SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – Matemática |
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Tema intercurricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo:
“Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”. Tema integrador: Olhar matemático
sobre o ambiente da nossa cidade. |
Unidade Temática: Geometria |
Objeto de Conhecimento: Ângulos |
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Ano: 8º Período: 24/05/21 a 04/06/2021 Nº de
Aulas: 10 |
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HABILIDADES |
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(EF08MA15)
Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria
dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos
regulares. (EF08MA16)
Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a
construção de um hexágono regular de qualquer área, a partir da medida do ângulo
central e da utilização de esquadros e compasso. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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3. Compreender as
relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática
(Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas
do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir
e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a
perseverança na busca de soluções. 5.
Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais
disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de
outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados. 7. Desenvolver e/ou
discutir projetos que abordem, sobretudo, questões de urgência social, com
base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários,
valorizando a diversidade de opiniões de indivíduos e de grupos sociais, sem
preconceitos de qualquer natureza. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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5.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 7.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular,
negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e
promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo
responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em
relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. 8.
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional,
compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos
outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento; Confiança;
Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana –
De 24/05 a 28/05 (aula com 35 minutos)
1ª Aula – Ângulos: Introdução . O conteúdo será introduzido com uma breve dialética abordando situações do cotidiano que identifique: ângulos:
canto de parede, telhado, porta, caderno, o próprio corpo, etc. . Propor o vídeo sobre a definição e os tipos de ângulo durante a aula
ou postar para os alunos verem com antecedência https://www.youtube.com/watch?v=nAvqZSglTmA. Obs. Por ser um vídeo
longo, de 16 minutos, é melhor que os alunos vejam o vídeo com antecedência
ou passar o vídeo, dando pausa e explicando parte por parte, se possível,
solicitar aos alunos providenciarem um transferidor.
2ª Aula –Ângulos: como medir e construir ângulos. . Abordar os
ângulos notáveis com as medidas de 300, 450, 600e
900, por meio de
exemplos práticos. .
Postar o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=sJYU8Igk2hU . Baseado na vídeo-aula
supracitada, pratique com os alunos como construir e medir ângulos com o transferidor.
. Associar os
Ângulos com as práticas da Construção Civil da cidade de Itamaraju. . Orientar para
fazer a atividade 1 (anexo).
3ª Aula e 4ª aula – Ângulos complementares e
suplementares
1º
momento
. Apresentar a planta
da Praça Castelo Branco, situada no centro da cidade de Itamaraju. Obs. Aumentar imagem da
planta para apresentar na aula, para os alunos visualizar melhor. . Juntamente com os
alunos reconhecer o espaço da Praça Castelo Branco com questionamentos: - Olhando a planta
feita por um engenheiro, de uma praça da nossa cidade, é possível reconhecer
esse local? - Onde fica? - O que é possível
identificar, olhando a planta desse local? - Que ângulos foram
usados nessa planta? - Além dos ângulos, que
outras figuras geométricas, o engenheiro utilizou nessa planta? . A seguir falar sobre os ângulos usados na planta e
identificá-los. . Corrigir a atividade
1 (anexo).
2º
momento
. Apresentar problemas
e cálculos relacionados a ângulos complementares e suplementares Propor
atividades das páginas 38 e 39 do livro Matemática Tecnologias &
Realidade. . Apresentar um vídeo https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-angle/vert-comp-supp-angles/v/complementary-and-supplementary-angles
ou https://www.youtube.com/watch?v=o2qtuIfoV9w&feature=youtu.be
5ª Aula – Ângulos complementares e
suplementares . Correção das atividades das páginas 38 e 39
esclarecendo as possíveis dúvidas . Solicitar que na próxima aula providencie papel,
tesoura, régua, lápis, compasso - Apresentar novos exemplos e solicitar que façam
a atividade em anexo. (atividade 2) Segunda semana – De 31/05 a 04/06
(aula com 35 minutos)
6ª Aula e 7ª Aula – Bissetriz de um ângulo
1º momento . Correção da atividade
2 (anexo), esclarecendo
as possíveis dúvidas . Apresentar o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=y4QleefqNbU
2º momento . Seguindo as orientações da página 40 e 41, com
leitura coletiva... . Determinar bissetriz de ângulo com dobradura: - Desenhar um ângulo qualquer num pedaço de papel,
recortar o ângulo e a seguir dobrar o papel a partir do vértice, de forma que
os lados do ângulo fiquem sobrepostos. - Desdobrar o ângulo, com lápis é régua fazer uma
reta sobre a marca da dobra. . A partir da dobradura conceituar bissetriz de um
ângulo. . Determinar a bissetriz de um ângulo com régua e
compasso (ver
orientações da página 41). . Se possível, orientar a construção de bissetrizes e ângulos com
o auxílio de régua e compasso, para que os alunos aprendam a utilizar os
mesmos. . Orientar para fazer a atividade 3 (anexo) e as atividades (1,2 e 4 da página 44 do livro didático Matemática
- Realidade & Tecnologia.
8ª Aula e 9ª aula - Mediatriz de um ângulo 1º momento . Corrigir a atividade 3 (anexo)
e as atividades 1,2 e 4 da página 44
do livro didático Matemática - Realidade & Tecnologia.
2º momento . Seguindo as orientações da página 42 determinar mediatriz
de ângulo com dobradura. . A partir da dobradura conceituar mediatriz de um
ângulo. . Determinar a mediatriz de um ângulo com régua e
compasso (ver
orientações da página 43). . Orientar para fazer a atividade 4 (anexo).
10ª Aula - Mediatriz de um ângulo
. Correção da atividade 3 (anexo), esclarecendo possíveis dúvidas. . Caso dê tempo, apresentar o jogo: ângulo - estouro de balão https://wordwall.net/pt/resource/4405694/angulos .
Propor uma competição para ver quem fará mais pontos.
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RECURSOS:(X ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X ) Computador; (
X ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( x ) Outros: celular,
notebook; |
AVALIAÇÃO:( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (34 a 44) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( )
Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
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Professor:
_______________________________ Escola:
________________________________________
Referencias
Araribá mais: Matemática: manual do
professor / organizadora Editora Moderna; obra coletiva concebida, desenvolvida
e produzida pela Editora Moderna: editores responsáveis Mara Regina Garcia Gay,
Willian Raphael Silva. – 1. ed. – São Paulo : Moderna, 2018.p
https://educacaodigital.itaborai.rj.gov.br/lms/mod/forum/discuss.php?d=1115
https://wordwall.net/pt/resource/4405694/angulos
Anexos
Atividade
1
1º) Determine a medida de cada ângulo
indicado na figura.
2º) Descubra
a medida, em grau, dos ângulos em destaque formados pelos ponteiros dos
relógios.
3º) Observe
os ângulos destacados em cada foto e classifique-os em reto, agudo, obtuso ou
raso.
4º) Uma das ideias associadas a
ângulos está relacionada com voltas e giros. Podemos observar isso quando
movimentamosuma bússola e verificamos a mudança na posição do seu ponteiro.
a). Orientada por uma bússola, uma
pessoaque caminhava para o norte virou para o leste, seguindo a trajetória do
menor ângulo possível. Que ângulo o seu giro determinou?
b). Qual é o ângulo determinado
pelo giro de uma pessoa que está indo para o leste decide ir para o oeste.
ATIVIDADE
2
1º)
Em cada item a seguir, os ângulos são suplementares. Qual é o valor da
medida X em cada caso?
2º)
A soma das medidas de dois ângulos é 70º. Um deles mede 15º.Quanto mede o outro?
3º) Determine se as
sentenças abaixo são verdadeiras ou falsas:
( ) 127º e 53º são suplementares. ( ) 30º e 70º são complementares.
( ) 359º e 1º são suplementares. ( ) 70º e 110º são complementares.
( ) 42º
e 48º são complementares.
4º) Qual o complemento de:
A) 30º? B) 60º? C) 50º?
ATIVIDADE 3
1º) De acordo com o estudado, BISSETRIZ é o segmento de reta que
divide o ângulo em 2 ângulos congruentes (Mesma Medida).
I.
Com
o auxílio de uma régua trace a semirreta de vértice O, formando o lado OM.
II.
Com
o auxílio do transferidor marque o ângulo de 90º (RETO).
III.
Com
o auxílio da régua ligue o ponto de 90º ao vértice O, formando o lado ON.
IV.
Com
o auxílio de um compasso trace a bissetriz do ângulo Reto acima.
2º) De
acordo com o Estudado, MEDIATRIZ é o
segmento que divide o Segmento de reta em 2 partes Equidistantes (Congruentes).
I.
Com
o auxílio de uma régua construa um Segmento de Reta de 6,0 cm de comprimento.
II.
Em
cada extremidade marque os vértices A e B.
III.
Com
o auxílio de um compasso trace a mediatriz do Segmento AB.
3º) Calcular as seguintes bissetrizes dos
seguintes ângulos:
a)123º b)
135º c)
79º
d)
145º e)
278º f)
28º
4º) O ângulo AÔB mede 38º. A
semirreta OC é bissetriz de AÔB.
Quanto medem os
ângulos AÔC e CÔB?
5º) Com
base no que vocês estudaram sobre Bissetriz
de um Ângulo, podemos afirmar:
a)
É a Semirreta que tem vértices
diferentes, mas possuem ângulos congruentes.
b)
É a Semirreta que tem origem no vértice
do ângulo e o divide em dois segmentos congruentes.
c)
É a Semirreta que tem vértices
diferentes, mas possuem ângulos diferentes.
d)
É a Semirreta que tem origem no vértice
do ângulo e o divide em dois segmentos diferentes.
e)
É a Reta infinita que tem uma origem no
vértice e o divide em vários segmentos comuns.
ATIVIDADE 4
1º)
Na figura abaixo, OB é bissetriz de AÔC e OD é bissetriz de CÔE. Nestas
condições o valor de x é:
2º) Na figura a seguir, OB é bissetriz do ângulo AÔC.
Determine a medida do ângulo AÔC.
3º) Na
figura a seguir, OM é bissetriz de AÔB e ON é bissetriz de BÔC.
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Responda: a)
Quanto mede o ângulo MÔA? b)
Quanto mede o ângulo NÔC? c)
Quanto mede o ângulo BÔN? d)
Quanto mede o ângulo MÔC? e)
Quanto mede o ângulo AÔN? f)
Quanto mede o ângulo MÔN? |
4º) Reproduzir
no
caderno os segmentos de reta seguintes e traçar a mediatriz de cada um deles.
AB
= 6,0 cm CD
= 5,0 cm
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5º) Construir os ângulos
solicitados e traçar sua bissetriz:
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