SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA |
Tema: “As
competências socioemocionais em tempo de pandemia” |
Objeto de Conhecimento: As habilidades
socioemocionais no Esporte |
Ano: 8º Período: 29/03 a
16/04/2021
Nº de
Aulas: 6 |
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
|
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
AULA
01 Para
iniciar o ano letivo realizar esse primeiro contato do professor com os
alunos com apresentação de ambos, conhecer as turmas mesmo no sistema de
ensino online através de algumas atividades, dinâmicas de acolhida,
combinados, apresentação do componente.
A seguir sugestões de vídeos para esse momento: Ø SUGESTÕES DE VÍDEOS PARA A ACOLHIDA: Vídeo
1: MENSAGEM DE VOLTA ÀS AULAS 2021 https://www.youtube.com/watch?v=biQKCddHly4 Duração:
01:16 Vídeo
2: Boas vindas às aulas remotas. https://www.youtube.com/watch?v=rXul5K6UIas Duração:
01:28 Vídeo
3: Linda mensagem de incentivo de volta às aulas https://www.youtube.com/watch?v=uMvbv6Q_agw Duração:02:11 Assim
como no ensino presencial, o ensino online requer alguns combinados para que
a aula possa atingir os objetivos propostos. Segue link como sugestão para
esses combinados. Ø COMBINADOS Combinados
da turma para aula on-line 2021 / Dicas infalíveis https://www.youtube.com/watch?v=999DHG_zFig Duração:
03:52 Ø APRESENTAÇÃO DO COMPONENTE EDUCAÇÃO FÍSICA Apresentação
do componente Educação Física no vídeo a seguir traz reflexão e
sensibilização sobre as aulas de Educação Física nas escolas. Muito mais do
que apenas "jogar"! Maneira lúdica de mostrar aos alunos o que é, sua
importância e o prazer em participar desse momento! Vídeo
1: O que é Educação Física? https://www.youtube.com/watch?v=foVvpAvJ0LE Duração:
04:06 Vídeo
2: Educação Física Escolar: qual a sua importância? https://www.youtube.com/watch?v=9tyvjssXcDw Duração:
04:38 AULA
02 Direcionar esse momento da aula com
algumas dinâmicas/atividades que direcione o trabalho com as
emoções/sentimentos. DINÂMICAS/ATIVIDADES: 1.
Como eu me sinto? Como eu quero me sentir? CONDUÇÃO: Esta
atividade ocorrerá em etapas, com respostas individuais as perguntas, uma por
vez. 1ª
etapa: Como eu me sinto? Na
primeira, o professor deve solicitar aos estudantes que respondam no
formulário à pergunta “Como você está sentindo, considerando todo o cenário
de volta às aulas? Que sinais você usou para saber que se sente assim?”; A
segunda pergunta a ser respondida é “O que fez com que você se sentisse
assim? Ocorreu algo de concreto, ou qual pensamento passou pela sua cabeça
que ocasionasse esse sentimento?”; A terceira pergunta será “Além dessa
emoção que descreveu na primeira pergunta, o que mais você está sentindo
também?”; A quarta pergunta é “Como você tem expressado essas emoções? As
pessoas ao seu redor têm compreendido do que se trata? Você
acha que tem expressado essas emoções de forma adequada? Acha que há outras
formas de expressá-las? Quais?”. Por fim, a última pergunta a ser respondida
é “O que você fez para lidar com esse sentimento? Em que sentido isso
funcionou e em que sentido não funcionou? O
que você podia ter feito diferente para lidar com esse sentimento? O que os
outros ao seu redor podem fazer para ajudá-lo a lidar com suas emoções?”. Depois
disso, o professor pede aos alunos que compartilhem suas respostas, ao final,
pode sugerir que esse exercício ocorra sempre que tiverem dificuldades para
lidar com as emoções que estão enfrentando. 2ª
etapa: Como eu quero me sentir? Nesta
atividade, os estudantes são estimulados a pensar sobre como gostariam de se
sentir daqui em diante e, desse modo, abordar elementos necessários para que
esses sentimentos sejam fomentados. Assim, ao tratar de como queremos nos
sentir, também será possível identificar sentimentos que requerem atenção
para que não causem prejuízos a esses sentimentos objetivados e para abordar
o modo como se deve lidar com eles. “Como
quero me sentir daqui em diante como um estudante nesta escola?”. Podem
surgir respostas como feliz, inspirado, valorizado, apoiado, respeitado,
produtivo, tranquilo etc. Em seguida, deve ser solicitado ao grupo que
afunile essas opções em apenas cinco, aquelas que eles julgarem mais
importantes. Em seguida, o professor provoca os estudantes novamente com uma
nova pergunta, desta vez “O que precisamos fazer para que todos se sintam
assim?”. Neste momento os estudantes compartilham ideias específicas que os
ajudariam a experimentar cada um dos sentimentos, inclusive estratégias para
evitar sentimentos contrários aos desejados (calma, raiva, por exemplo). O
objetivo é criar dois ou três comportamentos observáveis que sejam realistas
e atingíveis para cada sentimento. Por exemplo, para que os estudantes se
sintam apoiados na aprendizagem, o que exatamente todos concordam em fazer de
maneira diferente para que todos se sintam apoiados? Se eles querem se sentir
mais valorizados, quais são as coisas específicas que as escolas podem fazer? Uma
vez compilados comportamentos relacionados aos cinco sentimentos, os alunos
podem organizar maneiras criativas de representar os resultados. Por fim,
socializar com a turma. 2.
Emocionômetro:
O termômetro das emoções Através do Emocionômetro podemos
identificar o que sentimos e dar-nos conta se a emoção é muito intensa ou
não. Isso nos permitirá entender também o motivo pelo qual nos sentimos mal.
Represente através de uma ilustração quais são as emoções que o componente Educação Física desperta em você. Ao lado da
ilustração justifique a sua escolha. Após a realização da atividade registrar
com fotos e socializar com a turma. AULA
03 Promover um
momento de reconhecimento de trajetória dos alunos e de acolhida com empatia
das diferentes experiências que cada um pode ter vivido. Responder 10
questões associadas ao estudo da Educação Física. Relacionar a bagagem ao Componente
Curricular Educação Física. Após a realização da atividade abrir uma discussão
com a turma para socialização das respostas. 3.
O que trago na bagagem? (Material em anexo) AULA 04 ·
Objeto de Conhecimento: As habilidades socioemocionais
no esporte Para
início de conversa-
Levantar algumas questões acerca do objeto de conhecimento: 1.
O que são competências ou habilidades
socioemocionais? 2.
Quais são as habilidades sociemocionais que mais
se destacam no esporte? 3.
Como elas são manifestadas no esporte? Aprofundando
no tema Para
dá continuidade ao tema “As habilidades socioemocionais no esporte” apresentar
um texto para a leitura, interpretação e discussão dessa temática. Segue o
texto (em anexo) ao material a ser trabalhado. Se
necessário professor assistir os vídeos antes da aula através dos links a
seguir para complementar melhor o direcionamento do tema com os alunos. São
vídeos maiores, talvez não seja pertinente propor aos alunos, mas para o
professor levantar algumas questões. Série
"Esporte e competências socioemocionais" – Final https://www.youtube.com/watch?v=MIRHC4PRMX8 Duração:
06:31 https://www.youtube.com/watch?v=Kz1cxLv4JoY Competências
socioemocionais https://www.youtube.com/watch?v=RKpeXnt3Nr0 Duração:08min
e 40 AULA 05 Dá continuidade ao subtema da aula
anterior, solicitando aos alunos que respondam as atividades (em anexo) ·
Atividade 1: Questões sobre
o tema (em anexo) Dá
o tempo para execução da atividade, em seguida fazer a correção. AULA 06 Nesta
aula direcionar um questionário com questões sobre as emoções/sentimentos nas
aulas de Educação Física ·
Atividade
2: Questões sobre o tema (em anexo) ·
Atividade
3: Desenho do seu esporte favorito (em anexo) Para esta brincadeira, você vai
precisar de lápis de cor e uma folha. A proposta é fazer um desenho do
esporte que mais possui afinidade e descrever quais atitudes você e a equipe
deverão fazer para ganharem o jogo. Poderão adicionar sistema tático e regras
do esporte. Foi proposta a brincadeira com a finalidade do aluno ter
autonomia se colocar no lugar do outro (empatia) e entender que todos
precisamos de ajuda ou ser ajudado. Trazendo para os esportes, o atleta
precisa pensar no outro para saber que jogada fazer. O jogo é no coletivo e
isso precisa ser entendido por todos os envolvidos. Dá
o tempo para execução da atividade, em seguida fazer a correção. Observação: Durante esse período da sequência os professores
deverão fazer a avaliação diagnóstica dos alunos através dos instrumentos
dispostos na planilha (em anexo). (Traçar o perfil de cada turma, identificar
alunos que não sabem ler e escrever, a aprendizagem cognitiva, dentre outros
pontos |
RECURSOS: ( ) Livro
didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) notebook ( ) Computador; ( ) Jogos; (
) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; ( x )celular; ( )
Outros: |
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios ( ) Seminários; ( )
Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; (
) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros: |
|
OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência
quinzenal é flexível, podendo ser ajustado a outras metodologias/recursos/instrumentos
de avaliação de acordo com a realidade escolar.
COMPONENTE CURRICULAR:
EDUCAÇÃO FÍSICA (8º ANO)
As Habilidades Socioemocionais no esporte
Criatividade,
trabalho em equipe e autocontrole, a inteligência emocional fortalecida pelo
esporte
Quando eu mudei de escola e fui para o 6º ano, tudo era novo, o prédio
era enorme e eu não conhecia ninguém, não passava de um garoto tímido entre
tantos outros. Nesse ambiente novo e aparentemente hostil, as aulas de Educação
Física tiveram um papel fundamental para mim e para toda a turma: o
desenvolvimento de habilidades socioemocionais!
Ao praticar esporte, o aluno se expõe ativamente tanto para os
outros quanto para si mesmo, toma consciência de si e do coletivo. As
habilidades estimuladas pelo esporte, tais como raciocinar, exercitar a
memória e a linguagem, compreender situações e estratégias, ajudam no
amadurecimento social e emocional da criança, bem como na aprendizagem em
sala de aula.
Sem que soubéssemos o significado de “habilidades socioemocionais”,
estávamos aprimorando não só os aspectos motores e de condicionamento
físico, mas também o senso de perseverança, o trabalho em equipe, a disciplina
etc.
No esporte é preciso se esforçar, se dedicar ao máximo, esperar o
melhor, mas também se preparar para o pior. É um campo rico de aprendizados e
metáforas da vida, grande oportunidade para a educação.
TRABALHO EM EQUIPE
Nos jogos coletivos, um jogador talentoso não é suficiente para garantir
a vitória, é necessário um time coeso. Mesmo uma equipe com qualidade técnica
superior não é garantia de sucesso se os jogadores não atuarem em conjunto.
Saber trabalhar em grupo é uma qualidade importante para qualquer pessoa
hoje em dia. Quando um grupo de pessoas tem objetivos em comum, a melhor
maneira de alcançar o êxito é trabalhando em equipe, não centralizando as decisões,
com ajuda mútua e troca de experiências.
CONTROLE EMOCIONAL
Quando começa um jogo, você não sabe se vai ganhar ou perder. Essa
tensão pode tirar a sua concentração e atrapalhar o seu desempenho no
jogo.
O autocontrole é uma habilidade que pode ser trabalhada em várias
situações. No basquete, por exemplo, ao arremessar um lance livre, é preciso
controlar a ansiedade para se concentrar e diminuir a possibilidade de erro.
O controle emocional também é colocado à prova quando um jogador quer,
por ansiedade ou até mesmo vaidade, exercer suas habilidades individuais sendo
“fominha”. Quando aprende a controlar isso, melhora sua performance e a da
equipe.
É importante aprender com a derrota, mas também há que saber vencer.
Ficar confiante demais ou arrogante com uma vitória, além de não ser saudável
para o esporte, pode atrapalhar a equipe. E a vida não é feita só de vitórias,
há que encarar também as derrotas e aprender com elas.
DISCIPLINA E RESPONSABILIDADE
Cada esporte tem suas regras, bem como a vida em sociedade. Imagine um
trânsito sem regras! Seria o caos… O esporte é um excelente meio para as
crianças aprenderem a importância do respeito, da disciplina e do senso de
justiça. As condutas antidesportivas são reprimidas e há punições para as
infrações. Ao tentar burlar as regras, o jogador pode prejudicar a sua equipe e
a si mesmo.
A disciplina também é necessária nos treinos, para aprimorar as
habilidades.
CRIATIVIDADE
Cada esporte e cada partida são diferentes e, por isso, além de treino e
disciplina, é preciso aprender a improvisar.
Você pode treinar inúmeras jogadas de ataque, esquemas de defesa etc.,
mas a criatividade é que dá graça ao jogo. Um passe inesperado que desmonta o
esquema defensivo do adversário, um drible surpreendente, são momentos mágicos
que o esporte proporciona e que despertam bastante a criatividade.
SER MAIS SOCIÁVEL
Conviver com colegas mais gordos ou mais magros, mais altos ou mais
baixos, mais ou menos habilidosos, é uma ótima experiência para que aprenda a
lidar com as diferenças.
No esporte, como na vida, precisamos nos expressar sem oprimir o outro e
sem deixar que o outro nos oprima.
http://site.guaranisport.com.br/desenvolva-5-habilidades-socioemocionais-atraves-do-esporte/
Como as emoções negativas são usadas a favor dos atletas?
O emocional do atleta
é tão importante quanto o condicionamento físico avalia o psicólogo e coach,
Alessandro Vianna. Ele afirma que sem equilíbrio emocional o atleta pode acabar
se tornando uma vítima de si próprio.
"Todo atleta de
alta performance é treinado e cobrado exaustivamente. Mas, é importante lembrar
que ele também tem sua vida pessoal e isso, de alguma maneira, pode interferir
em sua motivação e concentração. A importância do emocional equilibrado é
justamente minimizar as chances das emoções o abalarem em momentos
decisivos".
Hoje uma boa
preparação do atleta para competições de alto nível, como são os Jogos
Olímpicos, deve incluir não só alimentação balanceada e condicionamento físico
adequado, mas, também, um acompanhamento psicológico individualizado que vise
preparar esse atleta para enfrentar os momentos decisivos de uma competição.
"Em todos os setores de nossas vidas, quanto maior nosso equilíbrio
emocional, maior nosso rendimento", explica o especialista.
Nesses dias de
intensa disputa olímpica, as reações emocionais de algumas estrelas do esporte
têm chamado tanta atenção quanto as conquistas expressivas. E são inúmeros casos,
como o do brasileiro Neymar e do tenista sérvio Novak Djokovic. Neymar não
conseguiu enfrentar a cobrança de torcedores e imprensa diante do fraco
desempenho da seleção olímpica do Brasil. E o sérvio, não escondeu a frustração
de ter sido eliminado do torneio em que era considerado o maior favorito.
O lado positivo da
influência psicológica no rendimento atlético fica por conta de histórias de
superação como a da brasileira Rafaela Silva, medalha de ouro no judô. A sua
trajetória até a vitória mereceu destaque. Ela superou uma batalha contra a
pobreza e o preconceito antes de brilhar no lugar mais alto do pódio. E mostrou
como tristeza e decepção, se trabalhadas adequadamente, podem servir de
combustível para melhorar o desempenho do atleta.
"Muitos treinadores
utilizam a raiva como um aliado para promover uma explosão (positiva) de seu
atleta. Não é por acaso que podemos observar a oscilação da expressão facial
entre concentração e raiva quando estão competindo. Todos os sentimentos que
temos, de forma equilibrada e treinada, podem servir como aliados para
evoluirmos", explica Alessandro Vianna.
Além de aprender a
lidar com suas emoções, seja uma frustração por ter perdido uma disputa ou algo
da vida pessoal, o atleta tem ganhos significativos quando é acompanhado por um
psicólogo esportivo que pode otimizar ainda mais seu rendimento por meio de
técnicas ligadas a motivação interior. Nos esportes coletivos a ideia é a
mesma. Entretanto, o psicólogo adiciona mais um fator que pode influenciar o
bom rendimento de um grupo.
"Pensando em
time, de uma forma simplista, cada um deve atuar de acordo com sua
personalidade. Ou seja, existe a pessoa que tem um perfil de liderança, outro
que funciona melhor sendo liderado. Se você colocar cada peça em seu lugar, o
rendimento de uma equipe certamente será melhor", conclui.
https://www.terra.com.br/noticias/dino/como-as-emocoes-negativas-sao-usadas-a-favor-dos-atletas,2435e59c16f623e296816eda5093efe9mixz17oq.html
Escola: ____________________________________ Data: _____________ Ano/ Turma: 8º ____ Professor (a): ___________________________________Componente Curricular: Educação
Física Aluno (a): __________________________________________________________________________ |
Objetos de Conhecimento: As habilidades socioemocionais no esporte |
ATIVIDADE 01- ONLINE
01. Durante a prática de esporte o aluno se expõe
ativamente tanto para os outros quanto para si mesmo, pois o mesmo toma
consciência de si e do coletivo. As habilidades estimuladas pelo esporte ajuda
no amadurecimento social e emocional do aluno.
a. De que forma as
habilidades sociemocionais contribuem para o amadurecimento do aluno?
02. A concentração é uma habilidade socioemocional,
onde os atletas são preparados mentalmente para o jogo. Em qual momento, no
jogo, o atleta precisa de concentração?
03. Competências socioemocionais é a capacidade que
cada um tem de lidar com suas próprias emoções. E com isso, é desenvolvido
autoconhecimento, capacidade de se relacionar com o outro, solucionar
problemas, mediar conflitos e capacidade de colaboração. Quais habilidades
socioemocionais você aprende com o esporte?
04. De acordo com Alessandro Viana (psicólogo e coach):
‘O emocional do atleta é tão importante quanto
o condicionamento físico. Todo atleta de alta performance é treinado e cobrado
exaustivamente. Mas, é importante lembrar que ele também tem sua vida pessoal e
isso, de alguma maneira, pode interferir em sua motivação e concentração”. Você
concorda com essa afirmativa? Por quê?
05.
Quando começa um jogo, você não sabe se vai
ganhar ou perder. Essa tensão pode tirar a sua concentração e atrapalhar o seu
desempenho no jogo. Você ter esse controle quando perde um jogo? Como consegue lidar com a frustação da perda?
06.
Nos jogos coletivos, um jogador talentoso não
é suficiente para garantir a vitória, é necessário um time coeso. Mesmo uma
equipe com qualidade técnica superior não é garantia de sucesso se os jogadores
não atuarem em conjunto. Coloque com suas palavras o que falta para o time ter
sucesso?
07.
Nos jogos coletivos, um jogador talentoso não
é suficiente para garantir a vitória, é necessário um time coeso. Mesmo uma
equipe com qualidade técnica superior não é garantia de sucesso se os jogadores
não atuarem em conjunto. O que você entende por essa afirmativa?
Escola: ____________________________________ Data: _____________ Ano/ Turma: 8º ____ Professor (a): ___________________________________Componente Curricular: Educação
Física Aluno (a): __________________________________________________________________________ |
Objetos de Conhecimento: As habilidades
socioemocionais no esporte |
ATIVIDADE 02- ONLINE
01. No esporte é preciso se esforçar, se dedicar ao máximo,
esperar o melhor, mas também se preparar para o pior. É um campo rico de
aprendizados e metáforas da vida, grande oportunidade para a educação. Diante
dessa afirmação quais os benefícios de se trabalhar em grupo?
02. Quando começa um jogo, você não sabe se vai ganhar ou perder.
Essa tensão pode tirar a sua concentração e atrapalhar o seu desempenho no
jogo. Você diria que consegue ter
controle emocional? se sim, quais estratégias utilizadas para conseguir tal feito?
se não, o que acha que lhe prejudica?
03. Cada esporte tem suas regras, bem como a vida em sociedade.
Você acha importante as regras de convivência? como imagina o mundo sem regras?
04. Cada esporte e cada
partida são diferentes e, por isso, além de treino e disciplina, é preciso
aprender a improvisar. No ano de 2020 passamos por um ano atípico e que se
estende para o ano de 2021. Muitas vivencias tiveram que ser reformuladas,
inclusive o ensino. Como você se sente/sentiu com essas adaptações para o seu
aprendizado? O que fez para se adaptar a esse novo método?
05. No esporte, como na
vida, precisamos nos expressar sem oprimir o outro e sem deixar que o outro nos
oprima. Uma das palavras mais utilizadas no ambiente social tem sido
"EMPATIA", conhece o significado?
06. O psicólogo e coach, Alessandro Vianna afirma: "Todo
atleta de alta performance é treinado e cobrado exaustivamente. Mas, é
importante lembrar que ele também tem sua vida pessoal e isso, de alguma
maneira, pode interferir em sua motivação e concentração." Sobre a frase
acima, você concorda que a vida pessoal do atleta pode interferir em seu
desempenho físico?
Escola: ____________________________________ Data: _____________ Ano/ Turma: 8º ____ Professor (a): ___________________________________Componente Curricular: Educação
Física Aluno (a): __________________________________________________________________________ |
Objetos de Conhecimento: As habilidades socioemocionais no esporte |
ATIVIDADE 03- ONLINE
01. Desenho
do seu esporte favorito
Para esta brincadeira, você vai
precisar de lápis de cor e uma folha. A proposta é fazer um desenho do esporte
que mais possui afinidade e descrever quais atitudes você e a equipe deverão
fazer para ganharem o jogo. Poderão adicionar sistema tático e regras do
esporte. Foi proposta a brincadeira com a finalidade do aluno ter autonomia se
colocar no lugar do outro (empatia) e entender que todos precisamos de ajuda ou
ser ajudado.
Trazendo para os esportes, o atleta
precisa pensar no outro para saber que jogada fazer. O jogo é no coletivo e
isso precisa ser entendido por todos os envolvidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário