8º ano - VIII Sequência didática

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema intercurricular: As diversas facetas do consumo

Tema integrador: Educação Financeira para o consumo

Educação Financeira doméstica.

Unidade Temática: Álgebra  

Objetos de Conhecimentos: Proporção; Grandezas proporcionais; Grandezas diretamente proporcionais

Ano:                          Período: 12 a 23/07/2021                   Nº de Aulas: 10

HABILIDADES

(EF08MA04) Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens na educação financeira no agronegócio do município, incluindo o uso de tecnologias digitais.

(EF08MA04BA) Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, incluindo o uso de tecnologias digitais, bem como sua importância no cotidiano.

(EF08MA01IT) Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens na educação financeira no agronegócio do município, incluindo o uso de tecnologias digitais.

 

(EF08MA12) Identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente, inversamente proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente por meio de sentença algébrica.

(EF08MA13) Resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

 

8. Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente no planejamento e desenvolvimento de pesquisas, para responder a questionamentos e na busca de soluções para problemas, de modo a identificar aspectos consensuais ou não na discussão de uma determinada questão, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.

COMPETÊNCIAS GERAIS

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas

e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

 

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.
Imaginação criativa: Ser capaz de gerar novas maneiras de pensar e agir por meio da experimentação, brincadeira, aprender com seus erros.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Obs. Nessa sequência, não usaremos todas atividades do livro, por necessitar de objetos ainda não aplicado, tais como; equação, plano cartesiano, outros

 

Primeira semana: 12 a 16/07/2021

 

Aula e AulaProporção

 

1º momento

. Corrigir a atividade 4 da sequência anterior.

 

2º momento

. Orientar para ler as informações sobre café das páginas 100 e 101.

. Indagar:

- Quem gosta de café?

- Quem toma muito café? E quem toma pouco?

- De acordo as informações, quais os benefícios do café, para quem toma moderadamente? E os perigos, para quem toma demasiadamente?

- Quem sabe fazer café? Como faz café?

- Quantas colheres de café costuma usar para fazer um litro de café, bebida?

- O que acontece se precisar fazer o dobro de café? E o triplo?

 

3º momento

. Apresentar as operações, expressando a ideia de preparar 1 litro de água e 2 colheres de pó de café faz um litro de café, bebida. 2 litros de água e 4 colheres de pó de café fazem 2 litros de café, bebida ou 3 litros de água e 6 colheres de café fazem 3 litros de pó de café, bebida.

Então a razão é escrita assim:   1 litro de água está para 2 colheres de pó de café

1              ou                 1 : 2

2  

. Mostrar que essa operação é chamada razão e que a razão é de 1 litro de água para 2 colheres de pó de café, 2 litros de água para 4 colheres de pó de café...

. Relacionar o número 1 a letra a, a letra b ao número 2 e o número 3 a letra c, a letra d ao número 6.

. De acordo as orientações da página 102 e 103, concluir que    quando as razões   são iguais, com b  0 e d  elas formam a proporção    , que pode ler: a está para b assim como c está para d. Os números a e d (1º e último termos) são os extremos e b e c (2º e 3º termos) são os meios da proporção.

    =  a = 1, b = 2, c = 2 e d = 4             então                   =   1. 4 = 2. 2                    

                                                                                                                    4   =    4                                                                   

    =  a = 1, b = 2 , c= 3 e d = 6                então                  =   1. 6 = 2. 3

                                                                                                                       6  =  6

Na operação  =   

Termos são: 1,2,3 e 6

Extremos são: 1 e 6

Meios são: 2 e 3

. Apresentar:

Os conceitos de razão e proporção estão ligados ao quociente. A razão é o quociente de dois números, e a proporção é a igualdade entre duas razões, ou seja, razão estabelece uma comparação entre duas grandezas, sendo o coeficiente entre dois números.

Já a proporção é determinada pela igualdade entre duas razões, ou ainda, quando duas razões possuem o mesmo resultado.

 

. Orientar para fazer as atividades da página 104 (menos a letra c da 1ª questão) ver os vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=4HBKywBYUx0   e  https://www.youtube.com/watch?v=1nrpk_fqpd0

 

Aula e Aula - Grandezas proporcionais

1º momento

. Correção das atividades da página 104 e 105.

 

2º momento

. Com exemplos presentar as definições:

Uma grandeza é algo que pode ser medido. As grandezas não são os objetos que podem ser medidos, mas estão ligadas ao tipo de medida que pode ser obtida nesses objetos.

proporcionalidade entre duas grandezas pode acontecer de duas formas: direta  as grandezas são chamadas diretamente proporcionais – ou inversa   as grandezas são

chamadas inversamente proporcionais. Para o estudo das grandezas diretamente proporcionais, é importante saber sobre a proporcionalidade entre grandezas.

 

Proporcionalidade entre grandezas

 

Duas grandezas são ditas proporcionais se for possível construir duas razões equivalentes entre elas, de medidas distintas e em momentos distintos.

Exemplo: um automóvel move-se a 60 km/h e, em determinado período de tempo, consegue percorrer 240 km. Se esse automóvel estiver a 120 km/h, ele conseguirá percorrer 480 km no mesmo período de tempo.

Nesse caso, foram observadas duas situações diferentes para as grandezas velocidade e distância. Na primeira situação, podemos escrever a seguinte razão entre essas grandezas:

60 
240

Na segunda situação, podemos escrever a seguinte razão entre essas grandezas:

120
480

Observe que ambas as razões têm como resultado o número 0,25, portanto elas formam a seguinte proporção:

60 120
240   480

Podemos dizer, portanto, que as grandezas velocidade e distância são proporcionais.

Quando duas grandezas são proporcionais, deve-se avaliar se essa proporcionalidade é direta ou indireta, especialmente para exercícios em que não houver uma das medidas da proporção e é necessário encontrá-la (isso pode ser feito de diversas maneiras, a mais conhecida é a regra de três).

 

Regra de três

Quando a regra de três envolve grandezas diretamente proporcionais, basta aplicar a propriedade fundamental das proporções (também conhecida como multiplicar cruzado) para transformar a proporção em uma equação com solução facilitada.

Exemplo: um automóvel está movendo-se a uma velocidade de 60 km/h e percorre 240 km em determinado período de tempo. Quantos quilômetros percorrerá a uma velocidade de 90 km/h?

Solução: Aumentando a velocidade, aumentamos também a distância percorrida pelo automóvel. Portanto, as grandezas são diretamente proporcionais. Para solucionar esse problema, basta construir a proporção entre elas e aplicar a propriedade fundamental das proporções:

 60 90
240    x 

60x = 90·240

60x = 21600

x = 21600
      60

x = 360

Serão percorridos 360 km.

. Fazer comentários sobre os vídeos e se possível resolver uma das questões apresentadas no vídeo.

. Orientar para fazer a atividade 1 (anexo).

 

Aula - Grandezas proporcionais

 

1º momento

. Corrigir a atividade 1 (anexo), esclarecendo as possíveis dúvidas.

 

2º momento

. Orientar para ler fazer a atividade 2 (anexo)

 

Segunda semana: 19 a 23/07/2021

 

 

Aula e 7ª AulaGrandezas diretamente proporcionais

 

1º momento

. Corrigir a atividade 2 (anexo).

2º momento

. Apresentar a definição:

Duas grandezas são diretamente proporcionais quando um aumento na medida da primeira gera um aumento na medida da segunda, ou quando uma diminuição da medida da primeira gera uma diminuição da medida da segunda.

São exemplos de grandezas diretamente proporcionais:

·         Velocidade e distância;

·         Gravidade e peso.

. Relembrar Regra de três com exemplo: Uma empresa gasta 6 peças de plástico para produzir um ventilador. Quantas peças são necessárias para produzir 25 ventiladores?

Para resolver esse problema, vamos dispor os dados em uma tabela, a fim de facilitar nossa interpretação.

Peças de plástico

Quantidade de ventiladores

6

1

x

25

Veja que as grandezas são diretamente proporcionais, visto que, quanto mais peças de plástico temos, mais ventiladores confeccionamos. Assim:

. Resolver o problema da página 109

. ATENÇÃO: não apresentar o exemplo da página 110, pois envolve sistema e plano cartesiano, que foram trabalhados ainda

. Apresentar como resolver uma regra de três composta

Regra de três composta é um processo matemático utilizado na resolução de questões que envolvem a proporcionalidade direta ou inversa com mais de duas grandezas.

Como fazer a regra de três composta

Para resolver uma questão com regra de três composta, você precisa basicamente seguir esses passos:

·         Verificar quais são as grandezas envolvidas;

·         Determinar qual o tipo de relação entre elas (direta ou inversa);

·         Efetuar os cálculos utilizando os dados disponibilizados.

Confira a seguir alguns exemplos que te ajudarão a entender como isso deve ser feito.

Regra de três composta com três grandezas

Se para alimentar uma família com 9 pessoas por 25 dias são necessários 5 kg de arroz, quantos kg seriam necessários para alimentar 15 pessoas durante 45 dias?

 

1º passo: Agrupar os valores e organizar os dados do enunciado.

Pessoas

Dias

Arroz (kg)

A

B

C

9

25

5

15

45

X

 

2º passo: Interpretar se a proporção entre as grandezas é direta ou inversa.

Analisando os dados da questão, vemos que:

·         A e C são grandezas diretamente proporcionais: quanto mais pessoas, maior será a quantidade de arroz necessária para alimentá-los.

·         B e C são grandezas diretamente proporcionais: quanto mais dias passarem, mais arroz será necessário para alimentar as pessoas.

Podemos também representar essa relação através de setas. Por convenção, inserimos a seta para baixo na razão que contém a incógnita X. Como a proporcionalidade é direta entre C e as grandezas A e B, então a seta de cada grandeza tem o mesmo sentido da seta em C.

3º passo: Igualar a grandeza C ao produto das grandezas A e B.

Como todas as grandezas são diretamente proporcionais à C, então a multiplicação de suas razões correspondem à razão da grandeza que se tem a incógnita X.

Logo, 15 kg de arroz são necessários para alimentar 15 pessoas por 45 dias

. Apresentar o exemplo da página 111.

. Orientar para resolver a atividade 3 (anexo) e ver o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=T0JeIUO1060

 

 

Aula e 9ª aulaGrandezas diretamente proporcionais

 

1º momento

. Correção da atividade 3 (anexo).

 

2º momento

. Apresentar o vídeo de 0:58 https://www.youtube.com/watch?v=koTstFeS73I e a seguir, o exemplo:

Uma herança de R$ 1.500.000,00 foi dividida entre os filhos de forma diretamente proporcional à idade de cada um deles. Sabendo que há três filhos, com 14, 16 e 20 anos de idade. Como podemos afirmar quanto o filho do meio receberá?

Sejam A, B e C os filhos de 14, 16 e 20 anos, respectivamente:

 

x = 14k

y = 16k

z = 20k

Então, temos que:

14k + 16k + 20k = 1.500.000

50k = 1.5000.000

k = 1.500.000/50

k = 30.000

y = 16 · 30.000 = 480.000

 

Portanto, o filho do meio receberá R$ 480.000,00

. Apresentar a questão as seguir como desafio

A idade de três irmãos é diretamente proporcional a 4, 6 e 10 anos. Sabendo que a soma da idade dos três é igual a 70, podemos afirmar que o mais novo possui:

A) 10 anos               B) 12 anos            C) 14 anos           D) 16 anos                  E) 18 anos

 

. Orientar para resolver a atividade 4(anexo).

 

10ª Aula Grandezas diretamente proporcionais

1º momento

. Correção da atividade 4 (anexo).

 

 

RECURSOS: (X ) Livro didático;  ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas:  

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________________

REFERÊNCIAS:

https://www.todamateria.com.br/regra-de-tres-composta/

https://youtu.be/1nrpk_fqpd0

http://sqcenao.blogspot.com/2015/02/lista-de-exercicios-sobre-razao.html https://mundoeducacao.uol.com.br/matematica/grandezas-diretamente-proporcionais.htm

https://exercicios.mundoeducacao.uol.com.br/exercicios-matematica/exercicios-sobre-as-grandezas-diretamente-proporcionais.htm#resposta-7013

 

ANEXO

ATIVIDADE 1

1º) A idade de Pedro é 30 anos e a idade de Josefa é 45 anos. Qual é a razão entre as idades de Pedro e Josefa?
 

2º) Uma caixa de chocolate possui 250g de peso líquido e 300g de peso bruto. Qual é a razão do peso líquido para o peso bruto?

3º) Pedrinho resolveu 20 problemas de Matemática e acertou 18. Cláudia resolveu 30 problemas e acertou 24. Quem apresentou o melhor desempenho?

 

4º) Calcule a razão do 1º para o 2º número, nos pares apresentados abaixo:

a) 30 e 50                                                       b) 39 e 26

c) 3/8 e 6/5                                                     d) 2/3 e 13/14

 

5º) Determine a razão da primeira para a segunda grandeza:

a) 52cm e 104cm                                b) 26hm e 130hm

c) 500g e 2kg                                     d) 16km e 6.400cm


 

6º) Num exame, havia 180 candidatos. Tendo sido aprovados 60, a razão entre o número de reprovados e o de aprovados é de:

a) ½                           b) 2                 c) 1/3               d) 3


 

7º) Numa sala com 50 alunos, 15 são mulheres. Determine:

a) a razão do número de homens para o número de mulheres.

b) a razão do número de mulheres para o total de alunos.

c) de cada 10 alunos, quantos são homens ?

d) de cada 20 alunos, quantas são mulheres ?

 

 

8º) Um prêmio de R$ 600.000,00 vai ser dividido entre os acertadores de um bingo. Observe a tabela e responda:

Número de acertadores

Prêmio

                  3

R$ 200.000,00

                   4

R$ 150.000,00

a)       Qual a razão entre o número de acertadores do prêmio de R$200.000,00 para o prêmio de R$150.000,00?

 

b)      Qual a razão entre os prêmios da tabela acima, considerando 3 acertadores e 4 acertadores?

 

c)       O número de acertadores e os prêmios são grandezas diretamente ou inversamente proporcionais?

 

9º) Informe se é diretamente ou inversamente proporcional, as informações a seguir.

a) Número de pessoas em um churrasco e a quantidade (gramas) que cada pessoa poderá consumir.

 

b) A área de um retângulo e o seu comprimento, sendo a largura constante.

 

c)Número de erros em uma prova e a nota obtida.

 

d)Número de operários e o tempo necessário para eles construírem uma casa.

 

e) Quantidade de alimento e o número de dias que poderá sobreviver um náufrago.

 

10º) Uma razão equivalente a 2/5 é:

a) 6/5                                 b) 2/12                 c) 5/8                    d) 6/15

 

11º) O valor da razão 96 : 48 é:

a) 2                b) ½                           c) 76/28                     d) 100/52

 

 

ATIVIDADE 2

 

Proporcionalidade entre Grandezas

Definimos por grandeza tudo aquilo que pode ser contado e medido, como o tempo, a velocidade, comprimento, preço, idade, temperatura entre outros. As grandezas são classificadas em: diretamente proporcionais e inversamente proporcionais.

Grandezas diretamente proporcionais
São aquelas grandezas onde a variação de uma provoca a variação da outra numa mesma razão. Se uma dobra a outra dobra, se uma triplica a outra triplica, se uma é dividida em duas partes iguais a outra também é dividida à metade.
Exemplo 1
Se três cadernos custam R$ 8,00, o preço de seis cadernos custará R$ 16,00. Observe que se dobramos o número de cadernos também dobramos o valor dos cadernos. Confira pela tabela:

https://s1.static.brasilescola.uol.com.br/be/e/Untitled-13(30).jpg

Exemplo 2
Para percorrer 300 km, um carro gastou 30 litros de combustível. Nas mesmas condições, quantos quilômetros o carro percorrerá com 60 litros? E com 120 litros?

https://s1.static.brasilescola.uol.com.br/be/e/Untitled-2(99).jpg

 

Exercícios Propostos:

 

Questão 01: Uma herança de R$ 1.500.000 foi dividida entre os filhos de forma diretamente proporcional à idade de cada um deles. Sabendo que há três filhos, com 14, 16 e 20 anos de idade, podemos afirmar que o filho do meio receberá:

A) R$ 600.000             B) R$ 420.000             C) R$ 480.000             D) R$ 500.000             E) R$ 450.000

Questão 02: A idade de três irmãos é diretamente proporcional a 4, 6 e 10 anos. Sabendo que a soma da idade dos três é igual a 70, podemos afirmar que o mais novo possui:

A) 10 anos                   B) 12 anos                   C) 14 anos                   D) 16 anos       E) 18 anos

Questão 03: Das relações entre as grandezas a seguir, identifique aquela que não é diretamente proporcional.

A) Quantidade de funcionários e produtividade                                    B) Distância percorrida e consumo do veículo

C) Velocidade do automóvel e tempo para completar o percurso D) Valor pago pela verdura e peso

Questão 04: Digamos que um automóvel esteja a 50 km/h e, em determinado período de tempo, percorra 250 km. Quantos quilômetros percorreria se sua velocidade fosse 75 km/h?

a) x = 375 km.             b) x = 380 km.             c) x = 385 km.             d) x = 390 km.

Questão 05: Os ângulos de um triângulo são diretamente proporcionais aos números 3, 7 e 15, então, podemos afirmar que o menor ângulo mede:

A) 108º            B) 50,4º           C) 21,6º                       D) 42º              E) 50,4º

Questão 06: Os lados de um retângulo são proporcionais a 2 e 3. Sabendo que a sua área é de 216 m², as dimensões dos retângulos são respectivamente:

A) 12 e 18                    B) 4 e 54                     C) 8 e 27          D) 10 e 26                   E) 13,5 e 16

Questão 07: Se três cadernos custam R$ 8,00, o preço de seis cadernos custará R$ 16,00. Observe que se dobramos o número de cadernos também dobramos o valor dos cadernos! Quanto custam 96 cadernos?

a) R$256,00                 b) R$25700                 c) R$258,00                 d) R$259,00

Questão 08: Para percorrer 300 km, um carro gastou 30 litros de combustível. Nas mesmas condições, com 60 litros o carro percorrerá quantos quilômetros?

a) 400 km                    b) 500 km                    c) 600 km                    d) 700 km

Questão 09: Um automóvel a 50 km/h percorre 100 km. Se esse automóvel estivesse a 75 km/h, teria percorrido quantos quilômetros no mesmo período de tempo?

a) 120 km                    b) 130 km                    c) 140 km                    d) 150 km

Questão 10: Bianca comprou 3 camisetas e pagou R$120,00. Quanto ela pagaria se comprasse 5 camisetas do mesmo tipo e preço?               

a) R$200,00                 b) R$205,00                c) R$210,00                 d) R$215,00

ATIVIDADE 3

 

1.      Uma máquina funcionando durante 5 horas, enche 120 vasilhas de detergente. Quantas vasilhas ela encheria se funcionasse durante 8 horas?

 

2.      Três torneiras completamente abertas enchem um tanque em 90 minutos. Quantas torneiras iguais a essas encheriam o mesmo tanque em 54 minutos?

 

3.      Em 3 horas, 4 torneiras despejam 4200 litros de água. Em quantas horas 5 dessas torneiras despejam 7000 litros de água?

 

4.      Determine o valor do termo representado pela incógnita nas Grandezas Diretamente Proporcional a seguir:

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