8º ano - VII

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – MATEMÁTICA

Tema intercurricular: As diversas facetas do consumo

Tema integrador: Educação financeira: Educação fiscal

Unidade Temática: Números e Geometria

Objetos de Conhecimento: Potenciação; Radiciação; Ângulos; Simetria

Ano: 8º                     Período: 28/06 a 09/07/ 2021                   Nº. de Aulas: 10

HABILIDADES

(EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.

 

(EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.

 

(EF08MA15) Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares.

 

(EF08MA18) Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria dinâmica.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

 

3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana: 28/06 a 01/07/2021

 

1ª e 2ª aula: Potências e Propriedades de potências

 

1º momento

● Revisar potenciação de acordo as páginas 14, 15 e 18 enfatizando potência com expoente 0, 1 e negativo.

● Com exemplos, revisar as propriedades de potências, apresentando as características de cada uma.

 

2º momento

● Orientar para responder a ATIVIDADE 1 e as questões 1, 2 e 3 da ATIVIDADE 2 (anexo)

 

3ª e 4ª aula: Potenciação e radiciação

 

1º momento

Corrigir a ATIVIDADE 1 e as questões 1, 2 e 3 da ATIVIDADE 2 (anexo)

 

2º momento

● Com exemplos revisar radiciação de acordo as páginas 21, 22, 25 e 26, enfatizando raiz de um número negativo, raiz exata e raiz aproximada.

● Apresentar como calcular raiz de um número por decomposição em fatores primos (anexo)

● Orientar a responder as questões 1, 2, 3 e 4 da ATIVIDADE 3(anexo).

 

5ª aula: Potenciação e radiciação

 

1º momento

● Corrigir as questões 1, 2, 3, 3 e 4 ATIVIDADE 3 (anexo).

 

2º momento

● Orientar para jogar em tempo real e verificar quem fará mais pontos https://wordwall.net/pt/resource/4523480/potencia%C3%A7%C3%A3o (potenciação) e https://wordwall.net/pt/resource/16811774/radicia%C3%A7%C3%A3o (radiciação)

 

Segunda semana: 05 a 09/07/2021

 

6ª e 7ª aula: Ângulos

 

1º momento

● De acordo as orientações das páginas 36 e 37, apresentar a figura presentes em nosso meio, associando-o a ideia de giro, de inclinação e de abertura.

● Solicitar que os alunos olhem ao redor de onde estejam e apresentem exemplos da presença de ângulos.

● Apresentar exemplos de ângulos, definir ângulos e suas classificações de acordo a abertura de cada um.

 

2º momento

 

● Orientar a responder as questões 5, 6 e 7 da ATIVIDADE 3 (anexo).

 

 

 8ª aula:  Ângulos complementares e suplementares

 

1º momento

 

● Corrigir as questões 5, 6 e 7 da ATIVIDADE 3 (anexo).

 

2º momento

 Apresentar pares de ângulos complementares e suplementares, com suas definições e características

● Orientar para fazer as questões 8 e 9 da ATIVIDADE 3 e 1, 2, 3 e 4 da ATIVIDADE 4 (anexo).

 

9ª e 10ª aula: Simetria

 

1º momento

● Corrigir as questões 5, 6 e 7 da ATIVIDADE 3 (anexo) e 1, 2, 3 e 4 da ATIVIDADE 4 (anexo).

 

2º momento

 Apresentar o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=Mg7I6a_XpRs

- Fazer comentários sobre o vídeo e apresentar as características de cada tipo de simetria.

 Apresentar  exemplos de figuras que possua simetria de reflexão, de rotação e de translação

 

 

Simetria de translação

 

● Orientar para fazer as questões 6, 7 e 8 da ATIVIDADE 4 (anexo).

RECURSOS:(X ) Livro didático;  () Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  (X ) Outros: celular, notebook.

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas:

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:

 

Professor: ____________________________________________________________________________

Escola: _______________________________________________________________________________

 

REFERÊNCIAS

https://pt.slideshare.net/paulosouto3760/potenciacao-e-radiciaao-9-ano-1-bimestre-2014

https://livrozilla.com/doc/794571/8-ano-revisao---instituto-montessori

https://www.matematicagenial.com/2017/09/desafio-qual-o-resultado-97-falham.html

http://www.aulaparana.pr.gov.br/matematica

ANEXOS

 

Atividade 1

 

Atividade 2

 

1º) Calcule as potências:

a) c)

e)            f)            g)              h)            i)

2º) Calcule as seguintes potências com expoente negativo:

a) 10            b)                       c)                                d)       

3º) Aplique a propriedade e reduza a uma só potência:

                                                        

 

 

Obs. Leia com atenção para responder a atividade

 

Revisando Radiciação

           A radiciação é a maneira utilizada para conhecermos a raiz de um número, ela é representada por meio de expoentes fracionários, sendo a operação inversa da potenciação.

O JOGO DO DOMINÓ NO ENSINO DE POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO - PIBID Matemática  Benedito20
Essa propriedade mostra que
todo radical pode ser escrito
na forma de uma potência.
2ª PARTE: RADICIAÇÃO
1. DEFINIÇÃO D...

 Resolvendo raízes por meio da fatoração - Mundo Educação

20
Essa propriedade mostra que
todo radical pode ser escrito
na forma de uma potência.
2ª PARTE: RADICIAÇÃO
1. DEFINIÇÃO D...

12
16. De que forma escrevemos o número racional 0,001, usando expoente inteiro negativo?
a) 1
10-
b) 2
10-
c) 3
10-
d) 4
...

 

 

 

 

 

Atividade 3

1º) Escreva na forma de potência com expoente fracionário

2º) Escreva na forma de radical

3º) Calcule

4º) Fatore e escreva na forma de potência com expoente fracionário:

 

 

5º) O relógio abaixo marca 16 horas.

Assinale a alternativa que mostra o nome do ângulo formado pelos dois ponteiros, indicado na figura.

a) Raso                      b) Reto

c) Agudo                    d) Obtuso

6º) Observe as classificações de ângulos.

I. Agudo                            II. Reto

III. Obtuso                         IV Nulo

V. Raso.

 

7º) Numere a coluna abaixo de acordo com as proposições acima:

(   ) Ângulos com medida menor que 90º.

(   ) Ângulos com medida maior que 90º.

(   ) Ângulos com medida igual a 180º.

(   ) Ângulos com medida igual a 90º.

(   ) Ângulos com medida igual  0º.

 

A alternativa CORRETA que apresenta a numeração das classificações de Ângulos, respetivamente, é:

 

a) I, II, III, IV, V.

b) I, III, V, II, IV.

c) I, III, V, IV, II.

d)  I, II, IV, III, V.

e) I, IV, III, V, II.

 

8º) Dois ângulos são Complementares quando a soma de suas medidas é 90º. Com base nessa informação, a alternativa que corresponde ao Complemento do ângulo de 38º é:

a)42º                       b)52º                           c)48º

d) 58º                      e)90º

 

9º) Dois ângulos são Suplementares quando a soma de suas medidas é 180º. Com base nessa informação, a alternativa que corresponde ao Suplemento do ângulo de 38º é:

 

a)142º                             b)152º

c)148º                              d)158º

 

 

Atividade 4

 

1º) Observe a os cálculos apresentados na pirâmide e descubra o valor de x e de y:

Gerência Regional de Educação – GRE Subúrbio II APROVA BRASIL Matemática –  8º ANO – Editora Moderna PROPOSTA PÁGIN

2º) Complete a tabela:

3°) Classifique os ângulos em agudo,

reto ou obtuso:

4º) Observe a figura do transferidor

Dê as medidas dos ângulos indicados

a)      med AÔB

b)      med AÔC

c)      med AÔD

 

 

 

 

5º) Qual figura representa simetria da circunferência, em relação ao eixo?

6º) quais dos pares de figuras a seguir apresentam figuras simétricas por simetria de translação?

7º) Observe a imagem no 1º quadrante no plano cartesiano, temos uma simetria por:

8º) Preencha a tabela com os números que estão faltando:

Nenhum comentário:

Postar um comentário