SEQUÊNCIA DIDÁTICA –
GEOGRAFIA |
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TEMA: As Competências Socioemocionais
em tempos de pandemia Subtema: A Geografia
e as Habilidades Socioemocionais |
Unidade Temática: O
Sujeito e o seu lugar no mundo Objetos do Conhecimento: Formação Territorial do Brasil . Característica da População
Brasileira. |
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Objetivo
geral: Promover um momento de reconhecimento de
trajetória dos estudantes e de acolhida com empatia das diferentes
experiências que cada um pode ter vivido durante o isolamento. Conhecer
o espaço geográfico como uma construção histórica e seu uso nos diferentes
tempos e espaços, assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos
fundamentais para a construção do espaço geográfico, mantendo a relação
homem- natureza. |
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Ano: 8° Período: 26/04/2021 a
14/05/2021 Nº de
Aulas: 6 |
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HABILIDADES |
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EF08GE01: Descrever as rotas de
dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios
em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e
condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana
pelos continentes. EF08GE04: Compreender os fluxos
de migração na América Latina (movimentos voluntários e forçados, assim como
fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias
da região. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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1. Utilizar os conhecimentos geográficos para
entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito
de investigação e de resolução de problemas. 2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. 3.
Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do
raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço,
envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição,
extensão, localização e ordem. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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1.Valorizar
e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo
físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade,
continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa,
democrática e inclusiva. 6:Construir
argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e
pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro ,sem preconceito de qualquer
natureza. 7:Agir
pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade
,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões
socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e
solidários. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de três semanas
para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão
do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil
a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas. Informações para os alunos . Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas
online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o
microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos
necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de
outras pessoas -pais, irmãos, animais
etc). 1ªAula ETAPA1: ·
Nesta aula, o aluno terá a oportunidade de aprender os primeiros conceitos
apresentados, de Estado, nação, território e país. Esses conceitos são
importantes para o estudo da Geografia e, mais especificamente, da
geopolítica. Destaque o papel das organizações multilaterais no mundo,
marcado por guerras, circuitos econômicos desiguais e grandes e graves
contrastes socioeconômicos entre as nações. Essas organizações promovem o
diálogo entre as nações e buscam a aplicação dos princípios da Declaração
Universal dos Direitos Humanos, especialmente a Organização das Nações Unidas
(ONU). ·
Oriente
aos alunos a fazr a leitura do texto proposto:
Geopolítica e relações internacionais . O termo geopolítica foi criado
pelo cientista político sueco Rudolf Kjellén, entre o final do século XIX e o
início do século XX, inspirado na obra Geografia política, de Friedrich
Ratzel, publicada em 1897. Entretanto, foram os trabalhos do geógrafo alemão
Karl Ernst Haushofer e do britânico Halford John Mackinder que fundamentaram
e delinearam a geopolítica clássica, que consiste em um instrumento da
política externa de um país, baseado na valorização do território como forma
de exercer a hegemonia mundial. Pode-se definir geopolítica como a ciência
que estuda estratégias do Estado para administrar seu território, visando à
sobrevivência de seu povo e sua melhor inserção no plano internacional. Além
desse termo, Estado, nação, território
e país são conceitos-chave da Geografia. O Estado O
Estado é a forma como a sociedade se organiza politicamente; é o ordenamento
jurídico que regula a convivência dos habitantes de um país. O governo é a
forma como as instituições políticas e administrativas do país produzem as
leis (Poder Legislativo), colocam-nas em prática (Poder Executivo) e garantem
sua execução (Poder Judiciário). Além disso, há as forças armadas,
organizações responsáveis pela defesa do território. Para ser reconhecido e
respeitado entre os demais, um Estado busca sua soberania, ou seja, busca ter
plenos poderes para instituir e administrar as normas e leis que a sociedade
deverá seguir em seu território. O Estado soberano é aquele que não tem de
reconhecer nenhum poder superior a ele. Uma nação pode constituir um Estado
soberano. Quando ela ocupa um território e se organiza politicamente,
denomina-se Estado-nação. Na sociedade contemporânea, o Estado-nação é a
forma mais difundida de organização da sociedade. Há Estados-nação que
abrangem diversas nações, como o Reino Unido (que reúne as nações inglesa,
galesa, escocesa e norte-irlandesa). A nação O
termo nação pode ser definido como um coletivo humano com características
comuns, como a língua e a religião. Os membros dessa coletividade estão ligados
por laços históricos, étnicos e culturais. Há nações com um Estado
constituído, como a Alemanha, o Japão ou Portugal, e há nações que almejam
constituir-se como Estado, mas ainda não o são, como os tibetanos, na China,
e os curdos, espalhados entre a Turquia, o Irã, o Iraque, o Azerbaijão, a
Síria e a Armênia. O território de um
país é a base física sobre a qual um Estado exerce sua soberania. O
território é delimitado por limites políticos, que podem ser naturais,
como um rio, uma cordilheira etc., ou artificiais, estabelecidos com base em
outros elementos. De modo geral, os limites políticos dos países são
determinados por traçados tanto naturais quanto artificiais. O território de um país é formado pelo
solo continental e insular, pelo subsolo, pelo espaço aéreo e pelo território
marítimo. O país Podemos definir país como um território
politicamente delimitado, com unidades político-administrativas, moeda
própria, reconhecimento internacional e, em geral, habitado por uma
comunidade com história própria. Todo país tem um Estado constituído, que exerce
soberania perante outros países, e uma Constituição. ETAPA2: Atividade complementar 1.
O
território de um país é formado pelo solo continental e insular, pelo
subsolo, pelo espaço aéreo e pelo território marítimo. Diante deste contexto
como é delimitado o território? 2.
Como
pode ser definido o termo nação? 3.
O
que é Estado? 4.
O governo é a forma como as instituições
políticas e administrativas do país produzem as leis .Indique quais são elas
2ªAula ETAPA1: Assistir
com os alunos o vídeo “Conceitos: Estado-País-Nação-Território-Povo-Governo” que estão disponível no link: https://www.youtube/qJ160pfwx1l Em seguida iniciar uma discursão e pedir que
anotem no caderno as informações que considerem mais relenvates a respeito do
vídeo. ETAPA 2: Após assistir o vídeo e anotar as
informações, fazer um bate papo com os alunos sobre as informações a respeito
do vídeo, aproveitando o momento para esclarecer possíveis dúvidas
levantadas. Professor, aproveite o momento para instigar e provocar os alunos
a refletirem e argumentar sobre o vídeo. ETAPA 3:façam a leitura do texto: Atividade sugestiva: Solicitar aos alunos que faça uma produção de texto com
relatos do vídeo que mais o chamou atenção.
3ªAula ETAPA1: Nesta
aula solicitar aos alunos a assistir o vídeo “O que são Sistema de Governo?
Presidencialismo, Parlamentarismo e Semipresidencialismo” que estão disponível no link: https://youtu,be/syw3_76-RI4. Em seguida pedir que anotem no caderno as informações
que considerem mais relenvates a respeito do vídeo. ETAPA 2: Após assistir o vídeo e anotar as
informações, fazer um bate papo com os alunos sobre as informações a respeito
do vídeo, aproveitando o momento para esclarecer possíveis dúvidas
levantadas. Professor, aproveite o momento para instigar e provocar os alunos
a refletirem e argumentar sobre o vídeo. ETAPA 3:façam a leitura do texto: Atividade complementar: 1.
Qual a diferença entre
Estado Unitários e Estados Federados? 2.
Qual a diferença entre
república e monarquia? 3.
Quais são as
características fundamentais da república? 4.
Qual a diferença entre
presidencialismo, parlamentarismo e semipresidencialismo? 5.
Qual a diferença entre
chefe de governo e chefe de Estado no parlamentarismo?
4ªAula ETAPA 1: Depois de um bom dia e chamada o professor inícia a aula fazendo
um levantamento prévio sobre a aula anterior.Solicitar aos alunos um texto de
modo compartilhado, “AS RELAÇÕES ENTRE OS PAÍSES E AS PRINCIPAIS ORGANIZAÇÕES MULTILATERAIS”.
