SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
||
Tema: : Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em
foco. Subtema: Leituras Geográficas |
UNIDADE
TEMÁTICA: Natureza, ambiente e qualidade de vida Objetos
do conhecimento:
Biodiversidade, Agro biodiversidade destacando a História da Agroecologia e o
ciclo hidrológico estudando as Bacias Hidrográficas da Bahia e os principais
rios de Itamaraju. |
|
|
||
Ano: 6º Período:
17/10 a 07/11/2022 Nº
de Aulas: 12 |
||
HABILIDADES |
||
|
||
COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
||
1-Reconher e
compreender que a Europa Oriental está a nível de desenvolvimento diferente
do Leste Europeu 2- Compreender a
diversidade étnico-cultural e os consequentes conflitos existentes na região
do Leste Europeu 3- Compreender os
principais aspectos econômicos, sociais, e do espaço físico da Rússia e sua
influência na Europa Oriental e no Leste Europeu |
||
COMPETÊNCIAS GERAIS
|
||
Valorizar e utilizar os
conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social,
cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo
e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e
inclusiva. 7. Argumentar com base em fatos, dados e
informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de
vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a
consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional
e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos
outros e do planeta. |
||
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
||
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só
tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando
o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso
profissional. |
||
|
||
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
OBS: Professores,
essa sequencia terá uma duração de quarto semanas para melhor agilizar a vida
de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos,
ficando mais fácil a avaliação de
desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas.
1º AULA
Etapa 1 e 2:
Iniciar a aula questionando os alunos se eles sabem algo a respeito o que é o
tempo, o clima; e se já se perguntaram as possíveis diferenças que tem entre
um e o outro. Dando início ao capitulo 11 do livro didático Araribá Mais Geografia nas páginas 136 a 147. O professor
orienta os estudantes a abrir uma roda
de conversa e estimula-los com questionamentos que segue abaixo:
Muitas
pessoas têm muita dificuldade para diferenciar tempo e clima. Algumas delas
acreditam que essas expressões representam a mesma coisa, mas sabemos que isso
não é verdade. Observe as frases abaixo:
Frase
1: Hoje choveu muito.
Frase
2: Faz muito frio nessa região durante essa época do ano.
Frase
3: Puxa! Quanta neve por aqui!
Frase
4: Essa região parece um deserto, quase nunca chove!
Essas
afirmações são de situações referentes ao clima (climáticas) e ao tempo
(meteorológicas). Mas você sabe dizer qual delas refere-se a cada tipo?
As
frases 1 e 3 referem-se ao tempo e as frases 2 e 4 referem-se ao clima. Isso
porque o tempo é o estado momentâneo da atmosfera, enquanto o clima é o
conjunto fixo de variações do tempo em um longo período.
Não
esqueça: o tempo refere-se a algo passageiro, a um estado momentâneo; já o
clima está relacionado a algo mais ou menos permanente ou que dura mais tempo.
Quando
eu digo que hoje está chovendo, estou me referindo ao tempo. Quando afirmo que
todos os anos, entre os meses de agosto e janeiro, costuma chover em um dado
lugar, estou me referindo ao clima.
Portanto,
quando falamos de tempo, referimo-nos a algo que muda de um dia para o outro,
ou até de uma hora para outra. Por outro lado, quando falamos de clima,
referimo-nos a algo mais rotineiro, que costuma se repetir ao longo dos anos.
As
previsões meteorológicas são responsáveis por nos dizer como será o tempo
amanhã, se vai chover ou não, se será frio ou não.
Já as
previsões climáticas procuram nos dizer como será o clima daqui a alguns anos,
se o planeta será mais quente ou mais frio, se as chuvas serão mais frequentes
ou menos intensas etc.
Por
Rodolfo Alves Pena
Graduado
em Geografia
2º AULA
Etapa 1
e 2: Nesta etapa sugerimos que o
professor inicie a explicação de subtemas como: AS MASSAS DE AR, A PREVISÃO DO
TEMPO, O CLIMA, quem desejar pode tomar como referência as páginas 137 a 140 do
livro didático Araribá Mais Geografia. Sugestão de atividade seguir:
No mapa ao lado, as setas indicam a direção em
que se movimentam as massas de ar no Brasil. As massas originadas próximas à
linha do Equador são chamadas de equatoriais, e as que se originam próximo ao
trópico de Capricórnio são chamadas de tropicais. As massas de ar originadas ao
sul do continente são chamadas de polares. Veja que, no mapa, estão
representadas massas de ar com origens diferentes:
três originadas no oceano Atlântico:
Equatorial Atlântica, Tropical Atlântica e Polar Atlântica; duas originadas no
continente:
Equatorial Continental e Tropical Continental.
1. Qual é a massa de ar frio atuante no
Brasil?
2. Qual a principal diferença entre as massas
Equatorial Atlântica e Tropical Continental?
Outra
opção para quem dispõe de acesso as mídias sociais, e passar para os estudantes
os vídeos que segue abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=uu8A9wVMWLI
https://www.youtube.com/watch?v=Hb4TefWWKuM
https://www.youtube.com/watch?v=DqU-h1h7ndw .
3º AULA
Etapa 1 e 2:Para essa etapa sugerimos as
atividades das páginas 138 e 139 do livro didático Araribá Mais Geografia.
A
meteorologia e as condições meteorológicas
As
condições meteorológicas de um local se referem ao comportamento da atmosfera
em determinado momento, considerando elementos como a temperatura, a pressão do
ar, a umidade, entre outros.
A
meteorologia é a ciência que registra essas condições e as analisa para poder
realizar as previsões do tempo.
Existem, no Brasil e no mundo, centros de
pesquisa especializados em meteorologia, que estudam as condições atmosféricas
de diversos locais. Com base nos resultados das pesquisas, são realizadas
previsões do tempo divulgadas nos jornais, na televisão, na internet. O mapa
abaixo é um exemplo de previsão do tempo.
1.
__________________________________
_______________________________
_______________________________
Sugestão: Seria interessante que essa proposta
fosse realizada em duplas, para que os alunos possam socializar.
4º AULA
Etapa 1 e 2: Nesta etapa levantamento prévio da
aula anterior, em seguida solicitar os estudantes a leitura compartilhada do
texto disponível na apostila.
TEXTO:
Fatores e elementos climáticos
"O
clima é o conjunto de variações na atmosfera em um determinado local ou região.
Trata-se de uma dinâmica que dura um período superior a 30 anos, diferentemente
do tempo, que são as oscilações momentâneas nessa mesma atmosfera. Por exemplo,
quando dizemos que uma região possui duas estações bem definidas ao longo do
ano, estamos falando do clima, mas ao falarmos que hoje choveu e amanhã vai
fazer sol, estamos nos referindo ao tempo.
Nesse
sentido, o clima pode ser compreendido a partir de seus fatores e elementos,
termos que, aparentemente semelhantes, referem-se a questões totalmente
diferentes.
Os
elementos climáticos são as grandezas atmosféricas que podem ser medidas ou
instantaneamente mensuradas. São os elementos atmosféricos que variam no tempo
e no espaço e que se configuram como o atributo básico para se definir o clima
da região. Os principais elementos climáticos são: radiação, temperatura,
pressão e umidade.
Os
fatores climáticos são as condições que determinam ou interferem nos elementos
climáticos e os climas deles resultantes. São eles que ajudam a explicar o
porquê de uma região ser quente e úmida e outra ser fria e seca, por exemplo.
Os principais fatores climáticos são: latitude, altitude, maritimidade e
continentalidade, massas de ar, vegetação, correntes marítimas e até o relevo.
Elementos climáticos
a) radiação: a radiação climática, em linhas
gerais, pode ser definida como todo o calor recebido pela atmosfera, a maior
parte advinda do sol, mas que também recebe a influência dos seres vivos e dos
elementos naturais e artificiais que refletem o calor já existente. A radiação
solar manifesta-se em diferentes tons de intensidade ao longo do planeta, o que
contribui para a formação das chamadas zonas térmicas ou climáticas da Terra.
b) temperatura: é a mensuração do calor na
atmosfera, podendo ser medida em graus celsius (ºC) ou em outras unidades de
medida, como fahrenheit (ºF) e o kelvin (K).
c) pressão atmosférica: é o “peso” ou “força”
exercidos pelo ar sobre a superfície, pois, ao contrário do que muitas pessoas
pensam, o ar possui massa e, consequentemente, peso. A pressão atmosférica
costuma ser medida em milibares (mb).
d) umidade: é a quantidade de água em sua forma
gasosa presente na atmosfera. Temos, assim, a umidade absoluta (quantidade
total de água na atmosfera) e a umidade relativa do ar (quantidade de água na
atmosfera em relação ao total necessário para haver chuva).
Fatores climáticos
a) latitude: está intrinsecamente ligada às
diferenças da radiação solar sobre a Terra. Assim, quanto mais próximo à Linha
do Equador (baixas latitudes), mais as temperaturas tendem a aumentar. Por
outro lado, à medida que nos direcionamos rumo às zonas polares (altas
latitudes), menores tendem a ser as temperaturas.
b) altitude: em regiões mais altas, a pressão
atmosfera costuma ser menor, além do fato de a irradiação também ser mais
diminuta. Assim a temperatura costuma ser inferior, o que nos faz concluir que
quanto maior a altitude, menores as temperaturas e, quanto mais próximo ao
nível do mar, maiores as temperaturas.
Regiões mais altas costumam ser mais
frias
c) maritimidade ou continentalidade: são termos que designam,
respectivamente, a proximidade de um local do mar ou a sua posição em uma
região mais continental, o que interfere diretamente sobre o clima. Isso ocorre
porque o solo costuma se aquecer ou se resfriar mais rapidamente do que a água,
o que acarreta uma maior amplitude térmica (diferença entre a maior e menor
temperatura) ao longo do ano em regiões continentais e o inverso em regiões
litorâneas.
d) massas de ar: em função das diferenças de
pressão atmosférica, temos a movimentação do ar. Quando esse movimento ocorre
em blocos de ar com a mesma temperatura e umidade, formam-se as massas de ar,
que transferem suas características para o clima dos locais por onde passam.
Massas de ar frio e úmido, por exemplo, são responsáveis por diminuírem as
temperaturas e aumentarem a umidade. O encontro entre duas massas diferentes
forma as frentes de ar.
e) vegetação: interfere no clima de várias formas
diferentes. As principais delas são a contenção ou absorção dos raios solares,
minimizando os seus efeitos, e a elevação da umidade por meio da
evapotranspiração, o que ajuda a diminuir as temperaturas e elevar os índices de
chuva.
f) relevo: também influencia o clima quando as
regiões mais altas impedem a passagem de massas de ar, fazendo com que algumas
regiões se tornem mais secas ou até desérticas.
g) correntes marítimas: apresentam condições
específicas de temperatura, influenciando diretamente o clima. Em regiões em
que o mar é mais quente, por exemplo, a evaporação aumenta e eleva a umidade,
que se dispersa para outras regiões. Quando as correntes são mais frias, a
umidade local diminui e a pressão atmosférica e a umidade passam a ser menores,
o que faz com que essa região acabe “sugando” as massas de ar de outras
localidades, que passam a sofrer alterações em seus climas.
Além
de todos esses fatores, que são os de ordem natural, também é preciso lembrar
que o homem acaba se tornando um dos agentes mais intensos de transformação do
clima. Ele pode ser responsável tanto por fenômenos climáticos mais localizados
(ilhas de calor, inversão térmica e outros) quanto por processos mais amplos e
diversificados.
Por
Rodolfo Alves Pena
Graduado
em Geografia"
5º AULA
Etapa 1 e 2: Para essa etapa continuidade da
explicação do texto anterior. Quem desejar pode se fazer do livro didático araribá
Mais Geografia nas páginas 144 até 147. E outra opção ainda seria, ou para
todos que desejarem caso haja tempo, os links abaixo para os estudantes terem
acesso: https://www.youtube.com/results?sp=mAEB&search_query=os+climas+da+terra Os climas da terra.
6º AULA
Etapa 1 e 2: Iniciar essa etapa com levantamento
prévio da aula anterior. Em continuidade propor aos estudantes a atividade das
páginas 148 e 149. Cada professor é livre para escolher as questões mais
adequadas.
7º 8º AULAS
Etapa 1 e 2: Iniciar a
etapa questionando os alunos se eles sabem algo a respeito dos tipos de
vegetação, e da importância que a mesma tem para a vida na Terra. Neste caso orientar
os estudantes a fazer a leitura e interpretação do texto disponível na
apostila,ou do capitulo 12 no livro didático Araribá Mais Geografia na página
150 157. Em seguida promover um momento de questionamento e comentários sobre o
assunto.
Vegetação
é caracterizada como o conjunto de plantas de uma determinada região. Em razão
da diversidade climática da Terra, com destaque para a variação da temperatura
e umidade, existem coberturas vegetais distintas.
Os
principais tipos de vegetação são: deserto, estepe, floresta de coníferas,
floresta temperada, floresta tropical, savana, tundra, vegetação de montanha e
vegetação mediterrânea.
Deserto: é a vegetação típica de
regiões semiáridas, áridas e hiperáridas. A quantidade de chuva é baixíssima,
fato que impossibilita o desenvolvimento de vida animal e de vegetação na maior
parte dos desertos.
Estepe: o clima predominante é o
temperado continental, comum na região central da América do Norte, centro-sul
da América do Sul, Ásia Central, leste da Austrália e sul da África. A cobertura
vegetal é composta por gramíneas e arbustos de pequeno porte.
Tundra: é a vegetação predominante
no extremo norte do Hemisfério Setentrional. A vegetação é composta basicamente
por capim e junco. Apresenta baixas temperaturas.
Floresta
coníferas:
comum das regiões de temperaturas baixas, cujo clima é continental frio ou
polar. A maioria das árvores tem folhas em forma de agulha, sendo uma forma de
não acumular neve, como, por exemplo, o pinheiro.
Floresta
temperada:
vegetação típica de regiões de clima temperado, apresentando as quatro estações
do ano bem definidas: primavera, verão, outono e inverno. As principais
espécies vegetais são carvalhos, faias e bordos.
Floresta
tropical:
compreende as regiões próximas à linha do Equador. A temperatura média, a umidade
e a quantidade de chuvas são bastante elevadas. A fauna e a flora são
diversificadas, como o que ocorre na floresta Amazônica, que é a maior floresta
tropical do mundo.
Savana: também conhecida como
cerrado, esse tipo de vegetação é comum na porção central da América do Sul,
norte da América Central, além de áreas da Austrália e do continente africano.
As árvores são de pequeno porte e têm o caule torto.
Vegetação
de montanha:
como o próprio nome diz, essa vegetação é comum em pontos elevados, tais como
os Andes, Himalaia, entre outras regiões montanhosas. A vegetação é pouco
diversificada, visto que o clima não é propício para o seu desenvolvimento.
Vegetação
mediterrânea:
a vegetação é composta por árvores de pequeno porte, como, por exemplo, oliveiras
e sobreiros.
