8º ano - XIV Sequência didática

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema intercurricular: Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais.

Tema integrador: Educação para a Diversidade em Direitos Humanos

Unidade Temática: Grandezas e medidas

Objetos de Conhecimentos: ÁREA DE FIGURAS PLANAS

Ano:                          Período:  08 a 19 /11/2021                                      Nº de Aulas: 10

HABILIDADES

EF08MA19. Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros), em situações como determinar medida de terrenos.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

 

5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva

 

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas

e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.
Imaginação criativa: Ser capaz de gerar novas maneiras de pensar e agir por meio da experimentação, brincadeira, aprender com seus erros.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

Primeira semana: 08 a 12/11/2021

 

Aula e AulaÁREA DE FIGURAS PLANAS: retângulo, paralelogramo e quadrado

1º momento

. Corrigir a atividade da sequência anterior.

 

2º momento

. Orientar para ler as informações sobre o papel das páginas 164 e 165.

. Indagar:

- Já se conta da importância do papel em sua vida?

- De acordo o texto, como deu origem a escrita?

- E do papel?

- O sabe a respeito dos povos:

. egípcios?

. gregos?

. chineses?

- Que tipo de papel é mais usado por você?

- O que diferencia um papel do outro/

- Atualmente de que é feito o papel?

- De acordo aos conhecimentos obtidos, como pensa está as regiões que só cultivam eucalipto?

- Como combater o desperdício de papel?

- Em que implica desperdiçar papel?

 

3º momento

. Apresentar as definições:

Área de um retângulo

Para qualquer retângulo, a área é o produto da medida da base pela medida da altura.

  

Área de um quadrado

Qualquer quadrado tem como área o produto da medida do lado pela medida do lado.

 

Área de um paralelogramo

A medida da área de um paralelogramo (A paralelogramo) pode ser calculada pelo produto da medida da base pela medida da altura.

 

 

. Apresentar o exemplo da questão da OBMEP, de acordo ao exemplo dado nas orientações didáticas ou outra 

que julgar conveniente.

. Orientar para fazer as atividades 1 (anexo).

 

Aula e Aula - ÁREA DE FIGURAS PLANAS: retângulo, paralelogramo, quadrado e losango

 

1º momento

. Corrigir a atividades 1 (anexo).

 

2º momento

. Apresentar a definição:

Área de um losango

A medida da área de um losango é igual à metade do produto da medida da diagonal maior pela medida do comprimento da diagonal menor.

 

. Resolver o problema apresentado na página 168.

. Orientar para fazer a atividade 2 (anexo).

 

Aula - ÁREA DE FIGURAS PLANAS: retângulo, paralelogramo, quadrado e losango

 

1º momento

. Corrigir a atividades 2 (anexo).

 

2º momento

Jogar em tempo real, os jogos a seguir e fazer as correções nos erros que ocorrer.

https://wordwall.net/pt/resource/20500164/%C3%A1rea-do-quadrado

https://wordwall.net/pt/resource/13375400/%C3%A1rea-e-per%C3%ADmetro-2

 

 

Segunda semana: 16 a 19/11/2021

 

 

Aula e 7ª AulaÁREA DE FIGURAS PLANAS: retângulo, paralelogramo, quadrado, losango e trapézio

 

1º momento

. Apresentar a definição:

Área de um trapézio

A medida da área de um trapézio é igual a metade do produto da medida da altura pela soma das medidas das bases.

 

2º momento

 

. Resolver o problema apresentado na página 169.

. Orientar para fazer a atividade das páginas 170 e 171

 

Aula e 9ª aulaÁREA DE FIGURAS PLANAS: retângulo, paralelogramo, quadrado, losango e trapézio

 

1º momento

Corrigir a atividade das páginas 170 e 171

 

2º momento

. Revisar as fórmulas para calcular área de quadrado, retângulo, paralelogramo e losango.

 

Fonte: @Universo.matemático

 

. Orientar para fazer as atividades 1 (anexo).

 

10ª Aula ÁREA DE FIGURAS PLANAS: retângulo, paralelogramo, quadrado, losango e trapézio

 

1º momento

. Corrigir a atividades 3 (anexo).

 

RECURSOS: (X ) Livro didático;  ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas:  164 a 171

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________________

REFERÊNCIAS:

Sampaio, Fausto Arnaud Trilhas da matemática, 7º ano: ensino fundamental, anos

finais / Fausto Arnaud Sampaio. -- 1. ed. -- São Paulo: Saraiva, 2018.

@Universo.matemático

https://sabermatematica.com.br/respostas-areas-de-figuras-planas.html

 

 

 

ANEXO

ATIVIDADE 1

 

1) Determine a medida da área de cada figura representada a seguir.

 

2)  Em seu caderno, responda às questões a seguir

a) Qual é a medida do comprimento do lado de um quadrado cuja área mede 81 ?

b) Qual é a medida da base de um retângulo que tem 5 cm de medida de altura e medida de área igual a 65 ?

 

3) Determine a medida da área de cada paralelogramo a seguir. Considere que as medidas de comprimento estão em centímetro.

4) Considere um paralelogramo cuja área mede 92 . Sabendo que a medida da altura desse paralelogramo é 8 cm, qual é a medida da base relativa a essa altura?

 

5) Calcule a medida da área de cada paralelogramo.

 

 

 

 

 

ATIVIDADE 2

 

1º) Determine a medida da área de cada losango:

2º) Diana precisava desenhar um losango de 15 cm2 de medida de área. Sabendo que ela traçou a diagonal menor desse losango com comprimento de medida 4 cm, responda: Qual deve ser a medida da diagonal maior a ser traçada?

3º) Considere um losango cuja área mede 18 cm 2. Sabendo que a medida do comprimento de uma diagonal é 3 cm, determine a medida do comprimento da outra diagonal desse losango.

 

ATIVIDADE 3

 

1. Determine a área de uma sala quadrada, sabendo que a medida de seu lado é 6,45 m.

 

2. Calcule a área de uma praça retangular, sabendo que as medidas do comprimento e largura são, respectivamente, 50 m e 35,6 m.

 

3. Calcule a área de um retângulo, considerando que a base mede 34 cm e que a altura mede a metade da base.

 

4. É necessário um certo número de pisos de 25 cm x 25 cm para cobrir o chão de uma cozinha com 5 m de comprimento por 4 m de largura. Cada caixa tem 20 pisos. Supondo que nenhum piso se quebrará durante o serviço, quantas caixas são necessárias para cobrir totalmente o chão da cozinha?

 

5. Quantos metros quadrados de tecido, no mínimo, são necessários para fazer uma toalha que cubra totalmente uma mesa que mede 300 cm de comprimento por 230 cm de largura?

 

6. Na minha sala de aula, que possui formato retangular, o chão é coberto com pisos sintéticos que medem 30 cm x 30 cm. Contei 21 pisos paralelamente a uma parede e 24 pisos paralelamente a outra parede. Qual a área dessa sala?

 

7. Um pintor foi contratado para pintar uma sala retangular que mede 5,5 m x 7 m. Para evitar que a tinta respingue no chão ele vai forrar a sala com folhas de jornal que medem 40 cm x 60 cm. Quantas folhas de jornal serão necessárias?

 

8. Calcule a área de um losango, sabendo que sua diagonal maior mede 5 cm e a diagonal menor mede 2,4 cm.

 

9. Calcule a área de um trapézio cuja base maior mede 12 cm, a base menor mede 3,4 cm e a altura mede 5 cm.

 

10. Calcule a área da figura abaixo, sabendo que as medidas estão em cm.

 

Gabarito da atividade 1

1) a= 15 cm 2                b = 9 cm 2                c = 17,64 cm 2                d= 24,8 cm 2    

2) a = 9 cm 2                 b = 13 cm 2    

3) a= 32 cm 2                b= 17 cm 2               

4) 11,5 cm 2               

5) a= 48 cm 2                b= 36 cm 2                                    

 

Gabarito da atividade 2

1º) a=24 cm 2    b= 20,52 cm 2

2º) 7,5 cm 2

3º) 12 cm

 

Gabarito da atividade 3

1) 41,6 m²                   2) 1780 m²                  3) 578 cm²                         4) 16 caixas                        5) 6,9 m²

 6) 45,36 m²                7) 161 folhas              8) 6 cm²                      9) 38,5 cm²                 10) 412 cm²

 

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário