8º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 6º ANO - 2022

 

                                                            SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

 Tema: :  Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco.

Subtema:  Leituras Geográficas

UNIDADE TEMÁTICA: Natureza, ambiente e qualidade de vida

Objetos do conhecimento: Biodiversidade, Agro biodiversidade destacando a História da Agroecologia e o ciclo hidrológico estudando as Bacias Hidrográficas da Bahia e os principais rios de Itamaraju.

Objetivo geral: 

·         diferenciar tempo atmosférico e clima atmosférico;

·         conhecer algumas características dos estudos da climatologia e da meteorologia;

·         conhecer os climas do planeta e do Brasil;

·          relacionar características do clima e da vegetação, no planeta Terra e no Brasil;

Ano: 6º                          Período: 17/10  a  07/11/2022                                         Nº de Aulas: 12

HABILIDADES

EF06GE05IT) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais identificando estes aspectos físicos no município de Itamaraju e a sua importância.

EF06GE11: Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.

EF06GE06) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.

(EF06GE06BA) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização e ofertas de diversos serviços, partindo de sua realidade.

(EF06GE06IT) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária, com destaque para a cultura do café, pimenta-do-reino e eucalipto e para criação do gado e ofertas de diversos serviços, como aqueles ligados à expansão urbana partindo da realidade do município de Itamaraju.

                         COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1-Reconher e compreender que a Europa Oriental está a nível de desenvolvimento diferente do Leste Europeu

2- Compreender a diversidade étnico-cultural e os consequentes conflitos existentes na região do Leste Europeu

3- Compreender os principais aspectos econômicos, sociais, e do espaço físico da Rússia e sua influência na Europa Oriental e no Leste Europeu

                            COMPETÊNCIAS GERAIS

 Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

                 COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

  Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo

estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                          ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

  OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de quarto semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos, ficando mais fácil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

                                                     

                                                                      1º AULA

 

Etapa 1 e 2: Iniciar a aula questionando os alunos se eles sabem algo a respeito o que é o tempo, o clima; e se já se perguntaram as possíveis diferenças que tem entre um e o outro. Dando início ao capitulo 11 do livro didático Araribá Mais  Geografia nas páginas 136 a 147. O professor orienta os estudantes a abrir uma roda de conversa e estimula-los com questionamentos que segue abaixo:

 

Muitas pessoas têm muita dificuldade para diferenciar tempo e clima. Algumas delas acreditam que essas expressões representam a mesma coisa, mas sabemos que isso não é verdade. Observe as frases abaixo:

 

Frase 1: Hoje choveu muito.

Frase 2: Faz muito frio nessa região durante essa época do ano.

Frase 3: Puxa! Quanta neve por aqui!

Frase 4: Essa região parece um deserto, quase nunca chove!

Essas afirmações são de situações referentes ao clima (climáticas) e ao tempo (meteorológicas). Mas você sabe dizer qual delas refere-se a cada tipo?

As frases 1 e 3 referem-se ao tempo e as frases 2 e 4 referem-se ao clima. Isso porque o tempo é o estado momentâneo da atmosfera, enquanto o clima é o conjunto fixo de variações do tempo em um longo período.

Não esqueça: o tempo refere-se a algo passageiro, a um estado momentâneo; já o clima está relacionado a algo mais ou menos permanente ou que dura mais tempo.

Quando eu digo que hoje está chovendo, estou me referindo ao tempo. Quando afirmo que todos os anos, entre os meses de agosto e janeiro, costuma chover em um dado lugar, estou me referindo ao clima.

Portanto, quando falamos de tempo, referimo-nos a algo que muda de um dia para o outro, ou até de uma hora para outra. Por outro lado, quando falamos de clima, referimo-nos a algo mais rotineiro, que costuma se repetir ao longo dos anos.

As previsões meteorológicas são responsáveis por nos dizer como será o tempo amanhã, se vai chover ou não, se será frio ou não.

Já as previsões climáticas procuram nos dizer como será o clima daqui a alguns anos, se o planeta será mais quente ou mais frio, se as chuvas serão mais frequentes ou menos intensas etc.

 

Por Rodolfo Alves Pena

Graduado em Geografia

 

                                                                        2º AULA

 Etapa 1 e 2: Nesta etapa sugerimos que  o professor inicie a explicação de subtemas como: AS MASSAS DE AR, A PREVISÃO DO TEMPO, O CLIMA, quem desejar pode tomar como referência as páginas 137 a 140 do livro didático Araribá Mais Geografia. Sugestão de atividade  seguir:

 

                                   Ler o mapa

No mapa ao lado, as setas indicam a direção em que se movimentam as massas de ar no Brasil. As massas originadas próximas à linha do Equador são chamadas de equatoriais, e as que se originam próximo ao trópico de Capricórnio são chamadas de tropicais. As massas de ar originadas ao sul do continente são chamadas de polares. Veja que, no mapa, estão representadas massas de ar com origens diferentes:

três originadas no oceano Atlântico: Equatorial Atlântica, Tropical Atlântica e Polar Atlântica; duas originadas no continente:

Equatorial Continental e Tropical Continental.

1. Qual é a massa de ar frio atuante no Brasil?

 

2. Qual a principal diferença entre as massas Equatorial Atlântica e Tropical Continental?

 

 

Outra opção para quem dispõe de acesso as mídias sociais, e passar para os estudantes os vídeos que segue abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=uu8A9wVMWLI

https://www.youtube.com/watch?v=Hb4TefWWKuM

https://www.youtube.com/watch?v=DqU-h1h7ndw .

 

                                                                      3º AULA

 

Etapa 1 e 2:Para essa etapa sugerimos as atividades das páginas 138 e 139 do livro didático Araribá Mais Geografia.

                                                           

A meteorologia e as condições meteorológicas

 

  As condições meteorológicas de um local se referem ao comportamento da atmosfera em determinado momento, considerando elementos como a temperatura, a pressão do ar, a umidade, entre outros.

 A meteorologia é a ciência que registra essas condições e as analisa para poder realizar as previsões do tempo.

 Existem, no Brasil e no mundo, centros de pesquisa especializados em meteorologia, que estudam as condições atmosféricas de diversos locais. Com base nos resultados das pesquisas, são realizadas previsões do tempo divulgadas nos jornais, na televisão, na internet. O mapa abaixo é um exemplo de previsão do tempo.

1.       Você já sentiu a necessidade de saber a previsão do tempo no seu dia a dia? Em que situação? Converse com seus colegas, ouça as respostas deles e compare-as com as suas. Há situações parecidas? 2. Escolha no mapa ao lado um estado brasileiro e indique quais são as temperaturas máximas e as condições atmosféricas previstas para o local.

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Sugestão: Seria interessante que essa proposta fosse realizada em duplas, para que os alunos possam socializar.

                                                                   4º AULA

 

Etapa 1 e 2: Nesta etapa levantamento prévio da aula anterior, em seguida solicitar os estudantes a leitura compartilhada do texto disponível na apostila.

TEXTO:

 

Fatores e elementos climáticos

 

 

"O clima é o conjunto de variações na atmosfera em um determinado local ou região. Trata-se de uma dinâmica que dura um período superior a 30 anos, diferentemente do tempo, que são as oscilações momentâneas nessa mesma atmosfera. Por exemplo, quando dizemos que uma região possui duas estações bem definidas ao longo do ano, estamos falando do clima, mas ao falarmos que hoje choveu e amanhã vai fazer sol, estamos nos referindo ao tempo.

 

Nesse sentido, o clima pode ser compreendido a partir de seus fatores e elementos, termos que, aparentemente semelhantes, referem-se a questões totalmente diferentes.

 

Os elementos climáticos são as grandezas atmosféricas que podem ser medidas ou instantaneamente mensuradas. São os elementos atmosféricos que variam no tempo e no espaço e que se configuram como o atributo básico para se definir o clima da região. Os principais elementos climáticos são: radiação, temperatura, pressão e umidade.

 

Os fatores climáticos são as condições que determinam ou interferem nos elementos climáticos e os climas deles resultantes. São eles que ajudam a explicar o porquê de uma região ser quente e úmida e outra ser fria e seca, por exemplo. Os principais fatores climáticos são: latitude, altitude, maritimidade e continentalidade, massas de ar, vegetação, correntes marítimas e até o relevo.

 

Elementos climáticos

a) radiação: a radiação climática, em linhas gerais, pode ser definida como todo o calor recebido pela atmosfera, a maior parte advinda do sol, mas que também recebe a influência dos seres vivos e dos elementos naturais e artificiais que refletem o calor já existente. A radiação solar manifesta-se em diferentes tons de intensidade ao longo do planeta, o que contribui para a formação das chamadas zonas térmicas ou climáticas da Terra.

 

b) temperatura: é a mensuração do calor na atmosfera, podendo ser medida em graus celsius (ºC) ou em outras unidades de medida, como fahrenheit (ºF) e o kelvin (K).

 

c) pressão atmosférica: é o “peso” ou “força” exercidos pelo ar sobre a superfície, pois, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o ar possui massa e, consequentemente, peso. A pressão atmosférica costuma ser medida em milibares (mb).

 

d) umidade: é a quantidade de água em sua forma gasosa presente na atmosfera. Temos, assim, a umidade absoluta (quantidade total de água na atmosfera) e a umidade relativa do ar (quantidade de água na atmosfera em relação ao total necessário para haver chuva).

 

Fatores climáticos

a) latitude: está intrinsecamente ligada às diferenças da radiação solar sobre a Terra. Assim, quanto mais próximo à Linha do Equador (baixas latitudes), mais as temperaturas tendem a aumentar. Por outro lado, à medida que nos direcionamos rumo às zonas polares (altas latitudes), menores tendem a ser as temperaturas.

 

b) altitude: em regiões mais altas, a pressão atmosfera costuma ser menor, além do fato de a irradiação também ser mais diminuta. Assim a temperatura costuma ser inferior, o que nos faz concluir que quanto maior a altitude, menores as temperaturas e, quanto mais próximo ao nível do mar, maiores as temperaturas.

 

Regiões mais altas costumam ser mais frias

 

c) maritimidade ou continentalidade: são termos que designam, respectivamente, a proximidade de um local do mar ou a sua posição em uma região mais continental, o que interfere diretamente sobre o clima. Isso ocorre porque o solo costuma se aquecer ou se resfriar mais rapidamente do que a água, o que acarreta uma maior amplitude térmica (diferença entre a maior e menor temperatura) ao longo do ano em regiões continentais e o inverso em regiões litorâneas.

 

d) massas de ar: em função das diferenças de pressão atmosférica, temos a movimentação do ar. Quando esse movimento ocorre em blocos de ar com a mesma temperatura e umidade, formam-se as massas de ar, que transferem suas características para o clima dos locais por onde passam. Massas de ar frio e úmido, por exemplo, são responsáveis por diminuírem as temperaturas e aumentarem a umidade. O encontro entre duas massas diferentes forma as frentes de ar.

 

e) vegetação: interfere no clima de várias formas diferentes. As principais delas são a contenção ou absorção dos raios solares, minimizando os seus efeitos, e a elevação da umidade por meio da evapotranspiração, o que ajuda a diminuir as temperaturas e elevar os índices de chuva.

 

f) relevo: também influencia o clima quando as regiões mais altas impedem a passagem de massas de ar, fazendo com que algumas regiões se tornem mais secas ou até desérticas.

 

g) correntes marítimas: apresentam condições específicas de temperatura, influenciando diretamente o clima. Em regiões em que o mar é mais quente, por exemplo, a evaporação aumenta e eleva a umidade, que se dispersa para outras regiões. Quando as correntes são mais frias, a umidade local diminui e a pressão atmosférica e a umidade passam a ser menores, o que faz com que essa região acabe “sugando” as massas de ar de outras localidades, que passam a sofrer alterações em seus climas.

 

Além de todos esses fatores, que são os de ordem natural, também é preciso lembrar que o homem acaba se tornando um dos agentes mais intensos de transformação do clima. Ele pode ser responsável tanto por fenômenos climáticos mais localizados (ilhas de calor, inversão térmica e outros) quanto por processos mais amplos e diversificados.

 

 

Por Rodolfo Alves Pena

Graduado em Geografia"

                                                                           5º AULA

 

 

Etapa 1 e 2: Para essa etapa continuidade da explicação do texto anterior. Quem desejar pode se fazer do livro didático araribá Mais Geografia nas páginas 144 até 147. E outra opção ainda seria, ou para todos que desejarem caso haja tempo, os links abaixo para os estudantes terem acesso: https://www.youtube.com/results?sp=mAEB&search_query=os+climas+da+terra Os climas da terra.

 

                                                                     6º AULA

 

Etapa 1 e 2: Iniciar essa etapa com levantamento prévio da aula anterior. Em continuidade propor aos estudantes a atividade das páginas 148 e 149. Cada professor é livre para escolher as questões mais adequadas.

                                                                   8º AULAS

 

 

Etapa 1 e 2: Iniciar a etapa questionando os alunos se eles sabem algo a respeito dos tipos de vegetação, e da importância que a mesma tem para a vida na Terra. Neste caso orientar os estudantes a fazer a leitura e interpretação do texto disponível na apostila,ou do capitulo 12 no livro didático Araribá Mais Geografia na página 150 157. Em seguida promover um momento de questionamento e comentários sobre o assunto.

                                                           AS VEGETAÇÕES DA TERRA

 

Vegetação é caracterizada como o conjunto de plantas de uma determinada região. Em razão da diversidade climática da Terra, com destaque para a variação da temperatura e umidade, existem coberturas vegetais distintas.

Os principais tipos de vegetação são: deserto, estepe, floresta de coníferas, floresta temperada, floresta tropical, savana, tundra, vegetação de montanha e vegetação mediterrânea.

 

Deserto: é a vegetação típica de regiões semiáridas, áridas e hiperáridas. A quantidade de chuva é baixíssima, fato que impossibilita o desenvolvimento de vida animal e de vegetação na maior parte dos desertos.

Estepe: o clima predominante é o temperado continental, comum na região central da América do Norte, centro-sul da América do Sul, Ásia Central, leste da Austrália e sul da África. A cobertura vegetal é composta por gramíneas e arbustos de pequeno porte.

Tundra: é a vegetação predominante no extremo norte do Hemisfério Setentrional. A vegetação é composta basicamente por capim e junco. Apresenta baixas temperaturas.

Floresta coníferas: comum das regiões de temperaturas baixas, cujo clima é continental frio ou polar. A maioria das árvores tem folhas em forma de agulha, sendo uma forma de não acumular neve, como, por exemplo, o pinheiro.

Floresta temperada: vegetação típica de regiões de clima temperado, apresentando as quatro estações do ano bem definidas: primavera, verão, outono e inverno. As principais espécies vegetais são carvalhos, faias e bordos.

Floresta tropical: compreende as regiões próximas à linha do Equador. A temperatura média, a umidade e a quantidade de chuvas são bastante elevadas. A fauna e a flora são diversificadas, como o que ocorre na floresta Amazônica, que é a maior floresta tropical do mundo.

Savana: também conhecida como cerrado, esse tipo de vegetação é comum na porção central da América do Sul, norte da América Central, além de áreas da Austrália e do continente africano. As árvores são de pequeno porte e têm o caule torto.

Vegetação de montanha: como o próprio nome diz, essa vegetação é comum em pontos elevados, tais como os Andes, Himalaia, entre outras regiões montanhosas. A vegetação é pouco diversificada, visto que o clima não é propício para o seu desenvolvimento.

Vegetação mediterrânea: a vegetação é composta por árvores de pequeno porte, como, por exemplo, oliveiras e sobreiros.

 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco

Graduado em Geografia

                                                                        9º AULA

Etapa 1 e 2: Professor nesta etapa, se possível promover aos estudantes o acesso ao vídeo

Esse vídeo abaixo aponta de forma bem objetiva, com imagens interessantes os assuntos abordados. Orientar os estudantes a fazer anotações das informações que o chamar atenção.

 

https://www.youtube.com/watch?v=GU59nPnvmw0  -VEGETAÇÃO DA TERRA, PRINCIPAIS TIPOS E CARACTERÍSTICAS. 

 

Esse link pode ser utilizado, antes ou depois do texto da aula anterior.

Ou quem ainda preferir pode utilizar o livro para nortear sua explicação e direcionamento.

                                                                         10º AULA

 

Etapa 1 e 2: Iniciar com um bom dia e chamada e seguida  como sugestão, estimular os alunos em grupos ou trios, escolherem um tipo de vegetação e trabalharem a explicação, além de tentar demonstrar a vegetação escolhida por meio de uma produção manual: maquete, pintura etc.

                                                                        

                                                                        11º AULA

 

Etapa 1 e 2: Solicitar ao estudante a copiar e escrever no caderno a atividade do livro didático Araribá Mais Geografia nas páginas 158 e 159. Questões a escolher livremente pelo professor.  Logo após se possível a fazer a correção e o momento de tirá dúvidas.

                                                         

Obs:. Apresentação das pequisas para quem optou em desenvolver, ou correção da atividade anterior.

 

                                                                       12º AULA

 

 

Etapa 1 e 2: Nesta etapa uma sondagem do que foi trabalhado sobre “Clima e Vegetação” durante as aulas. Enfatizando sempre a importância da leitura e da escrita para a formação do estudante e da sociedade. Em seguida disponibilizar uma atividade a seguir

 

Itamaraju

 

O atual município de Itamaraju nasceu de um povoado chamado Dois Irmãos, em homenagem aos padroeiros da cidade, São Cosme e São Damião. Está cidade está localizada no estado da Bahia e atualmente conta com uma população estimada em cerca de 70 mil habitantes. O clima predominante na região é o Tropical Quente e Úmido, com tendências a se tornar quente e seco, devido ao desmatamento descontrolado. Seu relevo é plano com suaves ondulações; e a vegetação predominante é a Mata Atlântica, a maioria com madeiras de alto valor comercial, hoje bastante devastada devido as queimadas e desmatamento desordenados.

 

                                                                          ATIVIDADE

Agora é hora de testar seus conhecimentos. Lembre-se de que as pesquisas e consultas são permitidas e bem-vindas para que você realize com sucesso as atividades. Mãos à obra!!!

1 — Observe as imagens abaixo e responda:

 

 

  

a)      Compare as principais características climáticas dos lugares retratados nas imagens acima e liste, em seu caderno, as diferenças entre eles.

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b)      Na sua opinião, por que há diferentes tipos de clima na Terra?

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RECURSOS(136 e 149 a 150 e 161 )Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 148, 149,157,158, 158,161)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

 

Referencias:

https://www.youtube.com/watch?v=uu8A9wVMWLI

https://www.youtube.com/watch?v=Hb4TefWWKuM

https://www.youtube.com/watch?v=DqU-h1h7ndw https://www.youtube.com/results?sp=mAEB&search_query=os+climas+da+terra Os climas da terra.

https://www.youtube.com/watch?v=GU59nPnvmw0  -VEGETAÇÃO DA TERRA, PRINCIPAIS TIPOS E CARACTERÍSTICAS. 

Imagens: : https://s2.glbimg.com/AqPtxGIUnsuKRWgkNn9DM7g9F7E=/0x0:1600x900/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/p/n/qZ2Z0uSgysVGSd1aQ42w/sao-joaquim-geada-21-07-4-.jpeg Santa Catarina.

Imagens: https://www.guiadoturismobrasil.com/up/img/1446399003.jpg Itamaraju -Bahia.

 

 

 

 

 

                                                                  Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

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