SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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TEMA: : Sustentabilidade no seu
sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para
a vida!” Subtema: Tecnologias
do bem: iniciativas a favor do meio ambiente |
Unidade Temática: Conexões e Escalas Objetos do Conhecimento: Corporações e
organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial. |
Objetivo
geral: Estudo do
espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação
recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas
também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para
compreender e planejar onde se viver. |
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Ano: 8° Período: 07/06/2021 a 19/06/2021 Nº
de Aulas: 4 |
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HABILIDADES |
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(EF08GE05)
Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o
entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para
as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas
regionalizações a partir do pós-guerra. (EF08GE06) Analisar a atuação das
organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica nos
contextos americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência,
marcas desses processos. (EF08GE04IT)
Compreender os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e
forçados, assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais
políticas migratórias da região, traçando paralelos com a dinâmica nacional,
baiana da mesorregião do Extremo Sul da Bahia especialmente no Município de
Itamaraju |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. 3.
Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do
raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço,
envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição,
extensão, localização e ordem. 5.
Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação
para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio
técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e
soluções(inclusive tecnológicas) para questões que requerem conhecimentos
científicos da Geografia. 7.
Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade,
flexibilidade, resiliência e determinação, propondo ações sobre as questões
socioambientais, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e
solidários. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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1.Valorizar
e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo
físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade,
continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa,
democrática e inclusiva. 6:Construir
argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e
pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro ,sem preconceito de qualquer
natureza. 7. Argumentar com basse em fatos, dados e
informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de
vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a
consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional
e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos
outros e do planeta. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de duas semanas
para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão
do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil
a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas. Informações para os alunos . Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas
online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o
microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos
necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de
outras pessoas -pais, irmãos, animais
etc).
1ªAula Esta aula esta estruturada em duas etapas ,
um texto para uma boa leitura e uma atividade de reflexão. ETAPA 1: Leitura do texto: Consumo de água no mundo O aumento do consumo de água no
mundo ao longo dos últimos tempos representa uma contradição em razão do
igual aumento do número de pessoas sem fácil acesso a esse recurso. A água,
além de ser um importante e vital elemento da natureza, é um recurso natural
de caráter eminentemente estratégico, sendo apontado por muitos como o grande
pivô das principais disputas geopolíticas do século XXI em detrimento do
petróleo. Para entender melhor a questão da importância desse elemento, vamos
acompanhar como ocorre o consumo de água no mundo com vistas a comparar esse
consumo com as reservas disponíveis. Em linhas
gerais, o consumo de água aumentou de forma considerável em
todo o planeta ao longo do tempo. Em 1900, o mundo consumia cerca de 580 km³
de água; já em 1950, esse consumo elevou-se para 1400 km³, passando para 4000
km³ em 2000. Segundo previsões da ONU, é provável que em 2025 o nível de
consumo eleve-se para 5200 km³. A despeito dessa elevação da utilização da
água, registra-se também o aumento do número de pessoas sem fácil acesso à
água potável, totalizando 1,1 bilhão em todo o planeta a sofrer com esse
problema. Além da utilização exagerada na área
doméstica e no plano individual, soma-se o intensivo consumo de água nas
atividades econômicas, notadamente a agricultura e a indústria, isso sem
contar o grande volume desperdiçado. Não por acaso, a maior parte do consumo
mundial de água acontece nos países desenvolvidos. Os emergentes ou
subdesenvolvidos consomem em menor quantidade em razão do menor acesso à água
e da menor intensidade das práticas econômicas. Segundo a ONU, o consumo dos
países centrais é seis vezes maior do que o consumo dos países periféricos. A questão da falta d'água é um problema
dramático para muitas localidades do globo. Em algumas regiões da Índia,
vive-se o problema da escassez hídrica física, ou seja, quando o consumo da
população é maior do que o ritmo de renovação das reservas de água pelo ciclo
hidrológico. Em
alguns países da África, há o problema da escassez hídrica econômica, que é
quando o acesso à água é restrito não pela falta de reservas, mas pela
ausência da infraestrutura necessária para transportar e distribuir o recurso
para a população em geral. O Qatar vive um problema ainda pior, uma vez
que o país, em função de sua localização e restrita extensão territorial, não
apresenta reservas de água em praticamente todo o seu espaço. Por isso, o
governo local recorre ao processo de dessalinização da água do Golfo Pérsico. A seguir, você poderá conferir a lista*
dos países que mais consomem água no mundo em valores per
capita (litros por pessoa) em comparação com alguns dos que menos
consomem ou que apresentam utilização moderada. Lista
de utilização diária média por pessoa dos países: Estados
Unidos – 575 litros por pessoa Austrália
– 495 litros por pessoa Itália
– 385 litros por pessoa Japão
– 375 litros por pessoa México
– 365 litros por pessoa França
– 285 litros por pessoa Brasil
– 185 litros por pessoa Peru
– 175 litros por pessoa Reino
Unido – 150 litros por pessoa Índia
– 135 litros por pessoa China
– 85 litros por pessoa Nigéria
– 35 litros por pessoa Etiópia
– 15 litros por pessoa Recomendado pela ONU – 110 litros por
pessoa ____________________________ * Fonte dos dados: Guia do
Estudante (Editora Abril, 2009). ETAPA 2: Após
os alunos fazer a leitura do texto propósto, sugerir que faça a atividade.
ATIVIDADE VAMOS
REFLETIR SOBRE O USO DA ÁGUA 1. Qual é o destino da água disponível? 2. Quais são os setores que mais consomem água
no mundo? 3. E no Brasil, como é essa proporção? 4. Existem usos que não comprometem as
reservas? Quais são eles? 5. Como é feito o uso da água em sua casa? 6. Você acha que pode ser diferente o uso da água em seu
dia-a-dia? 7. Você conhece algum lugar em que as pessoas tem dificuldades
com agua potavel? 8. Em sua casa, o uso da água por pessoa está na média
estabelecida pela ONU? 9. Você sabia que economizar água é tambem uma economia de
dinheiro?
Para concluir essa reflexão sobre o uso da água, cada aluno deve
elaborar um panfleto, um texto, um relatório, uma parodia, uma poesia, um
acróstico... indicando como devemos usar corretamente a água. Escolha uma dessas sugestoes para
elaborar sua produção sobre o uso responsavel da água.
Modelo de acróstico Outra sugestão que o professor(a) também pode ultilizar é
esse vídeo ( Águas) disponibilizado neste link: https://youtu.be/H-a6b-zs9QM .
2ªAula ETAPA 1:
Iniciar a aula com um levantamento do conhecimento
prévio do aluno sobre o assunto abordado na
aula passada. Solicite aos
alunos a leitura do slide “GEOAÇÃO” Junto às margens do Rio Jucuruçu, zona. Em
seguida iniciar uma discursão e pedir que anotem no caderno as informações
que considerem mais relevantes a respeito do slide. ETAPA 2:
ATIVIDADE Baseado na
leitura do slide “GEOAÇÃO” responda
a atividade : 1.
Sob
o ponto de vista geográfico, o Rio Jucuruçu nasce nas serras das Sete Voltas,
em FELISBURGO, Minas Gerais. É dividido em braço Norte e braço Sul e cruza o
extremo sul da Bahia, no Oceano Atlântico em Prado, BA percorrendo a extensão
de 241 km. Considerando o atual contexto qual o braço que banha Itamaraju? 1. 2. 3. 2. Observando as imagens acima responda. Qual a
imagem se identifica com a frase abaixo: a) ( ) O
povoado “Arraial dois Irmãos “era uma pequena rua tortuosa (atual 5 de
outubro). b) ( ) Impactos
socioambiental identificado na área urbana e suburbana da cidade de
Itamaraju. c) ( )
Margens do rio Jucuruçu, com vista ao principal ponto turístico de Itamaraju. 3. Por que o Rio Jucuruçu recebeu o nome de espelho
D’água? 4. O que assegura a Constituição Federal, artigo
255? ETAPA 2:
Após assistir o vídeo e anotar as informações, fazer um bate papo com os
alunos sobre as informações a respeito do vídeo, aproveitando o momento para
esclarecer possíveis dúvidas levantadas. Instigando-os a refletirem e
argumentar sobre o vídeo. Em seguida propor uma atividade.
3ªAula ETAPA 1: Para
esse momento o professor fará aula expositiva para trabalhar os texto 1 e o texto 2 feito sobre: Diferentes formas de
regionalização e Países
desenvolvidos e países subdesenvolvidos.O professor também pode optar em
trabalhar com o vídeo disponível no link: https://youtu.be/YbfiifsGNys , ( Capítulo 5 das paginas 61 a 81). Leitura do texto 1: Diferentes formas de
regionalização A regionalização pode ser feita com base em
critérios naturais (clima, hidrografia, vegetação); econômicos (produção
industrial ou agrícola, renda per capita, uso de tecnologia); políticos
(regimes de governo); sociais (taxas de mortalidade e de fecundidade,
indicadores sociais, IDH); culturais (religiões, etnias); entre outros. Por
meio das regionalizações, podemos estudar um conjunto de países comparando
diferenças e semelhanças e analisando aspectos gerais e particulares. GRANDES ÁREAS GEOCULTURAIS Outra possibilidade de regionalização do
espaço mundial é pelo agrupamento de países por conta de suas características
culturais e históricas. Assim, as regiões são formadas com base em aspectos
como etnias, línguas, religiões, tradições, hábitos alimentares, costumes,
economia etc., comuns a uma sociedade ou a um grupo de países. O geógrafo
Yves Lacoste divide o espaço mundial nas seguintes grandes áreas geoculturais,
que podem ser observadas no mapa abaixo: América
do Norte: Canadá e Estados Unidos. América
Latina: México, países da América Central, do Caribe e da América do Sul. Europa:
todos os países da porção ocidental e parte dos países orientais desse continente.
Mundo islâmico: Norte da África, Oriente Médio
e alguns países da Ásia Central, onde predomina a religião islâmica. Mundo africano: África Subsaariana.
Mundo indiano: Índia, Paquistão, Bangladesh e Sri Lanka. Russos
ortodoxos: Rússia, Ucrânia e Belarus, onde predomina a religião cristã
ortodoxa. Extremo Oriente: China, Japão, Coreia do Norte,
Coreia do Sul e Mongólia. Ásia de Sudeste: ilhas e países como
Indonésia, Tailândia, Vietnã, Camboja e Laos. Austrália e Oceania: Austrália, Nova Zelândia e as
diversas ilhas e arquipélagos do entorno REGIONALIZAÇÃO POR CRITÉRIOS AMBIENTAIS Os
critérios ambientais podem ser utilizados para regionalizar e identificar
espacialmente as semelhanças e as desigualdades no uso de recursos naturais,
nos impactos ambientais e na vulnerabilidade ambiental entre diferentes
regiões. Regiões de biodiversidade ameaçada. Em grande parte dos países com maior
desenvolvimento, extensas áreas de florestas e de vegetação nativa já foram
intensamente devastadas. O elevado consumo de recursos naturais nesses países
estimula a busca em outras regiões do mundo. Como resultado, nos países em
desenvolvimento, a exploração de recursos naturais tem colocado em risco
áreas com elevada diversidade ambiental. Podemos utilizar a biodiversidade
ameaçada como critério de regionalização. Regiões por uso dos recursos hídricos Alguns países têm menor disponibilidade de
água do que outros. O aumento do consumo e a contaminação aumentam a
vulnerabilidade hídrica de muitos países. Segundo relatório de 2016 da
Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO),
atualmente cerca de 70% da água disponível para consumo é usada na irrigação.
Para suprir o aumento da demanda por água, aumenta-se a captação e muitos
rios passam a ser desviados. Para quantificar a escassez de água de um país,
também chamada de estresse hídrico, é utilizada uma taxa determinada pela
relação entre o uso, a disponibilidade e a capacidade de reposição de água
pelo ambiente. Nos países em condição de estresse hídrico extremamente alto,
o uso de recursos hídricos é superior a 80% da disponibilidade anual. Leitura do texto 2: PAÍSES DESENVOLVIDOS E PAÍSES
SUBDESENVOLVIDOS Durante muito tempo, eram considerados
países desenvolvidos aqueles com grande acumulação de riquezas e de
tecnologia, de significativa influência na economia mundial e cujas
populações apresentavam boa qualidade de vida. Já os subdesenvolvidos eram os
países de baixa ou média expressividade na economia, na tecnologia e nos
níveis de qualidade de vida. Essa classificação atualmente é criticada por se
entender que a denominação países subdesenvolvidos traria embutida a noção de
que esses países conseguiriam superar o estágio de subdesenvolvimento e
atingir o nível econômico dos países considerados modelo. Por conta disso, a
Organização das Nações Unidas (ONU) passou a classificar os países de acordo
com diferentes níveis de desenvolvidos. PRIMEIRO, SEGUNDO E TERCEIRO MUNDO Após a Segunda Guerra Mundial, durante a
Guerra Fria, o mundo se encontrava bipolarizado entre os Estados Unidos,
capitalista, e a União Soviética, socialista. A rivalidade entre os países
capitalistas e socialistas baseava-se, em grande parte, no desenvolvimento de
suas economias e de seus modelos de produção, o que impulsionou as corridas
armamentista e espacial. Nesse
contexto de Guerra Fria, o demógrafo francês Alfred Sauvy utilizou o termo
Terceiro Mundo, em artigo escrito em 1952, para se referir aos países
economicamente mais frágeis e com pouca influência política nas decisões mundiais.
Com base nesse conceito, teve origem uma nova regionalização do mundo, que
classificou os países em Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo. O Primeiro Mundo
correspondia aos países capitalistas desenvolvidos, como Estados Unidos,
Canadá, países da Europa Ocidental e Japão. O Segundo Mundo era formado pelos
países socialistas, como União Soviética, China, Cuba e países do Leste
Europeu. E o Terceiro Mundo, pelos países capitalistas subdesenvolvidos.
A
dissolução do Segundo Mundo A partir da segunda metade do século XX, as
expressões Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo se popularizaram e passaram a
ser utilizadas nos meios de comunicação e em estudos sobre a desigualdade
entre os países. Entretanto, com a desestruturação da União Soviética, no
final da década de 1980, a expressão Segundo Mundo tornou-se obsoleta.
PAÍSES DO NORTE
E PAÍSES DO SUL Com o fim da Guerra Fria e da bipolarização
entre Estados Unidos e União Soviética, as contradições econômicas e sociais
entre os países desenvolvidos e os países subdesenvolvidos tornaram-se mais
evidentes, acirrando a relação entre eles. Nesse novo cenário internacional,
criou-se outra regionalização para o mundo. De acordo com o nível de desenvolvimento,
as nações foram classificadas em países do Norte e países do Sul. Essa
classificação foi criada considerando o fato de que o hemisfério norte
concentra a maior parte dos países que até então faziam parte do Primeiro e
do Segundo Mundo, enquanto o hemisfério sul abriga a maioria dos países do
Terceiro Mundo, considerados subdesenvolvidos. UM MUNDO MULTIPOLAR Com a desestruturação do socialismo e a
expansão do capitalismo, as forças internacionais, antes representadas pelos
Estados Unidos e pela União Soviética, modificaram-se. Países que tinham economias
desenvolvidas e poderio tecnológico e militar, como o Japão e a Alemanha,
desejavam ter mais força, poder e influência no cenário mundial. Muitos
países também passaram a se reunir em blocos multipolares, como os blocos
econômicos. Países como o Brasil, a Índia e a China também vêm buscando
ganhar mais força e influência no cenário mundial e crescer economicamente.
PAÍSES RICOS E
PAÍSES POBRES Os processos de industrialização e
desenvolvimento econômico que marcaram o século XX levaram a uma forma de
regionalização em que os países passaram a ser classificados como ricos ou
pobres. Semelhante à regionalização bipolar que divide os países entre Norte
e Sul, os países ricos são considerados centrais no âmbito das decisões
econômicas mundiais, concentram grande parte da riqueza mundial, são
industrializados, avançados tecnologicamente e suas populações apresentam
índices mais elevados de condições de vida. ETAPA 2: Após
a leitura dos textos ou assistir o vídeo sugerido, fazer atividade e
correção.
ATIVIDADE 1.Cite
alguns critérios que podemos usar para regionalizar o espaço mundial e dê um
exemplo para cada critério mencionado. 2.Qual é a importância de identificar regiões de
biodiversidade ameaçada? 3. Como é possível avaliar a América Latina, no que
se refere á disponibilidade de água doce ? 4. Na sua
opinião, com deve ser realizada a gestão das bacias hidrográficas quando
estão inseridas em países diferentes?
5. Qual a importância da
Conferência de Bandung na formação de uma regionalização dividida entre
Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo? 6. O Segundo Mundo era formado pelos países
socialistas, quais são eles?
4ªAula ETAPA 2:Iniciar a aula com um bom dia e chamada, fazer levantamento
prévio da aula anterior, em seguida sugerir aos alunos que acessem o link: https://youtu.be/A5P0J4Pw8HQ para assistir o vídeo sobre “América: regionalização e quadro natural”, que esta disponível na
apostila. Em seguida solicite aos alunos que faça a atividade do livro
didático na pagina 103. ) Revista; (X) Vídeo;
(X ) Computador; ( ) Jogos; (X) Textos
Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ()Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) Seminários; (X)
Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X)
Atividade escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
Que Deus continue protegendo e abençoando a
todos nós... |
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