SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
|
TEMA: As Competências Socioemocionais
em tempos de pandemia Subtema: A Geografia
e as Habilidades Socioemocionais |
Unidade Temática: O
Sujeito e o seu lugar no mundo Objetos do Conhecimento: Formação Territorial do Brasil . Característica da População
Brasileira. |
Objetivo
geral: Promover um momento de reconhecimento de
trajetória dos estudantes e de acolhida com empatia das diferentes
experiências que cada um pode ter vivido durante o isolamento. Conhecer
o espaço geográfico como uma construção histórica e seu uso nos diferentes
tempos e espaços, assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos
fundamentais para a construção do espaço geográfico, mantendo a relação
homem- natureza. |
|
Ano: 8° Período: 17/05/2021 a 22/05/2021 Nº
de Aulas: 2 |
|
HABILIDADES |
|
EF08GE01: Descrever as rotas de
dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios
em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e
condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana
pelos continentes. EF08GE04: Compreender os fluxos
de migração na América Latina (movimentos voluntários e forçados, assim como
fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias
da região. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
1. Utilizar os conhecimentos geográficos para
entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito
de investigação e de resolução de problemas. 2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. 3.
Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do
raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço,
envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição,
extensão, localização e ordem. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
1.Valorizar
e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo
físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade,
continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa,
democrática e inclusiva. 6:Construir
argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e
pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro ,sem preconceito de qualquer
natureza. 7:Agir
pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade
,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões
socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e
solidários. |
|
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
|
|
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de três semanas
para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão
do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil
a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas. Informações para os alunos . Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas
online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o
microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos
necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de
outras pessoas -pais, irmãos, animais
etc).
1ªAula
e 2º aula ( Revisão) ETAPA1: ·
Nesta aula, sondar e fazer um levantamento do conhecimento
prévio do aluno, estimulando-o da a sua opinião
sobre o assunto abordado. ·
Oriente
aos alunos a fazer a atividade de revisão
proposta. Atividade
1. Sobre
a Organização das Nações Unidas (ONU), responda: a) Em que
contexto a ONU foi criada? b)Qual o principal objetivo da criação da ONU? c) Compare a Assembleia Geral e o Conselho de
Segurança quanto a seus membros e suas atribuições. 2 .Leia o texto abaixo, observe ao lado o
infográfico “8 jeitos de mudar o mundo” e faça o que se pede. Em setembro de 2000,
os presidentes de 190 países, incluindo o Brasil, se reuniram no evento
chamado “Cúpula do Milênio”, promovido pela Organização das Nações Unidas
(ONU), para conversar sobre os principais problemas que afetam o mundo. Deste
encontro, surgiram os “8 jeitos de mudar o mundo”, que agregam diversas ações
a serem praticadas pelos governos para que tais objetivos sejam alcançados
até 2015. IBGE. 7 a
12. Disponível em: . Acesso em: 4 abr. 2018. a)
Por
que você acha que foram criados os “8 jeitos de mudar o mundo”? b)
b)Na
cidade em que você mora, há algum projeto ou programa governamental
relacionado aos “8 jeitos de mudar o mundo”? Exemplifique.
3. Fazer a
leitura da canção
“Alívio Imediato”, de (UESPI/2014): “Há
um muro de concreto entre nossos lábios Há um
muro de Berlim dentro de mim Tudo
se divide, todos se separam (Duas
Alemanhas, duas Coreias) Tudo
se divide, todos se separam.” (Humberto
Gessinger). A canção “Alívio Imediato”, de autoria do
grupo Engenheiros do Hawaii, trata de acontecimentos do século XX. Sobre
isso, é CORRETO afirmar que a canção
trata: a) da Revolução Cubana, ocorrida na
década de 1950, que combateu o governo de Fulgêncio Batista e implantou um
governo dirigido pelo Partido Comunista na América Central. b) do golpe militar, coordenado por
Salvador Allende, que depôs o socialista Augusto Pinochet no Chile, em 1973. c) dos conflitos que marcaram o
século XX, sobretudo durante a chamada “guerra fria”, que marcaram a
bipolarização entre capitalismo e socialismo e a fragmentação política. d) das crises econômicas e sociais
vividas na contemporaneidade, que embora não tenham representado nenhum
interesse político, impulsionaram a divisão de países como a Alemanha e a
Coreia. e) das práticas de intolerância
políticocultural, expressadas principalmente pelo etnocentrismo, que marcaram
o domínio europeu e foram responsáveis pela descolonização da África e da
Ásia, no século XX. 4. Como se caracterizou a Guerra Fria? 5. O que pretendiam Estados Unidos e União
Soviética com a corrida espacial? 6. Vamos observar com muita atenção e
responder . _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ETAPA 2: O
professor começa a aula dando bom dia e a chamada. Em seguida correção da atividade
complementar e socialização.
Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós... |
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário