SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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SUBTEMA: A
Importância do multiculturalismo na Geografia. |
UNIDADE TEMÁTICA: ):
Natureza
Ambientes e Qualidade de Vida. OBJETO DE
CONHECIMENTO: Cartografia: anamorfose, croquis e mapas
temáticos da América e África. |
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Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre
e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação
recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas
também pode ser uma prática
humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver. |
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Ano: 8° Período: 08/11/2021 a
27/11/2021 Nº de Aulas: 6 |
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HABILIDADES |
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(EF08GE18) Elaborar mapas ou outras
formas de representação cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas
urbanas e rurais, ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida
e usos e ocupação de solos da África e América. (EF08GE18IT) Elaborar mapas ou outras
formas de representação cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas
urbanas e rurais, ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida
e usos e ocupação de solos da África e América, comparando com o Brasil, a
Bahia em unidade territorial de vivencia. |
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COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
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1.
Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação
sociedade/natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de
resolução de problemas. 6.
Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender
ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência
socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de
qualquer natureza. 7. Agir
pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade,
flexibilidade, resiliência e determinação, propondo ações sobre as questões
socioambientais, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e
solidários |
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COMPETÊNCIAS
GERAIS |
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6. Valorizar a diversidade de
saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências
que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e
fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida,
com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. 7.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular,
negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e
promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo
responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em
relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa
sequência terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida de
vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos
,ficando mais fácil a avaliação de
desempenho da participação nas aulas
e nas atividades realizadas. Informações para os alunos . Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas
- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone,
falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos
necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de
outras pessoas -pais, irmãos, animais etc.) – Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar
dúvidas sobre a aula). 1ªAula
ETAPA
1: Na aula de hoje vamos conhecer um
pouco sobre “A importância do
multiculturalismo na Geografia”.
A diversidade cultural e étnica é muitas vezes percebida como uma
possível ameaça a nação. Assim, o Multiculturalismo procura enfatizar, então,
a ideia de que as culturas minoritárias são discriminadas e, para se
consolidarem, devem ser protegidas pelo Estado. Acesse o link abaixo para maiores
informações. http://blog.maxieduca.com.br/wp-content/uploads/2017/08/giphy-diferen%C3%A7a-entre-pessoas.gif ETAPA 2: Após
instigar os alunos a busca do conhecimento sobre o multiculturalismo, propor
a leitura e interpretação do texto disponível na apostila. Leitura do texto:
DIVERSIDADE CULTURAL NO BRASIL:
ENTENDA POR QUE SOMOS UM PAÍS DE MUITAS CULTURAS A diversidade cultural no Brasil é um
assunto merecidamente muito exaltado por aqui. Afinal, quantas vezes já não
ouvimos (ou até dissemos) que a pluralidade cultural é uma grande riqueza do
nosso povo? Porém, por mais que isso às vezes seja repetido quase como uma
frase de efeito, das escolas às conversas informais com amigos, é importante
entender o que é diversidade cultural e como o povo brasileiro foi formado.
Nos acompanhe na leitura para aprender mais sobre o assunto e entender o que
torna o Brasil um dos países mais plurais e diversos em relação à cultura. Segue,
na íntegra, o trecho em que ele explica o que é multiculturalismo, em
tradução livre: “Multiculturalismo
é um sistema de crenças e comportamentos que reconhece e respeita a presença
de todos os grupos diversos em uma organização ou sociedade, reconhece e
valoriza suas diferenças socioculturais, e encoraja e permite sua
contribuição continuada dentro de um contexto cultural inclusivo que
apoderava a todos dentro da organização ou sociedade.” Alguns dos significados de
cultura são os seguintes, também em tradução livre: As crenças habituais, formas sociais e
traços materiais de um grupo racial, religioso ou social. Os traços
característicos da existência cotidiana (como as diversidades ou os modos de
vida) compartilhados por pessoas em algum lugar ou período de tempo. O
conjunto de atitudes, valores, objetivos e práticas compartilhadas que
caracterizam uma instituição ou organização. O conjunto de valores,
convenções ou práticas sociais associadas com um campo, atividade ou
característica social em particular. O padrão integrado do conhecimento, das
crenças e do comportamento humano que depende da capacidade de aprender e
transmitir conhecimento para as próximas gerações. Isto posto, temos que a
diversidade cultural é algo valiosíssimo, cuja existência reflete o modo de
vida dos diferentes grupos que constituem uma sociedade e das características
que os fazem ser parte de algo em comum. POR QUE A PLURALIDADE
CULTURAL NO BRASIL É TÃO FORTE? No início do artigo, nós comentamos como a
diversidade cultural no Brasil é enorme. Mas os motivos por trás disso são
bastante complexos e dolorosos, e é preciso relembrar um pouco a nossa
História para entender a questão: Em 1500, os portugueses, sob o comando de
Pedro Álvares Cabral, invadiram o território que veio a ser chamado de
Brasil. Os povos nativos, porém, já o habitavam quando os europeus chegaram.
E, ao longo de mais de 300 anos de colonização, mais de 5,4 milhões de
africanos foram violentamente sequestrados de seu continente e trazidos para
cá como escravos, de acordo com a BBC. Portanto, desde as bases da formação do
povo brasileiro, já temos três vertentes culturais diferentes: as europeias,
as indígenas e as africanas. Isso resulta em uma intensa pluralidade
cultural, vinda de um processo de colonização violenta e forçada.
2ªAula ETAPA 1: Solicitar
aos alunos a acessar os vídeos disponíveis para obter mais conhecimento sobre “A importância do
multiculturalismo”. TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER.... Link: https://www.youtube.com/watch?v=DNocOkcBgbE&t=838s #AmarELO É TUDO
PRA Ontem link: https://youtu.be/VcbGHSRnbQs Djalma Ribeiro quebra a
internet fala... – link: https://www.youtube.com/watch?v=AINEmjM4Ki4 ETAPA
2: Promover um Espaço para discussões étnicas
e culturais , momento de escuta, questionamento e socialização. 3ªAula ETAPA
1: Neste momento, fazer um levantamento prévio da aula anterior com
questionamentos e socialização. Em seguida apresentar um pouco sobre a África
e levantar alguns questionamentos: ·
Você conhece a África? ·
Já estudou sobre a África? E o que
mais lhe chamou atenção? ETAPA 2: Após a leitura e discussão,
orientar os alunos a fazer uma reflexão sobre os povos diferentes? Atividade Baseado na leitura e discussão, solicite aos
alunos que: a)
Comentem
sobre as informações que consideram interessantes. b)
Conhecendo
a história do Dia da Consciência Negra: quem foi Zumbi dos Palmares?
4ªAula ETAPA1: Nesta aula o professor orienta os
alunos a assisti um vídeo sobre “África : Localização,
quadro natural e regionalização”. https://youtube.com/watch?v=lXK2So4UkgY&feature=share . ETAPA2: Em seguida o professor pode
solicitar a leitura do texto do livro didático
nas páginas
220 e 227 do livro didático. Leitura do texto:
Localização, quadro natural e regionalização Localizada ao sul da Europa e a sudoeste da
península Arábica, a África é o terceiro maior continente em extensão
territorial. Grande parte de suas terras está situada entre os trópicos de
Câncer e de Capricórnio. O território africano é banhado pelo oceano
Atlântico a oeste, pelo oceano Índico a leste, pelo mar Mediterrâneo ao norte
e pelo mar Vermelho a nordeste. De maneira geral, o continente africano vive
um momento de transformação. O processo de urbanização acontece rapidamente,
os investimentos estrangeiros produzem modificações profundas nas paisagens e
há expansão da infraestrutura em diferentes países do continente. A complexidade e a diversidade de
características do continente torna possível regionalizar a África de
diferentes maneiras, enfatizando diversos aspectos, sejam físicos,
econômicos, culturais ou sociais. RELEVO Predominam na África terrenos pouco íngremes
e altitudes inferiores a 1 000 metros. As planícies são encontradas nas
faixas litorâneas ou ao longo das margens de rios, como o Congo, o Gâmbia e o
Senegal. Os planaltos antigos, bastante desgastados por agentes erosivos
(vento, chuva etc.), dominam as paisagens naturais do continente. Planaltos africanos O relevo do continente africano está
dividido em três porções principais: planalto Oriental, planalto Setentrional
e planalto Centro-Meridiona. Planalto Setentrional Nessa porção do relevo africano, localiza-se
o deserto do Saara, que ocupa um quarto do território continental. A noroeste
dele está a cadeia do Atlas, que se estende desde o litoral do Marrocos até a
Tunísia. Planalto Centro-Meridional Esse planalto compreende o centro-oeste e o
sul do continente e apresenta altitudes médias mais altas que as do planalto
Setentrional, com exceção da Bacia do Rio Congo e do deserto do Kalahari, que
constituem grandes depressões. HIDROGRAFIA Nas regiões mais altas do continente nascem
os principais rios africanos: Orange (ao sul), Níger (a oeste), Nilo (que
deságua no mar Mediterrâneo) e Congo (na porção central). Os rios africanos
garantiram a muitos povos que se instalaram às suas margens no decorrer dos
séculos o desenvolvimento de técnicas de irrigação que permitiram a prática
da agricultura e da pecuária. CLIMA E VEGETAÇÃO A grande extensão latitudinal do continente
africano reflete-se na diversidade de climas e de formações vegetais. E
permite a coexistência de paisagens desérticas, como a do Saara e a do
Kalahari, com paisagens florestais, como a Floresta do Congo, uma das mais
úmidas do planeta.
Livro Didático Araribá Mais
Geografia páginas 220 a 226. ETAPA
2: Após a leitura e interpretação do
texto, solicitar a atividade da página 227.
5ªAula ETAPA
1: Continuação do capítulo 15, fazer
a explanação da “ População e atividade Econômica”, instigando os alunos a
compreender mais sobre a região.
LEITURA DO TEXTO:
REGIONALIZAÇÃO DA ÁFRICA Considerando aspectos históricos e
culturais, a África pode ser dividida em duas grandes regiões: Norte da
África (de alta concentração populacional, localizada na área do litoral do
mar Mediterrâneo) e África Subsaariana (compreendida ao sul do deserto do
Saara). Devido às diferenças internas do continente africano — principalmente
na África Subsaariana, que reúne mais de 40 países —, somadas à sua grande
extensão territorial, a ONU propôs a regionalização do continente em cinco
regiões, seguindo critérios de localização, cultura e economia. África
Setentrional A África Setentrional é uma região intensamente urbanizada, com
cidades concentradas próximo ao mar Mediterrâneo, onde o relevo e o clima
mais ameno favorecem a ocupação e a agricultura. África Setentrional A África
Setentrional é uma região intensamente urbanizada, com cidades concentradas
próximo ao mar Mediterrâneo, onde o relevo e o clima mais ameno favorecem a
ocupação e a agricultura. África Setentrional A África Setentrional é
uma região intensamente urbanizada, com cidades concentradas próximo ao mar
Mediterrâneo, onde o relevo e o clima mais ameno favorecem a ocupação e a
agricultura. África
Setentrional A África
Setentrional
é uma região intensamente urbanizada, com cidades concentradas próximo ao mar
Mediterrâneo, onde o relevo e o clima mais ameno favorecem a ocupação e a
agricultura. África
Central Localizada nas
proximidades da linha do Equador, essa região apresenta Florestas Equatoriais
e Tropicais de elevada biodiversidade, além de Savanas, Estepes e desertos África
Oriental
A África Oriental
abriga diferentes vegetações, como Florestas Tropicais, Savanas e Estepes.
Voltada para o oceano Índico, essa região tem a economia dirigida para a
agricultura. África
Meridional Os territórios localizados ao sul do
continente formam a África Meridional. Observa-se nessa região a presença de savanas nas porções
central e norte, desertos na porção sudoeste e vegetação mediterrânea no
extremo sul.
Livro Didático de Geografia capítulo 13,
páginas 228 a 229.
ETAPA 2: Após a
leitura e interpretação do texto, solicitar aos alunos a acessar o link: https://youtu.be/HPxcNNxVADE sobre “Estudando
os aspectos naturais da África”. Em seguida orientar os alunos a fazer um resumo do
vídeo.
6ªAula
ETAPA 1: Solicitar a atividade do livro didático Araribá Mais
Geografia nas páginas 230 .
RECURSOS: ( 220 a 229 )Livro didático; ( )
Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X ) Computador; ( )
Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (230) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral;
(X ) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita;
(X ) Avaliação da participação; Outros:
Referencias : Livro
didático Araribá Mais Geografia/ Editora Moderna/ Editor responsável- Cesar
Brumini Dellore 220 a 230. Link:https://youtube.com/watch?v=lXK2So4UkgY&feature=share do vídeo
“África
: Localização, quadro natural e
regionalização” . Link:https://youtu.be/HPxcNNxVADE “Estudando os aspectos naturais da África”. Link:
https://www.youtube.com/watch?v=DNocOkcBgbE&t=838s TUDO O QUE VOCÊ
PRECISA SABER.... Link: https://youtu.be/VcbGHSRnbQs #AmarELO É TUDO PRA
Ontem Link: https://www.youtube.com/watch?v=AINEmjM4Ki4 Djalma Ribeiro quebra a internet fala...
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