8º ANO V - SEQUÊNCIA - 2021

 

                                              SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: : Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

Subtema: Tecnologias do bem: iniciativas a favor do meio ambiente

Unidade Temática: Conexões e Escalas

Objetos do Conhecimento: Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial.

Objetivo geral:   Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos

geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

 

Ano: 8°                          Período: 07/06/2021  a  19/06/2021                                Nº de Aulas: 4

                             HABILIDADES

 

 (EF08GE05) Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra.

(EF08GE06) Analisar a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica nos contextos americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas desses processos.

 (EF08GE04IT) Compreender os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e forçados, assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias da região, traçando paralelos com a dinâmica nacional, baiana da mesorregião do Extremo Sul da Bahia especialmente no Município de Itamaraju

                  COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

 

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

5. Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções(inclusive tecnológicas) para questões que requerem conhecimentos científicos da Geografia.

7. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, propondo ações sobre as questões socioambientais, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.

                      COMPETÊNCIAS GERAIS

1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

6:Construir argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental  e o respeito à biodiversidade  e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza.

7. Argumentar com basse em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

               COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                            ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os alunos .

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (36 minutos cada aula)

 - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas

 -pais, irmãos, animais etc).

 

                                                                                 1ªAula

 Esta aula esta estruturada em duas etapas , um texto para uma boa leitura e uma atividade de reflexão.

 ETAPA 1:

Leitura do texto:

Consumo de água no mundo

 O aumento do consumo de água no mundo ao longo dos últimos tempos representa uma contradição em razão do igual aumento do número de pessoas sem fácil acesso a esse recurso.

água, além de ser um importante e vital elemento da natureza, é um recurso natural de caráter eminentemente estratégico, sendo apontado por muitos como o grande pivô das principais disputas geopolíticas do século XXI em detrimento do petróleo. Para entender melhor a questão da importância desse elemento, vamos acompanhar como ocorre o consumo de água no mundo com vistas a comparar esse consumo com as reservas disponíveis.

Em linhas gerais, o consumo de água aumentou de forma considerável em todo o planeta ao longo do tempo. Em 1900, o mundo consumia cerca de 580 km³ de água; já em 1950, esse consumo elevou-se para 1400 km³, passando para 4000 km³ em 2000. Segundo previsões da ONU, é provável que em 2025 o nível de consumo eleve-se para 5200 km³. A despeito dessa elevação da utilização da água, registra-se também o aumento do número de pessoas sem fácil acesso à água potável, totalizando 1,1 bilhão em todo o planeta a sofrer com esse problema.

                                Gráfico com o consumo mundial de água

 

    Além da utilização exagerada na área doméstica e no plano individual, soma-se o intensivo consumo de água nas atividades econômicas, notadamente a agricultura e a indústria, isso sem contar o grande volume desperdiçado. Não por acaso, a maior parte do consumo mundial de água acontece nos países desenvolvidos. Os emergentes ou subdesenvolvidos consomem em menor quantidade em razão do menor acesso à água e da menor intensidade das práticas econômicas. Segundo a ONU, o consumo dos países centrais é seis vezes maior do que o consumo dos países periféricos.

    A questão da falta d'água é um problema dramático para muitas localidades do globo. Em algumas regiões da Índia, vive-se o problema da escassez hídrica física, ou seja, quando o consumo da população é maior do que o ritmo de renovação das reservas de água pelo ciclo hidrológico.

Em alguns países da África, há o problema da escassez hídrica econômica, que é quando o acesso à água é restrito não pela falta de reservas, mas pela ausência da infraestrutura necessária para transportar e distribuir o recurso para a população em geral.

 O Qatar vive um problema ainda pior, uma vez que o país, em função de sua localização e restrita extensão territorial, não apresenta reservas de água em praticamente todo o seu espaço. Por isso, o governo local recorre ao processo de dessalinização da água do Golfo Pérsico.

  A seguir, você poderá conferir a lista* dos países que mais consomem água no mundo em valores per capita (litros por pessoa) em comparação com alguns dos que menos consomem ou que apresentam utilização moderada.

Lista de utilização diária média por pessoa dos países:

 

Estados Unidos – 575 litros por pessoa

Austrália – 495 litros por pessoa

Itália – 385 litros por pessoa

Japão – 375 litros por pessoa

México – 365 litros por pessoa

França – 285 litros por pessoa

Brasil – 185 litros por pessoa

Peru – 175 litros por pessoa

Reino Unido – 150 litros por pessoa

Índia – 135 litros por pessoa

China – 85 litros por pessoa

Nigéria – 35 litros por pessoa

Etiópia – 15 litros por pessoa

Recomendado pela ONU – 110 litros por pessoa

____________________________

Fonte dos dados: Guia do Estudante (Editora Abril, 2009).

ETAPA 2: Após os alunos fazer a leitura do texto propósto, sugerir que faça a atividade.

                                                                  ATIVIDADE

VAMOS REFLETIR SOBRE O USO DA ÁGUA

 

1.      Qual é o destino da água disponível?

 

2.      Quais são os setores que mais consomem água no mundo?

 

3.      E no Brasil, como é essa proporção?

 

4.      Existem usos que não comprometem as reservas? Quais são eles?

 

5.      Como é feito o uso da água em sua casa?

 

6.      Você acha que pode ser diferente o uso da água em seu dia-a-dia?

 

7.      Você conhece algum lugar em que as pessoas tem dificuldades com agua potavel?

 

8.      Em sua casa, o uso da água por pessoa está na média estabelecida pela ONU?

 

9.      Você sabia que economizar água é tambem uma economia de dinheiro?

 

  Para concluir essa reflexão sobre o uso da água, cada aluno deve elaborar um panfleto, um texto, um relatório, uma parodia, uma poesia, um acróstico... indicando como devemos usar corretamente a água.

Escolha uma dessas sugestoes para elaborar sua produção sobre o uso responsavel da água.

 

  Modelo de acróstico

 

Dia Mundial da Água norteia atividades no colégio - Colégio Pio XII

Outra sugestão que o professor(a) também pode ultilizar é esse vídeo ( Águas) disponibilizado neste link: https://youtu.be/H-a6b-zs9QM .                                                                     

                                                                  2ªAula

ETAPA 1: Iniciar a aula  com um levantamento do conhecimento prévio  do aluno sobre o assunto abordado na aula passada.

Solicite aos alunos a leitura do slide “GEOAÇÃO” Junto às margens do Rio Jucuruçu, zona. Em seguida iniciar uma discursão e pedir que anotem no caderno as informações que considerem mais relevantes a respeito do slide.

ETAPA 2:

                                                                 ATIVIDADE

Baseado na leitura do slide “GEOAÇÃO” responda a atividade :

1.      Sob o ponto de vista geográfico, o Rio Jucuruçu nasce nas serras das Sete Voltas, em FELISBURGO, Minas Gerais. É dividido em braço Norte e braço Sul e cruza o extremo sul da Bahia, no Oceano Atlântico em Prado, BA percorrendo a extensão de 241 km. Considerando o atual contexto qual o braço que banha Itamaraju?

 

   

 1.   2.  3.

 

2. Observando as imagens acima responda. Qual a imagem se identifica com a frase abaixo:

a) (  ) O povoado “Arraial dois Irmãos “era uma pequena rua tortuosa (atual 5 de outubro).

b) (  ) Impactos socioambiental identificado na área urbana e suburbana da cidade de Itamaraju.

c) (  ) Margens do rio Jucuruçu, com vista ao principal ponto turístico de Itamaraju.

3. Por que o Rio Jucuruçu recebeu o nome de espelho D’água?

4. O que assegura a Constituição Federal, artigo 255?

 

ETAPA 2: Após assistir o vídeo e anotar as informações, fazer um bate papo com os alunos sobre as informações a respeito do vídeo, aproveitando o momento para esclarecer possíveis dúvidas levantadas. Instigando-os a refletirem e argumentar sobre o vídeo. Em seguida propor uma atividade.

                                                                            3ªAula

 ETAPA 1: Para esse momento o professor fará aula expositiva para trabalhar os  texto 1 e o texto  2 feito sobre: Diferentes formas de regionalização e Países desenvolvidos e países subdesenvolvidos.O professor também pode optar em trabalhar com o vídeo disponível no link: https://youtu.be/YbfiifsGNys , ( Capítulo 5 das paginas 61 a 81).

 

 Leitura do texto 1:

 

                                               Diferentes formas de regionalização

 

  A regionalização pode ser feita com base em critérios naturais (clima, hidrografia, vegetação); econômicos (produção industrial ou agrícola, renda per capita, uso de tecnologia); políticos (regimes de governo); sociais (taxas de mortalidade e de fecundidade, indicadores sociais, IDH); culturais (religiões, etnias); entre outros. Por meio das regionalizações, podemos estudar um conjunto de países comparando diferenças e semelhanças e analisando aspectos gerais e particulares.

 

GRANDES ÁREAS GEOCULTURAIS

  Outra possibilidade de regionalização do espaço mundial é pelo agrupamento de países por conta de suas características culturais e históricas. Assim, as regiões são formadas com base em aspectos como etnias, línguas, religiões, tradições, hábitos alimentares, costumes, economia etc., comuns a uma sociedade ou a um grupo de países. O geógrafo Yves Lacoste divide o espaço mundial nas seguintes grandes áreas geoculturais, que podem ser observadas no mapa abaixo:

 América do Norte: Canadá e Estados Unidos.

 América Latina: México, países da América Central, do Caribe e da América do Sul.

 Europa: todos os países da porção ocidental e parte dos países orientais desse continente.

Mundo islâmico: Norte da África, Oriente Médio e alguns países da Ásia Central, onde predomina a religião islâmica. Mundo africano: África Subsaariana. Mundo indiano: Índia, Paquistão, Bangladesh e Sri Lanka.

 Russos ortodoxos: Rússia, Ucrânia e Belarus, onde predomina a religião cristã ortodoxa.

Extremo Oriente: China, Japão, Coreia do Norte, Coreia do Sul e Mongólia.

Ásia de Sudeste: ilhas e países como Indonésia, Tailândia, Vietnã, Camboja e Laos.

Austrália e Oceania: Austrália, Nova Zelândia e as diversas ilhas e arquipélagos do entorno

 

REGIONALIZAÇÃO POR CRITÉRIOS AMBIENTAIS

Os critérios ambientais podem ser utilizados para regionalizar e identificar espacialmente as semelhanças e as desigualdades no uso de recursos naturais, nos impactos ambientais e na vulnerabilidade ambiental entre diferentes regiões.

Regiões de biodiversidade ameaçada.

 Em grande parte dos países com maior desenvolvimento, extensas áreas de florestas e de vegetação nativa já foram intensamente devastadas. O elevado consumo de recursos naturais nesses países estimula a busca em outras regiões do mundo. Como resultado, nos países em desenvolvimento, a exploração de recursos naturais tem colocado em risco áreas com elevada diversidade ambiental. Podemos utilizar a biodiversidade ameaçada como critério de regionalização.

Regiões por uso dos recursos hídricos

  Alguns países têm menor disponibilidade de água do que outros. O aumento do consumo e a contaminação aumentam a vulnerabilidade hídrica de muitos países. Segundo relatório de 2016 da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), atualmente cerca de 70% da água disponível para consumo é usada na irrigação. Para suprir o aumento da demanda por água, aumenta-se a captação e muitos rios passam a ser desviados. Para quantificar a escassez de água de um país, também chamada de estresse hídrico, é utilizada uma taxa determinada pela relação entre o uso, a disponibilidade e a capacidade de reposição de água pelo ambiente. Nos países em condição de estresse hídrico extremamente alto, o uso de recursos hídricos é superior a 80% da disponibilidade anual.

Leitura do texto 2:

                                        PAÍSES DESENVOLVIDOS E PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS

 

  Durante muito tempo, eram considerados países desenvolvidos aqueles com grande acumulação de riquezas e de tecnologia, de significativa influência na economia mundial e cujas populações apresentavam boa qualidade de vida. Já os subdesenvolvidos eram os países de baixa ou média expressividade na economia, na tecnologia e nos níveis de qualidade de vida. Essa classificação atualmente é criticada por se entender que a denominação países subdesenvolvidos traria embutida a noção de que esses países conseguiriam superar o estágio de subdesenvolvimento e atingir o nível econômico dos países considerados modelo. Por conta disso, a Organização das Nações Unidas (ONU) passou a classificar os países de acordo com diferentes níveis de desenvolvidos.

PRIMEIRO, SEGUNDO E TERCEIRO MUNDO

  Após a Segunda Guerra Mundial, durante a Guerra Fria, o mundo se encontrava bipolarizado entre os Estados Unidos, capitalista, e a União Soviética, socialista. A rivalidade entre os países capitalistas e socialistas baseava-se, em grande parte, no desenvolvimento de suas economias e de seus modelos de produção, o que impulsionou as corridas armamentista e espacial.

Nesse contexto de Guerra Fria, o demógrafo francês Alfred Sauvy utilizou o termo Terceiro Mundo, em artigo escrito em 1952, para se referir aos países economicamente mais frágeis e com pouca influência política nas decisões mundiais. Com base nesse conceito, teve origem uma nova regionalização do mundo, que classificou os países em Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo. O Primeiro Mundo correspondia aos países capitalistas desenvolvidos, como Estados Unidos, Canadá, países da Europa Ocidental e Japão. O Segundo Mundo era formado pelos países socialistas, como União Soviética, China, Cuba e países do Leste Europeu. E o Terceiro Mundo, pelos países capitalistas subdesenvolvidos.

                                                   A dissolução do Segundo Mundo

  A partir da segunda metade do século XX, as expressões Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo se popularizaram e passaram a ser utilizadas nos meios de comunicação e em estudos sobre a desigualdade entre os países. Entretanto, com a desestruturação da União Soviética, no final da década de 1980, a expressão Segundo Mundo tornou-se obsoleta.    

 

                                              PAÍSES DO NORTE E PAÍSES DO SUL                    

  Com o fim da Guerra Fria e da bipolarização entre Estados Unidos e União Soviética, as contradições econômicas e sociais entre os países desenvolvidos e os países subdesenvolvidos tornaram-se mais evidentes, acirrando a relação entre eles. Nesse novo cenário internacional, criou-se outra regionalização para o mundo. De acordo com o nível de desenvolvimento, as nações foram classificadas em países do Norte e países do Sul. Essa classificação foi criada considerando o fato de que o hemisfério norte concentra a maior parte dos países que até então faziam parte do Primeiro e do Segundo Mundo, enquanto o hemisfério sul abriga a maioria dos países do Terceiro Mundo, considerados subdesenvolvidos.

                                                           UM MUNDO MULTIPOLAR

 Com a desestruturação do socialismo e a expansão do capitalismo, as forças internacionais, antes representadas pelos Estados Unidos e pela União Soviética, modificaram-se. Países que tinham economias desenvolvidas e poderio tecnológico e militar, como o Japão e a Alemanha, desejavam ter mais força, poder e influência no cenário mundial. Muitos países também passaram a se reunir em blocos multipolares, como os blocos econômicos. Países como o Brasil, a Índia e a China também vêm buscando ganhar mais força e influência no cenário mundial e crescer economicamente.

                                                                   PAÍSES RICOS E PAÍSES POBRES

  Os processos de industrialização e desenvolvimento econômico que marcaram o século XX levaram a uma forma de regionalização em que os países passaram a ser classificados como ricos ou pobres. Semelhante à regionalização bipolar que divide os países entre Norte e Sul, os países ricos são considerados centrais no âmbito das decisões econômicas mundiais, concentram grande parte da riqueza mundial, são industrializados, avançados tecnologicamente e suas populações apresentam índices mais elevados de condições de vida.

                                      

ETAPA 2: Após a leitura dos textos ou assistir o vídeo sugerido, fazer atividade e correção.

 

                                                         ATIVIDADE

 

1.Cite alguns critérios que podemos usar para regionalizar o espaço mundial e dê um exemplo para cada critério mencionado.

2.Qual é a importância de identificar regiões de biodiversidade ameaçada?

3. Como é possível avaliar a América Latina, no que se refere á disponibilidade de água doce ?

4. Na  sua opinião, com deve ser realizada a gestão das bacias hidrográficas quando estão inseridas em países diferentes?

             5. Qual a importância da Conferência de Bandung na formação de uma regionalização dividida entre Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo?

6. O Segundo Mundo era formado pelos países socialistas, quais são eles?

 

                                                                               4ªAula

 

ETAPA 2:Iniciar a aula com um bom dia e chamada, fazer levantamento prévio da aula anterior, em seguida sugerir aos alunos que acessem o link: https://youtu.be/A5P0J4Pw8HQ para assistir o vídeo sobre “América: regionalização e quadro natural”, que esta disponível na apostila. Em seguida solicite aos alunos que faça a atividade do livro didático na pagina 103.         

 

 

) Revista; (X) Vídeo; () Computador;

( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ()Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas:

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

 

 

                                                                                               Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

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