AS RELAÇÕES ENTRE OS PAÍSES E
AS PRINCIPAIS
ORGANIZAÇÕES MULTILATERAIS As relações entre os países
são regulamentadas por tratados e acordos, que podem ser bilaterais ou multilaterais. As relações bilaterais ocorrem
entre dois Estados e se baseiam em variados interesses: comércio, imigração e segurança internacional,
entre outros. Essas relações permitem alianças locais e regionais. Apesar de resultar da negociação entre
dois Estados, muitas vezes os acordos bilaterais favorecem aqueles
com economia mais
desenvolvida. As
relações multilaterais, por sua vez, envolvem três ou mais Estados. Geralmente, os acordos multilaterais se caracterizam
pela obrigatoriedade de adesão
às regras por todos
os participantes. Com o fim da Segunda Guerra
Mundial, os países vencedores do conflito estabeleceram alguns valores considerados fundamentais para garantir
a ordem internacional, entre eles a manutenção da paz, a proteção ao meio ambiente e o respeito
aos direitos humanos. Para concretizar esses valores, foram criadas
organizações multilaterais. BANCO MUNDIAL
E FMI
Em
1944, uma conferência internacional ocorrida na cidade de Bretton Woods
(Estados Unidos) estabeleceu os pilares dos atuais sistemas
monetário e financeiro internacionais. Nela, foram instituídos o Banco Internacional para Reconstrução
e Desenvolvimento (Bird), que mais tarde passou a integrar o Banco
Mundial, e o Fundo Monetário Internacional
(FMI), ambos controlados por países
ricos. O
FMI fornece empréstimos a países com dificuldades financeiras, impondo-lhes condições para repassar o dinheiro. O Banco Mundial
utiliza critérios próprios para a concessão de recursos destinados a obras e empreendimentos em países em desenvolvimento e menos desenvolvidos. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU)
A Organização das Nações Unidas
(ONU) foi criada em 1945, após a Segunda Guerra Mundial, com o principal objetivo de manter
a paz e a segurança internacionais. Além de seus órgãos principais, a
ONU é formada por programas, fundos
e agências especializadas, com
escritórios próprios que atuam de forma interligada. A Assembleia Geral, da
qual participam os países-membros
da organização, é um espaço de discussão, análise e decisão sobre os mais
diversos assuntos de âmbito
internacional. Os membros permanentes têm poder de veto: mesmo que, a princípio, uma resolução seja aceita pelo conselho
da Assembleia, ela não será oficializada em caso de veto de um desses
países. Há ainda o Conselho de Segurança da ONU, que tem
15 membros, cinco deles permanentes (China, Estados Unidos, Rússia,
França e Reino Unido). A Unesco é um dos vários organismos que integram a ONU
ORGANIZAÇÕES MUNDIAIS E INTEGRAÇÃO CULTURAL
Além das organizações multilaterais
criadas para garantir a ordem internacional, também surgiram organismos intergovernamentais, no período
pós-Segunda Guerra Mundial, para promover integração e cooperação cultural entre
os países. Alguns deles fazem parte da própria ONU, como a Organização das Nações Unidas para a
Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que, entre diversos objetivos, atua na preservação
do patrimônio histórico e cultural
dos países. Na América, por exemplo, algumas
organizações se destacam por implementar projetos e programas intergovernamentais capazes de difundir
aspectos e elementos culturais entre os países do continente. Entre elas, destacam-se a Organização dos
Estados Americanos (OEA), a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e a Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal). Esses projetos e programas têm o
caráter de propagar idiomas, facilitar o intercâmbio de pessoas, difundir livros, produções acadêmicas,
cinematográficas e televisivas, músicas e festas populares típicas etc. Além disso, possuem o
importante papel de atuar na cooperação multilateral ou bilateral nos campos da educação, da ciência e da tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social dos
países americanos. ETAPA 2: Assistir com od alunos o
vídeo “AS RELAÇÕES ENTRE OS PAÍSES E AS PRINCIPAIS ORGANIZAÇÕES MULTILATERAIS” que
estão disponível no link:
https://www.youtube/_z6B4nlXYG4 Em seguida propor aos alunos que anotem no caderno
as informações que considerem mais relenvates a respeito do vídeo. ·
ETAPA 3: Iniciar a aula com um breve
levntamento prévio do assunto anterior. ·
Atividade aomplementar. Baseado no texto acima resonda as questões: 1.
Responda: a)
Em que se baseiam
as relações bilaterais que ocorrem entre dois
Estados? b)
O que
são relações multilaterais entre os Estados? 2.
Qual a função do FMI? 3.
Quem controla o Banco Mundial
e o FMI? 4.
Em
que ano foi criada a Organização das Nações Unidas (ONU)?
4ªAula
ETAPA 1: Esse
momento o professor fará aula expositiva para trabalhar o texto “Da ordem bipolar à geopolítica atual” em
seguida abrir espaço para as indagações e provocar aos alunos a refletirem e
argumentar sobre o texto. Leitura
do texto: Da ordem
bipolar à geopolítica atual Após a Segunda Guerra Mundial
(1939-1945), os Estados Unidos da América (EUA) e a União das Repúblicas
Socialistas Soviéticas (URSS) firmaram-se como os Estados mais poderosos do
mundo, tanto economicamente quanto militarmente. Essas potências eram
governadas sob sistemas sociais e econômicos opostos, o capitalista e o
socialista, e estenderam sua liderança a outros países, formando os blocos
capitalista e socialista. Essa disputa pela influência sobre outras nações
(hegemonia) ficou conhecida como Guerra Fria, já que as duas potências nunca
se enfrentaram diretamente no campo de batalha. O confronto entre elas só
ocorreu no campo diplomático, caracterizado principalmente pelo apoio a
guerras em outras regiões, como as guerras da Coreia, do Vietnã e do
Afeganistão. Com o fim da Guerra Fria, em 1989, vários países deixaram o
bloco socialista e aderiram à economia de mercado, típica do sistema
capitalista. Com isso, os Estados Unidos emergiram como a grande potência
mundial, com reflexos na economia, na sociedade e na cultura de todo o
planeta. A GUERRA FRIA Depois de quase seis anos de
batalhas e um saldo de mais de 50 milhões de mortos e 28 milhões de
mutilados, a Segunda Guerra Mundial terminou, em 1945, com
a derrota dos países que formavam o bloco conhecido como Eixo (liderado por
Itália, Japão e Alemanha). O Japão, último a se render, sofreu ainda ataques
nucleares dos Estados Unidos, que lançaram duas bombas atômicas, nas cidades
de Hiroshima e Nagasaki, assombrando o mundo. Com
o fim da Guerra, países que formavam o bloco dos Aliados (Estados Unidos,
União Soviética e Reino Unido), vitoriosos, participaram de conferências para
reorganizar o espaço europeu de acordo com seus interesses. As conferências
de Yalta e Potsdam remodelaram as fronteiras soviéticas e alemãs, expandindo
as áreas de influência da União Soviética. Os Estados Unidos, temendo um
avanço soviético, lançaram a Doutrina Truman, em 1947, com o objetivo de
colocar os países da Europa Ocidental sob sua influência. Assim teve início o
processo de bipolarização mundial, com o mundo dividido em dois polos de
poder. Como consequência, em 1949 os países da Europa alinharam-se ao bloco
ocidental (capitalista) ou ao
bloco oriental (socialista). No
mesmo ano, a Alemanha foi dividida em dois países: a República Federal da
Alemanha ou Alemanha Ocidental, capitalista; e a República Democrática Alemã
ou Alemanha Oriental, socialista. Nesse cenário, a corrida espacial foi um
marco na disputa entre os blocos capitalista e socialista. Os soviéticos
foram os primeiros a lançar um satélite e a enviar uma pessoa ao espaço,
enquanto os estadunidenses organizaram a primeira expedição tripulada a
aterrissar na Lua. A corrida espacial tinha finalidade científica e fazia
parte da competição pelo desenvolvimento de tecnologia militar, mas,
sobretudo, era uma maneira de cada bloco fazer propaganda de suas conquistas
tecnológicas e de seu modo de vida. Além da corrida espacial, durante a Guerra Fria ocorreu a chamada corrida
armamentista. Estados Unidos e União Soviética esforçavam-se em produzir
bombas nucleares com poder de destruição cada vez maior, gerando preocupação
em todo o mundo. Acreditava-se que o ataque de um dos dois lados
desencadearia uma guerra total, que poderia pôr em risco a própria existência
humana. Por esse motivo, as duas superpotências tentavam manter os conflitos
longe de seus territórios. Os focos de tensão foram mudando ao longo do
tempo, sempre que algum país não deixava claro a qual bloco estava aliado.
Soviéticos e estadunidenses financiaram grupos rebeldes, partidos políticos e
até artistas e intelectuais para difundir suas ideologias. Em 1985, Mikhail Gorbachev assumiu o poder
na União Soviética. Nos anos seguintes, ele iniciou um processo de
reestruturação econômica (perestroika), com abertura política e transparência
das ações do Estado (glasnost). Entre as ações empreendidas por iniciativa do
líder soviético, destacaram-se os acordos entre os blocos socialista e
capitalista para a diminuição do arsenal nuclear.
CONFLITOS E TENSÕES Devido a uma combinação de
fatores sociais, econômicos, militares, territoriais, religiosos etc., os
países interferem no cenário mundial. Os países de economia mais forte, cuja
população representa um grande mercado consumidor, com exército mais bem equipado
e treinado, e com abundância de recursos energéticos, tendem a ter maior
influência em decisões que afetam outros países, sobretudo os que têm menos
poder político e econômico. Na primeira década do século XXI, o mundo
assistiu a mudanças geopolíticas que têm definido um novo equilíbrio de
forças, marcado pela ascensão de alguns Estados e pelo declínio de outros, em
diferentes graus. Em alguns casos, isso não ocorre de forma pacífica, mas por
meio de conflitos que envolvem múltiplas razões: disputas por recursos
energéticos ou por territórios, intolerância étnica e religiosa, rivalidade
econômica, entre outras. Questões territoriais Os confrontos armados entre países, além de
motivados pelo controle de recursos estratégicos — como petróleo, água ou
minérios —, que pode levar a uma invasão militar para posterior intervenção
econômica, podem ter como causa a expansão de fronteiras. Um exemplo desse
tipo de contenda territorial é a disputa entre Argentina e Reino Unido pela
posse das ilhas Malvinas (nome utilizado pelos argentinos) ou Falkland (nome
utilizado pelos ingleses), situadas no extremo sul da América do Sul, a cerca
de 464 quilômetros do litoral argentino. As relações entre os dois
países só foram retomadas em 1990. Em 2013, houve um referendo para votar a
aprovação ou a rejeição da permanência das ilhas como território autônomo
britânico, e 98,8% da população optou pela continuidade. Em 2016, a ONU
concluiu que as ilhas Malvinas estão em águas argentinas, fato que reacendeu
a polêmica. No ano de 2017, o ministro das relações exteriores da Argentina
declarou que considerava o diálogo a única solução viável para a questão,
visando recuperar as ilhas, e recebeu apoio da ONU, que também enxerga na
diplomacia e no diálogo o melhor encaminhamento à disputa. Interesses econômicos e recursos
naturais O interesse pelas regiões que
apresentam recursos naturais e energéticos de grande valor econômico está
entre as principais causas de conflitos armados entre países na atualidade. O
petróleo é a principal fonte de energia utilizada no mundo atual. Os
conflitos ocorridos em regiões com grandes reservas desse recurso têm se
agravado nas últimas décadas, e o aumento do consumo mundial, em especial dos
países em desenvolvimento, como a China, eleva os preços do produto. Guerras,
conflitos e tensões permanentes têm sido motivados pela necessidade dos
países de manter reservas estratégicas e garantir o abastecimento de seus
mercados internos. As guerras no Iraque são um exemplo. A busca de uma saída
para o golfo Pérsico e a posse de mais reservas de petróleo levaram o
presidente iraquiano Saddam Hussein, em agosto de 1990, a ordenar a invasão
do Kuwait. Em resposta a essa ação, formou-se uma aliança de países
ocidentais e do Oriente Médio, liderada pelos Estados Unidos e pelo Reino
Unido, para pressionar a desocupação do território kuwaitiano, dando início à
Guerra do Golfo (1991). O conflito se encerrou com a retirada das tropas
iraquianas do Kuwait. Rivalidades étnico-religiosas Diferentes etnias desenvolveram
sua cultura, suas tradições, sua língua e seu modo de vida de maneiras
diversas. No decorrer da História, a intolerância às diferenças tem provocado
conflitos. Dessa forma, surgem confrontos entre grupos quando, por exemplo,
uma das partes busca independência política e econômica ou pretende instaurar
um regime político afeito à sua condição étnica. Um exemplo ocorreu na
África, em 1994, quando a rivalidade entre povos das etnias tútsi e hutu deu
origem a um genocídio em Ruanda que causou a morte de aproximadamente 1
milhão de tútsis em apenas três meses. Questões religiosas também motivam
discórdias entre seguidores de diferentes crenças. Na Tchetchênia, região
situada no norte do Cáucaso, em território russo, perdura um conflito motivado
por razões étnico-religiosas. Os tchetchenos, em sua maioria muçulmanos,
desejam sua independência e a adoção de um regime com base nas leis
islâmicas. ETAPA2: Atividade complementar 1.
Como se caracterizou a Guerra Fria? 2.
O que pretendiam Estados Unidos e União
Soviética com a corrida espacial? 3.
Quais
países dividiram o mundo em dois, no período da Guerra Fria? 4.
Por
que o período Bipolar foi chamado de Guerra Fria? 5.
Explique
a importância da geopolítica para o entendimento dos conflitos mundiais. 6. Entre as causas de
conflitos mundiais, podemos destacar o interesse em recursos naturais e
energéticos. Diante dessa afirmação, responda: a) Que recurso energético natural é uma das
principais causas de conflitos no mundo? b) Por que
esse recurso se tornou alvo de disputas? 7. Que país é a
superpotência da atualidade? Por quê? 8. Explique a importância
estratégica do petróleo na relação entre os países.
5ªAula ETAPA1: Nesta
aula o professor solicita aos alunos a assistir o vídeo “A ORDEM BIPOLAR /
Ascensão da URSS / EXTENSIVO” que esta disponível no link: https://youtu.be/dNRSSN999F4 . Em seguida peça aos alunos que anotem no caderno as
informações que considerem mais relevantes a respeito do vídeo. ETAPA2: Baseado
no texto utilizado na aula
expositiva para os alunos e no vídeo disponibilizado, solicitar que
os façam ilustração de no mínimo dois trechos em quradrinhos, de forma que
retrate locais, personagens e acontecimentos que possam estar relatar os
fatos ocorridos, colocando um título para cada trecho ilustrado. ETAPA3: Apresentação
das ilustrações em quadrinhos produzidos na aula anterior.
6ªAula ETAPA1: Nesta aula disponibilizar o texto “O papel
da ONU”
em seguida pedir que resolvam as questões sobre o texto no caderno.
O papel da ONU
Além de julgar as disputas entre países, a
ONU também atua promovendo a manutenção da paz internacional e a segurança em
regiões de tensões e conflito armados. As missões de paz são compostas de um
exército de homens e mulheres, os chamados “capacetes azuis”, provenientes de
diversos países do mundo, e servem para proporcionar o diálogo e resolver
conflitos por vias pacíficas. De acordo com os dados da ONU, apesar de a
maioria dos conflitos armados estar situada fora do continente
latino-americano, alguns países, entre os quais Brasil, Uruguai, Colômbia e
México, destacam-se como aqueles que mais enviaram tropas para missões de
paz. No caso do Brasil, o país já participou de mais de 50 missões de paz e,
recentemente, contribuiu com cerca de 1 300 efetivos em operações realizadas
na Angola, em Moçambique, no Timor-Leste, no Haiti e no Líbano. As missões de
paz da ONU foram de extrema importância para a pacificação em áreas de
conflito e tensões na América Latina, como as guerras civis travadas na
Nicarágua (entre 1979 a 1990), na Guatemala (entre 1960 a 1996) e em El
Salvador (entre 1980 a 1992). Nos anos 2000, o Haiti enfrentou graves crises
sociais e políticas, terremotos e furacões. A Missão da ONU para a
Estabilização no Haiti (MINUSTAH) atuou durante 13 anos e foi liderada pelos
militares brasileiros. No fim do ano de 2017, as tropas foram retiradas e a
missão de paz foi substituída por operações de segurança menores. ETAPA 2: Peça ainda que os alunos
acessem o link https://youtu.be/mzVYnY1Y2Ro para assistir o vídeo “Organização das Nações Unidas
”que estão disponível na apostila . Etapa 2: Após assistir o vídeo e anotar as informações, fazer um
bate papo com os alunos sobre as informações destacadas, aproveitando o
momento para esclarecer possíveis dúvidas levantadas.Professor, aproveite o
momento para instigar e provocar os alunos a refletirem e argumentar sobre o
vídeo. ETAPA 3: Atividade sugestiva: Solicitar aos alunos que faça uma produção de texto com
relatos do vídeo, o que mais chamou atenção. ATIVIDADE COMPLEMENTAR 1. A Organização das Nações Unidas (ONU) foi
criado em 1945, após a Segundo Guerra Mundial (1939-1945) com a missão de : a) Promover a paz e a segurança internacionais b) Promover a paz e a segurança europeia c) Cria projetos contra a fome no mundo d) Realizar ações humanitárias nacionais 2. Organização que tem como objetos principais a
defesa da paz e da segurança mundiais e a cooperação economica, cultural e
social entre seus menbros. a) OMC b) ONU c) OMS d) FMI
Que Deus continue
protegendo e abençoando a todos nós... |
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