8º ano - X Sequência didática

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema intercurricular: As diversas facetas do consumo

Tema integrador: Educação Financeira para o consumo

Educação Financeira doméstica.

Unidade Temática: Álgebra  

Objetos de Conhecimentos: Expressões algébricas e equações do 1º grau com uma incógnita

Ano:                          Período: 23/08 a 03/09/2021                   Nº de Aulas: 10

HABILIDADES

(EF08MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações

(EF08MA07) Associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.

(EF08MA08) Resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, que possam ser representados por sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas e interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano cartesiano como recurso.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2.Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

 

4.Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.

 

6.Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados).

COMPETÊNCIAS GERAIS

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.
Imaginação criativa: Ser capaz de gerar novas maneiras de pensar e agir por meio da experimentação, brincadeira, aprender com seus erros.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana: 23 a 27/08/2021

 

Aula e AulaExpressões algébricas

 

1º momento

. Correção das atividades do livro das páginas 120 e 121, esclarecendo as possíveis dúvidas.

 

2º momento

. Apresentar as informações sobre aplicativos de transporte apresentados nas páginas 66 e 67, demonstrando as vantagens e desvantagens desse tipo de transporte, a ausência dessa modalidade em nosso município, evidenciar o trabalho dos mototaxistas, taxistas e ônibus coletivo.

. Solicitar a leitura da página 68, a seguir fazer questionamentos do texto associando cada informação a um valor.

. Substituir as informações por valores e desenvolver o cálculo

. Fazer a observação: Termo algébrico é um produto de números e letras ou de letras.

Por exemplo, na expressão 4ab – 3a4 + b, os termos são: 4ab, – 3a4 e b.

Cada termo algébrico é formado por um coeficiente (número) e uma parte literal (letras). Cada letra da parte literal é chamada variável. Por exemplo, na mesma expressão citada 4ab – 3a4 + b, temos:

termos

coeficiente

parte literal

variáveis

4ab

4

ab

a e b

– 3a4

– 3

a4

a

b

1

b

b

 

Valor numérico de uma expressão algébrica

Dada uma expressão algébrica, substituindo cada variável por um número, obtemos uma expressão numérica e, ao calcular seu valor, calculamos o valor numérico da expressão algébrica.

Para evitar confusão entre operações, recomendamos que a substituição de cada variável pelo valor numérico seja feita entre parênteses. Exemplo:

a ) 2m2 – 5m + 3, para m = 2              

    2.(2)2 – 5.(2) + 3 =                             

    2.4 – 5.2 + 3 =                                         

     8 – 10 + 3 =                                                 

            1                                                                 

. Apresentar novos exemplos enfatizando a substituição de cada variável pelo valor numérico apresentado.

 

3º momento

. Orientar para verem o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=gYO7o1jothM 

. Orientar para fazer a atividade da página 69

 

Aula e AulaExpressões algébricas; Equações

 

1º momento  

. Averiguar quem viu o vídeo e fazer questionamentos a respeito

. Corrigir a atividade da página 69

 

2º momento

. Apresentar os slides equilíbrio das balanças (anexo) ou enviar os mesmos para os alunos pelo zap.

. Questionar:

- O que entendem por equilíbrio?

- Conhecem uma balança desse tipo?

- Para que servem as balanças?

. Pedir que mostrem as respostas e pedir que justifiquem suas respostas:

- Como fizeram para responder?

- Em que pensaram?

. Fazer a leitura da tirinha em quadrinhos da página 73 e com questionamentos fazer a compreensão do texto.

. Ler o problema apresentado na mesma página e fazer uma relação com as questões da balança.

. Associar equação a igualdade com outros exemplos

. Apresentar o exemplo da página 73, e demonstrar com bastante evidência membros, incógnitas e os passos de como resolver equações do 1º grau.

 

. Orientar para fazer a atividade 1 (anexo).

 

 

Aula - Equações

 

1º momento

. Corrigir a atividade 1 (anexo), esclarecendo as possíveis dúvidas.

 

2º momento

. Orientar para verem o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=bWJrg5DyuMY

 

Segunda semana: 30/08 a 03/09/2021

 

 

Aula e 7ª AulaEquações do 1º grau com uma incógnita

 

1º momento

.  Averiguar quem viu o vídeo e fazer questionamentos a respeito

. Indagar sobre as dúvidas até o momento e esclarecê-las.

 

2º momento

. Apresentar vários exemplos (com números negativos, com frações, multiplicando os membros por – 1, etc) de como resolver equações.

. Orientar para fazer as atividades da página 74.

 

Aula e 9ª aulaEquações do 1º grau com uma incógnita

 

1º momento

. Correção das atividades da página 74, fazendo revisão e esclarecendo possíveis dúvidas.

 

2º momento

. Orientar para fazer a atividade 2 (anexo).

 

10ª Aula

1º momento

. Corrigir a atividade 2 (anexo).

 

2º momento

. Apresentar o quis das equações (anexo), propondo desafios entre os alunos. Anotar o nome e acertos do(a) aluno(a), ao final apresentar quem mais acertou.

RECURSOS: (X ) Livro didático;  ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas:  : (66 a 74) 

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________________

REFERÊNCIAS:

https://prof-cassiofernando.blogspot.com/2012/08/lista-exercicios-equacoes.html

 

ANEXOS

 

ATIVIDADE 01

1º) Dada a equação , responda:

 

Qual é o 1º membro?                                                

Qual é o 2º membro?

Quais são os termos do 1º membro?                         

Quais são os termos do 2º membro?

Qual o valor de x?

 

2º) Qual é o número que colocado no lugar de x, torna verdadeira as sentenças?

                                             

                                           (      )

 

3º) Escreva a equação que representa a situação da balança e determine o valor de em gramas.

 

4º) Para cada um dos problemas, escreva a equação do 1º grau, para o qual esse valor existe e determine o valor de x.

 

a) O triplo da soma de um numero com quatro e igual a vinte e um. Qual é esse número?

 

b) O triplo da diferença de um numero com quatro e igual a vinte e um. Qual é esse número?

 

5º) Associe cada sentença à sua linguagem matemática.

 Coluna I                                                                                          Coluna II

 ) um número somado com dois é igual a sete                             (   ) x – 1 = 4

 ) um número menos um resulta em quatro.                                (   ) x + 2 = 7

 


ATIVIDADE 02

1. Resolva as equações de 1° grau:

a) 𝑥 + 5 = 8                                                               

b) 𝑥 − 4 = 3                                                       

c) 𝑥 + 6 = 5                                                         

d)10 = 𝑥 + 8                                                        

e) 15 = 𝑥 + 20                                                    

f) 9x – 2 = 4x + 18     

g) 2x – 10 + 7x + 10 = 180     

h) 7y – 10 = y + 50      

i) 4x – 18 + 3x = 10

j) 2x + 5 + x + 7 = 18  

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