8º ano - XI Sequência didática

 

XI SEQUÊNCIA DIDÁTICA – MATEMÁTICA

 

Tema intercurricular: “Leitura e escrita em movimento: Itamaraju em foco”

Tema integrador: Escrita e contextualização em Matemática

 

Unidade Temática: Álgebra

Objetos de Conhecimentos: Equações do 1º grau com uma e com duas incógnitas

Ano: .                   Período: 20/09 a 01/10/2021                   Nº de Aulas: 10

HABILIDADES

(EF08MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações

(EF08MA07) Associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.

(EF08MA08) Resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, que possam ser representados por sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas e interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano cartesiano como recurso.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2.Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

 

4.Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.

 

6.Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados).

COMPETÊNCIAS GERAIS

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.
Imaginação criativa: Ser capaz de gerar novas maneiras de pensar e agir por meio da experimentação, brincadeira, aprender com seus erros.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana: 20 a 24/09/2021

 

1ª e 2ª aulas: Leitura e escrita; Equações do 1º grau com duas incógnitas

 

1º momento

Ler, coletivamente, o texto, IMPORTÂNCIA DA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL” (ver em anexo). Depois debatê-lo.

 

2º momento

● Seguir as orientações das páginas do livro didático, 76 e 77.

● Orientar a ver a videoaula em: https://www.youtube.com/watch?v=tJyTWrH3VTA

● Orientar a responder as questões das páginas do livro didático, 77 e 78 (da 1 a 7).

 

3ª e 4ª aulas: Equações do 1º grau com duas incógnitas

 

1º momento

● Corrigir as questões das páginas do livro didático, 77 e 78 (da 1 a 7).

 

2º momento

● Seguir as orientações em: https://www.canaleducacao.tv/images/slides/40637_536d3add92fa48c135ceef5df76e9a62.pdf

● Orientar a responder a atividade 1 (ver em anexo).

 

5ª aula: Equações do 1º grau com duas incógnitas

 

Único momento

 

● Corrigir a atividade 1.

 

Segunda semana: 27 a 01/10/2021

 

6ª e 7ª aulas: Equações do 1º grau com duas incógnitas

 

1º momento

● Expor mais exemplos do objeto de conhecimento...

● Orientar a responder a atividade 2 (ver em anexo).

 

2º momento

● Corrigir a atividade 2 (ver em anexo)

 

8ª e 9ª aulas: Equações do 1º grau com duas incógnitas

 

1º momento

● Expor mais exemplos do objeto de conhecimento...

● Orientar a responder a atividade 3 (ver em anexo).

 

2º momento

● Corrigir a atividade 3.

 

10ª aula: Equações do 1º grau com duas incógnitas

 

Único momento

● Revisar o objeto de conhecimento ou criar um jogo ou uma brincadeira. Fique á vontade para escolher...

 

RECURSOS:(X ) Livro didático;  ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas:

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:

 

Professor: _______________________________ Escola: ________________________________

 

ANEXOS

IMPORTÂNCIA DA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

Fonte: https://escolakids.uol.com.br/portugues/a-importancia-da-interpretacao-textual.htm

Entender a mensagem de um texto é característica de um bom leitor

A leitura faz parte de nosso dia a dia, seja na escola, nas tarefas de casa, durante algum percurso que fazemos, enfim, em todos os momentos ela está presente.

O fato é que quando a praticamos, muitas vezes não paramos para pensar sobre a sua verdadeira importância, ou seja: até que ponto este ou aquele texto fez sentido para nós enquanto mantínhamos contato com ele?

Você sabe o porquê dessa pergunta?

Muitas vezes, principalmente na escola, a professora sugere uma leitura e, logo em seguida, ordena que seja feita a interpretação referente ao texto lido. Mas como realizá-la, se não lembramos quase nada daquilo que acabamos de ler? Quando isso acontece é porque ainda não temos a habilidade necessária a todo bom leitor.

Essa habilidade em saber interpretar um texto, pelo fato de ser muito importante, precisa ser rapidamente conquistada, pois ela nos ajudará em todas as disciplinas, a começar por aquele probleminha de matemática....
Ah! Quantas vezes o lemos e não conseguimos resolvê-lo, não é verdade?

Pois bem, o mais importante nessa atividade é sabermos decifrar qual a mensagem que um determinado texto quer nos transmitir e, para isso, é essencial analisarmos alguns pontos.

Precisamos estar atentos ao título, uma vez que ele nos fornece pistas sobre o assunto que será tratado posteriormente. Logo após, surge o primeiro parágrafo que, dependendo do texto, revela os principais elementos contidos no assunto a ser discutido.

 
Geralmente, nos parágrafos seguintes, o emissor (a pessoa que escreve) costuma desenvolver toda a sua ideia de um modo mais detalhado e, ao final, faz um uma espécie de “resumo” sobre tudo o que foi dito, para não deixar que nada fique vago, sem sentido para o leitor. 

 

Até aqui falamos sobre a forma pela qual o texto se constrói, mas há também outro detalhe que não podemos nunca nos esquecer: a pontuação. Às vezes, uma vírgula pode mudar o sentido de uma frase, os pontos de interrogação e exclamação dizem tudo sobre as “intenções” do autor, ou seja, ele pode deixar uma pergunta para refletirmos, pode também elogiar ou fazer uma crítica, utilizando o ponto de exclamação, concorda?

Assim sendo, resta ainda dizer que nem sempre numa primeira leitura podemos identificar todos os elementos necessários a uma boa compreensão. Caso a mensagem não fique clara ao nosso entendimento, realizamos uma segunda, desta vez um pouco mais atenta, dando importância aos sinais de pontuação, como também analisando cada parágrafo e retirando dele a ideia principal.

Agindo assim, considere-se um leitor competente!!!

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

 

 

 

 

 

 

 

ATIVIDADE 1

(Fonte: https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-matematica/exercicios-sobre-equacao-1-o-grau-com-duas-incognitas.htm )

1. Nos itens que se seguem, determine duas soluções distintas para as equações:

a) 5x-2y=9

b) 

2. Em uma partida de futebol, Lucas e Marcelo foram os únicos que marcaram gols pelo time anfitrião. Sabendo que o jogo foi vencido por 4x0, expresse essa situação por meio de uma equação de 1º grau com duas incógnitas e identifique todas as possíveis soluções.

3. Todas as possíveis soluções de uma equação de 1º grau com duas incógnitas estão sobre uma reta no plano cartesiano. Sabendo disso, esboce o gráfico de soluções da equação.

 

4. Escreva duas equações distintas de 1º grau com duas incógnitas que apresentem como solução o ponto (3,4).

 

 

ATIVIDADE 2

(Fonte: https://lereaprender.com.br/exercicios-de-equacao-do-1-grau-com-duas-incognitas/)

1. Calcule uma solução da equação 4x + y = 20 quando:

a) y = 0

b) x = -2

 

2. Verifique quais dos pares abaixo são soluções da equação 9x + y =1.

(0, 1)  (1, 0)   (1, -8)  (-1, 10)

 

3. Determine três pares ordenados que sejam soluções da equação x + 2y = 20.

 

4. Escreva uma equação que represente a seguinte situação: o dobro de um número x diminuído de 7 é igual ao número y.

 

5. Um livro tem 120 páginas. Pedro já leu x páginas e faltam y páginas para ele terminar de ler o livro. Escreva uma equação que represente essa situação.

 

ATIVIDADE 3

Fonte: https://rachacuca.com.br/quiz/64711/equacao-do-1-grau-ii/

 

1. Calcule:

a) 2(x+4) = 10x+24

b) 7x = 9-2x

c) 7x+110 = -4x

d) 9x-2x = 31-3

e) y+7y = -71+7

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

1º) Resolva as equações a seguir, considerando U = Q.

 

 

2º) Gabriela subtraiu duas unidades de um número racional x. O resultado que ela obteve equivale à metade desse número adicionada a 34 unidades. Determine qual é esse número x.

 

1)      Considere o retângulo a seguir.

Sabendo que o perímetro desse retângulo mede 96 cm, quais são as medidas do comprimento dos lados?

 

3º) Em uma empresa, três quintos dos funcionários são homens e 40 são mulheres. Quantos funcionários há ao todo nessa empresa?

 

Referência.

 Sampaio, Fausto Arnaud Trilhas da matemática, 8º ano : ensino fundamental, anos finais / Fausto Arnaud Sampaio. -- 1. ed. -- São Paulo : Saraiva, 2018.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário