8º ano - V sequência 2021

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema intercurricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”.

Tema integrador: Olhar matemático sobre o ambiente da nossa cidade.

Unidade Temática: Geometria

Objeto de Conhecimento: Ângulos

Ano:                   Período:  24/05/21 a 04/06/2021                         Nº de Aulas: 10

HABILIDADES

(EF08MA15) Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares.

 

(EF08MA16) Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um hexágono regular de qualquer área, a partir da medida do ângulo central e da utilização de esquadros e compasso.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

7. Desenvolver e/ou discutir projetos que abordem, sobretudo, questões de urgência social, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários, valorizando a diversidade de opiniões de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.

COMPETÊNCIAS GERAIS

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

 

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.
Imaginação criativa: Ser capaz de gerar novas maneiras de pensar e agir por meio da experimentação, brincadeira, aprender com seus erros.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana – De 24/05 a 28/05 (aula com 35 minutos)

 

AulaÂngulos: Introdução

. O conteúdo será introduzido com uma breve dialética abordando situações do cotidiano que identifique: ângulos: canto de parede, telhado, porta, caderno, o próprio corpo, etc.

. Propor o vídeo sobre a definição e os tipos de ângulo durante a aula ou postar para os alunos verem com antecedência https://www.youtube.com/watch?v=nAvqZSglTmA.

Obs. Por ser um vídeo longo, de 16 minutos, é melhor que os alunos vejam o vídeo com antecedência ou passar o vídeo, dando pausa e explicando parte por parte, se possível, solicitar aos alunos providenciarem um transferidor.

 

Aula –Ângulos: como medir e construir ângulos.

. Abordar os ângulos notáveis com as medidas de 300, 450, 600e 900, por meio de exemplos práticos.

. Postar o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=sJYU8Igk2hU

. Baseado na vídeo-aula supracitada, pratique com os alunos como construir e medir ângulos com o transferidor.

. Associar os Ângulos com as práticas da Construção Civil da cidade de Itamaraju.

. Orientar para fazer a atividade 1 (anexo).

 

 

Aula e 4ª aula – Ângulos complementares e suplementares

 

1º momento

 

. Apresentar a planta da Praça Castelo Branco, situada no centro da cidade de Itamaraju.

Obs. Aumentar imagem da planta para apresentar na aula, para os alunos visualizar melhor.

. Juntamente com os alunos reconhecer o espaço da Praça Castelo Branco com questionamentos:

- Olhando a planta feita por um engenheiro, de uma praça da nossa cidade, é possível reconhecer esse local?

- Onde fica?

- O que é possível identificar, olhando a planta desse local?

- Que ângulos foram usados nessa planta?

- Além dos ângulos, que outras figuras geométricas, o engenheiro utilizou nessa planta?

. A seguir falar sobre os ângulos usados na planta e identificá-los.

. Corrigir a atividade 1 (anexo).

 

2º momento

 

. Apresentar problemas e cálculos relacionados a ângulos complementares e suplementares

 Propor atividades das páginas 38 e 39 do livro Matemática Tecnologias & Realidade.

.  Apresentar um vídeo https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-angle/vert-comp-supp-angles/v/complementary-and-supplementary-angles ou https://www.youtube.com/watch?v=o2qtuIfoV9w&feature=youtu.be

 

Aula – Ângulos complementares e suplementares

. Correção das atividades das páginas 38 e 39 esclarecendo as possíveis dúvidas

. Solicitar que na próxima aula providencie papel, tesoura, régua, lápis, compasso

- Apresentar novos exemplos e solicitar que façam a atividade em anexo. (atividade 2)

Segunda semana – De 31/05 a 04/06 (aula com 35 minutos)

 

 

Aula e Aula – Bissetriz de um ângulo

 

1º momento

. Correção da atividade 2 (anexo), esclarecendo as possíveis dúvidas

. Apresentar o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=y4QleefqNbU

 

2º momento

. Seguindo as orientações da página 40 e 41, com leitura coletiva...

. Determinar bissetriz de ângulo com dobradura:

- Desenhar um ângulo qualquer num pedaço de papel, recortar o ângulo e a seguir dobrar o papel a partir do vértice, de forma que os lados do ângulo fiquem sobrepostos.

- Desdobrar o ângulo, com lápis é régua fazer uma reta sobre a marca da dobra.

. A partir da dobradura conceituar bissetriz de um ângulo.

. Determinar a bissetriz de um ângulo com régua e compasso (ver orientações da página 41).

. Se possível, orientar a construção de bissetrizes e ângulos com o auxílio de régua e compasso, para que os alunos aprendam a utilizar os mesmos.

. Orientar para fazer a atividade 3 (anexo) e as atividades (1,2 e 4 da página 44 do livro didático Matemática - Realidade & Tecnologia.

 

8ª Aula e 9ª aula - Mediatriz de um ângulo

1º momento

. Corrigir a atividade 3 (anexo) e as atividades 1,2 e 4 da página 44 do livro didático Matemática - Realidade & Tecnologia.

 

2º momento

. Seguindo as orientações da página 42 determinar mediatriz de ângulo com dobradura.

. A partir da dobradura conceituar mediatriz de um ângulo.

. Determinar a mediatriz de um ângulo com régua e compasso (ver orientações da página 43).

. Orientar para fazer a atividade 4 (anexo).

 

10ª Aula - Mediatriz de um ângulo

 

. Correção da atividade 3 (anexo), esclarecendo possíveis dúvidas.

. Caso dê tempo,  apresentar o jogo: ângulo - estouro de  balão https://wordwall.net/pt/resource/4405694/angulos

. Propor uma competição para ver quem fará mais pontos.

 

RECURSOS:(X ) Livro didático;  (   ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista;  ( ) Vídeo; (X  ) Computador;

( X ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (34 a 44)

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; (   ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:

 

Professor: _______________________________ Escola: ________________________________________

Referencias

 

Araribá mais: Matemática: manual do professor / organizadora Editora Moderna; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna: editores responsáveis Mara Regina Garcia Gay, Willian Raphael Silva. – 1. ed. – São Paulo : Moderna, 2018.p

https://educacaodigital.itaborai.rj.gov.br/lms/mod/forum/discuss.php?d=1115

https://wordwall.net/pt/resource/4405694/angulos

Anexos

Atividade 1

1º) Determine a medida de cada ângulo indicado na figura.

                                                                                                                     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2º) Descubra a medida, em grau, dos ângulos em destaque formados pelos ponteiros dos relógios.

3º) Observe os ângulos destacados em cada foto e classifique-os em reto, agudo, obtuso ou raso.

 

 

4º) Uma das ideias associadas a ângulos está relacionada com voltas e giros. Podemos observar isso quando movimentamosuma bússola e verificamos a mudança na posição do seu ponteiro.

a). Orientada por uma bússola, uma pessoaque caminhava para o norte virou para o leste, seguindo a trajetória do menor ângulo possível. Que ângulo o seu giro determinou?

 

b). Qual é o ângulo determinado pelo giro de uma pessoa que está indo para o leste decide ir para o oeste.

 

 

ATIVIDADE 2

 

1º) Em cada item a seguir, os ângulos são suplementares. Qual é o valor da medida em cada caso?

2º) A soma das medidas de dois ângulos é 70º. Um deles mede 15º.Quanto mede o outro?

3º) Determine se as sentenças abaixo são verdadeiras ou falsas:

(    ) 127º e 53º são suplementares.                            (    ) 30º e 70º são complementares.

(    ) 359º e 1º são suplementares.                              (    ) 70º e 110º são complementares.

(    ) 42º e 48º são complementares.

4º) Qual o complemento de:

A) 30º?                           B) 60º?            C) 50º? 

 

ATIVIDADE  3

                           

 

1º) De acordo com o estudado, BISSETRIZ é o segmento de reta que divide o ângulo em 2 ângulos congruentes (Mesma Medida).

 

                    I.             Com o auxílio de uma régua trace a semirreta de vértice O, formando o lado OM.

                  II.            Com o auxílio do transferidor marque o ângulo de 90º (RETO).

               III.            Com o auxílio da régua ligue o ponto de 90º ao vértice O, formando o lado ON.

               IV.            Com o auxílio de um compasso trace a bissetriz do ângulo Reto acima.

 

2º) De acordo com o Estudado, MEDIATRIZ é o segmento que divide o Segmento de reta em 2 partes Equidistantes (Congruentes).

                    I.             Com o auxílio de uma régua construa um Segmento de Reta de 6,0 cm de comprimento.

                  II.            Em cada extremidade marque os vértices A e B.

               III.            Com o auxílio de um compasso trace a mediatriz do Segmento AB.

3º) Calcular as seguintes bissetrizes dos seguintes ângulos:

a)123º                                                             b) 135º                                                           c) 79º

 

d) 145º                                                           e) 278º                                                            f) 28º

4º) O ângulo AÔB mede 38º. A semirreta OC é bissetriz de AÔB.

 Quanto medem os ângulos AÔC e CÔB?

 

5º) Com base no que vocês estudaram sobre Bissetriz de um Ângulo, podemos afirmar:

a)      É a Semirreta que tem vértices diferentes, mas possuem ângulos congruentes.

b)      É a Semirreta que tem origem no vértice do ângulo e o divide em dois segmentos congruentes.

c)      É a Semirreta que tem vértices diferentes, mas possuem ângulos diferentes.

d)      É a Semirreta que tem origem no vértice do ângulo e o divide em dois segmentos diferentes.

e)      É a Reta infinita que tem uma origem no vértice e o divide em vários segmentos comuns.

 

ATIVIDADE  4

1º) Na figura abaixo, OB é bissetriz de AÔC e OD é bissetriz de CÔE. Nestas condições o valor de x é:

2º) Na figura a seguir, OB é bissetriz do ângulo AÔC. Determine a medida do ângulo AÔC.

3º) Na figura a seguir, OM é bissetriz de AÔB e ON é bissetriz de BÔC.                                                                    

Responda:

a) Quanto mede o ângulo MÔA?

b) Quanto mede o ângulo NÔC?

c) Quanto mede o ângulo BÔN?

d) Quanto mede o ângulo MÔC?

e) Quanto mede o ângulo AÔN?

f) Quanto mede o ângulo MÔN?

 

4º) Reproduzir no caderno os segmentos de reta seguintes e traçar a mediatriz de cada um deles.

AB = 6,0 cm                                       CD = 5,0 cm

 Imagem

 Imagem

5º) Construir os ângulos solicitados e traçar sua bissetriz:

DÊG = 40º                              FÂK = 170º                            BÔR = 190º         RÊP = 90º  

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