XI SEQUÊNCIA DIDÁTICA –
MATEMÁTICA |
|
Tema intercurricular: “Leitura
e escrita em movimento: Itamaraju em foco” Tema
integrador: Escrita e contextualização em Matemática |
Unidade Temática: Álgebra |
Objetos de Conhecimentos: Equações do 1º grau com uma e com duas
incógnitas |
|
Ano: 8º. Período: 20/09 a 01/10/2021 Nº de Aulas: 10 |
|
HABILIDADES |
|
(EF08MA06)
Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de
expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações (EF08MA07)
Associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no
plano cartesiano. (EF08MA08)
Resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, que
possam ser representados por sistemas de equações de 1º grau com duas
incógnitas e interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano cartesiano como
recurso. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
2.Desenvolver
o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir
argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para
compreender e atuar no mundo. 4.Fazer
observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes
nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar,
representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e
avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes. 6.Enfrentar
situações-problema em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas,
não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas
respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e
linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua
materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e
dados). |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
2. Exercitar a curiosidade intelectual e
recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão,
a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas,
elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções
(inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. |
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento;
Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana: 20 a 24/09/2021 1ª e 2ª aulas: Leitura e escrita; Equações do 1º grau com duas incógnitas 1º momento ● Ler, coletivamente, o texto, “IMPORTÂNCIA
DA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL” (ver em anexo). Depois debatê-lo. 2º momento ● Seguir as orientações das páginas do livro
didático, 76 e 77. ● Orientar a ver a videoaula em: https://www.youtube.com/watch?v=tJyTWrH3VTA ● Orientar a responder as questões das páginas do
livro didático, 77 e 78 (da 1
a 7). 3ª e 4ª aulas: Equações do 1º grau com duas incógnitas 1º momento ● Corrigir as questões das páginas do livro
didático, 77 e 78 (da 1 a 7). 2º momento ● Seguir as orientações em: https://www.canaleducacao.tv/images/slides/40637_536d3add92fa48c135ceef5df76e9a62.pdf ● Orientar a responder a atividade 1 (ver em anexo). 5ª aula:
Equações do 1º grau com duas incógnitas Único momento ● Corrigir a atividade 1. Segunda semana: 27 a 01/10/2021 6ª e 7ª aulas: Equações do 1º grau com duas incógnitas 1º momento ● Expor mais exemplos do objeto de conhecimento... ● Orientar a responder a atividade 2 (ver em anexo). 2º momento ● Corrigir a atividade 2 (ver em anexo) 8ª e 9ª aulas: Equações do 1º grau com duas incógnitas 1º momento ● Expor mais exemplos do objeto de conhecimento... ● Orientar a responder a atividade 3 (ver em anexo). 2º momento ● Corrigir a atividade 3. 10ª aula: Equações do 1º grau com duas incógnitas Único momento ● Revisar o objeto de conhecimento ou criar um
jogo ou uma brincadeira. Fique á vontade para escolher... |
RECURSOS:(X ) Livro
didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X)
Vídeo; (X
) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento;
( ) Informativos; ( x)
Outros: celular, notebook; |
AVALIAÇÃO:( ) Prova;
( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
|
Professor: _______________________________ Escola:
________________________________
ANEXOS
IMPORTÂNCIA DA
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
Fonte: https://escolakids.uol.com.br/portugues/a-importancia-da-interpretacao-textual.htm
Entender a mensagem de um texto é característica de um bom
leitor
A leitura faz parte de nosso dia a dia, seja na escola,
nas tarefas de casa, durante algum percurso que fazemos, enfim, em todos os
momentos ela está presente.
O fato é que quando a praticamos, muitas vezes não paramos para pensar sobre a
sua verdadeira importância, ou seja: até que ponto este ou aquele texto fez
sentido para nós enquanto mantínhamos contato com ele?
Você sabe o porquê dessa pergunta?
Muitas vezes, principalmente na escola, a professora sugere uma leitura e, logo
em seguida, ordena que seja feita a interpretação referente ao texto lido. Mas
como realizá-la, se não lembramos quase nada daquilo que acabamos de ler?
Quando isso acontece é porque ainda não temos a habilidade necessária a todo
bom leitor.
Essa habilidade em saber interpretar um texto, pelo fato de ser muito
importante, precisa ser rapidamente conquistada, pois ela nos ajudará em todas
as disciplinas, a começar por aquele probleminha de matemática....
Ah! Quantas vezes o lemos e não conseguimos resolvê-lo, não é verdade?
Pois bem, o mais importante nessa atividade é sabermos decifrar qual a mensagem
que um determinado texto quer nos transmitir e, para isso, é essencial
analisarmos alguns pontos.
Precisamos estar atentos ao título,
uma vez que ele nos fornece pistas sobre o assunto que será tratado
posteriormente. Logo após, surge o primeiro parágrafo que, dependendo do texto,
revela os principais elementos contidos no assunto a ser discutido.
Geralmente, nos parágrafos
seguintes, o emissor (a pessoa que escreve) costuma desenvolver toda a sua
ideia de um modo mais detalhado e, ao final, faz um uma espécie de “resumo”
sobre tudo o que foi dito, para não deixar que nada fique vago, sem sentido
para o leitor.
Até aqui falamos sobre a forma pela qual o texto se
constrói, mas há também outro detalhe que não podemos nunca nos esquecer: a
pontuação. Às vezes, uma vírgula pode mudar o sentido de uma frase, os pontos
de interrogação e exclamação dizem tudo sobre as “intenções” do autor, ou seja,
ele pode deixar uma pergunta para refletirmos, pode também elogiar ou fazer uma
crítica, utilizando o ponto de exclamação, concorda?
Assim sendo, resta ainda dizer que nem sempre numa primeira leitura podemos
identificar todos os elementos necessários a uma boa compreensão. Caso a
mensagem não fique clara ao nosso entendimento, realizamos uma segunda, desta
vez um pouco mais atenta, dando importância aos sinais de pontuação, como
também analisando cada parágrafo e retirando dele a ideia principal.
Agindo assim, considere-se um leitor
competente!!!
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids
ATIVIDADE 1
1. Nos itens que se seguem, determine duas soluções
distintas para as equações:
a) 5x-2y=9
b)
2. Em uma partida de futebol, Lucas e Marcelo foram os únicos
que marcaram gols pelo time anfitrião. Sabendo que o jogo foi vencido por 4x0,
expresse essa situação por meio de uma equação de 1º grau com duas incógnitas e
identifique todas as possíveis soluções.
3. Todas as
possíveis soluções de uma equação de 1º grau com duas incógnitas estão sobre
uma reta no plano cartesiano. Sabendo disso, esboce o gráfico de soluções da
equação.
4. Escreva
duas equações distintas de 1º grau com duas incógnitas que apresentem como
solução o ponto (3,4).
ATIVIDADE 2
(Fonte:
https://lereaprender.com.br/exercicios-de-equacao-do-1-grau-com-duas-incognitas/)
1.
Calcule uma solução da equação 4x + y = 20 quando:
a) y = 0
b) x = -2
2.
Verifique quais dos pares abaixo são soluções da equação 9x + y =1.
(0, 1) (1,
0) (1, -8) (-1, 10)
3.
Determine três pares ordenados que sejam soluções da equação x + 2y = 20.
4.
Escreva uma equação que represente a seguinte situação: o dobro de um número x
diminuído de 7 é igual ao número y.
5.
Um livro tem 120 páginas. Pedro já leu x páginas e faltam y páginas para ele
terminar de ler o livro. Escreva uma equação que represente essa situação.
ATIVIDADE 3
Fonte: https://rachacuca.com.br/quiz/64711/equacao-do-1-grau-ii/
1. Calcule:
a) 2(x+4) = 10x+24
b) 7x = 9-2x
c) 7x+110 = -4x
d) 9x-2x = 31-3
e) y+7y = -71+7
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
1º) Resolva as equações a seguir, considerando U = Q.
2º) Gabriela subtraiu duas unidades de
um número racional x. O resultado que ela obteve equivale à metade desse
número adicionada a 34 unidades. Determine qual é esse número x.
1)
Considere o retângulo a seguir.
Sabendo que o perímetro desse retângulo mede 96 cm, quais são as medidas
do comprimento dos lados?
3º) Em uma empresa, três quintos dos
funcionários são homens e 40 são mulheres. Quantos funcionários há ao todo
nessa empresa?
Referência.
Sampaio, Fausto Arnaud Trilhas da
matemática, 8º ano : ensino fundamental, anos finais / Fausto Arnaud Sampaio.
-- 1. ed. -- São Paulo : Saraiva, 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário