8º ANO e 9º ANO XI - SEQUÊNCIA - 2021

 

                                                             SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco.

 SUBTEMA:   A Importância da Leitura na Geografia

UNIDADE TEMÁTICA: Formas de Representação e Pensamento Espacial.

OBJETO DE CONHECIMENTO:  Cartografia: Anamorfose, Croquis e Mapas Temáticos da América e da África.

Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano: 8°                          Período: 27/09/2021  a  08/10/2021                                Nº de Aulas: 4

                                HABILIDADES

 

(EF08GE15) Analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina (Aquífero Guarani, Bacias do rio da Prata, do Amazonas e do Orinoco, Bacia do Rio São Francisco, sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes, entre

 outros) e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.

(EF08GE15IT) Analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina (Aquífero Guarani, Bacias do rio da Prata, do Amazonas e do Orinoco, sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes, entre outros) e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água relacionando a partir das fontes fornecedoras de energia que chegam no espaço de vivência.

                   COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

4. Desenvolver o pensamento espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e iconográficas, de diferentes gêneros textuais e das geotecnologias para a resolução de problemas que envolvam informações geográficas.

5. Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções (inclusive tecnológicas) para questões que requerem conhecimentos científicos da Geografia.

                      COMPETÊNCIAS GERAIS

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

           COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil  a avaliação de desempenho da

participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os alunos .

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) –

Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).

                                                                           1ªAula       

ETAPA 1: Nesta aula fazer a explanação – introdução do capítulo 13 “ A  região Ártica”  A região ártica, no extremo norte do planeta, não constitui um continente, pois a maior parte é formada pelo oceano Glacial Ártico. Essa região do oceano e das terras que o circundam é muito rica em recursos naturais. A Antártida, no extremo sul da Terra, é um continente gelado, sem população permanente e rico em recursos naturais. O continente é protegido pelo Tratado da Antártida, que permite apenas a sua exploração científica. O professor pode solicitar a leitura do texto disponível na apostila.

Leitura do texto:

                                                                    A região ártica

                                                    

   Um estudo internacional patrocinado pela Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA) analisou dados dos últimos 30 anos e concluiu que a elevação das temperaturas globais está fazendo com que a vegetação que era apenas encontrada no extremo sul do ecossistema ártico nos anos 1980 já possa ser vista 700 quilômetros mais ao norte. [...]

  “O crescimento das plantas no Ártico durante o início dos anos 1980 era equivalente ao das terras localizadas na latitude 64o norte. Hoje, apenas 30 anos depois, é igual ao de 57o graus norte”, afirmou o coautor Terry Chapin, da Universidade do Alasca. Cada grau de latitude significa 111,133 km.

  O estudo também descobriu que a diferença entre as temperaturas do verão para o inverno está se reduzindo, sendo registrados invernos cada vez mais amenos.

   Todas essas transformações ameaçam o equilíbrio deste que é um dos mais vulneráveis ecossistemas terrestres. Espécies animais, como o urso-polar, são automaticamente atingidas pelas mudanças, que alteram a distribuição de alimentos e a presença de gelo marinho, que é necessário para a locomoção desses animais.

   Além dos impactos no próprio Ártico, o aquecimento da região acaba afetando o clima em todo o planeta. “O aquecimento reduz o gelo marinho e a cobertura de neve, aumentando assim a absorção de calor por parte do Ártico. Isso dá início a um ciclo de aumento de temperaturas e ainda mais perda de gelo, amplificando continuamente o aquecimento global”, declarou o coautor Ranga Myneni, da Universidade de Boston.

 

                                                                    MARIA, Ana. Envolverde, jornalismo e sustentabilidade, Carta Capital, 12 mar. 2013.

                                                   

ETAPA 2: Continuação do capítulo 13, fazer a explanação da “ População e atividade Economica”, instigando os alunos a compreender mais sobre a região.

   LEITURA DO TEXTO:

                                                 POPULAÇÃO E ATIVIDADES ECONÔMICAS

  A maioria dos habitantes da região ártica possui características dos povos mongóis, como os inuítes, os lapões, os samoiedos e os iacutos. Os inuítes habitam áreas do Alasca, do norte do Canadá e também da Groenlândia, dedicando-se principalmente à caça e à pesca. Têm por tradição formar grupos de caça, ainda hoje uma importante atividade econômiOs lapões são um povo do norte da Escandinávia (Lapônia), cujas principais atividades econômicas são a caça, a pesca e o pastoreio nômade de renas. Além da exploração dos recursos pelos povos nativos, há a extração de madeira e recursos minerais por empresas dos países da região. Na Groenlândia (possessão da Dinamarca), principal centro pesqueiro da região, existe um porto especialmente construído para atender ao transporte e à comercialização do pescado. Nessa imensa ilha ártica, também se extraem chumbo, zinco e tungstênio. Até 1987, também se extraía criolita, cuja existência só era conhecida na Groenlândia. Recentemente, foi encontrada uma jazida na Amazônia brasileira. Nas regiões do Mar de Barents, do Alasca (Estados Unidos) e do nordeste da Sibéria (Rússia), a pesca também constitui atividade econômica importante. A extração de madeira é feita no vale do rio Mackenzie, no Canadá, nos fiordes setentrionais da Noruega e em regiões vizinhas da Finlândia.

                                                                                                     Livro Didático de Geografia capítulo 13, páginas 198 a 205.

                                                                     

                                                                               2ªAula

 

ETAPA 1 e 2 :Nesta aula o professor pode orientar os alunos a acessar o link: https://youtu.be/RW1hYBPbWsg     A população e economia no Ártico – Geografia. Como se apresenta a população e a economia das regiões polares? Como se sustentam os povos? Nesta aula você conhecerá as características humanas da população destas regiões. Em seguida orientar os alunos a fazer um resumo do vídeo.

 

                                                                               3ªAula      

 

  ETAPA 1: Solicitar a atividade do livro didático Araribá Mais Geografia nas páginas 206 .

                                                                               4ªAula      

 

                                                               ATIVIDADE

1.      Solicitar aos alunos a fazer uma pesquisa sobre os problemas ambientais no Ártico. E atrávez a pesquisa responda:

a)      O que vem provocando o aumento das temperaturas no Ártico e quais são os principais impactos gerados no meio ambiente?

b)      O que você acha que pode ser feito para evitar ou minimizar esses impactos?

 

ETAPA 2:  Correção e aproveita o momento para esclarecer possíveis dúvidas levantadas promovendo um momento de escuta.

 

 

RECURSOS( 198 a 205   )Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (Questões elaboradas)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:                                                                                   

   Referencias :

   Livro didático Araribá Mais Geografia/ Editora Moderna/ Editor responsável- Cesar Brumini Dellore 198 a 205.

   Link: :  https://youtu.be/RW1hYBPbWsg  , do vídeo “Resumo – A região Ártica”  .

      

 

 

 

 

                                                         SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA:  Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco.

 SUBTEMA:  Desafios de ensinar a ler o mundo.

UNIDADE TEMÁTICA:  Formas de Representação e Pensamento Espacial.

OBJETO DE CONHECIMENTO: Leitura e Elaboração de Mapas Temáticos, Croquis e Outras Formas de Representação Para Analisar Informações Geográficas.

Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano: 9°                          Período: 27/09/2021  a  08/10/2021                               Nº de Aulas: 4

                                 HABILIDADES

(EF09GE12) Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.

(EF09GE12BA) Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil e a Bahia.

(EF09GE12IT) Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil, a Bahia, a mesorregião do Sul Baiano e o município de Itamaraju.

                    COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

5. Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções.

                      COMPETÊNCIAS GERAIS

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

            COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil  a avaliação de desempenho da

participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os alunos .

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) –

Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).

                                                                              

                                                                              1ªAula

 

ETAPA1: Inicie com um bom dia e a chamada, em seguida  o professor faz faz a leitura compartilhada de um texto com o título   “ E NOS VENTOS DA MUDANÇA QUE ENCONTRAMOS NOSSA DIREÇÃO...”. Em seguida instigar os alunos a uma reflexão sobre o texto.

 

LEITURA DO TEXTO:

                                                   

                                   E NOS VENTOS DA MUDANÇA QUE ENCONTRAMOS NOSSA DIREÇÃO                                 

                       

                        Olá! Como você está se sentindo hoje?

 

 Você sabe o que é Autoconhecimento?

 

Autoconhecimento é conhecer a si mesmo, as características da personalidade, os próprios sentimentos, inclinações, gostos, preferências, necessidades, sonhos, etc. O autoconhecimento é muito importante para a nossa vida. Quando nos conhecemos compreendemos melhor nossas próprias atitudes. Somos capazes de nos perdoar, porque somos capazes de reconhecer nossos erros e recomeçar. Quando compreendemos as razões das nossas ações é muito mais fácil mudá-las quando preciso.

                                                                             Sonhar é preciso

  Sem sonhos, as pedras do caminho se tornam montanhas, os pequenos problemas ficam insuperáveis, as perdas são insuportáveis, as decepções se transformam em golpes fatais e os desafios se transformam em fonte de medo. Voltaire disse que os sonhos e a esperança nos foram dados como compensação às dificuldades da vida. Mas precisamos compreender que sonhos não são desejos superficiais. Sonhos são bússolas do coração, são projetos de vida.

  Desejos não suportam o calor das dificuldades. Sonhos resistem às mais altas temperaturas dos problemas. Renovam a esperança quando o mundo desaba sobre nós. John F. Kennedy disse que precisamos de seres humanos que sonhem o que nunca foram. Tem fundamento seu pensamento, pois os sonhos abrem as janelas da mente, arejam a emoção e produzem um agradável romance com a vida.

  Quem não vive um romance com sua vida será um miserável no território da emoção, ainda que habite em mansões, tenha carros luxuosos, viaje de primeira classe nos aviões e seja aplaudido pelo mundo. Precisamos perseguir nossos mais belos sonhos. Desistir é uma palavra que tem que ser eliminada do dicionário de quem sonha e deseja conquistar, ainda que nem todas as metas sejam atingidas.

  Não se esqueça de que você vai falhar 100% das vezes em que não tentar, vai perder 100% das vezes em que não procurar, vai estacionar 100% das vezes em que não ousar caminhar. Como disse o filósofo da música Raul Seixas: “Tenha fé em Deus, tenha fé na vida, tente outra vez...” Se você sonhar, poderá sacudir o mundo, pelo menos o seu mundo...

  Se você tiver de desistir de alguns sonhos, troque-os por outros. Pois a vida sem sonhos é um rio sem nascente, uma praia sem ondas, uma manhã sem orvalho, uma flor sem perfume. Sem sonhos, os ricos se deprimem, os famosos se entediam, os intelectuais se tornam estéreis, os livres se tornam escravos, os fortes se tornam tímidos. Sem sonhos, a coragem se dissipa, a inventividade se esgota, o sorriso vira um disfarce, a emoção envelhece. Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso ou pessoas fracassadas. O que existe são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles. Por isso, desejo sinceramente que você...

Nunca desista de seus sonhos. Ed. Sextante, 2004. NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS!

 

                                                                                                                             CURY, Augusto

 

ETAPA 2: Após os questionamentos sugerir aos alunos a atividade proposta na apostila.

 

           Atividade:

 

 MINHA BANDEIRA PESSOAL

1.      Faça um desenho de uma bandeira, no caderno, e divida-a em 6 partes Lembre-se que a bandeira geralmente representa um país e significa algo da história desse país.

Nesta atividade você vai construir sua própria bandeira a partir das seis perguntas:

1-Qual o seu maior sucesso individual?

2- O que gostaria de mudar em você?

 3- Qual a pessoa que você mais admira?

4- Em que atividade você se considera muito bom?

5- O que mais valoriza na vida?

6- Qual a sua maior dificuldade?                                                                     

     As respostas podem ser por intermédio de um desenho ou de um símbolo na área adequada. Os que não quiserem desenhar poderão escrever, não esqueça de colocar o número correspondente a pergunta. Pinte e/ou enfeite como quiser a sua bandeira.                                                                                 

 

                                                                                2ªAula

 

ETAPA 1 e 2:  Após os alunos fazerem a leitura e a atividade, correção, questionamentos momento de escuta e socialização.

                                                                                3ªAula

ETAPA 1: Solicitar aos alunos a acessar o link:  https://youtu.be/HaFtwxpcgsI , Tigres Asiaticos” que esta disponível na apostila.

ETAPA 1 e 2:  Nesta aula o professor retoma ao capítulo 13, abordando um texto sobre “O papel do Estado”. O texto a seguir fala sobre o envolvimento do Estado em atividades de desenvolvimento indústrial e tecnólogico em alguns países asiáticos.

 

                                                                     O papel do Estado

   A primeira evidência vem do Japão e dos “Tigres Asiáticos”, incluindo Coreia, Cingapura e Taiwan [...].

  Esses países costumam ser apresentados como casos de êxito do livre mercado e da competição, em contraste com as dificuldades encontradas pelas economias centralizadas conduzidas pelo Estado [...].

   A análise mais aprofundada do caso dos países asiáticos mostra, no entanto, não o afastamento do Estado das atividades de desenvolvimento industrial e tecnológico, mas, ao contrário, um envolvimento governamental muito mais forte e decisivo do que o que jamais pode ser feito no Brasil [...].

  Existem pelo menos quatro diferenças importantes, no entanto, que costumam ser assinaladas.

   A primeira é que a ação governamental nos países asiáticos não se deu pela constituição de um grande conjunto de empresas estatais, como no Brasil, e sim pela associação entre o Estado e o setor privado. Segundo, naqueles países, as políticas de desenvolvimento industrial e tecnológico se pautaram sempre por claras considerações macroeconômicas, voltadas sobretudo para a obtenção de competitividade nos mercados internacionais.

  Terceiro, o desenvolvimento da capacidade inovativa nas indústrias se deu a partir da produção de componentes simples, que foram gradualmente se sofisticando. E quarto, o fortalecimento de indústrias nacionais não se fez pela exclusão de firmas e tecnologias estrangeiras, mas a partir de associações com elas. É exatamente o contrário do que o Brasil tentou fazer na área de informática, criando empresas estatais, como a Cobra, garantindo preços internos irrealistas pelo fecha

                                                                                                        

                                                                                                Livro Didático de Geografia capítulo 13, páginas 196 .

 

1.      Baseado na  leitura do texto responda:

a)      Qual o papel do Estado sobre as atividades de desenvolimento indrustrial e tecnologico em alguns países asiáticos.

                                                 

 

                                                                                     4ªAula

 

ETAPA 1: Orientar aos alunos a fazer a atividade da página 199, que também esta disponível na apostila.

                                                                              ATIVIDADE

 

 1 .Observe os mapas e responda às questões a seguir.

 

a) De que assunto tratam os dois mapas? Verifique as informações que eles contêm e dê um título para cada um deles.

 b) Redija um parágrafo explicando de forma sucinta a relação existente entre os dois mapas.

 

   2. Descubra o Tigre Asiático descrito em cada um dos itens a seguir.

 Escreva no caderno.

 a) A atividade industrial é de extrema importância para o país; seu relevo montanhoso impede um maior desenvolvimento da agricultura.

b)O território foi alvo de muitas disputas entre chineses e japoneses até que, em 1949, tornou-se um Estado à parte, capitalista, com fugitivos do regime socialista implantado na China.

c) É um dos maiores centros financeiros e de serviços do mundo. Foi devolvido à China em 1997, porém manteve sua estrutura de governo autônoma e seu sistema socioeconômico.

d) Cidade-Estado membro da Comunidade Britânica das Nações. A maioria da população é de origem chinesa, mas também composta de malaios, indianos, britânicos e japoneses, formando um mosaico cultural.

 

2.      Faça a leitura do trecho a seguir.

   Na Ásia, a política invariavelmente sanciona o que a economia já sabe. O Século do Pacífico come

çou a conhecer seu DNA nos jardins do palácio presidencial de Bogos, Indonésia, em 15 de novembro

de 1994, quando os príncipes dos 18 países da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), trajando

descontraídas camisas de batik e sorvendo suco de tangerina, brindaram ao estabelecimento de total

livre-comércio e investimentos no arco do Pacífico até no máximo 2020. [...]

                                                                            ESCOBAR, Pepe. 21: O século da Ásia. São Paulo: Iluminuras, 1997. p. 80-81.

 

a) O texto menciona o uso da vestimenta típica da Indonésia (batik) por representantes de diferentes países em um mesmo evento. O que isso significa?

 b)Qual a importância do livre-comércio para os países desse grupo?

                                                                                               

       ETAPA 2: Correção da atividade, momento de discussão, questionamento e socialização.                                   

                                                                   

 

RECURSOS: (  192 a 198 )Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 199)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

   Referencias :

  Livro didático Araribá Mais Geografia/ Editora Moderna/ Editor responsável- Cesar Brumini Dellore Capítulo- 13 /Araribá Mais   Geografia.

 TEXTO “ E NOS VENTOS DA MUDANÇA QUE ENCONTRAMOS NOSSA DIREÇÃO”. CURY, Augusto

   Link:https://youtu.be/HaFtwxpcgsI , Tigres Asiaticos”                            “ .

                                        .  

 

                                                                                                Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

                                           

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário