8º ano EF

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA

Tema: “As competências socioemocionais em tempo de pandemia”

Objeto de Conhecimento: As habilidades socioemocionais no Esporte

Ano: 8º                          Período: 29/03 a 16/04/2021                                                      Nº de Aulas: 6

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Participar do momento de apresentação entre professor e alunos, socializando combinados, dinâmicas e apresentação do componente.
  • Trabalhar com as emoções e sobre como alcançar resultados positivos no modo como lidamos com o afeto.
  • Diferenciar a criatividade, trabalho em equipe e autocontrole, a inteligência emocional fortalecida pelo esporte
  • Expor ativamente tanto para os outros quanto para si mesmo as habilidades socioemocionais estimuladas pelo esporte.
  • Saber como as emoções negativas são usadas a favor do esporte.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

Para iniciar o ano letivo realizar esse primeiro contato do professor com os alunos com apresentação de ambos, conhecer as turmas mesmo no sistema de ensino online através de algumas atividades, dinâmicas de acolhida, combinados, apresentação do componente. A seguir sugestões de vídeos para esse momento:

 

Ø  SUGESTÕES DE VÍDEOS PARA A ACOLHIDA:

Vídeo 1: MENSAGEM DE VOLTA ÀS AULAS 2021

https://www.youtube.com/watch?v=biQKCddHly4

Duração: 01:16

 

Vídeo 2: Boas vindas às aulas remotas.

https://www.youtube.com/watch?v=rXul5K6UIas

Duração: 01:28

 

Vídeo 3: Linda mensagem de incentivo de volta às aulas

https://www.youtube.com/watch?v=uMvbv6Q_agw

Duração:02:11

 

Assim como no ensino presencial, o ensino online requer alguns combinados para que a aula possa atingir os objetivos propostos. Segue link como sugestão para esses combinados.

Ø  COMBINADOS

Combinados da turma para aula on-line 2021 / Dicas infalíveis

https://www.youtube.com/watch?v=999DHG_zFig

Duração: 03:52

 

Ø  APRESENTAÇÃO DO COMPONENTE EDUCAÇÃO FÍSICA

Apresentação do componente Educação Física no vídeo a seguir traz reflexão e sensibilização sobre as aulas de Educação Física nas escolas. Muito mais do que apenas "jogar"! Maneira lúdica de mostrar aos alunos o que é, sua importância e o prazer em participar desse momento!

 

Vídeo 1: O que é Educação Física?

https://www.youtube.com/watch?v=foVvpAvJ0LE

Duração: 04:06

 

Vídeo 2: Educação Física Escolar: qual a sua importância?

https://www.youtube.com/watch?v=9tyvjssXcDw

Duração: 04:38

AULA 02

 

Direcionar esse momento da aula com algumas dinâmicas/atividades que direcione o trabalho com as emoções/sentimentos.

 

DINÂMICAS/ATIVIDADES:

1. Como eu me sinto? Como eu quero me sentir?

 

CONDUÇÃO:

Esta atividade ocorrerá em etapas, com respostas individuais as perguntas, uma por vez.

1ª etapa: Como eu me sinto?

Na primeira, o professor deve solicitar aos estudantes que respondam no formulário à pergunta “Como você está sentindo, considerando todo o cenário de volta às aulas? Que sinais você usou para saber que se sente assim?”; A segunda pergunta a ser respondida é “O que fez com que você se sentisse assim? Ocorreu algo de concreto, ou qual pensamento passou pela sua cabeça que ocasionasse esse sentimento?”; A terceira pergunta será “Além dessa emoção que descreveu na primeira pergunta, o que mais você está sentindo também?”; A quarta pergunta é “Como você tem expressado essas emoções? As pessoas ao seu redor têm compreendido do que se trata?

Você acha que tem expressado essas emoções de forma adequada? Acha que há outras formas de expressá-las? Quais?”. Por fim, a última pergunta a ser respondida é “O que você fez para lidar com esse sentimento? Em que sentido isso funcionou e em que sentido não funcionou?

O que você podia ter feito diferente para lidar com esse sentimento? O que os outros ao seu redor podem fazer para ajudá-lo a lidar com suas emoções?”.

Depois disso, o professor pede aos alunos que compartilhem suas respostas, ao final, pode sugerir que esse exercício ocorra sempre que tiverem dificuldades para lidar com as emoções que estão enfrentando.

 

2ª etapa: Como eu quero me sentir?

Nesta atividade, os estudantes são estimulados a pensar sobre como gostariam de se sentir daqui em diante e, desse modo, abordar elementos necessários para que esses sentimentos sejam fomentados. Assim, ao tratar de como queremos nos sentir, também será possível identificar sentimentos que requerem atenção para que não causem prejuízos a esses sentimentos objetivados e para abordar o modo como se deve lidar com eles.

 

“Como quero me sentir daqui em diante como um estudante nesta escola?”. Podem surgir respostas como feliz, inspirado, valorizado, apoiado, respeitado, produtivo, tranquilo etc. Em seguida, deve ser solicitado ao grupo que afunile essas opções em apenas cinco, aquelas que eles julgarem mais importantes. Em seguida, o professor provoca os estudantes novamente com uma nova pergunta, desta vez “O que precisamos fazer para que todos se sintam assim?”. Neste momento os estudantes compartilham ideias específicas que os ajudariam a experimentar cada um dos sentimentos, inclusive estratégias para evitar sentimentos contrários aos desejados (calma, raiva, por exemplo). O objetivo é criar dois ou três comportamentos observáveis que sejam realistas e atingíveis para cada sentimento. Por exemplo, para que os estudantes se sintam apoiados na aprendizagem, o que exatamente todos concordam em fazer de maneira diferente para que todos se sintam apoiados? Se eles querem se sentir mais valorizados, quais são as coisas específicas que as escolas podem fazer?

 

Uma vez compilados comportamentos relacionados aos cinco sentimentos, os alunos podem organizar maneiras criativas de representar os resultados. Por fim, socializar com a turma.

 

 

2. Emocionômetro: O termômetro das emoções

 

Através do Emocionômetro podemos identificar o que sentimos e dar-nos conta se a emoção é muito intensa ou não. Isso nos permitirá entender também o motivo pelo qual nos sentimos mal. Represente através de uma ilustração quais são as emoções que o componente Educação Física desperta em você. Ao lado da ilustração justifique a sua escolha. Após a realização da atividade registrar com fotos e socializar com a turma.

 

AULA 03

Promover um momento de reconhecimento de trajetória dos alunos e de acolhida com empatia das diferentes experiências que cada um pode ter vivido. Responder 10 questões associadas ao estudo da Educação Física.  Relacionar a bagagem ao Componente Curricular Educação Física. Após a realização da atividade abrir uma discussão com a turma para socialização das respostas.

3. O que trago na bagagem? (Material em anexo)

 

 

AULA 04

 

·        Objeto de Conhecimento: As habilidades socioemocionais no esporte

 

Para início de conversa- Levantar algumas questões acerca do objeto de conhecimento:

1.      O que são competências ou habilidades socioemocionais?

2.      Quais são as habilidades sociemocionais que mais se destacam no esporte?

3.      Como elas são manifestadas no esporte?

 

Aprofundando no tema

Para dá continuidade ao tema “As habilidades socioemocionais no esporte” apresentar um texto para a leitura, interpretação e discussão dessa temática. Segue o texto (em anexo) ao material a ser trabalhado.

 

Se necessário professor assistir os vídeos antes da aula através dos links a seguir para complementar melhor o direcionamento do tema com os alunos.

São vídeos maiores, talvez não seja pertinente propor aos alunos, mas para o professor levantar algumas questões.

 

Série "Esporte e competências socioemocionais" – Final

https://www.youtube.com/watch?v=MIRHC4PRMX8

Duração: 06:31

 

https://www.youtube.com/watch?v=Kz1cxLv4JoY

 

Competências socioemocionais

https://www.youtube.com/watch?v=RKpeXnt3Nr0

Duração:08min e 40

 

AULA 05

 

Dá continuidade ao subtema da aula anterior, solicitando aos alunos que respondam as atividades (em anexo)

 

·        Atividade 1: Questões sobre o tema (em anexo)

Dá o tempo para execução da atividade, em seguida fazer a correção.

 

 

 

AULA 06

 

Nesta aula direcionar um questionário com questões sobre as emoções/sentimentos nas aulas de Educação Física

 

·        Atividade 2: Questões sobre o tema (em anexo)

 

·        Atividade 3: Desenho do seu esporte favorito (em anexo)

Para esta brincadeira, você vai precisar de lápis de cor e uma folha. A proposta é fazer um desenho do esporte que mais possui afinidade e descrever quais atitudes você e a equipe deverão fazer para ganharem o jogo. Poderão adicionar sistema tático e regras do esporte. Foi proposta a brincadeira com a finalidade do aluno ter autonomia se colocar no lugar do outro (empatia) e entender que todos precisamos de ajuda ou ser ajudado.

Trazendo para os esportes, o atleta precisa pensar no outro para saber que jogada fazer. O jogo é no coletivo e isso precisa ser entendido por todos os envolvidos.

 

Dá o tempo para execução da atividade, em seguida fazer a correção.

 

 

Observação: Durante esse período da sequência os professores deverão fazer a avaliação diagnóstica dos alunos através dos instrumentos dispostos na planilha (em anexo).

(Traçar o perfil de cada turma, identificar alunos que não sabem ler e escrever, a aprendizagem cognitiva, dentre outros pontos

 

RECURSOS: (  ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) notebook (  ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; ( x )celular;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios (  ) Seminários;  (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, podendo ser ajustado a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade escolar.

COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA (8º ANO)

As Habilidades Socioemocionais no esporte

Criatividade, trabalho em equipe e autocontrole, a inteligência emocional fortalecida pelo esporte

 

Quando eu mudei de escola e fui para o 6º ano, tudo era novo, o prédio era enorme e eu não conhecia ninguém, não passava de um garoto tímido entre tantos outros. Nesse ambiente novo e aparentemente hostil, as aulas de Educação Física tiveram um papel fundamental para mim e para toda a turma: o desenvolvimento de habilidades socioemocionais!

 Ao praticar esporte, o aluno se expõe ativamente tanto para os outros quanto para si mesmo, toma consciência de si e do coletivo. As habilidades estimuladas pelo esporte, tais como raciocinar, exercitar a memória e a linguagem, compreender situações e estratégias, ajudam no amadurecimento social e emocional da criança, bem como na aprendizagem em sala de aula.

Sem que soubéssemos o significado de “habilidades socioemocionais”, estávamos aprimorando não só os aspectos motores e de condicionamento físico, mas também o senso de perseverança, o trabalho em equipe, a disciplina etc.

No esporte é preciso se esforçar, se dedicar ao máximo, esperar o melhor, mas também se preparar para o pior. É um campo rico de aprendizados e metáforas da vida, grande oportunidade para a educação.

TRABALHO EM EQUIPE

Nos jogos coletivos, um jogador talentoso não é suficiente para garantir a vitória, é necessário um time coeso. Mesmo uma equipe com qualidade técnica superior não é garantia de sucesso se os jogadores não atuarem em conjunto.

Saber trabalhar em grupo é uma qualidade importante para qualquer pessoa hoje em dia. Quando um grupo de pessoas tem objetivos em comum, a melhor maneira de alcançar o êxito é trabalhando em equipe, não centralizando as decisões, com ajuda mútua e troca de experiências.

CONTROLE EMOCIONAL

Quando começa um jogo, você não sabe se vai ganhar ou perder. Essa tensão pode tirar a sua concentração e atrapalhar o seu desempenho no jogo. 

O autocontrole é uma habilidade que pode ser trabalhada em várias situações. No basquete, por exemplo, ao arremessar um lance livre, é preciso controlar a ansiedade para se concentrar e diminuir a possibilidade de erro.

O controle emocional também é colocado à prova quando um jogador quer, por ansiedade ou até mesmo vaidade, exercer suas habilidades individuais sendo “fominha”. Quando aprende a controlar isso, melhora sua performance e a da equipe.

É importante aprender com a derrota, mas também há que saber vencer. Ficar confiante demais ou arrogante com uma vitória, além de não ser saudável para o esporte, pode atrapalhar a equipe. E a vida não é feita só de vitórias, há que encarar também as derrotas e aprender com elas.

 

 

DISCIPLINA E RESPONSABILIDADE

Cada esporte tem suas regras, bem como a vida em sociedade. Imagine um trânsito sem regras! Seria o caos… O esporte é um excelente meio para as crianças aprenderem a importância do respeito, da disciplina e do senso de justiça. As condutas antidesportivas são reprimidas e há punições para as infrações. Ao tentar burlar as regras, o jogador pode prejudicar a sua equipe e a si mesmo.

A disciplina também é necessária nos treinos, para aprimorar as habilidades.

CRIATIVIDADE

Cada esporte e cada partida são diferentes e, por isso, além de treino e disciplina, é preciso aprender a improvisar.

Você pode treinar inúmeras jogadas de ataque, esquemas de defesa etc., mas a criatividade é que dá graça ao jogo. Um passe inesperado que desmonta o esquema defensivo do adversário, um drible surpreendente, são momentos mágicos que o esporte proporciona e que despertam bastante a criatividade.

SER MAIS SOCIÁVEL

Conviver com colegas mais gordos ou mais magros, mais altos ou mais baixos, mais ou menos habilidosos, é uma ótima experiência para que aprenda a lidar com as diferenças.

No esporte, como na vida, precisamos nos expressar sem oprimir o outro e sem deixar que o outro nos oprima.

 

http://site.guaranisport.com.br/desenvolva-5-habilidades-socioemocionais-atraves-do-esporte/

 

Como as emoções negativas são usadas a favor dos atletas?

O emocional do atleta é tão importante quanto o condicionamento físico avalia o psicólogo e coach, Alessandro Vianna. Ele afirma que sem equilíbrio emocional o atleta pode acabar se tornando uma vítima de si próprio.

"Todo atleta de alta performance é treinado e cobrado exaustivamente. Mas, é importante lembrar que ele também tem sua vida pessoal e isso, de alguma maneira, pode interferir em sua motivação e concentração. A importância do emocional equilibrado é justamente minimizar as chances das emoções o abalarem em momentos decisivos".

Hoje uma boa preparação do atleta para competições de alto nível, como são os Jogos Olímpicos, deve incluir não só alimentação balanceada e condicionamento físico adequado, mas, também, um acompanhamento psicológico individualizado que vise preparar esse atleta para enfrentar os momentos decisivos de uma competição. "Em todos os setores de nossas vidas, quanto maior nosso equilíbrio emocional, maior nosso rendimento", explica o especialista.

Nesses dias de intensa disputa olímpica, as reações emocionais de algumas estrelas do esporte têm chamado tanta atenção quanto as conquistas expressivas. E são inúmeros casos, como o do brasileiro Neymar e do tenista sérvio Novak Djokovic. Neymar não conseguiu enfrentar a cobrança de torcedores e imprensa diante do fraco desempenho da seleção olímpica do Brasil. E o sérvio, não escondeu a frustração de ter sido eliminado do torneio em que era considerado o maior favorito.

O lado positivo da influência psicológica no rendimento atlético fica por conta de histórias de superação como a da brasileira Rafaela Silva, medalha de ouro no judô. A sua trajetória até a vitória mereceu destaque. Ela superou uma batalha contra a pobreza e o preconceito antes de brilhar no lugar mais alto do pódio. E mostrou como tristeza e decepção, se trabalhadas adequadamente, podem servir de combustível para melhorar o desempenho do atleta.

"Muitos treinadores utilizam a raiva como um aliado para promover uma explosão (positiva) de seu atleta. Não é por acaso que podemos observar a oscilação da expressão facial entre concentração e raiva quando estão competindo. Todos os sentimentos que temos, de forma equilibrada e treinada, podem servir como aliados para evoluirmos", explica Alessandro Vianna.

Além de aprender a lidar com suas emoções, seja uma frustração por ter perdido uma disputa ou algo da vida pessoal, o atleta tem ganhos significativos quando é acompanhado por um psicólogo esportivo que pode otimizar ainda mais seu rendimento por meio de técnicas ligadas a motivação interior. Nos esportes coletivos a ideia é a mesma. Entretanto, o psicólogo adiciona mais um fator que pode influenciar o bom rendimento de um grupo.

"Pensando em time, de uma forma simplista, cada um deve atuar de acordo com sua personalidade. Ou seja, existe a pessoa que tem um perfil de liderança, outro que funciona melhor sendo liderado. Se você colocar cada peça em seu lugar, o rendimento de uma equipe certamente será melhor", conclui.

https://www.terra.com.br/noticias/dino/como-as-emocoes-negativas-sao-usadas-a-favor-dos-atletas,2435e59c16f623e296816eda5093efe9mixz17oq.html

 

Caixa de texto: Prefeitura Municipal de Itamaraju-Ba
Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais

 

 

 

Escola: ____________________________________ Data: _____________ Ano/ Turma: 8º ____

Professor (a): ___________________________________Componente Curricular: Educação Física

Aluno (a): __________________________________________________________________________

Objetos de Conhecimento: As habilidades socioemocionais no esporte

 

ATIVIDADE 01- ONLINE

01.  Durante a prática de esporte o aluno se expõe ativamente tanto para os outros quanto para si mesmo, pois o mesmo toma consciência de si e do coletivo. As habilidades estimuladas pelo esporte ajuda no amadurecimento social e emocional do aluno.

 

a. De que forma as habilidades sociemocionais contribuem para o amadurecimento do aluno?

 

 

02.  A concentração é uma habilidade socioemocional, onde os atletas são preparados mentalmente para o jogo. Em qual momento, no jogo, o atleta precisa de concentração?

 

 

03.  Competências socioemocionais é a capacidade que cada um tem de lidar com suas próprias emoções. E com isso, é desenvolvido autoconhecimento, capacidade de se relacionar com o outro, solucionar problemas, mediar conflitos e capacidade de colaboração. Quais habilidades socioemocionais você aprende com o esporte?

 

 

04.  De acordo com Alessandro Viana (psicólogo e coach): ‘O emocional do atleta é tão importante quanto o condicionamento físico. Todo atleta de alta performance é treinado e cobrado exaustivamente. Mas, é importante lembrar que ele também tem sua vida pessoal e isso, de alguma maneira, pode interferir em sua motivação e concentração”. Você concorda com essa afirmativa? Por quê?

 

 

05.  Quando começa um jogo, você não sabe se vai ganhar ou perder. Essa tensão pode tirar a sua concentração e atrapalhar o seu desempenho no jogo. Você ter esse controle quando perde um jogo? Como consegue lidar com a frustação da perda?

 

 

06.  Nos jogos coletivos, um jogador talentoso não é suficiente para garantir a vitória, é necessário um time coeso. Mesmo uma equipe com qualidade técnica superior não é garantia de sucesso se os jogadores não atuarem em conjunto. Coloque com suas palavras o que falta para o time ter sucesso?

 

 

 

07.  Nos jogos coletivos, um jogador talentoso não é suficiente para garantir a vitória, é necessário um time coeso. Mesmo uma equipe com qualidade técnica superior não é garantia de sucesso se os jogadores não atuarem em conjunto. O que você entende por essa afirmativa?

 

Caixa de texto: Prefeitura Municipal de Itamaraju-Ba
Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais

 

 

 

Escola: ____________________________________ Data: _____________ Ano/ Turma: 8º ____

Professor (a): ___________________________________Componente Curricular: Educação Física

Aluno (a): __________________________________________________________________________

Objetos de Conhecimento:  As habilidades socioemocionais no esporte

 

ATIVIDADE 02- ONLINE

 

01. No esporte é preciso se esforçar, se dedicar ao máximo, esperar o melhor, mas também se preparar para o pior. É um campo rico de aprendizados e metáforas da vida, grande oportunidade para a educação. Diante dessa afirmação quais os benefícios de se trabalhar em grupo?

 

 

02. Quando começa um jogo, você não sabe se vai ganhar ou perder. Essa tensão pode tirar a sua concentração e atrapalhar o seu desempenho no jogo.  Você diria que consegue ter controle emocional? se sim, quais estratégias utilizadas para conseguir tal feito? se não, o que acha que lhe prejudica?

 

 

03. Cada esporte tem suas regras, bem como a vida em sociedade. Você acha importante as regras de convivência? como imagina o mundo sem regras?

 

 

04.  Cada esporte e cada partida são diferentes e, por isso, além de treino e disciplina, é preciso aprender a improvisar. No ano de 2020 passamos por um ano atípico e que se estende para o ano de 2021. Muitas vivencias tiveram que ser reformuladas, inclusive o ensino. Como você se sente/sentiu com essas adaptações para o seu aprendizado? O que fez para se adaptar a esse novo método?

 

 

05.  No esporte, como na vida, precisamos nos expressar sem oprimir o outro e sem deixar que o outro nos oprima. Uma das palavras mais utilizadas no ambiente social tem sido "EMPATIA", conhece o significado?

 

 

06. O psicólogo e coach, Alessandro Vianna afirma: "Todo atleta de alta performance é treinado e cobrado exaustivamente. Mas, é importante lembrar que ele também tem sua vida pessoal e isso, de alguma maneira, pode interferir em sua motivação e concentração." Sobre a frase acima, você concorda que a vida pessoal do atleta pode interferir em seu desempenho físico?

Caixa de texto: Prefeitura Municipal de Itamaraju-Ba
Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais

 

 

 

Escola: ____________________________________ Data: _____________ Ano/ Turma: 8º ____

Professor (a): ___________________________________Componente Curricular: Educação Física

Aluno (a): __________________________________________________________________________

Objetos de Conhecimento: As habilidades socioemocionais no esporte

 

ATIVIDADE 03- ONLINE

 

01.  Desenho do seu esporte favorito

 

Para esta brincadeira, você vai precisar de lápis de cor e uma folha. A proposta é fazer um desenho do esporte que mais possui afinidade e descrever quais atitudes você e a equipe deverão fazer para ganharem o jogo. Poderão adicionar sistema tático e regras do esporte. Foi proposta a brincadeira com a finalidade do aluno ter autonomia se colocar no lugar do outro (empatia) e entender que todos precisamos de ajuda ou ser ajudado.

Trazendo para os esportes, o atleta precisa pensar no outro para saber que jogada fazer. O jogo é no coletivo e isso precisa ser entendido por todos os envolvidos.

 

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