8º ANO IV- SEQUÊNCIA - 2021

 

                                              SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: : Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

Subtema: Tecnologias do bem: iniciativas a favor do meio ambiente

Unidade Temática: O Sujeito e o seu lugar no mundo

Objetos do Conhecimento:. Diversidade e dinâmica da população mundial e local. Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial.

Objetivo geral:   Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos

geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

 

Ano: 8°                          Período: 24/05/2021  a  05/06/2021                                Nº de Aulas: 4

                             HABILIDADES

EF08GE02: Relacionar fatos e situações representativas da história das famílias do Município em que se localiza a escola, considerando a diversidade e os fluxos migratórios da população mundial.

EF08GE03: Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial).

                  COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.  Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

                      COMPETÊNCIAS GERAIS

1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

6:Construir argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental  e o respeito à biodiversidade  e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza.

7:Agir  pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

               COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                            ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os alunos .

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (36 minutos cada aula)

 - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas

 -pais, irmãos, animais etc).

 

                                                                          

 

                                                                                 1ªAula

 

ETAPA 1:Nesta aula sondar e fazer um levantamento do conhecimento prévio  do aluno, estimulando-o da a sua opinião sobre o assunto abordado na aula passada.

Solicite aos alunos que acessem o link:  https://youtu.be/YbfiifsGNys  do vídeo   “ Regionalização do Espaço Mundial”. Em seguida iniciar uma discursãoe pedir que anotem no caderno as informações que considerem mais relevantes a respeito do vídeo.

ETAPA 2: Após assistir o vídeo e anotar as informações, fazer um bate papo com os alunos sobre as informações a respeito do vídeo, aproveitando o momento para esclarecer possíveis dúvidas levantadas. Instigando-os a refletirem e argumentar sobre o vídeo. Em seguida propor uma atividade.

    Atividade

1)O que é regionalizar?

2) Qual a importância do critério para o processo de regionalização?

3) Qual a finalidade do processo de regionalização?

4) Cite um exemplo de como poderemos dividir o mundo dentro da perspectiva social e econômica?

5) Cite as características dos países desenvolvidos:

6) Cite as características dos países subdesenvolvidos:

                                                                                      2ªAula

ETAPA 1:

 Leitura do texto:

                                      POPULAÇÃO: CRESCIMENTO E DISTRIBUIÇÃO

No começo do século XIX, o número de habitantes no planeta atingiu a marca de 1 bilhão de pessoas. Com a melhora do padrão de vida, as inovações na medicina e na saúde pública e a urbanização, a população mundial aumentou consideravelmente, atingindo 2 bilhões no final de 1920.  Atualmente, ela é superior a 7 bilhões de pessoas e, segundo projeções, deve chegar a 9 bilhões em 2044, quando a taxa de crescimento deve começar a se estabilizar. Observe, na tabela ao lado, quais eram os países mais populosos em 2017. No mapa a seguir, que representa a população mundial em 2013, os dois círculos maiores correspondem às populações da China e da Índia. No continente americano, Estados Unidos e Brasil são os países mais populosos. Na África, a Nigéria é o país com maior população.

                                                 Concentração da população nas cidades

 O aumento relativo da população urbana e a concentração populacional em cidades com mais de 1 milhão de habitantes foram particularmente notáveis a partir da década de 1970. No fim da década de 2000, a população urbana mundial ultrapassou a das áreas rurais. A aplicação de tecnologia na agricultura, que liberou a mão de obra do campo, e a expectativa de melhores condições de vida nas cidades foram fatores que favoreceram o êxodo das áreas rurais, contribuindo para o crescimento econômico e industrial das cidades.

                                            Sociedades urbano-industriais e produção agropecuária

 Atualmente, embora haja o predomínio da população urbana no mundo, a população rural ocupa um lugar de destaque. Os recursos produzidos no campo, isto é, alimentos e matérias-primas, são imprescindíveis para as atividades industriais e o abastecimento daqueles que vivem nas cidades. Para prover as necessidades estabelecidas pela sociedade urbano-industrial, foi necessário o desenvolvimento de uma agricultura moderna, cuja produção em larga escala é pautada na mecanização agrícola, na produção monocultora, na concentração de terra e no uso intensivo de fertilizantes, agrotóxicos e outros produtos químicos. Tal modelo contribui para o aumento da desigualdade de acesso a alimentos e matéria-prima em âmbito mundial: a concentração da população em grandes centros urbanos, como observado nos mapas da página 40, e a má distribuição de renda em escala global dificultam esse acesso, sobretudo em regiões mais pobres, que sofrem com o risco de escassez de recursos. É comum, também, a população de grandes cidades estar inserida em um modelo insustentável do ponto de vista ambiental, incapaz de garantir a segurança alimentar daqueles que vivem nesses locais. No entanto, as agriculturas urbana e periurbana vêm ganhando força, por meio de iniciativas que incentivam a agricultura familiar e a gestão urbana, social e ambiental das cidades. Essa agricultura pode ser encontrada em vários países do mundo, desenvolvidos e em desenvolvimento, e é vista como uma solução para minimizar tais problemas.

ETAPA 2: Após a leitura do texto fazer atividade e correção.

 

ATIVIDADE

1.       Os últimos 100 anos marcaram o maior crescimento populacional da história da humanidade. Por que isso ocorreu?

2.       Indique a alternativa correta sobre a população mundial.

a) É cada vez mais urbana e tende a crescer em ritmo mais lento.

 b) É cada vez mais rural e tende a crescer em ritmo mais lento.

 c) Cresce em ritmo mais acelerado e diminui nas áreas urbanas.

 d) Cresce em ritmo mais acelerado e aumenta nas áreas rurais.

                                                                                      3ªAula

ETAPA 1: Nesta aula vamos trata de um tema atual e presente nas notícias cotidianas do mundo e do Brasil: as migrações , com destaque para os refugiados que fogem de conflitos ou difíceis condições de vida em seu país ou lugar de origem. Pergunte aos alunos se eles se recordam de qual é a origem dos principais grupos de refugiados na atualidade?

Verifique também se eles já ouviram sobre a entrada de venezuuelanos no Brasil?

Em seguida leitura do texto proposto.

            Migrações, refugiados  e diversidade

   A população mundial é marcada pela diversidade religiosa, étnica e linguística, entre outras. Isso reforça a importância de ações que combatam a discriminação (cultural, étnica ou de qualquer natureza), uma vez que a diversidade é uma característica constitutiva dos aspectos demográficos no mundo. A diversidade mundial tem relação com os movimentos migratórios que marcam a história dos povos e das nações. Desde a Pré-história ocorrem migrações, por razões variadas, como a busca por melhores condições de vida e a fuga de guerras e conflitos. No fim do século XIX e no início do XX, muitos europeus emigraram de seu continente e foram, em grande parte, para as Américas do Norte e do Sul em busca de uma vida melhor e com mais oportunidades. O Brasil é um dos países que receberam muitos desses migrantes, principalmente italianos. A partir da segunda metade do século XX e do início do XXI, muitas migrações ocorreram em consequência de conflitos e guerras civís.

UM MUNDO DIVERSO

    A diversidade do modo de vida das populações em todo o mundo pode ser constatada por inúmeros aspectos, como os culturais, religiosos, históricos, artísticos, políticos e econômicos, entre outros.

    O idioma é outro aspecto muito importante para diferenciar as sociedades humanas, pois está relacionado à identidade de certo grupo, além de poder contribuir para a expansão cultural de determinado país.

A diversidade étnica e cultural

  O atual processo da globalização e os consequentes movimentos migratórios têm possibilitado a ampliação da diversidade étnica e cultural no mundo. Entende-se por etnia determinado grupo de população que se reconhece e está integrado por tradições, modos de vida, costumes, referências e símbolos próprios.  Com os avanços tecnológicos, o desenvolvimento dos meios de transporte e de comunicação e o aumento da circulação de informações, bens, serviços e pessoas, cada vez mais vem ocorrendo a socialização entre diversos grupos étnicos e culturais, que possuem idiomas, costumes, valores, tradições e religiões distintos.

  Como resultado, o que se vê, atualmente, é um grande intercâmbio entre etnias e povos e o multiculturalismo, isto é, a coexistência entre pessoas e grupos com identidades culturais diferentes num mesmo território, região ou país.

Na contramão da diversidade

   Como vimos, existe uma grande diversidade étnica e cultural no mundo. Porém, infelizmente, muitos grupos sociais e até Estados adotam posturas preconceituosas e intolerantes em relação a determinados grupos étnicos, como ocorre, por exemplo, com os curdos, espalhados por vários países no Oriente Médio, os rohingya, em Mianmar, ou os indígenas, que vivem em diversas regiões do mundo. Esses grupos são perseguidos, sofrem discriminação e são privados de direitos que cabem a outros cidadãos. Outro problema relacionado ao preconceito e à intolerância, que vem ganhando força principalmente em países desenvolvidos do continente europeu, é a xenofobia, que pode ser entendida como a aversão ao cidadão estrangeiro. O estranhamento da população local em relação aos imigrantes pode gerar intolerância social em relação àqueles que não têm a mesma identidade, ou seja, que não compartilham a mesma cultura, língua, etnia e religião, por exemplo. Alguns governos adotam medidas radicais de restrição à permanência dos imigrantes, forçando-os a retornar a seus países de origem. Parte da população local apoia as restrições governamentais e expressa seu descontentamento por meio de manifestações públicas. Governos e populações xenófobos tentam justificar sua intolerância alegando que a permanência dos imigrantes agrava os problemas urbanos e a situação econômica do país. Outra justificativa é o temor de parte da população de perder seu emprego.

MIGRAÇÕES

Um aspecto importante no que diz respeito à distribuição populacional são as migrações. Essas movimentações de entrada (imigração) ou saída (emigração) de população podem ser internacionais (de um país para outro) ou internas (dentro de um mesmo país). Ao analisar a dinâmica populacional de um local, devemos levar em conta as migrações e a taxa de crescimento vegetativo.

 Fluxos migratórios até o século XIX

Os fluxos migratórios fazem parte da história da humanidade desde a Pré-História. Ao longo do tempo, foram motivados pelas mais diversas razões, de acordo com o contexto histórico, social, político e territorial. A teoria mais aceita no meio científico indica que as primeiras migrações, durante a Pré-História, partiram da África, onde surgiu o Homo sapiens, há cerca de 200 mil anos. Os primeiros migrantes teriam deixado o continente há aproximadamente 60 mil anos, em direção ao Oriente Médio e, em seguida, a diversas regiões da Ásia.

Fluxos migratórios no fim do século XIX e no início do século XX

Um dos fluxos migratórios que mais se destacaram no contexto mundial nos séculos XIX e XX foi o de europeus.

Fluxos migratórios contemporâneos Depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o fluxo se inverteu: a Europa se tornou um dos principais destinos de imigrantes, provenientes das mais diversas partes do mundo, em busca de melhores condições de vida e de emprego.

ETAPA 1: Após a leitura fazer a atividade.

ATIVIDADE

1) Explique, com base nos textos acima, o motivo pelo qual temos uma diversidade populacional no planeta:

2) Quais regiões do mundo receberam mais europeus entre os séculos XIX e XX?

             3) Como podemos avaliar o grau de influência de uma lingua no mundo? Qual a lingua de maior influência do planeta?

            4) Qual a contribuição da globalização para este período de grande diversidade cultural no mundo?

 

             5) Essa diversidade cultural, junto a globalização, tem gerado uma série de consequências de ordem social. Uma destas consequências é a xenofobia. O que é xenofobia e por que ela ocorre?

 

                                                                                      4ªAula

Água: usos, consumo, disponibilidade e sustentabilidade. Poluição da água

·           Compreender as noções de uso da água, uso com intervenção e sem intervenção e uso sustentável dos recursos hídricos.

·           Analisar os diferentes usos da água e suas repercussões na distribuição e disponibilidade do recurso.

·           Reconhecer e analisar práticas e situações que comprometem a disponibilidade de água no Brasil e no mundo e examinar propostas para seu uso sustentável.

1ª etapa 

 

Qual é o destino da água disponível? Quais são os setores que mais consomem água no mundo? E no Brasil, como é essa proporção? Existem usos que não comprometem as reservas? Quais são eles? Essas são algumas indagações importantes quando o assunto é a água.
Peça que, os alunos preparem listas com os usos possíveis da água. Para desenvolver o trabalho, o professor deve levar em conta os seguintes aspectos: abastecimento humano (beber, tomar banho, cozinhar, lavar objetos), agricultura e criação de animais (dar de beber ao gado, irrigar cultivos, lavar instalações etc.), indústrias e estabelecimentos comerciais e de serviços, navegação, pesca e aquicultura, geração de energia e outros. Eles podem conversar com familiares e outras pessoas para ampliar a lista. Na próxima aula, devem apresentar os resultados para os colegas.

2ª etapa 

Peça que os alunos apresente os resultados das aulas anteriores em classe e sobre o assunto. Você pode fazer a leitura de alguns dados do quadro "Onde a água é usada" (abaixo), destacando o peso acentuado da agropecuária. Em seguida, proponha que os alunos escolham alguns itens da lista e façam desenhos representando a utilização de recursos hídricos. Peça que representem, para o caso de Itamaraju, as prioridades definidas para o uso de água de acordo. Para este trabalho, leve em conta a legislação vigente, que prioriza o consumo humano e animal em situações de escassez. Os desenhos, acompanhados de textos e figuras, podem compor painéis feitos pelos alunos.

     https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wTjXnH9YGFeTCjx7vNDkdxtkTUnBb6VNTxXPjUysh6v999uAUV7tM3MQxRfV/usos-da-agua.jpg

 

“Ser sustentável é essencial para a preservação do meio ambiente. Com ações sustentáveis os recursos naturais não se esgotam, podendo ser utilizados por gerações futuras, por isso, quando você faz a sua parte, deixa de prejudicar o meio ambiente”.

  Autor Desconhecido.

 

 

 

                                                                                Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário