SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática |
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Tema
intercurricular: As diversas facetas do consumo Tema integrador: Educação Financeira para o consumo Educação Financeira doméstica. Matemática e drogas |
Unidade Temática:
Álgebra |
Objetos de Conhecimentos: Grandezas inversamente proporcionais;
Porcentagem |
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Ano: 8º Período: 09 a 20/08/2021 Nº de Aulas: 10 |
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HABILIDADES |
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(EF08MA04)
Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens na educação
financeira no agronegócio do município, incluindo o uso de tecnologias
digitais. (EF08MA04BA)
Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, incluindo
o uso de tecnologias digitais, bem como sua importância no cotidiano. (EF08MA12)
Identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente,
inversamente proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação
existente por meio de sentença algébrica. (EF08MA13)
Resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente ou
inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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5. Utilizar
processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais
disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de
outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados. 8. Interagir
com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente no
planejamento e desenvolvimento de pesquisas, para responder a questionamentos
e na busca de soluções para problemas, de modo a identificar aspectos
consensuais ou não na discussão de uma determinada questão, respeitando o
modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação
de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas
sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar
informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional,
compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos
outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. 10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos,
democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários |
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento; Confiança;
Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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Obs. Nessa sequência, não usaremos todas
atividades do livro, por necessitar de objetos ainda não aplicado, tais como;
equação, plano cartesiano, outros Primeira semana: 09 a 13/08/2021 1ª Aula e 2ª Aula – A
Matemática e as drogas 1º momento . Apresentar o vídeo https://globoplay.globo.com/v/5629840/ .
Fazer indagações sobre o vídeo: -
Quem é a personagem principal da reportagem? -
Com que Ravena se envolveu que preocupava a mãe dela? -
Por que ela foi presa? -
Quanto tempo ficou presa? -
O que fez ela mudar de opinião sobre Matemática e a escola? -
Quem é o herói da vida dela? -
Qual o desejo de Ravena? -
Por que ela quer se tornar professora? 2º momento . Apresentar os slides “o uso de drogas no Brasil
e no mundo”. . Fazer comentários sobre os slides. 3º momento . Selecionar algumas das questões (anexo), fazer
duplas e pedir que pesquisem a reposta no link http://www.pf.gov.br/anp/institucional/prevencao-as-drogas-gpred/perguntas-e-respostas-sobre-drogas#1 E
socializem na próxima aula. Ou
solicitar que vejam o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=6hK9PM1uM8U ou outro e
elaborem um cartaz de advertência. 3ª Aula e 4ª Aula - Grandezas inversamente proporcionais 1º momento . Iniciar a aula com a
animação https://www.youtube.com/watch?v=MPNh_MIUhTk . Socialização da
animação apresentada no vídeo acima . Apresentação das
respostas ou cartazes solicitados na aula anterior 2º momento . Retomar aos temas
razão, proporção, grandezas e apresentar grandeza inversamente proporcional. Grandezas inversamente proporcionais
Duas grandezas são chamadas de inversamente proporcionais quando um aumento na medida de
uma delas faz com que a medida da outra seja reduzida na mesma proporção. Em
outras palavras, dadas as grandezas A e B, se houver aumento na medida da
grandeza A, ocorre a diminuição da medida da grandeza B, então elas são inversamente proporcionais.
Exemplo: um automóvel move-se a 40 km/h e demora cerca de 5
horas para chegar ao seu destino. Se esse automóvel estivesse a 80 km/h, ele
demoraria duas horas e meia para chegar ao seu destino.
Para resolver a questão, pode inverter a
operação para encontrar a mesma razão, ficando: 80 5 40 2,5 80 x 2,5 = 200 40 x 5 = 200 Observe que dobrar a velocidade implica em
gastar metade do tempo para chegar, ou seja, o aumento na velocidade faz com
que o tempo gasto no percurso diminua. Assim, as grandezas velocidade
e tempo são inversamente proporcionais.
Além disso, a proporção de variação nas medidas das grandezas é a mesma. . Pedir que abram o
livro na página 114, leia o problema da ração e responda a questão
apresentada, sem fazer cálculos, procurar fazer o aluno entender o enunciado
da questão e responder se aumentar a quantidade de ração diária o tempo de
duração será menor. . Seguir as orientações
didáticas apresentadas nas páginas 114 e 115 .Orientar para ver o
vídeo https://www.youtube.com/watch?v=0MQqsHzy_e4 e fazer atividade 1 (anexo). . Obs. Se desejar e achar adequado
oriente para fazer as atividades das páginas 116 e 117 5ª Aula - Grandezas inversamente proporcionais 1º momento . Corrigir a atividade 1 (anexo),
esclarecendo as possíveis dúvidas, mencionando as orientações do vídeo. 2º momento . Propor para jogar em
tempo real https://wordwall.net/pt/resource/17924215/grandezas Segunda semana: 16 a 20/08/2021 6ª Aula e 7ª Aula – Porcentagem 1º momento . Questionar os alunos - já ouviu falar sobre: - Descontos? - Acréscimos? - Redução? -Prejuízo? - Imposto? - Multa? - Lucro? - Vencimento? - Taxa? - Comissão . Apresentar o slide “ É bom você saber” e definir
cada palavra com exemplos . Questionar novamente: tem ideia de como aplicar
esses termos na vida? . Ouvir as respostas e se puder continuar
questionando até alguém mencionar palavras como porcentagem, por cento,
cálculos, outros semelhantes 2º momento . Apresentar
a definição de porcentagem. Porcentagem
pode ser definida como a centésima parte de uma grandeza, ou o cálculo
baseado em 100 unidades. É
visto com frequência as pessoas ou o próprio mercado usar expressões de
acréscimo ou redução nos preços de produtos ou serviços. Exemplos: –
O Leite teve um aumento de 25% Quer dizer que de cada R$ 100,00 teve um
acréscimo de R$ 25,00. –
O cliente teve um desconto de 15% na compra de uma calça jeans. Quer dizer
que em cada R$ 100,00 a loja deu um desconto de R$ 15,00. –
Dos funcionários que trabalham na empresa, 75% são dedicados. Significa que
de cada 100 funcionários, 75 são dedicados ao trabalho ou a empresa. .
