SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – MATEMÁTICA |
|
Tema intercurricular: As diversas facetas do consumo Tema integrador: Educação financeira: Educação fiscal |
Unidade
Temática: Números e Geometria |
Objetos de Conhecimento: Potenciação; Radiciação; Ângulos; Simetria |
|
Ano: 8º Período: 28/06 a 09/07/ 2021
Nº. de
Aulas: 10 |
|
HABILIDADES |
|
(EF08MA01) Efetuar cálculos
com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na
representação de números em notação científica. (EF08MA02) Resolver e
elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para
representar uma raiz como potência de expoente fracionário. (EF08MA15) Construir,
utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica,
mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares. (EF08MA18) Reconhecer e
construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação,
reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de
geometria dinâmica. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
2.
Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de
produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos
para compreender e atuar no mundo. 3.
Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos
da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e
de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria
capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a
autoestima e a perseverança na busca de soluções. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
1.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 5.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6.
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de
conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações
próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da
cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência
crítica e responsabilidade. 10.
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos,
democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. |
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento; Confiança;
Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana: 28/06 a 01/07/2021 1ª e 2ª aula: Potências e Propriedades de potências 1º momento ● Revisar potenciação de acordo as páginas 14, 15
e 18 enfatizando potência com expoente 0, 1 e negativo. ● Com exemplos, revisar as propriedades de
potências, apresentando as características de cada uma. 2º momento ● Orientar para responder a ATIVIDADE 1 e as questões 1, 2 e 3 da ATIVIDADE 2 (anexo) 3ª e 4ª aula: Potenciação e radiciação 1º momento ● Corrigir a ATIVIDADE 1 e as questões 1, 2 e
3 da ATIVIDADE 2 (anexo) 2º momento ● Com exemplos revisar radiciação de acordo as
páginas 21, 22, 25 e 26, enfatizando raiz de um número negativo, raiz exata e
raiz aproximada. ● Apresentar como calcular raiz de um número por
decomposição em fatores primos (anexo) ● Orientar a responder as questões 1, 2, 3 e 4 da ATIVIDADE
3(anexo). 5ª aula:
Potenciação e radiciação 1º momento ● Corrigir as questões 1, 2, 3, 3 e 4 ATIVIDADE
3 (anexo). 2º momento ● Orientar para jogar em tempo real e verificar
quem fará mais pontos https://wordwall.net/pt/resource/4523480/potencia%C3%A7%C3%A3o (potenciação) e https://wordwall.net/pt/resource/16811774/radicia%C3%A7%C3%A3o (radiciação) Segunda semana: 05 a 09/07/2021 6ª e 7ª aula: Ângulos 1º momento ● De acordo as orientações das páginas 36 e 37,
apresentar a figura presentes em nosso meio, associando-o a ideia de giro, de
inclinação e de abertura. ● Solicitar que os alunos olhem ao redor de onde
estejam e apresentem exemplos da presença de ângulos. ● Apresentar exemplos de ângulos, definir ângulos
e suas classificações de acordo a abertura de cada um. 2º momento ● Orientar a responder as questões 5, 6 e 7 da ATIVIDADE
3 (anexo). 8ª aula: Ângulos complementares e
suplementares 1º momento ● Corrigir as questões 5, 6 e 7 da ATIVIDADE 3 (anexo). 2º momento ● Apresentar
pares de ângulos complementares e suplementares, com suas definições e
características ● Orientar para fazer as questões 8 e 9 da ATIVIDADE
3 e 1, 2, 3 e 4 da ATIVIDADE 4 (anexo). 9ª e 10ª aula: Simetria 1º momento ● Corrigir as questões 5, 6 e 7 da ATIVIDADE 3 (anexo) e 1, 2, 3 e 4 da ATIVIDADE 4 (anexo). 2º momento ● Apresentar o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=Mg7I6a_XpRs - Fazer
comentários sobre o vídeo e apresentar as características de cada tipo de
simetria. ● Apresentar exemplos de figuras que possua simetria de
reflexão, de rotação e de translação Simetria de translação ● Orientar para fazer as questões 6, 7 e 8 da
ATIVIDADE 4 (anexo). |
RECURSOS:(X ) Livro didático; () Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X )
Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; (X ) Outros: celular, notebook. |
AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)
Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
|
Professor:
____________________________________________________________________________
Escola:
_______________________________________________________________________________
REFERÊNCIAS
https://pt.slideshare.net/paulosouto3760/potenciacao-e-radiciaao-9-ano-1-bimestre-2014
https://livrozilla.com/doc/794571/8-ano-revisao---instituto-montessori
https://www.matematicagenial.com/2017/09/desafio-qual-o-resultado-97-falham.html
http://www.aulaparana.pr.gov.br/matematica
ANEXOS
Atividade 1
Atividade
2
1º)
Calcule as potências:
a) c)
e) f) g) h) i)
2º) Calcule as seguintes potências com expoente
negativo:
a) 10 b) c) d)
3º) Aplique a propriedade
e reduza a uma só potência:
Obs.
Leia com atenção para responder a atividade
Revisando Radiciação
A radiciação é a
maneira utilizada para conhecermos a raiz de um número, ela é representada por
meio de expoentes fracionários, sendo a operação inversa da potenciação.
Atividade
3
1º) Escreva na forma de
potência com expoente fracionário 2º) Escreva na
forma de radical 3º) Calcule 4º) Fatore e escreva na forma de
potência com expoente fracionário: |
5º) O relógio abaixo marca 16 horas. Assinale a alternativa que mostra o nome
do ângulo formado pelos dois ponteiros, indicado na figura. a) Raso b) Reto c) Agudo d) Obtuso 6º) Observe as classificações de ângulos. I. Agudo II. Reto III. Obtuso IV Nulo V. Raso. 7º) Numere a
coluna abaixo de acordo com as proposições acima: ( ) Ângulos com medida menor que 90º. ( ) Ângulos com medida maior que 90º. ( )
Ângulos com medida igual a 180º. ( ) Ângulos com medida igual a 90º. ( ) Ângulos com medida igual 0º. A alternativa
CORRETA que apresenta a numeração
das classificações de Ângulos, respetivamente,
é: a) I, II,
III, IV, V. b) I, III, V,
II, IV. c) I, III, V,
IV, II. d) I, II, IV, III, V. e) I, IV,
III, V, II. 8º)
Dois ângulos são Complementares
quando a soma de suas medidas é 90º. Com base nessa informação, a
alternativa que corresponde ao Complemento
do ângulo de 38º é: a)42º b)52º c)48º d)
58º e)90º 9º)
Dois ângulos são Suplementares
quando a soma de suas medidas é 180º. Com base nessa informação, a
alternativa que corresponde ao Suplemento
do ângulo de 38º é: a)142º b)152º c)148º d)158º |
Atividade
4 1º)
Observe a os cálculos apresentados na pirâmide e descubra o valor de x e de
y: 2º)
Complete a tabela: 3°)
Classifique os ângulos em agudo, reto
ou obtuso: 4º)
Observe a figura do transferidor Dê as medidas dos ângulos
indicados a)
med AÔB b)
med AÔC c)
med AÔD |
5º)
Qual figura representa simetria da circunferência, em relação ao eixo? 6º)
quais dos pares de figuras a seguir apresentam figuras simétricas por
simetria de translação? 7º)
Observe a imagem no 1º quadrante no plano cartesiano, temos uma simetria por: 8º)
Preencha a tabela com os números que estão faltando: |
Nenhum comentário:
Postar um comentário