Por
Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado
em Geografia
9º AULA
Etapa 1 e 2: Professor nesta etapa, se possível
promover aos estudantes o acesso ao vídeo
Esse vídeo
abaixo aponta de forma bem objetiva, com imagens interessantes os assuntos
abordados. Orientar os estudantes a fazer anotações das informações que o
chamar atenção.
https://www.youtube.com/watch?v=GU59nPnvmw0 -VEGETAÇÃO
DA TERRA, PRINCIPAIS TIPOS E CARACTERÍSTICAS.
Esse
link pode ser utilizado, antes ou depois do texto da aula anterior.
Ou
quem ainda preferir pode utilizar o livro para nortear sua explicação e direcionamento.
10º AULA
Etapa 1 e 2: Iniciar com um bom dia e chamada e
seguida como sugestão, estimular os
alunos em grupos ou trios, escolherem um tipo de vegetação e trabalharem a
explicação, além de tentar demonstrar a vegetação escolhida por meio de uma
produção manual: maquete, pintura etc.
11º AULA
Etapa 1 e 2: Solicitar ao estudante a copiar e
escrever no caderno a atividade do livro didático Araribá Mais Geografia nas páginas
158 e 159. Questões a escolher livremente pelo professor. Logo após se possível a fazer a correção e o
momento de tirá dúvidas.
Obs:. Apresentação das pequisas para
quem optou em desenvolver, ou correção da atividade anterior.
12º AULA
Etapa 1 e 2: Nesta etapa uma sondagem do que foi
trabalhado sobre “Clima e Vegetação” durante as aulas. Enfatizando sempre a
importância da leitura e da escrita para a formação do estudante e da sociedade.
Em seguida disponibilizar uma atividade a seguir
Itamaraju
O atual município de Itamaraju nasceu de um
povoado chamado Dois Irmãos, em homenagem aos padroeiros da cidade, São Cosme e
São Damião. Está cidade está localizada no estado da Bahia e atualmente conta
com uma população estimada em cerca de 70 mil habitantes. O clima predominante na região é o
Tropical Quente e Úmido, com tendências a se tornar quente e seco, devido ao
desmatamento descontrolado. Seu relevo é plano com suaves ondulações; e a vegetação predominante é a Mata
Atlântica, a maioria com madeiras de alto valor comercial, hoje bastante
devastada devido as queimadas e desmatamento desordenados.
ATIVIDADE
Agora é hora de testar seus conhecimentos.
Lembre-se de que as pesquisas e consultas são permitidas e bem-vindas para que
você realize com sucesso as atividades. Mãos à obra!!!
1 — Observe as imagens abaixo e responda:
a)
Compare as principais
características climáticas dos lugares retratados nas imagens acima e liste, em
seu caderno, as diferenças entre eles.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Na sua opinião, por que há
diferentes tipos de clima na Terra?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________
RECURSOS: (136 e 149 a 150 e 161 )Livro didático; ( )
Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X ) Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos;
( ) Outros
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( 148, 149,157,158, 158,161)
( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X )
Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;
(X) Atividade escrita; (X )
Avaliação da participação; Outros:
Referencias:
https://www.youtube.com/watch?v=uu8A9wVMWLI
https://www.youtube.com/watch?v=Hb4TefWWKuM
https://www.youtube.com/watch?v=DqU-h1h7ndw https://www.youtube.com/results?sp=mAEB&search_query=os+climas+da+terra Os climas da
terra.
https://www.youtube.com/watch?v=GU59nPnvmw0 -VEGETAÇÃO DA
TERRA, PRINCIPAIS TIPOS E CARACTERÍSTICAS.
Imagens:
: https://s2.glbimg.com/AqPtxGIUnsuKRWgkNn9DM7g9F7E=/0x0:1600x900/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/p/n/qZ2Z0uSgysVGSd1aQ42w/sao-joaquim-geada-21-07-4-.jpeg Santa
Catarina.
Imagens:
https://www.guiadoturismobrasil.com/up/img/1446399003.jpg Itamaraju
-Bahia.
Que Deus continue protegendo e abençoando
a todos nós...
Nenhum comentário:
Postar um comentário