SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
|
TEMA: Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em
foco Subtema:
Leitura no Espaço Geográfico |
Unidade Temática: Natureza Ambientes e Qualidade
de Vida
Objetos do Conhecimento: Mapas Temáticos do Brasil e da Mesorregião – Sul Baiano
e do Município de Itamaraju. |
Objetivo geral: Conhecer o espaço geográfico como uma
construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim
compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a
construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza. |
|
Ano: 7º Período: 17-10 a 07-11-2022 Nº de
Aulas: 12 |
|
HABILIDADES |
|
(EF07GE06): Discutir em que medida a
produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos
ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes
lugares. (EF07GE10BA) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e
histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras e dos
territórios de identidade da Bahia. (EF07GE10IT)
Elaborar e interpretar gráficos de barras,
gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões
brasileiras e dos territórios de identidade da Bahia e do Município de
Itamaraju. (EF07GE11IT) Caracterizar dinâmicas dos
componentes físico-naturais no território nacional, regional e local, bem
como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados,
Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária). Destaque à biodiversidade da
Mata Atlântica e litorânea originárias do Extremo Sul da Bahia. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
1. Utilizar os conhecimentos geográficos para
entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito
de investigação e de resolução de problemas. 2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
1. Valorizar e utilizar os
conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social,
cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo
e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. |
|
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
|
|
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de quatro semanas
para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão
do aprendizado dos alunos, ficando mais fácil
a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas
atividades realizadas.
1ªAula Etapa 1:Nesta etapa o professor comenta sobre o tema “ Leitura,
escrita em movimento: Itamaraju em foco”estimulando o aluno a prática da leitura
e escrita no seu cotidiano. E em seguida levantamento prévio da aula
anterior, que abordava a história de Itamaraju. O professor promove um
momento de escuta e tira dúvida. Etapa 2: Após uma breve
abordagem sobre o município de Itamaraju, solicite aos estudantes se tiver
possibilidade assistir o vídeos: Vídeo 1: “Fotos antigas
de Itamaraju – Uma viagem no tempo” disponível no link: https://youtu.be/pj7M05nverY Vídeo 2: “ Feirinha da cidade alta” que está
disponível para acessar no link: https://yuotu.be/epneueRoNrg .
2ªAula Etapa 1: Iniciar essa etapa com um bom dia ou boa tarde e chamada, em
seguida explanação do objeto de conhecimento relacionado a Região Norte dando
início com a leitura do texto resumido disponibilizado na apostila ou do
livro didático Araribá Mais Geografia nas páginas 114 a 119. Capítulo 10 (
Região Norte), ou orientar os estudantes a fazer a leitura compartilhada do
texto disponível na apostila. Leitura do texto:
REGIÃO
NORTE A Região Norte é formada pelos estados do
Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, ocupando uma
superfície de 3 853 327 km2 . A Amazônia, área de abrangência
da Floresta Amazônica, ultrapassa os limites da Região Norte e avança por
vários países da América do Sul. É conhecida como Amazônia Internacional ou
Pan-Amazônia Já a área conhecida como Amazônia Legal foi criada pelo governo
brasileiro para promover o desenvolvimento social e econômico da região
correspondente à Amazônia brasileira, que inclui todos os estados da Região
Norte, o Mato Grosso e parte do estado do Maranhão. PRIMEIRAS ATIVIDADES
ECONÔMICAS Diversos grupos indígenas
habitavam as terras que hoje correspondem à Região Norte quando os
colonizadores iniciaram a exploração econômica dessa área. Os rios
constituíram vias de circulação que possibilitaram a expansão exploratória.
Até o ano de 1800, essa expansão teve como motivações a busca das chamadas
drogas do sertão (cravo, canela, baunilha, pimenta, cacau, entre outras) e a
captura de indígenas para evangelização e escravização. A abertura dessas vias impactou
fortemente o meio ambiente ao longo das rodovias. OBRAS E PROJETOS DE
DESENVOLVIMENTO Em 1953, para promover a
ocupação da região, o governo federal criou a Superintendência do Plano de
Valorização Econômica da Amazônia (SPVEA), mais tarde substituída pela
Superintendência para o Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Além da abertura
de estradas e do asfaltamento das já existentes, outras obras de infraestrutura,
como hidrelétricas e portos, foram realizadas com o intuito de incentivar e
viabilizar a instalação de empresas agropecuárias e industrias. VEGETAÇÃO E
EXTRATIVISMO VEGETAL A Floresta Amazônica é uma
floresta pluvial, típica de ambientes úmidos e com temperaturas elevadas, que
abriga grande variedade de espécies. É uma área de alta biodiversidade e que
influencia o clima. Nessa floresta existem matas de inundação e matas de
terra firme. Além da floresta, a Região Norte apresenta outras formações
vegetais e áreas de transição entre um tipo de vegetação e outro. Destacam-se
os Campos, que ocorrem em Roraima, e o Cerrado, que cobre determinadas áreas
de Roraima, Rondônia, Pará, Amapá e grande parte do Tocantins. Nos estados do
Amapá e do Pará, sobretudo na costa, as matas de igapó e as matas de várzea
dão lugar aos mangues da Amazônia, áreas de grande biodiversidade.
3° aula ETAPA 1e 2: Iniciar com um bom dia ou boa tarde, e chamada, seguindo com
levantamento prévio da aula anterior e se tiver possibilidade o professor
pode disponibilizar um vídeo sobre o
conteúdo, assim o estudante terá a oportunidade de aprender mais sobre “Região
Norte” que esta no link: https://youtu.be/gv76WlyG19A . Após assistirem solicite que os
estudantes manifestem sobre oas informações nela contidas, promovendo um
momento de escuta. 4°
aula ETAPA 1e 2: Após a leitura, assistirem o vídeo, momento de
escuta, questionamentos e socialização, propor aos alunos a atividade
complementar para exercitar os conhecimentos sobre a Região Norte. O
professor pode solicitar que os mesmos façam a ilustração do mapa da Região
Norte destacado os Estados e Capitais.
5°aula ETAPA 1: Após a leitura e interpretação
de texto e assistirem o vídeo, o professor sugere aos estudantes a copiar e
responder a atividade que se encontra
disponível na apostila,ou outra atividade que o professor promover se assim
preferir. Atividade
Complementar Baseado no texto “Região Norte”
responda as questões: 1. 1. A
Região Norte é formada por quantos e quais Estados? Marque a alternativa correta: É o
mais jovem estado da Região Norte? a) (
) Amapá b) (
) Acre c) (
) Tocantins d) (
) Amazonas e) (
) Pará 2. Baseado
no infográfico das páginas (124 a 125) responda. a) Na
sua opinião qual a importância dos rios para a comunidade local e para
a economia da Região Norte? b) Qual
o rio é rico em minerais e microrganismo? c) Como
acontece a pesca na Região
Norte?
3. Assinale
a alternativa correta. Qual o clima predominante na Região Norte? a) (
) Tropical b) (
) equatorial úmido c) (
) Tropical semiárido d) (
) Subtropical e) (
) Tropical litorâneo 4. Quais
são as capitais mais importantes e populosas da Região Norte? 5. Qual
é a diferença entre as áreas de abrangência da Floresta Amazônica e da
Amazônia Legal?
ETAPA 2: Continuação
da atividade e correção. 6° aula ETAPA 1: Levantamento prévio da
aula anterior, em seguida dando continuidade com a leitura compartilhada do
resumo ao dispor na apostila, ou das páginas 121 e 135 que se encontra no
livro didático Araribá Mais Geografia. Leitura do texto Complementar: Desmatamento
na Amazônia está próximo de não ter volta, dizem especialistas [...] o pesquisador americano Thomas Lovejoy
e o brasileiro Carlos Nobre garantiram que o desmatamento da Amazônia está
perto de 17% de sua vegetação nos últimos 50 anos, e que o limite de 20%
seria o abismo climático. A Amazônia produz aproximadamente metade de
suas chuvas ao reciclar a umidade na medida em que o ar se move a partir do
Atlântico, através da América do Sul e rumo a oeste. Esta umidade é importante para alimentar o
ciclo da água da Terra de maneira mais ampla e afeta o bem-estar humano, a
agricultura, as estações de seca e o comportamento da chuva em muitos países
da América do Sul, segundo os especialistas. [...] De fato, segundo os especialistas, a
gravidade das secas de 2005, 2010 e 2015 poderia representar os primeiros
reflexos deste ponto de inflexão ecológica. Esses eventos, junto com as
fortes inundações de 2009, 2012 e 2014, sugerem que todo o sistema está
oscilando. [...] DESMATAMENTO da Amazônia está próximo de não
ter volta, dizem especialistas. UOL, 22 fev. 2018. Disponível em: . Acesso
em: 22 jul. 2018. ETAPA 2: Continuação da leitura, questionamentos e discussão sobre o texto. O que os estudantes pensam a respeito
da relação sociedade-natureza? O que os estudantes entendem por
“problemática ambiental”? O problema apontado afeta de alguma
forma o lugar em que eles vivem? Por quê?
7°
aula ETAPA 1: Após a leitura do texto sugerir a atividade do livro didática Araribá
Mais Geografia nas páginas 136 a 137, Sugestão o professor pode fazer
modificações na atividade.
ATIVIDADE 1- Na região norte as terras de
altitudes mais elevadas localizam-se, principalmente, no norte do estado de
Roraima e no norte e noroeste do estado do Amazonas, onde se encontra o ponto
culminante do Brasil: a) a Floresta da Altitude b) o Relevo dos Alpes c) o Pico da Neblina d) o Monte Everest e) o Morro das
Nuvens. 2- É a maior bacia hidrográfica do mundo: a)
Rio
Amazonas b) Rio Solimões c) Rio São Francisco d) Rio Tocantins e) Rio Parnaíba 3- O clima da Região Norte é: a) Equatorial Úmido b) Tropical c) Tropical de Altitude d) Desértico e) Subtropical. 4 - Chamada região Norte ou
Amazônica apresenta as seguintes características, quanto ao clima e a
vegetação: a) Clima equatorial,
semiárido, índice pluviométrico de 300 a 600 mm e uma vegetação densa e
exuberante. b) Clima equatorial
superúmido, índice pluviométrico de 2.000 a 3.000mm e uma vegetação densa e
exuberante. c) Clima tropical superúmido, índice pluviométrico entre 300 a
600 mm e uma vegetação pouco densa e formada de campo e cerrados. d) Clima temperado
superúmido, índice pluviométrico entre 2.000 a 3.000mm e vegetação densa e
exuberante. e) Clima subtropical e vegetação florestal exuberante. 5
- Na região
Norte o clima é muito quente e úmido e a vegetação predominante é: a) A Floresta Equatorial b) A Mata Atlântica c) A Mata dos Cocais d) A Caatinga e) O Cerrado. 6 - Identifique as regiões conforme áreas que as
abrangem. (___) Área coberta pela
Floresta Amazônica que abrange. 1 - Amazônia Internacional
territórios da (___) Formada por sete
estados brasileiros. América
do Sul (___) Abrange todos os
estados brasileiros que possuem 2 - Região Norte floresta Equatorial em seus territórios. 3 - Amazônia Legal 7 - Na região Norte o clima
é muito quente e úmido e a vegetação predominante é: a) A Floresta Equatorial. b) A Mata Atlântica. c) A Mata dos Cocais. d) A Caatinga. e) O Cerrado.
8° aula ETAPA 1: Dando continuidade, sondagem sobre a Região Norte momento de tirar
possíveis dúvidas, em seguida propor uma atividade complementar que esta
disponível na apostila e no livro didático de Geografia.
Atividade 1. Quais as principais atividades
econômicas desenvolvidas na Região Norte? 2. Como se deu o processo de
integração da região com o restante do país? 3. Quais foram os grandes projetos públicos
realizados na região e quais as suas consequências econômicas, sociais e
ambientais? 4. Como o modo de vida das populações da
Região Norte é influenciado pelos aspectos climáticos e hidrográficos? 5. Como são os atuais indicadores
socioeconômicos da região? 6. Quais os problemas sociais e
ambientais relacionados à exploração dos recursos naturais? 7. Como é possível realizar
desenvolvimento sustentável nessa região? 8. Qual a relação dos grupos indígenas e de
seringueiros com os demais grupos sociais e com o meio ambiente nessa região?
Resposta ETAPA 2: Continuação da atividade e correção com questionamento e socialização.
9° aula ETAPA 1: Nesta etapa sondagem da aula anterior, explanação sobre a Região
Centro-Oeste com a leitura compartilhada e questionamento. TEXTO: Região
Centro-Oeste Como essas atividades econômicas
influenciam a paisagem dessa região? ETAPA 2: Para melhor compreensão do conteúdo abordado sobre a região “Centro-Oeste
com leitura e interpretação, orientar os estudantes a ilustrar o mapa da
Região Centro-Oeste identificando os estados e capitais.
10° aula ETAPA 1e 2: Nesta etapa dando continuação ao conteúdo sobre a Região Centro-Oeste,
orientar os estudantes a leitura, interpretação e questionamento dando oportunidade ao estudante
a se expressar sua opinião sobre o conteúdo. Texto:
Região Centro-Oeste "Os aspectos naturais da região Centro-Oeste são bastante
influenciados pela localização dessa região, na zona central do Brasil e em
uma faixa tropical continental, haja vista que essa região posiciona-se local
acima do Trópico de Capricórnio, que chega a cortar uma faixa do extremo sul
do Mato Grosso do Sul. Para caracterizar os aspectos físicos do Centro-Oeste, iremos
destacar, respectivamente, o relevo, o clima, a vegetação e a hidrografia
dessa importante região brasileira. Mapa da distribuição espacial do relevo do Centro-Oeste
brasileiro. O planalto central,
como demonstra o mapa acima, localiza-se na maior parte do Centro-Oeste, mas
também se estende por outras regiões, principalmente para o estado de Minas
Gerais. Esse tipo de relevo possui altitudes que variam de 600m a 1000m em
média, com predomínio de rochas cristalinas e algumas sedimentares, além dos
latossolos. Há uma quantidade razoável de serras e algumas chapadas, a
exemplo da Chapada dos Veadeiros, tombada como Patrimônio da Humanidade. A planície do pantanal,
que ocupa basicamente o oeste do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, é
considerada como a maior planície inundável do mundo. Em tempos de chuva e de
cheias dos rios, a maior parte das áreas do local alaga-se, originando o
ambiente característico da região. Os grandes lagos são principalmente
abastecidos pelo Rio Paraguai. 11° aula ETAPA 1: Continuidade do conteúdo abordado na aula anterior seguido de
atividade. Continuação do texto para a leitura:
"O clima da
Região Centro-Oeste é caracterizado pela predominância do tipo tropical úmido
na maior parte dessa região, ocupando uma larga extensão de Goiás e do Mato
Grosso." "A vegetação do
Centro-Oeste mais abundante, ao menos em seu aspecto original, é o Cerrado,
um tipo de savana da América do Sul. Esse bioma, inicialmente, era o segundo
maior do território brasileiro, atrás somente da Floresta Amazônica, mas
atualmente boa parte de sua área foi devastada, restando menos de 20% de sua
vegetação original." "A hidrografia da
região Centro-Oeste é bastante rica, com a presença de uma considerável
quantidade de grandes rios, destacando-se o Tocantins, o Araguaia, o Paraná,
entre inúmeros outros. As três bacias hidrográficas são: a Amazônica, no Mato
Grosso, com destaque para o rio Xingu; a Tocantins-Araguaia, dominada pelos
dois rios citados; e a bacia Platina, com a presença dos rios Paraguai e
Paraná." Veja mais sobre "Aspectos naturais do Centro-Oeste"
em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/aspectos-naturais-centro-oeste.htm ETAPA 2: Após a leitura e interpretação do texto, orientar os alunos a atividade
do livro didático Araribá Mais Geografia na
página 146, para melhor compreensão.
12° aula ETAPA 1 e 2: Continuação da atividade com a correção e questionamento. Outra
proposta é a atividade disponível na apostila ou outra atividade promovida
pelo professor se assim preferir. RECURSOS: Livro didático;
( 138
a 146)
Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (x) Computador; (x ) Jogos;( ) Textos Informativos; (x) Outros
( ). AVALIAÇÃO: Prova; ( )
Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro
páginas. 146 . ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação
do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (x) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros: Referencias: Livro Didático –Araribá Mais Geografia Região Norte” que esta no link: https://youtu.be/gv76WlyG19A . Veja mais sobre
"Aspectos naturais do Centro-Oeste" em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/aspectos-naturais-centro-oeste.htm Imagem do mapa da Reigão Centro –Oeste: "Aspectos naturais do
Centro-Oeste" em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/aspectos-naturais-centro-oeste.htm Que Deus continue
protegendo e abençoando a todos nós... |
Nenhum comentário:
Postar um comentário