8º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 7º ANO - 2022

 

                                                  SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA:  Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco 

 Subtema: Leitura no Espaço Geográfico

Unidade Temática: Natureza Ambientes e Qualidade de Vida  Objetos do Conhecimento: Mapas Temáticos do Brasil e da Mesorregião – Sul Baiano e do Município de Itamaraju.

Objetivo geral:      

 Conhecer o espaço geográfico como uma construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza.

Ano:                           Período: 17-10 a 07-11-2022                                        Nº de Aulas: 12

                                                                      HABILIDADES

  (EF07GE06): Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares.

 (EF07GE10BA) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras e dos territórios de identidade da Bahia.

(EF07GE10IT) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras e dos territórios de identidade da Bahia e do Município de Itamaraju.

(EF07GE11IT) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, regional e local, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária). Destaque à biodiversidade da Mata Atlântica e litorânea originárias do Extremo Sul da Bahia.

         COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.  Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da  natureza ao longo da história.

             COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

    COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                   ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de quatro semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos, ficando mais fácil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

                                                                         1ªAula

 

Etapa 1:Nesta etapa o professor comenta sobre o tema Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco”estimulando o aluno a prática da leitura e escrita no seu cotidiano. E em seguida levantamento prévio da aula anterior, que abordava a história de Itamaraju. O professor promove um momento de escuta e tira dúvida.

Etapa 2:  Após uma breve abordagem sobre o município de Itamaraju, solicite aos estudantes se tiver possibilidade assistir o vídeos:

Vídeo 1: “Fotos antigas de Itamaraju – Uma viagem no tempo” disponível no link: https://youtu.be/pj7M05nverY  

 Vídeo 2: “ Feirinha da cidade alta” que está disponível para acessar no link: https://yuotu.be/epneueRoNrg  .

                                                                 2ªAula

 

Etapa 1: Iniciar essa etapa com um bom dia ou boa tarde e chamada, em seguida explanação do objeto de conhecimento relacionado a Região Norte dando início com a leitura do texto resumido disponibilizado na apostila ou do livro didático Araribá Mais Geografia nas páginas 114 a 119. Capítulo 10 ( Região Norte), ou orientar os estudantes a fazer a leitura compartilhada do texto disponível na apostila.

Leitura do texto:

                                                                   REGIÃO NORTE

  Região Norte se diferencia bastante, em alguns aspectos, das demais regiões do país. A região possui a maior rede de vias fluviais navegáveis do Brasil. O transporte fluvial assume grande importância econômica e social, em detrimento do transporte rodoviário. A Floresta Amazônica, cujo ritmo de desmatamento é crescente, impacta diretamente no modo de vida das populações. Ela continua sendo desmatada para o uso do solo com atividades agropecuárias e os conflitos com as populações locais aumentam. Como se dá esse processo? Quais são os povos da floresta e como é sua relação com a natureza?

 A Região Norte é formada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, ocupando uma superfície de 3 853 327 km2 . A Amazônia, área de abrangência da Floresta Amazônica, ultrapassa os limites da Região Norte e avança por vários países da América do Sul. É conhecida como Amazônia Internacional ou Pan-Amazônia Já a área conhecida como Amazônia Legal foi criada pelo governo brasileiro para promover o desenvolvimento social e econômico da região correspondente à Amazônia brasileira, que inclui todos os estados da Região Norte, o Mato Grosso e parte do estado do Maranhão.

   PRIMEIRAS ATIVIDADES ECONÔMICAS

  Diversos grupos indígenas habitavam as terras que hoje correspondem à Região Norte quando os colonizadores iniciaram a exploração econômica dessa área. Os rios constituíram vias de circulação que possibilitaram a expansão exploratória. Até o ano de 1800, essa expansão teve como motivações a busca das chamadas drogas do sertão (cravo, canela, baunilha, pimenta, cacau, entre outras) e a captura de indígenas para evangelização e escravização. A abertura dessas vias impactou fortemente o meio ambiente ao longo das rodovias.

  OBRAS E PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO

  Em 1953, para promover a ocupação da região, o governo federal criou a Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia (SPVEA), mais tarde substituída pela Superintendência para o Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Além da abertura de estradas e do asfaltamento das já existentes, outras obras de infraestrutura, como hidrelétricas e portos, foram realizadas com o intuito de incentivar e viabilizar a instalação de empresas agropecuárias e industrias.

  VEGETAÇÃO E EXTRATIVISMO VEGETAL

  A Floresta Amazônica é uma floresta pluvial, típica de ambientes úmidos e com temperaturas elevadas, que abriga grande variedade de espécies. É uma área de alta biodiversidade e que influencia o clima. Nessa floresta existem matas de inundação e matas de terra firme. Além da floresta, a Região Norte apresenta outras formações vegetais e áreas de transição entre um tipo de vegetação e outro. Destacam-se os Campos, que ocorrem em Roraima, e o Cerrado, que cobre determinadas áreas de Roraima, Rondônia, Pará, Amapá e grande parte do Tocantins. Nos estados do Amapá e do Pará, sobretudo na costa, as matas de igapó e as matas de várzea dão lugar aos mangues da Amazônia, áreas de grande biodiversidade.

                                                               3° aula

 

ETAPA 1e 2: Iniciar com um bom dia ou boa tarde, e chamada, seguindo com levantamento prévio da aula anterior e se tiver possibilidade o professor pode disponibilizar  um vídeo sobre o conteúdo, assim o estudante terá a oportunidade de aprender mais sobreRegião Norte” que esta no link: https://youtu.be/gv76WlyG19A . Após assistirem solicite que os estudantes manifestem sobre oas informações nela contidas, promovendo um momento de escuta.

                                                              4° aula

ETAPA 1e 2: Após a leitura, assistirem o vídeo, momento de escuta, questionamentos e socialização, propor aos alunos  a atividade complementar para exercitar os conhecimentos sobre a Região Norte. O professor pode solicitar que os mesmos façam a ilustração do mapa da Região Norte destacado os Estados e Capitais.

                                                                  5°aula

ETAPA 1: Após a leitura e interpretação de texto e assistirem o vídeo, o professor sugere aos estudantes a copiar e responder a atividade  que se encontra disponível na apostila,ou outra atividade que o professor promover se assim preferir.

                                                    Atividade  Complementar

Baseado no texto “Região Norte” responda as questões:

1.   1. A Região Norte é formada por quantos e quais Estados?  

Marque a alternativa correta: É o mais jovem estado da Região Norte?

a)      (  ) Amapá

b)      (  ) Acre

c)      (  ) Tocantins

d)      (  ) Amazonas

e)      (  ) Pará     

2.       Baseado no infográfico das páginas (124 a 125) responda.

a)      Na sua opinião qual a importância dos rios para a comunidade  local e para a economia da Região Norte?

b)       Qual o rio é rico em minerais e microrganismo?

c)      Como acontece a pesca na Região Norte?                                                    

3.      Assinale a alternativa correta. Qual o clima predominante na Região Norte?

a)      (  ) Tropical

b)      (  ) equatorial úmido

c)      (  ) Tropical semiárido

d)      (  ) Subtropical

e)      (  ) Tropical litorâneo

4.      Quais são as capitais mais importantes e populosas da Região Norte?

5.      Qual é a diferença entre as áreas de abrangência da Floresta Amazônica e da Amazônia Legal?

  ETAPA 2: Continuação da atividade e correção.

                                                                 6° aula

ETAPA 1: Levantamento prévio da aula anterior, em seguida dando continuidade com a leitura compartilhada do resumo ao dispor na apostila, ou das páginas 121 e 135 que se encontra no livro didático Araribá Mais Geografia.

Leitura do texto Complementar:

 

    Desmatamento na Amazônia está próximo de não ter volta, dizem especialistas

   A  Amazônia está se aproximando perigosamente de um ponto “sem volta”, ao qual se chegaria se o desmatamento superar 20% de sua área original, afirmam dois renomados biólogos da Fundação das Nações Unidas.

 [...] o pesquisador americano Thomas Lovejoy e o brasileiro Carlos Nobre garantiram que o desmatamento da Amazônia está perto de 17% de sua vegetação nos últimos 50 anos, e que o limite de 20% seria o abismo climático.

 A Amazônia produz aproximadamente metade de suas chuvas ao reciclar a umidade na medida em que o ar se move a partir do Atlântico, através da América do Sul e rumo a oeste.

 Esta umidade é importante para alimentar o ciclo da água da Terra de maneira mais ampla e afeta o bem-estar humano, a agricultura, as estações de seca e o comportamento da chuva em muitos países da América do Sul, segundo os especialistas. [...]

De fato, segundo os especialistas, a gravidade das secas de 2005, 2010 e 2015 poderia representar os primeiros reflexos deste ponto de inflexão ecológica. Esses eventos, junto com as fortes inundações de 2009, 2012 e 2014, sugerem que todo o sistema está oscilando. [...]

 DESMATAMENTO da Amazônia está próximo de não ter volta, dizem especialistas. UOL, 22 fev. 2018. Disponível em: . Acesso em: 22 jul. 2018.

ETAPA 2: Continuação da leitura, questionamentos e discussão sobre o texto.

O que os estudantes pensam a respeito da relação sociedade-natureza?

O que os estudantes entendem por “problemática ambiental”?

O problema apontado afeta de alguma forma o lugar em que eles vivem? Por quê?

                                                           7° aula

ETAPA 1: Após a leitura do texto sugerir a atividade do livro didática Araribá Mais Geografia nas páginas 136 a 137, Sugestão o professor pode fazer modificações na atividade.

                                                      ATIVIDADE

1-    Na região norte as terras de altitudes mais elevadas localizam-se, principalmente, no norte do estado de Roraima e no norte e noroeste do estado do Amazonas, onde se encontra o ponto culminante do Brasil: a) a Floresta da Altitude        b) o Relevo dos Alpes        c) o Pico da Neblina        d) o Monte Everest                           e) o Morro das Nuvens.

 

2-     É a maior bacia hidrográfica do mundo:

 

a)    Rio Amazonas      b) Rio Solimões       c) Rio São Francisco        d) Rio Tocantins           e) Rio Parnaíba

 

3-     O clima da Região Norte é:

 a) Equatorial Úmido          b) Tropical          c) Tropical de Altitude           d) Desértico         e) Subtropical.

4 - Chamada região Norte ou Amazônica apresenta as seguintes características, quanto ao clima e a vegetação:

a) Clima equatorial, semiárido, índice pluviométrico de 300 a 600 mm e uma vegetação densa e exuberante.

b) Clima equatorial superúmido, índice pluviométrico de 2.000 a 3.000mm e uma vegetação densa e exuberante. c) Clima tropical superúmido, índice pluviométrico entre 300 a 600 mm e uma vegetação pouco densa e formada de campo e cerrados.

d) Clima temperado superúmido, índice pluviométrico entre 2.000 a 3.000mm e vegetação densa e exuberante. e) Clima subtropical e vegetação florestal exuberante.

 

5 - Na região Norte o clima é muito quente e úmido e a vegetação predominante é:

 a) A Floresta Equatorial    b) A Mata Atlântica    c) A Mata dos Cocais      d) A Caatinga        e) O Cerrado.

 6 - Identifique as regiões conforme áreas que as abrangem.

(___) Área coberta pela Floresta Amazônica que abrange.                 1 - Amazônia Internacional territórios da

(___) Formada por sete estados brasileiros.                                           América do Sul

(___) Abrange todos os estados brasileiros que possuem                  2 - Região Norte                       

 floresta  Equatorial em seus territórios.                                    3 - Amazônia Legal

7 - Na região Norte o clima é muito quente e úmido e a vegetação predominante é:

 a) A Floresta Equatorial.   b) A Mata Atlântica.   c) A Mata dos Cocais.    d) A Caatinga.    e) O Cerrado.

                                                               8° aula

ETAPA 1: Dando continuidade, sondagem sobre a Região Norte momento de tirar possíveis dúvidas, em seguida propor uma atividade complementar que esta disponível na apostila e no livro didático de Geografia.

                                                                 Atividade

1. Quais as principais atividades econômicas desenvolvidas na Região Norte?

 

2. Como se deu o processo de integração da região com o restante do país?

 3. Quais foram os grandes projetos públicos realizados na região e quais as suas consequências econômicas, sociais e ambientais?

 

 4. Como o modo de vida das populações da Região Norte é influenciado pelos aspectos climáticos e hidrográficos?

5. Como são os atuais indicadores socioeconômicos da região?

6. Quais os problemas sociais e ambientais relacionados à exploração dos recursos naturais?

 

7. Como é possível realizar desenvolvimento sustentável nessa região?

 

 8. Qual a relação dos grupos indígenas e de seringueiros com os demais grupos sociais e com o meio ambiente nessa região? Resposta

 

ETAPA 2: Continuação da atividade e correção com questionamento e socialização.

                                                                9° aula

ETAPA 1: Nesta etapa sondagem da aula anterior, explanação sobre a Região Centro-Oeste com a leitura compartilhada e questionamento.

TEXTO:

Região Centro-Oeste

A Região Centro-Oeste passou por um longo processo de povoamento relacionado à expansão da agropecuária, que impac - tou o meio ambiente e influenciou o modo de vida local. Esse processo de povoamento foi intensificado com a construção da capital federal, Brasília, que atraiu mão de obra ao longo dos anos 1950. Na economia do Centro-Oeste, des - tacam-se a criação extensiva de gado, a mineração, as grandes lavouras comer - ciais de soja e algodão, os frigoríficos e curtumes, além da crescente produção industrial, a exemplo dos novos inves - timentos da indústria automobilística e farmacêutica.

Como essas atividades econômicas influenciam a paisagem dessa região?

ETAPA 2: Para melhor compreensão do conteúdo abordado sobre a região “Centro-Oeste com leitura e interpretação, orientar os estudantes a ilustrar o mapa da Região Centro-Oeste identificando os estados e capitais.

        

                                                        

                                                                     10° aula

ETAPA 1e 2: Nesta etapa dando continuação ao conteúdo sobre a Região Centro-Oeste, orientar os estudantes a leitura, interpretação  e questionamento dando oportunidade ao estudante a se expressar sua opinião sobre o conteúdo.

Texto:

                                                               Região Centro-Oeste

"Os aspectos naturais da região Centro-Oeste são bastante influenciados pela localização dessa região, na zona central do Brasil e em uma faixa tropical continental, haja vista que essa região posiciona-se local acima do Trópico de Capricórnio, que chega a cortar uma faixa do extremo sul do Mato Grosso do Sul.

Para caracterizar os aspectos físicos do Centro-Oeste, iremos destacar, respectivamente, o relevo, o clima, a vegetação e a hidrografia dessa importante região brasileira.

O relevo do Centro-Oeste é dividido em três principais áreas ou sub-regiões: o planalto central, o planalto meridional e a planície do pantanal, conforme podemos observar no mapa a seguir:

Mapa da distribuição espacial do relevo do Centro-Oeste brasileiro.

O planalto central, como demonstra o mapa acima, localiza-se na maior parte do Centro-Oeste, mas também se estende por outras regiões, principalmente para o estado de Minas Gerais. Esse tipo de relevo possui altitudes que variam de 600m a 1000m em média, com predomínio de rochas cristalinas e algumas sedimentares, além dos latossolos. Há uma quantidade razoável de serras e algumas chapadas, a exemplo da Chapada dos Veadeiros, tombada como Patrimônio da Humanidade.

O planalto meridional, por sua vez, é nada mais do que uma extensão ao sul do planalto central, caracterizado por apresentar um relevo menos acidentado e com solos mais férteis do que os da maior parte do Cerrado. Em algumas regiões, registra-se a presença da chamada “terra roxa”, que surgiu da sedimentação do basalto, uma rocha de origem vulcânica que se originou na região em um passado geológico remoto, quando havia vulcanismos hoje extintos.

A planície do pantanal, que ocupa basicamente o oeste do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, é considerada como a maior planície inundável do mundo. Em tempos de chuva e de cheias dos rios, a maior parte das áreas do local alaga-se, originando o ambiente característico da região. Os grandes lagos são principalmente abastecidos pelo Rio Paraguai.

                               11° aula

 

ETAPA 1: Continuidade do conteúdo abordado na aula anterior seguido de atividade.

Continuação do texto para a leitura:                                                                          

"O clima da Região Centro-Oeste é caracterizado pela predominância do tipo tropical úmido na maior parte dessa região, ocupando uma larga extensão de Goiás e do Mato Grosso."

"A vegetação do Centro-Oeste mais abundante, ao menos em seu aspecto original, é o Cerrado, um tipo de savana da América do Sul. Esse bioma, inicialmente, era o segundo maior do território brasileiro, atrás somente da Floresta Amazônica, mas atualmente boa parte de sua área foi devastada, restando menos de 20% de sua vegetação original."

"A hidrografia da região Centro-Oeste é bastante rica, com a presença de uma considerável quantidade de grandes rios, destacando-se o Tocantins, o Araguaia, o Paraná, entre inúmeros outros. As três bacias hidrográficas são: a Amazônica, no Mato Grosso, com destaque para o rio Xingu; a Tocantins-Araguaia, dominada pelos dois rios citados; e a bacia Platina, com a presença dos rios Paraguai e Paraná."

Veja mais sobre "Aspectos naturais do Centro-Oeste" em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/aspectos-naturais-centro-oeste.htm

ETAPA 2: Após a leitura e interpretação do texto, orientar os alunos a atividade do livro didático Araribá Mais Geografia na  página 146, para melhor compreensão.

                                                                      12° aula

ETAPA 1 e 2: Continuação da atividade com a correção e questionamento. Outra proposta é a atividade disponível na apostila ou outra atividade promovida pelo professor se assim preferir.

                                         

 

 

 

RECURSOS: Livro didático; ( 138 a 146) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (x) Computador; (x ) Jogos;(  ) Textos Informativos;  (x) Outros (  ).

AVALIAÇÃO: Prova; ( ) Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas. 146            .

( ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(x)  Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros:

Referencias:

 Livro Didático –Araribá Mais Geografia

Região Norte” que esta no link: https://youtu.be/gv76WlyG19A .

 

Veja mais sobre "Aspectos naturais do Centro-Oeste" em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/aspectos-naturais-centro-oeste.htm  

Imagem do mapa da Reigão Centro –Oeste:

https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fbr.pinterest.com%2Fpin%2F836895543231747337%2F&psig=AOvVaw0d-_DO1d-Xx9LnM82j73pf&ust=1666101586406000&source=images&cd=vfe&ved=0CAkQjRxqFwoTCOjyqJu25_oCFQAAAAAdAAAAABAb .

"Aspectos naturais do Centro-Oeste" em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/aspectos-naturais-centro-oeste.htm

https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fsuportegeografico77.blogspot.com%2F2018%2F05%2Fquebra-cabeca-regiao-centro-oeste-2.html&psig=AOvVaw1URazOsx1ECzKhzOIQirH1&ust=1666134628334000&source=images&cd=vfe&ved=0CAoQjRxqFwoTCJjKv6qx6PoCFQAAAAAdAAAAABAh Imagem Centro-Oeste.

 

https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fbr.pinterest.com%2Fpin%2F639651953302670990%2F&psig=AOvVaw1URazOsx1ECzKhzOIQirH1&ust=1666134628334000&source=images&cd=vfe&ved=0CAoQjRxqFwoTCJjKv6qx6PoCFQAAAAAdAAAAABAm  Imagem Centro-Oeste.

 

 

 

 

                                                         Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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