8º ano - VI

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema intercurricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida!

Tema integrador: O olhar matemáticos sobre o nosso ambiente.

Unidade Temática: Geometria

Objeto de Conhecimento: Simetria de reflexão, rotação e translação.

Ano: 8º                          Período: 07 / 05 a 18 / 05 / 2021                               Nº de Aulas: 10

HABILIDADES

 (EF08MA18) Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria dinâmica.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

7. Desenvolver e/ou discutir projetos que abordem, sobretudo, questões de urgência social, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários, valorizando a diversidade de opiniões de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.

COMPETÊNCIAS GERAIS

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

 

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

-Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.
-Imaginação criativa: Ser capaz de gerar novas maneiras de pensar e agir por meio da experimentação, brincadeira, aprender com seus erros.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana – de 7/05 a 11/05/2021

1º e 2º Aula – Simetria de reflexão

-Começar a aula trazendo o significado da palavra “Simetria” de acordo com as definições do dicionário e construir a ideias a partir da colocação dos alunos.

-Apresentar o vídeo:  https://youtu.be/tuF_-Ko5FcY

-Utilizar a imagem a seguir e fazer as colocações sobre a assunto a ser trabalhado (simetria de reflexão) e enfatizando a necessidade de preservação e valorização as belezas naturais do nosso meio ambiente

 

 

 

 

 

 

 

.

 

 

 

 

 

 

 -Esclarecer o sentido das palavras simetria, eixo, reflexão.

-Na sequência, fazer leitura das páginas 46 e 47, seguir as orientações didáticas e fazer demonstrações com malha quadriculada ou com outras opções, apresentando exemplos de simetria de reflexão.

-Solicitar que façam as atividades das páginas 48 e 49.

Obs. Pedir aos alunos que providenciem régua, transferidor e compasso para as próximas aulas

 

3ª Aula – Simetria de reflexão

-Correção das atividades das páginas 48 e 49, fazendo os esclarecimentos necessários.

Utilize o vídeo a seguir para reforçar a compreensão de simetria de reflexão: https://youtu.be/T2ci3F_2PyY

 

4ª e 5ª Aula - Simetria de rotação

-Solicitar que os alunos leiam a página 50.

-Fazer questionamentos sobre leitura

-Se possível apresentar figuras ou outros itens demonstrando simetria de rotação.

-Apresentar o vídeo https://youtu.be/a0zXWjl9sPg

-Seguindo as orientações da página 51, demonstrar como construir um polígono meio de rotação.

-Orientar para fazer as atividades das páginas 52 e 53

 

 

Segunda semana – de 14/05 a 18/05/2021

 

    Aula - Simetria de rotação

-Fazer correção das atividades das páginas 52 e 53.

-Como trabalho para casa

-. Pedir aos alunos que pesquise fotos na Internet de cartões-postais de Itamaraju.

-Tente fazer a rotação das figuras através da câmera do celular (ou outra ferramenta de edição de fotos)

-E apresente a construções as figuras rotacionadas.  (Utilizando qualquer ferramenta de edição de fotos para juntar as figuras na mesma imagem)

 

7ª e 8ª Aula– Simetria de rotação e translação

- E você entendeu com determinar a simetria de uma figura?

- De acordo a explicação https://docs.google. com/forms/d/e/1FAIpQLSeHswTLZxPNjk7MHOuhm0yITo-ztwDhgJ4MpNvUhMfn4wS4PA/viewform?usp=sf_link simetria de translação é tem a mesma procedência da simetria de rotação?

- O que diferencia simetria de rotação e simetria de translação?

-Solicitar que leiam com atenção as informações contidas no retângulo da página 54.

- Pedir que os alunos tracem uma malha quadriculada no caderno e seguindo as orientações da página 55 construir figuras simétricas, ou se for possível, pedir aos alunos para acessar:

https://www.geogebra.org/calculator e explorar o software para translação de figuras.

-Orientar a fazer as atividades da página 56 e 57.

 

9ª e 10ª Aula – Simetria de translação

-Seguindo as orientações didáticas, fazer a correção das atividades das páginas 56 e 57

Apresentar o quiz https://www.proprofs.com/quiz-school/quizshow.php?title=isometrias&q=5

- apresentar o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=yq4YjBNW1Rg

 

RECURSOS: (X ) Livro didático;  () Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (x) 

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( x) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: _______________________________ Escola: ________________________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário