdade econômica e social dos países sul-americanos, em virtude da dependência das colônias em relação às metrópoles e do papel essencial que exerciam no fornecimento de minérios e produtos agrícolas. Após a independência, muitos continuaram como exportadores de produtos primários. Além disso, a herança colonial da concentração de terras permanece em diversos países. A economia sul-americana está centrada na exportação de commodities. Brasil, Argentina, Colômbia, Venezuela e Chile concentram cerca de 80% do Produto Interno Bruto (PIB) do subcontinente. O Brasil, maior economia da América do Sul, apresenta desenvolvido parque industrial e agricultura moderna, com destaque para o agronegócio. Em 2017, o PIB do Brasil foi de 2 trilhões de dólares, o da Argentina 638 bilhões de dólares e o da Colômbia 309 bilhões de dólares. Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Venezuela e Uruguai são os países mais industrializados da América do Sul. A agricultura exerce papel fundamental na economia de diversos países, como Colômbia (café), Argentina (trigo) e Equador (alimentos tropicais e flores). No Chile, a abertura de mercado e a implementação do modelo exportador levaram à transformação da agricultura, apoiada em elevada tecnologia.

 

Sugestão o professor se for possível disponibilizar o vídeo presente neste link:https://www.youtube.com/watch?v=dgcwNWU1Otw, esta aula o estudante terá a oportunidade de aprender mais sobre: America do Sul.

                                                                  4° aula

 

ETAPA 1: Nesta etapa levantamento prévio sobre a aula anterior, em seguida continuação do conteúdo sobre a  América do Sul. Orientar a leitura comenta que se encontra no livro Arariba Mais nas paginas 180 a 183, levando o estudante a oportunidade de aprender mais.

 

RECURSOS MINERAIS E ENERGÉTICOS

Rica em recursos naturais, a América do Sul é grande produtora de petróleo e gás natural. No Brasil e na Venezuela, parte das reservas de petróleo está localizada em áreas marítimas. O território sul-americano também abriga importantes reservas minerais, destacando-se o cobre, no Chile (maior produtor mundial — observe as áreas de exploração no mapa desta página); a prata e o cobre, no Peru; e a bauxita e o minério de ferro, no Brasil. Na América do Sul há uso intenso das águas, principalmente na atividade pesqueira e para geração de energia em hidrelétricas. As reservas de recursos minerais e energéticos e as regiões industriais estão distribuídas por todo o subcontinente.

Petróleo e gás

Na última década, foram descobertas na América do Sul reservas estimadas em 100 bilhões de barris de petróleo — 80% delas encontradas no pré-sal brasileiro. A Venezuela é o 11o país no ranking global de produtores de petróleo, com uma produção que corresponde a cerca de 17% do total mundial. Em 2016, esse país detinha a maior reserva comprovada de petróleo do mundo, no lago Maracaibo.

Fontes renováveis de energia

Muitos países têm buscado fontes renováveis de energia, por gerarem baixos índices de poluição: solar, eólica (vento), biomassa (matéria orgânica), geotérmica (calor do interior da Terra) e hidrelétrica (água). Alguns países sul-americanos têm se destacado na produção de energia de fontes renováveis, principalmente Brasil e Argentina. O Brasil é o segundo país no ranking mundial em capacidade de produção de energia por meio de hidrelétricas, dado seu potencial em recursos hídricos. Além disso, é o segundo maior produtor mundial de energia de biomassa (depois dos Estados Unidos), em virtude dos investimentos nos setores de biodiesel e etanol. Recentemente, a Argentina também tem investido maciçamente na produção de biodiesel.

OS PROJETOS DO BRASIL PARA OS PAÍSES VIZINHOS

A partir do final da década de 1960, o Brasil passou a promover contatos bilaterais com países vizinhos, com o objetivo de expandir o comércio e a cooperação. Nesse contexto, destaca-se a elaboração de uma série de projetos e obras de infraestrutura em parceria com a Bolívia, o Paraguai e o Uruguai, com o intuito de atrair esses países para a órbita de influência do Brasil.

Após a leitura questionamentos e socialização, propor aos estudantes a atividade complementar para exercitar os conhecimentos sobre America do Sul, no livro Arariba Mais pagina 184.

                                                                 5° aula

ETAPA 1: Levantamento prévio da aula anterior, em seguida fazer a correção da atividade anterior do livro didático Arariá Mais Geografia página 184. Momento e oportunidade de tirá possíveis dúvidas.

ETAPA 2: Nesta etapa com o professor inicia com a  introdução do conteúdo sobre “A Integração Regional e o papel do Brasil” disponível no capitulo 12 do livro Araribá Mais Geografia. Abordando os principais organismos que atuam no territótio americano eas estratégias dos países latinos para conquistar força no cenário mundial.

                                                                6° aula

ETAPA 1: Nesta etapa solicite aos estudantes a leitura do texto do livro didático Araribá Mais Geografia, capitulo 12, nas páginas 185 a 189 ou do resumo disponível na apostila.

Leitura do texto:

                                             A integração regional e o papel do Brasil

Desde a década de 1960, diversos acordos de integração foram realizados na América Latina. Merecem destaque o Mercado Comum Centro-Americano, de 1960; o Pacto Andino, de 1969; a Comunidade do Caribe, de 1973; e a Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), de 1980, formada por 13 países-membros representando, em conjunto, 20 milhões de quilômetros quadrados e mais de 510 milhões de habitantes. Medidas para promover ações conjuntas entre os países com o intuito de fortalecer a economia e, indiretamente, gerar benefícios sociais e políticos, além de promover um intercâmbio cultural, não são recentes. Entretanto, nunca se conseguiu estabelecer uma política de integração completa entre os países latino-americanos. Em março de 1991, com o Tratado de Assunção, assinado por Paraguai, Uruguai, Brasil e Argentina, criou-se o principal bloco econômico em atuação na região, o Mercado Comum do Sul (Mercosul).

ORGANISMOS DE INTEGRAÇÃO

Os principais organismos de integração do território americano podem ser observados no mapa e nos textos a seguir

 

Mercosul – objetivos e controvérsias

O objetivo principal do Mercosul é estimular o aumento das trocas econômicas entre os países-membros, além de atuar em bloco no comércio com outros países e regiões. Pelo tamanho de suas economias e pelo volume de trocas comerciais que realizam entre si, Brasil e Argentina lideram o bloco. O comércio entre os países- -membros tem aumentado constantemente desde a criação do bloco, estimulado pela redução de tarifas alfandegárias. Hoje o Mercosul abrange as principais economias da América do Sul, constituindo o principal bloco econômico dessa porção do continente. Além da integração econômica (que envolve não apenas produtos, mas também matéria-prima e energia), busca-se maior integração política e cultural.

ETAPA 2: Após estimular as habilidades EF08GE09, EF08GE10 e EF08GE12, promover a participação dos estudantes em sala de aula. Momento de questionamento, discussão e socialização.

   Sugestão de atividade:

Atividade Complementar

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiA8Oqk52ztdJopln9fo0AeHM78ctVVCTrjyiBPTll0UTFG3qRUDI7deHGEwBd7UnqXk2IwlW-0wEj5mJ5ZYjL-Cp20lrE7nkXTmsI4IEmKQdmkcvwTc1uuBOwMu_9MYwhZ8peY-OEJECA/s640/ATIVIDADE+COM+MAPA+SOBRE+O+MERCOSUL.jpg Localização geográfica dos países-membros (fundadores) do Mercosul.

RECURSOS(175 a  183 e 185  )Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 184 )

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

 

Referencias:

 

link:https://www.youtube.com/watch?v=dgcwNWU1Otw, América do Sul- Brasil escola

Imagem da América do Sul:https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fpt.m.wikipedia.org%2Fwiki%2FFicheiro%3AMapa_america_do_sul.svg&psig=AOvVaw3uFyf_OdjAkcg2877gNe6y&ust=1664138852252000&source=images&cd=vfe&ved=0CAgQjRxqFwoTCICUn7umrvoCFQAAAAAdAAAAABAI

                                                              Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

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