8º ANO - SEQUÊNCIA 2021

 

                                                          SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: As Competências Socioemocionais em tempos de pandemia

Subtema:   A Geografia e as Habilidades Socioemocionais

Unidade Temática: O Sujeito e o seu lugar no mundo

Objetos do Conhecimento: Formação Territorial do Brasil . Característica da População Brasileira.

Objetivo geral:  Promover um momento de reconhecimento de trajetória dos estudantes e de acolhida com empatia das diferentes experiências que cada um pode ter vivido durante o isolamento.

Conhecer o espaço geográfico como uma construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza.

Ano: 8°                          Período: 29/03/2021  a  10/04/2021                                Nº de Aulas: 4

                             HABILIDADES

EF07GE02: Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconomica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e comtenporâneas .

EF07GE03:Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originarios das comunidades remanecentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrados de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.

                  COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.  Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

                      COMPETÊNCIAS GERAIS

1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

6:Construir argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental  e o respeito à biodiversidade  e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza.

7:Agir  pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

               COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                            ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os alunos .

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (36 minutos cada aula)

 - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas

 -pais, irmãos, animais etc).

 

                                                                          

 

 

 

                                                                                    1ªAula

 

ETAPA1:

Objetivo da aula:

  Promover um momento de reconhecimento de trajetória dos estudantes e de acolhida com empatia das diferentes experiências que cada um pode ter vivido durante o isolamento.

  Reconhecer, avaliar e lidar com os próprios sentimentos, conduzindo ao desenvolvimento efetivo de habilidades emocionais entre eles. 

Aguçar a criatividade e questionamentos que despertam a capacidade de distinguir e expressar emoções e sentimentos.

Demonstrar empatia pelos colegas de classe, professores e funcionários da escola.

Identificar nos colegas diferentes sentimentos.

Para iniciar a Semana diagnóstico:

        Acolhida

        Socialização

        Apresentação do Componente Curricular

        Momento Reflexivo:

         Indagar aos alunos “O que trago na bagagem sobre Geografia (esse momento os alunos responderão o que lembram do ano anterior a respeito do Componente Curricular, o que marcou durante as aulas e por que marcou...)?”. Após ouvir os alunos, é hora de partir para o “Emocionômetro”, deverá perguntar aos alunos quais emoções o Componente Curricular desperta neles, sugerir emoções como tristeza, alegria, entusiasmo, encantamento, nojo, repulsa..., pedir para que justifiquem.

        Primeiro contato com os alunos vamos trabalhar o subtema em etapas.

  Boas vindas: bate papo sobre o que aprenderam durante o período de distanciamento social.

  Esse momento é excelente para sanar as dúvidas, perceber o que realmente o aluno entendeu sobre o momento que estamos vivendo. Nessa aula você pode explicar como o período de crise foi também, um período de geração de ideias inovadoras.

      

                                                                               2ªAula

 

ETAPA1: Assistir com os alunos o vídeo “Qual o sentido da vida”  que estão disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=pJdUJmSqDGE

 Em seguida iniciar uma discursão e pedir que anotem no caderno as informações que considerem mais relenvates a respeito do vídeo.

ETAPA 2:  Após assistir o vídeo e anotar as informações, fazer um bate papo com os alunos sobre as informações a respeito do vídeo, aproveitando o momento para esclarecer possíveis dúvidas levantadas. Professor, aproveite o momento para instigar e provocar os alunos a refletirem e argumentar sobre o vídeo.

 ETAPA 3:

Atividade sugestiva: Solicitar aos alunos que faça uma produção de texto com relatos do vídeo que mais o chamou atenção.

                                                                                3ªAula

ETAPA 1:  

Exercitando as habilidades socioemocionais

Nesse momento o professor disponibiliza aos alunos duas dinâmica associada ao que trago na bagagem sobre Geografia e o que aprendi na quarentena sobre o distanciamento social.

 

CONDUÇÃO

 

Pedir para escrever 6 palavras de algo referente a pessoas ou coisa essenciais em sua vida, que não poderia viver sem as mesmas.

Prosseguir dizendo que todos devem imaginar que irão fazer uma viagem num pequeno barco e que você e as preciosidades, que escreveu irão fazer uma viagem até um paraíso. A viagem segue tranquila, você está no comando do barco e tudo que mais ama está contigo. Porém, de repente alguém informa pelo rádio que uma tempestade se aproxima e seu barco está muito cheio e para o barco não afundar é necessário desfazer de 3 itens que carrega no barco. Caso contrário o barco afundará. Então você desfaz de 3 itens que julga menos importante e pode continuar vivendo sem eles

A viagem segue com você no comando e os 3 itens mais importantes da sua vida.

Porém o tempo piora, a tempestade se aproxima ainda mais e outra informação chega pelo rádio: terá que desfazer de mais um item da bagagem. E agora? É preciso tirar algo precioso para você. Qual?  Só ficará com 2 itens importantes. Não tem jeito e um item é tirado. Com o coração apertado, segue a viagem.

Logo a diante inicia a tempestade, mar agitado, o medo o desespera, as lágrimas atrapalham a visão e outra informação chega: desfaça de outro item ou não chegará ao final da viagem. Que desespero! Mas não tem jeito e em prantos você desfaz de algo ou alguém que tanto ama.

A viagem segue, aos poucos a tempestade passa, o mar fica calmo e você só tem a companhia da bagagem favorita. Começa a sentir falta dos 5 descartados, bate arrependimento e decide voltar para ver se consegue resgatar algo do que lançou fora ao longo da viagem. É a última chance de recuperar algo ou alguém muito importante. De repente consegue alcançar e pegar um dos itens descartados ... suspense. Quem ou o que você pegou?

Reflexão sobre a dinâmica:

A viagem – nossa vida

As bagagens – tudo o que a gente escolhe na vida, pessoas, sentimentos

A bagagem escolhida – é o que é mais importante na vida, algo ou alguém que se valoriza acima de tudo.

O rádio – nossa consciência

Bagagem descartada – nossos arrependimentos, mostra que as vezes descartamos pessoas ou sentimentos e quando tentamos recuperá-los eles não são os mesmos, estão feridos, machucados.

ETAPA 2:

Atividade:

 

O que trago na bagagem sobre Geografia e o que aprendi na quarentena sobre o distanciamento social

 1.Como você tem se sentido durante a pandemia? Em uma escala de 1 a 5, sendo 1= pouco e 5= muito, assinale a intensidade dos sentimentos /emoções que você tem vivenciado:

a) confiante (  )        b) Animado (  )        c) preocupado        d) triste(  )          e) alegre (  )               f) ansioso(  )

 

  2.   Defina, em uma palavra, seu sentimento em relação ao retorno das atividades online?

  3. Q ual o ponto negativo que você vivenciou em 2020 e não gostaria de trazer para 2021?

  4.  Qual foi o seu maior desafio durante o isolamento social ?

  5.  Qual foi o seu maior aprendizado com essa experiência?

  6. Descreva com poucas palavras um ponto positivo nesse aprendizado que você traz para 2021? Justifique a sua resposta.                                                                       

                                                  

ETAPA 3:

 

Roda de conversas

Professores e estudantes reúnem-se em um bate papo para expressar o que vivenciaram em momentos de distanciamento, quais os sonhos, as mudanças vivenciadas, entre outras possibilidfades . Por meio da lingagem e interação, os estudantes e professores podem conhecer outras realidades.

 O professor deve mediar e direcionar a conversa, estimulando a participação.

Resolução de atividade relacionada ao Emocionômetro que é um recurso educativo para ensinar a identificar e regular emoções e sentimentos.

 

 Atividade

 

 1. Na quarentena o período de crise também foi um período de geração de ideias inovadoras sobre o dia a dia e de aprendizados nos mais âmbitos da vida. Descreva o que você aprendeu durante o período de distanciamento social?

 2..Diante do que você aprendeu no distanciamento social descreva em poucas palavras um ponto positivo?

 3.Complete o dezenho com cada expressão facial e pinte aquela que mais se destacou em você durante as aulas remotas/online em 2020 .

30 Atividades sobre Expressão Facial para Imprimir - Online Cursos Gratuitos                                                              

                                                                            4ªAula

ETAPA 1:

 Nessa aula o professor inícia fazendo um levantamento prévio sobre a aula anterior. O que mais chamou a atenção? Por quê? E sobre nas aulas remotas/ online  quais assuntos o chamou mais atenção?

Depois desse levantamento prévio o professor comenta com os alunos o assunto que mais o chamou atenção.? E por quê?

 Etapa 2:

Atividade

     

1.Leia o trecho da música “Vida de viajante” de Luís Gonzaga.

Minha vida é andar

Por esse país

Pra ver se um dia

Descanso feliz

Guardando as recordações

Das terras onde passei

Andando pelos sertões

E dos amigos que lá deixei

GONZAGA, L.; CORDOVIL. H. A vida de viajante, 1953. Disponível em: www.recife.pe.gov.br. Acesso em: 20 fev. 2012 (fragmento).

 1. A letra dessa canção reflete elementos indenitários que representam a:

a) valorização das características naturais do Sertão nordestino.

b) denúncia da precariedade social provocada pela seca.

c) experiência de deslocamento vivenciada pelo migrante.

d) profunda desigualdade social entre as regiões brasileiras.

e) discriminação dos nordestinos nos grandes centros urbanos.

Etapa 3:

Fazer a leitura do texto com bastanta atenção.                                                                                          

                                                                                    Região Sul

A Região Sul do Brasil ocupa uma área de 576.774.310 km², o que corresponde a 6,76% do território brasileiro. É a menor das regiões do País e a única das regiões fora da Zona Intertropical. Faz fronteira com o Uruguai, Argentina e Paraguai. Seu povoamento foi marcado pela presença de imigrantes europeus, entre eles, italianos, alemães, poloneses e ucranianos, que deixaram marcas de suas culturas, notadamente na arquitetura, na culinária e nas danças da região.

 Os três estados da Região Sul e suas capitais são:

 Paraná (Curitiba)

Santa Catarina (Florianópolis)

 Rio Grande do Sul (Porto Alegre).

A indústria do vinho é hoje uma importante fonte de renda para a região. Gramado e Canela, na Serra Gaúcha, com baixas temperaturas, são relevantes centros turísticos. A Região Sul concentra uma área industrial significativa, que se estende de Curitiba (PR) até Blumenau em Santa Catarina e outra área que se prolonga de Porto Alegre, para o norte, tendo como centro a cidade de Caxias do Sul (RS). O estado de Santa Catarina é o maior produtor nacional de ostras e mexilhões cultivados em grande parque aquícolas. A Catarata do Iguaçu, formada pelo rio do mesmo nome, com 275 quedas d'água, localizada no Parque Nacional do Iguaçu, no estado do Paraná, é considerada Patrimônio Natural da Humanidade. A Ferrovia Curitiba - Paranaguá, localizada na Serra do Mar, construída em 1808, numa área de Mata Atlântica, é um dos mais importantes percursos turísticos da região. Complemente sua pesquisa lendo também: Estados do Sul.

A região Sul é a menor do País

 História

 Até meados do século XVIII, povoavam o território da atual Região Sul, os portugueses e os luso brasileiros. Foi por volta de 1750, com as Missões Jesuítas que começara a se formar as cidades de São Borja, Santo Ângelo, São Miguel das Missões e São Nicolau, São Luís do Gonzaga, entre outras. A necessidade de abastecimento de couro e carne para a região das Minas Gerais, incentivou o deslocamento de paulistas em busca do gado selvagem que vivia solto nos estados do sul. No início do século XIX, as áreas campestres da atual Região Sul, estavam ocupadas por criadores de gado, migrantes de origem paulista e imigrantes açorianos, (das ilhas de Açores a oeste de Portugal), atraídos pela concessão de terras, entraram nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

 Relevo e Clima A Região Sul apresenta relevo formado pelo Planalto Meridional, que tem as maiores altitudes da Região Sul, onde são registradas as temperaturas mais baixas e o clima mais chuvoso da região. Apresenta áreas de serra destacando-se a Serra do Mar, Central e Serra do Sudeste. Uma grande faixa de terra formada por colinas suaves (coxilhas), drenadas por vários rios e riachos, coberta por gramíneas, formam os chamados Pampas ou Chapada Gaúcha. O solo dos Pampas, ao longo dos séculos, vem sendo utilizados para a criação de gado e sofrendo com o assoreamento. Grandes areais se formaram nos municípios de Francisco de Assis, Itaqui, Cacequi, Quaraí e o maior deles o Areal de São João.

Atividade

Baseado no texto acima responda:

 1. A Região Sul do Brasil é a menor das regiões do País e a única das regiões fora da Zona Intertropical. Qual a aréa que ocupa a região Sul do Brasil?

 2.  Assinale a alternativa que corresponde às características do clima subtropical encontrado na Região Sul do Brasil.

I. É o clima com maior influência da Massa Tropical Atlântica, principalmente no inverno.

II. É o clima caracterizado por grande quantidade de chuvas, principalmente no inverno.

 III. É um clima encontrado na Zona Térmica Temperada.

 IV. É o clima mais frio do Brasil.

 a) ( ) Todas as afirmações estão corretas.

 b) ( ) Apenas as afirmações III e IV estão corretas.

 c) ( ) As afirmações II e IV estão corretas.

 d) ( ) I e III estão corretas.

 

 

 

 

 

                                                                                                Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário