SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática |
|
Tema
intercurricular: As diversas facetas do consumo Tema integrador: Educação Financeira para o consumo Educação Financeira doméstica. |
Unidade Temática:
Álgebra |
Objetos de Conhecimentos: Expressões algébricas e equações do 1º
grau com uma incógnita |
|
Ano: 8º Período: 23/08 a 03/09/2021 Nº de Aulas: 10 |
|
HABILIDADES |
|
(EF08MA06) Resolver e elaborar problemas
que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando
as propriedades das operações (EF08MA07) Associar uma equação linear de
1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano. (EF08MA08) Resolver e elaborar problemas
relacionados ao seu contexto próximo, que possam ser representados por
sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas e interpretá-los,
utilizando, inclusive, o plano cartesiano como recurso. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
2.Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito
de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes,
recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo. 4.Fazer observações sistemáticas de aspectos
quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de
modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes,
para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos
convincentes. 6.Enfrentar situações-problema em múltiplos
contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas
com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar
conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas,
esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para
descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados). |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
2. Exercitar
a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo
a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade,
para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver
problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos
conhecimentos das diferentes áreas. |
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
||||||||||||||||
Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento; Confiança;
Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
||||||||||||||||
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
||||||||||||||||
Primeira semana: 23 a 27/08/2021 1ª Aula e 2ª Aula – Expressões
algébricas 1º momento . Correção das atividades do livro das páginas 120 e 121,
esclarecendo as possíveis dúvidas. 2º momento . Apresentar as
informações sobre aplicativos de transporte apresentados nas páginas 66 e 67,
demonstrando as vantagens e desvantagens desse tipo de transporte, a ausência
dessa modalidade em nosso município, evidenciar o trabalho dos mototaxistas,
taxistas e ônibus coletivo. . Solicitar
a leitura da página 68, a seguir fazer questionamentos do texto associando
cada informação a um valor. . Substituir as informações por valores e
desenvolver o cálculo . Fazer a observação: Termo algébrico é um produto de
números e letras ou de letras. Por exemplo, na expressão 4ab – 3a4
+ b, os termos são: 4ab, – 3a4 e b. Cada termo algébrico é formado por
um coeficiente (número) e uma parte literal (letras). Cada letra da parte
literal é chamada variável. Por exemplo, na mesma expressão citada 4ab – 3a4
+ b, temos:
Valor numérico de uma expressão
algébrica Dada uma expressão algébrica,
substituindo cada variável por um número, obtemos uma expressão numérica e,
ao calcular seu valor, calculamos o valor numérico da expressão algébrica. Para evitar confusão entre operações,
recomendamos que a substituição de cada variável pelo valor numérico seja
feita entre parênteses. Exemplo: a ) 2m2 – 5m + 3, para
m = 2 2.(2)2
– 5.(2) + 3 = 2.4 – 5.2 + 3
=
8 – 10 + 3 =
1
. Apresentar novos exemplos enfatizando a substituição
de cada variável pelo valor numérico apresentado. 3º momento . Orientar para verem o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=gYO7o1jothM . Orientar para fazer a atividade da página 69 3ª Aula e 4ª Aula – Expressões algébricas; Equações 1º momento . Averiguar quem viu o vídeo e fazer
questionamentos a respeito . Corrigir a atividade da página 69 2º momento . Apresentar os slides equilíbrio das balanças (anexo) ou enviar os mesmos para os alunos pelo zap. .
Questionar: - O que
entendem por equilíbrio? -
Conhecem uma balança desse tipo? - Para
que servem as balanças? . Pedir
que mostrem as respostas e pedir que justifiquem suas respostas: - Como
fizeram para responder? - Em que
pensaram? . Fazer a leitura da
tirinha em quadrinhos da página 73 e com questionamentos fazer a compreensão
do texto. . Ler o problema
apresentado na mesma página e fazer uma relação com as questões da balança. . Associar equação a
igualdade com outros exemplos . Apresentar o exemplo
da página 73, e demonstrar com bastante evidência membros, incógnitas e os
passos de como resolver equações do 1º grau. . Orientar para fazer a
atividade 1 (anexo). 5ª Aula - Equações 1º momento . Corrigir a atividade 1 (anexo),
esclarecendo as possíveis dúvidas. 2º momento . Orientar para verem o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=bWJrg5DyuMY Segunda semana: 30/08 a 03/09/2021 6ª Aula e 7ª Aula – Equações do 1º grau com uma incógnita 1º momento . Averiguar quem viu o vídeo e fazer
questionamentos a respeito . Indagar sobre as dúvidas até o momento e
esclarecê-las. 2º momento . Apresentar vários exemplos (com números
negativos, com frações, multiplicando os membros por – 1, etc) de como
resolver equações. . Orientar para fazer as atividades da página 74. 8ª Aula e 9ª aula – Equações do 1º grau com uma incógnita 1º momento . Correção das atividades da página 74, fazendo revisão e
esclarecendo possíveis dúvidas. 2º momento . Orientar para fazer a
atividade 2 (anexo). 10ª Aula 1º momento . Corrigir a atividade 2 (anexo). 2º momento .
Apresentar o quis das equações (anexo),
propondo desafios entre os alunos. Anotar o nome e acertos do(a) aluno(a), ao
final apresentar quem mais acertou. |
||||||||||||||||
RECURSOS:
(X ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; (X)
Vídeo; (X
) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( x ) Outros: celular, notebook; |
||||||||||||||||
AVALIAÇÃO:
( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: : (66 a 74) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
||||||||||||||||
|
Professor:
_______________________________ Escola:
_________________________________________
https://prof-cassiofernando.blogspot.com/2012/08/lista-exercicios-equacoes.html
ANEXOS
ATIVIDADE
01
1º)
Dada a equação , responda:
Qual é o 1º membro?
Qual é o 2º membro?
Quais são os termos do 1º membro?
Quais são os termos do 2º membro?
Qual o valor de x?
2º)
Qual é o número que colocado no lugar de x, torna verdadeira as sentenças?
( )
3º) Escreva a
equação que representa a situação da balança e determine o valor de x em
gramas.
4º) Para cada
um dos problemas, escreva a equação do 1º grau, para o qual esse valor existe e
determine o valor de x.
a) O triplo da
soma de um numero com quatro e igual a vinte e um. Qual é esse número?
b) O triplo da
diferença de um numero com quatro e igual a vinte e um. Qual é esse número?
5º) Associe cada sentença à sua linguagem
matemática.
Coluna I Coluna
II
( a )
um número somado com dois é igual a sete ( ) x
– 1 = 4
( b ) um número menos um
resulta em quatro. ( )
x + 2 = 7
ATIVIDADE
02
1. Resolva as equações de 1° grau:
a) 𝑥 + 5 = 8
b) 𝑥 − 4 = 3
c) 𝑥 + 6 = 5
d)10 = 𝑥 + 8
e) 15 = 𝑥 + 20
f) 9x – 2 = 4x + 18
g) 2x – 10 + 7x + 10 = 180
h) 7y – 10 = y + 50
i) 4x – 18 + 3x = 10
j) 2x + 5 + x + 7 = 18
Nenhum comentário:
Postar um comentário