8º ANO - SEQUÊNCIA - 2021

 

                                                          SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: As Competências Socioemocionais em tempos de pandemia

Subtema:   A Geografia e as Habilidades Socioemocionais

Unidade Temática: O Sujeito e o seu lugar no mundo

Objetos do Conhecimento: Formação Territorial do Brasil . Característica da População Brasileira.

Objetivo geral:  Promover um momento de reconhecimento de trajetória dos estudantes e de acolhida com empatia das diferentes experiências que cada um pode ter vivido durante o isolamento.

Conhecer o espaço geográfico como uma construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza.

Ano: 8°                          Período: 26/04/2021  a  14/05/2021                                Nº de Aulas: 6

                             HABILIDADES

 EF08GE01: Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.

EF08GE04: Compreender os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e forçados, assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias da região.

                  COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.  Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

                      COMPETÊNCIAS GERAIS

1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

6:Construir argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental  e o respeito à biodiversidade  e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza.

7:Agir  pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

               COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                            ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os alunos .

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (36 minutos cada aula)

 - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas

 -pais, irmãos, animais etc).

                                                                   

                                                                                   1ªAula

ETAPA1:

·          Nesta aula, o aluno terá a oportunidade de aprender os primeiros conceitos apresentados, de Estado, nação, território e país. Esses conceitos são importantes para o estudo da Geografia e, mais especificamente, da geopolítica. Destaque o papel das organizações multilaterais no mundo, marcado por guerras, circuitos econômicos desiguais e grandes e graves contrastes socioeconômicos entre as nações. Essas organizações promovem o diálogo entre as nações e buscam a aplicação dos princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos, especialmente a Organização das Nações Unidas (ONU).

·         Oriente aos alunos a fazr a leitura do texto proposto:

                                                 

                                                                         Geopolítica e relações internacionais

  

. O termo geopolítica foi criado pelo cientista político sueco Rudolf Kjellén, entre o final do século XIX e o início do século XX, inspirado na obra Geografia política, de Friedrich Ratzel, publicada em 1897. Entretanto, foram os trabalhos do geógrafo alemão Karl Ernst Haushofer e do britânico Halford John Mackinder que fundamentaram e delinearam a geopolítica clássica, que consiste em um instrumento da política externa de um país, baseado na valorização do território como forma de exercer a hegemonia mundial. Pode-se definir geopolítica como a ciência que estuda estratégias do Estado para administrar seu território, visando à sobrevivência de seu povo e sua melhor inserção no plano internacional. Além desse termo, Estado, nação, território e país são conceitos-chave da Geografia.

   O Estado

O Estado é a forma como a sociedade se organiza politicamente; é o ordenamento jurídico que regula a convivência dos habitantes de um país. O governo é a forma como as instituições políticas e administrativas do país produzem as leis (Poder Legislativo), colocam-nas em prática (Poder Executivo) e garantem sua execução (Poder Judiciário). Além disso, há as forças armadas, organizações responsáveis pela defesa do território. Para ser reconhecido e respeitado entre os demais, um Estado busca sua soberania, ou seja, busca ter plenos poderes para instituir e administrar as normas e leis que a sociedade deverá seguir em seu território. O Estado soberano é aquele que não tem de reconhecer nenhum poder superior a ele. Uma nação pode constituir um Estado soberano. Quando ela ocupa um território e se organiza politicamente, denomina-se Estado-nação. Na sociedade contemporânea, o Estado-nação é a forma mais difundida de organização da sociedade. Há Estados-nação que abrangem diversas nações, como o Reino Unido (que reúne as nações inglesa, galesa, escocesa e norte-irlandesa).

A nação

O termo nação pode ser definido como um coletivo humano com características comuns, como a língua e a religião. Os membros dessa coletividade estão ligados por laços históricos, étnicos e culturais. Há nações com um Estado constituído, como a Alemanha, o Japão ou Portugal, e há nações que almejam constituir-se como Estado, mas ainda não o são, como os tibetanos, na China, e os curdos, espalhados entre a Turquia, o Irã, o Iraque, o Azerbaijão, a Síria e a Armênia.  O território de um país é a base física sobre a qual um Estado exerce sua soberania.

 O território é delimitado por limites políticos, que podem ser naturais, como um rio, uma cordilheira etc., ou artificiais, estabelecidos com base em outros elementos. De modo geral, os limites políticos dos países são determinados por traçados tanto naturais quanto artificiais. O território de um país é formado pelo solo continental e insular, pelo subsolo, pelo espaço aéreo e pelo território marítimo.

O país

 Podemos definir país como um território politicamente delimitado, com unidades político-administrativas, moeda própria, reconhecimento internacional e, em geral, habitado por uma comunidade com história própria. Todo país tem um Estado constituído, que exerce soberania perante outros países, e uma Constituição.

 

ETAPA2:

Atividade complementar

1.      O território de um país é formado pelo solo continental e insular, pelo subsolo, pelo espaço aéreo e pelo território marítimo. Diante deste contexto como é delimitado o território?

2.      Como pode ser definido o termo nação?

3.      O que é Estado?

4.       O governo é a forma como as instituições políticas e administrativas do país produzem as leis .Indique quais são elas

                                                                                  2ªAula

 

ETAPA1: Assistir com os alunos o vídeo “Conceitos: Estado-País-Nação-Território-Povo-Governo”  que estão disponível no link: https://www.youtube/qJ160pfwx1l

 Em seguida iniciar uma discursão e pedir que anotem no caderno as informações que considerem mais relenvates a respeito do vídeo.

ETAPA 2:  Após assistir o vídeo e anotar as informações, fazer um bate papo com os alunos sobre as informações a respeito do vídeo, aproveitando o momento para esclarecer possíveis dúvidas levantadas. Professor, aproveite o momento para instigar e provocar os alunos a refletirem e argumentar sobre o vídeo.

 ETAPA 3:façam a leitura do texto:

Atividade sugestiva: Solicitar aos alunos que faça uma produção de texto com relatos do vídeo que mais o chamou atenção.

                                                                              

                                                                                3ªAula

ETAPA1: Nesta aula solicitar aos alunos a assistir o vídeo “O que são Sistema de Governo? Presidencialismo, Parlamentarismo e Semipresidencialismo”  que estão disponível no link: https://youtu,be/syw3_76-RI4.

 

 Em seguida  pedir que anotem no caderno as informações que considerem mais relenvates a respeito do vídeo.

ETAPA 2:  Após assistir o vídeo e anotar as informações, fazer um bate papo com os alunos sobre as informações a respeito do vídeo, aproveitando o momento para esclarecer possíveis dúvidas levantadas. Professor, aproveite o momento para instigar e provocar os alunos a refletirem e argumentar sobre o vídeo.

 ETAPA 3:façam a leitura do texto:

Atividade complementar:

1.      Qual a diferença entre Estado Unitários e Estados Federados?

2.      Qual a diferença entre república e monarquia?

3.      Quais são as características fundamentais da república?

4.      Qual a diferença entre presidencialismo, parlamentarismo e semipresidencialismo?

5.      Qual a diferença entre chefe de governo e chefe de Estado no parlamentarismo?

 

                                                                                4ªAula

ETAPA 1:  Depois de um bom dia  e chamada o professor inícia a aula fazendo um levantamento prévio sobre a aula anterior.Solicitar aos alunos um texto de modo compartilhado, “AS RELAÇÕES ENTRE OS PAÍSES E AS PRINCIPAIS ORGANIZAÇÕES MULTILATERAIS”.

    AS RELAÇÕES ENTRE OS PAÍSES E AS PRINCIPAIS ORGANIZAÇÕES MULTILATERAIS

As relações entre os países são regulamentadas por tratados e acordos, que podem ser bilaterais ou multilaterais.

As relações bilaterais ocorrem entre dois Estados e se baseiam em variados interesses: comércio, imigração e segurança internacional, entre outros. Essas relações permitem alianças locais e regionais. Apesar de resultar da negociação entre dois Estados, muitas vezes os acordos bilaterais favorecem aqueles com economia mais desenvolvida.

As relações multilaterais, por sua vez, envolvem três ou mais Estados. Geralmente, os acordos multilaterais se caracterizam pela obrigatoriedade de adesão às regras por todos os participantes.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os países vencedores do conflito estabeleceram alguns valores considerados fundamentais para garantir a ordem internacional, entre eles a manutenção da paz, a proteção ao meio ambiente e o respeito aos direitos humanos. Para concretizar esses valores, foram criadas organizações multilaterais.

BANCO MUNDIAL E FMI

Em 1944, uma conferência internacional ocorrida na cidade de Bretton Woods (Estados Unidos) estabeleceu os pilares dos atuais sistemas monetário e financeiro internacionais. Nela, foram instituídos o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), que mais tarde passou a integrar o Banco Mundial, e o Fundo Monetário Internacional (FMI), ambos controlados por países ricos.

O FMI fornece empréstimos a países com dificuldades financeiras, impondo-lhes condições para repassar o dinheiro. O Banco Mundial utiliza critérios próprios para a concessão de recursos destinados a obras e empreendimentos em países em desenvolvimento e menos desenvolvidos.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU)

  Bruno Verso019

                                                                                                

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Organização das Nações Unidas (ONU) foi criada em 1945, após a Segunda Guerra Mundial, com o principal objetivo de manter a paz e a segurança internacionais.

Além de seus órgãos principais, a ONU é formada por programas, fundos e agências especializadas, com escritórios próprios que atuam de forma interligada. A Assembleia Geral, da qual participam os países-membros da organização, é um espaço de discussão, análise e decisão sobre os mais diversos assuntos de âmbito internacional. Os membros permanentes têm poder de veto: mesmo que, a princípio, uma resolução seja aceita pelo conselho da Assembleia, ela não será oficializada em caso de veto de um desses países.

Há ainda o Conselho de Segurança da ONU, que tem 15 membros, cinco deles permanentes (China, Estados Unidos, Rússia, França e Reino Unido). A Unesco é um dos vários organismos que integram a ONU

 

ONU: ALGUNS DOS PRINCIPAIS PROGRAMAS, AGÊNCIAS E ÓRGÃOS

ÓRGÃO

FUNÇÃO

 

FAQ: Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura

Atua no combate à fome e à pobreza, no desenvolvimento agrícola, na garantia à segurança alimentar e no aproveitamento

sustentável dos recursos naturais do planeta.

UNESCO: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura

Atua nas questões de educação, preservação do patrimônio histórico e cultural da humanidade e desenvolvimento científico.

UNICEF: Fundo das Nações Unidas para a infância

Promove a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

OMS: Organização Mundial da Saúde

Atua nas questões relacionadas à saúde da

população mundial.

 

PMA: Programa Mundial de Alimentos

Fornece ajuda alimentar para salvar vidas em campos de refugiados e outras situações emergenciais.

PNUD: Programa das Nações Unidas para o

Desenvolvimento

Atua no combate à pobreza e em favor do

desenvolvimento humano.

UNFPA: Fundo de População das Nações

Unidas

Atua na cooperação internacional para o

desenvolvimento das populações.

PNUMA: Programa das Nações Unidas para

o Meio Ambiente

Promove a conservação do meio ambiente e o

uso eficiente de seus recursos.

 

           ORGANIZAÇÕES MUNDIAIS E INTEGRAÇÃO CULTURAL

 

Além das organizações multilaterais criadas para garantir a ordem internacional, também surgiram organismos intergovernamentais, no período pós-Segunda Guerra Mundial, para promover integração e cooperação cultural entre os países. Alguns deles fazem parte da própria ONU, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que, entre diversos objetivos, atua na preservação do patrimônio histórico e cultural dos países.

Na América, por exemplo, algumas organizações se destacam por implementar projetos e programas intergovernamentais capazes de difundir aspectos e elementos culturais entre os países do continente. Entre elas, destacam-se a Organização dos Estados Americanos (OEA), a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e a Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal).

Esses projetos e programas têm o caráter de propagar idiomas, facilitar o intercâmbio de pessoas, difundir livros, produções acadêmicas, cinematográficas e televisivas, músicas e festas populares típicas etc. Além disso, possuem o importante papel de atuar na cooperação multilateral ou bilateral nos campos da educação, da ciência e da tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social dos países americanos.

ETAPA 2: Assistir com od alunos o vídeo “AS RELAÇÕES ENTRE OS PAÍSES E AS    PRINCIPAIS ORGANIZAÇÕES MULTILATERAIS” que estão disponível no link: https://www.youtube/_z6B4nlXYG4

  Em seguida propor aos alunos que anotem no caderno as informações que considerem mais relenvates a respeito do vídeo.

·         ETAPA 3: Iniciar a aula com um breve levntamento prévio do assunto anterior.

·         Atividade aomplementar.

Baseado no texto acima resonda as questões:

1.                   Responda:

a)         Em que se baseiam as relações bilaterais que ocorrem entre dois Estados?

b)         O que são relações multilaterais entre os Estados?

2.   Qual a função do FMI?

3.   Quem controla o Banco Mundial e o FMI?

4.   Em que ano foi criada a Organização das Nações Unidas (ONU)?

                                                                                             4ªAula

 

ETAPA 1: Esse momento o professor fará aula expositiva para trabalhar o texto  “Da ordem bipolar à geopolítica atual” em seguida abrir espaço para as indagações e provocar aos alunos a refletirem e argumentar sobre o texto.

  Leitura do texto:

      

                               

   

Da ordem bipolar à geopolítica atual

 

Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os Estados Unidos da América (EUA) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) firmaram-se como os Estados mais poderosos do mundo, tanto economicamente quanto militarmente. Essas potências eram governadas sob sistemas sociais e econômicos opostos, o capitalista e o socialista, e estenderam sua liderança a outros países, formando os blocos capitalista e socialista. Essa disputa pela influência sobre outras nações (hegemonia) ficou conhecida como Guerra Fria, já que as duas potências nunca se enfrentaram diretamente no campo de batalha. O confronto entre elas só ocorreu no campo diplomático, caracterizado principalmente pelo apoio a guerras em outras regiões, como as guerras da Coreia, do Vietnã e do Afeganistão. Com o fim da Guerra Fria, em 1989, vários países deixaram o bloco socialista e aderiram à economia de mercado, típica do sistema capitalista. Com isso, os Estados Unidos emergiram como a grande potência mundial, com reflexos na economia, na sociedade e na cultura de todo o planeta.

     A GUERRA FRIA

Depois de quase seis anos de batalhas e um saldo de mais de 50 milhões de mortos e 28 milhões de mutilados, a Segunda Guerra Mundial terminou, em 1945, com a derrota dos países que formavam o bloco conhecido como Eixo (liderado por Itália, Japão e Alemanha). O Japão, último a se render, sofreu ainda ataques nucleares dos Estados Unidos, que lançaram duas bombas atômicas, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, assombrando o mundo.

   Com o fim da Guerra, países que formavam o bloco dos Aliados (Estados Unidos, União Soviética e Reino Unido), vitoriosos, participaram de conferências para reorganizar o espaço europeu de acordo com seus interesses. As conferências de Yalta e Potsdam remodelaram as fronteiras soviéticas e alemãs, expandindo as áreas de influência da União Soviética. Os Estados Unidos, temendo um avanço soviético, lançaram a Doutrina Truman, em 1947, com o objetivo de colocar os países da Europa Ocidental sob sua influência. Assim teve início o processo de bipolarização mundial, com o mundo dividido em dois polos de poder. Como consequência, em 1949 os países da Europa alinharam-se ao bloco ocidental (capitalista) ou ao bloco oriental (socialista). No mesmo ano, a Alemanha foi dividida em dois países: a República Federal da Alemanha ou Alemanha Ocidental, capitalista; e a República Democrática Alemã ou Alemanha Oriental, socialista.

   Nesse cenário, a corrida espacial foi um marco na disputa entre os blocos capitalista e socialista. Os soviéticos foram os primeiros a lançar um satélite e a enviar uma pessoa ao espaço, enquanto os estadunidenses organizaram a primeira expedição tripulada a aterrissar na Lua. A corrida espacial tinha finalidade científica e fazia parte da competição pelo desenvolvimento de tecnologia militar, mas, sobretudo, era uma maneira de cada bloco fazer propaganda de suas conquistas tecnológicas e de seu modo de vida. Além da corrida espacial, durante a Guerra Fria ocorreu a chamada corrida armamentista. Estados Unidos e União Soviética esforçavam-se em produzir bombas nucleares com poder de destruição cada vez maior, gerando preocupação em todo o mundo. Acreditava-se que o ataque de um dos dois lados desencadearia uma guerra total, que poderia pôr em risco a própria existência humana. Por esse motivo, as duas superpotências tentavam manter os conflitos longe de seus territórios. Os focos de tensão foram mudando ao longo do tempo, sempre que algum país não deixava claro a qual bloco estava aliado. Soviéticos e estadunidenses financiaram grupos rebeldes, partidos políticos e até artistas e intelectuais para difundir suas ideologias.

   Em 1985, Mikhail Gorbachev assumiu o poder na União Soviética. Nos anos seguintes, ele iniciou um processo de reestruturação econômica (perestroika), com abertura política e transparência das ações do Estado (glasnost). Entre as ações empreendidas por iniciativa do líder soviético, destacaram-se os acordos entre os blocos socialista e capitalista para a diminuição do arsenal nuclear.

  

      CONFLITOS E TENSÕES

Devido a uma combinação de fatores sociais, econômicos, militares, territoriais, religiosos etc., os países interferem no cenário mundial. Os países de economia mais forte, cuja população representa um grande mercado consumidor, com exército mais bem equipado e treinado, e com abundância de recursos energéticos, tendem a ter maior influência em decisões que afetam outros países, sobretudo os que têm menos poder político e econômico. Na primeira década do século XXI, o mundo assistiu a mudanças geopolíticas que têm definido um novo equilíbrio de forças, marcado pela ascensão de alguns Estados e pelo declínio de outros, em diferentes graus. Em alguns casos, isso não ocorre de forma pacífica, mas por meio de conflitos que envolvem múltiplas razões: disputas por recursos energéticos ou por territórios, intolerância étnica e religiosa, rivalidade econômica, entre outras.

         Questões territoriais

 Os confrontos armados entre países, além de motivados pelo controle de recursos estratégicos — como petróleo, água ou minérios —, que pode levar a uma invasão militar para posterior intervenção econômica, podem ter como causa a expansão de fronteiras. Um exemplo desse tipo de contenda territorial é a disputa entre Argentina e Reino Unido pela posse das ilhas Malvinas (nome utilizado pelos argentinos) ou Falkland (nome utilizado pelos ingleses), situadas no extremo sul da América do Sul, a cerca de 464 quilômetros do litoral argentino.

As relações entre os dois países só foram retomadas em 1990. Em 2013, houve um referendo para votar a aprovação ou a rejeição da permanência das ilhas como território autônomo britânico, e 98,8% da população optou pela continuidade. Em 2016, a ONU concluiu que as ilhas Malvinas estão em águas argentinas, fato que reacendeu a polêmica. No ano de 2017, o ministro das relações exteriores da Argentina declarou que considerava o diálogo a única solução viável para a questão, visando recuperar as ilhas, e recebeu apoio da ONU, que também enxerga na diplomacia e no diálogo o melhor encaminhamento à disputa.

       Interesses econômicos e recursos naturais

O interesse pelas regiões que apresentam recursos naturais e energéticos de grande valor econômico está entre as principais causas de conflitos armados entre países na atualidade. O petróleo é a principal fonte de energia utilizada no mundo atual. Os conflitos ocorridos em regiões com grandes reservas desse recurso têm se agravado nas últimas décadas, e o aumento do consumo mundial, em especial dos países em desenvolvimento, como a China, eleva os preços do produto. Guerras, conflitos e tensões permanentes têm sido motivados pela necessidade dos países de manter reservas estratégicas e garantir o abastecimento de seus mercados internos. As guerras no Iraque são um exemplo. A busca de uma saída para o golfo Pérsico e a posse de mais reservas de petróleo levaram o presidente iraquiano Saddam Hussein, em agosto de 1990, a ordenar a invasão do Kuwait. Em resposta a essa ação, formou-se uma aliança de países ocidentais e do Oriente Médio, liderada pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido, para pressionar a desocupação do território kuwaitiano, dando início à Guerra do Golfo (1991). O conflito se encerrou com a retirada das tropas iraquianas do Kuwait.

 

      Rivalidades étnico-religiosas

Diferentes etnias desenvolveram sua cultura, suas tradições, sua língua e seu modo de vida de maneiras diversas. No decorrer da História, a intolerância às diferenças tem provocado conflitos. Dessa forma, surgem confrontos entre grupos quando, por exemplo, uma das partes busca independência política e econômica ou pretende instaurar um regime político afeito à sua condição étnica. Um exemplo ocorreu na África, em 1994, quando a rivalidade entre povos das etnias tútsi e hutu deu origem a um genocídio em Ruanda que causou a morte de aproximadamente 1 milhão de tútsis em apenas três meses. Questões religiosas também motivam discórdias entre seguidores de diferentes crenças. Na Tchetchênia, região situada no norte do Cáucaso, em território russo, perdura um conflito motivado por razões étnico-religiosas. Os tchetchenos, em sua maioria muçulmanos, desejam sua independência e a adoção de um regime com base nas leis islâmicas.

ETAPA2:

Atividade complementar

1.       Como se caracterizou a Guerra Fria?

2.       O que pretendiam Estados Unidos e União Soviética com a corrida espacial?

3.      Quais países dividiram o mundo em dois, no período da Guerra Fria?

4.      Por que o período Bipolar foi chamado de Guerra Fria?

5.      Explique a importância da geopolítica para o entendimento dos conflitos mundiais.

6.      Entre as causas de conflitos mundiais, podemos destacar o interesse em recursos naturais e energéticos. Diante dessa afirmação, responda:

 a) Que recurso energético natural é uma das principais causas de conflitos no mundo?

b) Por que esse recurso se tornou alvo de disputas?

7.      Que país é a superpotência da atualidade? Por quê?

8.      Explique a importância estratégica do petróleo na relação entre os países.

 

                                                                               5ªAula

ETAPA1: Nesta aula o professor solicita aos alunos a assistir o vídeo “A ORDEM BIPOLAR / Ascensão da URSS / EXTENSIVO” que esta disponível no link: https://youtu.be/dNRSSN999F4 . Em seguida peça aos alunos que anotem no caderno as informações que considerem mais relevantes a respeito do vídeo.

ETAPA2: Baseado no texto utilizado na aula expositiva  para os alunos  e no vídeo disponibilizado, solicitar que os façam ilustração de no mínimo dois trechos em quradrinhos, de forma que retrate locais, personagens e acontecimentos que possam estar relatar os fatos ocorridos, colocando um título para cada trecho ilustrado.

ETAPA3: Apresentação das ilustrações em quadrinhos produzidos na aula anterior.

 

                                                                              6ªAula                                                                                                                                  

        ETAPA1: Nesta aula disponibilizar o texto  O papel da ONU” em seguida pedir que resolvam as questões sobre o texto no caderno.

                                                                         O papel da ONU

   Além de julgar as disputas entre países, a ONU também atua promovendo a manutenção da paz internacional e a segurança em regiões de tensões e conflito armados. As missões de paz são compostas de um exército de homens e mulheres, os chamados “capacetes azuis”, provenientes de diversos países do mundo, e servem para proporcionar o diálogo e resolver conflitos por vias pacíficas. De acordo com os dados da ONU, apesar de a maioria dos conflitos armados estar situada fora do continente latino-americano, alguns países, entre os quais Brasil, Uruguai, Colômbia e México, destacam-se como aqueles que mais enviaram tropas para missões de paz. No caso do Brasil, o país já participou de mais de 50 missões de paz e, recentemente, contribuiu com cerca de 1 300 efetivos em operações realizadas na Angola, em Moçambique, no Timor-Leste, no Haiti e no Líbano. As missões de paz da ONU foram de extrema importância para a pacificação em áreas de conflito e tensões na América Latina, como as guerras civis travadas na Nicarágua (entre 1979 a 1990), na Guatemala (entre 1960 a 1996) e em El Salvador (entre 1980 a 1992). Nos anos 2000, o Haiti enfrentou graves crises sociais e políticas, terremotos e furacões. A Missão da ONU para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH) atuou durante 13 anos e foi liderada pelos militares brasileiros. No fim do ano de 2017, as tropas foram retiradas e a missão de paz foi substituída por operações de segurança menores.

 

ETAPA 2:

Peça ainda que os alunos acessem o link https://youtu.be/mzVYnY1Y2Ro

 para assistir o vídeo “Organização das Nações Unidas ”que estão disponível na apostila .

 

Etapa 2: Após assistir o vídeo e anotar as informações, fazer um bate papo com os alunos sobre as informações destacadas, aproveitando o momento para esclarecer possíveis dúvidas levantadas.Professor, aproveite o momento para instigar e provocar os alunos a refletirem e argumentar sobre o vídeo.

ETAPA 3:

Atividade sugestiva: Solicitar aos alunos que faça uma produção de texto com relatos do vídeo, o que mais chamou atenção.

 

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

 

1.      A Organização das Nações Unidas (ONU) foi criado em 1945, após a Segundo Guerra Mundial (1939-1945) com a missão de :

a)      Promover a paz e a segurança internacionais

b)      Promover a paz e a segurança europeia

c)      Cria projetos contra a fome no mundo

d)      Realizar ações humanitárias nacionais

2.      Organização que tem como objetos principais a defesa da paz e da segurança mundiais e a cooperação economica, cultural e social entre seus menbros.

a)      OMC

b)      ONU

c)      OMS

d)      FMI

                                                                               

 

 

                                                                         Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

 

 

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