Solicitar que abram o livro na página 118 e 119 e leiam o problema do exemplo
1. .
Fazer questionamentos sobre as informações lidas no exemplo 1. .
Resolver o problema 1, de acordo as informações apresentadas. .
Tecer comentários sobre as multas por infrações no trânsito, entre as quais,
infração por alta velocidade. .
Proceder da mesma forma resolvendo os exemplos 2 e 3. 3º momento . Orientar para fazer a atividade 2 (anexo) e ver o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=nUgAGtEBleM 8ª Aula e 9ª aula – Porcentagem 1º momento .
Corrigir a atividade 2 (anexo). 2º momento .
Apresentar o slide sobre “Apreensão de drogas em Itamaraju”. .
Fazer questionamentos referentes ao slide: -
Em que ano houve mais apreensão de drogas? -
Em qual local houve mais apreensão? -
Em relação ao total de apreensões, qual foi a porcentagem do ano 2020 em
relação a 2019? -
Qual o percentual de drogas apreendidas no centro da cidade, em relação ao
total? -
E no bairro que você mora? .
Fazer comentários sobre o mesmo, esclarecendo que as drogas estão presentes
em todo lugar, que não há bairro ou local para haver discriminação sobre o
uso e consumo das drogas. .
Pedir selecionem 5 bairros e façam um levantamento percentual das apreensões
de drogas dos anos 2019 a 2021 10ª Aula – Porcentagem 1º momento . Apresentar as questões
do quiz da porcentagem, uma por uma e ir anotando os nomes dos alunos que
acertam. . No final apresentar
quem mais pontuou, ofertar e anotar 1ponto de bônus. . Orientar para fazer
as atividades do livro das páginas 120 e 121. |
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RECURSOS:
(X ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; (X)
Vídeo; (X
) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( x ) Outros: celular, notebook; |
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AVALIAÇÃO:
( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: 114 a 121 ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
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Professor:
_______________________________ Escola:
_________________________________________
https://hospitalsantamonica.com.br/entenda-os-riscos-do-uso-de-drogas-na-juventude/
https://emacralves.blogspot.com/2020/04/matematica-8-ano-aula-3-porcentagem.html
https://emacralves.blogspot.com/2020/04/matematica-8-ano-aula-3-porcentagem.html
Seção de Planejamento Operacional da 43ª CIPM
ANEXOS
Atividade
1
1º) Classifique
as grandezas relacionadas a seguir em diretamente ou inversamente proporcional.
a)Consumo
de combustível e quilômetros percorridos por um veículo.
b) Quantidade de tijolos e área de uma parede.
c) Desconto dado em um produto e o valor final pago.
d) Número de torneiras de mesma vazão e tempo para encher uma piscina.
2º) Determine o valor do termo representado pela
incógnita nas Grandezas Inversamente Proporcional a seguir:
3º)
Resolva as questões
a) Em 06 dias de trabalho, 12 confeiteiros
fazem 960 tortas. Em quantos dias 04 confeiteiros poderão fazer 320 tortas?
b) Um muro é construído em 6 dias por 20
operários, trabalhando 9 horas por dia. Em quantos dias 12 operários,
trabalhando 5 horas por dia, podem fazer o muro?
c) Um ciclista percorre em média200 km em
2 dias, se pedalar durante 4 horas por dia. Em quantos dias este ciclista
percorrerá
d) Na alimentação de 02 bois, durante 08
dias, são consumidos 2.420 kg de ração. Se mais 02 bois são comprados,
quantos quilos de ração serão necessários para alimentá-los durante 12 dias?
e) Um grupo de jovens fabrica em 16 dias
320 colares de
Gabarito da 3ª questão da
atividade 1
a)6 dias b) 18 dias c) 4 dias d)
7260 kg e)96 Colares
Atividade
2
1º) Calcule:
a) 25% de 256 clientes
b) 75% de 9 reais
c) 130% de 70 pessoas
d) 40% de 90 pregos
e) 7,5% de 200 ovos
2º) O aluguel de um
apartamento é de R$450,00. Se houver um aumento de 15%, quanto ficará o novo
valor do aluguel?
3º) Sérgio comprou um
carrinho de picolé por R$600,00 e teve que vendê-lo com um prejuízo de 18%. Por
quanto vendeu esse carrinho?
4º) Maurício quer comprar
uma TV. A loja ofereceu as seguintes condições de pagamento: 3 parcelas de
R$450,00 ou pagamento à vista com 12% de desconto.
a) Qual o preço da geladeira a prazo?
b) Quanto Maurício irá pagar, se comprar à vista?
Quiz da porcentagem
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