SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – Matemática |
|
Tema intercurricular: Sustentabilidade
no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida! Tema integrador: O olhar matemáticos sobre o
nosso ambiente. |
Unidade Temática: Geometria |
Objeto de Conhecimento: Simetria de reflexão, rotação
e translação. |
|
Ano: 8º Período: 07 / 05 a 18 / 05 / 2021 Nº de Aulas: 10 |
|
HABILIDADES |
|
(EF08MA18) Reconhecer e construir figuras
obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e
rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria
dinâmica. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
3. Compreender as
relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática
(Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras
áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de
construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a
perseverança na busca de soluções. 5.
Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais
disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de
outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados. 7. Desenvolver e/ou
discutir projetos que abordem, sobretudo, questões de urgência social, com
base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários,
valorizando a diversidade de opiniões de indivíduos e de grupos sociais, sem
preconceitos de qualquer natureza. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
5.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas
sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar
informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 7.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular,
negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e
promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo
responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em
relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. 8.
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional,
compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos
outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. |
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
-Empatia; Autoestima; Ética;
Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento; Confiança;
Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana – de 7/05 a 11/05/2021 1º e 2º Aula – Simetria de reflexão -Começar
a aula trazendo o significado da palavra “Simetria” de acordo com as
definições do dicionário e construir a ideias a partir da colocação dos
alunos. -Apresentar
o vídeo: https://youtu.be/tuF_-Ko5FcY -Utilizar
a imagem a seguir e fazer as colocações sobre a assunto a ser trabalhado (simetria
de reflexão) e enfatizando a necessidade de preservação e valorização as
belezas naturais do nosso meio ambiente . -Esclarecer
o sentido das palavras simetria, eixo, reflexão. -Na sequência, fazer leitura das páginas 46 e 47,
seguir as orientações didáticas e fazer demonstrações com malha quadriculada
ou com outras opções, apresentando exemplos de simetria de reflexão. -Solicitar que façam as atividades das páginas 48
e 49. Obs. Pedir aos alunos que providenciem régua,
transferidor e compasso para as próximas aulas 3ª Aula – Simetria de reflexão -Correção das atividades
das páginas 48 e 49, fazendo os esclarecimentos necessários. Utilize o vídeo a
seguir para reforçar a compreensão de simetria de reflexão: https://youtu.be/T2ci3F_2PyY 4ª e 5ª Aula - Simetria de rotação -Solicitar que os alunos leiam a página 50. -Fazer questionamentos sobre leitura -Se possível apresentar figuras ou outros itens
demonstrando simetria de rotação. -Apresentar o vídeo https://youtu.be/a0zXWjl9sPg -Seguindo as orientações da página 51, demonstrar
como construir um polígono meio de rotação. -Orientar para fazer as atividades das páginas 52
e 53 Segunda semana – de 14/05 a 18/05/2021 6ª
Aula - Simetria de rotação -Fazer correção das atividades das páginas 52 e 53. -Como trabalho para casa -. Pedir aos alunos que pesquise fotos na Internet de cartões-postais de Itamaraju. -Tente fazer a rotação
das figuras através da câmera do celular (ou outra ferramenta de edição de
fotos) -E apresente a
construções as figuras rotacionadas. (Utilizando
qualquer ferramenta de edição de fotos para juntar as figuras na mesma imagem) 7ª e 8ª Aula– Simetria de rotação e translação - E você entendeu com
determinar a simetria de uma figura? - De acordo a
explicação https://docs.google. com/forms/d/e/1FAIpQLSeHswTLZxPNjk7MHOuhm0yITo-ztwDhgJ4MpNvUhMfn4wS4PA/viewform?usp=sf_link
simetria de translação é tem a mesma procedência da simetria de rotação? - O que diferencia
simetria de rotação e simetria de translação? -Solicitar que leiam com atenção as informações
contidas no retângulo da página 54. - Pedir que os alunos tracem uma malha
quadriculada no caderno e seguindo as orientações da página 55 construir
figuras simétricas, ou se for possível, pedir aos alunos para acessar: https://www.geogebra.org/calculator e explorar o software para translação de figuras. -Orientar a fazer as atividades da página 56 e 57. 9ª e 10ª Aula – Simetria de
translação -Seguindo as orientações didáticas, fazer a correção
das atividades das páginas 56 e 57 Apresentar o quiz https://www.proprofs.com/quiz-school/quizshow.php?title=isometrias&q=5 - apresentar o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=yq4YjBNW1Rg |
RECURSOS:
(X ) Livro didático;
() Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; ( ) Vídeo; (X )
Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( x ) Outros: celular, notebook; |
AVALIAÇÃO:
( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (x) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( x) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
|
Professor:
_______________________________ Escola:
________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário