SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
|
TEMA: As Competências Socioemocionais
em tempos de pandemia Subtema: A Geografia
e as Habilidades Socioemocionais |
Unidade Temática: O
Sujeito e o seu lugar no mundo Objetos do Conhecimento: Formação Territorial do Brasil . Característica da População
Brasileira. |
Objetivo
geral: Promover um momento de reconhecimento de
trajetória dos estudantes e de acolhida com empatia das diferentes
experiências que cada um pode ter vivido durante o isolamento. Conhecer
o espaço geográfico como uma construção histórica e seu uso nos diferentes
tempos e espaços, assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos
fundamentais para a construção do espaço geográfico, mantendo a relação
homem- natureza. |
|
Ano: 8° Período: 29/03/2021 a 10/04/2021 Nº
de Aulas: 4 |
|
HABILIDADES |
|
EF07GE02: Analisar a influência dos fluxos
econômicos e populacionais na formação socioeconomica e territorial do
Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e comtenporâneas .
EF07GE03:Selecionar argumentos que
reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originarios das
comunidades remanecentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrados
de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade,
como direitos legais dessas comunidades. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
1. Utilizar os conhecimentos geográficos para
entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito
de investigação e de resolução de problemas. 2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
1.Valorizar
e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo
físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade,
continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa,
democrática e inclusiva. 6:Construir
argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e
pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro ,sem preconceito de qualquer
natureza. 7:Agir
pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade
,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões
socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e
solidários. |
|
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam
único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no
futuro, para o sucesso profissional. |
|
|
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de três semanas
para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão
do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil
a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas. Informações para os alunos . Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas
online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o
microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos
necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de
outras pessoas -pais, irmãos, animais
etc).
1ªAula ETAPA1: Objetivo
da aula: Promover um momento de reconhecimento de
trajetória dos estudantes e de acolhida com empatia das diferentes
experiências que cada um pode ter vivido durante o isolamento. Reconhecer, avaliar e lidar com os próprios
sentimentos, conduzindo ao desenvolvimento efetivo de habilidades emocionais
entre eles. Aguçar a criatividade e
questionamentos que despertam a capacidade de distinguir e expressar emoções
e sentimentos. Demonstrar empatia pelos colegas
de classe, professores e funcionários da escola. Identificar nos colegas diferentes
sentimentos. Para iniciar a Semana diagnóstico: ●
Acolhida ●
Socialização ●
Apresentação do
Componente Curricular ●
Momento Reflexivo: ●
Indagar aos alunos “O que trago na bagagem
sobre Geografia (esse momento os alunos responderão o que lembram do ano
anterior a respeito do Componente Curricular, o que marcou durante as aulas e
por que marcou...)?”. Após ouvir os alunos, é hora de partir para o
“Emocionômetro”, deverá perguntar aos alunos quais emoções o Componente
Curricular desperta neles, sugerir emoções como tristeza, alegria,
entusiasmo, encantamento, nojo, repulsa..., pedir para que justifiquem. ●
Primeiro contato com os alunos
vamos trabalhar o subtema em etapas. Boas vindas:
bate papo sobre o que aprenderam durante o período de distanciamento social.
Esse momento é excelente para sanar as dúvidas, perceber o que
realmente o aluno entendeu sobre o momento que estamos vivendo. Nessa aula
você pode explicar como o período de crise foi também, um período de geração
de ideias inovadoras.
2ªAula ETAPA1: Assistir
com os alunos o vídeo “Qual o sentido da vida” que estão disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=pJdUJmSqDGE Em seguida iniciar uma discursão e pedir que
anotem no caderno as informações que considerem mais relenvates a respeito do
vídeo. ETAPA 2: Após assistir o vídeo e anotar as
informações, fazer um bate papo com os alunos sobre as informações a respeito
do vídeo, aproveitando o momento para esclarecer possíveis dúvidas
levantadas. Professor, aproveite o momento para instigar e provocar os alunos
a refletirem e argumentar sobre o vídeo. ETAPA 3: Atividade sugestiva: Solicitar aos alunos que faça uma produção de texto com
relatos do vídeo que mais o chamou atenção. 3ªAula ETAPA 1: Exercitando as
habilidades socioemocionais Nesse momento o professor disponibiliza aos alunos duas dinâmica
associada ao que trago na bagagem
sobre Geografia e o que aprendi na
quarentena sobre o distanciamento social. CONDUÇÃO Pedir
para escrever 6 palavras de algo referente a pessoas ou coisa essenciais em
sua vida, que não poderia viver sem as mesmas. Prosseguir
dizendo que todos devem imaginar que irão fazer uma viagem num pequeno barco
e que você e as preciosidades, que escreveu irão fazer uma viagem até um
paraíso. A viagem segue tranquila, você está no comando do barco e tudo que
mais ama está contigo. Porém, de repente alguém informa pelo rádio que uma
tempestade se aproxima e seu barco está muito cheio e para o barco não
afundar é necessário desfazer de 3 itens que carrega no barco. Caso contrário
o barco afundará. Então você desfaz de 3 itens que julga menos importante e
pode continuar vivendo sem eles A viagem
segue com você no comando e os 3 itens mais importantes da sua vida. Porém o
tempo piora, a tempestade se aproxima ainda mais e outra informação chega
pelo rádio: terá que desfazer de mais um item da bagagem. E agora? É preciso
tirar algo precioso para você. Qual?
Só ficará com 2 itens importantes. Não tem jeito e um item é tirado.
Com o coração apertado, segue a viagem. Logo a
diante inicia a tempestade, mar agitado, o medo o desespera, as lágrimas
atrapalham a visão e outra informação chega: desfaça de outro item ou não
chegará ao final da viagem. Que desespero! Mas não tem jeito e em prantos
você desfaz de algo ou alguém que tanto ama. A viagem
segue, aos poucos a tempestade passa, o mar fica calmo e você só tem a
companhia da bagagem favorita. Começa a sentir falta dos 5 descartados, bate
arrependimento e decide voltar para ver se consegue resgatar algo do que
lançou fora ao longo da viagem. É a última chance de recuperar algo ou alguém
muito importante. De repente consegue alcançar e pegar um dos itens
descartados ... suspense. Quem ou o que você pegou? Reflexão
sobre a dinâmica: A viagem
– nossa vida As
bagagens – tudo o que a gente escolhe na vida, pessoas, sentimentos A
bagagem escolhida – é o que é mais importante na vida, algo ou alguém que se
valoriza acima de tudo. O rádio
– nossa consciência Bagagem
descartada – nossos arrependimentos, mostra que as vezes descartamos pessoas
ou sentimentos e quando tentamos recuperá-los eles não são os mesmos, estão
feridos, machucados. ETAPA
2: Atividade: O que trago na bagagem sobre Geografia e o que aprendi na
quarentena sobre o distanciamento social 1.Como você
tem se sentido durante a pandemia? Em uma escala de 1 a 5, sendo 1= pouco e
5= muito, assinale a intensidade dos sentimentos /emoções que você tem
vivenciado: a) confiante (
) b)
Animado ( ) c) preocupado d) triste(
) e) alegre ( ) f) ansioso( ) 2. Defina, em uma palavra,
seu sentimento em relação ao retorno das atividades online? 3. Q ual o ponto negativo
que você vivenciou em 2020 e não gostaria de trazer para 2021? 4. Qual foi o seu maior desafio durante o
isolamento social ? 5. Qual foi o seu maior aprendizado com essa
experiência? 6. Descreva com poucas palavras
um ponto positivo nesse aprendizado que você traz para 2021? Justifique a sua
resposta.
ETAPA 3: Roda de conversas Professores e estudantes reúnem-se em um bate papo
para expressar o que vivenciaram em momentos de distanciamento, quais os
sonhos, as mudanças vivenciadas, entre outras possibilidfades . Por meio da
lingagem e interação, os estudantes e professores podem conhecer outras
realidades. O professor
deve mediar e direcionar a conversa, estimulando a participação. Resolução de atividade relacionada ao Emocionômetro que é um recurso
educativo para ensinar a identificar e regular emoções e sentimentos. Atividade 1. Na quarentena o período
de crise também foi um período de geração de ideias inovadoras sobre o dia a
dia e de aprendizados nos mais âmbitos da vida. Descreva o que você aprendeu
durante o período de distanciamento social? 2..Diante do que
você aprendeu no distanciamento social descreva em poucas palavras um ponto
positivo? 3.Complete o dezenho com cada expressão
facial e pinte aquela que mais se destacou em você durante as aulas
remotas/online em 2020 .
4ªAula ETAPA 1: Nessa aula o professor inícia fazendo um
levantamento prévio sobre a aula anterior. O que mais chamou a atenção? Por
quê? E sobre nas aulas remotas/ online
quais assuntos o chamou mais atenção? Depois
desse levantamento prévio o professor comenta com os alunos o assunto que
mais o chamou atenção.? E por quê? Etapa 2: Atividade
1.Leia o trecho da música “Vida
de viajante” de Luís Gonzaga. Minha vida é andar Por esse país Pra ver se um dia Descanso feliz Guardando as recordações Das terras onde passei Andando pelos sertões E dos amigos que lá deixei GONZAGA, L.; CORDOVIL. H. A vida de viajante, 1953. Disponível em:
www.recife.pe.gov.br. Acesso em: 20 fev. 2012 (fragmento). 1. A letra dessa canção reflete
elementos indenitários que representam a: a) valorização das características naturais do Sertão nordestino. b) denúncia da precariedade social provocada pela seca. c) experiência de deslocamento vivenciada pelo migrante. d) profunda desigualdade social entre as regiões brasileiras. e) discriminação dos nordestinos nos grandes centros urbanos. Etapa
3: Fazer a leitura do texto com
bastanta atenção. Região Sul A
Região Sul do Brasil ocupa uma área de 576.774.310 km², o que corresponde a
6,76% do território brasileiro. É a menor das regiões do País e a única das
regiões fora da Zona Intertropical. Faz fronteira com o Uruguai, Argentina e
Paraguai. Seu povoamento foi marcado pela presença de imigrantes europeus,
entre eles, italianos, alemães, poloneses e ucranianos, que deixaram marcas
de suas culturas, notadamente na arquitetura, na culinária e nas danças da
região. Os três estados da Região Sul e suas capitais
são: Paraná (Curitiba) Santa Catarina (Florianópolis) Rio Grande do Sul (Porto Alegre). A
indústria do vinho é hoje uma importante fonte de renda para a região.
Gramado e Canela, na Serra Gaúcha, com baixas temperaturas, são relevantes
centros turísticos. A Região Sul concentra uma área industrial significativa,
que se estende de Curitiba (PR) até Blumenau em Santa Catarina e outra área
que se prolonga de Porto Alegre, para o norte, tendo como centro a cidade de
Caxias do Sul (RS). O estado de Santa Catarina é o maior produtor nacional de
ostras e mexilhões cultivados em grande parque aquícolas. A Catarata do
Iguaçu, formada pelo rio do mesmo nome, com 275 quedas d'água, localizada no
Parque Nacional do Iguaçu, no estado do Paraná, é considerada Patrimônio
Natural da Humanidade. A Ferrovia Curitiba - Paranaguá, localizada na Serra
do Mar, construída em 1808, numa área de Mata Atlântica, é um dos mais
importantes percursos turísticos da região. Complemente sua pesquisa lendo
também: Estados do Sul. A região Sul é a menor do País História Até meados do século XVIII, povoavam o
território da atual Região Sul, os portugueses e os luso brasileiros. Foi por
volta de 1750, com as Missões Jesuítas que começara a se formar as cidades de
São Borja, Santo Ângelo, São Miguel das Missões e São Nicolau, São Luís do
Gonzaga, entre outras. A necessidade de abastecimento de couro e carne para a
região das Minas Gerais, incentivou o deslocamento de paulistas em busca do
gado selvagem que vivia solto nos estados do sul. No início do século XIX, as
áreas campestres da atual Região Sul, estavam ocupadas por criadores de gado,
migrantes de origem paulista e imigrantes açorianos, (das ilhas de Açores a
oeste de Portugal), atraídos pela concessão de terras, entraram nos estados
de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Relevo
e Clima A Região Sul apresenta relevo formado pelo Planalto Meridional,
que tem as maiores altitudes da Região Sul, onde são registradas as
temperaturas mais baixas e o clima mais chuvoso da região. Apresenta áreas de
serra destacando-se a Serra do Mar, Central e Serra do Sudeste. Uma grande
faixa de terra formada por colinas suaves (coxilhas), drenadas por vários
rios e riachos, coberta por gramíneas, formam os chamados Pampas ou Chapada
Gaúcha. O solo dos Pampas, ao longo dos séculos, vem sendo utilizados para a
criação de gado e sofrendo com o assoreamento. Grandes areais se formaram nos
municípios de Francisco de Assis, Itaqui, Cacequi, Quaraí e o maior deles o
Areal de São João. Atividade Baseado no texto acima responda: 1. A Região Sul do Brasil é a
menor das regiões do País e a única das regiões fora da Zona Intertropical.
Qual a aréa que ocupa a região Sul do Brasil? 2. Assinale a
alternativa que corresponde às características do clima subtropical
encontrado na Região Sul do Brasil. I.
É o clima com maior influência da Massa Tropical Atlântica, principalmente no
inverno. II.
É o clima caracterizado por grande quantidade de chuvas, principalmente no
inverno. III. É um clima encontrado na Zona Térmica
Temperada. IV. É o clima mais frio do Brasil. a) ( ) Todas as afirmações estão corretas. b) ( ) Apenas as afirmações III e IV estão
corretas. c) ( ) As afirmações II e IV estão corretas. d) ( ) I e III estão corretas.
Que Deus
continue protegendo e abençoando a todos nós... |
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário