8º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA DO 6º ANO-2023

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA GEOGRAFIA

Tema: Territorialidade, identidade étnica e multiculturalismo no Bicentenário da Independência da Bahia.

Subtema: Territorialidade no espaço Geográfico.

Unidade Temática: Natureza, ambiente e qualidade de vida.

Objetos do  biodiversidade destacando a História da Conhecimento: Biodiversidade, Agro e o ciclo hidrológico estudando as Bacias Hidrográficas da Bahia e os principais rios de Itamaraju.

·         Objetivo geral: diferenciar tempo atmosférico e clima atmosférico;

·         conhecer algumas características dos estudos da climatologia e da meteorologia;

·         conhecer os climas do planeta e do Brasil;

 relacionar características do clima e da vegetação, no planeta Terra e no Brasil.

 

Ano: 6°                         Período: 23/10/2023 a 10/11/2023                         de Aulas: 9

                                                         HABILIDADES

EF06GE05IT) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais identificando estes aspectos físicos no município de Itamaraju e a sua importância.

EF06GE11: Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.

EF06GE06) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.

(EF06GE06BA) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização e ofertas de diversos serviços, partindo de sua realidade.

(EF06GE06IT) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária, com destaque para a cultura do café, pimentado-reino e eucalipto e para criação do gado e ofertas de diversos serviços, como aqueles ligados à expansão urbana partindo da realidade do município de Itamaraju.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história. Construir argumentos com base em infomações geograficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciênciassocioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza.

COMPETÊNCIAS GERAIS

6:Construir argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza. 7:Agir pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso

tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Sugestão:

 Apresentação do tema : Territorialidade, identidade étnica e multiculturalismo no Bicentenário da Independência da Bahia, com um bate papo e questionamentos e socialização. O professor(a) é livre para promover outra proposta  para sua turma.

 

 

                                                                 1º AULA

 

ETAPA 1:Nesta etapa apresentar o objeto de conhecimento sobre : Recursos naturais e atividades econômicas ,conscientizar os estudantes de que os recursos naturais são os elementos retirados da natureza para suprir as necessidades dos seres vivos. Esses elementos são úteis no dia a dia, fornecem alimento, energia e garantem o desenvolvimento da sociedade e das diversas atividades exercidas pelo homem em seu cotidiano.

 

ETAPA 2: Para iniciar a etapa, proponha o seguinte questionamento: “O que são recursos naturais?”. Com base em seus conhecimentos prévios, os alunos poderão responder que recursos naturais são aqueles presentes na natureza e que são utilizados para diversas finalidades pelos seres humanos  Dando início ao capitulo 15 do livro didático Araribá Mais  Geografia nas páginas 188 a 198. O professor orienta os estudantes a abrir uma roda de conversa e estimula-los com questionamentos que segue abaixo:

                                               

 

                                                               Os recursos naturais

                                             Recursos naturais: o que são, classificação e utilização  

 

 Os recursos naturais são definidos como tudo aquilo que é necessário ao homem e que se encontra na natureza, eles são classificados em renováveis e não renováveis.

 O homem é parte integrante da natureza e, desde o seu surgimento na Terra, sempre contou com o que ela lhe oferecia, como alimento, água e abrigo, itens essenciais para sua sobrevivência. Em todas as etapas históricas a humanidade fez uso da natureza, primeiramente para o seu próprio sustento e mais tarde para produzir excedente, especialmente após a Revolução Industrial.

 As sociedades capitalistas, que buscam incessantemente o lucro, extraem cada vez mais elementos da natureza, denominados de recursos naturais.

 São considerados recursos naturais tudo aquilo que é necessário ao homem e que se encontra na natureza, dentre os quais podemos citar: o solo, a água, o oxigênio, energia oriunda do Sol, as florestas, os animais, dentre outros. Os recursos naturais são classificados em dois grupos distintos: os recursos naturais não renováveis e os recursos naturais renováveis.

 

 Os recursos naturais não renováveis abrangem todos os elementos que são usados nas atividades antrópicas, e que não têm capacidade de renovação. Com esse aspecto temos: o alumínio, o ferro, o petróleo, o ouro, o estanho, o níquel e muitos outros. Isso quer dizer que quanto mais se extrai, mais as reservas diminuem, diante desse fato é""importante adotar medidas de consumo comedido, poupando recursos para o futuro.

 

 Já os recursos naturais renováveis detêm a capacidade de renovação após serem utilizados pelo homem em suas atividades produtivas. Os recursos com tais características são: florestas, água e solo. Caso haja o uso ponderado de tais recursos, certamente não se esgotarão".

 

                                                          2º AULA:

 

ETAPA 1: Continuação da etapa com o objeto de conhecimento: Recursos naturais e atividades econômicas professor inicie a explicação dos subtemas recursos naturais no setores da economia, recursos naturais e fontes de energia quem desejar pode tomar como referência as páginas 190 a 192 do livro didático Araribá Mais Geografia.

Outra opção para quem dispõe de acesso as mídias sociais, e passar para os estudantes os vídeos que segue abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=8JPUGGSvyDE

 

https://taubate.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/07/6%C2%BA-ano-GEOGRAFIA-ativ.-13-Recursos-Naturais-renov%C3%A1veis-e-n%C3%A3o-renov%C3%A1veis.pdf    (SLIDES COM ATIVIDADE REFERENTE AO TEMA).

 

                                               Sugestão de atividade

1. Assinale a alternativa que indica uma medida de preservação e manutenção dos recursos naturais renováveis.

 a) Ampliação das áreas de cultivo do solo.

 b) Implantação de sistemas de irrigação sem controle.

 c) Uso de agrotóxicos e fertilizantes com muita intensidade nas lavouras.

 d) Diminuição do consumo e reaproveitamento dos materiais recicláveis.

 

Alguns recursos naturais são considerados estratégicos tanto pela sua utilização econômica quanto pela sua escassez em algumas partes do mundo. Assim, aquele país que possui uma maior quantidade ou acesso a tais recursos pode melhor utilizá-los tanto para a sua população quanto para a sua exploração comercial.

 

2. Assinale a alternativa que apresenta os dois recursos naturais que, atualmente, são considerados os mais estratégicos do mundo:

a) madeira e algodão b) água e petróleo c) látex e carvão mineral d) ouro e diamante

 

                                         

"Se cada pessoa da Terra tivesse computador, celular e carro, consumisse a mesma quantidade de água, de cereais e de energia que os americanos, seria preciso quatro planetas para dar conta do recado." (Revista Isto É, n. 1719, 11 set. 2002. p. 75.)

3-Com base no texto e nos conhecimentos sobre a apropriação de bens de consumo e recursos no mundo atual, é correto afirmar:

a) O padrão de consumo norte-americano é sustentável pelo fato de os Estados Unidos possuírem recursos próprios em quantidade suficiente para atender sua demanda.

b). As bases do padrão de consumo norte-americano são a sustentabilidade, o conservacionismo e o preservacionismo ambiental.

c). Para atingir uma economia sustentável, o padrão de consumo norte-americano deve ser disseminado entre os diferentes povos.

d) O padrão de consumo norte-americano evidencia uma relação socioambiental predatória e insustentável.

4- Preencha a segunda coluna conforme os itens enumerados na primeira, identificando quais recursos naturais são renováveis e quais não são.

Coluna 01

 (1) Recursos Renováveis                                                                           (2) Recursos Não Renováveis

  ( ) ouro ( ) diamante ( ) solo ( ) água ( ) vegetais ( ) luz solar ( ) petróleo ( ) floresta

 

  5) Sobre os recursos naturais renováveis, assinale a alternativa INCORRETA.

a) São aqueles que não se renovam naturalmente.

b) São recursos que não se esgotam com facilidade devido ao tempo de renovação.

c) São exemplos desses recursos a água, o ar e o solo.

d) São recursos inesgotáveis, pois não se acabam.

Sugestão O professor  usando o mesmo objeto de conhecimento, pode trabalhar uma outra opção atividade .

 

ETAPA 2: Como sugestão de atividade, trazemos algumas possibilidades visando estimular o avanço na leitura e na escrita, mais claro que cada professor é livre  para direcionar mediante a realidade de suas turmas:

 

Opção 1- Elaborem um texto resumo de no mínimo 25 linhas das páginas 188 a 192 do livro didático Araribá Mais Geografia, incluindo as partes que julgarem mais importantes.

Opção 2- Direcione os estudantes a produzirem 10 Você sabia? Também das páginas 188 a 192 . Ambas possibilidades estimulará os estudantes.

                                                              3º AULA

ETAPA 1: Antes de iniciar a etapa faça uma reflexão sobre o que foi abordado nas aulas anteriores sobre O tempo atmosférico, clima, massas de ar, previsão do tempo. Em seguida o professor deverá questionar os estudantes  em relação a seus conhecimentos sobre as fontes de energia alternativas“ que  poderá ser impresso, copiado no quadro ou poderá ser utilizado o livro didático Araribá Mais Geografia, páginas 193 a 195.

Sugestão:  professor pode fazer o ditado do texto, desenvolvendo no estudante  a atenção e a concentração por meio da capacidade auditiva e ainda auxilia na fixação da ortografia e da escrita.

                                              As fontes de energia alternativa

"Fontes alternativas de energia apresentam maior disponibilidade e causam menos impactos ambientais, porém são pouco utilizadas por necessitarem de maiores investimentos tecnológicos que viabilizem economicamente seu uso.

"Entre as fontes alternativas de energia, destacam-se:

1-Energia Solar: A utilização de energia solar como fonte de energia alternativa possui inúmeras vantagens. É uma matriz energética, é limpa, renovável, abundante e que apresenta bom custo-benefício. Nos Estados Unidos, já é bastante usada no aquecimento de água e na geração de energia elétrica. Países que se encontram nos trópicos – como México, Bahamas, China, Brasil e Paraguai – possuem grande potencial de obtenção dessa energia, em decorrência da grande insolação que recebem"

                                    O aproveitamento da energia solar representa uma opção limpa e com bom custo-benefício.

2- "Energia Eólica: O vento é um recurso natural abundante e, quando intenso, pode ser usado para a obtenção de energia, produzida a um custo, geralmente, baixo. Seu uso como gerador de energia iniciou-se no século XIX. Segundo a Revista Exame1, em 2017, cerca de 18% da energia gerada nos Estados Unidos provém de fontes alternativas de energia, como a energia eólica. O Brasil ainda não se destaca no uso de energia eólica, porém tem demonstrado alguns avanços, principalmente nos estados das Regiões Nordeste e Sul"

 

                                               Aerogeradores eólicos usados para geração de energia eólica.

3- " Biocombustíveis: O uso de biocombustíveis é feito por meio do aproveitamento da biomassa. A energia proveniente da biomassa pode ser obtida por meio da queima de plantas, madeiras, materiais vegetais e animais. Existem diversos processos que geram energia elétrica por meio da biomassa, como combustão direta, fermentação, gaseificação, entre outros. É uma fonte de energia pouco poluente, e seus recursos são renováveis.

                                              Biocombustíveis são produzidos por meio da queima de produtos da biomassa, como plantas e madeiras.

4. Energia Geotérmica: "A energia geotérmica provém do calor gerado no interior do planeta. Esse calor é transformado em energia elétrica nas usinas geotérmicas, que são construídas, geralmente, em zonas que possuem atividades vulcânicas, visto que, nesses locais, o vapor e a água quente encontram-se em profundidades menores e afloram na superfície. O calor é aproveitado para a produção de vapor, que move as turbinas das usinas. Por fim, os geradores transformam a energia cinética em energia elétrica. O uso dessa fonte de energia só é possível em razão da capacidade que a Terra tem de reter calor em seu interior."

                                                Usina geotérmica na Islândia.

 ETAPA 2: Discussão e questionamentos para os estudantes:

                                                              4º AULA             

ETAPA  1 e 2: Aplicar  atividades referentes aos objetos de conhecimento trabalhados para sistematização do conhecimento

Leia as páginas 190 a 193 para realizar a atividade abaixo.

 

1. Enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª

(1) Setor primário  

                  

(2) Setor secundário

 

(3) Setor terciário

 

(4) Carvão mineral

 

(5) Petróleo

 

(6) Gás natural

 

(7) Energia nuclear

 

(8) Hidreletricidade

 

(9) Termeletricidade

 

(10) Energia solar

 

(11) Energia eólica

 

(12) Biogás

 

(13) Fontes geotérmicas

 

(      ) é conseguida através de painéis de silício, que convertem a energia do Sol em energia elétrica.

(      ) pode ser facilmente transportado e menos poluente que o petróleo e o carvão mineral.

(      ) reúne as atividades de agricultura, pecuária e extrativismo.

(      ) metano resultante da sua decomposição em aterros.

(      ) foi descoberto em 1859 e se tornou a principal fonte de energia utilizada pelos seres humanos.

(      ) abrange a produção de bens pela transformação de matérias-primas por meio do trabalho humano e auxilio de maquinas e ferramentas.

(      )  proveniente do vento que movimenta os geradores.

(      ) é usada para gerar eletricidade, mover embarcações e também para fins militares para construir bombas atômicas.

(      )  é obtida do calor resultante dda queima do petróleo, carvão mineral, gás natural, etc.

(      ) abrange o comércio e a prestação de serviços, como transporte, saúde, educação, bancário, entre outros.

(      ) é obtida pela força do movimento da água represada por barragens.

(      ) fornecem energia a partir do calor natural abaixo da superfície terrestre em alguns lugares do planeta.

(      ) foi empregado durante séculos como fonte de calor e, durante o século XIX, tornou-se a principal fonte de energia.

 

Gabarito

10

6

1

12

5

2

11

7

9

3

8

13

4

                                                              

                                                                5º AULA

ETAPA 1 E 2 : Para essa etapa o professor(a)  poderá usar o livro didático Araribá Mais Geografia como ferramenta, trabalhar as paginas 197 e 198 utilizando a atividade da página 200, proporcionar o  momento de prover comentários e reflexões sobre o assunto abordado.

 

                                                               6º AULA

ETAPA 1 : Nesta etapa o professor(a) terá a oportunidade de de apresentar a agricultura e a pecuária, suas características e modalidades, a fim de que o aluno possa identificar a origem da produção de alguns alimentos, incentivando-o a refletir sobre os impactos de dessas atividades na sociedade e no ambiente.

e a humanidade estão interligados.

 

Solicitar a leitua do próprio livro didático Araribá Mais Geografia a partir da página 201, a  medida que o professor vai seguindo com a explicação:

 

 Atividade 1 - Inicie a aula com uma conversa sobre produtos do campo. Pergunte aos alunos quais os alimentos e produtos que eles conhecem e que são provenientes de atividades econômicas realizadas no campo; a partir das respostas dos alunos, explique que muitos alimentos e outros produtos que consumimos são oriundos da agricultura e da pecuária. Explique que a agricultura consiste no cultivo vegetais. A agricultura envolve desde o preparo do solo até a colheita. O que é produzido destina-se a alimentação ou torna-se matéria-prima para ser utilizada nas indústrias.                                                  

 

 Apresente as diferentes modalidades de agricultura: subsistência, familiar e comercial, listando-as na lousa. Explique que a agricultura de subsistência é a produção dos alimentos suficientes para suprir as necessidades de uma família ou comunidade rural. A agricultura familiar, por sua vez, pode destinar os produtos ao mercado; utiliza mão de obra predominantemente familiar e a atividade agropecuária é a principal fonte de renda dos trabalhadores donos da propriedade. Já a agricultura comercial é praticada geralmente em grandes propriedades, a maior parte dos trabalhadores é contratada, com utilização intensiva de maquinário, agrotóxicos e fertilizantes, a partir dos quais busca-se atingira elevados índices de produtividade.

 

O professor(a) pode também sugerir uma roda de conversa com perguntas e respostas sobre os conteúdos abordados.

 

                                                            7º AULA

 

ETAPA  1: Inicie a etapa com uma breve recapitulação do conteúdo da aula anterior. Explique que a pecuária é outra importante atividade econômica realizada no campo.

Essa atividade consiste na criação de animais para alimentação ou como matéria-prima.

Destaque que as criações podem ser realizadas de maneira intensiva (confinamento de animais em espaços restritos e com cuidados específicos) ou de maneira extensiva (animais soltos em grandes extensões de terras).

Pergunte aos alunos quais são os produtos que eles consomem e que têm origem animal.

 Depois das respostas, é importante ressaltar que, para além do consumo de carnes na alimentação, consumimos muitos outros produtos de origem animal, como couro, leite, ovos e lã.

Na lousa, juntamente com os alunos, elabore uma lista de produtos de origem animal, para dimensionar a importância dessa atividade econômica e também as diversas etapas que existem na elaboração de produtos de origem animal que consumimos, como: queijo, presunto, iogurte.

 

ETAPA 2: Proponha nesta etapa a realização de uma pesquisa em revistas e jornais, fornecidos por você, de notícias sobre atividades de agricultura ou pecuária. As pesquisas deverão ser feitas em trios. Cada trio irá escolher uma notícia nos materiais fornecidos para responder a algumas questões:

 

1) Qual o produto ao qual se refere a matéria escolhida?

2) Ele é produzido pela agricultura ou pela pecuária?

3) Esse produto é consumido em sua forma original ou necessita ser industrializado? Se é industrializa, quais são as etapas de elaboração?

Ao final, peça que cada grupo apresente aos demais colegas a notícia resumida e as respostas às perguntas sugeridas.

 

                                                                        8º AULA

ETAPA 1 e 2: Nestas etapas o professor(a) pode aplicar  atividades referentes aos objetos de conhecimento trabalhados para sistematização do conhecimento:

Sugestão de atividade

1) Enumere corretamente:

(1) Latifúndio

(2) Agricultura Familiar

(3) Unidade Familiar de Subsistência

(4) Empresa Agrícola

 

(  ) são unidades de produção avançadas do ponto de vista tecnológico.

(  ) grande propriedade rural. Nem toda a sua terra é cultivada.

(  ) realizada em pequenas propriedades, muitas delas classificadas como minifúndios.

(  ) o uso da terra é feito por pequenos proprietários e arrendatários, com trabalho fundamentalmente familiar, havendo, as vezes, a contratação de mão de obra assalariada.

 

2) Observe a charge:

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiRV0ynH7S7nuk3aKScX9pdCgTJzYVdZp9dlCn2EEU_NN7GpPP-k7lJCiZAI-FXyKJ8xkVpBUfayuc8Aa2F1ZsTDoToDZNl9szz5l8-_2f9XCIbGiVL5uFw4e-58Pn6E4Z0Gj3z1OVT0RI/s320/prova.png

Ela retrata

(a) a agricultura orgânica, onde não se utiliza agrotóxicos.

(b) o uso controlado e seguro dos agrotóxicos pelos agricultores.

(c) que os agricultores não necessitam utilizar roupas de proteção, pois os agrotóxicos não causam danos à saúde.

(d) o uso indiscriminado dos agrotóxicos pelos agricultores, onde os mesmos muitas vezes não utilizam proteção.

 

3) Uma notícia que circulou ultimamente foi que, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2015 o número de cabeças de gado bovino no Brasil chegou a 215,2 milhões de cabeças, população recorde. Isso retrata a aumento no Brasil da

(a) atividade agrícola.

(b) pecuária bovina.

(c) atividade industrial.

(d) manufatura.

 

4) Existe, em diversos países do mundo, um sistema de criação que é feito em amplas áreas cercadas, onde o gado é solto para se alimentar da pastagem natural ou de restos de cultura, após a colheita das mesmas. Qual a denominação que é dada, em Geografia Agrária, a esse sistema de criação?

(a) Pecuária Extensiva

(b) Pecuária Intensiva

(c) Pecuária 

(d) Pecuária Nômade

 

5) Diferencie a pecuária intensiva e a pecuária extensiva:

 

6) Observe esta imagem:

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhMYIUMTXNjv_p4tw4r0HpFoZ-ZVVR7GMawKW5Cxt_7kKbHHI1D-i8koumkI29Gq81E9r3tyQ5tObLCsVX0UKuCm3Nx1Aocmti-oxphMdsCfhdE0aufTvmOyi6Le1KofU1XAk_pTOca3i4/s320/prova.png

Esta imagem nos mostra

(a) a sintonia do desenvolvimento industrial com a natureza

(b) um ambiente agrário.

(c) a poluição causada pelas queimadas em plantações de cana de açúcar.

(d) a poluição causada pelo desenvolvimento industrial.

 

7) Trans­formação da matéria-prima, sem o uso de máquinas, e sim apenas de ferramentas, onde o artesão rea­liza sozinho todas as etapas de transformação. Estamos falando

(a) da agricultura

(b) do artesanato

(c) da manufatura

(d) da indústria

 

8) Além do trabalho manu­al, existe, também, o emprego de máquinas simples, com divisão de trabalho e assalariamento. O fragmento se refere

(a) a agricultura

(b) ao artesanato

(c) a manufatura

(d) a pecuária

 

9) A Primeira Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra, nos séculos XVIII e XIX. Sobre a Primeira Revolução industrial, assinale a alternativa incorreta:

(a) Acúmulo de capital, adquirido com o mercan­tilismo.

(b) Controle do Estado pela burguesia.

(c) Importantes reservas de petróleo.

(d) Matérias-primas fornecidas pelas colônias.

 

10) Sobre as indústrias de bens de consumo, podemos dizer que

(a) produzem para o consumo e uso da população.

(b) produzem matérias-primas para outros setores industriais.

(c) produzem máquinas e equipamentos destinados a outras indústrias.

(d) produzem apenas produtos eletrônicos.

 

Gabarito: 1) 4, 1, 3, 2; 2) d; 3) b; 4) a; 5) pessoal; 6) d; 7) b; 8) c; 9) c; 10) a.

  

                                                                           9º AULA

ETAPA 1 e 2 : Nestas etapas levantamento prévio da aula anterior com questionamentos e socialização. Sabemos que cada turma tem uma realidade, uma  dinâmica e um tempo para aprender, estes fatores são determinantes para a realização das atividades. Mas, lembre-se! Seu papel é fundamental para que os estudantes possam ampliar a visão de mundo e os conhecimentos científicos.

Proposta de atividade: Livro Araribá Mais Geografia página 209.

                 

                                                  Atividades complementares

1º Momento:

 

 Através de uma matéria de jornal, que pode ser projetada ou lida e demostrada através de cópias, o(a) professor(a) deverá introduzir a análise sobre os desdobramentos da modernização da agricultura e do impacto que essas mudanças tiveram nas relações de trabalho.

 O tema da matéria selecionada foi insistentemente comentada nos últimos anos, pois o processo de modernização da colheita da cana - de - açúcar apresentava pontos positivos e negativos, que iam desde o fim do trabalho análogo à escravidão, além das péssimas condições de vida e trabalho que eles enfrentavam e o aumento do desemprego pela não recolocação da maioria desses trabalhadores no mercado de trabalho.

Sistematização das Reflexões

Sugestão de atividade: Entrevista com familiares

1º Momento:

 

Roteiro de entrevistas
1) Nome
2) Idade
3) Grau de parentesco
4) Cidade e Estado onde você nasceu? Era área rural? Já exerceu ou exerce algum trabalho relacionado à agricultura? Qual?
5) De onde vieram seus pais? Era área rural? Eles já exerceram ou exercem algum trabalho relacionado à agricultura? Qual?
6) De onde vieram seus avós? Era área rural? Eles já exerceram ou exercem algum trabalho relacionado à agricultura? Qual?

2º Momento:

 

1) O(A) professor(a) deverá solicitar aos alunos que realizem duas entrevistas como atividade extraclasse, que deverão ser entregues na aula seguinte.

2) Os dois entrevistados devem ser: pai/mãe; tio/tia; avó/avô, ou seja, pessoas de uma geração diferente da sua.

3) Na aula seguinte, o(a) professor(a) irá criar um ambiente descontraído onde os alunos possam falar sobre as entrevistas que realizaram. Sugere-se que o(a) professor(a) faça uma roda ou reorganize as cadeiras de forma a criar um ambiente mais propício ao diálogo. Espera-se que os alunos tragam alguns exemplos da dinâmica de trabalho de seus familiares e se existe alguma relação com a agricultura.

4) Após os alunos apresentarem os resultados de suas entrevistas, o(a) professor(a) deverá fazer um questionamento para conduzir uma melhor reflexão e debate sobre a temática desenvolvida na aula:

 Através das entrevistas, vocês conseguem observar quais foram as modificações nas formas de trabalho na agricultura? Quais as principais?

RECURSOS: (59 a 71e 74a 79 ) Livro didático; ( x) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( x ) Vídeo; (  ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Textos Informativos; (x ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (x ) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 73  )

( ) Seminários; (x ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

( x ) Atividade escrita; (  x) Avaliação da participação; Outro.

Referências:

Livro didático Arariá Mais Geografia

https://www.institutoclaro.org.br/educacao/para-ensinar/planos-de-aula/agricultura-e-o-trabalho-das-maos-as-maquinas/

https://heliochagasgeo.blogspot.com/2016/11/exercicios-6-ano-as-atividades.html

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/as-caracteristicas-agropecuaria.htm

https://content.educacaoconquista.com.br/wp-content/uploads/2020/05/GEO_7_ANO_UND_2_PL2.pdf

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                              

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário