SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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TEMA:
Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco. SUBTEMA: A Importância da Leitura na Geografia |
UNIDADE TEMÁTICA:
Formas de Representação e Pensamento Espacial. OBJETO DE CONHECIMENTO: Cartografia: Anamorfose, Croquis e Mapas
Temáticos da América e da África. |
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Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre
e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação
recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas
também pode ser uma prática
humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver. |
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Ano: 8° Período: 27/09/2021 a
08/10/2021 Nº de Aulas: 4 |
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HABILIDADES |
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(EF08GE15) Analisar a importância
dos principais recursos hídricos da América Latina (Aquífero Guarani, Bacias
do rio da Prata, do Amazonas e do Orinoco, Bacia do Rio São Francisco,
sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes, entre outros) e discutir os desafios relacionados
à gestão e comercialização da água. (EF08GE15IT) Analisar a importância dos principais recursos
hídricos da América Latina (Aquífero Guarani, Bacias do rio da Prata, do
Amazonas e do Orinoco, sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes, entre outros)
e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água
relacionando a partir das fontes fornecedoras de energia que chegam no espaço
de vivência. |
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COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
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3. Desenvolver autonomia e senso
crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da
ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia,
conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem. 4. Desenvolver o pensamento
espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e iconográficas, de
diferentes gêneros textuais e das geotecnologias para a resolução de
problemas que envolvam informações geográficas. 5. Desenvolver e utilizar
processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo
natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e
informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções (inclusive
tecnológicas) para questões que requerem conhecimentos científicos da
Geografia. |
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COMPETÊNCIAS
GERAIS |
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6. Valorizar a diversidade de
saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências
que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e
fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida,
com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. 7.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular,
negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e
promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo
responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em
relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa
sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de
vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos
,ficando mais facil a avaliação de
desempenho da participação nas aulas
e nas atividades realizadas. Informações para os alunos . Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas
- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone,
falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos
necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de
outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) – Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar
dúvidas sobre a aula). 1ªAula
ETAPA
1: Nesta aula fazer a explanação –
introdução do capítulo 13 “ A região
Ártica” A região ártica, no extremo norte do
planeta, não constitui um continente, pois a maior parte é formada pelo
oceano Glacial Ártico. Essa região do oceano e das terras que o circundam é
muito rica em recursos naturais. A Antártida, no extremo sul da Terra, é um
continente gelado, sem população permanente e rico em recursos naturais. O continente
é protegido pelo Tratado da Antártida, que permite apenas a sua exploração
científica. O professor pode solicitar a leitura do texto disponível na
apostila. Leitura
do texto:
A região ártica Um estudo internacional patrocinado pela
Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA) analisou dados dos últimos 30 anos
e concluiu que a elevação das temperaturas globais está fazendo com que a
vegetação que era apenas encontrada no extremo sul do ecossistema ártico nos
anos 1980 já possa ser vista 700 quilômetros mais ao norte. [...] “O crescimento das plantas no Ártico
durante o início dos anos 1980 era equivalente ao das terras localizadas na
latitude 64o norte. Hoje, apenas 30 anos depois, é igual ao de 57o graus
norte”, afirmou o coautor Terry Chapin, da Universidade do Alasca. Cada grau
de latitude significa 111,133 km. O estudo também descobriu que a diferença
entre as temperaturas do verão para o inverno está se reduzindo, sendo
registrados invernos cada vez mais amenos. Todas essas transformações ameaçam o
equilíbrio deste que é um dos mais vulneráveis ecossistemas terrestres.
Espécies animais, como o urso-polar, são automaticamente atingidas pelas
mudanças, que alteram a distribuição de alimentos e a presença de gelo
marinho, que é necessário para a locomoção desses animais. Além dos impactos no próprio Ártico, o
aquecimento da região acaba afetando o clima em todo o planeta. “O
aquecimento reduz o gelo marinho e a cobertura de neve, aumentando assim a
absorção de calor por parte do Ártico. Isso dá início a um ciclo de aumento
de temperaturas e ainda mais perda de gelo, amplificando continuamente o
aquecimento global”, declarou o coautor Ranga Myneni, da Universidade de
Boston.
MARIA, Ana. Envolverde, jornalismo e sustentabilidade, Carta Capital,
12 mar. 2013. ETAPA
2: Continuação do capítulo 13, fazer
a explanação da “ População e atividade Economica”, instigando os alunos a
compreender mais sobre a região.
LEITURA DO TEXTO:
POPULAÇÃO E ATIVIDADES ECONÔMICAS A maioria dos habitantes da região ártica
possui características dos povos mongóis, como os inuítes, os lapões, os
samoiedos e os iacutos. Os inuítes habitam áreas do Alasca, do norte do
Canadá e também da Groenlândia, dedicando-se principalmente à caça e à pesca.
Têm por tradição formar grupos de caça, ainda hoje uma importante atividade
econômiOs lapões são um povo do norte da Escandinávia (Lapônia), cujas principais atividades econômicas
são a caça, a pesca e o pastoreio nômade de renas. Além da exploração dos
recursos pelos povos nativos, há a extração de madeira e recursos minerais
por empresas dos países da região. Na Groenlândia (possessão da Dinamarca),
principal centro pesqueiro da região, existe um porto especialmente
construído para atender ao transporte e à comercialização do pescado. Nessa
imensa ilha ártica, também se extraem chumbo, zinco e tungstênio. Até 1987,
também se extraía criolita, cuja existência só era conhecida na Groenlândia.
Recentemente, foi encontrada uma jazida na Amazônia brasileira. Nas regiões
do Mar de Barents, do Alasca (Estados Unidos) e do nordeste da Sibéria
(Rússia), a pesca também constitui atividade econômica importante. A extração
de madeira é feita no vale do rio Mackenzie, no Canadá, nos fiordes
setentrionais da Noruega e em regiões vizinhas da Finlândia.
Livro
Didático de Geografia capítulo 13, páginas 198 a 205.
2ªAula ETAPA 1 e 2 :Nesta aula o
professor pode orientar os alunos
a acessar o link: https://youtu.be/RW1hYBPbWsg A população e economia no Ártico –
Geografia. Como se apresenta a
população e a economia das regiões polares? Como se sustentam os povos? Nesta
aula você conhecerá as características humanas da população destas regiões.
Em seguida orientar os alunos a fazer um resumo do vídeo.
3ªAula
ETAPA 1: Solicitar a atividade do livro didático Araribá Mais
Geografia nas páginas 206 . 4ªAula
ATIVIDADE 1.
Solicitar aos alunos a fazer uma
pesquisa sobre os problemas ambientais no Ártico. E atrávez a pesquisa
responda: a)
O
que vem provocando o aumento das temperaturas no Ártico e quais são os
principais impactos gerados no meio ambiente? b)
O
que você acha que pode ser feito para evitar ou minimizar esses impactos? ETAPA
2: Correção e aproveita o momento para
esclarecer possíveis dúvidas levantadas promovendo um momento de escuta. RECURSOS: ( 198 a 205 )Livro didático; ( )
Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X ) Computador; ( )
Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (Questões elaboradas) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral;
(X ) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita;
(X ) Avaliação da participação; Outros:
Referencias : Livro
didático Araribá Mais Geografia/ Editora Moderna/ Editor responsável- Cesar
Brumini Dellore 198 a 205. Link: : https://youtu.be/RW1hYBPbWsg , do vídeo
“Resumo – A região Ártica” .
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