PLANEJAMENTO
ANUAL
8º
ANO-2023
PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 2023 |
|||
ESCOLA: |
|||
PROFESSOR
(A):
|
ANO:
8º ANO |
||
OBJETIVO DA ÁREA: A Educação Física, enquanto componente
curricular contribui para a formação dos alunos por meio da apreensão dos
conhecimentos específicos que favorecem a aquisição de competências motoras,
a ampliação do repertório de movimentos e o hábito da prática regular de
atividades físicas, integrados a conhecimentos gerais contextualizados às
temáticas sobre atualidades sociais, políticas, econômicas, tecnológicas e
ambientais. |
|||
COMPETÊNCIAS GERAIS DA
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
|||
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos
historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital
para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a
construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade intelectual e
recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a
reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar
causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar
soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes
áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas
manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também
participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal
(oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e
digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e
científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e
sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao
entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e criar tecnologias
digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa,
reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para
se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos,
resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e
coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e
vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe
possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer
escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com
liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos, dados e
informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de
vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a
consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional
e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos
outros e do planeta. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua
saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e
reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para
lidar com elas. 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a
resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o
respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da
diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades,
culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com
autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários. |
|||
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DA ÁREA DE
LINGUAGENS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
|||
1. Compreender as linguagens como construção
humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e
valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de
subjetividades e identidades sociais e culturais. 2. Conhecer e explorar
diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em
diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas
possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção
de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva. 3. Utilizar diferentes
linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita),
corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar
informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e
produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à
cooperação. 4. Utilizar diferentes
linguagens para defender pontos de vista que respeitem o outro e promovam os
direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em
âmbito local, regional e global, atuando criticamente frente a questões do
mundo contemporâneo. 5. Desenvolver o senso
estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações
artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas
pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de
práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção
artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e
culturas. 6. Compreender e utilizar
tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias,
produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e
coletivos. |
|||
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
|||
Considerando
esses pressupostos, e em articulação com as competências gerais da BNCC e as
competências específicas da área de Linguagens, o componente curricular de
Educação Física deve garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas relacionadas a seguir: 1.Compreender a origem da cultura corporal
de movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual. 2.Planejar e empregar estratégias para
resolver desafios e aumentar as possibilidades de aprendizagem das práticas corporais,
além de se envolver no processo de ampliação do acervo cultural nesse campo. 3.Refletir, criticamente, sobre as relações
entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença,
inclusive no contexto das atividades laborais. 4.Identificar a multiplicidade de padrões de
desempenho, saúde, beleza e estética corporal, analisando, criticamente, os
modelos disseminados na mídia e discutir posturas consumistas e
preconceituosas. 5.Identificar as formas de produção dos
preconceitos, compreender seus efeitos e combater posicionamentos
discriminatórios em relação às práticas corporais e aos seus participantes. 6.Interpretar e recriar os valores, os
sentidos e os significados atribuídos às diferentes práticas corporais, bem
como aos sujeitos que delas participam. 7.Reconhecer as práticas corporais como
elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos. 8.Usufruir das práticas corporais de forma
autônoma para potencializar o envolvimento em contextos de lazer, ampliar as
redes de sociabilidade e a promoção da saúde. 9.Reconhecer o acesso às práticas corporais
como direito do cidadão, propondo e produzindo alternativas para sua
realização no contexto comunitário. 10.Experimentar, desfrutar, apreciar e criar
diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e
práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o
protagonismo.
|
|||
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|||
Fica estabelecido que os
educadores ofereçam aos estudantes oportunidades de desenvolver os cinco
grandes domínios que são entendidos como
cinco macro competências, e em cada um deles localizam-se diversas
competências mais específicas, fortemente relacionadas entre si. Autogestão: determinação, organização, foco, persistência e
responsabilidade. Engajamento com os outros: iniciativa social,
assertividade, entusiasmo. Amabilidade: empatia, respeito e confiança. Resiliência Emocional: tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância a
frustração. Abertura ao novo: curiosidade para aprender, imaginação criativa,
interesse artístico. |
|||
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
|||
Na educação, os temas
integradores são fundamentais para o trabalho pedagógico interdisciplinar e
contextualizado, são propostas que dizem respeito a questões que atravessam
as experiências de vida e interferem na construção da identidade do indivíduo
envolvendo teoria e prática. São temas que perpassam às experiências dos
sujeitos, envolvendo o ambiente, a ética e a criticidade sobre o mundo em sua
volta. Dessa forma na BNCC, os Temas
Contemporâneos Transversais foram ampliados para quinze e distribuídos em
seis macro áreas deixando de serem recomendações facultativas, tornando-se
essenciais e obrigatórias conforme as Resoluções CNE/CEB Nº 7/2010 E Nº
12/2012. São elas: Meio Ambiente (Educação Ambiental, Educação para o
consumo), Economia (Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal) Saúde
(Saúde, Educação alimentar e Nutricional) Cidadania e Civismo (Vida Familiar e social, Educação para
o Trânsito, Educação em Direitos da Criança e do Adolescente, Processo de
envelhecimento, Respeito e Valorização do Idoso) Multicuturalismo
(Diversidade cultural, Educação para valorização do multicuturalismo nas
matrizes históricas e culturais brasileiras), Ciências e Tecnologia) |
|||
METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
|||
Os conteúdos selecionados, organizados e
sistematizados devem promover uma concepção científica de mundo, a formação
de interesses e a manifestação de possibilidades e aptidões para conhecer a
natureza e a sociedade. Partimos do pressuposto de que não existem
fórmula mágica ou receitas prontas de como ensinar, porque o ensino, como um
processo de construção coletiva, é mediado pela relação
professor/aluno/conhecimento. Nesse sentido, há de se considerar, no
cotidiano de nossas aulas, a possibilidade de alterar o planejamento previsto
por meio de intervenções criativas e inovadoras que facilitem a aprendizagem
dos alunos de maneira prazerosa e significativa. O compromisso da área da Educação Física com
a formação cidadã demanda que o processo ensino-aprendizagem seja orientado,
sobretudo, pelos seguintes princípios metodológicos: • Reconhecimento
e valorização das experiências e conhecimentos prévios dos alunos – Esse
princípio, fundamentado no reconhecimento do aluno como sujeito do processo
educativo, é essencial não só para conhecer melhor suas necessidades e os
interesses e ampliar as possibilidades de construção de novas aprendizagens,
como também para motivar o seu efetivo envolvimento e participação nas aulas.
• Consideração
da diversidade cultural como ponto de partida da educação inclusiva – O
reconhecimento da diversidade, além de ser a essência dos princípios da
democracia e da estética, é também uma das diretrizes da educação nacional.
No contexto do ensino da Educação Física, esse princípio desafia-nos a
desenvolver uma prática pedagógica não discriminatória entre meninos e
meninas, independentemente da classe social, do grupo étnico e do credo
religioso a que pertencem ou do nível de aptidão física ou mental que
possuem. • Integração
teoria-prática – É importante ressaltar que os conhecimentos, no ensino
da Educação Física demanda a criação de estratégias metodológicas que
estimulem o aluno a apreender o conhecimento pelo processo de
ação-reflexão-ação. Para tanto, faz-se necessário problematizar a vivência
corporal dos alunos nas brincadeiras, nos jogos, nas danças, nas ginásticas,
nos esportes, enfim, em todas as suas manifestações corporais,
imprimindo-lhes sentidos e significados educativos. Assim, as práticas
corporais deixam de ser vistas como um “fazer pelo fazer”, ou seja, como uma
atividade desprovida de significado e intencionalidade educativa, e passam a
ser percebidas como conhecimentos importantes e necessários à formação humana
do educando, principalmente para a vivência plena de sua corporeidade. • Interdisciplinaridade
– No contexto do processo educativo, esse princípio instiga-nos a repensar e
re-significar nossa prática pedagógica e desafia-nos a superar a
desarticulação entre os diferentes componentes curriculares e entre esses
saberes e a vida cotidiana dos alunos.
Esse enfoque de ensino nos desafia não só a
articular as disciplinas entre si, mas também a relacioná-las com o cotidiano
da vida dos alunos. Essa é uma forma que temos, como professores, de tornar o
ensino significativo e prazeroso. O
trabalho por projetos é alternativa capaz de viabilizar ações coletivas e a
interdisciplinaridade no interior da escola. • Articulação
coerente entre objetos de conhecimento, métodos e recursos didáticos – É
imprescindível garantir a articulação entre objetos de conhecimento e métodos
de ensino, na opção didática que se fizer para que o ensino alcance as
habilidades e os objetivos propostos. Assim, os professores poderão utilizar,
dentre outros, os seguintes recursos didáticos e estratégias de ensino: -Análise e criação de imagens e sons
(filmes, vídeos, fotografias, desenhos, pinturas, propagandas, músicas,
charges, tirinhas, murais, documentários); de objetos (troféus, medalhas,
certificados, diplomas, maquetes, cenários,); de textos (livros, mapas
conceituais, contos, crônicas, jornais, revistas, poesias, histórias,
paródias), dentre outros; -Pesquisa, trabalho, relatórios, entrevista,
júri simulado, seminário, palestra; oficina, campeonatos, torneios, desafios,
excursões, debate, feiras e eventos artísticos e culturais, dentre outros.
|
|||
AVALIAÇÃO
O processo de avaliação se dará através conceitos de
acordo a Resolução CMEI Nº 001/2022, aprovada pelo Conselho Municipal de
Educação em 19/05/2022, disposto no capítulo VI sobre o Ensino Fundamental
Anos Iniciais e Anos Finais.
Art. 35-Usar-se-à no Ensino Fundamental anos iniciais e
finais, conceitos como instrumento de registro, com o intuito de informar os
resultados obtidos no processo de ensino aprendizagem.
I-Constituição dos seguintes conceitos para fins de
atividades avaliativas:
S-SATISFATÓRIO: O aluno alcançou os objetivos determinados pelo
componente curricular, em relação às atividades avaliativas, assim como
inerentes aos blocos/anos que está inserido.
PS-PARTICALMENTE
SATISFATÓRIO: O aluno alcançou em nível médio em relação
aos objetivos determinados para o componente curricular, inerentes aos
blocos/anos que está inserido, assim como, em relação à atividade avaliativa
desenvolvida, porém precisa aperfeiçoar o seu resultado.
NS-NÃO
SATISFATÓRIO: Aplicar-se-á quando o aluno não alcançou
resultados satisfatórios em relação aos objetivos propostos pelo professor em
determinadas atividades avaliativas dos componentes curriculares, assim como,
inerentes aos blocos/anos que está inserido.
Art. 36- Nos anos finais do Ensino
Fundamental será promovido para o ano seguinte o aluno que até o terceiro trimestre
atingir os conceitos PS e S. Caso não atingir esses dois conceitos será submetido
à recuperação final.
|
|||
I TRIMESTRE |
|||
UNIDADES
TEMÁTICAS: Saúde,
lazer e estilo de vida, Esporte. |
|||
TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
|
Valores em pauta: Aprendizagem
significativas e inovadoras em sala de aula. (01/03 a 07/04)
|
·
O que é Educação Física?
·
O que é Fair Play?
Esporte de
Invasão ou Territorial (FUTEBOL) ·
Fundamentos táticos;
|
Saúde
Cidadania
e Civismo Ciência
e Tecnologia Projeto
de Vida Meio
Ambiente Economia
|
|
Sustentabilidade no seu sentido mais
significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!” (10/04
a 26/05)
|
Saúde,
Lazer e estilo de vida: ·
Antropometria ·
Alimentação, Nutrição
e Atividade Física ·
Pirâmide alimentar/Pirâmide
da atividade Física ·
Importância e efeitos do exercício físico no
organismo;
|
Saúde
Cidadania
e Civismo Ciência
e Tecnologia Projeto
de Vida Meio
Ambiente Economia
|
|
HABILIDADES |
|||
(EF89EF01) Experimentar
diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de rede/parede, campo e
taco, invasão e combate, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
(EF89EF02) Praticar um ou
mais esportes de rede/parede,
campo e taco, invasão e combate oferecidos pela escola, usando habilidades
técnico-táticas básicas.
(EF89EF04) Identificar os
elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas,
sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como
diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica
interna das categorias de esporte: rede/parede, campo e taco, invasão e
combate.
(EF08EF05IT)
Diferenciar
os fundamentos técnicos táticos e entender a função dos jogadores do esporte de invasão futebol.
(EF08EF06IT) Conhecer a
trajetória do futebol no torneio
dos trabalhadores que é
tradição em Itamaraju.
(EF89EF30BA) Refletir sobre a
multiplicidade de padrões de desempenho, saúde, beleza e estética corporal,
analisando, criticamente, os modelos disseminados na mídia e discutir
posturas consumistas e preconceituosas.
(EF89EF32BA) Experimentar e compreender a importância das práticas
corporais/ atividades físicas de forma autônoma para potencializar o
envolvimento em contextos diversos, ampliando as redes de sociabilidade e a
promoção da saúde mental, física e exercícios físicos.
(EF89EF33BA) Experimentar e compreender a organização alimentar nos processos de gasto calórico e suas relações antes, durante e depois
das atividades físicas.
|
|||
II
TRIMESTRE |
|||
UNIDADES
TEMÁTICAS: Saúde, Lazer e Estilo de vida, Esportes, Ginásticas. |
|||
TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
|
Sustentabilidade no seu sentido mais
significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!” (29/05 a 10/06)
|
(JOGOS DE
TABULEIRO E MESA)
|
Meio ambiente Economia Ciência e tecnologia Cidadania e Civismo |
|
(12/06
a 04/08)
|
Esporte de
Invasão ou Territorial (FUTSAL) ·
(Fundamentos táticos) ·
Lei 13.413/2016 que
obriga a execução do hino nacional nos eventos esportivos.
Ginástica de condicionamento físico
(GINÁSTICA DE ACADEMIA)
|
Cidadania
e Civismo Ciência
e Tecnologia Projeto
de Vida Economia
Multiculturalismo |
|
Leitura,
escritaem movimento. |
Esporte
de combate
|
Saúde
Cidadania
e Civismo Ciência
e Tecnologia Projeto
de Vida Multiculturalismo |
|
HABILIDADES (EF08EF20IT) Vivenciar,
com ênfase no caráter inclusivo e social diferentes jogos tabuleiros e mesa
presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo, respeitando e
valorizando as diferenças individuais. (EF89EF01) Experimentar
diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de rede/parede, campo e
taco, invasão e combate, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
(EF89EF02) Praticar
um ou mais esportes de
rede/parede, campo e taco, invasão e combate oferecidos pela escola, usando
habilidades técnico-táticas básicas. (EF89EF03) Formular
e utilizar estratégias para
solucionar os desafios técnicos e
táticos, tanto nos esportes de campo e taco, rede/parede, invasão e
combate como nas modalidades esportivas escolhidas para
praticar de forma específica.
(EF89EF04) Identificar os
elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas,
sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como
diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica
interna das categorias de esporte: rede/parede, campo e taco, invasão e
combate.
(EF08EF04IT) Identificar os
fundamentos técnicos táticos, diferenciando as funções dos jogadores do
esporte de invasão futsal.
(EF08EF07IT) Analisar a Lei
13.413/2016 que obriga a execução do hino nacional nos eventos esportivos, bem como vivenciar a sua prática no ambiente
escolar e em outros contextos.
(EF89EF11)
Identificar
as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e
as de condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas
manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde,
bem-estar e cuidado consigo mesmo.
(EF09EF09IT) Identificar as
academias existentes na cidade de Itamaraju e conhecer os aparelhos e
exercícios utilizados nas diversas modalidades da ginástica de academia.
(EF08EF10IT) Analisar
as funções e os tipos de músculos relacionando aos exercícios desenvolvidos
através da ginástica de academia.
(EF08EF11IT) Identificar os principais músculos através de
alongamentos reconhecendo os seus efeitos no
organismo.
(EF08EF08IT) Compreender
as transformações históricas do judô identificando as regras
e desenvolvendo os
movimentos básicos dessa modalidade esporte combate.
|
|||
III TRIMESTRE |
|||
UNIDADES TEMÁTICAS:
Esporte, Ginástica |
|||
TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
|
Leitura, escrita em movimento. (04/09 a
30/09)
|
Lutas do mundo (MUAY TAI) ·
História/Origem/Significado ·
Técnicas e principais golpes ·
Locais na cidade de Itamaraju onde são praticadas
essa luta.
(NOÇÕES DE PRIMEIROS SOCORROS) |
Saúde Multiculturalismo
|
|
Territorialidade, identidade étnica e
multiculturalismo no Bicentenário da independência da Bahia. (02/10 a 24/11) |
Esporte de
rede/parede: ·
História ·
Fundamentos técnicos ·
Personalidades negras
Saúde, lazer e estilo de vida
Esporte de Campo
e taco (TACOBOL)
GINÁSTICAS Ginástica
de consciência corporal (YOGA)
Práticas corporais de aventura na natureza (TRILHA)
DANÇAS Dança de salão (ZOUK) |
Economia (Trabalho) Ciência e Tecnologia Saúde |
|
HABILIDADES
(EF89EF16) Experimentar
e fruir a execução dos movimentos
pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente.
(EF89EF17) Planejar e
utilizar estratégias básicas das lutas experimentadas, reconhecendo as suas
características técnico-táticas.
(EF89EF18)
Discutir as transformações históricas, o processo de esportivização e a
midiatização de uma ou mais lutas, valorizando e respeitando as culturas de
origem.
(EF08EF15IT) Identificar
locais na cidade de Itamaraju onde são praticadas as lutas de Muay Thai.
(EF89EF34BA) Identificar
quais as primeiras providências a
serem tomadas em situações de emergência e urgência.
(EF89EF01) Experimentar
diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes
de rede/parede, campo e taco, invasão e combate, valorizando o trabalho
coletivo e o protagonismo.
(EF89EF02) Praticar um ou
mais esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate oferecidos pela
escola, usando habilidades técnico-táticas básicas.
(EF89EF03) Formular e
utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto
nos esportes de campo e taco,
rede/parede, invasão e combate como nas modalidades esportivas escolhidas
para praticar de forma específica.
(EF89EF04) Identificar os
elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas,
sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como
diferenciar as modalidades
esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de
esporte: rede/parede, campo
e taco, invasão e combate.
(EF89EF05) Identificar as
transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir alguns de seus
problemas (doping, corrupção, violência etc.)
e a forma como as mídias os apresentam.
(EF89EF06)
Verificar
locais disponíveis na comunidade para a prática de esportes e das demais
práticas corporais tematizadas na escola, propondo e produzindo alternativas para utilizá-los no
tempo livre.
(EF89EF07BA)
Reconhecer, refletir e argumentar
sobre as questões conceituais, culturais e históricas do esporte.
(EF09EF01IT)
Conhecer e valorizar a história dos atletas do município, que já atuaram
e atuam dentro dos esportes.
(EF09EF02IT)
Compreender
as regras e penalidades do esporte de rede/parede voleibol.
(EF09EF03IT) Conhecer e
Experimentar as regras e penalidades do taco-bol através da prática do
esporte de campo e taco.
(EF08EF12IT) Conhecer a
história e os tipos de exercícios da ginástica de consciência corporal Yoga.
(EF89EF20) Identificar
riscos, formular estratégias e observar normas de segurança para superar os
desafios na realização de práticas corporais de aventura na natureza.
(EF89EF20) Identificar
as características (equipamentos de segurança,
instrumentos, indumentária, organização) das práticas corporais de
aventura na natureza, bem como suas transformações
históricas.
(EF08EF16IT) Experimentar a
prática da trilha em locais pertencente a identidade de Itamaraju ou cidade
vizinha (Serra Grande, Guaíra, Museu das Baleias, dentre outros locais da
área territorial).
(EF89EF15) Analisar as
características (ritmos, gestos, coreografias e músicas) das danças de salão,
bem como suas transformações históricas e os grupos de origem.
(EF08EF13IT) Vivenciar os
movimentos básicos do Zouk.
(EF08EF14IT) Conhecer sobre a
origem do Zouk relacionando ao contexto identitário local e cidades vizinhas.
|
|||
FAIR PLAY E ÉTICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Trabalhar valores através do fair play no esporte e na
vida.
·
Refletir sobre as próprias ações e identificar
o fair play no seu dia a dia. ·
Trabalhar os valores do Fair Play no esporte
através do futebol. |
|||
OBSERVAÇÕES: As habilidades a serem desenvolvidas
aparecem por ordem de objetos de conhecimentos trabalhados. |
|||
(EF08EF13IT) Vivenciar os movimentos
básicos do Zouk. (EF08EF14IT) Conhecer sobre a origem do
Zouk relacionando ao contexto identitário local e cidades vizinhas. FAIR PLAY E ÉTICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS ESPECÍFICOS ·
Refletir sobre as próprias ações e identificar
o fair play no seu dia a dia. ·
Trabalhar os valores do Fair Play no esporte
através do futebol. OBSERVAÇÕES: As habilidades a serem desenvolvidas
aparecem por ordem de objetos de conhecimentos trabalhados.
·
Trabalhar valores através do fair play no esporte e na
vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário