8º ano - IX Sequência didática

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema intercurricular: As diversas facetas do consumo

Tema integrador: Educação Financeira para o consumo

Educação Financeira doméstica. Matemática e drogas

Unidade Temática: Álgebra  

Objetos de Conhecimentos:  Grandezas inversamente proporcionais; Porcentagem

Ano:                          Período: 09 a 20/08/2021                   Nº de Aulas: 10

HABILIDADES

(EF08MA04) Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens na educação financeira no agronegócio do município, incluindo o uso de tecnologias digitais.

(EF08MA04BA) Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, incluindo o uso de tecnologias digitais, bem como sua importância no cotidiano.

(EF08MA12) Identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente, inversamente proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente por meio de sentença algébrica.

(EF08MA13) Resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

 

8. Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente no planejamento e desenvolvimento de pesquisas, para responder a questionamentos e na busca de soluções para problemas, de modo a identificar aspectos consensuais ou não na discussão de uma determinada questão, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.

COMPETÊNCIAS GERAIS

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas

e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

 

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.
Imaginação criativa: Ser capaz de gerar novas maneiras de pensar e agir por meio da experimentação, brincadeira, aprender com seus erros.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Obs. Nessa sequência, não usaremos todas atividades do livro, por necessitar de objetos ainda não aplicado, tais como; equação, plano cartesiano, outros

 

Primeira semana: 09 a 13/08/2021

 

Aula e AulaA Matemática e as drogas

 

1º momento

. Apresentar o vídeo https://globoplay.globo.com/v/5629840/

. Fazer indagações sobre o vídeo:

- Quem é a personagem principal da reportagem?

- Com que Ravena se envolveu que preocupava a mãe dela?

- Por que ela foi presa?

- Quanto tempo ficou presa?

- O que fez ela mudar de opinião sobre Matemática e a escola?

- Quem é o herói da vida dela?

- Qual o desejo de Ravena?

- Por que ela quer se tornar professora?

 

2º momento

. Apresentar os slides “o uso de drogas no Brasil e no mundo”.

. Fazer comentários sobre os slides.

 

3º momento

. Selecionar algumas das questões (anexo), fazer duplas e pedir que pesquisem a reposta no link http://www.pf.gov.br/anp/institucional/prevencao-as-drogas-gpred/perguntas-e-respostas-sobre-drogas#1

E socializem na próxima aula.

Ou solicitar que vejam o  vídeo https://www.youtube.com/watch?v=6hK9PM1uM8U ou outro e elaborem um cartaz de advertência. 

 

Aula e Aula - Grandezas inversamente proporcionais

 

1º momento

. Iniciar a aula com a animação https://www.youtube.com/watch?v=MPNh_MIUhTk

. Socialização da animação apresentada no vídeo acima

. Apresentação das respostas ou cartazes solicitados na aula anterior

 

2º momento

. Retomar aos temas razão, proporção, grandezas e apresentar grandeza inversamente proporcional.

 

Grandezas inversamente proporcionais

 

Duas grandezas são chamadas de inversamente proporcionais quando um aumento na medida de uma delas faz com que a medida da outra seja reduzida na mesma proporção. Em outras palavras, dadas as grandezas A e B, se houver aumento na medida da grandeza A, ocorre a diminuição da medida da grandeza B, então elas são inversamente proporcionais.

Exemplo: um automóvel move-se a 40 km/h e demora cerca de 5 horas para chegar ao seu destino. Se esse automóvel estivesse a 80 km/h, ele demoraria duas horas e meia para chegar ao seu destino.

Km/h

Horas

40

5

80

2,5

 

Para resolver a questão, pode inverter a operação para encontrar a mesma razão, ficando:

80                                       5

40                                      2,5

 

80 x 2,5 = 200    40 x 5 = 200

 

Observe que dobrar a velocidade implica em gastar metade do tempo para chegar, ou seja, o aumento na velocidade faz com que o tempo gasto no percurso diminua. Assim, as grandezas velocidade e tempo são inversamente proporcionais. Além disso, a proporção de variação nas medidas das grandezas é a mesma.

. Pedir que abram o livro na página 114, leia o problema da ração e responda a questão apresentada, sem fazer cálculos, procurar fazer o aluno entender o enunciado da questão e responder se aumentar a quantidade de ração diária o tempo de duração será menor.

. Seguir as orientações didáticas apresentadas nas páginas 114 e 115

.Orientar para ver o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=0MQqsHzy_e4 e fazer atividade 1 (anexo).

. Obs. Se desejar e achar adequado oriente para fazer as atividades das páginas 116 e 117

 

Aula - Grandezas inversamente proporcionais

 

1º momento

. Corrigir a atividade 1 (anexo), esclarecendo as possíveis dúvidas, mencionando as orientações do vídeo.

 

2º momento

. Propor para jogar em tempo real https://wordwall.net/pt/resource/17924215/grandezas

 

Segunda semana: 16 a 20/08/2021

 

 

Aula e 7ª AulaPorcentagem

 

1º momento

. Questionar os alunos - já ouviu falar sobre:

- Descontos?

- Acréscimos?

- Redução?

 -Prejuízo?

- Imposto?

- Multa?

- Lucro?

- Vencimento?

- Taxa?

- Comissão

. Apresentar o slide “ É bom você saber” e definir cada palavra com exemplos

. Questionar novamente: tem ideia de como aplicar esses termos na vida?

. Ouvir as respostas e se puder continuar questionando até alguém mencionar palavras como porcentagem, por cento, cálculos, outros semelhantes

 

2º momento

. Apresentar a definição de porcentagem.

Porcentagem pode ser definida como a centésima parte de uma grandeza, ou o cálculo baseado em 100 unidades.

É visto com frequência as pessoas ou o próprio mercado usar expressões de acréscimo ou redução nos preços de produtos ou serviços.

Exemplos:

– O Leite teve um aumento de 25% Quer dizer que de cada R$ 100,00 teve um acréscimo de R$ 25,00.

– O cliente teve um desconto de 15% na compra de uma calça jeans. Quer dizer que em cada R$ 100,00 a loja deu um desconto de R$ 15,00.

– Dos funcionários que trabalham na empresa, 75% são dedicados. Significa que de cada 100 funcionários, 75 são dedicados ao trabalho ou a empresa.

. Solicitar que abram o livro na página 118 e 119 e leiam o problema do exemplo 1.

. Fazer questionamentos sobre as informações lidas no exemplo 1.

. Resolver o problema 1, de acordo as informações apresentadas.

. Tecer comentários sobre as multas por infrações no trânsito, entre as quais, infração por alta velocidade.

. Proceder da mesma forma resolvendo os exemplos 2 e 3.

 

3º momento

 

. Orientar para fazer a atividade 2 (anexo) e ver o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=nUgAGtEBleM

 

 

Aula e 9ª aulaPorcentagem

 

1º momento

. Corrigir a atividade 2 (anexo).

 

2º momento

 

. Apresentar o slide sobre “Apreensão de drogas em Itamaraju”.

. Fazer questionamentos referentes ao slide:

- Em que ano houve mais apreensão de drogas?

- Em qual local houve mais apreensão?

- Em relação ao total de apreensões, qual foi a porcentagem do ano 2020 em relação a 2019?

- Qual o percentual de drogas apreendidas no centro da cidade, em relação ao total?

- E no bairro que você mora?

. Fazer comentários sobre o mesmo, esclarecendo que as drogas estão presentes em todo lugar, que não há bairro ou local para haver discriminação sobre o uso e consumo das drogas.

. Pedir selecionem 5 bairros e façam um levantamento percentual das apreensões de drogas dos anos 2019 a 2021

 

10ª AulaPorcentagem

1º momento

. Apresentar as questões do quiz da porcentagem, uma por uma e ir anotando os nomes dos alunos que acertam.

. No final apresentar quem mais pontuou, ofertar e anotar 1ponto de bônus.

. Orientar para fazer as atividades do livro das páginas 120 e 121.

 

RECURSOS: (X ) Livro didático;  ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas:  114 a 121

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________________

REFERÊNCIAS:

http://www.pf.gov.br/anp/institucional/prevencao-as-drogas-gpred/perguntas-e-respostas-sobre-drogas#1

https://hospitalsantamonica.com.br/entenda-os-riscos-do-uso-de-drogas-na-juventude/

https://emacralves.blogspot.com/2020/04/matematica-8-ano-aula-3-porcentagem.html

https://emacralves.blogspot.com/2020/04/matematica-8-ano-aula-3-porcentagem.html

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeZRnOsXFD5JpKMSey79rTYauh_pnsVr20no9Wy-NvubUmXcA/viewform?vc=0&c=0&w=1

 Seção de Planejamento Operacional da 43ª CIPM

 

ANEXOS

 

Atividade 1

1º) Classifique as grandezas relacionadas a seguir em diretamente ou inversamente proporcional.

a)Consumo de combustível e quilômetros percorridos por um veículo.
b) Quantidade de tijolos e área de uma parede.
c) Desconto dado em um produto e o valor final pago.
d) Número de torneiras de mesma vazão e tempo para encher uma piscina.

 

2º) Determine o valor do termo representado pela incógnita nas Grandezas Inversamente Proporcional a seguir:

3º) Resolva as questões

a) Em 06 dias de trabalho, 12 confeiteiros fazem 960 tortas. Em quantos dias 04 confeiteiros poderão fazer 320 tortas?

b) Um muro é construído em 6 dias por 20 operários, trabalhando 9 horas por dia. Em quantos dias 12 operários, trabalhando 5 horas por dia, podem fazer o muro?

c) Um ciclista percorre em média200 km em 2 dias, se pedalar durante 4 horas por dia. Em quantos dias este ciclista percorrerá 500 km, se pedalar 5 horas por dia?

d) Na alimentação de 02 bois, durante 08 dias, são consumidos 2.420 kg de ração. Se mais 02 bois são comprados, quantos quilos de ração serão necessários para alimentá-los durante 12 dias?

e) Um grupo de jovens fabrica em 16 dias 320 colares de 1,20 m cada. Quantos colares de 1,25 m serão fabricados em 5 dias? (r: 96 colares)

Gabarito da 3ª questão da atividade 1

a)6 dias        b) 18 dias          c) 4 dias          d) 7260 kg      e)96 Colares

 

Atividade 2

1º) Calcule:

a) 25% de 256 clientes

b) 75% de 9 reais

c) 130% de 70 pessoas

d) 40% de 90 pregos

e) 7,5% de 200 ovos

 

2º) O aluguel de um apartamento é de R$450,00. Se houver um aumento de 15%, quanto ficará o novo valor do aluguel?

 

3º) Sérgio comprou um carrinho de picolé por R$600,00 e teve que vendê-lo com um prejuízo de 18%. Por quanto vendeu esse carrinho?

 

4º) Maurício quer comprar uma TV. A loja ofereceu as seguintes condições de pagamento: 3 parcelas de R$450,00 ou pagamento à vista com 12% de desconto.

a) Qual o preço da geladeira a prazo?

b) Quanto Maurício irá pagar, se comprar à vista?

Quiz da porcentagem

1 – Quanto é 50% de 200? 

a)25                 b)50                 c)75                 d)100              e)125

2 – João comprou uma TV e resolveu pagar à prazo, pois não podia pagar à vista. Sabendo que o valor à vista é de R$ 1500,00 e que o valor total à prazo é 15% maior que o valor à vista, responda: Quanto João vai pagar no total? 

a)R$ 1575,00              b)R$ 1650,00             c)R$ 1800,00              d)R$ 1725,00             e)R$ 1875,00

3 –Uma escola tem 25 professores, dos quais 24% ensinam Matemática. Quantos professores ensinam Matemática nessa escola? 

a)8                   b)10                 c)6                   d)4                  e)5

4 – Maria quer comprar um celular, fez uma pesquisa e encontrou em uma loja por R$ 1.800,00, ela conseguiu um desconto de 15%. Quanto Maria pagará pelo celular? *

a)R$270,00                 b)R$1500,00              c)R$2700,00               d)R$1570,00              e)R$1530,00

5 – Em uma cidade há ,em um determinado dia, 350 casos de covid-19. No dia seguinte ocorreu um crescimento de 8% dos casos. Quantos são os casos nesse dia? *

a)280               b)2800             c)378               d)370              e)3780

 

Perguntas e respostas sobre drogas

 

1. O que é DROGA?

Droga é atualmente definida pela medicina como “qualquer substância capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento”.

Existem drogas naturais, obtidas por meio de determinadas plantas, animais e alguns minerais, e drogas sintéticas, fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais. As drogas também podem ser classificadas como lícitas e ilícitas. Lícitas quando o uso é permitido por lei e aceito pela sociedade; ilícitas quando o uso é proibido por lei.

No senso comum, o termo droga está associado às substâncias proibidas, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, que causam mudanças nas funções, sensações, humor e comportamento da pessoa, como a maconha, a cocaína e o crack. Porém, do ponto de vista da saúde, muitas substâncias lícitas podem ser igualmente ou até mais perigosas, como, por exemplo, o álcool e o tabaco.

2. O que são drogas psicotrópicas?

As drogas psicotrópicas são um tipo específico de droga. Estas, geralmente, têm maior potencial para o uso indevido e abuso, pois atuam sobre nosso cérebro, alterando de alguma maneira nosso psiquismo, podendo deprimir, estimular ou perturbar a atividade do sistema nervoso central (SNC). As pessoas utilizam as drogas psicotrópicas para produzir mudanças nas sensações, no grau de consciência e no estado emocional.

As alterações causadas por essas substâncias variam de acordo com as características do usuário; da droga utilizada e da quantidade ingerida; do efeito esperado da droga; e das circunstâncias em que ela é consumida.

3. O que são drogas DEPRESSORAS do sistema nervoso central?

São drogas que diminuem a atividade mental. Afetam o cérebro fazendo com que funcione de forma mais lenta.

4. O que são drogas ESTIMULANTES do sistema nervoso central?

São drogas que aumentam a atividade mental. Afetam o cérebro fazendo com que funcione de forma mais acelerada.

5. O que são drogas PERTURBADORAS do sistema nervoso central?

São drogas que alteram a percepção e provocam distúrbios no funcionamento do cérebro, fazendo com que ele passe a trabalhar de forma desordenada, numa espécie de delírio. São também conhecidas como drogas alucinógenas.

6. Qual a classificação das drogas mais conhecidas em relação aos seus efeitos no cérebro?

 

DEPRESSORAS

ESTIMULANTES

PERTURBADORAS

Álcool

Tabaco (nicotina)

Êxtase

Tranquilizantes e ansiolíticos

(benzodiazepínicos)

Cocaína (pasta de coca; merla; crack)

Maconha

Calmantes e sedativos (barbitúricos)

Anfetaminas

Cogumelos psilocibinos

Ópio e derivados (heroína; morfina; codeína)

Êxtase (droga estimulante e perturbadora)

Mescalina (cactos)

Inalantes e solventes

 

DMT (jurema, caapi, chacrona)

 

 

LSD-25 (ácido)

 

7. O que é compulsão para o consumo de drogas ou “fissura”?

Refere-se à experiência de um desejo incontrolável de consumir a substância. O indivíduo imagina-se incapaz de colocar barreiras a tal desejo e sempre acaba consumindo.

8. O que é tolerância à droga?

É a necessidade de doses cada vez maiores da droga para alcançar os efeitos originalmente obtidos com doses mais baixas. Isso ocorre porque o organismo se habitua e se adapta à presença da droga no corpo.

9. O que é síndrome de abstinência?

É o surgimento de sinais e sintomas físicos desagradáveis de intensidades variáveis que aparecem quando o usuário para ou reduz abruptamente o consumo da droga.

10. O que é dependência?

É quando a pessoa não consegue parar de consumir a droga, porque o organismo acostumou-se com a substância e sua ausência provoca sintomas físicos aversivos (síndrome da abstinência), ou porque a pessoa acostumou-se a viver sob os efeitos da droga, sentindo um grande impulso de usá-la com frequência (fissura).

Existem duas formas principais em que a dependência se apresenta: a física e a psicológica.

·         Dependência física: caracteriza-se pela presença de sintomas e sinais físicos que aparecem quando o indivíduo para de tomar a droga ou diminui bruscamente o seu uso, ou seja, quando o indivíduo apresenta a síndrome de abstinência. Os sinais e sintomas de abstinência dependem do tipo de substância utilizada e aparecem algumas horas ou dias depois que ela foi consumida pela última vez.

·         Dependência psicológica: corresponde a um estado de mal-estar e desconforto que surge quando o dependente interrompe o uso da droga. Os sintomas mais comuns são: busca compulsiva pela droga ou fissura; ansiedade; sensação de vazio; e dificuldade de concentração.

 

11. Por que as pessoas fazem uso ou experimentam drogas que trazem prejuízos a sua saúde?

O interesse da pessoa que se droga geralmente é a busca pelo prazer ou a fuga de seus problemas. As pessoas se drogam porque desfrutam de uma sensação passageira de bem estar dada pela droga psicoativa.

Quase todas as drogas psicotrópicas induzem a liberação em maior ou menor grau dos neurotransmissores que atuam nos locais do cérebro que geram sensações de prazer, como, por exemplo, a serotonina e a dopamina. O problema é que a sensação passageira de prazer é seguida da necessidade de mais prazer, pois há um desequilíbrio neuroquímico induzido, causando a dependência psicológica e/ou física.

Depois de estabelecida a dependência, a saúde da pessoa, aliás, tudo fica em segundo plano. A necessidade de consumir a droga se torna a prioridade na vida da pessoa. Por isso a prevenção do uso de drogas é de suma importância.

12. Quais os efeitos do uso indevido do álcool?

 

ÁLCOOL (Etanol)

Exemplos: cerveja, vinho, uísque, vodca, licor, etc.

EFEITOS IMEDIATOS

EFEITOS DO USO CONTINUADO

-      Diminuição da ansiedade

-      Redução da tensão muscular

-      Desinibição psicológica

-      Indução do sono

-      Falta de coordenação motora

-      Desequilíbrio

-      Propensão a comportamentos de risco

-      Baixa da pressão arterial

-      Diminuição dos batimentos cardíacos

-      Possível parada respiratória

-      Coma alcoólico

-      Morte

-        Cânceres

-        Doenças cardiovasculares

-        Impotência ou frigidez sexual

-        Amnésia

-        Diplopia (visão dupla)

-        Doenças do fígado (cirrose hepática)

-        Labilidade emocional (mudanças bruscas de humor e instabilidade emocional)

-        Agressividade

-        Demência irreversível devido à destruição de células cerebrais

-        Morte

13. Quais os efeitos do uso indevido dos ansiolíticos e tranquilizantes?

 

ANSIOLÍTICOS E TRANQUILIZANTES

Exemplos: diazepam, bromazepam, clobazam, clorazepam, estazolam, flurazepam, flunitrazepam, lorazepam, nitrazepam, buspirona, etc.

EFEITOS IMEDIATOS

EFEITOS DO USO CONTINUADO

-      Diminuição da ansiedade

-      Redução da tensão muscular

-      Desinibição psicológica

-      Indução do sono

-      Redução do estado de alerta

-      Falta de coordenação motora

-      Diminuição da capacidade de concentração

-      Baixa da pressão arterial

-      Diminuição dos batimentos cardíacos

-      Possível parada respiratória

-      Coma

-      Morte

-        Emagrecimento

-        Aumento da ansiedade

-        Irritabilidade

-        Agressividade

-        Labilidade emocional (mudanças bruscas no humor e instabilidade emocional)

-        Depressão com risco de suicídio

-        Morte

 

14. Quais os efeitos do uso indevido do ópio e seus derivados, como a heroína?

 

ÓPIO E DERIVADOS

Exemplos: morfina, codeína, meperidina ou petidina, propoxifeno, fentanil, heroína, etc.

EFEITOS IMEDIATOS

EFEITOS DO USO CONTINUADO

-      Eliminação da dor

-      Indução do sono

-      Diminuição da ansiedade

-      Sensação de isolamento da realidade do mundo

-      Sensação de sonhar acordado

-      Diminuição das emoções e paixões

-      Euforia momentânea

-      Cólicas abdominais

-       Confusão mental

-       Convulsões

-       Parada respiratória

-       Morte

-        Emagrecimento

-        Desnutrição

-        Anorexia

-        Movimento intestinal lento

-        Impotência ou frigidez sexual

-        Colapsos das veias

-        Infecção na membrana e nas válvulas do coração

-        Abscessos

-        Doenças no fígado

-        Doenças nos rins

-        Esterilidade

-        Demência

-        Possibilidade de contágio de doenças infecciosas (hepatite, HIV/Aids, etc. quando a administração é endovenosa)

-        Morte

15. Quais os efeitos do uso indevido dos inalantes e solventes?

 

INALANTES E SOLVENTES

Exemplos:

ü Solventes voláteis: tolueno, cloreto de metila, acetato de etila, tetracloroetileno (encontrados em sprays diversos, tintas, removedores de manchas, líquido para correção de texto, desengraxantes, colas, cimento de borracha);

ü Combustíveis: butano e propano (encontrados nos isqueiros, gasolina, propulsores de carros de corrida);

ü Anestésicos: éter, cloreto de etila, halotano (lança-perfume, loló);

ü Óxido nitroso (encontrado no gás hilariante, anestésicos, aerossóis);

ü Voláteis nitritos de áquila, ciclohexil, nitrito de butila, álcool isopropílico, nitrito isobutil (encontrados em limpadores de cabeçote, purificadores de ar e odorizadores de ambiente).

EFEITOS IMEDIATOS

EFEITOS DO USO CONTINUADO

-      Diminuição da ansiedade

-      Redução da tensão muscular

-      Promoção da desinibição psicológica

-      Indução do sono

-       Falta de coordenação motora

-       Sintomas de embriaguez

-      Náusea e vômitos

-       Alucinações

-       Diplopia (visão dupla)

-       Parada respiratória

-       Coma

-       Morte

-        Doenças graves do fígado

-        Doenças graves dos rins

-        Doenças do sangue (leucemias)

-        Demência irreversível devido à destruição de células cerebrais

-        Perda da audição

-        Espasmos dos braços e das pernas

-        Danos ao sistema nervoso central, ao cérebro e à medula óssea

-        Morte

 

 

16. Quais os efeitos do uso indevido do tabaco (nicotina)?

 

TABACO (NICOTINA)

Exemplos: cigarros, charutos, cachimbos, rapé, fumo de corda

EFEITOS IMEDIATOS

EFEITOS DO USO CONTINUADO

-      Diminuição da ansiedade

-      Relaxamento psicológico

-      Aumento da concentração

-       Aumento dos batimentos cardíacos

-       Hipertensão arterial

-       Tosse

-       Problemas cardíacos e vasculares graves

-        Doenças pulmonares (enfisema, bronquite crônica, pneumonia)

-        Cânceres de vários tipos (em especial do pulmão, oral, do esôfago, leucemia...)

-        Doenças vasculares (enfarte do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais, aneurismas)

-        Gangrena dos membros

-        Impotência sexual

-        Cataratas

-        Morte

 

17. Quais os efeitos do uso da cocaína?

 

COCAÍNA

Exemplos:

ü  Cloridrato de cocaína: conhecido também como “pó”, “farinha”, “neve” ou “branquinha”.

ü  Merla: conhecido também como “mela”, “mel” ou “melado”.

ü  Crackchamada popularmente de “pedra”.

ü  Pasta de coca: fumada em cigarros chamados “basukos”.

ü  Chá de coca

EFEITOS IMEDIATOS

EFEITOS DO USO CONTINUADO

-      Euforia e energia momentânea

-      Aumento momentâneo da concentração e memorização

-      Diminuição do cansaço e do sono

-      Diminuição da fome e da sede

-      Diminuição da sensação de frio

-      Aumento dos comportamentos de risco

-      Paranoia

-       Agressividade

-      Delírios e alucinações

-      Irritabilidade

-      Tremores

-      Morte

-        Perfuração do septo nasal

-        Doenças pulmonares (enfisema, irritação dos brônquios, pneumonia)

-        Cânceres

-        Doenças vasculares (enfarte do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais, aneurismas)

-        Degeneração irreversível dos músculos esqueléticos

-        Prejuízo da visão

-        Contágio de doenças infecciosas (HIV/Aids, hepatite, outras doenças sexualmente transmissíveis, etc.)

-        Lesões cerebrais

-        Desenvolvimento de doenças psiquiátricas graves

-        Morte

18. Quais os efeitos do uso indevido das anfetaminas?

 

ANFETAMINAS

Exemplos: dietilpropiona ou anfepramona, fenproporex, mazindol, metanfetamina, metilfenidato, etc.

Também conhecidas como “rebites” ou “bola”

EFEITOS IMEDIATOS

EFEITOS DO USO CONTINUADO

-      Euforia e energia momentânea

-      Aumento momentâneo da concentração e memorização

-      Aumento da força muscular

-      Diminuição do cansaço e do sono

-      Diminuição da fome e da sede

-      Boca seca

-       Sudorese

-       Hipertensão arterial

-       Arritmias cardíacas

-       Irritabilidade

-       Agressividade

-       Tremores

-       Convulsões

-       Insônia

-       Ansiedade

-       Morte

-        Emagrecimento

-        Irritabilidade

-        Delírios paranoides (sensação de estar sendo perseguido)

-        Psicose anfetamínica

-        Doenças vasculares (enfarte do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais, aneurismas)

-        Prejuízo da visão

-        Doenças endócrinas

-        Degeneração das células do cérebro

-        Morte

 

 

 

 

 

 

 

 

19. Quais os efeitos do uso do êxtase (MDMA)?

 

Êxtase (MDMA)

Exemplos de nomes populares: A, E, I X, XTC e ADAM.

EFEITOS IMEDIATOS

EFEITOS DO USO CONTINUADO

-      Euforia e energia

-      Calor emocional e empatia com os outros

-      Distorções sensoriais e temporais

-      Hipersensibilidade dos sentidos

-      Diminuição do cansaço

-      Tensão muscular

-       Ranger dos dentes

-       Hipertensão arterial

-      Hipertermia (Aumento da temperatura corporal )

-      Exaustão

-       Desidratação

-       Problemas cardíacos

-       Problemas renais

-      Morte

-        Confusão mental

-        Distúrbios do sono

-        Depressão profunda com tendência suicida

-        Doenças vasculares (enfarte do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais, aneurismas)

-        Prejuízo da visão

-        Ocorrência de flashbacks (revivências das experiências durante o uso, podendo ocorrer anos depois do consumo)

-        Risco aumentado de contagio de doenças sexualmente transmissíveis (hepatite, HIV/Aids, etc.)

-        Morte

 

 

 

 

20. Quais os efeitos do uso da Maconha (THC)?

 

MACONHA (THC)

Exemplos de nomes populares: cannabismarijuanabanghganjadiamba, erva, entre outros.

Versões mais concentradas da maconha são: o haxixe, e o óleo de hash.

EFEITOS IMEDIATOS

EFEITOS DO USO CONTINUADO

-      Diminuição da ansiedade

-      Sensação de bem-estar momentânea

-      Desinibição psicológica

-      Vontade de rir

-      Aumento da capacidade de fantasiar

-      Percepção da realidade mais intensa (cores e sons mais distintos)

-      Sono

-      Fome (larica)

-      Boca seca

-      Dificuldade em pensar e resolver problemas

-      Comprometimento do aprendizado

-      Distorção perceptual

-      Falta de coordenação motora

-       Reações de ansiedade e pânico intenso (paradoxalmente, em fumantes experientes)

-       Agressividade

-       Alucinações

-        Desencadeamento de doença mental (psicose, esquizofrenia, depressão) em indivíduos com predisposição.

-        Síndrome "amotivacional" (falta de motivação para tudo)

-        Doenças cardiológicas (enfarte do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais, aneurismas)

-        Doenças pulmonares

-        Diminuição da testosterona (infertilidade)

-        Cânceres

-        Perda da memória

 

 

 

 

 

21. Quais os efeitos do uso dos alucinógenos (plantas, cogumelos, LSD-25)?

 

ALUCINÓGENOS

Exemplos: Cogumelos psilocibinos, jurema, mescal ou peyot, Caapi, chacrona, LSD-25, etc.

EFEITOS IMEDIATOS

EFEITOS DO USO CONTINUADO

-      Distorção dos sentidos

-      Forte intensificação das percepções sensoriais

-      Sinestesia (transferências das impressões de um sentido para outro, como ouvir cores e ver sons)

-      Ocorrência de “má viagem” onde o usuário tem sensação intensa de pânico e delírios paranoides

-      As reações descontroladas da “má viagem” podem provocar acidentes fatais

-      Mudanças bruscas e intensas das emoções

-      Movimentos descoordenados

-       Dilatação extrema da pupila

-      Náusea, vômitos e tontura

-      Aumento da temperatura corporal

-      Aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial

-      Sudorese excessiva

-       Perda de apetite

-      Sonolência

-      Boca seca

-      Tremores

-      Morte

-        Desenvolvimento de crises psicóticas com delírios e alucinações

-        Flashbacks (revivências das experiências durante o uso, podendo ocorrer anos depois do consumo)

-        Desencadeamento de doenças mentais (psicose, esquizofrenia, depressão) em indivíduos com predisposição

-        Problemas de memória

-        Intoxicação, podendo levar a problemas cardíacos e neurológicos irreversíveis

-        Morte

 

 

 

 

 

 

 

 

22. Quais são as ações preventivas possíveis para o uso indevido de drogas?

As ações preventivas são intervenções orientadas a evitar o surgimento de doenças, reduzindo sua incidência e prevalência nas populações. As ações baseiam-se no conhecimento das causas das doenças, do número de pessoas que ela atinge na população e das consequências específicas das doenças na vida dos indivíduos.

Quando falamos em prevenir o abuso de drogas, nos referimos a tudo o que pode ser feito para evitar, impedir, retardar, reduzir ou minimizar o uso, abuso ou a dependência das substâncias e os prejuízos que estas poderão produzir.

As ações possíveis começam com a prevenção de ocorrência de novos casos de uso abusivo ou até mesmo do primeiro uso, usando intervenções como: divulgação de informações e a criação e o fortalecimento dos fatores de proteção, que tem como foco incentivar os hábitos saudáveis; oferecer alternativas esportivas e culturais; modificar o ambiente no qual o usuário de drogas está inserido; enriquecer as condições e práticas educacionais, etc.

Outro nível de ação procura evitar a ocorrência de complicações para as pessoas que já fazem uso indevido de drogas. Essas ações buscam sensibilizar as pessoas a respeito dos riscos, favorecendo a mudança de comportamento através do aprendizado de novas atitudes e escolhas mais responsáveis. Além disso, existem as intervenções que procuram evitar prejuízos adicionais e/ou reintegrar à sociedade os indivíduos com problemas sérios. Estas buscam melhorar a qualidade de vida dos usuários junto à família, ao trabalho e à comunidade de uma forma geral e envolvem identificar e cuidar de casos emergenciais (como a síndrome de abstinência, a overdose, as tentativas de suicídio, etc.), assim como a assistência aos pacientes portadores de problemas que necessitam encaminhamento (hepatite, Aids, cirrose, entre outros).

23. Quais os principais fatores de proteção para prevenir o uso indevido de drogas?

Os fatores de proteção referem-se a tudo aquilo que diminui a probabilidade do uso indevido de drogas. Por exemplo:

·         Existência de um projeto de vida com metas realistas;

·         Valores morais sólidos;

·         Religiosidade;

·         Modelos sociais que promovam a saúde;

·         Família estruturada;

·         Satisfação no trabalho;

·         Informações adequadas sobre as drogas e seus efeitos no organismo;

·         Bom suporte social;

·         Prática de atividade esportiva;

·         Vida pessoal enriquecida com atividades culturais e de lazer.

24. Quais os principais fatores de risco para o uso indevido de drogas?

Os fatores de risco são circunstâncias e características pessoais, ambientais ou relacionadas à droga, que aumentam a probabilidade de o indivíduo fazer uso indevido dela. Como por exemplo:

·         Presença de transtornos mentais como depressão e ansiedade;

·         Facilidade de acesso à droga;

·         Baixo poder aquisitivo;

·         Modelos sociais que aprovam ou incentivam o uso de drogas;

·         Influência de grupos;

·         Falta de informações adequadas sobre as drogas e seus efeitos;

·         Violência doméstica;

·         Estímulo ao uso pela mídia por meio de publicidade (no caso das drogas lícitas).

25. Deve-se falar sobre drogas com criança novas?

Alguns pais bem intencionados procuram conversar com seus filhos sobre drogas desde cedo, por volta dos seis a nove anos de idade, porém  escolhem momentos inadequados para terem conversas sobre os perigos da maconha, cocaína e crack, o que deixa as crianças entediadas, além de esquecerem, em poucas horas, o que foi dito.

A ideia está correta de que a prevenção deve começar cedo, o problema está no momento adequado para abordar esses assuntos e na sintonia ente a conversa e a realidade imediata das crianças. Um exemplo de uma conversa mais eficaz seria falar sobre drogas lícitas, focando nos riscos do uso de substâncias químicas como remédios, cigarros, produtos de limpeza e bebidas alcoólicas por se tratarem de produtos próximos ao universo da criança.

26. Quais os principais fatores que levam um adolescente ao uso indevido de drogas?

Quando falamos em adolescentes e drogas, torna-se relevante o questionamento sobre os motivos que levam um jovem a se drogar e outro não, mesmo que ambos tenham sido orientados e acompanhados desde cedo sobre este assunto. Vários fatores estão envolvidos neste processo e não se sabe se existe um fator mais importante que o outro. O que se sabe é que o trabalho preventivo dos pais é muito mais eficiente do que buscar tratamento após o problema estiver instalado.

Segundo Tania Zagury em seu livro “O Adolescente por Ele Mesmo”, os principais fatores que influenciam no uso de drogas são:

1.       Características Pessoais – as características individuais influenciam a maneira pela qual cada um percebe e interpreta os acontecimentos a sua volta; isto acontece em qualquer etapa da vida, seja na infância, na adolescência ou na vida adulta. A forma de solucionar os problemas é diferente para cada pessoa: algumas preferem brigar e tentar encontrar uma solução, enquanto outras buscam fugir da situação, muitas vezes se refugiando no uso de substâncias que as ajudarão e se alienarem do problema, como as drogas.

 

1.       O meio em que vive – ações positivas dentro da família podem minimizar as características negativas ou aperfeiçoar as potencialidades de cada indivíduo; em contrapartida, ações negativas podem levar a problemas sérios, principalmente na adolescência, onde o jovem é muito influenciado pelo grupo social. Quanto mais cedo o jovem for levado a assumir  responsabilidades, a cooperar, a ser solidário, a ter objetivos de vida e a ser independente, maiores as chances de ele tornar-se uma pessoa íntegra e produtiva. Adolescentes precisam de engajamento e objetivos. A inércia, a ociosidade e a certeza que terão tudo o que querem sem esforço próprio é o caminho mais rápido para o desânimo e o adoecimento.

 

1.       O grupo, a escola e os locais que frequenta - o grupo ganha uma importância muito grande na adolescência. Entretanto, o jovem que experimentou relações familiares harmoniosas sofrerá menos influência do grupo. Ele pode até experimentar um cigarro de maconha ou uma droga mais pesada em uma festa (o que não é incomum), mas não passará disso, pois terá condições de dizer não sem medo de ser criticado ou excluído pelo grupo. Em relação à escola, sabe-se que quanto maior o nível educacional da pessoa, maior será seu conhecimento, sua consciência e seu senso crítico sobre as situações que lhes são favoráveis ou não.

 

27. Como saber se seu filho(a) usa drogas?

Os pais interessados e participativos na vida de seus filhos têm mais chances de identificar os sinais de mudanças em seus comportamentos. Segundo Tiba (1996), alguns sinais de mudança no comportamento dos filhos merecem uma maior atenção dos pais:

-  Irritabilidade;

-  Agressividade;

-  Falta de motivação para os estudos e/ou trabalho;

-  Troca do dia pela noite;

-  Insônia;

-  Falta de motivação para atividades de lazer;

-  Vermelhidão nos olhos;

-  Desaparecimento de objetos ou dinheiro dentro de casa.

A presença de vários desses sinais por um tempo relativamente prolongado (em média a partir de um mês) pode significar que algum problema está acontecendo; o fim de um relacionamento amoroso, uma doença e/ou o uso de drogas.

28. O que fazer e o que não fazer quando o filho(a) está usando drogas?

 

O QUE FAZER

O QUE NÃO FAZER

Procurar manter a calma.

Desesperar e assumir atitudes que comprometam mais a situação.

Conversar sobre o assunto com calma, afeto e compreensão.

Agressões físicas e verbais.

Tentar fazer com que seu filho lhe conte o que esta acontecendo.

Violar, de forma arbitrária, a privacidade do filho.

Estar preparado para ouvir os motivos que levaram seu filho a usar drogas. Você pode estar envolvido no problema.

Negar a existência do problema.

Buscar soluções em conjunto com seu filho.

Fazer proibições absurdas como segui-lo, proibi-lo de sair de casa e de ver os amigos, trancá-lo no quarto, tirá-lo da escola.

Lembrar que o uso de drogas por um período, não significa dependência.

Acreditar que por ter feito uso de drogas algumas vezes, seu filho é dependente.

Ter vontade real de ajudar e entender a situação

Não conversar sobre o assunto com seu filho.

29. Como lidar com a mentira do adolescente?

Uma mentira inicial pode levar a outras para manter a primeira. A melhor maneira de enfrentar a situação é avaliando a realidade. Ao invés de brigar e colocar de castigo é mais produtivo encontrar a raiz da mentira e descobrir os motivos que levaram a sua existência. Em casos onde mentir tornou-se um hábito, a ajuda de um profissional pode ser necessária.

30. Qual a melhor maneira de lidar com a contestação do adolescente?

No geral, o ser humano é um ser social que gosta de conviver pacificamente mais do que contestar. Por natureza, a criança quer agradar os pais. Se a contestação começa desde cedo é preciso ficar atento e procurar ajuda.

Alguns tipos de contestação:

·         Reação a uma infância com regras muito rígidas, sentindo-se mais forte que os pais, enfrentando-os;

·         Acúmulo de mágoas, ressentimentos, ideias que não foram expressas saindo de forma explosiva;

·         Fazer parte do grupo de amigos passa a ser mais importantes do que a companhia dos pais;

·         Rebeldia dos jovens quando se sentem tratados como crianças;

·         Se os comportamentos de contestação permanecem, provavelmente estão sendo reforçados. É importante pensar como isso está acontecendo;

·         Agressividade, impulsividade, irritabilidade e comportamento defensivo em decorrência dos efeitos dos hormônios.

31. Que conduta tomar com filhos adolescentes que estão sempre “fechados” e que nunca dão abertura ao diálogo?

O diálogo sempre será a fonte primordial de melhoria, logo deve ser a ferramenta de escolha para tratar os conflitos. Em situações propícias, (cada família sabe identificar as suas) o adolescente sairá do seu silêncio. Nessa hora é importante ouvi-lo com atenção, evitando julgamentos e cobranças.

32. Como separar o filho das “más companhias”?

Chega certa idade em que os amigos tornam-se mais importantes para o jovem do que os pais. Mesmo que você não goste dos amigos do seu filho, lembre-se de que ele gosta deles e os escolheu. O melhor a fazer é conhecer os amigos de perto, trazê-los para frequentar sua casa, ser simpático, sem fazer muitos questionamentos sobre suas famílias e hábitos. No entanto, deixe claras as regras da sua casa, como, por exemplo, ser proibido fumar. No dia seguinte, você pode ter uma conversar aberta com o seu filho, esclarecendo suas dúvidas sobre os amigos: se algum deles usa drogas; se já repetiram o ano; como é a relação deles com os pais, etc. Você pode, também, tentar conhecer pessoalmente as famílias dos amigos.  Depois pode falar sobre como se sente com o fato dele andar com essas pessoas.

33. Revistar o quarto do (a) filho(a) atrás de drogas: invasão da privacidade dele(a)?

Existem alguns sinais importantes a serem observados antes de tomar a decisão de revistar o quarto de seu (sua) filho (a), como: alterações de comportamento em casa, trocar a noite pelo dia, perder aula, parar de comer com a família, rejeitar antigos amigos e adquirir novos que se comportam de forma semelhante a ele(a), relaxamento em relação à própria higiene íntima e com as roupas. Esses são indícios de uso de drogas.

Ao revistar o ambiente, saiba que o jovem usuário vai tentar de todas as formas esconder a droga. No caso da maconha, por exemplo, esteja atento para colírios, papel de seda, cachimbinhos, pedaços de maconha prensada ou não, pontas de cigarros de maconha fumados, etc.

O consumo de drogas normalmente é descoberto após anos de uso. A descoberta precoce pode vir a evitar danos futuros, pois com o passar do tempo, o usuário pode acreditar que a maconha (ou outra droga) não faz mal e que ele (a) pode parar a qualquer momento, caracterizando um quadro de vício.

A privacidade deve ser conquistada, se o jovem apresentar comportamentos suspeitos, perderá esse direito. É importante que os pais provem que encontraram as drogas para evitar as mentiras e negações.

34. Como é o tratamento ao dependente de drogas?

O tratamento de toda doença crônica envolve três frentes: a redução de sintomas no usuário (tratamento individual), o acompanhamento aos familiares e ações preventivas na comunidade. Na frente individual, o dependente pode apresentar diversos quadros clínicos e ter a necessidade de ser encaminhado para diferentes serviços de atendimento. Na frente familiar, é de suma importância envolver os familiares no tratamento, pois fazem parte do núcleo vivencial mínimo do paciente e podem contribuir significativamente para minimizar as chances de fracasso. Na frente comunitária, têm-se as importantíssimas ações preventivas e o acolhimento e reinserção do dependente à sociedade.

O indivíduo usuário de drogas não procura tratamento por estar convencido de que é dependente dessas substâncias, mas em decorrência dos problemas e prejuízos que se acumulam ao longo da vida, relacionados ao consumo. As principais causas que levam à busca de tratamento são: complicações médicas (por exemplo, convulsões, depressão ou alucinações decorrentes do consumo) e complicações sociais (perda de emprego, separação conjugal, imposição familiar, sentença judicial, dívidas ou atrasos nos compromissos).

35. Quando é indicada a internação?

A internação não é considerada um tipo de tratamento, mas uma estratégia para promover a abstinência. Sua indicação se dá em casos mais severos, onde é mais seguro para o paciente ficar com sua liberdade restrita. A internação deve, obrigatoriamente, estar vinculada a um seguimento ambulatorial.

São algumas indicações para internação:

-  Paciente com ameaça de suicídio ou comportamento autodestrutivo;

-  Paciente que ativamente ameaça a integridade física dos outros;

-  Paciente com sintomas psiquiátricos graves (psicose, depressão, mania);

-  Presença de complicações clínicas importantes;

-  Necessidade de internação por dependência de outra substância (exemplo: desintoxicação do álcool);

-  Falhas recorrentes na promoção da abstinência em nível ambulatorial;

-  Pacientes que não possuem suporte social algum, ou seja, seus relacionamentos são exclusivamente com outros usuários.

36. Quais seriam algumas orientações para auxiliar o usuário a parar com o uso de drogas?

-  Parar por completo o uso de qualquer tipo de droga. Basta o retorno ao uso de qualquer droga, uma única vez, para possibilitar a reinstalação do quadro de dependência;

-  Afastar-se definitivamente dos antigos companheiros de consumo e dos locais onde costumavam frequentar para fazer o uso, a fim de evitar recaídas;

-   Durante o tratamento, não testar a capacidade de autocontrole no consumo das drogas, o excesso de autoconfiança pode levar à recaída;

-  Ajudar a manter o autocontrole, estabelecendo metas e objetivos que envolvam atividades que substituam as atitudes associadas ao uso das drogas;

-  Rever as metas e objetivos que não estão sendo eficientes para a sua reintegração na sociedade sem o uso de drogas;

-  Mudar seu estilo de vida; estabelecer novos vínculos de amizades; reestabelecer as relações familiares;

-  Buscar soluções junto à equipe de saúde para o alcance e manutenção do sucesso do tratamento;

37. Onde procurar ajuda?

Existem vários serviços que podem ser acionados para conseguir auxílio no tratamento ao dependente de drogas. Seguem alguns contatos:

-  Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas – SENAD - VIVA VOZ - 0800 510 0015 e 132;

-  Oferece orientações e informações sobre a prevenção do uso indevido de drogas.

-  O Governo Federal atende aos dependentes químicos gratuitamente através do CAPS-AD (Centros de Atendimento Psicossociais Álcool e Drogas) que conta com profissionais da saúde como Psicólogos e Psiquiatras fazendo acompanhamento individual, coletivo e familiar. Maiores informações: http://portal.saude.gov.br

-  Existem Clínicas Psiquiátricas que atendem por planos de saúde ou particular, que oferecem tratamento de desintoxicação, acompanhamento psicológico dentre outros tratamentos.

-  Grupos de apoio e autoajuda – oferecem apoio emocional e social ao dependente químico com foco em manter a abstinência.

-  AA – Alcoólicos Anônimos - http://www.alcoolicosanonimos.org.br/

-  NA – Narcóticos Anônimos - http://www.na.org.br/

-  Nar-Anon: Grupo para familiares de Dependentes Químicos - http://www.naranon.org.br/

-  Amor Exigente - http://www.amorexigente.org.br

 

Sugestões de filmes sobre drogas:

 

·         QUANDO UM HOMEM AMA UMA MULHER - 1994

·         DIÁRIO DE UM ADOLESCENTE - 1995

·         DESPEDIDA EM LAS VEGAS - 1996

·         TRAINSPOTTING - SEM LIMITES - 1996

·         O INFORMANTE - 1999

·         TRAFFIC - 2000

·         CAZUZA - O TEMPO NÃO PÁRA - 2004

·         Meu Nome não é Johnny - 2008

·         Eu Cristiane F., 13 anos, drogada e prostituída – 1981

·         Réquiem para um Sonho - 2000

·         Blow - 2001

·         Maria Cheia de Graça - 2004

·         Bicho de Sete Cabeças - 2001

·         Paraísos artificiais - 2012

 

Sugestões de Leitura:

 

BRIGGS, D. C. (2000). A Auto-Estima do seu Filho. São Paulo: Martins Fontes.

 

Lambert, M. S. (2001). Drogas – Mitos e Realidade. Rio de Janeiro: MEDSI Editora Médica e Científica Ltda.

 

SENAD (2004). Livreto Informativo sobre Drogas Psicotrópicas. UNIFESP: Escola Paulista de Medicina, SENAD: Secretaria Nacional Antidrogas, CEBRID: Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas. Brasília-DF.

 

SENAD (2008). Prevenção ao uso de álcool e outras drogas no ambiente de trabalho: conhecer para ajudar. Brasília: Secretaria Nacional Antidrogas: Serviço Social da Indústria.

 

SENAD (2010). Drogas: Cartilha para pais de crianças. Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, Brasília, DF.

 

SENAD (2010). Drogas: Cartilha para pais de adolescentes. Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, Brasília, DF.

 

TIBA, I. (1996). Disciplina, Limite na Medida Certa. São Paulo: Editora Gente.

 

TIBA, I. (2000). 123 Respostas Sobre Drogas. São Paulo: Editora Scipione.

 

ZAGURY, T. (1996). O Adolescente por Ele Mesmo. Rio de Janeiro: Editora Record.

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