8º ANO e 9º ANO XII - SEQUÊNCIA - 2021

 

                                                             SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA:  Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais.

SUBTEMA: A Importância do multiculturalismo na Geografia.

UNIDADE TEMÁTICA: ): Natureza Ambientes e Qualidade de Vida.

OBJETO DE CONHECIMENTO:   Cartografia: anamorfose, croquis e mapas temáticos da América e África.

Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano: 8°                          Período: 08/11/2021  a  27/11/2021                                Nº de Aulas: 6

                                HABILIDADES

(EF08GE18) Elaborar mapas ou outras formas de representação cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas urbanas e rurais, ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida e usos e ocupação de solos da África e América.

(EF08GE18IT) Elaborar mapas ou outras formas de representação cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas urbanas e rurais, ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida e usos e ocupação de solos da África e América, comparando com o Brasil, a Bahia em unidade territorial de vivencia.

                   COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

 

1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

6. Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza.

7. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, propondo ações sobre as questões socioambientais, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários

                      COMPETÊNCIAS GERAIS

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

           COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil  a avaliação de desempenho da

participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os alunos .

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc.) –

Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).

                                                                           1ªAula       

ETAPA 1: Na aula de hoje vamos conhecer um pouco sobre “A importância do multiculturalismo na Geografia”.

  A diversidade cultural e étnica é muitas vezes percebida como uma possível ameaça a nação. Assim, o Multiculturalismo procura enfatizar, então, a ideia de que as culturas minoritárias são discriminadas e, para se consolidarem, devem ser protegidas pelo Estado.

Acesse o link abaixo para maiores informações.

http://blog.maxieduca.com.br/wp-content/uploads/2017/08/giphy-diferen%C3%A7a-entre-pessoas.gif

 ETAPA 2: Após instigar os alunos a busca do conhecimento sobre o multiculturalismo, propor a leitura e interpretação do texto disponível na apostila.

  Leitura do texto:

    

         DIVERSIDADE CULTURAL NO BRASIL: ENTENDA POR QUE SOMOS UM PAÍS DE MUITAS CULTURAS

 

  A diversidade cultural no Brasil é um assunto merecidamente muito exaltado por aqui. Afinal, quantas vezes já não ouvimos (ou até dissemos) que a pluralidade cultural é uma grande riqueza do nosso povo? Porém, por mais que isso às vezes seja repetido quase como uma frase de efeito, das escolas às conversas informais com amigos, é importante entender o que é diversidade cultural e como o povo brasileiro foi formado. Nos acompanhe na leitura para aprender mais sobre o assunto e entender o que torna o Brasil um dos países mais plurais e diversos em relação à cultura.

Segue, na íntegra, o trecho em que ele explica o que é multiculturalismo, em tradução livre:

“Multiculturalismo é um sistema de crenças e comportamentos que reconhece e respeita a presença de todos os grupos diversos em uma organização ou sociedade, reconhece e valoriza suas diferenças socioculturais, e encoraja e permite sua contribuição continuada dentro de um contexto cultural inclusivo que apoderava a todos dentro da organização ou sociedade.”

 

                   Alguns dos significados de cultura são os seguintes, também em tradução livre:

 

   As crenças habituais, formas sociais e traços materiais de um grupo racial, religioso ou social. Os traços característicos da existência cotidiana (como as diversidades ou os modos de vida) compartilhados por pessoas em algum lugar ou período de tempo. O conjunto de atitudes, valores, objetivos e práticas compartilhadas que caracterizam uma instituição ou organização. O conjunto de valores, convenções ou práticas sociais associadas com um campo, atividade ou característica social em particular. O padrão integrado do conhecimento, das crenças e do comportamento humano que depende da capacidade de aprender e transmitir conhecimento para as próximas gerações. Isto posto, temos que a diversidade cultural é algo valiosíssimo, cuja existência reflete o modo de vida dos diferentes grupos que constituem uma sociedade e das características que os fazem ser parte de algo em comum.

 

                POR QUE A PLURALIDADE CULTURAL NO BRASIL É TÃO FORTE?

  No início do artigo, nós comentamos como a diversidade cultural no Brasil é enorme. Mas os motivos por trás disso são bastante complexos e dolorosos, e é preciso relembrar um pouco a nossa História para entender a questão: Em 1500, os portugueses, sob o comando de Pedro Álvares Cabral, invadiram o território que veio a ser chamado de Brasil. Os povos nativos, porém, já o habitavam quando os europeus chegaram. E, ao longo de mais de 300 anos de colonização, mais de 5,4 milhões de africanos foram violentamente sequestrados de seu continente e trazidos para cá como escravos, de acordo com a BBC.

 

 

  Portanto, desde as bases da formação do povo brasileiro, já temos três vertentes culturais diferentes: as europeias, as indígenas e as africanas. Isso resulta em uma intensa pluralidade cultural, vinda de um processo de colonização violenta e forçada.

                                                                             2ªAula

 

   ETAPA 1: Solicitar aos alunos a acessar os vídeos disponíveis para obter mais conhecimento sobre “A importância do multiculturalismo”.

 TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER.... Link:     https://www.youtube.com/watch?v=DNocOkcBgbE&t=838s

                                 

                           #AmarELO É TUDO PRA Ontem link: https://youtu.be/VcbGHSRnbQs

                 Djalma Ribeiro quebra a internet fala... – link: https://www.youtube.com/watch?v=AINEmjM4Ki4

ETAPA 2: Promover um Espaço para discussões étnicas e culturais , momento de escuta, questionamento e socialização.

 

                                                                            3ªAula

ETAPA 1: Neste momento, fazer um levantamento prévio da aula anterior com questionamentos e socialização. Em seguida apresentar um pouco sobre a África e levantar alguns questionamentos:

·         Você conhece a África?

·         Já estudou sobre a África? E o que mais lhe chamou atenção?

 

            

   ETAPA 2: Após a leitura e discussão, orientar os alunos a fazer uma reflexão sobre os povos diferentes?

                                                                                                                                                                                        Atividade

 Baseado na leitura e discussão, solicite aos alunos que:

 

a)      Comentem sobre as informações que consideram interessantes.

b)      Conhecendo a história do Dia da Consciência Negra: quem foi Zumbi dos Palmares?

 

 

                                                                             4ªAula

 

ETAPA1: Nesta aula o professor orienta os alunos a assisti  um vídeo sobre “África : Localização, quadro natural e regionalização”.  https://youtube.com/watch?v=lXK2So4UkgY&feature=share .

 

 ETAPA2: Em seguida o professor pode solicitar a leitura do texto do livro didático nas páginas 220 e 227 do livro didático.

 Leitura do texto:

 

                                                       Localização, quadro natural e regionalização

 

 

  Localizada ao sul da Europa e a sudoeste da península Arábica, a África é o terceiro maior continente em extensão territorial. Grande parte de suas terras está situada entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio. O território africano é banhado pelo oceano Atlântico a oeste, pelo oceano Índico a leste, pelo mar Mediterrâneo ao norte e pelo mar Vermelho a nordeste. De maneira geral, o continente africano vive um momento de transformação. O processo de urbanização acontece rapidamente, os investimentos estrangeiros produzem modificações profundas nas paisagens e há expansão da infraestrutura em diferentes países do continente.

 A complexidade e a diversidade de características do continente torna possível regionalizar a África de diferentes maneiras, enfatizando diversos aspectos, sejam físicos, econômicos, culturais ou sociais.

 RELEVO

 Predominam na África terrenos pouco íngremes e altitudes inferiores a 1 000 metros. As planícies são encontradas nas faixas litorâneas ou ao longo das margens de rios, como o Congo, o Gâmbia e o Senegal. Os planaltos antigos, bastante desgastados por agentes erosivos (vento, chuva etc.), dominam as paisagens naturais do continente.

 Planaltos africanos

 O relevo do continente africano está dividido em três porções principais: planalto Oriental, planalto Setentrional e planalto Centro-Meridiona.

 Planalto Setentrional

 Nessa porção do relevo africano, localiza-se o deserto do Saara, que ocupa um quarto do território continental. A noroeste dele está a cadeia do Atlas, que se estende desde o litoral do Marrocos até a Tunísia.

 Planalto Centro-Meridional

 Esse planalto compreende o centro-oeste e o sul do continente e apresenta altitudes médias mais altas que as do planalto Setentrional, com exceção da Bacia do Rio Congo e do deserto do Kalahari, que constituem grandes depressões.

 

 HIDROGRAFIA

 Nas regiões mais altas do continente nascem os principais rios africanos: Orange (ao sul), Níger (a oeste), Nilo (que deságua no mar Mediterrâneo) e Congo (na porção central). Os rios africanos garantiram a muitos povos que se instalaram às suas margens no decorrer dos séculos o desenvolvimento de técnicas de irrigação que permitiram a prática da agricultura e da pecuária.

   CLIMA E VEGETAÇÃO

 A grande extensão latitudinal do continente africano reflete-se na diversidade de climas e de formações vegetais. E permite a coexistência de paisagens desérticas, como a do Saara e a do Kalahari, com paisagens florestais, como a Floresta do Congo, uma das mais úmidas do planeta.

                                                                                        

                                                                                                         Livro Didático Araribá Mais Geografia páginas 220 a 226.

ETAPA 2: Após a leitura e interpretação do texto, solicitar a atividade da página 227.

 

                                                                                     5ªAula

 

ETAPA 1: Continuação do capítulo 15, fazer a explanação da “ População e atividade Econômica”, instigando os alunos a compreender mais sobre a região.

   LEITURA DO TEXTO:

 

                                                            REGIONALIZAÇÃO DA ÁFRICA

 

   Considerando aspectos históricos e culturais, a África pode ser dividida em duas grandes regiões: Norte da África (de alta concentração populacional, localizada na área do litoral do mar Mediterrâneo) e África Subsaariana (compreendida ao sul do deserto do Saara). Devido às diferenças internas do continente africano — principalmente na África Subsaariana, que reúne mais de 40 países —, somadas à sua grande extensão territorial, a ONU propôs a regionalização do continente em cinco regiões, seguindo critérios de localização, cultura e economia.

África Setentrional A África Setentrional é uma região intensamente urbanizada, com cidades concentradas próximo ao mar Mediterrâneo, onde o relevo e o clima mais ameno favorecem a ocupação e a agricultura. África Setentrional A África Setentrional é uma região intensamente urbanizada, com cidades concentradas próximo ao mar Mediterrâneo, onde o relevo e o clima mais ameno favorecem a ocupação e a agricultura. 

 África Setentrional A África Setentrional é uma região intensamente urbanizada, com cidades concentradas próximo ao mar Mediterrâneo, onde o relevo e o clima mais ameno favorecem a ocupação e a agricultura.

África Setentrional A

África Setentrional é uma região intensamente urbanizada, com cidades concentradas próximo ao mar Mediterrâneo, onde o relevo e o clima mais ameno favorecem a ocupação e a agricultura.

África Central

Localizada nas proximidades da linha do Equador, essa região apresenta Florestas Equatoriais e Tropicais de elevada biodiversidade, além de Savanas, Estepes e desertos 

África Oriental

A África Oriental abriga diferentes vegetações, como Florestas Tropicais, Savanas e Estepes. Voltada para o oceano Índico, essa região tem a economia dirigida para a agricultura.

        África Meridional

         Os territórios localizados ao sul do continente formam a África Meridional. Observa-se nessa região     a presença de savanas nas porções central e norte, desertos na porção sudoeste e vegetação mediterrânea no extremo    sul.

                                                                                  

                                                                                                                   Livro Didático de Geografia capítulo 13, páginas 228 a 229.

                                                                     

                                                                              

 

  ETAPA 2: Após a leitura e interpretação do texto, solicitar aos alunos a acessar o link: https://youtu.be/HPxcNNxVADE sobre “Estudando os aspectos naturais da África”. Em seguida orientar os alunos a fazer um resumo do vídeo.

 

                                                                               6ªAula      

 

  ETAPA 1: Solicitar a atividade do livro didático Araribá Mais Geografia nas páginas 230 .

 

 

RECURSOS( 220 a 229   )Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (230)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:                                                                                   

   Referencias :

   Livro didático Araribá Mais Geografia/ Editora Moderna/ Editor responsável- Cesar Brumini Dellore 220 a 230.

   Link:https://youtube.com/watch?v=lXK2So4UkgY&feature=share  do vídeo “África : Localização, quadro natural e regionalização” .

   Link:https://youtu.be/HPxcNNxVADE  “Estudando os aspectos naturais da África”.

   Link: https://www.youtube.com/watch?v=DNocOkcBgbE&t=838s TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER....

                                  

   Link: https://youtu.be/VcbGHSRnbQs #AmarELO É TUDO PRA Ontem

   Link: https://www.youtube.com/watch?v=AINEmjM4Ki4  Djalma Ribeiro quebra a internet fala...

 

 

 

 

                                                         SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA:  Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais.

 

 SUBTEMA:   Multiculturalismo no ensino da Geografia.

UNIDADE TEMÁTICA:  Formas de Representação e Pensamento Espacial.

OBJETO DE CONHECIMENTO:  Diversidade Ambiental e as Transformações nas Paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania.

Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano: 9°                          Período: 08/11/2021  a  27/11/2021                               Nº de Aulas: 6

                                 HABILIDADES

EF09GE14) Elaborar e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais.

(EF09GE15) Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas.

(EF09GE15) Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas.

                    COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

6. Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza.

7. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, propondo ações sobre as questões socioambientais, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários

                      COMPETÊNCIAS GERAIS

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

            COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil  a avaliação de desempenho da

participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os alunos .

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc.) –

Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).

                                                                              

                                                                              1ªAula

ETAPA1: Nesta aula iniciar com um bom dia e chamada, em seguida levantamento prévio da aula anterior, introduza o subtema, pedindo aos alunos que falem o que sabem sobre Multiculturalismo no ensino da Geografia” significado da palavra, do que se trata, origens, etc. Vá dialogando com a classe levando-os ao conceito proposto, momento de escuta e discussão.

ETAPA 2: Sugestões de vídeos para ser trabalhados:

  Para você saber mais: Multiculturalismo é a convivência pacífica de várias culturas em um mesmo ambiente. É um fenômeno social diretamente relacionado com a globalização e as sociedades pós-modernas. Para saber mais, acesse o link, disponível em:

  Significado de Multiculturalismo. Disponível em: <https://www.significados.com.br/multiculturalismo/>. Acesso em: 17 jan. 20019.

                                                                                2ªAula

 

ETAPA 1: Nesta aula vamos estudar o conceito de Xenofobia .

  Xenofobia: É aversão, hostilidade, repúdio ou ódio aos estrangeiros, que pode estar fundamentado em diversos fatores históricos, culturais, religiosos, dentre outros. Para saber mais, acesse os links, disponíveis em:

 BEZERRA, Juliana. Xenofobia. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/xenofobia/>. Acesso em: 17 jan. 2019.

  Oque é xenofobia? BRASIL ESCOLA https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/o-que-e-sociologia/o-que-e-xenofobia.htm   

 Xenofobia :o que é, significado, exemplo...  acessar o link:  https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/xenofobia.htm  

ETAPA 2: Após pedi aos alunos para  assistir os vídeos. Orienta-los a responder alguns questionamentos .

 Responda:

1.      O que é multiculturalismo?

2.      O que é xenofobia de exemplos de como ocorre?

3.      Xenofobia é a discriminação a diferentes culturas e nacionalidades. É Crime e Ódio !

Diante deste contexto faça uma reflexão . Justifique.

 

                                                                                3ªAula

 

ETAPA 1: Levantamento prévio da aula anterior. Em seguida fazer a explanação sobre Seminário: o que é, para que serve e como fazer – significados. Link: https://brasilescola.uol.com.br .

ETAPA 2: Em seguida orientar os alunos como fazer um seminário sobre o temaMulticulturalismo e  Xenofobia”.

                                                                               4ªAula

ETAPA1: Continuação da aula anterior com a formação dos grupos de estudos e distribuição das tarefas para os alunos e  sempre orientados pelo professor. Seguindo todas as etapas para um bom seminário.

                                                                               5ªAula

 

ETAPA1: Explanação  e introdução sobre a Índia: potência emergente” disponível no capítulo 14 nas páginas 204 a 210 do livro didático Araribá Mais Geografia.

 

  LEITURA DO TEXTO:

 

                                                                  Índia: potência emergente

 

  Localizada no sul do continente asiático e banhada pelo oceano Índico, a Índia possui a sétima maior extensão territorial do mundo e faz fronteira terrestre com seis países: Paquistão, China, Nepal, Butão, Bangladesh e Mianmar. A Índia é uma república federativa constituída por 28 estados e sete uniões territoriais. Cerca de um terço da população indiana, que é de 1,2 bilhão de habitantes, vive nas cidades. Há grandes aglomerações urbanas, como Mumbai (ex-Bombaim) e Calcutá, além da capital, Nova Délhi. No século XVI, países europeus disputavam a região que hoje compreende a Índia, principalmente em razão das especiarias nela encontradas. Atualmente, a Índia é um país com crescente desenvolvimento econômico. O parque industrial indiano é diversificado. Apesar disso, é a agricultura que ainda emprega a maior parte da população.

 

                                                    IMPERIALISMO BRITÂNICO E INDEPENDÊNCIA

   A Inglaterra consolidou seu domínio sobre a Índia no século XVII, após disputas com portugueses, franceses e holandeses. A colonização britânica direcionou a produção do país para atender ao mercado externo, colocando em segundo plano as necessidades do mercado interno. Como em diversas outras colônias europeias, incluindo o Brasil, foram implantadas na Índia as plantations, grandes propriedades monocultoras com produção destinada à exportação. Além da fome causada pela falta de alimentos no país, esse sistema provocou alterações no modelo social e produtivo, inviabilizando a industrialização e a modernização da sociedade indiana.                                                               

                                                                       POTÊNCIA EMERGENTE

  Desde a década de 1990, a Índia apresenta taxas elevadas de crescimento econômico, resultado de investimentos e do estabelecimento de acordos bilaterais em escalas regional e global. O comércio regional é intenso, e os principais parceiros são a China, o Japão e a Coreia do Sul. Nos últimos anos, o país também tem intensificado as relações comerciais com a África e a América do Sul. Caracterizada como potência emergente, a Índia forma, com Brasil, Rússia, China e África do Sul, o grupo conhecido como BRICS. Outro fator que coloca a Índia em posição de destaque no cenário internacional é seu arsenal nuclear, desenvolvido no contexto das disputas territoriais com o Paquistão. Os dois países não são signatários do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares.

                                                                       Economia e presença estatal

  Após a independência da Índia, em 1947, houve elevados investimentos do Estado em ramos industriais como o siderúrgico, o bélico, o automotivo e o de máquinas e equipamentos, visando substituir as importações e tornar o país mais autossuficiente. Graças à oferta e à extração de recursos naturais (sobretudo combustíveis fósseis), intensificaram-se as obras de infraestrutura, como rodovias, ferrovias, usinas para a produção de energia elétrica etc. A fim de superar uma crise econômica, a partir de 1991, o governo indiano tomou uma série de medidas que redimensionaram a presença estatal e desencadearam o crescimento econômico. A Índia passou a receber grandes investimentos estrangeiros associados à indústria nacional, mantendo o Estado como acionista majoritário em empresas de áreas estratégicas, ligadas à indústria de base e à geração de energia.

                                                                       As empresas de alta tecnologia

  Nas últimas décadas, a Índia conquistou o mercado de atividades ligadas à Tecnologia da Informação (TI), desenvolvidas em escritórios situados, em sua maioria, na cidade de Bangalore, no sul do país. Empresas indianas prestam serviços a grandes corporações transnacionais, criando aplicativos, programas e outros produtos.

   Um dos fatores que contribuem para essa expansão é o forte movimento de retorno ao país de jovens indianos que se especializaram em áreas voltadas à informática e à engenharia em grandes universidades dos Estados Unidos e do Reino Unido.

 

Bollywood e a indústria do entretenimento

  Criada no início do século XX, a maior indústria de entretenimento do mundo, conhecida como Bollywood, localiza-se em Mumbai, na Índia. Seu nome deriva da mistura entre Bombaim e Hollywood, famoso complexo cinematográfico dos Estados Unidos. Atualmente, Bollywood produz mais de mil filmes por ano.

Mão de obra e mercado interno

  A Índia tem atraído para seu território empresas de vários países (principalmente dos Estados Unidos e do Japão), por diversos motivos:

 mão de obra qualificada , composta de técnicos e engenheiros formados em universidades e escolas técnicas do país e do exterior; excedente de mão de obra com baixa qualificação, que ocupa os postos de trabalho que exigem pouca especialização; mercado consumidor com elevado potencial (com o aumento da renda per capita ocorrido nos últimos anos, houve ampliação da demanda por bens de consumo).

  ETAPA 2: Solicitar aos alunos a assistir o vídeo sobre “Índia- Brasil Escola link:  https://youtu.be/flFMsNnnpr4 .

                                                                         6ªAula

 ETAPA 1:Continuação do capítulo 14 nas páginas 210. Solicitar a leitura e interpretação do texto sobre “População.

 

                                                                    POPULAÇÃO

  Com 1,2 bilhão de habitantes, a Índia tem a segunda maior população do mundo, sendo 55,2% rural. Embora o crescimento demográfico esteja em declínio nos últimos anos, a ONU prevê que, em 2030, a população desse país será a maior do planeta, com 1,5 bilhão de pessoas. Mais da metade da população indiana se concentra no vale do rio Ganges, onde estão situadas algumas das maiores cidades do país, como Calcutá, Patna e Nova Délhi.

                                                 CONFLITOS ÉTNICOS E SEPARATISTAS

  Alguns conflitos étnicos e separatistas ameaçam a unidade territorial da Índia. Entre eles, estão a disputa com o Paquistão pela Caxemira, território localizado ao norte do país; os confrontos entre hinduístas e sikhs, grupo étnico- -religioso do estado do Punjab (situado a noroeste do território indiano) que reivindica sua independência política; e a luta entre indianos e chineses pelas regiões de Aksai Chin (dominada pela China e reclamada pela Índia) e de Arunachal Pradesh (dominada pelos indianos e reivindicada pelos chineses).

    Com relação à disputa pelo território da Caxemira, desde sua independência, a Índia travou três guerras com o Paquistão: em 1947, em 1965 e em 1999. Houve ainda uma guerra travada em 1971, quando a Índia apoiou a independência de Bangladesh.                                                                       

                                                                                    Livro Didático de Geografia capítulo 14, páginas 210  .

   

  ETAPA 2: Após a leitura e interpretação de texto, orientar os alunos a fazer a atividade da página   211.                                                           

 

 

 

RECURSOS: (  204 a 210 )Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 211)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

   Referencias :

  Livro didático Araribá Mais Geografia/ Editora Moderna/ Editor responsável- Cesar Brumini Dellore Capítulo- 13 /Araribá Mais   Geografia.

  Link: “Índia- Brasil Escola link:  https://youtu.be/flFMsNnnpr4.

  Significado de Multiculturalismo. Disponível em: <https://www.significados.com.br/multiculturalismo/>. Acesso em: 17 jan. 20019.

  BRASIL ESCOLA https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/o-que-e-sociologia/o-que-e-xenofobia.htm   

  Seminário: o que é, para que serve e como fazer – significados. Link: https://brasilescola.uol.com.br .

  

                                                                                                 

                                                                                      Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

                                           

 

 

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