Tema
intercurricular: Pluralismo Cultural e
Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e
culturais. Tema integrador: Educação para a Diversidade em Direitos Humanos |
Unidade Temática:
Grandezas e medidas |
Objetos de Conhecimentos: ÁREA DE FIGURAS PLANAS |
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Ano:
8º Período: 08 a
19 /11/2021 Nº de Aulas: 10 |
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HABILIDADES |
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EF08MA19. Resolver e elaborar problemas que envolvam
medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo
de área (quadriláteros), em situações como determinar medida de
terrenos. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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1.
Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e
preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é
uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e
tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com
impactos no mundo do trabalho. 5. Utilizar
processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais
disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de
outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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1. Valorizar e
utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar
aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática
e inclusiva 5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação
de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas
sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar
informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. |
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento; Confiança;
Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana: 08 a 12/11/2021 1ª Aula e 2ª Aula – ÁREA DE FIGURAS
PLANAS: retângulo, paralelogramo e quadrado 1º momento . Corrigir a atividade
da sequência anterior. 2º momento . Orientar para ler as informações sobre o papel
das páginas 164 e 165. . Indagar: - Já se conta da
importância do papel em sua vida? - De acordo o texto,
como deu origem a escrita? - E do papel? - O sabe a respeito
dos povos: . egípcios? . gregos? . chineses? - Que tipo de papel
é mais usado por você? - O que diferencia
um papel do outro/ - Atualmente de que
é feito o papel? - De acordo aos
conhecimentos obtidos, como pensa está as regiões que só cultivam eucalipto? - Como combater o
desperdício de papel? - Em que implica
desperdiçar papel? 3º momento . Apresentar as definições: Área de um retângulo Para
qualquer retângulo, a área é o produto da medida da base pela medida da
altura. Área de um quadrado Qualquer
quadrado tem como área o produto da medida do lado pela medida do lado. Área de um paralelogramo A medida da área
de um paralelogramo (A paralelogramo) pode ser calculada pelo produto
da medida da base pela medida da altura. . Apresentar o exemplo da questão da OBMEP, de
acordo ao exemplo dado nas orientações didáticas ou outra que julgar conveniente. . Orientar para fazer as atividades 1 (anexo). 3ª Aula e 4ª Aula - ÁREA DE FIGURAS
PLANAS: retângulo, paralelogramo, quadrado e losango 1º momento . Corrigir a atividades 1 (anexo). 2º momento . Apresentar a definição: Área de um losango A medida da área
de um losango é igual à metade do produto da medida da diagonal maior pela
medida do comprimento da diagonal menor. . Resolver o problema apresentado na página 168. . Orientar para fazer a atividade 2 (anexo). 5ª Aula - ÁREA DE FIGURAS PLANAS:
retângulo, paralelogramo, quadrado e losango 1º momento . Corrigir a atividades 2 (anexo). 2º momento Jogar em tempo real, os jogos a seguir e fazer as
correções nos erros que ocorrer. https://wordwall.net/pt/resource/20500164/%C3%A1rea-do-quadrado https://wordwall.net/pt/resource/13375400/%C3%A1rea-e-per%C3%ADmetro-2 Segunda semana: 16 a 19/11/2021 6ª Aula e 7ª Aula – ÁREA DE FIGURAS PLANAS: retângulo, paralelogramo, quadrado,
losango e trapézio 1º momento . Apresentar a definição: Área de um trapézio A medida da área de um
trapézio é igual a metade do produto da medida da altura pela soma das
medidas das bases. 2º momento . Resolver o problema apresentado na página 169. . Orientar para fazer a atividade das páginas 170 e 171 8ª Aula e 9ª aula – ÁREA DE FIGURAS PLANAS: retângulo, paralelogramo, quadrado,
losango e trapézio 1º momento Corrigir a atividade das páginas 170 e 171 2º momento . Revisar as fórmulas para calcular área de
quadrado, retângulo, paralelogramo e losango. Fonte:
@Universo.matemático . Orientar para fazer as atividades 1 (anexo). 10ª Aula ÁREA DE FIGURAS PLANAS:
retângulo, paralelogramo, quadrado, losango e trapézio 1º momento . Corrigir a atividades 3 (anexo). |
RECURSOS:
(X ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; (X)
Vídeo; (X
) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( x ) Outros: celular, notebook; |
AVALIAÇÃO:
( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: 164 a 171 ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
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Professor:
_______________________________ Escola:
_________________________________________
REFERÊNCIAS:
Sampaio, Fausto Arnaud
Trilhas da matemática, 7º ano: ensino fundamental, anos
finais / Fausto Arnaud
Sampaio. -- 1. ed. -- São Paulo: Saraiva, 2018.
@Universo.matemático
https://sabermatematica.com.br/respostas-areas-de-figuras-planas.html
ANEXO
ATIVIDADE 1
1) Determine a medida da área de
cada figura representada a seguir.
2)
Em seu caderno, responda às questões a seguir
a) Qual é a medida do comprimento
do lado de um quadrado cuja área mede 81 ?
b) Qual é a medida da base de um
retângulo que tem 5 cm de medida de altura e medida de área igual a 65 ?
3) Determine a medida da área de
cada paralelogramo a seguir. Considere que as medidas de comprimento estão em
centímetro.
4) Considere um paralelogramo cuja
área mede 92 . Sabendo que a medida da altura desse
paralelogramo é 8 cm, qual é a medida da base relativa a essa altura?
5) Calcule a medida da área de cada
paralelogramo.
ATIVIDADE 2
1º) Determine a medida da área de cada losango:
2º) Diana precisava desenhar um losango de 15
cm2 de medida de área. Sabendo que ela traçou a diagonal menor desse
losango com comprimento de medida 4 cm, responda: Qual deve ser a medida da
diagonal maior a ser traçada?
3º) Considere um losango cuja área mede 18 cm
2. Sabendo que a medida do comprimento de uma diagonal é 3 cm, determine a
medida do comprimento da outra diagonal desse losango.
ATIVIDADE 3
1. Determine a área
de uma sala quadrada, sabendo que a medida de seu lado é 6,45 m.
2. Calcule a área
de uma praça retangular, sabendo que as medidas do comprimento e largura são,
respectivamente, 50 m e 35,6 m.
3. Calcule a área
de um retângulo, considerando que a base mede 34 cm e que a altura mede a
metade da base.
4. É necessário um
certo número de pisos de 25 cm x 25 cm para cobrir o chão de uma cozinha com 5
m de comprimento por 4 m de largura. Cada caixa tem 20 pisos. Supondo que
nenhum piso se quebrará durante o serviço, quantas caixas são necessárias para
cobrir totalmente o chão da cozinha?
5. Quantos metros
quadrados de tecido, no mínimo, são necessários para fazer uma toalha que cubra
totalmente uma mesa que mede 300 cm de comprimento por 230 cm de largura?
6. Na minha sala de aula,
que possui formato retangular, o chão é coberto com pisos sintéticos que medem
30 cm x 30 cm. Contei 21 pisos paralelamente a uma parede e 24 pisos
paralelamente a outra parede. Qual a área dessa sala?
7. Um pintor foi contratado
para pintar uma sala retangular que mede 5,5 m x 7 m. Para evitar que a tinta
respingue no chão ele vai forrar a sala com folhas de jornal que medem 40 cm x
60 cm. Quantas folhas de jornal serão necessárias?
8. Calcule a área de um losango,
sabendo que sua diagonal maior mede 5 cm e a diagonal menor mede 2,4 cm.
9. Calcule a área de um
trapézio cuja base maior mede 12 cm, a base menor mede 3,4 cm e a altura mede 5
cm.
10. Calcule a área da figura
abaixo, sabendo que as medidas estão em cm.
Gabarito da atividade 1
1) a= 15 cm 2 b = 9 cm 2 c = 17,64 cm 2 d= 24,8 cm 2
2) a = 9 cm 2 b = 13 cm 2
3) a= 32 cm 2 b= 17 cm 2
4) 11,5 cm 2
5) a= 48 cm 2 b= 36 cm 2
Gabarito da atividade 2
1º) a=24 cm 2 b= 20,52 cm 2
2º) 7,5 cm 2
3º) 12 cm
Gabarito da atividade 3
1) 41,6 m² 2)
1780 m² 3) 578 cm² 4)
16 caixas 5)
6,9 m²
6) 45,36
m² 7) 161 folhas 8) 6 cm² 9) 38,5 cm² 10)
412 cm²
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