8º ANO - III SEQUÊNCIA - 2021

 

 

                                              SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: As Competências Socioemocionais em tempos de pandemia

Subtema:   A Geografia e as Habilidades Socioemocionais

Unidade Temática: O Sujeito e o seu lugar no mundo

Objetos do Conhecimento: Formação Territorial do Brasil . Característica da População Brasileira.

Objetivo geral:  Promover um momento de reconhecimento de trajetória dos estudantes e de acolhida com empatia das diferentes experiências que cada um pode ter vivido durante o isolamento.

Conhecer o espaço geográfico como uma construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza.

Ano: 8°                          Período: 17/05/2021  a  22/05/2021                                Nº de Aulas: 2

                             HABILIDADES

 EF08GE01: Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.

EF08GE04: Compreender os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e forçados, assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias da região.

                  COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.  Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

                      COMPETÊNCIAS GERAIS

1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

6:Construir argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental  e o respeito à biodiversidade  e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza.

7:Agir  pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

               COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                            ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os alunos .

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (36 minutos cada aula)

 - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas

 -pais, irmãos, animais etc).

 

                                                                          

 

 

                                                                                    1ªAula e 2º aula ( Revisão)

 

ETAPA1:

·          Nesta aula, sondar e fazer um levantamento do conhecimento prévio  do aluno, estimulando-o da a sua opinião sobre o assunto abordado.

·         Oriente aos alunos a fazer a atividade de revisão  proposta.      

 Atividade                                           

     

1. Sobre a Organização das Nações Unidas (ONU), responda:

 a) Em que contexto a ONU foi criada?

 

b)Qual o principal objetivo da criação da ONU?

 

c) Compare a Assembleia Geral e o Conselho de Segurança quanto a seus membros e suas atribuições.

 

  2 .Leia o texto abaixo, observe ao lado o infográfico “8 jeitos de mudar o mundo” e faça o que se pede. Em setembro de 2000, os presidentes de 190 países, incluindo o Brasil, se reuniram no evento chamado “Cúpula do Milênio”, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), para conversar sobre os principais problemas que afetam o mundo. Deste encontro, surgiram os “8 jeitos de mudar o mundo”, que agregam diversas ações a serem praticadas pelos governos para que tais objetivos sejam alcançados até 2015.

 IBGE. 7 a 12. Disponível em: . Acesso em: 4 abr. 2018. 

a)      Por que você acha que foram criados os “8 jeitos de mudar o mundo”?

b)      b)Na cidade em que você mora, há algum projeto ou programa governamental relacionado aos “8 jeitos de mudar o mundo”? Exemplifique.

                                                               

 3. Fazer a leitura da canção “Alívio Imediato”, de (UESPI/2014):

 

“Há um muro de concreto entre nossos lábios

Há um muro de Berlim dentro de mim

Tudo se divide, todos se separam

(Duas Alemanhas, duas Coreias)

Tudo se divide, todos se separam.”

(Humberto Gessinger).

  A canção “Alívio Imediato”, de autoria do grupo Engenheiros do Hawaii, trata de acontecimentos do século XX. Sobre isso, é CORRETO afirmar que a canção trata:

 

a) da Revolução Cubana, ocorrida na década de 1950, que combateu o governo de Fulgêncio Batista e implantou um governo dirigido pelo Partido Comunista na América Central.

b) do golpe militar, coordenado por Salvador Allende, que depôs o socialista Augusto Pinochet no Chile, em 1973.

c) dos conflitos que marcaram o século XX, sobretudo durante a chamada “guerra fria”, que marcaram a bipolarização entre capitalismo e socialismo e a fragmentação política.

d) das crises econômicas e sociais vividas na contemporaneidade, que embora não tenham representado nenhum interesse político, impulsionaram a divisão de países como a Alemanha e a Coreia.

e) das práticas de intolerância políticocultural, expressadas principalmente pelo etnocentrismo, que marcaram o domínio europeu e foram responsáveis pela descolonização da África e da Ásia, no século XX.

 4. Como se caracterizou a Guerra Fria?

 5. O que pretendiam Estados Unidos e União Soviética com a corrida espacial?

 6. Vamos observar com muita atenção e responder .

 

 _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

ETAPA 2: O professor começa a aula dando bom dia e a chamada.

 Em seguida correção da atividade complementar e socialização.

 

                                                                                           

 

 

 

 

 

                                                                                Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário